You are on page 1of 3

Ambiente Interno

O ambiente interno o nvel de ambiente da organizao que esta dentro dela e normalmente tem implicao imediata e especfica na administrao da organizao. A anlise do ambiente interno tem por finalidade colocar em evidncia as deficincias e qualidades da empresa que est sendo analisada, ou seja, os pontos fortes e fracos da empresa devero ser determinados diante da sua atual posio produto-mercado. Essa anlise deve tomar como perspectiva para comparao as outras empresas do seu setor de atuao, sejam elas concorrentes diretas ou apenas concorrentes potenciais. o o Ponto forte: a diferenciao conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial (varivel controlvel). Ponto fraco: uma situao inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial (varivel controlvel).

Na realidade, alm dos pontos fortes e fracos da empresa, devem-se considerar tambm os pontos neutros que so aqueles que, em determinado momento ou situao, no esto sendo considerados nem como qualidades nem como deficincias da empresa. Como o planejamento um processo dinmico, estes pontos neutros vo sendo enquadrados como pontos fortes ou pontos fracos ao longo do tempo. A definio dos pontos neutros muito importante pelo seguinte fato: o O planejamento estratgico um sistema que considera a empresa como um todo. E como tal deve considerar todos os seus componentes e partes (subsistemas) visando formar o todo unitrio. Portanto, no se podem deixar partes de fora do sistema. E, as vezes temos dificuldade de saber se determinada varivel, componente ou item um ponto forte ou fraco da empresa.

fundamental para o sucesso da estratgia da empresa que a rea de atuao da empresa seja escolhida, considerando aquilo que ela melhor pode fazer, ou seja, a empresa deve ser "puxada pelas suas principais capacidades. Isso absolutamente, no quer dizer que a empresa deve abandonar atividades nas reas em que no est devidamente capacitada. No caso de a empresa ter de realizar atividades em que no haja pontos fortes, o reconhecimento desta fraqueza torna mais fcil o processo corretivo. Dentre os fatores que devemos levar em considerao para a definio do ambiente interno da empresa podemos citar os seguintes: o o o o o Aspectos organizacionais: rede de comunicao; estrutura da organizao; registro dos sucessos; hierarquia de objetivos, poltica, procedimentos e regras; habilidade da equipe administrativa. Aspectos do pessoal: relaes trabalhistas; prticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliao de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absentesmo. Aspectos de marketing: segmentao do mercado, estratgia do produto, estratgia de preo, estratgia de promoo, estratgia de distribuio. Aspectos de produo: layout das instalaes da fabrica; pesquisa e desenvolvimento; uso de tecnologia; aquisio de matria-prima; controle de estoques; uso de subcontratao. Aspectos financeiros: liquidez; lucratividade; atividades; oportunidades de investimento.

Anlise Poltica e Legal do Ambiente Externo


Voc est em: Home Mdulo II - Anlise da Situao Atual Blog article: Anlise Poltica e Legal do Ambiente Externo De acordo com Churchill (2000), uma organizao no funciona apenas de acordo com seu prprio conjunto de regras, ela deve servir aos seus clientes e atender s demandas governamentais, assim tambm atender a grupos de interesse especiais. As leis e regulamentao podem influenciar diversos aspectos de uma organizao, entre eles: embalagem do produto, poltica de preos, divulgao, relaes trabalhistas, entre outros. Essas limitaes legais devem ser vistas no s como uma limitao da empresa, mas ser tambm uma fonte de oportunidades, j que manter- se dentro das leis no s ajuda a evitar multas e processos, mas promove uma boa relao de confiana com os clientes. (CHURCHILL, 2000) No s a preocupao com a legislao vigente deve ser levada em considerao, mas tambm a relao da organizao com seus grupos de interesse. Associaes, sindicatos e outros grupos de representao de classes permitem que a empresa uma foras com outras organizaes (muitas vezes at suas concorrentes), para que possam lutar pelos direitos do seu setor de negcios, ou mesmo representar os interesses das partes nas votaes do congresso. O trabalho de lobby essencial para a aprovao (ou veto) de uma srie de novas leis que muitas vezes podem at ser benficas, mas que na maioria das vezes so prejudiciais s empresas, como foi o caso recente do Projeto Cidade Limpa, que ordenou a retirada dos outdoors de toda a cidade de So Paulo.

Anlise Tecnolgica do Ambiente Externo


Voc est em: Home Mdulo II - Anlise da Situao Atual Blog article: Anlise Tecnolgica do Ambiente Externo Para Churchill (2000), o conhecimento cientfico, a pesquisa, as invenes e as inovaes que resultem em bens e servios novos ou aperfeioados constituem o ambiente tecnolgico. Manter-se em compasso com os desenvolvimentos tecnolgicos mais importante ainda para as organizaes que lidam com clientes empresariais, pois estes podem depender de inovaes tecnolgicas para manter-se vivos em mercados altamente competitivos. De acordo com Churchill (2000), h poucos anos atrs, julgava-se que o futuro da supervia de informaes seria a televiso interativa, mas desde o incio da dcada de 90 que os consumidores decidiram que poderiam obter mais por seu dinheiro utilizando um computador. Muitos destes consumidores esto se conectando Internet, a rede mundial de computadores, que rene rgos do governo, universidades, empresas e provedores de acesso, todos interligados. Uma rede que nasceu nas universidades norte-americanas, hoje acessada por mais de 1.2 bilhes de usurios, cerca de 19% da populao mundial (WORLD INTERNET USAGE STATISTICS, 2007) em todo o mundo.

You might also like