You are on page 1of 2

a des-insurgncia espontnea no ethos brasileiro

lo pimentel

antes de tudo, uma obviedade: o brasil uma farsa. por aqui no h estado
democrtico de direito, aqui h, como bem nomeia paulo arantes, um estado oligrquico de direito. por aqui no h democracia racial, como podemos constatar no genocdio, sistemtico e continuado (higienizao tnica e tutelamento e isolacionismo indigenista) dos povos indgenas, e na no-realizao da reforma agrria no ato de promulgao da lei urea. e que por aqui tambm no houve independncia cultural alguma, como podemos ver que a condio histrica da emancipao brasileira de portugal se deu na plena transferncia da coroa portuguesa para c, em sua fuga da invaso de napoleo ao territrio portugus. o brasil enquanto farsa o seu prprio projeto nacional. este que visa encerrar dentro de um mesmo territrio, uma constelao de experincias e distintas naes irredutveis umas s outras, em um mesmo luso-cristo-pseudo-laico, cinicamente, tolerante e alegre. e para tal, o brasil o eterno pas do futuro, deitado eternamente como diz em seu hino, e o pas do grande esquecimento, como vemos na insistente propagao da ideia oficial de que a organizao atual das coisas carregam em suas costas uma formao histrica tranquila e pactuada. este encerramento e reduo de irredutveis gera o que eu j escrevi em uma texto intitulado brasil: um pas odiosamente governvel. gerao que constitui um ethos oficial do ser brasileiro: o ethos da des-insurgncia.

o que significa um ethos des-insurgente? vamos passo-a-passo, por uso, por


contraste e por desocultao:

1. por uso: enrique dussel tem uma definio de ethos que aqui me serve: a
peculiaridade de atuar assim ante isto; a atitude ante algo que no pode ser uma obra objetivada; um modo mesmo de comportamento que permanece sempre no horizonte do incomunicvel de quem assim atua. interessante notar que um ethos somente pode ser transmissvel dentro de um horizonte de mesma intersubjetividade (complexo existencial).

2. por contraste, insurgncia e contra-insurgncia: 2.1. como expresso histrica, insurgncia a organizao em rebeldia, que no se
organiza mediante um exrcito regular, instituda contra uma autoridade constituda.

2.1.1. o ato de africanos e africanas, presas/os e sequestradas/os para serem


escravizadas/os em outro territrio e que, chegando neste, fogem para dentro de terras desconhecidas, se juntam a outras e outros em fuga, e se organizam de modo a refazer suas vidas por meio de fragmentos de memria de suas respectivas culturas originais, um ato insurgente.

2.1.2. o ato de indgenas, assim chamadas em bloco indiferenciado uma


multiplicidade de culturas por quem invadiu seus territrios, que violentou suas mulheres e subjugou seus homens e humilharam suas crianas e pessoas idosas, que resistiram a tal, cujos sobreviventes desapareceram e reorganizaram e perpetuaram suas cosmovises originais, um ato insurgente.

2.1.3. o ato de surgimento de canudos, realizado pela comunidade de belo


monte, instituindo o sertanejo e a sertaneja, oprimidos/as pelo latifndio, pelo estado e pela igreja distante e ausente, como agentes histricos, um ato insurgente.

2.2. contra-insurgncia a organizao beligerante organizada para validar a


autoridade constituda que pode operar tanto em um nvel evidente, como nas operaes militares, quanto em um nvel mais sutil, a naturalizao como nas operaes de propaganda/propagao.

2.2.1. atos de capito do mato, encarregado por reprimir delitos dentro das
fazendas escravagistas e por capturar escravos e escravas fugitivos/as, so atos contra-insurgentes.

2.2.2. atos de bandeirantismo, como a marcha para o oeste iniciada por


getlio vargas e consagrada por juscelino kubistchek com a construo de braslia, visando a ocupao do centro-oeste, ou mesmo as atuais investidas genocidas de trabalhadores e trabalhadoras do campo em jagunagem contra demarcaes de terras indgenas, so atos contra-insurgentes.

2.2.3. atos das campanhas militares organizadas pelo estado republicano,


com auxlio do latifndio e a beno da igreja, contra a comunidade de belo montes (canudos) e livros como os sertes de euclides da cunha, so atos contra-insurgentes.

2.3. por desocultao, eis a des-insurgncia: um estranho e paradoxal ato onde


se internalizou a contra-insurgncia, sempre ocorrida como represso algo que vem sempre depois e no antes naturalizando-a de modo que tal se torna condio fundante de uma experincia ocorrida por gerao espontnea. no caso brasileiro, a internalizao do processo histrico da pedagogia do esquecimento e da ocultao dos atos insurgentes de emancipao e rebeldia contra a autoridade constituda, tornada ethos identificado, objetivamente, com os projetos nacionais pactuados e propagados por pacificaes: o que chamo de inconscincia histrica voluntria.

3. o ser-brasileiro algo identificado, to somente, com a farsa brasil antes descrita


(estado oligrquico de direito, tirania racial, luso-cristianismo-militar, etc.); no se constitui histrico oficialmente desde as diversas cosmovises, autctones indgenas e estrangeiras africanas, nem mesmo por utopias regionais como a de canudos neste sentido, no possui insurgncias na constituio de seu ethos. o ser-brasileiro um modo de agir des-insurgente: no tenta se instituir a partir do que lhe mais fundante.

You might also like