You are on page 1of 2

ESCOLA BSICA INTEGRADA DE VILA BOIM

3 Ciclo do Ensino Bsico 9 Ano Ficha Informativa de Lngua Portuguesa pica Camoniana

Ano Lectivo 2004/2005

Biografia de Lus Vaz de Cames Lus Vaz de Cames considerado o maior poeta portugus; nunca existiu, nem em Portugal nem em qualquer outra parte do mundo, poeta algum que igualasse nem muito menos superasse a dedicao que Cames deu sua ptria por meio de uma to prspera obra pica como so Os Lusadas. Os Lusadas so a culminao de toda uma cultura e de uma civilizao. Cames considerado um poeta fora do seu tempo, pois a sua modernidade e a sua portuguesidade so visveis no modo como esta obra, tanto no estilo pico como no estilo lrico, se estrutura. atravs de indcios textuais que se encontram na sua poesia e a que podemos chamar a modernidade de Cames ou estilo Camoniano, que se verificam transgresses, tanto em relao aos modelos clssicos greco-latinos da poca como em relao ordem religiosa e poltica do poder no tempo de Cames e como tambm em relao imagem posteriormente construda do poema como smbolo pico da raa lusada e dos seus feitos materiais. Mas so estas transgresses que caracterizam Cames como sendo um novo homem da Renascena. Nasceu a 1524 ou 1525 em Lisboa ou em Coimbra (a data e o local do seu nascimento no so certos). Segundo registo da lista de embarque para o Oriente do ano de 1550, declara-se que Lus de Cames se inscrevera e, nesse registo, -lhe atribuda a idade de 25 anos. O Padre Manuel Correia que o conheceu pessoalmente, d-o nascido em 1517. Filho de Simo Vaz de Cames e Ana de S Macedo, famlia nobre estabelecida em Portugal na poca de D. Fernando, foi educado sob o imprio do Humanismo, estudou em Coimbra de 1531 a 1541, onde D. Bento de Cames seu tio, era chanceler. Era esse mesmo seu tio sacerdote e sbio que o auxiliava nos estudos, mas ainda antes de Lus de Cames acabar o seu curso, partiu para Lisboa, talvez para conhecer melhor a principal cidade do seu pas visto gostar imenso da Histria de Portugal. Reinava D. Joo II e, como Cames era fidalgo, podia frequentar as festas e saraus da corte no palcio real; e foi l que conheceu aquela que ele queria que viesse a ser a sua esposa, D. Catarina de Atade. Devido rigorosa tradio da corte, Cames teve que se afastar desta linda menina a quem ele tratava por um nome inventado de Natrcia nos seus muitos poemas consagrados, e foi exilado por ordem do rei para o Ribatejo (Constncia), onde permaneceu durante dois anos at que se alistou como soldado e partiu para Ceuta. Foi nesta viagem que Cames primeiro avaliou o esforo formidvel de um povo audacioso e persistente, que foi capaz de vencer os difceis obstculos desta travessia, de forma pioneira. Apesar de ter sido um grande poeta, foi tambm um grande patriota e um grande soldado. Defendeu Portugal tanto nas guerras em frica como na sia. Em 1547, partiu para Ceuta depois de ter estado na corte de 1542 a 1545. Em Ceuta perdeu um olho quando lutava a favor de D. Joo III.

Trs anos mais tarde voltou a Portugal e teve vrios duelos, num dos quais feriu Gonalo Borges, moo de arreios de D. Joo III, o que lhe custou um ano de priso no Tronco. Diz-se que foi nesse ano de priso que Cames comps o primeiro canto da sua obra Os Lusadas. Obteve a liberdade como promessa de embarcar para a ndia como simples homem de guerra e embarcou para Goa em 1553, onde conviveu com o vice-rei D. Francisco de Sousa Coutinho e com o Dr. Garcia de Orta e manteve tambm relaes amistosas com Diogo do Couto, o continuador das Dcadas. Foi a que escreveu o Auto de Filodemo, o qual foi representado para o governador Francisco Barreto. Ainda na ndia comps uma ode a D. Constantino de Bragana, em que o defendia de acusaes supostamente falsas que lhe eram feitas. Da ndia passou a Macau, onde os portugueses tinham fundado uma colnia mesmo em frente ao mar. Aqui conheceu Jau Antnio, companheiro que esteve sempre com ele at morte e lhe fez companhia enquanto cantava em seis cantos d Os Lusadas os feitos dos portugueses numa gruta em frente ao mar. Foi chamado a Goa mas, no caminho para a ndia o barco onde navegava naufragou junto foz do rio Mekong, e diz-se que ele tenha ido at costa a nado s com um dos braos, visto no outro levar consigo a sua to prspera obra. Foi a descida do Oceano Atlntico, a passagem do Cabo da Boa Esperana e todas aquelas paragens que levaram Cames a glorificar na sua obra os lugares por onde a armada de Vasco da Gama tinha j passado, lugares esses que muito custaram a "descobrir", razo ainda para dignificar o povo lusitano. Regressou a Lisboa em 1569 e, em 1572, publicou Os Lusadas. Foi-lhe concedida por D. Sebastio uma tena anual de 15 mil reis que s recebeu durante trs anos, pois faleceu no dia 10 de Junho de 1580 em Lisboa, na misria, vivendo de esmolas que se dizia terem sido angariadas pelo seu fiel criado Jau. O seu enterro teve de ser pago por uma instituio de beneficncia, a Companhia dos Cortesos. Aps a sua morte, foi D. Gonalo Coutinho que mandou esculpir na sua pedra o seguinte letreiro: AQUI JAZ LUS CAMES PRNCIPE
DOS DE

POETAS

DE SEU

TEMPO. VIVEU POBRE

MISERAVELMENTE E ASSIM MORREU. - Esta campa lhe mandou pr D.

Gonalo Coutinho, na qual se no enterrar pessoa alguma. A comemorao do dia da sua morte, actualmente relembrado como o Dia de Portugal, de Cames e das Comunidades Portuguesas, sendo feriado nacional.

You might also like