You are on page 1of 16

Avaliao Fisioteraputica da Coluna Lombar

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional


Profa. Dra. Slvia Maria Amado Joo

1. Anatomia Aplicada
Existem 2 tipos de artic. encontradas na coluna lombar: artic. cartilaginosa entre os corpos vertebrais e interposta entre os discos e as artic. sinoviais entre o processo artic. superior de uma vrtebra com o processo articular inferior da vrtebra adjacente. Posio de repouso: meio caminho entre a flexo e extenso; Posio de aproximao mxima: extenso.

2. Histria Clnica
Qual a idade do paciente? Qual a ocupao? Qual foi o mecanismo da leso? Quais os locais e limites da dor? H irradiao da dor? A dor profunda? Superficial? Queimante? Contnua? A dor est melhorando? Piorando?

Existem posturas ou aes especficas que aumentem ou diminuam a dor ou causem dificuldade?

A dor pior pela manh ou noite? Que movimentos doem? Est presente parestesia? Qual a atividade ou lazer habitual do paciente? Que atividades agravam ou aliviam a dor? Qual a posio de dormir do paciente? Que tipo de sapatos o paciente usa? O paciente est utilizando alguma medicao?

3. Observao e Triagem
Exame das outras articulaes adjacentes, acrescentando uma avaliao postural global; Observao Geral: evidncia de dano tecidual, edema, temperatura, hipersensibilidade, estalido ou crepitao.

4. Inspeo
Postura Global da Coluna Vertebral O paciente deve ser examinado na posio em p e depois sentado; O paciente deve ser observado nas vistas anterior, posterior e lateral :Postura: observar obliqidade plvica e simetria de sustentao de peso; Observar marcas cutneas ou presena de leses na pele.

Observar deformidade em grau ao nvel da coluna lombar; Cor e textura da pele, cicatrizes, fstulas, etc. Observar anormalidade dos contornos sseos e dos tecidos moles; Exame das articulaes perifricas: artic. sacroilacas, do quadril, dos joelhos; tornozelos e dos ps.

5. Palpao
Durante a palpao do quadril e msculos associados, o fisioterapeuta deve observar qualquer dor palpao, temperatura, espasmo muscular ou outros sinais e sintomas.

Face Anterior: Crista liaca, EIAS Face Posterior: Crista Ilaca, EIPS, processos espinhosos da coluna lombar, Sacro, Crista liaca, Tber Isquitico, Nervo Citico.

6. Mobilidade dos Segmentos


Triagem para amplitude de movimento: Consiste em determinar onde e se necessria uma avaliao goniomtrica especfica; Se forem identificadas limitaes na amplitude de movimento articular, dever ser realizado um teste goniomtrico especfico para se obter um quadro das restries, estabilizao e registro das limitaes.

6.1 Mobilizao
Movimentos Ativos: Quantidade de movimento articular realizada por um indivduo sem qualquer auxlio. Objetivo: o examinador tem a informao exata sobre a capacidade, coordenao e fora muscular da amplitude de movimento do indivduo. Movimentos Passivos: Quantidade de movimento realizada pelo examinador sem o auxlio do indivduo. A ADM passiva fornece ao fisioterapeuta a informao exata sobre a integridade das superfcies articulares e a extensibilidade da cpsula articular, ligamentos e msculos (Levangie & Norkin, 1997).

6.2 Movimento Ativo


O fisioterapeuta deve observar: Quando e onde, durante cada um dos movimentos, ocorre o incio de dor; Se o movimento aumenta a intensidade e a qualidade da dor; A quantidade de restrio observvel; O padro de movimento; O ritmo e a qualidade do movimento; O movimento das articulaes associadas; Qualquer limitao e sua natureza.

6.3 Movimento Passivo


O fisioterapeuta deve observar: Quando e onde, durante cada um dos movimentos, ocorre o incio de dor; Se o movimento aumenta a intensidade e a qualidade da dor; O padro de limitao do movimento; A sensao final do movimento;

O movimento das articulaes associadas; A amplitude de movimento disponvel.

6.4 Mobilidade lombo-plvica

7. Goniometria
Mtodo para medir os ngulos articulares do corpo; utilizado pelos fisioterapeutas para quantificar a limitao dos ngulos articulares, decidir a interveno fisioteraputica mais adequada e, ainda documentar a eficcia da interveno.

7.1 Informaes dos dados goniomtricos


Determinar a presena ou no de disfuno; Estabelecer um diagnstico; Estabelecer os objetivos do tratamento; Direcionar a fabricao de rteses; Avaliar a melhora ou recuperao funcional; Modificar o tratamento; Realizar pesquisas que envolvam a recuperao de limitaes articulares

7.2 Amplitude Articular- Goniometria


7.2.1 Flexo da Coluna Lombar:
Ocorre no plano sagital. Amplitude articular: 0-95 (Marques,2003) e 0-40/60 (Magee, 2002).

Precaues
Evitar a flexo dos joelhos.

7.2.2 Extenso da Coluna Lombar :


Ocorre no plano sagital. Amplitude articular: 0-35 (Marques, 2003) e 0-20/35 (Magee, 2002).

Precaues
Evitar a hiperextenso dos joelhos.

7.2.3 Flexo Lateral da Coluna Lombar:


Ocorre no plano frontal. Amplitude articular: 0-40 (Marques, 2003), 0-15/20 (Magee, 2002).

Precaues
Evitar a flexo, extenso e rotao de tronco; Evitar a inclinao lateral da pelve.

7.2.4 Rotao da Coluna Lombar:


Ocorre no plano transversal. Amplitude articular: 0-35 (Marques, 2003), 0-3/18 (Magee, 2002).

Precaues
Evitar a rotao da coluna cervical; Evitar a rotao plvica; Evitar a flexo, a extenso e a flexo lateral do tronco.

8. Movimentos do Jogo Articular


O teste para folga articular determina a integridade da cpsula; A folga articular deve ser sempre avaliada na posio destravada (decoaptao aberta) na qual a frouxido da cpsula e dos ligamentos maior e o contato sseo menor. Flexo; Extenso; Flexo lateral; Presso vertebral central pstero-anterior; Presso vertebral unilateral pstero-anterior; Presso vertebral transversa.

9. Princpios dos Testes de comprimento muscular


A finalidade da avaliao do comprimento muscular (flexibilidade) consiste em determinar se a ADM que ocorre em uma articulao limitada ou excessiva em virtude das estruturas articulares intrnsecas ou dos msculos que cruzam as articulaes;

9.1 Testes de comprimento muscular


Extensores lombares (msculo eretor da espinha, transverso-espinal e quadrado do lombo).

10. Testes Musculares Manuais


Parte integrante do exame fsico, fornecendo informaes teis no diagnstico diferencial, prognstico e tratamento de patologias musculoesquelticas e neuromusculares; A avaliao da fora muscular manual deve ocorrer quando forem descartadas outras limitaes articulares ou musculares (encurtamentos) impedindo ou dificultando o movimento. Flexo: Psoas Maior, Reto do abdome, Oblquo externo do abdome, Oblquo interno do abdome, Transverso do abdome; Extenso: Grande Dorsal, Eretor da espinha, Tranverso-espinal, interespinais, Quadrado do lombo; Flexo Lateral: Grande Dorsal, Eretor da espinha, Tranverso-espinal, Intertransversrios, Quadrado do lombo, Psoas Maior, Oblquo externo do abdome.

11. Avaliao Funcional


A leso da coluna lombar pode afetar amplamente a capacidade funcional; Tabelas de escores numricos podem ser utilizadas para determinar o grau de dor causado po patologia ou incapacidade da coluna lombar; ndice de Incapacidade de Oswestry (Physiotherapy 66:271-273, 1980); Teste de Triagem de 10 min. de Hendler para pacientes com lombalgia crnica (Psychosomatics 20: 806-808, 1979); Lehman e col. Graduao de disfuno lombar (Spine 8:309, 1983).

11.1 Atividade e Porcentagem de Aumento na Presso Discal em L3


Tossindo ou fazendo fora: 5 a 35%; Andando: 15%; Flexo Lateral: 25%; Pequenos saltos: 40%; Flexo para a frente: 150%; Rotao: 20%; Levantando um peso de 20kg com as costas retas e os joelhos dobrados: 73%; Levantando um peso de 20kg com as costas flexionadas e os joelhos retos: 169%.

12. Testes Clnicos Especiais


Testes para disfuno neurolgica (testes neurodinmicos): Teste de elevao da perna reta; Teste de derrear-se. Discrepncia no comprimento dos membros inferiores.

12.1 Teste para Disfuno Articular


Teste de Schober.

14. Caso Clnico


Um metalrgico de 56 anos queixa-se de lombalgia que foi produzida quando ele escorregou sobre gelo e rodou o seu tronco enquanto evitava cair. A leso ocorreu 2 dias atrs, e ele tem dor citica a direita. Radiografias mostram um pouco de artrose em L4-L5 e L5-S1 com ligeiro estreitamento do disco L5. Ele tem dificuldade para flexionar-se. Descreva o seu plano de avaliao para este paciente.

Referncias Bibliogrficas
1. Marques AP. ngulos articulares da coluna vertebral. In: Manual de Goniometria. 2 ed. So Paulo: Manole; 2003, p.49-57. 2. Magee DJ. Coluna Lombar In: Magee, DJ, editor. Disfuno Musculoesqueltica. 3 ed. So Paulo: Manole; 2002. p.377-449. 3. Palmer, LM.; Epler, ME. Coluna Toracolombar: In: Palmer, LM.; Epler, ME. Fundamentos das Tcnicas de Avaliao Musculoesqueltica. 2 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000. p.213241. 4. Hoppenfeld, S. Exame da Coluna Lombar. Propedutica Ortopdica. Coluna e Extremidades. Rio de Janeiro: Atheneu, 1987. Pp.249-276. 5. Gardner E, Gray DJ, ORahilly R. Anatomia. Estudo Regional do Corpo Humano. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988. 6. Sobotta, J. Atlas de Anatomia. 20ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1993.

You might also like