You are on page 1of 1

O que arte e por que estud-la?

? A arte, como veremos a seguir, tem sido definida de diferentes formas, sendo que nenhuma delas chegou a esgotar o seu contedo ou significado. Para alguns, a arte parte integrante da realidade social, elemento de estrutura de tal sociedade e expresso da prtica social e espiritual do homem. Alguns artistas tambm tentaram definir um conceito para a arte, conhea alguns: Ser Arte tudo o que eu disser que Arte (Marcel Duchamp). A Arte uma mentira que nos permite dizer a verdade (Pablo Picasso). A Arte no reproduz o visvel, torna visvel (Paul Klee). A Arte no tem nada a ver com o gosto, no h nada que o prove (Marx Ernst). A beleza perece na vida, porm na Arte imortal (Leonardo Da Vinci). Enquanto a cincia tranquiliza, a Arte perturba (George Braque). Se eu pinto meu cachorro exatamente como , naturalmente terei dois cachorros, mas no uma obra de arte (Goethe). A partir de tantas reflexes sobre o que arte, surge a necessidade de se compreender o perodo, os movimentos e o contexto em que estavam alguns desses autores para compreendermos o real sentido das suas definies para a Arte. Porm, nosso objetivo chamar sua ateno para o seguinte fato: h muito tempo se discute o sentido da arte, sem que se chegue, porm, a um nico significado cabvel a qualquer cultura em qualquer poca.

E voc, como definiria arte? Alm de situar historicamente a produo artstica, compreendendo-a no contexto em que est inserida, preciso destacar as razes que nos levam a estud-la.

Habitamos um mundo que vem trocando sua paisagem natural por um cenrio criado pelo homem, pelo qual circulam pessoas, produtos, informaes e principalmente imagens. Se temos que conviver diariamente com essa produo infinita, melhor ser aprendermos a avaliar esta paisagem, sua funo, sua forma e seu contedo, o que exige o uso de nossa sensibilidade esttica. S assim poderemos deixar de ser observadores passivos para nos tornarmos espectadores crticos, participantes e exigentes. (COSTA, 1999, p. 09)

Pela arte, ento, o ser humano torna-se consciente de sua existncia individual e social, ele se percebe e se interroga, sendo levado a interpretar o mundo e a si mesmo. O acesso que temos arte e ao seu conhecimento possibilita tornarmo-nos mais crticos e conscientes em relao ao mundo, pois passamos a compreend-la e a perceb-la, no s como parte da realidade social, mas como algo que transcende essa realidade. A arte no implica dom inato, como muitos pensam, mas pressupe o contato do ser humano com seu meio, com a experincia e o conhecimento que ele capaz de adquirir por meio de suas prprias experincias e/ou cientificamente. A arte no vive num puro terreno da afetividade imediata. Ela requer, para o criador como para o consumidor, a posse de um certo nmero de ferramentas intelectuais e tcnicas que nenhuma espontaneidade permite dispensar. Para isso, voc perceber que teoria e prtica caminharo juntas, pois o objetivo de seu estudo no se restringe ao domnio dos fazeres artsticos, mas tambm da compreenso dos contedos necessrios a sua apreciao e expresso. A Arte envolve um processo racional,pois, embora normalmente as pessoas no pensem desta forma, a razo necessria emoo artstica. Isso significa que precisamos conhecer para analisar e apreciar a Arte, superando uma viso restrita ao gosto pessoal.

You might also like