You are on page 1of 47

INSTALAES II - PROFESSORA: Dra.

ELIETE DE PINHO ARAUJO INSTALAES DE ESGOTO SANITRIO:


O abastecimento de gua para as cidades gera alguns problemas. Toda gua ir transformar-se em esgoto, que deve ser coletado e eliminado depois de tratado. Resduos industriais, dejetos humanos (fezes e urina) e guas servidas, que so poludos ou contaminados, compem o esgoto e podem contaminar as guas dos rios, dos lagos, dos mares, assim como o solo. Por isso, devem ser afastados rapidamente para locais onde no afetem a sade e onde sejam tratados antes de voltar para os rios e mares, mantendo tambm a sade do ambiente. Tratar o esgoto significa tirar dele detritos, substncias qumicas e microorganismos nocivos, deixando as guas to limpas quanto possveis, antes de devolv-las natureza. Para isso, so necessrios sistemas de esgotamento que garantam boas condies de higiene com ventilao, sistemas de inspeo e limpeza. As prescries bsicas para se fazer o tratamento de esgotos sanitrios relativas s instalaes prediais variam no pas conforme a municipalidade. Porm, a norma mais seguida a Norma Brasileira NB-19, que fixa condies mnimas para o projeto e para a execuo das referidas instalaes.

Caminho do Esgoto: Todo esgoto produzido em nossa casa passa por ralos e vai por tubos at chegar numa caixa de concreto chamada caixa de inspeo (CI);

O esgoto da pia da cozinha cai na caixa de gordura (CG) antes de chegar na caixa de inspeo (CI). Na caixa de gordura feita a separao de gorduras da gua. A gordura como mais leve que a gua, flutua e tem que ser retirada e jogada no lixo. Se a gordura passar para a tubulao, ela cola no cano e diminui a passagem do esgoto. Logo, a limpeza desta caixa tem que ser semanal. Da CI, o esgoto passa por tubos de rede pblica que podem passar no fundo de sua casa, no jardim ou na calada; Estes tubos (no fundo do lote, jardim ou calada), so chamados de Ramal Condominial. Depois de coletado o esgoto de todas as casas do conjunto interligado a uma rede de dimetro maior chamada Rede Pblica; A rede pblica coleta os esgotos de outros Ramais Condominiais, e vai aumentando de dimetro medida que aumenta o nmero de ligaes, at se transformar numa rede bem maior que chamada de Interceptor; Todos estes tubos juntos so chamados de Rede Coletora de Esgotos por onde o esgoto viaja da nossa casa at a Estao de Tratamento de Esgoto, que ir tratar limpando a gua suja e devolvendo ao rio como gua tratada.

Sistemas Pblicos de Esgoto Os esgotos prediais so, ou deveriam ser, lanados na rede de esgotos da cidade. Essa rede, que toda cidade possui ou almeja possuir, pode ser instalada de vrios sistemas, dependendo da cidade. Tratamento do Esgoto O processo de tratamento permitir a degradao da matria orgnica presente nos esgotos, alm de eliminar a maior parte dos microorganismos patognicos que podem transmitir doenas. O tratamento processar da seguinte forma: Tratamento Preliminar: retira plsticos, estopas, panos e areia, protegendo os equipamentos da estao contra entupimentos que esses materiais poderiam causar. Tratamento Primrio: separa e trata os slidos contidos nos esgotos, produzindo um rico composto que pode ser usado de maneira restrita como condicionador de solos para a agricultura. Tratamento Biolgico: atravs de introduo de ar em tanques chamados reatores, cria-se microorganismos que so capazes de comer a matria orgnica e os nutrientes remanescentes do tratamento primrio.

Aps passar pelas trs etapas, os esgotos tratados estaro em condies de serem lanados no crrego sem causar problemas de poluio. A instalao predial de esgoto sanitrio dever ser projetada e construda de modo a permitir rpido escoamento dos despejos e fceis desobstrues, deve vetar a passagem de gases e animais das canalizaes para o interior dos prdios, alm de no permitir vazamentos, formao de depsitos no interior das canalizaes, escapamento de gases e contaminao da gua potvel. A instalao predial de esgotos sanitrios no receber, em hiptese alguma, guas pluviais. O esgoto sanitrio dever ser dividido de acordo com o tipo de dejetos que recebe e contar com sistema de canalizao e dispositivos prprios.

Primrio Esgoto Sanitrio Secundrio

vaso sanitrio ralo sifonado bid, tanque,lavatrio, banheira, bebedouro,mictrio, ralo simples ou seco, mquina de lavar roupas pias de copa e cozinha mquina de lavar louas

Gordura

Rede Condutora Materiais Tubo e conexes de ferro fundido, plstico, chumbo Dimetros 30, 40, 50, 75 mm 100, 150, 200 mm

Tubos e Conexes: Tubo:


Bolsa Ponta

Legenda: TQ tubo de queda VR vlvula de reteno CP coletor pblico TO tubo operculado ____ esgoto primrio ........ Ventilao RS ralo sifonado CI caixa de inspeo CV coluna de ventilao CS caixa sifonada CG caixa de gordura VG R FF ventilao de gordura ralo simples ou seco ferro fundido

CA VP CPr B ___ VS RSF PV TS TG

caixa de areia ventilador primrio coletor predial bujo esgoto secundrio vaso sanitrio ralo sifonado fechado poco de visita tubo secundrio tubo de gordura tubulao que desce tubulao que sobe

Curva de 90o, juno, joelho.

Curva de 90o , esse, luva

Bujo e tubo operculado, t sanitrio

PROJETO DE ESGOTO PRIMRIO: Tubo de queda: Recebe o esgoto de vaso sanitrio e ralo sifonado. Coluna de ventilao: Ventila o ralo sifonado, ao qual est ligada, feita em fibrocimento ou PVC. Sua representao feita sempre com linha pontilhada CV. Ligada quase sempre ao TQ aps o ltimo esgotamento. Pode ser ligada ao ventilador primrio se o prdio tiver 4 (quatro) pavimentos de esgotamento. Acima de 5 (cinco) pavimentos, a CV sobe independente do TQ.

Planta baixa: Banheiro: ralo sifonado - dentro ou fora do box; tubo de queda; coluna de ventilao; vaso sanitrio - ligado ao TQ ou caixa de inspeo no trreo. Esgoto Secundrio: ralo simples; bid; lavatrio; mictrio - ralo sifonado fechado de chumbo ou PVC, com tampa aparafusada e hermeticamente fechada; banheira; tanque. Representao Grfica: Planta baixa e esquema vertical

Dimenses recomendadas: tubo de queda: 4" ou 100mm coluna de ventilao: 3"ou 75mm o tubo de queda depois do ltimo andar passa a ser ventilador primrio, com dimetro igual ao do TQ Ventilador Primrio: Comea a 60 cm do piso. No ltimo pavimento, se a distncia RS -TQ for inferior a 2.40m, no necessrio ventilar o ralo sifonado. Se a distncia estiver entre 1.80m e 2.40m, tanto faz ligar na CV ou no VP.

Recomendaes: Em banheiros de uma mesma unidade devemos conectar as peas do esgoto primrio no mesmo ramal. Em banheiros de unidades diferentes devemos conectar as peas do esgoto primrio em ramais diferentes.

Desvio do tubo de queda: Quando o TQ sofre desvio obrigatria a instalao do TO (tubo operculado) antes da curva. O banheiro localizado no pavimento do desvio ligado ao TQ na nova descida. No pode ser ligado ao TQ que sobe e nem ao ramal de subida e descida. permitida a ligao da CV ao ramal do vaso ao tubo de queda. Se esta ligao estiver at 2.40m da boca do vaso, no necessrio ventilar o ralo sifonado.

Se a distncia entre TQ-CI for menor ou igual a 2,40 m, no h necessidade de se instalar o TO antes da curva. Se ultrapassar, obrigatria a instalao do TO. Se o tubo de queda sofre desvio no 1. pavimento, conveniente a instalao do TO, mesmo que a distncia TQ-CI seja menor ou igual que 2,40 m. necessrio ventilar o VS quando a distncia entre CI-RS for maior que 2,40 m.

Banheiro localizado no pavimento correspondente ao meio-fio sem subsolo:

Quando o vaso est localizado no pavimento correspondente ao meio fio, o esgoto do vaso sempre ligado diretamente caixa de inspeo. Todas as caixas podem estar instaladas junto s unidades ou tubos. Banheiro no pavimento do meio-fio com subsolo: Vai haver o recalque da bomba, que ir CI ou ao ramal horizontal dos TQs. Todas as caixas devem estar instaladas fora do limite do subsolo, utilizando-se tubulaes horizontais, com as devidas conexes de visitas e obedecendo a regra de no mximo 25,00 m. Os TQs continuam ligados CI por intermdio de uma tubulao horizontal com inclinao de 1 a 2 %, presa no teto do subsolo por braadeiras. O bujo (B) uma conexo essencial, que serve para desentupir a tubulao horizontal. Devem ser instalados: Ralos ou canaletas; caixa de areia; caixa sifonada; caixa de inspeo; poo de captao; bomba centrfuga de eixo vertical; recalque FG 75; ventilao independente em 75 at o telhado.

Se a distncia entre CI-B for maior que 25,00 m, coloca-se um TO na canalizao horizontal, virado para cima e se for menor, no necessrio.

A distncia mxima entre o coletor predial e o pblico no pode ser superior a 15,00 m.
rua

TO B CI PV

CP (coletor pblico) CP (coletor pblico) CP (coletor pblico) CP (coletor pblico)


CI

CP

15,00 m

A distncia mxima entre CIs de 25,00 m e a distncia mxima entre CI e CP de 15,00 m. O esgotamento feito somente para gua de lavagem, mecanicamente, por eletro-bomba com eixo vertical, e recalque em ferro galvanizado.

Caixa de inspeo: Quadrada: de alvenaria em tijolo macio, com 0,60 m de lado, parede com espessura de 0,20 m, fundo de concreto e altura mxima de 1 m, revestida internamente por argamassa alisada a colher. Circular: em anis pr-moldados, alturas de 7,5 cm, 15 cm e 30 cm. Fundo de concreto, dimetro de 0,60 m com altura mxima de 1,00m. Retangular: de alvenaria, em casos especiais, de 0,45 m x 0,60 m e as demais caractersticas da caixa quadrada. CI:H < 1,00 m Poo de visita: Quadrado: de alvenaria em tijolo macio, 0,60m de lado, parede com espessura de 0,20 m, fundo de concreto e altura superior de 1,00m, revestida internamente por argamassa alisada a colher. Circular: em anis pr- moldados, com alturas de 25 cm e 50 cm. Fundo de concreto, dimetro de 1,10 m com altura superior a 1,00 m. Retangular: de alvenaria, em casos especiais, de 0,70 x 1,10 m e as demais caractersticas da caixa quadrada. Ateno: Os PVs devero ser dotados de degraus de FF, com 40 cm de espaamento, afim de facilitar o acesso ao seu interior. PV:H>1,00 m

Devero ser instalados tampes de FF na parte superior da CI e PV que podem ser leve, meio-pesado ou pesado conforme o trnsito: Leve: de forma retangular, +/- 52 cm x 51 cm, instalados em locais que no h trnsito de veculos com ou sem rebaixo, reas internas, varandas, jardins, etc. Meio-Pesado: de forma circular, com dimetro de 0,60 m instalados em locais com trnsito de veculos leves, garagens, pilotis. Pesado: de forma circular, com dimetro de 0,60 m, instalado nos passeios e ruas, para qualquer tipo de trnsito.

Normas de execuo do esgoto sanitrio em lojas: vedada a instalao de CI ou PV dentro dos recintos das lojas, que recebam TQs vindos dos pavimentos superiores. ESGOTO SECUNDRIO: O esgoto secundrio se refere s peas: mquina de lavar roupa; tanque; ralos da rea de servio e varanda; mictrio; bebedouro.

Esgoto da mquina de lavar roupas (MLR) 1. caso: Quando o WC est contguo rea de servio, a MLR no deve esgotar no RS e sim no TS (tubo secundrio).

2. caso: O WC no contguo rea de servio.

3. caso: No pavimento do meio-fio, em prdio sem subsolo. Escoamento da MLR, do ralo da rea de servio e do tanque de lavar roupas.

4. caso: No pavimento do meio-fio, em prdio com subsolo. Escoamento de MLR, do ralo da rea de servio e do tanque.

Caixa Sifonada: um desconector usado para o escoamento da MRL, do ralo da rea de servio, da varanda, do mictrio e do bebedouro. A caixa sifonada feita de concreto pr-moldado, fabricada em 3 tipos, de acordo com as caractersticas do dimetro, fecho hdrico e altura. Composta de duas partes distintas: Fundo, sifo e sada; Anel com entrada e encaixe para receber um tampo de ferro fundido.

Tipo

Dimetro (m) 0,30 0,40 0,60

Fecho Hdrico (m) Altura (m) 0,20 0,20 0,35 0,60 0,60 0,80

Caixa sifonada individual - CSI Caixa sifonada simples - CSS Caixa sifonada dupla - CSD

Esgotamento do mictrio: O esgotamento do mictrio para o ralo sifonado fechado (RSF) feito com tampa aparafusada e ligado ao esgoto primrio TQ ou ao ramal vaso-TQ. O RSF deve ser de plstico ou chumbo, no pode ser de cobre por causa da urina. A tubulao de sada do RSF deve ter o dimetro de 50 mm ou 75 mm. Tubo Secundrio: O tubo secundrio (TS) a tubulao vertical do esgoto secundrio, sua representao o tracejado. No ltimo pavimento, o primeiro esgotamento, passa a ser ventilador secundrio (VS), com o mesmo dimetro do (TS).

Na parte inferior ligado sempre ao desconector, que a caixa sifonada, e essa ligada CI.

Casos de desvios da tubulao secundria: 1. caso: Se o tubo secundrio (TS) sofre desvio no primeiro teto, obrigatria a instalao de um tubo operculado (TO) antes do desvio e as peas localizadas no pavimento do desvio sero ligadas em juno, depois da curva, na nova descida.

Casos de desvios da tubulao secundria:

ESGOTO DE GORDURA: O esgoto de gordura se refere ao esgotamento de: Pias de copas e cozinha; Mquina de lavar louas. inteiramente independente do esgoto primrio. Junta-se a esse, aps passar pelo desconector, que a caixa de gordura (CG). As peas so esgotadas por intermdio de um tubo de gordura (TG) de ferro fundido ou plstico, de ponta e bolsa, com dimetro mnimo de 75 mm (3). O TG aps o primeiro esgotamento no ltimo pavimento, passa a ser ventilador de gordura (VG) com o mesmo dimetro do TG e a parte inferior do tubo ligada CG e essa CI.

Casos de desvios na tubulao de gordura: 1. caso: Se o TG sofre desvio no 1 teto, antes da curva instalado um TO e a pia localizada no pavimento do desvio esgotada aps a curva, na nova descida. conveniente o aumento do dimetro de 75 mm (3) para 100 mm (4), devido ao esfriamento da gordura no trecho horizontal.

2. caso: Se o TG sofre desvio no ltimo pavimento, a pia localizada nesse pavimento esgotada aps a curva, na nova descida.

Esgotamento da pia: O esgotamento da pia, no pavimento correspondente ao meio-fio, em prdio com ou sem subsolo, sempre ligado diretamente CG: Sem subsolo: Com subsolo:

Observaes relativas s plantas baixas anteriores: Os TGs provenientes dos andares superiores so ligados a uma tubulao horizontal, presa no teto do subsolo por braadeiras at a CG. Uma pea de inspeo, bujo (B), instalada na parte posterior da CG. Na ligao do TG ao ramal horizontal ser instalado o TO. A pia localizada no pavimento trreo esgotada na CG, por intermdio de um ramal horizontal independente do anterior, com as mesmas caractersticas deste.

Sem subsolo:

Com subsolo:

Caixa de gordura (CG): A caixa de gordura (CG) pode ser feita de alvenaria, concreto pr-moldado ou de ferro fundido. dividida em duas cmaras receptora e vertedora, que se comunicam na parte inferior a 0,20 m do fundo. Composta de duas partes distintas: Fundo, septo e sada; Anel, entrada e dispositivo para receber o tampo feito de ferro fundido hermeticamente fechado na parte superior do anel.
Visita Septo

Tipos e emprego da CG: CGI - Caixa de Gordura Individual: Para uma s pia, instalada em pavimentos superiores, com dimetro de sada de 75 mm (3), podendo ser ligada diretamente ao TQ ou ao ramal, vaso-TQ.

CGS - Caixa de gordura simples: Feita de concreto pr-moldado, usada para mais de uma pia ou at duas cozinhas. Caractersticas de acordo com o uso:

Tipo Caixa de gordura individual CGI Caixa de gordura simples CGS

Dimetro (m) 0,30 0,40

Fecho hdrico (m) 0,20 0,20

Altura (m) 0,60 0,60

Uso 1 cozinha 2 cozinha s

CGD - Caixa de Gordura Dupla: Feita de concreto pr- moldado, usada para at 12 cozinhas com 100 mm (4) de dimetro de sada para a CI, com a mesma simbologia da CGS.
Tipo Caixa de gordura dupla CGD Dimetro (m) 0,60 Fecho hdrico (m) 0,30 Altura (m) 0,80 Uso at 12 cozinhas

CGE - Caixa de Gordura Especial: Feita de alvenaria, retangular ou quadrada, em tijolo macio, espessura mnima de 0,20m. Revestida internamente com argamassa de areia e cimento, alisada a colher sobre p de cimento, fundo de concreto. Usada para coletar mais de 12 cozinhas residenciais ou para restaurantes, lanchonetes, hospitais, quartis, escolas, etc. Possui duas cmaras separadas por uma placa de concreto armado com espessura de 5 cm, dispositivo de visita, distanciado 0,20 m do fundo. A tubulao de entrada fica a 0,10 m acima da tubulao de sada. Na parte superior da caixa instalada uma tampa de concreto armado com uma abertura correspondente ao tampo de FF. Os tampes podem ser do tipo leve, meio pesado e pesado e possuem as mesmas dimenses usadas na CI. Dimenses mnimas, cmaras receptoras 0,80 x 0,90m, cmara vertedora 0,20x 0,80m, altura de 0,90. O dimensionamento da CGE est relacionado com o nmero de pessoas que se alimentam no local.

Dimensionamento da CGE de acordo com o uso N. de pessoas At 200 300 350 420 450 550 700 Acima de 900 Largura (m) 0.80 1.00 1.00 1.20 1.20 1.20 1.50 1.50 Comprimento (m) 0.90 1.00 1.00 1.20 1.20 1.50 1.50 2.00 Altura (m) 0.90 0.90 0.90 0.90 0.90 0.90 0.90 0.90

Tampo de ferro fundido: So os mesmos utilizados em todas as caixas.

Dimensionamento das tubulaes (TQ, CV, TS e TG): Uma tubulao dimensionada de acordo com o tipo e o nmero de aparelhos ligados a ela. Utilizar as Tabelas de I a IV.

Tabela I Nmero de Unidades de Descarga dos Aparelhos Sanitrios e Dimetro Nominal dos Ramais de Descarga Dimetro Mnimo do Ramal de Aparelho Nmeros de Unidades de Descarga Descarga (mm) Banheira Residncia Uso geral Bebedouro Bid Chuveiro Residncia Uso geral Lavatrio Residncia Uso geral Uso coletivo (torneira) Mictrio Com vlvula Com automtica Pia descarga 3 4 0,5 2 2 4 1 2 1 4 2 2 40 (1 1/2") 40 (1 1/2") 40 (1 1/2") 30 (1 1/4") 40 (1 1/2") 40 (1 1/2") 40 (1 1/2") 40 (1 1/2") 50 (2") 50 (2") 40 (1 1/2") 50 (2") -

Pia Residncia Grandes cozinhas Despejo Ralo Sifonado Tanque de Lavar Pequeno Grande Mquina de Lavar Roupa/Lavar Loua Vaso Sanitrio

3 6 3 1 2 3 4 6

40 (1 1/2") 50 (2") 75 (3") 40 (1 1/2") 30 (1 1/4") 40 (1 1/2") 40 (1 1/2") 100 (4")

De calha, por metro

Residncia Grandes cozinhas Despejo Ralo Sifonado Tanque de Lavar Pequeno Grande

3 6 3 1 2 3

40 (1 1/2") 50 (2") 75 (3") 40 (1 1/2") 30 (1 1/4") 40 (1 1/2")

Tabela II Nmero de Unidades de Descarga Em um Em Todo o Tubo de Pavimento Queda Dimetro Mnimo (mm) 1 2 6 14 100 420 2 8 24 70 600 2200 30 (1 1/4") 40 (1 1/2") 50 (2") 75 (3") 100 (4") 150 (6")

Nota: Exige-se o dimetro mnimo de 100mm (4") para as canalizaes que recebem despejos de vasos sanitrios

Tabela III Coletores Prediais, Subcoletores e Ramais de Esgotos (Dimetros Mnimos) Nmero de Unidades de Descarga 1 4 7 24 192 742 Dimetro Mnimo (mm) 30 (1 1/4") 40 (1 1/2") 50 (2") 75 (3") 100 (4") 150 (6")

Tabela IV Distncia Mxima de um Desconector ao Tubo Ventilador Dimetro Mnimo do Ramal de Descarga (mm) 30 (1 1/4") 40 (1 1/2") 50 (2") 75 (3") 100 (4") Dimetro Mxima (m) 0,70 1,00 1,20 1,80 2,40

Tabela V Ramais de Ventilao Grupos de Aparelhos (Sem Vaso Sanitrio) Unidades de Descarga At 8 De 9 a 18 De 19 a 36 Acima de 36 Dimetro do Ramal de Ventilao (mm) 40 (1 1/4") 50 (2") 75 (3") 100 (4") Grupos de Aparelhos (Com Vaso Sanitrio) Unidades de Descarga At 17 De 18 a 60 Acima de 60 Dimetro do Ramal de Ventilao 50 (2") 75 (3") 100 (4")

FOSSA SPTICA: Fossa sptica e sumidouro so usados quando no existe rede coletora de esgoto no logradouro. Fossa: um depsito hermeticamente fechado onde so jogados os dejetos. necessria a colocao de um respiro para eliminao dos gases do esgoto. Sumidouro: S pode existir em terreno arenoso, permevel. um reservatrio que recebe lquido da fossa. A sada da fossa tambm chamada de efluente e pode ser feita por intermdio de: valas, crregos, riachos ou galerias de guas pluviais ou sumidouro Tipos de Ligao: 1) Sem rede pblica 2) Com rede pblica

Dimensionamento da fossa sptica: Para dimensionar uma fossa, utilizam-se as seguintes informaes: Tempo de reteno -1 dia pelo menos Comprimento - 3 x largura Profundidade - 1,5 a 2,5 m Declividade do fundo em relao sada - 0,5% ou 5 mm/m Sada do efluente a 5 cm abaixo da entrada Concluso: Pode-se concluir a importncia que se deve dar ao esgoto das cidades, ou seja, todo o esgoto das cidades deve ser coletado e eliminado depois de tratado, evitando com isso prejuzo para a sade de todos. Conclui-se que alguns critrios so importantes para a instalao adequada do esgoto sanitrio, partindo inicialmente das residncias e lojas, seguindo pelo esgoto predial, alcanando o esgoto dos sistema pblico, sendo tratado nas estaes de tratamento e por fim devolvidos natureza, sem nenhuma impureza.

11- Materiais empregados:


Os materiais empregados nas instalaes de esgoto sanitrio so o plstico rgido (PVC), manilha de barro vidrado, ferro fundido, chumbo. A canalizao de PVC rgido utilizada em instalaes internas e externas, embutidas ou aparentes. Podem estar expostas ao tempo. Podem ser usadas apoiados em leitos metlicos, tubos embutidos ou aparentes em parede ou teto, em shafts molhados, em andar tcnico ou em galerias. Andar tcnico, galeria, instalao embutida:

Instalao aparente, shaft, subsolo, expurgo:

EXEMPLO DE PROJETO DE ETE Planta baixa da ETE: poo de visita (PV), caixa de inspeo (CI), quadro de fora (QF) na rea subterrnea

INFRA-ESTRUTURA URBANA:
Pode ser conceituada como um sistema tcnico de equipamentos e servios necessrios ao desenvolvimento das funes urbanas, podendo estas funes ser vistas sob os aspectos social, econmico e institucional. Classificao: O sistema de infra-estrutura urbana compem os subsistemas: - Subsistema virio: consiste nas vias urbanas; -Subsistema de drenagem pluvial; - Subsistema de abastecimento de gua; - Subsistema de esgotos sanitrios; -Subsistema energtico. Custos dos Subsistemas de Infra-Estrutura Urbana: Os subsistemas que compem a parte fsica da infra-estrutura urbana compreendem os seguintes elementos bsicos das Ligaes Complementares, que so ramais que ligam as redes de servios s instalaes prediais. Seus custos vinculam-se intimamente com a tipologia adotada para as redes pelas empresas de servios e pela tipologia de edifcios escolhidos pelos usurios.

Algumas Estaes de Tratamento de Esgoto Sanitrio do DF (ETE)

Sustentabilidade: aproveitamento do esgoto sanitrio tratado para reso de gua - Olhe para o Futuro

You might also like