You are on page 1of 7

Avaliaes dia a dia

08/10/2012 Alunos presentes (6): Carlos, Cludio, Cristian, Gabriel, Jonathan e Samara. Alunos faltosos (7): Bruno, Emanuel, Ins, Jennifer, Juliano, Pablo e Thailor. Durante a aula com datashow, os alunos quase no falaram, no mostraram seu ponto de vista por mais que eu tentasse. Apenas disseram que era legal. Ouviram a contao de histria com ateno. Na produo de texto sobre a vida escolar demonstraram no ter noo de pargafo, frase e texto. Ocorre muitos erros de ortografia. No seguem lgicas. Posteriormente, farei um parecer para cada aluno, orientada pela professora titular, que disse que eles esto neste nvel mesmo. Na explicao e construo de conceitos de nmeros e fraes decimais no apresentaram dificuldades, devido a este contedo j ter sido trabalhado pela professora titular. De forma geral, apresentam certo interesse permeado de desmotivao para tudo. Respeitam professores e funcionrios, mas precisamos estar sempre cobrando que eles se respeitem entre si.

09/10/2012 Devido chuva, apenas uma aluna compareceu aula como a Jennifer no tinha vindo ontem, passei as atividades de produo de texto e de nmeros decimais, explicando e construindo conceitos. Aps, jogamos os joguinhos pedaggicos que levei. Ela participou com empenho, demonstrou ter aprendido bem os conceitos.

10/10/2012 Alunos presentes (6): Bruno, Carlos, Gabriel, Ins, Jennifer e Jonathan.

Alunos faltosos (8): Cludio, Cristian, Emanuel, Juliano, Pablo, Samara e Thailor. Hoje est chovendo e samos as 10h, no tivemos recreio. Apresentaram dificuldades na interpretao de exerccios, mas com explicao e ajuda dos colegas e minhas, todos conseguiram fazer. Ficaram supermotivados na informtica, mesmo no tendo internet. S viram os slides mesmo, e discutiram sobre o tempo todo, ajudando uns aos outros. Contudo, relacionam-se entre si de forma inadequada e desrespeitosa e necessrio intervir a todo instante. 11/10/2012 Alunos presentes (10): Carlos, Cludio, Cristian, Emanuel, Gabriel, Ins, Jennifer, Jonathan, Juliano e Samara. Alunos faltosos (3): Bruno, Pablo, Thailor Propus a leitura individual dos textos, tive que pedir vrias vezes para que eles lessem. Ao final, fiz um vocabulrio junto com eles e li o texto em voz alta, conseguindo chamar a ateno da turma. Discutimos o texto, eles acharam engraado. Ao propor a criao dos textos os alunos pediram que fossem os dois em um s. Muitos no quiseram fazer. Expliquei muitas vezes porque estvamos falando sobre a histria de cada um, questionava se aquilo no lhes era interessante. Eles sempre diziam que era legal, mas que estavam com preguia. Muitos no fizeram, apesar de eu ter insistido bastante. Hoje tive visita da professora supervisora Paula, no momento em que as crianas estavam comeando os autorretratos. Enquanto eu montava o varal, os alunos se aglomeraram na minha volta vendo o comentando as fotos e obras, liam um pouco do que dizia ali. Comecei a atividade explicando sobre a vida de cada artista e mostrando as fotos e obras de arte. Cometi o erro de colocar uma letra a mais no nome da artista Anita Mal(a)fati. Os alunos se esforaram pouco, fizeram desenhos bastante infantilizados. Foi difcil manter o domnio da turma.

Os alunos fizeram, sob minha orientao, cartes para a professora titular, pelo dia do professor. Tambm fizemos uma atividade extra, a produo de um cartaz sobre direitos e deveres das crianas, sugerida pela professora titular. Ao final, chamamos a professora titular com a desculpa de mostrar os trabalhos, a surpreendemos com os cartes e uma lembrancinha. Ao mesmo tempo, tinha combinado com ela de que quando eu a chamasse, ela trouxesse consigo a minha sacola, onde estavam as lembrancinhas dos alunos. Os alunos adoraram a surpresa. Mostramos os cartazes para a professora Mara Rbia. Os alunos ficam muito mais agitados com a presena da supervisora. Temos que considerar que hoje tive o primeiro contato com Apenas alguns deles alcanaram os objetivos.

16/10/2012 Alunos presentes (12): Bruno, Carlos, Cludio, Cristian, Enanuel, Gabriel, Ins, Jennifer, Jonathan, Juliano, Samara e Thailor. Alunos faltosos (1): Pablo Hoje tive o primeiro contato com o Juliano e o Thailor, alm do maior pblico at aqui: 12 alunos! Alm disso, em razo do feriado muitos alunos nem lembravam o que estvamos fazendo, tive de reexplicar tudo novamente: por que trabalhar identidade, qual a importncia de cada um se conhecer e se respeitar, acreditar em si mesmo... Nos problemas apresentaram dificuldades tanto na interpretao quanto nas operaes. Eles ajudaram uns aos outros, mas precisei explicar problema por problema, sendo que era um problema diferente para cada um. A ideia era cada aluno fazer dois problemas, alguns at fizeram, mas a maioria s fez um. Muito cansativo para mim, mas para os alunos at foi tranquilo, inclusive tendo eles se mantido motivados, o que bem raro.

Na educao fsica, levei os alunos para a quadra, l propus que ficssemos apenas na quadra de cima, como conhecida. Disse aos alunos que estvamos trabalhando sobre identidade, e uma forma de firm-la relembrar a infncia, que j tnhamos conversado, escrito, pintado... Agora era hora de relembrar as nossas vivncias corporais. Vamos desenvolver brincadeiras que vocs devem conhecer. Mesmo eu tendo demonstrado uma grande empolgao, a maioria dos alunos no quis participar da atividade. Ento, tendo dois ou trs querendo participar, reuni novamente a turma, estavam dispersos, sentados ou andando pelo ptio. Eles argumentavam que nunca brincaram na Educao Fsica, e que era bom ter um tempo livre ali na escola. Ento, fiz uma fala quase sentimentalista, dizendo que no teria como desenvolver aquela atividade planejada, estudada, e que isso atrapalharia aquele projeto que eu tinha planejado com tanto carinho, anos de preparao... Mas que eu estava desistindo daquela atividade. Me distanciei dos alunos, deixando-os livres na quadra. No mesmo momento, os alunos se organizaram para desenvolver a brincadeira e vieram para a minha volta. Apenas dois no quiseram participar. Ento, fiz o momento inicial, com a brincadeira gua e gelo, o desenvolvimento com esconde-esconde e a finalizao com a corrente humana. Ao final, os alunos disseram ter gostado de relembrar as brincadeiras e conhecer uma nova a corrente humana foi novidade para todos eles. Tambm foi muito desgastante. Na volta do recreio, comecei a aula sobre sistema digestrio, mas como a professora tambm j tinha dado este contedo, no tiveram dificuldades. Em meio a isso tivemos a visita da professora Elaine. Como tivemos tempo de sobra ao final da aula, fizemos a lista de brincadeiras, que teria sido pedida como tarefa para casa caso tivssemos conseguido realizar a aua de educao fsica semana passada. 17/10/2012 Alunos presentes (7): Carlos, Cludio, Cristian, Emanuel, Gabriel, Ins e Jennifer.

Alunos faltosos (8): Bruno, Jonathan, Juliano, Pablo, Samara e Thailor. Comeamos a aula criando listas, foi bem tranquilo e eles escreveram bastante. Depois discutimos a pirmide alimentar e os alunos no participaram muito, por mais que eu ficasse insistindo. Tiveram um pouco de dificuldade na interpretao do texto, s entenderam na discusso. Criei 4 questes para ajud-los a entender. Achei que no ia dar tempo de terminar a salada de fruta, e foi bem apertado mesmo, mas deu tempo de terminarmos de fazer (alguns no quiseram participar), comer e conversar rapidamente sobre.

18/10/2012 Alunos presentes (11): Bruno, Carlos, Cludio, Cristian, Emanuel, Gabriel, Ins, Jennifer, Jonathan, Juliano e Thailor. Alunos faltosos (2): Pablo e Samara Hoje os alunos estiveram demasiadamente agitados, brigaram o tempo todo, at por lugar onde queriam sentar. Alguns alunos que vieram a poucas aulas anteriores vieram hoje, e por mais que eu tente retomar o que foi dado, eles no se interessam e acabam ficando perdido. Na montagem do cartaz com os verbos, gostavam de estar participando, mas no respeitavam o tempo dos colegas participarem. Foi cansativo fazer com que eles entendessem que tinham que respeitar a participao de cada um. Eles tambm j tinham aprendido estes contedos, foi um trabalho fcil neste sentido. Montamos o texto coletivo sem maiores dificuldades, eles copiaram sem reclamar. Na atividade Observando meu corpo e meu jeito de ser, recebemos a visita da professora supervisora Simone. Alguns alunos desenvolveram a atividade com empenho, mas outros estavam mais empenhados em provocar os colegas, outros ainda, no entendiam por que estavam falando de si, pois no

participaram das atividades. At mesmo quem estava interessado em fazer acabou mudando de ideia... Foi difcil, precisei tirar um aluno da sala. Depois tnhamos atividades de educao fsica a serem feitas dentro da sala. Como eu j tinha visto que era uma super dificuldade encaminhar brincadeiras por que eles se sentiam infantilizados, fiz s uma das atividades planejadas a da mmica. No comeo resistiram, mas depois acharam muito legal. Uma aluna desabafa que no entende por que tem que aprender as mesmas coisas das crianas do quinto ano e eu a explico que se ela est no quinto ano, para aprender o que precisa para passar para o sexto, e que est tendo a oportunidade de aprender de um jeito diferente e divertido e que isso no precisa ser criana para brincar, citei at o exemplo do TPE. No discurso, fui firme, mas meu pensamento no esquece a inquietao dela. Achei que ia sobrar muito tempo, mas ao final da atividade, fomos combinar como seria a confraternizao de amanh, quem levaria o que, foi bem complicado, mas confesso que fiquei feliz em ver os alunos discutirem todos para que uma coisa acontecesse. No final, mal deu tempo de combinar tudo, samos juntos at a rua para acertar os ltimos detalhes. 16/10/2012 Alunos presentes (7): Carlos, Cludio, Cristian, Gabriel, Ins, Jonathan e Thailor. Alunos faltosos (6): Bruno, Emanuel, Jennifer, Juliano, Pablo e Samara. Conclumos a montagem e personalizao dos livros, e esperamos algum tempo at sermos chamados para a exposio da Helena. Demorou mais do que eu previa. Fomos exposio, os meus alunos se comportaram muito bem. Foi bem rpida, eu tinha imaginado que demandaria mais tempo. Ento, levei meus alunos para a sala onde eu ia propor a escrita de um texto coletivo sobre o projeto, mas antes que eu fizesse isso eles reclamaram que no tinha ido para o ptio nessas duas semanas de projeto. Eu disse que tnhamos ido para a Educao

Fsica, e eles disseram que estavam acostumados a terem duas vezes por semana um tempo para ficarem ali, sem cobranas. Achei o argumento razovel e conversei com o pessoal da escola para ver se podia lev-los para o ptio. Com a permisso, fomos para o ptio, onde conversamos sobre o que se passou nessas duas semanas, tiramos fotos e combinamos que quando tiver a festinha no final do ano deles, vo me convidar. E eu me comprometi em ir. Aps o recreio realizamos a nossa confraternizao, que ocorreu muito bem, vrios alunos levaram alimentos para compartilhar com os colegas, convidamos funcionrios da escola e a professora titular. A professora titular vai avaliar os livros, com dois pontos! Achei o mximo! Os alunos reconheceram, com suas palavras, que a construo do mesmo foi muito significativa. Ao final da festa entreguei as lembrancinhas aos alunos e deixei os livros e lembrancinhas de quem no tinha ido no armrio para que a professora titular entregasse. Apesar das dificuldades, acredito que realizei um bom trabalho, que propiciei aos alunos um reconhecimento deles mesmos. Tive muitos fatores que me atrapalharam, mas acredito ter feito o melhor.

You might also like