You are on page 1of 6

EXERCCIOSDPU

O Sistema Financeiro Nacional (SFN) composto por rgos de regulao, instituies financeiras, instituies auxiliares pblicas e privadas, que atuam na intermediao de recursos dos agentes econmicos (pessoas, empresas, governo). Com relao ao SFN e a administrao financeira, julgue os itens a seguir.
01 - O SFN atua na intermediao financeira, processo pelo qual os agentes que esto superavitrios, com sobra de dinheiro, transferem esses recursos para aqueles que estejam deficitrios, com falta de dinheiro. 02 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e

FBIO LCIO

10 - O BACEN executa a poltica cambial definida pelo Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, regulamentando o mercado de cmbio e autorizando as instituies que nele operam.

O Comit de Poltica Monetria (COPOM) do BACEN foi institudo em 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da poltica monetria e de definir a taxa de juros. A criao do COPOM buscou proporcionar maior transparncia e ritual adequado ao processo decisrio do BACEN. Com base nessas informaes e acerca do COPOM, julgue os prximos itens.
11 - As atas das reunies do COPOM so divulgadas

Social (BNDES) supervisoras do SFN.

uma

das

principais

entidades

quinze dias teis aps a sua realizao.


12 - O COPOM rene-se ordinariamente doze vezes por

03 - H dois grandes grupos de entidades no SFN: o

subsistema normativo, que trata da regulao e da fiscalizao, e o subsistema operativo, que trata da intermediao, do suporte operacional e da administrao. O Conselho Monetrio Nacional (CMN) um rgo normativo, responsvel pelas polticas e diretrizes monetrias para a economia do pas. A respeito do CMN, julgue os itens de 114 a 117.
04 - Na sua mais recente composio, o CMN passou a

ano e extraordinariamente sempre que necessrio, por convocao de seu presidente.


13 - Compete ao COPOM avaliar o cenrio macroeconmico e os principais riscos a ele associados, com base nos quais so tomadas as decises de poltica monetria.

ser integrado pelo ministro da Fazenda, como presidente do conselho, pelo ministro do Planejamento, Oramento e Gesto e pelo presidente do Banco do Brasil.
05 - Compete ao CMN fixar as diretrizes e normas da poltica cambial, inclusive quanto a compra e venda de ouro e quaisquer operaes em direitos especiais de saque e em moeda estrangeira. 06 - So regulamentadas por meio de resolues as

A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) um rgo normativo do SFN, ligado ao Ministrio da Fazenda e voltado para o desenvolvimento, a disciplina e a fiscalizao do mercado mobilirio. A respeito da CVM, julgue os itens que se seguem.
14 - Compete ao BACEN, e no CVM a atribuio de apurar, julgar ou punir as irregularidades eventualmente cometidas no mercado de capitais. 15 - A CVM compe a estrutura do Conselho de Recursos

do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN).


16 - Apesar de ser um rgo normativo do SFN, a CVM

matrias aprovadas pelo CMN, normativo de carter pblico, sempre divulgado no Dirio Oficial da Unio (DOU) e na pgina de normativos do Banco Central do Brasil (BACEN).
07 - Apenas a partir de reunies consideradas nosigilosas do CMN so lavradas atas, cujo extrato publicado no DOU.

no tem poderes para disciplinar, normatizar e fiscalizar a atuao dos diversos integrantes do mercado de capitais. 17 - O Sistema Especial de Liquidao e Custdia (SELIC) o depositrio central dos ttulos emitidos pelo Tesouro Nacional e pelo BACEN e nessa condio processa, relativamente a esses ttulos, a emisso, o resgate, o pagamento dos juros e a custdia. Julgue os itens que se seguem. 18 - Sociedade comercial que vende suas mercadorias em parcelas mensais poder apurar e recolher o ICMS incidente em cada parcela, uma vez que, apesar de presente a situao de fato (sada de mercadoria do estabelecimento), ainda no se consumou a situao jurdica (pagamento do objeto).

O BACEN, criado pela Lei n. 4.595/1964, uma autarquia federal vinculada ao Ministrio da Fazenda, com sede e foro na capital da Repblica e atuao em todo o territrio nacional. Com relao ao BACEN, julgue os seguintes itens.
08 - As instituies financeiras estrangeiras podem funcionar no pas somente mediante prvia autorizao do BACEN ou decreto do Poder Executivo. 09 - Compete ao BACEN autorizar e fiscalizar o funcionamento das administradoras de carto de crdito.

Sugestes,questesdeprovaeauxilioemseusestudos:fabiolucio@fortium.com.brSUCESSOPROFISSIONAL!!!1

EXERCCIOSDPU 19 - Tendo a autoridade administrativa descoberto 25 - O resultado do perodo, antes das destinaes para manobras realizadas pelo contribuinte para dissimilar a constituio das reservas e dividendos, deve ser registrado ocorrncia do fato gerador, poder desconsiderar o na conta de lucros ou prejuzos acumulados.
negcio jurdico realizado, aplicando a norma geral antieliso. 20 - Considere a seguinte situao hipottica. Joo vendeu ao filho Marcos imvel de sua propriedade por valor equivalente a 10% do estabelecido no mercado, mediante clusula segundo a qual o negcio seria desfeito caso Marcos contrasse matrimnio. Nessa situao, o fato gerador do imposto de transmisso de bens imveis (ITBI) de competncia municipal e ocorreu com a venda, visto que o negcio jurdico foi realizado sob condio resolutiva, sendo devida a exao, ainda que Marcos venha a contrair matrimnio. Quanto aos sujeitos da relao jurdica tributria, julgue os itens seguintes. 21 - O tratamento jurdico do sujeito passivo tributrio pode ser separado do econmico, da que a pessoa responsvel pelo recolhimento do imposto aos cofres pblicos pode no ser o que suporta o nus do tributo. 22 - O Distrito Federal sujeito ativo para instituir e cobrar imposto territorial rural (ITR) de propriedades rurais que estiverem situadas em seu territrio. 23 - Com o desmembramento do estado de Gois para a formao do estado de Tocantins TO, o novo estado tornou-se credor do ICMS de fatos geradores ocorridos em seu territrio, ainda que antes da diviso do territrio.
COMENTRIO: A destinao do resultado para reservas de lucro e dividendos efetuada a partir da conta Lucros ou Prejuzos Acumulados. Entretanto, conforme dispe o art. 189 da lei, antes de qualquer destinao, sero compensados os prejuzos de exerccios anteriores e ser deduzida a proviso para o imposto de renda. Ateno! Em que pese as reservas e dividendos sarem de Lucros Acumulados, o clculo dos valores destas rubricas toma por base o lucro lquido do exerccio, conforme dispem os arts. 193 a 196 e 202, da Lei n 6.404/76. Ressalte-se que o dividendo sempre calculado tomando por base o lucro ajustado, determinado conforme o disposto no art. 202.

FBIO LCIO

26 - As despesas financeiras, gerais, administrativas e com vendas devem ser demonstradas aps a apurao do resultado operacional.
COMENTRIO: Conforme dispe o art. 187 da lei, as despesas financeiras, com vendas, administrativas e gerais so consideradas despesas operacionais, logo so includas na demonstrao do resultado imediatamente abaixo do Lucro Bruto.

27 - Os impostos sobre as vendas, como IPI, ICMS e ISS, considerados como deduo da receita bruta, devem ser demonstrados aps a apurao do lucro bruto.
COMENTRIO: Inicialmente h de se dizer que o IPI jamais faz parte da Receita Bruta. Compe, verdade, o faturamento bruto, mas no representa receita para o Industrial ou a ele equiparado, portanto faz parte do total da nota, mas calculado em separado, no estando includo no preo das mercadorias ou produtos. Trata-se de recursos que ingressam na empresa, mas que no so de sua propriedade. A empresa mera arrecadadora deste imposto, devendo, consequentemente, recolher esses valores ao Errio. A estrutura da demonstrao, segundo o art. 187 da lei, determina que a partir da receita bruta excluem-se as vendas canceladas, vendas devolvidas, os descontos incondicionais e os tributos incidentes sobre vendas, chegando-se, ento, s vendas lquidas.

A demonstrao do resultado do exerccio a apresentao, em forma resumida, das operaes realizadas pela empresa, durante o exerccio social, demonstradas de forma a destacar o resultado lquido do perodo. Relativamente a esse assunto, julgue os itens a seguir. 24 - Na determinao do resultado do exerccio, sero computadas apenas as receitas e os rendimentos efetivamente realizados em moeda, no perodo, assim como custos, despesas, encargos e perdas pagos, correspondentes s receitas e rendimentos.
COMENTRIO: Pela aplicao do princpio da competncia, as receitas e despesas devem ser reconhecidas no momento da ocorrncia dos respectivos fatos geradores, independentemente de recebimento ou pagamento. As demonstraes contbeis observam esse princpio, logo incluem-se nessa demonstrao os valores no realizados em moeda.

28 - Os valores devedores de ajustes de exerccios anteriores, decorrentes de mudanas de critrios contbeis ou de efeitos de erros imputveis a determinados exerccios anteriores, e que no possam ser atribuveis a fatos subseqentes, devem ser contabilizados em despesas nooperacionais.
COMENTRIO: Os ajustes de exerccios anteriores so efetuados a nvel de Lucros ou Prejuzos Acumulados. No devem ser incorporados ao resultado do exerccio, pois haveria desrespeito ao princpio da competncia, visto que esses valores se referem a outras competncias financeiras.

Sugestes,questesdeprovaeauxilioemseusestudos:fabiolucio@fortium.com.brSUCESSOPROFISSIONAL!!!2

EXERCCIOSDPU
Sobre o conceito de valor presente lquido, julgue os itens 29 - somente pode ser utilizado se tambm analisada a taxa interna de retorno do projeto de investimento. 30 - na comparao entre diferentes projetos mutuamente excludentes, escolhido o projeto com valor presente lquido positivo. 31 - a taxa de rentabilidade peridica equivalente de um investimento. 32 - a diferena entre os valores atuais das entradas lquidas de caixa e os das sadas de caixa relativas ao investimento lquido. 33 - o quociente entre os valores atuais do fluxo de caixa e o valor atual das sadas lquidas de caixa. Em uma palestra sobre investimentos em ativos de longo prazo, o palestrante explicou ao pblico o conceito de taxa interna de retorno, sobre o tema julgue os itens: 34 - apresenta razes mltiplas quando, aps um investimento inicial, os fluxos de caixa forem sempre positivos. 35 - a taxa que determina o valor presente lquido mximo. 36 - sempre prefervel ao valor presente lquido. 37 - aproxima o valor presente lquido de zero, quando positiva. 38 - pode apresentar resultados mltiplos para um mesmo fluxo de caixa, o que limita seu uso como instrumento de anlise financeira.

FBIO LCIO

Uma empresa deseja diminuir sua exposio s flutuaes de receita da sua filial no exterior. Para isso a empresa compra contratos de hedge de cmbio. Sobre esses contratos, correto afirmar que: 39 - uma vez contratado o hedge, a empresa somente poder encerrar sua posio no dia do vencimento dos contratos. 40 - o hedge sempre deixa a empresa em situao neutra, independente da movimentao da taxa de cmbio. 41 - para a matriz, o hedge de cmbio sempre traz resultados positivos em termos da sua estrutura de capital. 42 - um contrato de hedge de cmbio leva a filial a manter uma estrutura de capital totalmente independente do valor do cmbio. 43 - um contrato de hedge de cmbio pode funcionar como um seguro para o contratante. 44 - Quanto a formao do preo dos seguros pode ser simplificada na composio: Custo do risco + Margem para despesas + Margem de lucro. Avalie as afirmativas a seguir: I. A privatizao das malhas ferrovirias criou condies para o aumento de investimentos, aumentando a competitividade deste sub-setor. II. Os investimentos do Governo Federal no sub-setor hidrovirio melhoraram as condies de navegabilidade dos rios. III. Os arrendamentos de reas porturias reduziram os custos porturios, viabilizando a navegao de cabotagem. Julgue os itens a cerda da administrao financeira: 45 - apesar dos investimentos nas modalidades aquaviria e ferroviria, a matriz de transporte brasileira dever permanecer inalterada; 46 - apesar dos investimentos nas modalidades aquaviria e ferroviria, a participao destas modalidades na matriz de transporte brasileira dever diminuir devido melhoria da qualidade das rodovias aps as privatizaes; 47 - os investimentos do setor privado na modalidade ferroviria e do setor pblico no subsetor hidrovirio no devem aumentar a participao destas modalidades na matriz de transporte; 48 - a participao das modalidades aquaviria e ferroviria na matriz de transportes brasileira dever aumentar; 49 - a participao das modalidades aquaviria e ferroviria na matriz de transportes brasileira dever diminuir devido alta competitividade da modalidade rodoviria.

Todoinvestidorqueseprezetemmedodoriscoqueuma operaopossatrazer.Noimportaotipoouovolume.O fato que, mesmo sendo mnimo, h sempre um risco paraqueminveste.Porisso,importantequeoinvestidor saiba que h formas de se proteger e diminuir a possibilidadedeserpegodesurpresaporalgumrevsda economia. Uma das operaes mais usadas e mais eficientesparaproteodeinvestimentoohedge Numa traduo literal do ingls, hedge quer dizer cerca. Na prtica, uma forma de proteger umaaplicaocontraasoscilaesdomercado.Ohedge significamenosriscoparaaposiodoinvestidor,sejaela qualfor.

Sugestes,questesdeprovaeauxilioemseusestudos:fabiolucio@fortium.com.brSUCESSOPROFISSIONAL!!!3

EXERCCIOSDPU
Em relao oferta e demanda por transporte julgue os itens 50 - Na conduo da atividade de transporte h uma preocupao constante, seja por parte do transportador seja por parte do Poder Pblico, em definir o tamanho da demanda para adequar a capacidade da estrutura de transportes; no primeiro caso representado pela frota da empresa e no segundo pela infraestrutura de transportes da nao. 51 - Um excesso de oferta por parte do transporte implicar em capacidade ociosa, maior ou menor, e, portanto custos maiores. 52 O tamanho da demanda por transportes definido pelo tamanho do mercado de transportes. 53 - O Poder Pblico deve avaliar as necessidades futuras de transporte a partir das previses de comportamento das atividades econmicas, geralmente traduzidas pela evoluo do PNB. 54 Excetuando o caso em que um pas absolutamente carente de um determinado recurso, as trocas entre pases de economia aberta tendem a um equilbrio em razo da produtividade marginal decrescente. Com relao Teoria dos Mercados Contestveis (TMC) da administrao financeira julgue os itens 55 - uma contribuio da TMC introduzir a grande empresa na teoria microeconmica, aumentando sua capacidade de generalizao; 56 - o mercado perfeitamente contestvel definido como aquele em que tanto os concorrentes efetivos como os potenciais tm acesso s mesmas tecnologias e consumidores e onde no existem barreiras entrada e nem custos de sada; 57 - em um mercado perfeitamente contestvel um entrante potencial que deseje estabelecer-se na indstria ter acesso demanda de mercado, a partir da tecnologia que est sendo utilizada, em igualdade de condies com as firmas j estabelecidas; 58 - em um mercado perfeitamente contestvel, se existe um vetor de produo lucrativo, os entrantes potenciais podem ingressar e sair do mercado, mesmo que transitoriamente, antes que as empresas estabelecidas possam reagir entrada; 59 - um mercado perfeitamente contestvel quando os concorrentes potenciais no esto aptos a impugnar efetivamente as prticas das firmas j estabelecidas no ramo. Com relao ao Mercado Monopolstico na administrao financeira julgue os itens:

FBIO LCIO

60 - a situao em que h apenas um produtor e onde existem barreiras entrada devido, principalmente, s economias de escala caracteriza um monoplio; 61 - segundo o pensamento neoclssico, a dimenso do mercado e as caractersticas da tecnologia so tais que, na situao de monoplio, foram a empresa a produzir no segmento ascendente de sua curva de custo mdio; 62 - quando o custo mdio decrescente, o custo marginal correspondente menor e, portanto, a firma no pode cobrar um preo que seja igual ao custo marginal, pois isto a tornaria insolvente; 63 - se o objetivo da firma a maximizao do lucro, ela vai produzir onde o custo marginal iguala a receita marginal, sendo o preo estabelecido ao nvel da demanda. Neste ponto ocorrem lucros econmicos que so preservados pela presena de barreiras entrada; 64 - ao se comparar o monoplio com a concorrncia perfeita constata-se que sob o primeiro, a empresa produz um volume de produo menor e um nvel de preo maior do que prevaleceria em mercados perfeitamente competitivos. 65 - De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a lei de Diretrizes Oramentrias dispor sobre critrios e forma de limitao de empenho; 66 - O BSC uma nova abordagem para administrao estratgica, desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton em meados de 1990. A estrutura do BSC formada pelas custos e resultados. Com referncia aos processos de concentrao e desdobramento de empresas e consolidao das demonstraes contbeis, julgue os itens subsequentes. 67 - Os processos mais utilizados com vistas integrao operacional, ao fortalecimento competitivo internacional e soluo de conflitos entre acionistas so, respectivamente, a fuso, a incorporao e a ciso. 68 - No caso de ciso, h vrios tipos de combinaes possveis. A ciso pode ser parcial ou total, transferindo-se parte ou a totalidade do patrimnio da cindida. Por outro lado, esse patrimnio pode ser transferido a outra(s) empresa(s), preexistente(s) ou superveniente(s). 69 - A incorporao difere da absoro pura e simples, pois, na absoro, a absorvedora compra o ativo e passivo da outra, sem aumentar seu capital, nem receber os scios da absorvida, e, na incorporao, a incorporadora recebe todo o patrimnio da incorporada, com aumento de capital e o ingresso dos novos scios.

Sugestes,questesdeprovaeauxilioemseusestudos:fabiolucio@fortium.com.brSUCESSOPROFISSIONAL!!!4

EXERCCIOSDPU
A respeito da contabilidade pblica e da administrao financeira, julgue os itens a seguir. 70 - O poder pblico, ao conceder um emprstimo, efetua uma despesa de capital, da mesma forma que quando amortiza sua dvida. Ao pagar juros, entretanto, efetua uma despesa corrente. 71 - Uma variao patrimonial independente da execuo oramentria impacta o resultado patrimonial sem repercusses na execuo oramentria. o caso, por exemplo, da rolagem de uma dvida. 72 - A Secretaria do Tesouro Nacional distingue despesas oramentrias efetivas, geralmente coincidentes com as despesas correntes, com as no-efetivas. o caso, por exemplo, de uma aquisio de materiais para estoque, em que a despesa oramentria com a aquisio do material se contrape variao ativa correspondente incorporao do material. 73 - O princpio da continuidade, sob a tica do setor pblico, est associado ao estrito cumprimento da destinao social do seu patrimnio. Em outros termos, a continuidade do ente ou entidade resulta da prpria existncia e persistncia de uma finalidade. 74 - Os bens de uso comum que absorverem ou absorvem recursos pblicos no integram o ativo da entidade responsvel pela sua administrao ou controle, devendo os valores despendidos ser registrados em contas de compensao. Com relao administrao financeira e contbil das empresas, julgue os itens a seguir. 75 - O conceito de oramento varivel deve ser entendido como o mecanismo de planejamento cujo objetivo ajustar o nvel de atividade da empresa de acordo com as flutuaes observadas no mercado. 76 - Se determinado aplicador depositou em uma instituio autorizada a operar no mercado de capitais valores mobilirios em custdia de forma que a retirada seja feita a partir do mesmo certificado depositado, a operao denominada custdia fungvel. 77 - O comprador de uma opo de compra adquire o direito de comprar determinada quantidade de aes pelo preo prefixado, mas somente pode exercer esse direito no vencimento da opo. Em relao s operaes de comrcio exterior na administrao financeira, julgue os itens que se seguem. 78 - Para usufruir da reduo ou iseno do imposto de importao, quando for o caso, a operao de importao deve sujeitar-se previamente ao exame de similaridade, mesmo quando o importador for um rgo pblico da administrao direta ou indireta.

FBIO LCIO

79 - O fornecimento de mercadorias destinadas ao uso e consumo a bordo de embarcaes ou aeronaves de trfego internacional no constitui operao de exportao para efeitos fiscais. Julgue os itens subsequentes, relacionados ao clculo e contabilizao dos custos nas empresas. 80 - No mtodo peridico de avaliao dos estoques, as eventuais quebras de estoque e desfalques so consideradas consumo. 81 - No caso de mercadorias adquiridas no exterior destinadas a revenda, a avaliao de seu custo deve incluir, obrigatoriamente, todos os gastos inerentes aquisio que sejam necessrios para se dispor do bem, como os de transporte, seguro e tributos de qualquer espcie. 82 - A incorporao dos custos fixos nos custos de produo sempre contm certo grau de arbitrariedade. 83 - A grande vantagem do custeio por absoro que sua aplicao torna desnecessrio distinguir nos gastos de produo quais so os custos propriamente ditos e quais so as despesas e perdas. 84 - Para realizar uma gesto estratgica de custos eficiente, uma empresa precisa, antes de tudo, atravessar toda a cadeia de valor do setor em que operar, otimizando cada etapa individualmente. 85 - Embora a anlise de custo, volume e lucro deva ser realizada para um nico produto, uma vez encontrado o seu ponto de equilbrio e as margens de contribuio e segurana operacional, ser sempre possvel extrapolar os resultados para os outros produtos da empresa. 86 - Se a empresa A, por ser mais automatizada, tiver custos fixos maiores que a empresa B, e nesta houver maior participao da mo-de-obra direta no custo de seus produtos, mas, em compensao, a margem de contribuio da empresa A for maior que a da empresa B, ento a empresa A apresentar um grau de alavancagem maior que o da empresa B.

Sugestes,questesdeprovaeauxilioemseusestudos:fabiolucio@fortium.com.brSUCESSOPROFISSIONAL!!!5

EXERCCIOSDPU
GABARITO
QUESTO GABARITO QUESTO GABARITO QUESTO GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 C E C E C C E E E E E E C E C E C E C C C E C E C E E E E E 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 E C E E E E E C E E E E C C E E E C E C C C C C E E E E C C 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 C E C C C C C C C C E C C E E E E C E C E C E E E C

FBIO LCIO

Sugestes,questesdeprovaeauxilioemseusestudos:fabiolucio@fortium.com.brSUCESSOPROFISSIONAL!!!6

You might also like