You are on page 1of 3

Faculdade Csper Lbero - Ps-Graduao Lato Sensu Disciplina: Mdia e Poder Professor: Dimas A. Knsch.

Aluna: Fernanda da Silva Ribeiro Trabalho de apresentao final da disciplina A Montanha dos Sete Abutres Anlise do filme pelo vis da Sociedade do Espetculo e da Psicanlise. PRANCHA 1 A Sociedade do Espetculo Guy Debord (1967) Para Guy Debord, na Sociedade do Espetculo, h um predomnio da imagem sobre a coisa, da representao sobre a realidade nessa sociedade baseada no capital. Ele diz que as relaes entre as pessoas mediada pelas imagens e pelo espetculo. tudo o que era vivido diretamente torna-se uma representao.

PRANCHA 2 O Interesse pelo Espetculo A informao espetacular gera a expresso sensacionalismo, que vem de provocar sensao. A notcia sensacionalista toda construda em cima dessa temtica, desde sua produo at sua edio final, e tem como nico fim a promoo do impacto sobre o pblico e o alto nmero de audincia. Claudio N. Pinto Coelho e Valdir Jos de Castro 2006. O crescente interesse da mdia por episdios que contm um certo grau de violncia ou tragdia humana caracterizado mais pelo sensacionalismo do que pela informao. A lgica do espetculo, produzido por esse tipo de notcia, no permite ao espectador reconhecer a encenao construda. H o consumo puro do espetculo, sem crtica e sem questionamento. Marcondes Filho - 1988 exatamente isso que acontece no filme A Montanha dos Sete Abutres. Para conseguir sair da pequena cidade de Albuquerque e ter de volta o status de jornalista de grande mdia, Charles Tatum constri de maneira fatal a histria do acidente de Leo Minosa, intensificando seu sofrimento e inventando situaes mobilizadoras da compaixo do grande pblico. Em nenhum momento o pblico se questiona se h, de fato, gem preso sob a mina, pois somente Tatum tem acesso ela. Os poucos espectadores que levantam algum questionamento, logo so cortados pelas redes de transmisso.

PRANCHA 3 Por qu o espetculo fascina? Ou Por qu buscamos o espetculo?

Para muitas linhas da psicologia ditas analticas, que pressupem a existncia do inconsciente, por meio da anlise psicolgica que se chega ampliao da conscincia e, assim, melhora da sade psquica. Para Freud, durante o desenvolvimento psicolgico muitos contedos considerados inadequados, indesejveis e perigosos so reprimidos pelo consciente, pois no podem ser experimentados numa sociedade civilizada (como a crueldade e o incesto, por exemplo). No entanto, esses contedos continuam existindo no inconsciente de maneira recalcada. Um jeito de aliviar esse tipo de energia psquica sublim-la, ou seja, vivenci-la de uma maneira aceitvel na sociedade. Ela pode ser vivenciada em atividades onde possvel expressar a violncia como nos esportes, por exemplo ou por meio da literatura e do cinema. Um outro jeito de vivenci-la pelo consumo de histrias sensacionalistas apresentadas pela grande mdia. Para Freud, todo espetculo que alivie as pulses e os instintos anti-sociais possui uma funo teraputica, catrtica. A busca por notcias que escarafuncham a desgraa humana , no entanto, O que acontece, porm, quando h um exagero no consumo de fatos sensacionalista que o indivduo/pblico se confunde com a histria da vtima e acaba havendo uma confuso entre o Eu (Ego) e o Outro. O espectador consome cada detalhe do acontecimento como se fosse de algum prximo ele, como se aquela histria fizesse parte dele. Mas no faz. Nesses casos no h uso da crtica/da conscincia para separar o Eu e o Outro. Freud 1981 PRANCHA 4 Uma analogia com a Escola de Frankfurt Segundo a Teoria Crtica da Escola de Frankfurt (1940), o sujeito deve ter clareza das aes de dominao social, com objetivo de no reproduzir a constante dominao capitalista. Essa formao crtica a que se propem os pensadores da Escola pode ser entendida como um alerta necessidade do esclarecimento da sociedade quanto s ordens institudas. Para eles, a razo o elemento de conformidade e de manuteno do status quo e preciso ter um comportamento crtico em relao cincia e cultura, pois a crtica impulsiona a reflexo para alm das aparncias. Fazendo uma analogia da teoria Crtica com as teorias psicolgicas de fundo analtico, pode-se dizer que o sujeito que consegue ter mais conscincia sobre sua vida e sobre seus contedos psquicos - conscientes e inconscientes -, menos precisa express-los de maneira radical, como num ataque de fria ou no consumo exagerado de notcias/episdios sensacionalistas. Ao ter crtica sobre situaes-espetculo, o sujeito tem maior clareza sobre o tamanho real de um acontecimento e menor necessidade de projetar seus contedos reprimidos em situaes

externas a si. Consequentemente, h uma diminuio no consumo de notcias/situaes espetculos. Quando, porm, o espectador alienado (sem crtica) consome sem ponderaes notcias sensacionalistas, est projetando seus contedos recalcados fora de si, alimentando programas-espetculo e ajudando a produzir uma sociedade cada vez mais intolerante e cheia de medo do terrorismo, da violncia, de doenas, catstrofes, etc. Marcondes Filho 1988 Referncias: ANGRIMANI, Danilo. Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa. So Paulo: Summus, 1995. COELHO, Claudio Novaes Pinto, CASTRO, Valdir Jos (org). Comunicao e sociedade do espetculo. So Paulo, Paulus Editora, 2006. MARCONDES FILHO, Ciro. O Capital da Notcia. So Paulo, tica,1989 ( Violncia da Perspectiva das Cincias do Homem) FREUD, Sigmund. Obras Completas.So Paulo, Companhia das Letras, 2010. ANGRIMANI, Danilo. Espreme que sai sangue: um estudo do sensacionalismo na imprensa. So Paulo: Summus, 1995.

You might also like