You are on page 1of 2

Associao para a Promoo do Desenvolvimento dos Aores

Curso: Tcnico de Segurana e Higiene no Trabalho UFCD/MDULO: FT9- Fundamentos gerais de higiene do trabalho FORMADOR: Sofia Silva FORMANDO: Priscila Cmara

Neste mdulo de 25 horas, tnhamos como objetivo identificar os princpios e domnios da Higiene do Trabalho, vimos que ao longo da Histria o Homem tem modificado o meio ambiente em que vive ao mesmo tempo que desenvolve mecanismo de adaptao ao mesmo. Integramos na disciplina de Higiene do trabalho um conjunto de metodologias no mdicas destinadas ao controlo dos agentes fsicos, qumicos e biolgicos presentes nos componentes materiais do trabalho e suscetveis de causar danos aos trabalhadores. A higiene do trabalho aplica um conjunto de metodologias no mdicas necessrias para a preveno de doenas profissionais, tendo como principal objetivo o controlo dos agentes fsicos, qumicos e biolgicos presentes nos componentes materiais do trabalho. A higiene do trabalho faz apelo a um conjunto de cincias, nomeadamente: Epidemiologia; Toxicologia; Bioqumica; Engenharia; Entre outros Estas cincias servem para identificar, avaliar e controlar riscos de ambiente de trabalho, tendo como principal objetivo: Aumentar o bem-estar fsico, psquico e social; Contribuir para a produtividade e qualidade do trabalho.

Txicos: A penetrao dos txicos no organismo pode ocorrer pelas seguintes vias: Via respiratria Via cutnea

Associao para a Promoo do Desenvolvimento dos Aores

Via percutnea Via digestiva A absoro tambm pode ocorrer por mais de uma via em simultneo. A via respiratria a via mais comum da penetrao dos txicos no local de trabalho, pois o aparelho respiratrio uma porta de entrada no organismo de partculas slidas ou lquidas em suspenso no ar. Quanto mais elevada for a temperatura maiores so os perigos da inalao. Na via percutnea os poros, as glndulas sebceas e as glndulas sudorparas funcionam como portas de entrada naturais, se houver alteraes na pele como descamaes e ferimentos, este fator facilita a entrada dos txicos. A via digestiva no uma via habitual nas intoxicaes relacionadas com o trabalho, no entanto pode acontecer atravs de uma manipulao incorreta de produtos txicos, ingesto de alimentos erradamente guardados ou no rotulados, no lavar as mos aps o manuseamento do agente ou at fumar no local de trabalho. Neste mdulo fizemos tambm um trabalho de grupo sobre substncias txicas, no meu grupo falamos sobre o benzeno explicamos do que composto, onde podemos estar expostos a este e suas caractersticas. Dentro deste trabalho referimos ainda as vias de penetrao, o seu efeito a longo prazo e os seus efeitos agudos e crnicos. No nosso dia-a-dia no temos a noo da quantidade de quimicos a que estamos expostos e o mal que nos pode fazer sade, pode ser a longo prazo ou a curto prazo dependendo das concentraes de agentes a estamos expostos e ao tempo de exposio. Em resumo neste mdulo fiquei a ter uma maior noo dos fatores a que estamos expostos diariamente e que a falta de uso de equipamentos de proteo individual pode contribuir para o desencadeamento de doenas agudas ou crnicas provocadas pela exposio aos quimicos. Podemos proteger-nos usando os EPIs apropriados para o trabalho a desempenhar, tendo sempre em conta que fazer o correto protege-nos diariamente ao faz-lo estamos a zelar pelo nosso bem-estar e pela nossa sade. Na minha futura profisso como tcnica de higiene e segurana no trabalho na rea de hotelaria, este mdulo ser muito til pois neste, aprendemos como agir no nosso trabalho de maneira correta e segura, com uma noo mais ampla dos riscos, perigos e consequncias que estes podem ter na nossa vida.

You might also like