You are on page 1of 10

qwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwert yuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopa sdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghj klzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxc Literatura Portuguesa II vbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmq Um Auto de Gil Vicente wertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwerty uiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopas dfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjkl zxcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvb nmqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqw

ertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdf ghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz xcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmrtyui opasdfghjklzxcvbnmqwertyuiopasdf ghjklzxcvbnmqwertyuiopasdfghjklz xcvbnmqwertyuiopasdfghjklzxcvbn mqwertyuiopasdfghjklzxcvbnmqwe rtyuiopasdfghjklzxcvbnmqwertyuio
de Almeida Garrett 2012-2013

Literatura Portuguesa II

Paula Cruz

Literatura Portuguesa II

Maria J. G. Lello, in Gigantes da Literatura Universal Garrett.

Paula Cruz

Literatura Portuguesa II

Um Auto de Gil Vicente, de Almeida Garrett (1838)


1. Reforma do teatro nacional A revoluo de setembro de 1836 colocou no poder S da Bandeira e Passos Manuel, ambos admiradores e amigos pessoais de Garrett. Pensaram os hbeis polticos em reorganizar o teatro nacional, quase sem vida desde o tempo de Gil Vicente. Criaram a Inspeo Geral dos Teatros, nomeando primeiro inspetor Almeida Garrett. Investido no cargo, tratou logo o eminente escritor de estudar as causas da decadncia do teatro em Portugal e de o ressuscitar em seguida. 2. Decadncia e reorganizao do teatro nacional, segundo o prefcio de Um Auto de Gil Vicente a) Causas da decadncia.No prefcio do drama Um Auto de Gil Vicente, indica Garrett as causas que contriburam para a decadncia do teatro nacional. A primeira e mais importante foi a falta de gosto no pblico. No havendo poder de compra, ningum se arrisca a fabricar artigos. A ao dos governantes que criou este estado de coisas, o que prova com meia dzia de factos: 1. D. Sebastio, que s sabia brigar e rezar, cortou a planta logo nascena, desprezando as representaes teatrais; 2. D. Joo IV tinha certa inclinao para a arte, mas no passou de msico de igreja; 3. os filhos desse monarca no tinham gosto por coisa nenhuma; D. Joo V, mecenas das Letras e Artes, s apreciava os grandes livros in folio das Academias; 4. no tempo de D. Jos, acabaram de estragar o gosto do pblico com a pera e, alm disso, mataram o Judeu; 5. no reinado de D. Maria I, as mulheres estavam proibidas de pisar o palco; 6. embora depois as Academias tenham estabelecido prmios para os bons autores dramticos, s se traduziram peas de Racine, Voltaire, Crebillon e Arnaud. b) O trabalho que se imps Garrett. Depois de ter analisado bem estas causas da decadncia do teatro, expe Almeida Garrett o que pretende fazer para melhorar o gosto do pblico e reorganizar a arte dramtica. O seu programa est patente numa carta que escreveu a D. Maria II. Como no v casas de espetculos decentes (o teatro do Salitre e o da rua dos Condes so imprprios), nem atores, nem dramas (as obras de Gil Vicente e as peras do Judeu so obsoletas), prope Soberana que se crie um edifcio condigno para as representaes; que se funde uma escola dramtica; que se escrevam dramas romnticos, as nicas peas capazes de interessar o pblico do sculo XIX. Fez-se o drama, criou-se o Conservatrio e levantou-se o Teatro de D. Maria II. No se pode dizer que fosse improfcuo o trabalho de Garrett. Teoria do drama romntico
A esttica ao drama romntico, tal qual a concebeu Garrett, pe em confronto as normas clssicas e as romnticas:

Teatro clssico
1. Absoluta separao do trgico e do cmico. 2. Linguagem seleta e majestosa, sobretudo na tragdia. 3. As personagens so figuras de psicologia geral e abstrata. 4. Exigem-se as unidades de ao, tempo e lugar.

Teatro romntico
1. Incluso do sublime e do grotesco na mesma obra. 2. Frases conformes ndole dos protagonistas, alheias a preconceitos e a preocupaes com o sublime. 3. As personagens devem ser tipos individualizados, revivendo nas cenas a verdade dramtica da vida comum. 4. A mesma ao desenvolvida num s dia e num mesmo lugar no convm agitao passional que fermenta no Romantismo. S a unidade de ao se admitir no teatro romntico.

Paula Cruz

Literatura Portuguesa II
No esqueamos que o drama a luta entre personagens, ou luta dentro da mesma personagem luta cujo desfecho incerto traz suspensa a curiosidade e a simpatia do espectador. Na tragdia no h tanto a luta como a expectativa terrfica de um desfecho que se aproxima a passos fatais, e contra o qual no vale astcia humana, como diria Cames. (A. J. Saraiva, Para a Histria da Cultura em
Portugal, II, Lisboa, 1961, pg. 35).

Assim, enquanto os protagonistas da tragdia, por mais que esbracejem, nos surgem impotentes para evitar o desencadear da desgraa, os protagonistas do drama, pelo esforo, inteligncia ou manha, podem mudar o curso dos acontecimentos, levando a ao, se calhar, a terminar em apoteose.

Contexto histrico-cultural Obra com o objetivo de criar ou restaurar um teatro nacional, reatando a tradio vicentina, assenta no auto de Gil Vicente Cortes de Jpiter, aparecendo assim uma pea dentro de outra pea. Ao/intriga Constri-se volta da representao das Cortes de Jpiter comemorativa do casamento da Infanta D. Beatriz com Carlos de Saboia. A partir dessa tragicomdia - Cortes de Jpiter -, Garrett d corpo ao conflito sentimental de Bernardim Ribeiro e da princesa e ao amor silencioso, mas no correspondido, de Paula Vicente pelo poeta. Personagens Alm das personagens antes referidas, destacam-se, de entre as muitas outras, Garcia de Resende, Gil Vicente e o rei D. Manuel que aparecem para evocar um passado de grandezas, embora a pea deva considerar-se pouco movimentada. Alm disso, as personagens e os seus problemas no constituem mais do que motivos decorativos de um espetculo exterior. Na existncia de algumas personagens, mistura-se o cmico e o grotesco (Bernardim no papel de Joana Taco e Pero Sfio) e o trgico e o sublime (Bernardim e D. Beatriz). Estrutura A obra divide-se em trs atos e cada ato em cenas. Tem, como fio condutor, um assunto nacional de uma poca grandiosa reforado com a apresentao de personagens verdadeiramente relevantes. Enquadramento esttico-literrio Definem Um Auto de Gil Vicente como um drama romntico: - a falta de unidade de tempo e de lugar; - um historicismo pretensamente espetacular; - o sentido crtico pessoal na fala de Paula a propsito do pai e de D. Beatriz; - D. Beatriz casa com o pensamento noutro homem como acontece no Frei Lus de Sousa, - Bernardim, no ousado encontro do galeo, reflete a psicologia do Carlos das Viagens na Minha Terra: - Oh Beatriz, eu sou um monstro, eu no te mereo.', - o subjetivismo disseminado pelas vrias cenas; - o sentimentalismo de muitas personagens. Cortes de Jpiter, Auto de Gil Vicente, de 1521, representado ao rei D. Manuel aquando da partida da infanta D. Beatriz, duquesa de Saboia, que se iria junta ao seu novo marido. Personagens: Providncia, Jpiter, Quatro Ventos, Mar, Sol, Lua, Vnus, Marte e uma Moura Encantada. Argumento: Esta comdia, que conjuga canes e dana com dilogos, desenvolve o tema da viagem de D. Beatriz. Aps o discurso da Providncia, Jpiter, rei dos elementos, convoca as cortes e concerta planetas e signos para favorecerem a viagem. J reunidos, os deuses decidem proteger a frota que conduzir D. Beatriz ao seu novo pas. Os habitantes de Lisboa e os membros da corte transformam-se em peixes que escoltam os navios at ao alto mar. Marte exalta a F de Portugal aquando da entrada da frota no Mediterrneo, parcialmente dominado pelos mouros.

Paula Cruz

Literatura Portuguesa II

UM AUTO DE GIL VICENTE Apreenso Global da Obra


ATO I CENA I

1. Indique o espao onde se desenrola este ato. 2. Pero Sfio alude a umas vodas reais. Identifique as personagens que se vo casar.
6

CENAII

3. Nesta cena h a sugesto de amores contrariados. Identifique-os.

CENA III

4. Pero Sfio alude: a urna obra de Bernardim Ribeiro; a uma personagem dessa obra. 4.1 Identifique-as. 5. Refira a expresso que Bernardim Ribeiro utiliza para criticar a corte. 6. Bernardim Ribeiro define a amizade e o amor. Indique a expresso do texto referente a essa caracterizao. 7. Aponte a obra de Gil Vicente referida por Pero Sfio e que serve de base a esta obra de Garrett. 8. Indique a hora prevista para a representao do Auto. 9. Refira o nome do rei que governava na altura.

CENA IV CENA V

10. Indique qual a opinio de Pero Sfio acerca dos embaixadores italianos. 11. D. Manuel I no concordava com o Tribunal da Inquisio. Refira urna expresso do texto que ilustre esta afirmao. 12. Aponte caractersticas da Infanta D. Beatriz referidas por Chatel.

CENAVI

13. D. Manuel I faz referncia a dois poetas. Indique-os. 14. Refira as obras escritas por Gil Vicente mencionadas nesta cena.

CENA VII CENA VIII ATO II CENA I

15. Explique o desejo manifestado por D. Beatriz ao Bispo de Targa. 16. Refira o estado de esprito da Infanta D. Beatriz.

17. Indique o espao onde se desenrola o Ato II. 18. Identifique uma figura de estilo presente na primeira fala de Paula Vicente. 19. Refira a opinio que Paula Vicente tem da corte. 20. Aponte: 20.1 A viso que Paula Vicente tem das produes poticas de seu pai;

Paula Cruz

Literatura Portuguesa II

20.2 A viso que os cortesos tem de Gil Vicente. 21. Que duas almas to semelhantes e to diversas. Identifique as personagens a que se refere esta afirmao.

CENAII

22. Explique o trocadilho existente na segunda fala de Gil Vicente. 23. Nesta cena, Gil Vicente manifesta-se muito preocupado com a representao do Auto. Justifique esta afirmao com frases do texto.

CENA III

24. E elas existem para a. Comente a afirmao de Paula Vicente. 25. Indique os elementos caracterizadores de Paula Vicente enquanto Providncia. 26. Refira os sentimentos que Paula Vicente evidencia nesta cena.

CENA IV

27. Explique a proposta que Bernardim Ribeiro faz a Gil Vicente e o objetivo da mesma.

CENAV CENAVI CENA VII

28. Indique a atitude manifestada por Paula Vicente durante o ensaio geral do Auto. 29. Refira o espao da corte onde representado o Auto. 30. Esta cena apresenta-nos a temtica dos arnores contrariados. Indique as expresses do texto que os evidenciam.

CENA VIII CENA IX

31. Explicite numa frase a ideia contida nesta cena. 32. Explique o estado de alma de Bernardim Ribeiro nesta cena.

CENA X

33. Refira a opinio de D. Manuel I relativamente ao Auto que est a ser representado, utilizando expresses do texto. 34. Identifique o papel que Bernardim Ribeiro teve na corte e como o representou. 35. Alm das representaes dos autos, indique os outros divertimentos que havia na corte.

CENA XI

CENA XII ATO III CENA I

36. A perspiccia de Chatel mais urna vez evidenciada nesta cena. Indique urna frase do texto elucidativa desta caracterstica.

37. Indique o espao onde se desenrola este Ato. 38. Refira os motivos pelos quais Garcia de Resende elogia D. Joo II. 39. Explique o sentido da frase: O feliz reinado do Senhor Dom Manuel o tempo da colheita.

Paula Cruz

Literatura Portuguesa II

CENA II

40. Indique os monumentos referidos por D. Manuel I. 41. Aponte dois adjetivos que caracterizam os sentimentos de despedida entre pai e filha.

CENA III

42. Indique as formas de imperativo presentes nesta cena. 43. Indique o sinnimo da expresso: levantarmos ferro.
8

CENA IV

44. Refira o sentido conotativo da expresso: temos grande tormenta antes de comear a viagem. 45. Indique o objeto que D. Beatriz pede a Ins de Melo. 46. Explique a relao que D. Beatriz estabelece entre os seus amores e os amores focados por Bernardim Ribeiro no livro Saudades. 47. Identifique o nome do autor do livro que est no cofre.

CENA V CENAVI

CENA VII CENA VIII

48. Indique os sentimentos de D. Beatriz por Chatel. 49. Refira o segredo que Chatel quer desvendar. 50. Aponte os interesses que esto subjacentes ao conhecimento desse segredo.

CENA IX

51. Retire do texto elementos que mostrem a galanteria de Chatel. 52. Indique o estratagema utilizado por Paula Vicente para confundir as suspeitas de Chatel.

CENAX

53. Explique o motivo que levou a infanta D. Beatriz a chamar ao seu camarim Paula Vicente.

CENAXI

54. Refira elementos caracteriolgicos de D. Beatriz mediante a perspetiva de Paula Vicente. 55. Mas aquele infeliz que no tem outra gloria... que esse funesto amor que o mata. Identifique a personagem a que Paula Vicente se refere. 56. Identifique a personagem que Paula Vicente ama. 57. Explique o motivo que leva Paula Vicente a ter cimes de D. Beatriz e a consider-la como rival.

CENA XII CENA XIII CENA LTIMA

58. Aponte algumas confidncias de D. Beatriz a Paula Vicente. 59. D. Beatriz considerada por Bernardim Ribeiro como mulher-anjo. Faa levantamentos textuais que comprovem esta afirmao. 60. Refira as expresses que mostram a veemncia de sentimentos.

Paula Cruz

Literatura Portuguesa II

UM AUTO DE GIL VICENTE, de Almeida Garrett


ACTO I

ACTO II

Este Acto desenrola-se no largo dos Paos de Sintra. esquerda, o palcio real; direita e no fundo, montes e arvoredos. Inicia-se o crepsculo da madrugada. Pro Sfio alude a umas vodas reais: casamento da infanta D. Beatriz com o duque de Sabia. Existem amores contrariados Bernardim Ribeiro/Infanta D. Beatriz; Pro Sfio/Paula Vicente. Pro Sfio faz referncia a obra Menina e Moa ou Saudades, de Bernardim Ribeiro, e a uma personagem, Bimnardel ou Narbindel, desse mesmo livro. Alude tambm a pea vicentina Cortes de Jpiter, que serve de base a esta obra de Garrett. Pro Sfio caracteriza ironicamente os embaixadores italianos Chatel um refinado sonso de italiano; o Baro de Saint-Germain todo galante e corteso, e o doutor Passario todo grave como um Brtolo. Bernardim Ribeiro critica a corte utilizando as seguintes expresses: vossas comdias, que assim trazem embelecada esta corte de comediantes, que de mais no cuidam. Bernardim Ribeiro, de forma sentenciosa, tenta definir a amizade e o amor: a amizade um trfico e o prprio amor, o mais nobre. o mais sublime afecto humano, mercadoria que se vende e troca pelas vis e mesquinhas convenincias da terra. Chatel caracteriza D. Beatriz atravs das seguintes expresses: muito moa; tem um cabedal de instruo; folga com livros de cavalarias e cancioneiros. D. Beatriz manifesta, ao Bispo de Targa, o desejo de ficar s com Paula Vicente, a fim de lhe confidenciar os seus amores infelizes. A Infanta D. Beatriz sente-se triste, angustiada, desesperada e revoltada devido ao amorpaixo que sente. O Acto II desenrola-se nos Paos da Ribeira: Gtico florido inclinando fortemente a Renascena. Tochas e placas com luzes. Para Paula Vicente, na corte, Tudo representar e fingir. As produes poticas de seu pai so sublimes criaes do seu engenho; graciosas pinturas do seu estilo. Os que na corte assistem s representaes das peas de Gil Vicente caracterizam-no como comediante; jogral; chocarreiro. Paula Vicente, ao proferir a expresso Que duas almas to semelhantes e to diversas, pretende comparar Gil Vicente com Bernardim Ribeiro. Gil Vicente utiliza um trocadilho (Judia nome; judias forma verbal. O jogo de palavras significa que Joana do Taco, que vai fazer o papel de moura, judia de origem, pratica diabruras, incomodando e preocupando Gil Vicente. Gil Vicente manifesta-se muito apreensivo com a representao do Auto: Pois a esta hora, ns j vestidos, a corte al junta toda; H uma hora que quero comear o ensaio geral e sempre isto; Tenho c uma coisa que me diz, uma coisa que me agoura mal deste auto da infanta. Paula Vicente refere-se, de forma sarcstica, s duquesas e condessas (E elas existem para a) pois pensa que, apesar de pertencerem a uma elevada hierarquia social, no so superiores a ela: Que so elas mais que eu? Paula Vicente, enquanto Providncia, apresenta os seguintes elementos caracterizadores: Ceptro na mo, coroa na cabea, tnica roagante, cauda sobraada, Paula Vicente evidencia sentimentos de enfado, inveja, ingratido, ironia e revolta. Bernardim Ribeiro faz a seguinte proposta a Gil Vicente: No ver o Auto que eu quero, entrar nele. Peo-vos um papel no vosso auto; Quero um papel com mscara. o objectivo desta proposta ter uma oportunidade de estar junto da infanta sem ser

Paula Cruz

Literatura Portuguesa II

ACTO III

reconhecido pela corte. Durante o ensaio geral do Auto, Paula Vicente adopta uma atitude irnica e crtica. O Auto representado na corte, na sala de dossel. No Auto est presente a temtica dos amores contrariados: Que me importa amanh? Eu vivo para hoje, vivo para esta hora. Que me d a mim que acabe o mundo depois!; E ela? No viste se ...? No pareceu sentir?... No observaste?...; e dos amores desencontrados: Pro Sfio ama Paula Vicente; Paula Vicente ama Bernardim Ribeiro. Para D. Manuel I, o Auto que est a ser representado Gentil romance! E bem cantado. Bernardim Ribeiro, na corte, teve o papel de moura e representou-o improvisando versos com a emoo e amor que estava a sentir pela infanta. Chatel evidencia a sua perspiccia: Aqui h mistrio! E eu hei-de descobri-lo!. O Acto III desenrola-se na Recmara do Galeo de Santa Catarina. Garcia de Resende elogia D. Joo II por ter sido o impulsionador da descoberta do caminho martimo para a ndia. Refere ainda que o rei D. Manuel I colheu os frutos semeados em reinados anteriores (no de D. Joo II) e usufruiu das riquezas provenientes da ndia. Chatel evidencia, mais uma vez, a sua perspiccia: Parece-me que ainda temos grande tormenta antes de comear a viagem. Estarei alerta. D. Beatriz pede a Ins de Melo o cofre onde se encontra o livro Saudades de Bernardim Ribeiro. O livro Saudades reflecte os amores contrariados de D. Beatriz e de Bernardim Ribeiro, e nele h a transposio para a fico de eventuais vivncias amorosas reais. D. Beatriz, adoptando uma atitude superior, sente desprezo por Chatel, importunando-se com a sua presena. Chatel quer revelar o segredo relativo a histria do Auto por interesses materiais: Basta que a duquesa saiba que eu sei o que ela no quer que se saiba: est feita a minha fortuna. Chatel galanteia Paula Vicente: Formosa e discreta Paula; Boca to formosa; O meu desejo servir-vos como mereceis; To bela. Para confundir as suspeitas de Chatel, Paula Vicente confessa-lhe que a personagem que fez de Moura era um homem que a amava a ela e que por loucos amores endoideceu. D. Beatriz chama ao seu camarim Paula Vicente, a fim de lhe confidenciar o seu sofrimento amoroso. Na perspectiva de Paula Vicente, D. Beatriz boa, inocente, tmida, desgraada por amores. Paula Vicente refere-se, deste modo, a Bernardim Ribeiro, a quem ama: Mas aquele infeliz que no tem outra glria... que esse funesto amor que o mata. Paula Vicente tem cimes de D. Beatriz, considerando-a como rival, porque Bernardim Ribeiro em vez de a amar a ela, ama a infanta D. Beatriz. D. Beatriz faz algumas confidncias a Paula Vicente: o seu desterro; a mgoa que sente; o choro do pai, rei D. Manuel I; a certeza do amor de Bernardim Ribeiro; o anel que Bernardim Ribeiro lhe restituiu. Bernardim Ribeiro considera D. Beatriz como uma Mulher-Anjo: Do Cu, Anjo do Cu que te manda a este baixo mundo. Bernardim Ribeiro, em desvario, despede-se de D. Beatriz: A flor dos meus anos murchou na tristeza e no desconsolo, arremessando-se ao mar: Que tomem tambm a minha vida. No momento da despedida D. Manuel I mostra, com veemncia, os sentimentos para com a filha:O ltimo adeus, minha filha, um abrao ainda!, Meu Deus, se eu matei a minha filha.

10

Paula Cruz

You might also like