You are on page 1of 13

Os problemas da Biosfera

As suas causas

As suas consequncias

Trabalho realizado pelo o Do no mbito da disciplina

De geografia

Introduo
No mbito da disciplina de geografia, foi facltando pela professora vrios temas sobre os problemas ambientais que vivemos hoje em dia , onde eu escolhi os Problemas da Biosfera (tema 2.3).A minha escolha recaiu sobre a Biosfera porque abrange um pouco de tudo e achei que assim poderia aprender um pouco mais sobre cada sistema da terra. Neste trabalho vai estar contido as causas, as consequncias a algumas solues dos temas mais abrangentes da poluio da biosfera. Tambm vou dar a entender o estado em que est o nosso planeta, e como podemos preserv-lo. Para a realizao deste trabalho irei recolher informaes atravez de manuais, internet, e outras pesquisas.

ndice

1.Introduo Pg.1 2.Desenvolvimento. Pg.3 2.1.O que a Biosfera? .. Pg.3 2.2.Desflorestao . Pg.3 2.3.Desertificao .. Pg.3 2.4.As substncias perigosas .. Pg.4 2.5.A perda da biodiversidade .. Pg.4 2.6.Poluio dos solos Pg.5 2.7.Esgotamento dos recursos naturais Pg.5 2.8.Solues Pg.5 2.9.Imagens/Curiosidades .. Pg.6/7 3.Concluso .. Pg.8 4.Bibliografia Pg.9

Pg.2

2.1 O que a biosfera?


- A biosfera o conjunto de todos os animais, seres vivos e vegetais, que habitam no nosso planeta e do espao que estes ocupam. Neste est includo a camada superior do solo, da gua e da atmosfera. Com o avano da ocupao humana, sob os mais diversos ecossistemas, vrios tm sido as formas de impacto sob o equilbrio ecolgico, e por isso todos os recursos tm sido muito explorados.

2.2 Desflorestao
- A desflorestao o abate das rvores, vista a utilizar o solo por elas ocupadas para

outros fins, economicamente mais rentveis do que ter um conjunto de ser vivos que fornece oxignio populao. As principais causas naturais e humanas da desflorestao so os incndios (trovoadas e erupes vulcnicas) ou provocados, as secas e elevadas temperaturas, a explorao mineira, a construo de habitaes e vias de comunicao, o crescimento demogrfico e por fim o uso excessivo dos recursos naturais (gua, madeira etc.) So vrias as consequncias negativas da desflorestao como a reduo do reservatrio de carbono (As florestas tm ento um papel muito importante como reservatrio de carbono, contribuindo para a reduo das concentraes desse gs na atmosfera. Verifica-se que, em mdia, 2.5 rvores absorvem cerca de uma tonelada de CO2 ao longo da sua vida.), reduz o oxignio e aumenta o dixido de carbono, empobrece a biodiversidade (Calcula se que anualmente perdem se cerca de 17500 espcies de seres vivos pela destruio das florestas), a eroso dos solos que anteriormente protegidos pelas copas das rvores, esto agora mais expostos aos agentes erosivos, o clima torna se mais seco e por isso contribui para o efeito de estufa (como os solos e as florestas so hmidos devido a inexistncia da rea vegetal existe menor evapotranspirao (perda da gua)), ameaa todos os povos nativos e por fim os recursos necessrios cada vez mais so escassos. Tambm as famlias que dependem dos recursos da floresta sofrem com isto, pois a quantidade menor.

2.3 Desertificao
-A desertificao o fenmeno que corresponde transformao duma rea num deserto, devido a causas naturais ou ao do homem. As principais causas so poluio e a contaminao dos solos devido ao uso exagerado de produtos qumicos, o abandono do cultivo de solos e por fim o esgotamento do solo devido a culturas demasiado intensivas. As suas principais consequncias o aumento das secas por incapacidade de gua dos solos, a queda na produo e produtividade agrcolas, o oxignio menor devido a inexistncia de rvores e por fim agrava a pobreza (todos aqueles que vo dependendo da agricultura para o seu prprio sustento). Pg.3

2.4 As substncias perigosas


- As substncias perigosas cada vez esto mais presentes nas nossas vidas, com o desenvolvimento industrial, e por isso devamos comear a pensar um pouco mais no nosso futuro. A poluio qumica da atmosfera devido a actividade industrial contribui para o smog ( a combinao entre o fumo e o nevoeiro), isto origina vrios problemas respiratrios nas pessoas, para as chuvas cidas ( o resultado da poluio das industrias e automveis que depois pela a ao do vento e transportado para as nuvens, onde depois das transformaes qumicas transforma se nas chuvas cidas), estas prejudicam a agricultura e as espcies de rvores e plantas que vo nascer, e por fim o efeito de estufa (as radiaes ultravioletas, infravermelhos, entre outras que atravessam a atmosfera (mas nem todas as radiaes conseguem passar) mas a emisso de CO2 permite a passagem e assim permanece na terra). A poluio martima so todas as descargas ilegais de resduos o que depois origina as mars negras. Por ano 600000 toneladas de petrleo bruto so derramadas em acidentes ou descargas ilegais, com graves consequncias econmicas e ambientais. A principal consequncia a eutrofizao (as guas so alimentadas com fosfatos, nitratos, e azoto, libertados pela a atividade humana, que provocam o exagerado crescimento das plantas aquticas), devido a isto forma se a manta verde que impede que a luz solar chegue aos seres vivos que dela necessitam e por isso no se realiza a fotossntese e no h produo de oxignio. Por fim o risco nuclear e o armazenamento dos resduos perigosos (inflamveis, txicos, corrosivos e radioactivos) tambm uma grande ameaa para a humanidade.

2.5 A perda da Biodiversidade


- A biodiversidade tem sido seriamente ameaada pela diminuio de grandes nmeros de seres vivos, em resultado de uma srie de fenmenos causados essencialmente pelo o homem. As principais causas a desflorestao (nas florestas tropicais vivem cerca de dois teros da espcie da fauna e da flora do mundo), a caa no regulamentada (esta caa tem dizimado vrias espcies), a poluio da gua e da atmosfera, a perda e a destruio dos habitats naturais dos animais, a diminuio do territrio devido a invaso do desenvolvimento urbano, as alteraes climticas (aquecimento global) que podem provocar modificaes na cadeia alimentar (escassez de presas ou vegetao), a perseguio e a explorao excessiva de algumas espcies (caa e a pesca indiscriminada), reconverso de habitats, a introduo de espcies exticas e por fim a poluio. As principais consequncias a alterao na cadeia alimentar, o desequilbrio na relao presa/predador e por fim a extino de algumas espcies e vegetais. Devido a poluio existente faz com que aumente a mortalidade e a diminuio de resistncia e da produtividade e por fim quando se insere novas espcies exticas noutros habitats vai causar uma competio e predao das espcies nativas. Com todos os problemas da biodiversidade a nvel de bem-estar da populao vai originar a diminuio de pesca, e dos recursos bsicos a vida, a reduo do nmero de espcies, alteraes nas caractersticas das reas protegidas e da resistncia dos ecossistemas e por fim o aumento do risco ambiental.

Pg.4

2.6 Poluio dos solos


-Cada vez existe mais poluio nos solos, o que depois vai originar grandes consequncias para a populao. As principais causas da poluio dos solos o lixo e resduos industrias e hospitalares, o excesso de lixo domstico, os resduos provenientes da agricultura e da pecuria intensiva, o pastoreio excessivo (dificulta a regenerao dos pastos, pondo o solo exposto eroso) e por fim os incndios naturais e criminosos. As principais consequncias e o aumento da emisso de radiaes o que vai provocar um maior efeito de estufa, a eroso e a degradao de solos, o envenenamento, poluio e destruio dos habitats naturais de algumas espcies, a diminuio da superfcie agrcola utilizvel e por fim as dificuldades na reconstituio florestal e desertificao.

2.7 Esgotamento dos recursos naturais


-Devido a todos os problemas antes referidos, a sua maior consequncia o esgotamento dos recursos naturais. As principais causas so sobreexplorao (caa, pesca e utilizao desmedida como fontes de energia), o sistema de agricultura intensiva, que esgota sobretudo os solos e por fim o excesso da populao e do consumo. As principais consequncias a contribuio do aquecimento global, os danos e mudanas no patrimnio paisagstico, a extino das reservas dos recursos energticos no renovveis e por fim o consumo dirio no estar nivelado com a produo.

2.8 Solues
- As principais solues so: Reflorestar sempre que haja necessidade de abate de rvores; Recorrer agricultura biolgica porque no utiliza qumicos que degradam e provocam a eroso dos solos evitando se o avano da desertificao; Criar reas protegidas como os parques e reservas naturais; Regulamentar e fiscalizar a caa e a pesca: Reciclar os lixos mas acima de tudo reduzir a sua emisso para o planeta; Criar novas formas de tratamento de lixos menos agressivas para o ambiente; Aumentar o nmero das energias renovveis;

Pg.5

2.9 Imagens/Curiosidades
Tema 2.1 Tema 2.2

Tema 2.3

Tema 2.4

T e m a

2.4 Tema 2.5

P g.6 Tema 2.6 Tema 2.7

Tema 2.8

Curiosidades
-O metilparabeno e o propilparabeno esto presentes em maior a parte dos produtos de higiene, eles so uns conservantes mas no corpo funciona como estrognios (os estrognio aumentam todas as clulas de muitos locais do organismo, por exemplo, nas mulheres aumenta a vagina e o comprimento dos seus lbios e nos homens provoca o desenvolvimento das mamas), isto considerado como uma substncia perigosa. -Em Bhopal, na ndia, a exploso de uma fbrica da Union Carbide, em 1984, libertou um gs txico responsvel por 7000 mortos e 100000 feridos. -Em 1979 nos EUA houve um acidente nuclear que contagiou 40 trabalhadores. -Durante a 2guerra mundial foi lanado duas bombas sob Hiroshima e Nagasaki, onde fez milhares de mortos, e ainda hoje existe pessoas a sofrer doenas devido as bombas atmicas. - Seis milhes de hectares de terras agrcolas so transformados anualmente em desertos.
Pg.7

3 Concluso
Com a realizao deste trabalho, verifiquei que o nosso planeta est cada vez pior, ou seja, n como cidados deveremos preservar o nosso planeta, pois todos os seres vivos necessitam dele para sobreviver. Ao pesquisar sobre o tema verifiquei, que a biosfera o conjunto de todos os animais, seres vivos e vegetais, que habitam no nosso planeta e do espao que estes ocupam. Neste est includo a camada superior do solo, da gua e da atmosfera. A desflorestao o abate das rvores, vista a utilizar o solo por elas ocupadas para outros fins, economicamente mais rentveis do que ter um conjunto de ser vivos que fornece oxignio populao. A desertificao o fenmeno que corresponde transformao duma rea num deserto, devido a causas naturais ou ao do homem. As substncias perigosas cada vez esto mais presentes nas nossas vidas, com o desenvolvimento industrial, e por isso devamos comear a pensar um pouco mais no nosso futuro. A biodiversidade tem sido seriamente ameaada pela diminuio de grandes nmeros de seres vivos, em resultado de uma srie de fenmenos causados essencialmente pelo o homem. Cada vez existe mais poluio nos solos, o que depois vai originar grandes consequncias para a populao. Devido a todos os problemas antes referidos, a sua maior consequncia o esgotamento dos recursos naturais. Para darmos uma soluo a todos estes problemas, deveremos reflorestar sempre que haja necessidade de abate de rvores, recorrer agricultura biolgica porque no utiliza qumicos que degradam e provocam a eroso dos solos evitando se o avano da desertificao, criar reas protegidas como os parques e reservas naturais, regulamentar e fiscalizar a caa e a pesca, reciclar os lixos mas acima de tudo reduzir a sua emisso para o planeta, criar novas formas de tratamento de lixos menos agressivas para o ambiente e por fim aumentar o nmero das energias renovveis. Em suma, deveremos, mais uma vez ser amigos do ambiente.

4 Bibliografia

Do manual: Contrastes de Desenvolvimento Ambiente e Sociedade 9ano, Domingos Cristina, Lemos Jorge, Canavilhas Telma, Editora Pltano Editora ( 20/04/12 pelas 16:30h) Do website: - http://www.slideshare.net/guest0cc75a5/alteraes-da-biosfera (20/04/12 pelas 17:00h) - http://pt.wikipedia.org/wiki/Biosfera (20/04/12 pelas 17:30h) - http://www.slideshare.net/siba73/biosfera-4452128 (20/04/12 pelas 18:10h)

Pg.9

Nouvelle Voiture

Usine de voitures
Nous sommes amis de lenvironnenaent Nous sommes amis de lenvironnenaent
Ordures

La nature est notre priorite La nature est notre priorite Les Tours
Ordures

Ordures Helder Fernandes 9D N12

Un Jour a pourrait arriver

You might also like