You are on page 1of 4

Amarelo

O que :
A ancilostomose uma helmintase que pode ser causada tanto pelo Ancylostoma duodenale como pelo Necatur americanus. Ambos so vermes nematelmintes (asquelmintes), de pequenas dimenses, medindo entre 1 e 1,5 cm. A doena pode tambm ser conhecida popularmente como "amarelo", "doena do jeca-tatu", "malda-terra", "anemia-dos-mineiros, "opilao", etc. As pessoas portadoras desta verminose so plidas, com a pele amarelada, pois os vermes vivem no intestino delgado e, com suas placas cortantes ou dentes, rasgam as paredes intestinais, sugam o sangue e provocam hemorragias e anemia. A pessoa se contagia ao manter contato com o solo contaminado por dejetos. As larvas filariides penetram ativamente atravs da pele (quando ingeridas, podem penetrar atravs da mucosa). As larvas tm origem nos ovos eliminados pelo homem.

Ciclo de vida detalhado:

As larvas penetram ativamente atravs da pele, atingem a circulao e executam uma viagem semelhante quela realizada pelas larvas da lombriga, migrando do corao para os alvolos pulmonares.

Dos alvolos, seguem para os brnquios, traqueia, laringe, faringe, esfago, estmago e intestino delgado, local em que se transformam em adultos. Aps acasalamento no intestino, as fmeas iniciam a posturas dos ovos, que, misturados s fezes, so eliminados para o solo. A diferena em relao ascaridase que, neste caso, os ovos eclodem no solo e liberam uma larva.

Em solos midos e sombrios, as larvas permanecem vivas e se alimentam.

Sintomas de Amarelo
Os sintomas do amarelo so:
Pequena leso na pele por onde entrou o verme; Palidez ou cor amarelada na pele; Fraqueza generalizada; Diarreia moderada; Dor abdominal; Anemia; Perda do apetite; Emagrecimento; Cansao; Perda do flego em esforos; Fezes negras e muito fedidas devido presena de sangue.

Casos crnicos, onde o indivduo est infectado pelo verme h muitos anos podem gerar insuficincia cardaca e comprometimento do desenvolvimento motor e cerebral, por vezes de forma irreversvel.

Diagnstico do amarelo
No local da penetrao das larvas filariides, ocorre uma reao inflamatria (pruriginosa). No decurso, pode ser observada tosse ou at pneumonia (passagem das larvas pelos pulmes). Em seguida, surgem perturbaes intestinais que se manifestam por clicas, nuseas e hemorragias decorrentes da ao espoliadora dos dentes ou placas cortantes existentes na boca destes vermes. Estas hemorragias podem durar muito tempo, levando o indivduo a uma anemia intensa, o que agrava mais o quadro.

Podero ocorrer algumas complicaes, tais como: caquexia (desnutrio profunda), amenorria (ausncia de menstruao), partos com feto morto e, em crianas, transtornos no crescimento.

Transmisso do Amarelo
Os ovos do parasita no so infecciosos, eles liberam larvas no solo que tm a capacidade de penetrar na pele. As infeces de amarelo so transmitidas principalmente pela pele em contato com o solo, mas tambm podem ocorrer pela ingesto de larva. As pessoas podem ser contaminadas pelo contato direto com solo contaminado, geralmente ao caminhar descalo, ou ao acidentalmente engolir solo contaminado. Os vermes causadores do amarelo tm um ciclo de vida complexo, que comea e termina no intestino delgado. Fmeas adultas do verme produzem milhares de ovos, os quais so excretados nas fezes. As larvas provenientes dos ovos so pouco visveis e podem penetrar na pele, geralmente atravs dos ps descalos. Uma vez dentro do corpo, as larvas vo at os pulmes e de l at a boca pelo trato respiratrio. Uma vez na boca, elas so engolidas e eventualmente alcanam o intestino delgado. Essa jornada leva em trono de uma semana. No intestino delgado a larva se desenvolve em verme adulto, que gruda na parede do intestino e suga sangue.

Quem est sob-risco de contrair ancilostomase ou amarelo


Pessoas que tm contato direto com solo que contm fezes humanas em reas onde o amarelo comum esto sob o risco de contrair a doena. Uma vez que a transmisso do amarelo requer desenvolvimento da larva no solo, ela no acontece diretamente de pessoa para pessoa.

Problemas de sade srios decorrentes de ancilostomase ou amarelo


As consequncias mais srias do amarelo so o desenvolvimento de anemia e deficincia de protenas ocasionadas pela perda de sangue. Quando crianas so continuamente infectadas por muitos vermes, a perda de ferro e protenas retarda o crescimento e desenvolvimento mental, algumas vezes irreversivelmente. O amarelo tambm pode causar cansao e dificuldade de respirar quando sob esforo. A doena severa pode ocasionar insuficincia cardaca congestiva.

Tratamento para Amarelo


O tratamento para o Amarelo feito com a tomada de medicamentos como Befnio, Pirantel, Mebendazol ou Tiabendazol durante 1 a 3 dias consecutivos. O mdico poder solicitar a realizao de um novo exame de fezes aps os 3 dias de tratamento para verificar a completa eliminao dos vermes. Para evitar novas infestaes, recomenda-se andar sempre calado, evitar mexer em terra e medidas bsicas de higiene como lavar as mos antes de comer e antes e depois de ir ao banheiro. No beber ou comer qualquer alimento imprprio para o consumo.

Amarelo no recm-nascido
O amarelo tpico de alguns bebs recm nascido no tm nenhuma relao com esta doena, tratando-se de outra situao chamada Ictercia neonatal.

You might also like