You are on page 1of 16

FACULDADE ASSIS GURGACZ BRUNA SOUZA LUZ

AVALIAO FISIOLGICA EM RATOS WISTAR NA INGESTO DE ACAR E ADOANTE ARTIFICIAL

CASCAVEL 2008

FACULDADE ASSIS GURGACZ BRUNA SOUZA LUZ

AVALIAO FISIOLGICA EM RATOS WISTAR NA INGESTO DE ACAR E ADOANTE ARTIFICIAL

Trabalho apresentado ao curso de Nutrio da Faculdade Assis Gurgacz - FAG, como requisito parcial de concluso da disciplina. Professor orientador: Jos Ricardo Paintner.

CASCAVEL 2008

AVALIAO FISIOLGICA EM RATOS WISTAR NA INGESTO DE ACAR E ADOANTE ARTIFICIAL LUZ, Bruna Souza TORRES, Jos Ricardo Paintner

RESUMO A obesidade um dos principais problemas de sade pblica da atualidade sendo considerada uma epidemia global. Para perda ou manuteno do peso corporal o homem est substituindo o acar (sacarose) por produtos conhecidos como edulcorantes, compostos com sabor semelhante sacarose, porm de baixo valor calrico ou completamente sem calorias. Neste estudo objetivou-se avaliar os aspectos fisiolgicos em ratos Wistar machos durante 30 dias a ingesto de acar e adoante artificial. Foram utilizados 18 ratos onde foram divididos em 3 grupos: Grupo Controle: (N = 06) recebendo gua e rao padro. (Grupo Acar: (N = 06) recebendo rao padro e gua com diluio de acar (25g/500ml) e Grupo Adoante artificial: (N = 06) administrao de rao padro e gua com diluio de adoante (20gotas/500ml)). As variveis observadas durante o perodo do experimento foram: peso corporal total, gordura peritoneal, ingesto de rao, ingesto de lquido e glicemia. Aps o perodo de acompanhamento de 30 dias, os animais foram decapitados por meio de guilhotina, onde os valores foram avaliados de forma quantitativa. Entre os resultados observou-se um aumento de peso nos animais alimentados com adoantes e uma menor quantidade de gordura peritoneal nos animais alimentos com acar. Neste estudo concluiu que a substituio dos acares por adoantes artificiais na dieta no auxiliou na perda de peso. O controle de peso possvel desde que haja adeso a um plano alimentar acompanhado de uma nutricionista aderida prtica de atividade fsica e no apenas uma substituio de algum componente da dieta.

Palavras-chave: Adoante artificial. Acar. Obesidade.

_______________________

Acadmica do Curso de Nutrio da Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, PR. Coordenador Adjunto do Curso de Medicina, Docente da Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, PR.

1. INTRODUO A obesidade um dos principais problemas de sade pblica da atualidade sendo considerada uma epidemia global, apresentando etiologia multifatorial (WHO, 1995). Segundo WatzBerg (2000), O obeso definido como portador de uma doena endcrinometablica, crnica, heterognica e multifatorial, caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. A significativa transio nutricional ocorrida neste sculo em diversos pases do mundo tem sido marcada pelo aumento do contedo de lipdeos da dieta, aumento de acares e alimentos refinados e reduzidos em carboidratos complexos e fibras, tambm conhecida como dieta ocidental, representando um fator de risco para o desenvolvimento da obesidade (MONDINI & MONTEIRO, 1994). De acordo com Mariath, et al (2007), a obesidade e acmulo de gordura localizada na regio abdominal pode elevar o risco em dez vezes da ocorrncia de Diabetes Mellitus. Pesquisas revelam que em torno de 75% dos pacientes diabticos no-dependentes de insulina esto acima do peso e em relao a gordura corporal as circunferncias da cintura maior do que 100 cm elevando o risco do desenvolvimento de diabetes em 3,5 vezes, mesmo aps um controle do IMC. A populao atualmente est procurando produtos mais saudveis e inovadores, que sejam seguros e prticos, com isso, cresce o consumo de produtos diet e light, indicados para quem precisa manter dietas restritivas ao acar ou est preocupado com a esttica e em manter hbitos alimentares saudveis (VIEIRA & CORNLIO, 2004). Com isso o homem est substituindo o conhecido acar (sacarose) por produtos conhecidos como edulcorantes, compostos com sabor semelhante sacarose, porm de baixo valor calrico ou completamente sem calorias (GOTO, 1998). Segundo a Associao Brasileira da Indstria de Alimentos Dietticos (2008), os produtos dietticos so aqueles utilizados por indivduos que necessitam restringir algum componente da dieta. O produto diet aquele com restrio total do componente que no pode ser ingerido, onde varia de acordo com a patologia, pois eles podem ser utilizados para controle de peso corporal. Adoante o produto que contm em sua formulao edulcorantes, estes aditivos so responsveis por conferir sabor adocicado aos alimentos (CASTRO & FRANCO, 2002).

Centenas de alimentos para fins especiais j existem a disposio no mercado, para uma populao em torno de 30 milhes de consumidores, entre os quais se encontram em maioria os obesos, diabticos e consumidores que por opo desejam manter uma boa condio de sade, manter o peso e uma boa aparncia fsica (VIEIRA & CORNLIO, 2004). Dentre os produtos destinados restrio ou reduo de carboidratos existentes para comercializao, ampliou tambm o consumo de adoantes de mesa. No qual se define de acordo com a Portaria n 38, de 13 de janeiro de 1998, refere-se a todo produto formulado para conferir o sabor doce aos alimentos e bebidas. No caso dos produtos formulados para dietas com restrio de sacarose, frutoses, glicose, so designadas como Adoante Diettico. A Sacarina foi descoberta em 1879 por Constantin Fahlberg quando o contedo de um vaso transbordou e se espalhou pelo laboratrio onde estavam criando novos corantes qumicos a partir de derivados do alcatro. Um dos qumicos esqueceu de lavar as mos antes de comer e percebeu que seus dedos estavam com sabor doce. comercializada como edulcorante desde 1900, tendo seu consumo aumentado durante as Guerras Mundiais devido ao racionamento de acar (TOZETTO, 2005). um produto sinttico com alto poder edulcorante, sendo de 200 a 700 vezes maior que a sacarose, porm tem gosto residual amargo, com perfil de sabor tardios e persistentes, que pode ser diminudo pela adio de pequenas quantidades de um aminocido (glicina) ou pela combinao com Ciclamato. A IDA (Ingesto diria adequada) de 5 mg/kg peso/dia. Cerca de 80% da sacarina ingerida absorvida e excretada inalterada em 24 horas (CNDIDO & CAMPOS, 1996). Esse estudo teve como objetivo avaliar a gordura peritoneal, peso corporal e glicemia em ratos Wistar na ingesto de acar e adoante artificial. 2. MATERIAIS E MTODOS Utilizou-se 18 ratos (Rattus norvegicus linhagem Wistar, machos de 60 dias de idade e peso corporal de 266,25 21,76 provenientes do biotrio setorial da Faculdade Assis Gurgacz, acomodados em caixas de polietileno, em ambiente controlado a 22C, fotoperodo de 12 horas claro e 12 horas escuro, com administrao de rao e lquido embebido nas diluies por um perodo de 30 dias). Os animais foram divididos em 3 grupos, conforme relato a seguir:

1) Grupo Controle: (N = 06) animais mantidos sem nenhuma interveno experimental recebendo gua e rao padro. 2) Grupo Acar: (N = 06) animais que receberam administrao de rao padro e gua com diluio de acar durante todo o experimento (25g/500ml). 3) Grupo Adoante artificial: (N = 06) animais que receberam administrao de rao padro e gua com diluio de adoante durante todo o experimento (20gotas/500ml). As diluies realizadas para o acar seguiram as recomendaes da Pirmide Alimentar (PHILIPPI, 2006) na qual recomenda-se 1 poro diria equivalente a 25g, o equivalente a 4 gotas do adoante artificial,conforme apresentam nos rtulos dos produtos. Os animais eram pesados semanalmente e o controle de rao de todos os grupos foram feitos a cada dois dias. Os animais de todos os grupos foram mantidos em gaiolas com gua e rao ad libitum durante 30 dias e logo aps submetidos eutansia pelo mtodo de guilhotina. Realizou-se a coleta de sangue dos animais de todos os grupos do qual foi realizado o teste de glicemia. Foi realizada a laparotomia de todos os animais para retirada da gordura peritoneal e posteriormente pesada em uma balana analtica. Resultados significativos para o teste foram representados por mdia e desvio padro, por apresentarem distribuio normal. A comparao da anlise quantitativa foi feita pelo teste t no pareado para amostras independentes e da anlise morfomtrica atravs do Teste de Kruskal-Wallis. 3. RESULTADOS E DISCUSSO A figura 1 mostra a quantidade de gua ingerida por cada grupo durante todo o experimento. Observa-se que os ratos pertencentes ao GEA (Grupo experimental acar) ingeriram mais gua do que os ratos dos demais grupos. O GEA obteve mdia de ingesto diria de gua de 123ml, o GEAd (Grupo experimental adoante) obteve mdia igual 95,6 ml/dia e o GEC (Grupo experimental controle) uma mdia de 89 ml de gua por dia.

Lquido (ml) 123* 140 120 100 80 60 40 20 0 Acar Adoante Articial Controle 95, 6 89

Figura 1. Comparao entre a ingesto hdrica do GC entre GEA e GEAd no perodo de 30 dias. Diferenas significativas esto marcadas com asterisco, onde P <0,05.

A maior ingesto de gua pelo GEA (Grupo experimental acar) em relao ao GC (Grupo controle) deve-se ao fato do mesmo no ingerir muita rao, no entanto buscou na gua acrescida de acar sua fonte de energia. J quando comparamos o GEAd (Grupo experimental adoante) com o GEA observou que a aceitao da gua com adoante artificial foi bem menor pelo fato do mesmo oferecer um sabor residual amargo diminuindo sua aceitabilidade. A preferncia pelo sabor doce uma caracterstica inerente a todos os seres humanos (TORLONI, 2007). O adoante torna-se importante no plano diettico quando ele proporciona ao paciente um sabor doce, semelhante ao acar, sem acrscimo de calorias (no caso de adoantes no nutritivos). Adoantes alternativos podem ser teis no tratamento de pacientes com DM e tambm podem facilitar a manuteno da dieta, j que desta forma o paciente pode tanto suprir seu desejo pelo sabor doce, como tambm diminuir a ingesto calrica (CASTRO & FRANCO, 2002). Pesquisa com indivduos com Diabetes Mellitus, consumidores maiores de 12 anos, demonstra que a combinao de sacarina e ciclamato o edulcorante consumido por 45,2% dos entrevistados, seguido pelo aspartame, com uma freqncia de 29,3%. A associao ao uso conjunto da sacarina e do ciclamato acontece para diminuir o sabor residual amargo da sacarina, quando esta utilizada como nico edulcorante. Outro motivo da escolha que a sacarina e

ciclamato so os edulcorantes que surgiram h mais tempo, e so os mais econmicos disponveis no mercado (CASTRO & FRANCO, 2002). Em relao ao consumo de rao diria por animal, observou-se um consumo de 26,51 g/dia no GEA, enquanto no GEAd o consumo foi em mdia de 41,39g/dia atingindo um maior consumo comparado aos outros grupos, e o GC consumiu 34,41 g/dia em mdia por animal. Pelo fato de que o GEA j recebia uma quantidade calrica grande atravs da gua que ingeria, o seu consumo de rao comparado ao GEC e ao GEAd foi muito pequeno. Consumo de Rao (g) 41, 39
45 40 35 30 25 20 15 10 5 0 Acar Adoante Artificial Controle

34, 41 26, 51*

Figura 2. Comparao entre o consumo de rao por dia entre Grupo Controle (GC) com o Grupo Experimental Acar (GEA) e o Grupo Experimental Adoante (GEAd), durante 30 dias de experimento. Diferenas significativas esto marcadas com asterisco, onde P <0,05.

Estudos realizados por Monego et al, (1994), com indivduos obesos concluiu-se que aps o consumo de alimentos adoados com adoantes artificiais, em substituio da sacarose da dieta, ocorreu diminuio da massa corporal decorrente da reduo energtica. Por outro lado, a ingesto do adoante reduz o prazer do sabor doce, promove o aumento do desejo de comer (apetite), podendo intensificar o desejo por doces e outros carboidratos, aumentar o apetite e a ingesto energtica, levando ao ganho de peso. Explicando a situao dos grupos dos animais com dieta a base de adoantes, na qual ingeriram maior quantidade de rao e o grupo de animais que consumiram acar ingeriu maior quantidade de lquido, e menor quantidade de rao, pois j estavam recebendo energia atravs do lquido, conseqentemente diminuram a ingesto de alimentos slidos. O que pode ser

explicado com estudo de Rosado e Monteiro (2001), que demonstram a procura por alimentos com paladar mais agradvel, sendo possvel que as calorias no ingeridas durante a substituio do acar por adoantes venham posteriormente a serem ingeridas com alimentos slidos. Avaliando o peso final dos animais observou-se que o GEA obteve um ganho de peso de 29,16g, um valor menor em relao ao GC obtendo um ganho de 99,16 g no total e o GEAd que obteve um ganho de 161,67g superando assim o ganho de peso dos outros grupos, como mostra a figura 3 . Ganho de Peso (g) 161, 67
180 160 140 120 100 80 60 40 20 0 Acar Adoante Artificial Controle

99, 16

29, 16*

Figura 3. Comparao entre aumento de peso do Grupo Controle (GC) com o Grupo Experimental Acar (GEA) e o Grupo Experimental Adoante (GEAd), durante 30 dias de experimento. Diferenas significativas esto marcadas com asterisco, onde P <0,05.

Os animais que receberam dieta a base de adoante apresentaram diferena significativa em relao ao grupo controle e acar, aumentando seu peso corporal, estando possivelmente relacionado em um maior consumo de rao. Em semelhante estudo realizado por Cavalcanti (1998), com uma populao obesa, notouse que adquirir uma dieta com adoantes excluindo o acar pode estar associado a um aumento de peso, pois o adoante reduz o prazer do sabor doce do alimento, fazendo com que o indivduo passe a comer outros carboidratos para suprir a falta que o sabor deixou, como uma forma de recompensa, favorecendo ao aumento de peso. Um estudo realizado por Roger & Blundell (1989), foi verificado que a substituio de sacarose por adoantes promovem maior sensao de fome. Foram utilizadas 78 mil mulheres

10

comparando a perda e ganho de peso entre usurios e no usurios de adoantes artificiais, onde foi verificado que o nvel de ganho de peso entre os usurios de adoantes foi significativamente superior aos no usurios. Alm disso, a proporo de usurios de adoantes que ganharam peso foi significativamente superior proporo de no consumidores, no havendo diferena significativa quanto perda de peso nos dois grupos. Em outro estudo realizado por Blundell e Green (1995), a substituio da sacarose por adoantes tem mostrado que a fome retorna mais rapidamente e os consumidores destes produtos tendem a apresentar pequeno ganho de peso quando comparado com os que no o consomem. Entretanto, Canty e Chan (1991) em pesquisa com bebidas adoadas com adoantes calricos e no calricos comparados gua pura (grupo controle) servida antes do almoo observaram que os adoantes no calricos no aumentaram a fome ou ingesto alimentar dos voluntrios, porm a bebida adoada com sacarose estimulou maior saciedade. Em relao gordura peritoneal, como ilustrado na figura 4, os ratos que receberam gua com acar (GEA), apresentaram em mdia 1 grama de gordura, enquanto o GEAd apresentou uma mdia de 3,53 gramas e o GC 3,4 gramas em mdia. Observando que o GEA obteve uma menor quantidade de gordura quando relacionado ao GEAd, podendo ser explicado pelo fato de que o GEA ter consumido menos rao quando comparado ao GEAd.

11

Gordura Peritoneal (g) 3,53

4 3,5 3 2,5 2 1,5 1 0,5 0

3,4

1*

Acar

Adoante Artificial

Controle

Figura 4. Comparao entre a gordura peritoneal do Grupo Controle (GC) com o Grupo Experimental Acar (GEA) e o Grupo Experimental Adoante (GEAd), durante 30 dias de experimento. Diferenas significativas esto marcadas com asterisco, onde P <0,05.

O acmulo de gordura peritoneal nos ratos foi diretamente proporcional ao seu consumo de rao. O GEA consumiu menos rao, portanto teve um acmulo de gordura na regio abdominal menor do que os ratos do GEAd que consumiram uma quantidade maior de rao, acumulando assim uma quantidade maior de gordura abdominal. Em vrios pases do mundo ocorreu uma transio nutricional, passando a ser chamada de "dieta ocidental", sendo mais rica em gorduras (particularmente as de origem animal), acares e alimentos refinados, e reduzida em carboidratos complexos e fibras. Agrupando esse fator com a diminuio da atividade fsica dos indivduos, percebem-se alteraes significativas na composio corporal, principalmente o aumento da gordura. No caso do Brasil, estudos comprovam que essa transio nos padres nutricionais, relacionando-os com mudanas demogrficas, socioeconmicas e epidemiolgicas ao longo do tempo, esto refletindo na diminuio progressiva da desnutrio e no aumento da obesidade (MONDINI & MONTEIRO, 1994). Quando comparada a glicemia entre os grupos participantes do experimento pode-se observar que o GEA apresentou glicemia igual a 168,83 mg/dl, semelhante ao GEAd que apresentou glicemia igual a 170,66 mg/dl, enquanto o GC foi o grupo que apresentou maior nvel de glicemia, 188,83 mg/dl, como demonstra a figura 5.

12

Glicemia (mg)

188, 83
190 185 180 175 170 165 160 155

168,83

170,66

Acar

Adoante Artificial

Controle

Figura 5. Comparao entre a glicemia sangunea dos animais do Grupo Controle (GC) com o Grupo Experimental Acar (GEA) e o Grupo Experimental Adoante (GEAd), durante 30 dias de experimento. Colunas marcadas com asterisco diferem significativamente (* p<0,05). No houve diferena significativa entre os grupos.

Este resultado apresentado pelo GEAd deve-se ao fato do edulcorante utilizado no alterar os nveis de glicose no sangue. Fato este que leva os indivduos portadores de Diabetes Mellitus procurarem tanto por alimentos dietticos para lhes proporcionar o sabor doce. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (2008) os valores normais de glicemia encontra-se em jejum entre 80 a 110 mg/dl e ps-alimentar < 140 mg/dl. Atualmente o tratamento para portadores de diabetes mellitus objetiva-se manter a glicemia prxima dos valores normais, levando em considerao a atividade fsica, a dieta e a medicao, que pode ser a insulina, antidiabticos orais ou ambos (CASTRO & FRANCO, 2002). A substituio do acar branco (sacarose) por adoantes e produtos dietticos proporciona aos pacientes portadores de diabetes mellitus o prazer do sabor doce aumentando a eles o convvio social e psicolgico (CASTRO & FRANCO, 2002). A tabela abaixo traz um resumo de todos os dados citados neste estudo, incluindo a mdia de ganho de peso, gordura peritoneal, glicemia, consumo de rao e ingesto de lquidos.

13

TABELA - Valores encontrados nos grupos analisados, em relao ingesto de lquido, ganho de peso, consumo de rao, gordura peritoneal e glicemia.
Grupos Acar Adoante Art. Controle Ganho de Peso 29,16 15,94* 161,67 24,42 99,16 44,87 Gordura Peritoneal 1* 3,53 3,4 168,8323,01 170,66 19,85 188,8317,25 Glicemia Consumo de Rao 26,51 g/dia 41,39 g/dia 34,41 g/dia Ingesto de Lquido 412,88127,63* 270 123 264 105

Fonte: Dados coletados.

5. CONSIDERAES FINAIS Com o trmino deste estudo, verificou-se que a substituio dos acares por adoantes artificiais na dieta no auxiliou na perda de peso. O controle de peso possvel desde que haja adeso a um plano alimentar acompanhado de uma nutricionista aderida prtica de atividade fsica e no apenas a substituio de algum componente da dieta. necessrio que novas pesquisas sejam realizadas para se provar a eficcia em relao a produtos isentos de sacarose e dietticos para que se possam estabelecer realmente os benefcios do uso de adoantes na substituio do acar.

14

6. REFERNCIAS Associao brasileira da industria dos alimentos dietticos. Diet e Light: entenda a diferena. Disponvel em: < http://www.abiad.org.br/dietlight.htm acesso 20 ago 2008> acesso 20/08/2008.
BLUNDEL. J; GREEN L. Effect of sucrose and sweeteners on appetite and energy intake. Int J Obesity, 1996.

Brasil, Ministrio da Sade. Portaria n 38 de 13 de janeiro de 1998. Secretaria de Vigilncia Sanitria, 1998. Aprova o regulamento tcnico referente a adoantes de mesa, constante do anexo desta portaria. CNDIDO, L.M.B.; CAMPOS, A.M. Alimentos para fins especiais: Dietticos. So Paulo: Varela, 1996. CANTY, DJ, Chan, MM. Effect of consumption of calorc vs noncaloric sweet drinks on indices of hunger and food consumption in normal adults. Am J Clin Nutr 1991;51:1159-64 CASTRO, Adriana G.P; FRANCO, Laercio J. Caracterizao do Consumo de Adoantes Alternativos e Produtos Dietticos por Indivduos Diabticos. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabolismo v.46 n.3, So Paulo, 2002 CAVALCANTI, M. L. F, Aspartame. Revista Nutrio e Imprensa, So Paulo, n.1, p. 6-9, 1998.
GOTO, Airton; CLEMENTE, Edgar. Influncia do Recaudiosdeo na Solubilidade e no Sabor do Esteviosdeo. Cincia e Tecnologia de Alimentos v.18 n 1, Campinas, 1998.

MARIATH, Aline Brando; Grillo Luciane Peter; Silva Raquel Oliveira; Schmitz Patrcia; CamposIsabel Cristina; Medina Janete Rosa Pretto; Kruger Rejane Magda. Obesidade e fatores de risco para o desenvolvimento de doenas crnicas no transmissveis entre usurios de unidade de alimentao e nutrio. Cad. Sade Pblica vol.23 no.4 Rio de Janeiro Apr. 2007. MONDINI, Lenise; MONTEIRO Carlos. A. Mudanas no padro de alimentao da populao urbana brasileira (1962-1988). Rev. Sade Pblica vol.28 no. 6, So Paulo, 1994. MONEGO, E.T., PEIXOTO, M.R.G., JARDIM, P.C.V., SOUZA, A.L.S. Alimentos dietticos: uma viso prtica. Revista de Nutrio da Puccamp, Campinas, v.7, n.1, p.9-31, 1994. NOBRE Luciana Nri; MONTEIRO Josefina Resende. Determinantes dietticos da ingesto alimentar e efeito na regulao do peso corporal. Revista Archivos Latinoamericanos de Nutricin. Caracas, v.53 n.3 Caracas set. 2003 PHILIPPI, Sonia Tucundura. Nutrio e Tcnica Diettica. Barueri, So Paulo 2 edio, Editora Manole, 2006.

15

PINHEIRO Ana Beatriz Vieira; LACERDA, Elisa Maria de Aquino; BENZECRY, Esther Haim.; GOMES, Marisa. Conceio da Silva; COSTA, Vernica Medeiros da Tabela para avaliao de consumo alimentar em medidas caseiras. So Paulo. Atheneu, 2002.

ROGERS, P., BLUNDELL, J.E. Evaluation of the influence of intense sweeteners on the shortterm control of appetite and caloric intake: a psychobiological approach. In: GRENBY, T.H. (Ed.). Progress in Sweeteners. London : Elsevier Applied Science, 1989. p.267-289. ROSADO, Eliane Lopes; MONTEIRO Josefina Resende. Obesidade e a substituio de macronutrientes da dieta. Revista de Nutrio. Campinas. 2001. Sociedade Brasileira de Diabetes. Conhea sobre as caractersticas principais dos edulcorantes. Disponvel em: http://www.diabetes.org.br/nutricao/edulcorantes.php acesso em 10/10/2008. TORLONI, Maria Regina; NAKAMURA, Mary Uschiyama; MEGALE Alexandre; Sanchez, Victor Hugo Saucedo; ManoIII Claudia; FUSARO, Sonia; MATTAR. O uso de adoantes na gravidez: uma anlise dos produtos disponveis no mercado. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrcia. Rio de Janeito, v.29 n.5 Rio de Janeiro maio, 2007. TOZETTO, Adriana. Controle de Qualidade de Edulcorantes em Adoantes Comerciais Via Espectrometria e Mtodos de Calibrao Multivariada. Disponvel online em: << http://www.uepg.br/mestrados/mesct, _A.pdf .>> . Acessado em 14 de outubro de 2008. VIEIRA, A. C. P; CORNLIO, A.R. Produto Light e Diet: o direito a informao ao consumidor. Disponvel em: <http: // http: //jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=6066> Acesso em 21-abr-2007. WALTBERG. DAN, L. Nutrio Oral, Enteral e Parenteral na Prtica Clnica. 3 ed. So Paulo, Editora Athenas, 2002. World Health Organization. Physical status, the Geneva: WHO: 1995 use and interpretation of anthropometry.

16

Curso de Nutrio Prof responsvel pelo TCC Thais Mariotto Cezar Encaminhamento da Verso Final

Anexo 6

Cascavel , 02/12/ 2008.

Acadmico(a): Bruna Souza Luz e-mail: bruna__@hotmail.com Telefone:(45) 3264-1531 Linha de Pesquisa: Clnica Orientador(a): Jos Ricardo Paintner Torres e-mail do professor: ricardo@fag.edu.br celular: 99184808

RA: 200510533 Turma: Perodo: 8

Encaminho a coordenao de TCC do curso de Nutrio, 4 cpias da verso final, na forma de artigo cientfico, 4 cpias da folha de aprovao, devidamente assinada pelos componentes da banca avaliadora e a cpia do artigo em CD devidamente identificado.
Orientador(a) Acadmico(a)

ATENO !
O PROTOCOLO SOMENTE RECEBER A DOCUMENTAO COMPLETA 1. 2. 3. ANEXAR: 4 CPIAS DO ARTIGO ENCADERNADA (ESPIRAL) ANEXAR: 4 CPIAS DA FOLHA DA BANCA EXAMINADORA ASSINADA PELA BANCA (ENCADERNADA DENTRO DO ARTIGO) CPIA DO ARTIGO EM CD DEVIDAMENTE IDENTIFICADO VERIFICAO ( ( ( ) ) )

You might also like