You are on page 1of 13

1

ARBORIZAO URBANA: IMPORTNCIA DAS ESPCIES ADEQUADAS


Suiana Cristina Pagliari1, Elisangela Bini Dorigon.

RESUMO Este estudo objetivou analisar a arborizao urbana do municpio de Lajeado Grande SC observando-se sua adequao e seus possveis prejuzos e benefcios a populao. Os dados foram levantados atravs de avaliao em loco, nas 10 ruas urbanas, onde a amostragem foi aleatria. O procedimento ocorreu no primeiro semestre. Foi aferido altura total, DAP (Dimetro da altura do peito), estado fisiolgicos das plantas. Para o estudo foram aferidos 279 indivduos, distribudos em 10 famlias botnicas e 11 espcies, das quais 36% so exticas flora brasileira. As espcies mais freqentes foram Schinus molle L. (AroeiraSalsa), Nectandra megapotamica (Spreng.) Mez (Canela-imbuia). Os principais problemas verificados foram conflitos entre vegetao e a rede eltrica e da telefnica, afloramento de caladas, manuteno realizada de forma inadequada, leses mecnicas, bem como com a tcnica de manuteno conhecida como poda drstica a qual promove o desequilbrio do vegetal. Por fim, pode-se relatar que o planejamento e a escolha de espcies adequadas so imprescindveis para ocorrer uma boa arborizao urbana. Palavras-chave: Arborizao Urbana. Planejamento. Lajeado Grande. ABSTRACT URBAN FORESTRY: IMPORTANCE OF APPROPRIATE SPECIES This study aimed to analyze the urban afforestation of the Lajeado Grande-SC municipality, observing their suitability and their potential losses and benefits to the population. The data were collected through site assessment, the 10 urban streets, where sampling was random. The procedure was performed in the first half. Was measured: height, DBH (diameter at breast height), physiological state of plants. For the study 279 individuals were measured, distributed in 10 botanical families and 11 species, of which 36% are the exotic flora. The most frequent species were Schinus molle L. (Aroeira-Salsa), Nectandra megapotamica (Spreng.) Mez (Canela-imbuia). The main problems encountered were conflicts between vegetation and power lines and the telephone, outcrop of sidewalks, improperly performed maintenance, mechanical damage, as well as with the technique known as maintenance pruning which promotes drastic imbalance in the plant. Finally, we can report that the planning and selection of appropriate species are essential for a good urban tree planting occurs. Keywords: Urban Forestry. Planning. Lajeado Grande.

Biloga, cursando especializao em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Universidade do Oeste de Santa Catarina UNOESC, Xanxer SC. suiana.pagliari@hotmail.com 2 Biloga, Especialista em Fitopatologia, Especialista em Botnica e Mestre em Cincias da Sade Humana, Docente na Universidade do Oeste- UNOESC. ellibini@yahoo.com.br

1 INTRODUO O processo da Revoluo Industrial iniciado no sculo XVIII desencadeou um grande crescimento urbano, provocando a explorao dos ecossistemas para a ocupao urbana. Tal degradao fez com que se perdesse grande parte da biodiversidade da flora nativa pela ocupao humana desordenada. (SHAFFER; PROCHNOW, 2002). Atualmente, com o declnio deste ciclo devastador, comeou-se um processo de recuperao da vegetao originria, embora, sem a riqueza da biodiversidade que foi comprometida atravs da arborizao urbana. (PROVENZI, 2008). Segundo Silva, Paiva e Gonalves (2007) a arborizao urbana o conjunto de reas pblicas ou privadas com vegetao predominantemente arbrea ou em estado natural que uma cidade apresenta, incluindo as rvores de ruas, avenidas, parques pblicos e demais reas verdes. A arborizao das cidades, alm de ser um servio pblico, um patrimnio que deve ser conhecido e conservado para as futuras geraes, pois, esta traz muitos benefcios ao homem, pelo fato de proporcionar um melhor efeito esttico, sombra para os pedestres e veculos, protegem e direcionam o vento, amortecem o som, amenizam a poluio sonora, melhoram a qualidade do ar e preservam a fauna silvestre. (XANXER, 2009). Para Trichez (2008) planejar a arborizao de ruas escolher a rvore certa para o lugar certo sem se perder nos objetivos do planejador e nem atropelar as funes ou o papel que a rvore desempenha no meio urbano. fazer o uso de critrios tcnico cientficos para o estabelecimento da arborizao nos estgios de curto, mdio e longo prazo. No entanto em muitas cidades brasileiras esse planejamento no vem sendo feito de forma adequada, pois, muitos projetos baseiam-se em mtodos puramente empricos, desprovidos de um conhecimento real do assunto, o que esta acarretando um grande nmero de problemas nas redes de distribuio de energia eltrica, telefnica, caladas, sistemas de abastecimento de gua e esgoto, alm de problemas relacionados sade pblica causando muitas despesas para o poder pblico como servios de manuteno, substituio e remoo. (PROVENZI, 2008). Levando-se em considerao a importncia de um correto planejamento da arborizao urbana esse estudo analisou a arborizao urbana do municpio de Lajeado Grande SC observando-se sua adequao e seus possveis prejuzos e benefcios a populao.

2 METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada no municpio de Lajeado Grande/SC, situado na regio oeste de Santa Catarina o segundo menor municpio em extenso territorial do estado de Santa Catarina e apresenta como extenso territorial uma rea de 65.928 km. (AMAISC, 2011). De acordo com Lajeado Grande (2011) a populao de 1.490 habitantes. A principal atividade econmica do municpio baseada no setor agropecurio. A rea urbana caracteriza-se por apresentar cerca de 10 ruas (LAJEADOGRANDE, 2011). Os dados foram coletados atravs de amostra aleatria simples, considerando as 10 ruas do municpio, totalizando 279 espcimes. As informaes foram anotadas em uma ficha de campo, previamente testada. Os levantamentos foram realizados no primeiro semestre do ano de 2011, considerando a identificao da espcie, a altura total, e o dimetro altura do peito (DAP). Para aferir o dimetro altura do peito (DAP) e altura total, foi utilizado fita diamtrica e Hipsmetro, respectivamente. Para a classificao de estado fisiolgico, foi adotado a classificao de Kuskla (2010) onde Plantas timas so aquelas vigorosas e sadias; o conceito Bom foi atribudo s que necessitavam de pequenos reparos/poda, apenas; o termo Regular, para as que estavam em incio de declnio; Pssima para as que estavam em estado avanado e de irreversvel declnio; e, por fim, Mortas para as que se apresentaram secas ou com morte eminente. Em relao aos benefcios e prejuzos que as espcies oferecem, as informaes foram coletadas no momento da identificao, considerando as proximidades de edificao, proximidades em redes eltricas, rachaduras em caladas, muros, bem como a estrutura morfolgica e as caractersticas genticas, comparando-as com que a literatura menciona.

3 RESULTADOS E DISCUSSES

Neste levantamento, analisou-se um total de 10 famlias botnicas, envolvendo 11 espcies e 279 espcimes, como demonstra a tabela 1.

Tabela 1. Freqncia das famlias e espcies encontradas em vias pblicas. Famlia Nome Cientfico Nome popular Anacardiaceae Schinus molle Aroeira-salsa Bignoniaceae Tabebuia alba Ip-amarelo Bignoniaceae Tabebuia heptaphylla Ip-roxo Fabaceae Tipuana tipu Tipuana Lauraceae Nectandra megapotamica Canela-imbuia Melastomaceae Tibouchina granulosa Quaresmeira Meliaceae Melia azedarach Cinamomo Myrtaceae Eugenia uniflora Pitanga Nyctaginaceae Lagerstroemia indica Extremosa Oleaceae Ligustrum lucidum Ligustro Platanaceae Platanus acerifolia Platano Fonte: Pagliari (2011). * Espcie mais freqente. ** Segunda espcie mais freqente. Freqncia 0,350** 0,032 0,021 0,071 0,440* 0,003 0,003 0,010 0,050 0,010 0,010

Constatou-se que as espcies mais encontradas na arborizao do municpio de Lajeado Grande foram Schinus molle L. (Aroeira- Salsa) e Nectandra megapotamica (Spreng.) Mez (Canela imbuia). A distribuio das espcies mais abundantes irregular, pois, existe uma grande concentrao de Schinus molle L. (Aroeira- Salsa) e Nectandra megapotamica (Spreng.) Mez (Canela imbuia), na maioria das vias publicas. De acordo com Teixeira (1999) recomenda-se que a freqncia de uma nica espcie no ultrapasse a 0,15. Por razes estticas e fitossanitrias, deve-se estabelecer o nmero de espcies a utilizar e a proporcionalidade de uso de cada espcie, em relao ao total de rvores a serem plantadas. Observou-se que 36% das espcies utilizadas so exticas, o que no aconselhvel para arborizao urbana. No municpio analisado, as espcies exticas mais utilizadas para a arborizao urbana foram Lagerstroemia indica (Extremosa), Platanus Acerifolia (Pltano), Ligustrum lucidum (Ligustro) e Melia azedarach (Cinamomo). Segundo Blum; Borgo e Sampaio (2008) as espcies exticas tem a capacidade de realizar invaso biolgica. um processo de introduo e adaptao de espcies que no fazem parte, naturalmente, de um dado ecossistema, mas que se naturalizam e passam a provocar mudanas em seu funcionamento (ZILLER, 2000). As espcies exticas invasoras so consideradas a segunda maior causa de extino de espcies no planeta, afetando diretamente a biodiversidade, a economia e a sade humana, por isso, devem ser substitudas por espcies preferencialmente nativas da regio fitoecolgica local na arborizao de vias pblicas. (ZILLER, 2000).

Em relao ao dimetro altura do peito (DAP), o grfico 1 demonstra que a maior parte das espcies arbreas levantadas apresentaram DAP mdio de aproximadamente 17,46 cm, o que demonstram estar em fase de desenvolvimento. As demais apresentaram atravs das anlises um DAP mnimo de 0,33 cm e mximo de 45,76 cm o que justifica o desenvolvimento das plantas. Segundo Encinas; Silva; Pinto (2005), o crescimento em dimetro se refere ao aumento do dimetro de uma rvore em um determinado perodo de tempo. Este crescimento tambm denominado de crescimento secundrio. Em geral, primeiro a rvore cresce em altura e depois em dimetro. Este crescimento influenciado principalmente pelo espaamento e pelos fatores genticos das espcies e suas interaes com o ambiente. (ENCINAS; SILVA; PINTO, 2005).

Grfico1: Freqncia do DAP (Dimetro da altura do peito). Fonte: Pagliari (2011).

Conforme BRASIL (1994), plantas com DAP inferior a 25cm caracterizam vegetao em nvel primrio de desenvolvimento, na pesquisa foi aferido 17% das espcies apenas com DAP superior a 25cm. Outras fontes de influncia direta no crescimento so os fatores climticos (temperatura, precipitao, vento, insolao etc.), pedolgicos (caractersticas fsicas, qumicas e biolgicas dos solos), topogrficos (inclinao, altitude e exposio), biolgicos (pragas e doenas) e pela prpria competio com outras rvores e outros tipos de vegetao. Tambm esto relacionados fatores derivados de aes antrpicas (desbastes, incndios etc.). (ENCINAS; SILVA; PINTO, 2005).

Em relao aos beneficios e prejuizos, percebe-se que ambas as situaes dependem de um planejamento, pois, a utilizao de espcies inadequadas para a arborizao de uma cidade pode oferecer riscos e prejuzos para a sociedade. Neste contexto, buscou-se diagnosticar os possveis prejuzos e benefcios que as espcies utilizadas na arborizao urbana podem trazer a populao que vive na rea urbana, bem como na regio. O afloramento das razes foi um dos problemas diagnosticados na arborizao urbana de Lajeado Grande. Segundo Marchiori (2004) o afloramento de razes caracteriza-se por apresentar razes subterrneas que se manifestam de forma area e sob presso ambiental ou endgena, ou seja, de forma natural e equilibrada a planta no manifesta afloramento. O afloramento fcil de ser observado em razes que ficam sob solo impermeabilizado, o qual no consegue absorver a gua do solo de forma eficiente. O manejo incorreto da planta tambm pode fazer com que se manifeste o afloramento. (MARCHIORI, 2004). Para Santos e Teixeira (2001), o afloramento das razes motivado pela ausncia da rea livre, o que gera estrangulamento do caule, dificultando a circulao da seiva e favorecendo o afloramento de razes. Tal problemtica gera srios problemas no que se refere segurana dos patrimnios, possibilitando a queda mais facilmente. Conforme a literatura verificou-se o afloramento das razes das plantas na rea de estudo, o que demonstra que, por mais que Lajeado Grande seja um municpio relativamente novo, o planejamento realizado para a arborizao urbana mostrou-se inadequado e insuficiente, devido aos prejuzos que as espcies utilizadas provocam nas caladas. Em relao ao afloramento das razes observou-se que 5% das espcimes estavam com razes aparentes e afetando a calada. Entre estes, uma das espcies que mais demonstrou afloramento foi a Nectandra megapotamica. Santos e Teixeira (2001) ressaltam que, em reas pavimentadas a ausncia de rea livre para crescimento do colo das rvores impede a penetrao de gua e nutrientes, forando ou favorecendo o afloramento de razes para buscar esses elementos essenciais ao desenvolvimento radicular e da planta como um todo. Desse modo, exerce grande presso, fora o piso e ocasiona trincas em muros e paredes, isso acontece geralmente nos calamentos de reas urbanas. Em relao rea de crescimento do colo, o municpio de Lajeado Grande utiliza como mtodo o plantio das rvores em tubos de concreto de aproximadamente 80cm de dimetro e caixas de concreto com tamanho de 1,80cm de largura e 2m de comprimento para espcies maiores como pltano, tal metodologia apresenta-se como conhecimento puramente emprico.

De acordo com Vilar (2009) as espcies plantadas neste tipo de ambiente no conseguem se desenvolver, pois, suas caractersticas morfolgicas no conseguem se adaptar a este tipo de ambiente, fazendo assim, que seu crescimento seja limitado. Os tubos de concreto funcionam como manilhas, confinando as razes, o que debilita a sustentao da rvore e oferece o perigo de queda sobre casas ou ruas. As razes sufocadas sobem para buscar oxignio, o que ocasiona o afloramento, que se agrava pela falta de suporte radicular (VILAR, 2009). Muitas cidades utilizam este mtodo acreditando que o plantio dentro de tubos de concreto proteger as caladas de rachaduras, porque as razes deveram crescer de forma pivotante, porm, a realidade totalmente diferente, pois, os gastos e prejuzos causados pelo afloramento das razes trazem muitos problemas para a sociedade. Em relao ao tipo de folhagem, 90% das espcies arbreas utilizadas na arborizao municipal de Lajeado Grande possuem ciclo de folhas perenes. Segundo Gonalves (2004), as rvores de folhagem perene so preferidas s de folhas caducas em cidades de clima quente, enquanto nas cidades de inverno rigoroso deve-se dar preferncia as espcies de folhas caducas. Segundo a classificao de Koppen, o clima do municpio de Lajeado Grande enquadra-se como mesotrmico mido, com veres quentes e invernos frios, sendo sua temperatura mdia anual de 18,7C. Tais informaes justificam a utilizao de espcimes com folhagem perene na arborizao urbana. (LAJEADO GRANDE, 2011). Outro fator importante em relao s plantas com folhagem perene o aspecto de no liberarem folhas nas vias pblicas, no causando assim, sujeira e nem problemas com entupimento de bueiros. Entre os aspectos de fenologia, no momento dos levantamentos 84,9% dos indivduos apresentaram folhas, 7,9% dos espcimes apresentaram folhas e florescimento, 0,4% das plantas apresentaram folhas e frutos, 3,6% dos espcimes apresentaram folhas e sementes, 0,4% dos indivduos apresentaram folhas, frutos e sementes e 3,2% dos indivduos arbreos encontravam-se mortos no momento da coleta de dados. Entre as caractersticas analisadas durante o perodo dos levantamentos, observou-se a planta como um todo, avaliando-se as condies em que as espcies se apresentavam e suas respectivas situaes, observando-se o estado visual, fitossanitrio e fisiolgico da planta, no qual a espcie em questo recebe cinco classificaes. De acordo com os critrios adotados a pesquisa verificou que 49,1% dos indivduos amostrados caracterizaram-se por apresentar um bom aspecto de vigor e sade, necessitando

apenas de pequenos reparos como a poda, 41,6% dos espcimes apresentaram timo aspectos em relao a vigor e sade, 5% dos espcimes demonstraram problemas fisiolgicos, caracterizados por apresentarem estado de declnio e 0,4% dos indivduos apresentou estar em condies de avanado e irreversvel declnio, com sinais aparentes de algum tipo de injrias ou patologia. O restante dos indivduos, 4% amostrados encontravam-se mortos ou estavam em avanado declnio, devido ao ataque severo de insetos, doena ou injrias mecnicas. A causa de algumas dessas mortes na arborizao do municpio de Lajeado Grande, decorre de exageradas podas drsticas realizadas anualmente, as quais promovem o desequilbrio do vegetal, fazendo com que este fornea risco de tombamento em caladas e ruas o que leva necessidade de substituio dos espcimes. As aes de interferncia antrpicas na vida do vegetal ocorrem em vrias etapas de desenvolvimento. Entre elas, podemos citar as que ocorrem no plantio, como, por exemplo, quando no se observam as caractersticas da espcie, como a rea que ela vai ocupar no crescimento secundrio do caule, e dessa forma, provocar o sufocamento da planta na fase de crescimento. (KLUSKA, 2010). Em relao proximidade de espcimes com a rede eltrica, Velasco et al (2006) ressaltam que a disputa entre as rvores nas caladas e as redes eltricas pelo mesmo espao , sem dvida, um dos principais problemas existentes na arborizao de uma cidade. No municpio de Lajeado Grande os dados analisados demonstraram que 62,7% dos espcimes vegetais submetidos avaliao apresentavam algum tipo de contato com a rede eltrica e apenas 15,8% dos indivduos no apresentaram nenhum tipo de interferncia com a rede eltrica. Entre os exemplares que mais demonstraram contato com a rede de transmisso de energia eltrica foram as espcies de Schinus molle L., Nectandra megapotamica, Tabebuia Alba, Tipuana tipu, devido a elevada altura em relao a rede de transmisso como apresenta o grfico 2 a seguir.

Grfico2: Altura dos espcimes Fonte: Pagliari (2011).

De acordo com Lorenzi (1992), a rvore muito ornamental durante o longo perodo em que os frutos persistem na planta. Pelo pequeno porte, indicada para arborizao de ruas estreitas e sob fios eltricos, podendo causar alergia a pessoas sensveis que entram em contato com as folhas. Segundo Garcia e Baldar (2007) pode acontecer intoxicaes por plantas, e em sua grande maioria decorrem de ingestes acidentais e por desconhecimento da populao, pois estas, podem produzir um eczema de contato alrgico a pessoas sensveis. Garcia e Baldar (2007) ressaltam que, as propriedades que os vegetais apresentam naturalmente, e que o fato de ser txico, ou causar alergias faz parte da estrutura vegetal e necessria a sobrevivncia da planta. Segundo Mascar (2002) o contato dos galhos das rvores com os fios pode arrebentlos, provocando interrupo no fornecimento de energia, queima de aparelhos e acidentes. Existem critrios para instalao de rede area de energia eltrica que se referem s distancias mnimas entre esta e a copa das rvores, que variam de 1m 2m, tais recomendaes tm origem em empresas de servios eltricos e telefnicos, estes visam privilegiar seu ponto de vista, prejudicando muitas vezes as funes dos vegetais. Contudo, Gonalves e Paiva (2004) alertam que se por um lado a indicao de rvores de pequeno porte sob fiao eltrica pode evitar conflitos, pode, tambm, no trazer benefcios esperados para uma boa arborizao. Sendo assim de acordo com os autores, a adaptao no deve ser da rvore, mas dos outros equipamentos urbanos, como a prpria rede eltrica. Segundo Milano e Dalcin (2000), rvores de grande porte podem ser utilizadas sob redes, com restritos problemas e baixas demandas de podas. Os autores ainda ressaltam que o plantio de rvores de grande porte sob a rede eltrica possvel, desde que a muda no seja

10

plantada no alinhamento da rede e que a copa das rvores seja conduzida precocemente, atravs do trato silvicultural adequado, acima dessa rede. A soluo mais adotada para o problema da proximidade de espcies com a rede eltrica a poda, porm, esta geralmente compromete a sanidade das rvores. (MASCAR, 2002). Em relao ao manejo realizado com poda, o municpio utiliza a poda de conduo para realizar a manuteno dos espcimes durante o ano, porm, em algumas espcies como Schinus molle L., Tipuana tipu e Platanus Acerifolia a manuteno realizada atravs da poda drstica, onde efetuada a retirada de mais de 1/3 do volume da copa, tal procedimento prejudica e causa leses diretamente ao vegetal. De acordo com Xanxer (2009) a poda drstica de rvores da rea pblica proibida por lei de acordo com a Lei Federal n 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais). Alm do manejo inadequado realizado nas espcies, ainda foram contatados leses mecnicas ocasionadas no caule dos vegetais e estas ocasionadas por atos de vandalismo. De acordo com Andrade e Damio (1989) o caule um rgo localizado na parte area da planta, o que o torna susceptvel a aes mecnicas provocados por animais, vndalos e acidentes causados por veculos. Kuskla (2010) ressalta que, por ser este o principal rgo de sustentao e de transporte de seiva bruta e elaborada, qualquer leso, no mesmo, o torna mais perceptvel, isto , qualquer deficincia hormonal em espcies simpodiais fragiliza os ns de ramificao potencializando o risco de queda de galhos. Em meio aos benefcios contatados na pesquisa, podemos perceber que a arborizao municipal de Lajeado Grande contempla-se com espcies nativas frutferas, as quais oferecem melhor equilbrio ecolgico e abrigo avifauna regional, alm de se adaptarem ao clima e s condies da regio para terem crescimento vigoroso. (LORENZI, 2002). Entre as espcies que apresentaram benefcios arborizao do municpio temos a espcie Eugenia uniflora (Pitanga) que serve de alimento para a avifauna regional, a espcie Tibouchina granulosa (Quaresmeira) que uma rvore ornamental, servindo de embelezamento e efeito esttico para a paisagem, bem como a espcie Schinus molle L. (Aroeira- Salsa) as quais apresentam benefcio, pois so de pequeno porte, no interferindo assim, com as instalaes pblicas.

4 CONCLUSES

11

A arborizao urbana do municpio de Lajeado Grande apresenta baixa variabilidade de espcies, freqncia irregular das espcies, alm de freqncia de plantio excessivamente alta, a qual no recomendada. A Schinus molle L. foi espcie mais freqente, no entanto essa espcie provoca alergia em muitas pessoas. Verificou-se a utilizao de espcies exticas, com 36% de representao na rea de estudo. Identificaram-se ainda conflitos entre vegetao e a rede eltrica e da telefnica, devido ao uso de espcies de porte elevado, problemas com afloramento de caladas, manuteno realizada de forma inadequada, bem como com a tcnica de poda drstica a qual promove o desequilbrio do vegetal. Atravs do resultados obtidos, conclui-se que o planejamento da arborizao urbana e a escolha de espcies adequadas se faz necessrio, visto os inmeros prejuzos que podem acarretar para a sociedade. Por isso, sugere-se para a arborizao urbana de Lajeado Grande que sejam inseridas apenas espcies nativas, devido ao equilbrio ecolgico que estas causam, deve-se aumentar a variabilidade gentica e diminuir a freqncia de plantios excessivos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AMAISC, Associao dos municpios do Alto Irani. Dados municipais. 2011. Disponivel em: <http://www.amaisc.org.br/municipios/index.php?show=detalhes&municipio=215> Acesso em: 06 mar. 2011. ANDRADE, V. M. M. & DAMIO FILHO, C. F. Morfologia Vegetal. Jaboticabal: FUNEP, 1989. BLUM, Christopher Thomas; BORGO, Marlia; SAMPAIO, Andr Cesar F.Espcies exticas invasoras na arborizao de vias pblicas de Maring-PR. Revista SBAU, Piracicaba, v.3, n.2, jun. 2008, p.78-97. BRASIL. Resoluo Conama. Lei n 004, de 04 de maio de 1994. Braslia, DF. mai. 1994. Disponvel em:< http://www.areaseg.com/conama/1994/004-1994.pdf> Acesso em: 08 out. 2011. ENCINAS, Jos I; SILVA, Gilson F; PINTO, Jos Roberto R. Idade e crescimento das rvores. Comunicaes Tcnicas Florestais v.7, n.1. Braslia: Universidade de Braslia. Departamento de Engenharia Florestal, 2005. p.43. GARCIA, Rozilda Munhoz Siqueira Maldonado; BALTAR, Solma Lcia Souto Maior de Arajo. Registro e diagnstico das intoxicaes por plantas na cidade de Londrina (PR). Revista Brasileira de Biocincias, Porto Alegre, v. 5, supl. 1, p. 901-902, jul. 2007. Disponvel em: <http://www6.ufrgs.br/seerbio/ojs/index.php/rbb/article/viewFile/65/771>. Acesso em: 26 mar, 2011.

12

GONALVES, Wantuelfer. rvores para o ambiente urbano. Viosa, MG: Aprenda Fcil, 2004. 243p. KLUSKA, Moiss. Espcies vegetais de risco na rea urbana do municpio de XanxerSC. 2010. 58f. Relatrio de pesquisa de iniciao cientfica, apresentado a UNOESC Universidade do Oeste de Santa Catarina e ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica PIBIC/CNPq, Xanxer, 2010. LAJEADO GRANDE, Prefeitura Municipal de. Aspectos Geogrficos. Mar. 2011. Disponvel em: <http://www.lajeadogrande.sc.gov.br/home/index.php> Acesso em: 06 mar. 2011. LORENZI, H. (1992). rvores Brasileiras. Manual de identificao e cultivo de plantas arbreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum. LORENZI, Harri. rvores Brasileiras: Manual de Identificao e Cultivo de Plantas Arbreas Nativas do Brasil. 3.ed. V.1. So Paulo: Instituto Plantarum, 2002. 384p. MARCHIORI, Jos Newton Cardoso. Elementos de dendrologia. 2 ed. Santa Maria: Ed. UFSM, 2004.176p. MASCAR, Lucia Elvira Alicia Raffo de. Vegetao Urbana. Porto Alegre. 2002. 242p. MILANO, M.S; DALCIN, E.C. Arborizao de vias pblicas. Rio de Janeiro. Light, 2000. 226p. PROVENZI, Graziela. reas verdes urbanas em Xaxim, um processo de reviso. 2008. 110f. Trabalho de Concluso de Curso, apresentando ao curso de Ps-graduao em Arquitetura de Interiores da Universidade do Oeste de Santa Catarina. Xanxer, 2008. SANTOS, N. R. Z.; TEIXEIRA, I. F. Arborizao de vias pblicas: ambiente x vegetao. Porto Alegre: Instituto Souza Cruz, 2001. SHAFFER, Wigold B; PROCHNOW, Miriam/ Org. A mata Atlntica e voc: como preservar, recuperar e se beneficiar da mais ameaada floresta brasileira. Braslia: Apremavi, 2002. 156p. SILVA, Aderbal Gomes da; PAIVA, Haroldo Nogueira de; GONALVES Wantuelfer. Avaliando a arborizao urbana. Viosa, MG: Aprenda Fcil. 2007. 346p. TEIXEIRA, I. F. Anlise qualitativa da arborizao de ruas do Conjunto habitacional Tancredo Neves, Santa Maria, RS. Cincia Florestal, Santa Maria, v.9, n.2, p.9-21, 1999. TRICHEZ, Fabola. Programa de planejamento ambiental para melhoria das areas verdes publicas e centrais da cidade de Quilombo/Sc. 2008. 68f. Trabalho de Concluso de Curso, apresentando ao curso de Ps-graduao em Arquitetura de Interiores da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Xanxer, 2008. VELASCO, G.D.B; LIMA, A. M. L; COUTO, H. T.Z. Anlise comparativa dos custos de diferentes redes de distribuio de energia eltrica no contexto da arborizao urbana. Revista rvore. Viosa, v.30, n.4.2006.

13

VILAR. Andr. Caladas: Lei probe uso de tubos nas caladas. Dirio de Vutoporanga. 15/10/2009. Disponvel em:<www.diariodevotuporanga.com.br/mm/index.php?_path=noticias_det&id=3826. Acesso em: 07 out. 2011. XANXER. Secretaria de Polticas Ambientais. Manual da Arborizao Urbana de Xanxer. 2009. 20p. ZILLER, S. R. A Estepe Gramneo-Lenhosa no segundo planalto do Paran: diagnstico ambiental com enfoque contaminao biolgica. 2000. 268 p. Tese. (Doutorado em Engenharia Florestal) Universidade Federal do Paran, Curitiba, 2000.

You might also like