You are on page 1of 19

CPL

COMISSO PERMANENTE DE LICITAO 1)a)

EDITAL DE CONCORRNCIA N. 001/2012

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA-TCE/PB, localizado na Rua Prof. Geraldo Von Sohsten s/n, Bairro de Jaguaribe, na Cidade de Joo Pessoa, Capital do Estado da Paraba, Fone: 3208-3300 - FAX 2217577, torna pblico, por determinao de Senhor Presidente, e atravs da COMISSO PERMANENTE DE LICITAO-CPL, constituda pela Portaria n 127/12, realizar licitao, s 14:00 (quatorze) horas do dia 18/12/12, na modalidade de CONCORRNCIA, no Regime de Execuo EMPREITADA POR PREO UNITRIO, do tipo MENOR PREO GLOBAL, para ampliao, adequao e reforma do Tribunal de Contas, de acordo com o Processo TC n 15914/12. 1. DO SUPORTE LEGAL 1.1. Esta licitao reger-se- pela Lei Federal n 8.666 de 21/06/93, alterada pela Lei 8883/94 de 08/06/94; Lei 9.648 de 27/05/98; e Lei 9.490 de 15/07/2011, e demais legislaes pertinentes, que ficam fazendo parte integrante desta CONCORRNCIA, independentemente de transcrio. 2. DO OBJETIVO DA LICITAO 2.1. O objeto da licitao a escolha da proposta, de menor preo global, para a contratao de empresa, visando ampliao, adequao e reforma do Tribunal de Contas, neste Estado cujo prazo de concluso de 360 (TREZENTOS E SESSENTA) dias, inclusive mobilizao, contados a partir da emisso da ordem de servios. Os servios sero executados conforme Especificaes Tcnicas, constantes do anexo, e de acordo com as clusulas do contrato minutado. 3. DAS CONDIES DE PARTICIPAO 3.1. Podero participar desta licitao as empresas de Construo Civil, legalmente estabelecidas no pas, que sejam executantes especializadas. a) Satisfaam todas as exigncias estabelecidas neste Edital. 3.2. Para fins de qualificao tcnica as parcelas de maior relevncia e de valor significativo da presente licitao, so as constantes do item 2.1 do presente edital e compreendem: a) Obra em edificaes de INFRA-ESTRUTURA (FUNDAES); SUPERESTRUTURA (ESTRUTURA); PAVIMENTAO; VEDAO (ELEVAO); COBERTA (ESTRUTURA METLICA); REVESTIMENTO (CERMICO); ESQUADRIAS EM ALUMNIO (JANELAS); INSTALAES PREDIAIS (HIDRO-SANITRIAS; ELTRICAS; DE COMBATE A INCNDIO; DE CONDICIONAMENTO DE AR; TELEFNICA); PINTURA.

3.3. No se admitir consrcio de licitantes. 3.4. Ao Licitante sugerido que durante a visita tcnica examine o local das obras e cercanias, obtendo para sua prpria utilizao, por sua exclusiva responsabilidade, toda a informao necessria para a elaborao de sua proposta. Todos os custos associados com a visita ao local das obras sero arcados integralmente pelos prprios licitantes, que sero responsveis por danos pessoais, perdas ou prejuzos materiais, alm dos custos e despesas causadas pelo no cumprimento deste item. 3.5. O Edital e seus anexos encontram-se disposio dos interessados, na sala de licitao do TCE, no endereo mencionado no prembulo deste Edital e podero ser adquiridos mediante recolhimento de R$ 100,00 (Cem reais) Tesouraria do TCE. 3.6. A empresa interessada em participar desta CONCORRNCIA apresentar os documentos requeridos neste Edital, os quais devero ser encaminhados nos respectivos envelopes: 01 HABILITAO, 02 - PROPOSTA COMERCIAL, no se considerando quaisquer outros documentos e ou envelopes no solicitados. 3.7. Quando da sesso de instalao e recebimento dos documentos de HABILITAO e PROPOSTA COMERCIAL, a interessada dever se fazer representar por pessoa devidamente municiada de procurao pblica ou particular. Dever juntar, outrossim, a comprovao dos poderes de representao do signatrio. 3.8. A participao na licitao implica na aceitao integral do ato convocatrio, bem como na observncia dos regulamentos e normas tcnicas aplicveis. 3.9. No caso da empresa ser representada por um de seus diretores, devidamente apto, o credenciamento se far com a apresentao e entrega do ato constitutivo social em vigor e/ou documento de eleio de administrador, devidamente registrado(s) na Junta Comercial ou no Cartrio de Pessoas Jurdicas.

2
4. INTERPRETAO E ESCLARECIMENTOS: 4.1. O licitante dever examinar todas as instrues, modelos, condies e especificaes que integram os documentos do Certame, os quais constituem a nica fonte de informao para a preparao da proposta. Se o licitante deixar de atender qualquer das condies estabelecidas nos documentos de licitao ou apresentar uma proposta que no se adqe substancialmente, em todos os seus aspectos, a estes documentos, poder ter frustrada sua a participao. 4.2. Qualquer licitante que tenha adquirido os documentos da licitao, bem como qualquer cidado, poder solicitar esclarecimentos sobre os mesmos, mediante fax, telefone ou pessoalmente no endereo indicado no prembulo deste Edital, nos dias teis no horrio das 14:00 s 17:00 hora, na sexta-feira das 07:00 s 13:00 h. 5. DO PRAZO PARA EXECUO 5.1. O prazo para execuo das obras desta CONCORRNCIA de 360 (TREZENTOS E SESSENTA) dias, inclusive mobilizao, contados a partir da emisso da ordem de servios pela Contratante. 5.2. Os prazos de incio, de concluso e entrega da obra admitem ser prorrogados a critrio do TCE, fundada em convenincia administrativa, desde que ocorra algum dos motivos a seguir: 5.2.1. Paralisaes por motivo de fora maior ou casos fortuitos. 5.2.2. Alterao do projeto e/ou especificaes tcnicas pelo TCE. 5.2.3. Aumento ou diminuio dos servios, previstos na planilha de quantitativos, devendo a prorrogao ou antecipao do prazo ser proporcional variao dos servios. 5.2.4. Supervenincia de fato excepcional e imprevisvel, inclusive ocorrncia de chuvas fortes, que altere fundamentalmente as condies de execuo. 5.2.5. Impedimento da execuo do contrato, por fato ou ato de terceiros, reconhecido pelo TCE, em documento contemporneo sua ocorrncia. a) Considera-se como circunstncias de fora maior acontecimentos imprevistos tais como: greve, atos de sabotagem, guerras, bloqueios, tumultos, comoes pblicas, epidemias, terremotos, tempestades, inundaes, exploses e quaisquer outras ocorrncias similares ou equivalentes, que fiquem alm do controle de qualquer das partes.

5.3. Toda alterao de prazo dever ser justificada por escrito e previamente autorizada pelo TCE. 6. DA DOTAO 6.1. Os recursos para fazer face s despesas de execuo das obras e servios correro por conta da seguinte dotao: exerccios 2012/2013 - 02.101.01.032.5072.1864 449051 FONTE 00. 7. DA APRESENTAO DA DOCUMENTAO E DAS PROPOSTAS: 7.1. Os documentos e as propostas devero estar organizados em dois envelopes: ENVELOPE 1 DOCUMENTO DE HABILITAO E ENVELOPE 2 - PROPOSTA COMERCIAL. 7.2. HABILITAO 7.2.1. A habilitao far-se- mediante a apresentao dos documentos relacionados abaixo, apresentados em 02 (duas) vias, perfeitamente legveis, ordenados, numerados e rubricados pelo representante legal da LICITANTE ou seu procurador, sem emendas, rasuras ou repeties, encadernados de forma a no conterem folhas soltas. NOME DA PROPONENTE TCE - CONCORRNCIA N 001/2012 ENVELOPE N 01 HABILITAO 7.3. Para habilitar-se, a LICITANTE dever apresentar, no mesmo envelope, em duas vias, sendo uma original, ou em cpia devidamente autenticada, os seguintes documentos: 7.3.1. HABILITAO JURDICA A documentao a ser apresentada para Habilitao Jurdica da LICITANTE ser a seguinte: 7.3.1.1. Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social e ltima alterao em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais e, no caso de sociedade por aes, acompanhado de documentos de eleio de seus administradores, atravs da cpia autenticada do D.O.E. e, finalmente, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova da Diretoria em exerccio. 7.3.1.2. Decreto de autorizao, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no Pas, e ato de registro ou autorizao para funcionamento expedido pelo rgo competente, quando a atividade assim o exigir.

3
7.3.2. REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA 7.3.2.1. Prova de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ); 7.3.2.2. Prova de inscrio no cadastro de contribuintes estadual (FIC/FAC) ou municipal (CIM), se houver, relativo ao domiclio ou sede do LICITANTE, pertinente ao seu ramo de atividade e compatvel com o objeto contratual; 7.3.2.3. Prova de regularidade para com a Fazenda Federal (Certido Negativa de Tributos e Certido Quanto Divida Ativa da Unio), Estadual e Municipal da sede do licitante: 7.3.2.4. Prova de regularidade com o FGTS; 7.3.2.5. Prova de regularidade com as contribuies sociais, atravs da CND - Certido Negativa de Dbito (INSS). 7.3.2.6. Certido Negativa de Dbito Ambiental (CNDA) do domiclio ou sede do LICITANTE, ou outro equivalente, na forma da Lei. 7.3.2.7. Prova de inexistncia de dbitos inadimplidos perante a Justia do Trabalho, mediante a apresentao de certido negativa, nos termos do Ttulo VII-A da Consolidao das Leis do Trabalho, aprovada pelo DecretoLei no 5.452, de 1o de maio de 1943; 7.a. no caso de microempresa ou empresa de pequeno porte: certido expedida pela Junta Comercial ou pelo Registro Civil das Pessoas Jurdicas, conforme o caso, que comprove a condio de microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do artigo 8 da Instruo Normativa n 103, de 30/04/2007, do Departamento Nacional de Registro do Comrcio DNRC; b) No caso de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no Pas: decreto de autorizao, e ato de registro ou autorizao para funcionamento expedido pelo rgo competente, quando a atividade assim o exigir; Comprovante de Registro no Cadastro Tcnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, acompanhado do respectivo Certificado de Regularidade vlido, nos termos do artigo 17, inciso II, da Lei n 6.938, de 1981, e da Instruo Normativa IBAMA n 31, de 03/12/2009, e legislao correlata;

c)

7.b. Empresa com enquadramento na categoria de microempresa ou empresa de pequeno porte ou cooperativa a comprovao de regularidade fiscal, somente ser exigida para efeito de assinatura do contrato, observando os seguintes procedimentos: a) dever apresentar toda documentao exigida no subitem 7.3.2 deste Edital, mesmo que a documentao apresente alguma restrio; havendo alguma restrio na comprovao da regularidade fiscal, ser assegurado o prazo de 02(dois) dias teis, cujo termo inicial corresponder no momento que a proponente for declarada classificada em primeiro lugar (vencedora), para a regularizao da documentao, pagamento ou parcelamento do dbito e emisso de eventuais certides negativas ou positiva com efeito de certido negativa; a no-regularizao da documentao no prazo previsto na alnea b deste subitem implicar decadncia do direito a contratao, sem prejuzo das sanes previstas neste Edital e no Regulamento, sendo facultado ao TCE-PB convocar a segunda classificada, e assim sucessivamente, para assinatura do contrato nas mesmas condies da primeira colocada, inclusive quanto ao preo, ou revogar a licitao.

b)

c)

7.c. Em quaisquer das situaes estabelecidas no subitem 7.3.2 deste Edital, caso alguma certido esteja com prazo vencido, a COMISSO poder fazer consulta por meio eletrnico (INTERNET), para comprovao dessa regularidade, podendo, ainda, a licitante apresentar cpia autenticada desses documentos, na sesso pertinente. 7.3.3. QUALIFICAO TCNICA 7.3.3.1. Inscrio ou registro no CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da sede da LICITANTE; 7.3.3.2. Comprovao de Aptido para desempenho do objeto desta licitao, dever ser demonstrada atravs da apresentao de atestado(s), em nome da Empresa Licitante, emitido(s) por pessoa jurdica de direito pblico ou privado devidamente registrado(s) nas entidades profissionais competentes, com as caractersticas constantes no item 3.2 alnea a deste edital. 7.3.3.3. Comprovao de que disponibilizar em seu quadro permanente, at a data da recepo dos envelopes a que se refere o prembulo deste Edital, engenheiros civil, eltrico e mecnico detentores de atestado(s) que comprove(m) haver(em) participado de obra de edificao com, no mnimo, trs pavimentos, subestao

4
eltrica, sistema de condicionamento de ar, elevador, contendo os seguintes itens: fundao em estaca, estrutura em concreto armado, instalaes hidro-sanitrias, eltrica, telefnica, lgica, proteo e combate ao incndio, condicionamento de ar, piso em cermica, revestimento em cermica. Os atestados devero ser emitido(s) por pessoa jurdica de direito pblico ou privado, devidamente registrados na entidade profissional competente. 7.3.3.4. Indicao do pessoal tcnico disponvel para a realizao do objeto da licitao, bem como a qualificao de cada um dos membros da equipe tcnica que se responsabilizar pelos trabalhos, com os currculos respectivos. 7.3.3.5. Declarao dos membros da Equipe Tcnica se comprometendo a permanecer frente dos servios at a sua concluso, com a qual devem apresentar os respectivos currculos. 7. 3.3.6. Declarao da disponibilidade de mquinas e equipamentos considerados essenciais para o cumprimento do objeto da licitao, com indicao do aparelhamento a ser utilizado na Instalao do canteiro de obra e da relao dos equipamentos a serem utilizados durante a execuo dos servios. 7.3.3.7. Declarao da licitante de que recebeu todos os documentos necessrios ao esclarecimento de sua participao no certame e de que tomou conhecimento de todas as informaes para o cumprimento das obrigaes objeto desta licitao. 7.3.3.8. A comprovao de que os profissionais, no caso de serem scios da empresa, far-se- com juno do contrato constitutivo da empresa devidamente atualizado. 7.3.3.9. Atestado de visita passado pelo titular da Diretoria Executiva Geral do TCE, em nome da LICITANTE, de que esta, atravs de seu Responsvel Tcnico, visitou os locais onde sero executadas a obra/servios e tomou conhecimento de todos os aspectos que possam influir direta ou indiretamente na execuo dos mesmos, at o 5 (quinto) dia til imediatamente anterior data de apresentao dos envelopes. 7.3.3.10. A LICITANTE dever apresentar declarao de inexistncia de fatos que a impeam de participar do certamente de que trata o presente Edital. 7.3.3.11. A LICITANTE dever apresentar declarao de no possuir menores de idade no Quadro da Empresa. 7.3.4. QUALIFICAO ECONMICO/FINANCEIRA: 7.3.4.1. A LICITANTE se obriga a apresentar o Balano Patrimonial acompanhado das demonstraes contbeis do ltimo exerccio social, devidamente registrado na Junta Comercial do local da sede da Empresa, de modo a permitir a comprovao da boa situao financeira atravs da constatao dos ndices de liquidez geral(LG), igual ou superior a 2,00 (dois), de liquidez corrente (LC), igual a 2,00 (dois), e de endividamento total (ET), igual ou inferior a 0,30 ( zero vrgula trinta), onde se utilizar as seguintes frmulas: a) NDICE DE LIQUIDEZ GERAL: LG = ATIVO CIRCULANTE+REALIZVEL A LONGO PRAZO PASSIVO CIRCULANTE+EXIGVEL A LONGO PRAZO b) NDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE LC = ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE c) NDICE DE ENDIVIDAMENTO TOTAL : ET = PASSIVO CIRCULANTE + EXIGVEL A LONGO PRAZO ATIVO TOTAL 7.3.4.2. As firmas constitudas no ano em curso, devero comprovar, atravs do Balano de Abertura, registrado na Junta Comercial, a boa situao financeira e, bem assim, os ndices financeiros acima citados. 7.3.4.3. O Balano Patrimonial e Demonstraes Contbeis devero ser devidamente assinados por profissional habilitado e pelo representante legal da empresa. 7.3.4.4. Os ndices a que se refere o subitem 7.3.4.1 devem ser apresentados em folha separada, assinada pelo Contador da LICITANTE, calculados de forma clara e precisa, vista dos dados do Balano Patrimonial. 7.3.4.5. A LICITANTE se obriga a apresentar: a) certides negativas de Falncia ou Concordata, expedidas pelo Distribuidor de sua sede, emitidas at 60 (sessenta) dias antes da data da licitao; b) certido negativa do Cartrio de Distribuio de Protestos da sede da LICITANTE emitida nos ltimos 30 (trinta) dias; c) documento emitido pelo Distribuidor local, ou Autoridade equivalente indicando quais os Cartrios competentes para as distribuies solicitadas; d) comprovao de possuir capital social mnimo De 10% do valor da contratao prevista no edital, integralizado at a data da apresentao da proposta, atravs da Certido Simplificada da Junta Comercial do local de sua sede; e) relao dos contratos e outros compromissos com obras e ou servios que impliquem diminuio de sua capacidade operativa (art. 31 - 4 da lei n 8.666/93 e suas alteraes) ou absoro de sua disponibilidade financeira.

5
7.3.4.6. A documentao exigida dever ser apresentada pela LICITANTE em fotocpias devidamente autenticadas por Tabelio ou pela CPL, obrigando-se, ademais, a fornecer os originais correspondentes em qualquer poca que forem solicitados pela Comisso. 7.3.4.7. A LICITANTE vencedora se obriga a manter todas as condies de habilitao exigidas neste edital, durante a execuo das obras, constituindo-se em motivo de resciso contratual o descumprimento a este subitem. 7.4.6. As LICITANTES que no apresentarem toda a documentao exigida nesta clusula sero consideradas inabilitadas. 7.5. No caso de firmas sediadas fora do Estado, as certides exigidas nos subitens 7.3.4.5 e 7.3.4.6 sero fornecidas pelos cartrios competentes da Paraba e da Comarca Sede da LICITANTE, bem como a certido ou declarao fornecida pela Corregedoria do Frum da Comarca sede da empresa indicando os cartrios fornecedores dos documentos exigidos. 7.6. A prova de regularidade fiscal da empresa unidomiciliar ser feita com documentos relativos ao nico estabelecimento que, na hiptese, coincidir com a sede da LICITANTE. 7.7. No caso da LICITANTE ser empresa pluridomiciliar, e quando estabelecida no municpio de Joo Pessoa, local do rgo ou entidade promotora da licitao, a prova de regularidade fiscal ser feita com documentos alusivos ao estabelecimento deste municpio e da sua sede; se no tiver filial nesta jurisdio, ser exigida a prova da regularidade relativa a sua sede (lugar do principal estabelecimento ou aquele livremente escolhido no seu ato constitutivo). 8. DA PROPOSTA COMERCIAL 8.1. A documentao abaixo relacionada integrar a Proposta Comercial e dever ser apresentada no mesmo envelope, em 02 (duas) vias, encadernadas em separado, devidamente numeradas, sendo que o envelope devidamente lacrado dever conter no verso, em destaque, a denominao da concorrente, como, exemplificativamente, se observa. NOME DA PROPONENTE TCE - EDITAL DE CONCORRNCIA N 001/2012 ENVELOPE N 02 - PROPOSTA COMERCIAL 8.1.1. DA PROPOSTA Esta ser elaborada em papel timbrado da LICITANTE, contendo o valor global dos servios em R$ (reais) apresentado em algarismo e por extenso, sem rasuras, emendas ou entrelinhas e prazo de execuo da obra, contendo a qualificao da LICITANTE: (nome, endereo, CNPJ/MF, fone (fax)), sendo que, em caso de dvida, prevalecer o valor por extenso da proposta. 8.1.2. QUADRO DE QUANTITATIVOS E PREOS Este dever ser elaborado em papel prprio da LICITANTE, contendo para cada item ou subitem, o preo unitrio composto e o total proposto, calculado pela multiplicao do preo unitrio proposto pelas respectivas quantidades, para obter-se o total do item ou subitem. Finalmente, somam-se os totais para determinar o valor global da proposta, em R$ (reais) correspondente data da apresentao, conforme modelo anexo. 8.1.3. CRONOGRAMA FSICO-FINANCEIRO - Este dever corresponder ao modelo fornecido pelo TCE, demonstrando-se sua exeqibilidade, como a seguir: a) Pelo sistema de barras, a evoluo fsica da execuo de cada item e/ou subitem de servios. b) Percentagens entre o valor global de cada item e o valor correspondente ao perodo de sua execuo, compatibilizados com o cronograma fsico; c) Valores mensais do faturamento previsto; d) Valores acumulados do faturamento previsto, ao longo da execuo da obra. 8.1.4. QUADRO DEMONSTRATIVO DE B.D.I. Neste se detalhar a composio do percentual adotado para o item Bonificao e Despesas Indiretas, incidentes nos preos unitrios propostos, obrigatria a relao das parcelas que o compem. 8.1.5. QUADRO DEMONSTRATIVO DE ENCARGOS SOCIAIS. Versar sobre a composio do percentual adotado para os encargos sociais incidentes na mo-de-obra dos preos unitrios propostos. 8.1.6. PLANO DE TRABALHO. - O Plano de Trabalho a ser apresentado pela empresa constar de: a) Organograma para a equipe administradora da obra nos nveis administrativo, tcnico e operacional juntando ao mesmo a relao da equipe tcnico-administrativa;

b) Plano de execuo dos servios com descrio dos mtodos de construo da empresa, como complementao de suas especificaes tcnicas; c) Planejamento de instalao do canteiro de apoio em conformidade com o objeto constante do item 2.1, levando-se em considerao os servios relacionados no QUADRO DE QUANTITATIVOS E PREOS,

6
contendo Proposta Esquemtica do canteiro de obras, escritrio, depsitos, ptios, entre outros, e sua provvel localizao; d) Relao dos equipamentos disposio para execuo da obra e sua condio de vinculao com a empresa (se prprios, arrendados, alugados ou a serem adquiridos); e) Qualquer outro aspecto da Proposta que a LICITANTE entenda como relevante para a sua perfeita compreenso, tais como com comentrios ou justificativas sobre as informaes suplementares.

8.1.7. Os documentos referentes aos subitens 8.1.2, 8.1.3, 8.1.4, 8.1.5 e, 8.1.6, devidamente assinado pela LICITANTE, devero ser apresentados contendo o nome da LICITANTE, identificao do signatrio com meno explcita do seu ttulo profissional, nmero da carteira profissional, tal como previsto na Lei Federal 5.194, de 24/12/66. 8.1.8. Declarao de Validade da Proposta pelo prazo de 60 (sessenta) dias. 8.2. DA DESCLASSIFICAO DAS PROPOSTAS Sero desclassificadas as Propostas das LICITANTES que no atendam as exigncias do presente Edital, assim tambm aquelas de valor global superior ao valor orado pelo TCE, ou com preos unitrios manifestamente inexeqveis ou nitidamente majorados. 8.2.2.1. Para os efeitos do disposto acima, consideram-se manifestamente inexeqveis as Propostas cujos totais sejam inferiores a 70% (Setenta por cento) do menor dos seguintes valores: a) Mdia aritmtica dos valores das Propostas superiores a 50% (Cinqenta por cento) do oramento bsico do TCE;

b) Valor orado pelo TCE. 8.2.2.2. Das LICITANTES classificadas na forma do item anterior, cujo valor global da proposta seja inferior a 80%(oitenta por cento) do menor valor a que se referem as alneas ae b, ser exigida, para a assinatura do contrato, prestao de garantia adicional, dentre as modalidades previstas no 1 do art. 56, da Lei 8666/93, igual a diferena entre o valor resultante do item anterior e o valor da Proposta apresentada. 8.2.3. Poder a CPL, quando do julgamento das Propostas, solicitar das licitantes a apresentao da Composio de Preos Unitrios, sendo desclassificadas aquelas Propostas a respeito das quais a proponente no demonstre sua viabilidade atravs de documentao que comprove que os custos dos insumos so coerentes com os de mercado e que os coeficientes de produtividade so compatveis com a execuo do objeto de que trata a presente CONCORRNCIA. Ao elaborar sua Composio, a licitante dever considerar os insumos e coeficientes de produtividades adotados pelo sistema PINI, utilizando-se os valores relacionados, constantes dos itens 8.1.4 e 8.1.5. 8.2.4. De igual modo, sero desclassificadas as Propostas que no apresentarem cotao de preos unitrios para todos os itens da planilha de quantidades fornecida pelo Tribunal. 8.2.5. Fica estabelecido que havendo divergncia de preos unitrios para um mesmo servio prevalecer o de menor valor. 9. DA ORDEM DOS TRABALHOS 9.1. No dia, hora e local previstos no prembulo deste Edital, ser instalada a sesso para recepo da credencial e recebimento dos envelopes de HABILITAO e PROPOSTA COMERCIAL, oportunidade em que se daro os respectivos julgamentos. 9.2. Sero convidadas as empresas para que, por credenciamento, comprovem suas presenas. 9.3. Analisadas as credenciais, por instrumento de procurao pblica ou particular e preenchendo as mesmas as formalidades legais de mandato, sero lanados em ata os nomes dos respectivos representantes. 9.4. Expirado o horrio previsto no Edital para abertura dos trabalhos, a Comisso, poder admitir uma tolerncia de 15 (quinze) minutos, ficando entendido que a dilatao do prazo somente poder ocorrer se no interesse da Administrao. 9.5. Aps o credenciamento, a CPL receber dos representantes os correspondentes envelopes HABILITAO e PROPOSTA COMERCIAL. 9.6. Recebidos os envelopes HABILITAO e PROPOSTA COMERCIAL, a Comisso proceder a abertura do 1 envelope (Habilitao), analisar e rubricar os documentos nele contidos, colocando-os, em seguida, disposio das licitantes para anlise e rubrica. Se a Comisso assim preferir, poder anunciar o resultado da habilitao em outra reunio ou por meio de publicao no DOE. 9.7. Concluda a fase de habilitao e inabilitao, o presidente da CPL, aps assim declar-los, indagar dos seus respectivos representantes se desejam abdicar do direito de interpor recursos. 9.8. Caso o representante da LICITANTE desista do seu direito de interpor recurso, essa manifestao ser consignada em ata, obrigatoriamente, por ele assinada.

7
9.9. Na hiptese de no ocorrer a desistncia expressa do recurso de habilitao ou inabilitao, o presidente da CPL suspender os trabalhos, convocando a reunio para recepo de recursos de habilitao ou inabilitao, nas condies, prazos e termos previstos no Art. 109 da Lei 8.666/93 e alteraes posteriores. 9.10. A CPL somente proceder a abertura dos envelopes PROPOSTA COMERCIAL das licitantes confirmados habilitados, aps o transcurso do prazo recursal ou havendo desistncia expressa devidamente consignada em ATA, devolvendo os envelopes de PROPOSTA COMERCIAL devidamente fechados, da LICITANTE confirmada inabilitada. 9.11. Sero inabilitadas as LICITANTES, cuja documentao no atenda as exigncias deste Edital. 9.12. Quando do julgamento da HABILITAO, a CPL e as LICITANTES designaro dia, hora e local para efeito de abertura dos envelopes e julgamento da PROPOSTA COMERCIAL. 9.13. Abertos os envelopes pertinentes PROPOSTA COMERCIAL, a Comisso conceder vistas de todos os documentos neles contidos, para assinaturas ou rubricas dos representantes das licitantes presentes e dos membros da CPL. 9.13.1. Ultrapassada a fase de habilitao das concorrentes e abertas as propostas, no cabe desclassific-las por motivo relacionado com a habilitao, salvo em razo de fatos supervenientes ou s conhecidos aps o julgamento. 9.14. Para obteno do resultado final da licitao, a Comisso levar em conta os preos globais apresentados, a conformidade da proposta com os requisitos do Edital, com os preos correntes no mercado, promovendo-se a desclassificao das propostas que tenham preos excessivos ou inexeqveis, de modo a no comprometer a garantia da futura execuo da obra, conforme determina a Lei. 10. DO JULGAMENTO 10.1. CORREO DOS ERROS 10.1.1. As propostas consideradas adequadas aos termos do EDITAL sero verificadas pela COMISSO DE LICITAO quanto a erros aritmticos, na sua multiplicao ou em somatrio. Os erros sero corrigidos pela COMISSO DE LICITAO da seguinte maneira: a) Existindo discrepncia entre o preo unitrio e o valor total, resultado da multiplicao do preo unitrio pela quantidade, o preo unitrio prevalecer e ser corrigido o valor total.

b) Nos casos em que houver uma discrepncia entre o valor da soma de parcelas indicado na PLANILHA e o valor somado pela COMISSO, prevalecer o valor somado pela COMISSO. c) Depois de corrigidas as propostas e havendo alterao nos valores globais, prevalecer o valor corrigido.

10.1.2. Aps as correes necessrias, a COMISSO classificar as propostas, indicando a mais vantajosa para o TCE, assim considerada a que ofertar MENOR PREO GLOBAL, resultado do somatrio dos valores totais, obtidos pelo produto das quantidades pelo respectivo preo unitrio proposto, correspondente data da apresentao da proposta, e anlise detalhada da composio de custos pelo setor competente do Tribunal. 10.2. Antes da declarao do vencedor da licitao a CPL verificar entre as propostas a presena de licitantes enquadrada como ME e EPP, situao que incidir o art. 44 1 e art. 45, I da lei complementar n 123/2006. 10.3. Na hiptese da ocorrncia de empate entre dois ou mais concorrentes em igualdades de condies, observar-se- com critrio de desempate: a) Produzidos no Pas;

b) Produzidos ou prestados por empresas brasileiras. c) Produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no Pas. (Includo pela Lei n 11.196, de 2005)

Persistindo a igualdade vencedor ser conhecido o vencedor por meio de sorteio pblico. 10.4. Declarada pelo Presidente da CPL a classificao ou desclassificao das LICITANTES, ser facultada a estas a oportunidade para que declarem se pretendem ou no interpor recursos. 10.5. Caso o representante da LICITANTE venha a desistir do seu direto de recurso, essa desistncia ser circunstanciada em ata, na qual obrigatoriamente o mesmo representante dever assinar. 106. Na hiptese de que no venha a ocorrer a desistncia expressa do recurso de habilitao ou inabilitao, o Presidente da CPL, suspender os trabalhos, convocando a reunio para recepo de recursos de classificao e desclassificao, nas condies, prazos e termos previstos no Art. 109 da Lei 8.666/93 e suas alteraes posteriores.

8
10.7. A adjudicao do objeto da presente Licitao somente ocorrer aps o decurso do prazo previsto para interposio de recurso ou na hiptese de expressa desistncia por todas as licitantes no que diz respeito a recursos referentes ao julgamento das propostas. 10.8. O julgamento das propostas ser procedido com observncia ao disposto nos artigos 44, 45 e 48 da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, com as modificaes posteriores, respeitadas as condies estabelecidas no presente Edital. 11. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS 11.1. Dos atos decorrentes do procedimento licitatrio cabero recursos nos termos do art.109 da Lei 8.666, de 21/06/93 e alteraes posteriores. 12. DA ADJUDICAO 12.1. Aps concludos os trabalhos a cargo da CPL o processo ser encaminhado superior considerao do Presidente da Corte para efeito de homologao, a conseqente adjudicao do objeto da Licitao, aps o que lavrar-se- o competente CONTRATO, observadas as condies estabelecidas no presente EDITAL. 12.2. A LICITANTE vencedora ser notificada para, no prazo de 72 (setenta e duas) horas, contadas do recebimento da notificao, fazer prova de haver prestado a Cauo de Execuo, no valor correspondente a 3% (trs por cento), a ser efetuada no ato da assinatura do Contrato. 12.3. A Garantia de Execuo feita sob a modalidade de Ttulo da Dvida Pblica, s ser considerada vlida se comprovados pelo Proprietrio a liquidez, a validade e o registro do Ttulo junto ao Banco Central ou Banco do Brasil ou Caixa Econmica Federal. 12.4. A garantia prestada pela contratada ser liberada ou restituda, aps a execuo do contrato. 12.5. Caso a LICITANTE vencedora no atenda ao que preconiza o item 12.2, ser automaticamente desclassificada, ficando sujeita ao estabelecimento no subitem 21.1 letra c. 12.6. Ocorrendo a hiptese do item anterior, podero ser convocadas as demais licitantes, pela ordem de classificao, que se submetero s mesmas condies, conforme disposio contida no Art. 64 2 da Lei 8666/93. 12.7. A Cauo de Execuo de que trata o item 12.2 responder pelo inadimplemento das obrigaes contratuais, por multas que venham a ser impostas, ressarcimentos de despesas efetuadas pelo TCE para reparos de servios de obrigao da contratada. 13. DO CONTRATO E FORO 13.1. Este Edital, o projeto, especificaes tcnicas, propostas, atas das reunies, relatrios de julgamento e normas do TCE faro parte integrante do contrato independente de transcrio. 13.2. O valor do contrato ser o valor global da proposta em Reais depois de corrigida, se for o caso, pela CPL. 13.3. O foro da Cidade de Joo Pessoa ser o competente para dirimir as questes oriundas desta licitao, renunciando-se desde j , a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. 14. DA ALTERAO DO CONTRATO 14.1. O CONTRATO poder ser alterado nos seguintes casos: 14.1.1. Unilateralmente pelo TCE: a) Quando houver modificao do projeto e/ou das especificaes, para melhor adequao tcnica aos seus objetivos;

b) Quando necessria a modificao do valor contratual em decorrncia de acrscimo ou diminuio quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos em Lei. 14.1.2. Por acordo entre as partes: a) Quando conveniente a substituio da garantia de execuo;

b) Quando necessria a modificao do regime de execuo, em face de verificao tcnicas de inaplicabilidade dos termos contratuais originrios; c) Quando necessria a modificao da forma de supervenientes, mantido o valor inicial atualizado; pagamento, por imposio de circunstncias

d) Para restabelecer a relao que as partes pactuaram inicialmente, entre os encargos da contratada e a retribuio do TCE, para justa remunerao da obra e servios, objetivando a manuteno do inicial equilbrio econmico-financeiro inicial do CONTRATO.

9
14.2. A contratada fica obrigada a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se fizerem na obra e servios, de acordo com o Pargrafo Primeiro do Artigo 65 da Lei 8.666, de 21.06.93, com modificaes posteriores. 14.3. No caso de supresso de obras ou servios, se a contratada j houver adquirido os materiais e posto no local de trabalho, estes devero ter os seus valores ressarcidos pelo TCE, considerado o preo de aquisio, regulamente comprovado, desde que seja de qualidade comprovada e aceitos pela fiscalizao. 15. DAS MEDIES E DOS PAGAMENTOS 15.1. Os quantitativos dos servios efetivamente executados pela firma e conferidos pela fiscalizao do TCE-PB, sero lanados no Boletim de Medio, que ser assinado pelo Eng. Fiscal, pelo Gerente Regional, quando for o caso, e pelo Responsvel Tcnico da CONTRATADA. 15.2. O boletim de medio ser submetido ao Chefe da DIAPI ou profissional designado pelo TCE-PB, responsvel pela execuo dos servios ou obras, que assinaro a medio como revisores. 15.3. As medies sero mensais com intervalos nunca inferiores a 30 (trinta) dias, excetuando-se a medio inicial e a final e, devero conter as seguintes informaes: a) O objeto contratado;

b) A descrio dos servios executados, com as quantidades contratadas, medidas e acumuladas, bem como os respectivos preos unitrios; c) O nmero do contrato;

d) O nmero de ordem da medio; e) f) A data da sua emisso e o perodo dos servios medidos; Identificao dos subscritores com a meno explicita do nome completo, titulo profissional; n do CREA e cargos que ocupam.

15.4. Anexo ao boletim de medio deve constar a respectiva memria de clculo detalhada e fotos dos servios executados. 15.5. A execuo dos servios poder ser antecipada, entretanto no caso de atraso por culpa da CONTRATADA, este fato dever ser registrado no Livro de Ocorrncias pela fiscalizao do TCE-PB, que dar conhecimento a Direo. A CONTRATADA, por sua vez poder apresentar por escrito as razes que ensejaram o descumprimento do cronograma, todavia dever adotar as medidas cabveis para a regularizao. 15.6. A aprovao da medio pelo TCE-PB no exime a CONTRATADA de qualquer das responsabilidades contratuais, nem implica na aceitao definitiva dos servios executados. 15.7. Concludo e aprovado o procedimento inerente a medio, a CONTRATADA emitir a respectiva Nota Fiscal/Fatura no valor apurado, acompanhada da planilha de medio e da memria de clculo detalhada. 15.8. Os Boletins de Medies devero ser realizados entre os dias 25 e 30 de cada ms, sendo os pagamentos efetuados atravs de crdito em conta corrente, mediante AUTORIZAO DE PAGAMENTO - AP, no prazo mximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data final do adimplemento de cada parcela referente aos servios executados e medidos. 15.9. Ao requerer o pagamento da primeira medio, a CONTRATADA dever anexar ao seu requerimento, o comprovante de que o contrato teve sua Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART. efetuada no CREA-PB, nos termos da Resoluo 425 de 18.12.98 do CONFEA, sob pena do no recebimento da medio requerida. Igualmente dever ser apresentado o CEI- Cadastro Especfico do INSS para a obra objeto desta licitao e o C.M.A.- Certificado de Matrcula e Alterao, com indicao do nmero do contrato correspondente. 15.10. No ato de pagamento de cada medio a CONTRATADA dever apresentar cpias autenticadas da folha de pagamento de pessoal e respectivas guias de recolhimento prvio, das contribuies previdencirias e do fundo de garantia do tempo de servio - FGTS, correspondentes ao ms da ltima nota fiscal ou fatura vencida, quanto aos empregados diretamente vinculados execuo contratual, nominalmente identificados, na forma prevista na lei 8.212/91, alterada pela Lei n 9.711 IN INSS/DC N 971/2009, e regulamentos institudos pelo Regime Geral de Previdncia Social RGPS; 15.11. Antes do pagamento de cada medio dever ser verificada a regularidade fiscal da CONTRATADA, mediante a apresentao dos documentos listados no art. 29 da Lei 8.666/93 ou nos stios eletrnicos oficiais. De igual modo dever ser comprovado o cumprimento das obrigaes trabalhistas, correspondentes ltima nota fiscal ou fatura que tenha sido paga pela Administrao. 15.12. Havendo erro na apresentao de qualquer dos documentos exigidos nos subitens anteriores ou circunstncia que impea a liquidao da despesa, o pagamento ficar pendente at que a CONTRATADA providencie as medidas saneadoras. Nesta hiptese, o prazo para pagamento iniciar-se- aps a comprovao da regularizao da situao, no acarretando qualquer nus para o TCE-PB.

10
15.13. Ser retido quando do pagamento de cada medio: a) 11 % (onze por cento) sobre o valor da fatura, referente apenas ao servio (mo de obra), em atendimento a LEI N 9.711/98 IN INSS/DC N 971/2009.

b) 1,5% (um e meio por cento) sobre o valor total da fatura, em atendimento a Lei Estadual n 9.335/2011, art. 8, II, alterado pela Lei n 9.355/2011, para o Programa Empreender/PB. c) O Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza (ISSQN), observado o disposto na Lei Complementar n 116, de 2003, e legislao municipal aplicvel.

d) Taxa de processamento da despesa pblica TPDP. 15.14. A CONTRATADA regularmente optante pelo Simples Nacional, nos termos da Lei Complementar n 123, de 2006, no sofrer a reteno tributria quanto aos impostos e contribuies abrangidos por aquele regime. No entanto o pagamento ficar condicionado apresentao de comprovao por meio de documento oficial de que faz jus ao tratamento tributrio favorecido previsto na referida Lei Complementar. 15.15. O TCE-PB no se responsabilizar pelo pagamento de qualquer despesa que venha a ser efetuada pela CONTRATADA, que porventura no tenha sido acordada no contrato ou no autorizada pela fiscalizao. 15.16. Nos casos de eventuais atrasos de pagamento, desde que a CONTRATADA no tenha concorrido de alguma forma para tanto, o valor devido dever ser acrescido de encargos moratrios proporcionais aos dias de atraso, apurados desde a data limite prevista para o pagamento at a data do efetivo pagamento, taxa de 6% (seis por cento) ao ano, aplicando-se a seguinte frmula: EM = I x N x VP EM = Encargos Moratrios a serem acrescidos ao valor originariamente devido I = ndice de atualizao financeira, calculado segundo a frmula: I = (6 / 100) 365

N = Nmero de dias entre a data limite prevista para o pagamento e a data do efetivo pagamento VP = Valor da Parcela em atraso 15.17. A CONTRATADA dever apresentar mensalmente ao gestor do contrato ou fiscal da obra a documentao comprobatria do cumprimento das obrigaes previstas no art. 7, 3 do Decreto Estadual n 29.610/2009 (comprovao de que forneceu vale transporte, refeio mnima, cesta bsica, EPI, ferramentas manuais e uniforme de trabalho), sob pena de no recebimento da medio solicitada 16. DO REAJUSTAMENTO No haver reajustamento nos valores da proposta, exceto em relao aos casos previstos em Lei. 17. DOS SERVIOS NO PREVISTOS NO CONTRATO 17.1. A execuo dos servios no previstos ser regulada nas mesmas condies do CONTRATO resultante da presente licitao. 18. DAS OBRIGAES DA CONTRATADA 18.1. Constituem obrigaes da CONTRATADA: a) Executar com percia os servios contratados, obedecendo aos projetos, especificaes tcnicas, instrues adotadas pelo TCE e determinaes por escrito da fiscalizao;

b) Assegurar, durante a execuo das obras, a proteo e conservao dos servios executados, bem como fazer a sinalizao e manter a vigilncia necessria segurana de pessoas e de bens mveis e imveis; c) Executar imediatamente os reparos que se fizerem necessrios aos servios de sua responsabilidade ou pagar em dobro os custos destes independentemente das penalidades aplicveis espcie.

d) Adquirir e manter permanentemente no escritrio da obra um LIVRO DE OCORRNCIAS, autenticado pelo TCE, no qual a Fiscalizao e a CONTRATADA anotaro todas e quaisquer ocorrncias que meream registro, devendo ser entregue ao TCE, quando da medio final e entrega da obra; e) f) Retirar da obra qualquer pessoa julgada inconveniente pela Fiscalizao; Manter frente dos servios, pessoal habilitado e equipamentos, obedecendo a quantidade necessria, a critrio do TCE;

g) Manter preposto, aceito pelo TCE, no local da obra, para represent-la na execuo do contrato;

11
h) Permitir ou facilitar a fiscalizao, inspeo ao local da obra, em qualquer dia e hora, devendo prestar todos os esclarecimentos solicitados; i) Reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, s suas expensas, no total ou em parte, o objeto do CONTRATO em que se verificarem vcios, defeitos ou incorrees resultantes da execuo ou dos materiais empregados; Responder pelos danos causados diretamente ao TCE ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou de dolo na execuo do contrato; Responder pelos encargos trabalhistas, previdencirios, fiscais, comerciais ou qualquer outro no previsto neste EDITAL, resultante da execuo do CONTRATO; Colocar disposio da Fiscalizao do TCE durante a vigncia do contrato 01 (um) escritrio com ar condicionado, mesa de trabalho com cadeiras, prancheta para desenho e um armrio com duas portas e chave.

j)

k)

l)

m) Manter durante toda a execuo, em compatibilidade com as obrigaes por ela assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao. n) Fica obrigado o Responsvel Tcnico da Empresa a fazer, pelo menos, uma visita semanal obra, devendo esta ser registrada no Livro de Ocorrncia, assinado por ele e pelo fiscal. 19. DA PARALISAO DOS SERVIOS 19.1. O TCE, por convenincia administrativa ou tcnica, se reserva ao direito de paralisar, a qualquer tempo, a execuo dos servios, cientificando, por escrito a CONTRATADA acerca de sua deciso. 19.2. Se a CONTRATADA, por circunstncia de fora maior, definida no subitem 5.2.1 deste Edital, for impedida de cumprir, total ou parcialmente o contrato, dever comunicar, por escrito, imediatamente, ao TCE. 19.3. Caso as paralisaes referidas nos itens anteriores ocorram uma ou mais vezes e perdurem por 10 (dez) dias ou mais, o TCE poder suspender o contrato, pelo perodo necessrio soluo do impasse, cessando, nesse perodo, as obrigaes da CONTRATADA, excetuando-se o estabelecido no item 18.1 letras b, g, h; i, j. 19.4. Se a suspenso do contrato perdurar por 120 (cento e vinte) dias, qualquer das partes poder solicitar a sua resciso, exceto nos casos previstos no inciso XIV, do art. 78 da Lei 8.666/93. 20. DA RESCISO DO CONTRATO 20.1. O CONTRATO poder ser rescindido amigavelmente a critrio do TCE, por acordo entre as partes ou por razes de ordem administrativa; 20.2. O TCE poder rescindir, unilateralmente, o CONTRATO de pleno direito, independente de qualquer interposio judicial ou extrajudicial e do pagamento de qualquer indenizao pelos seguintes motivos: a) O no cumprimento, o cumprimento irregular ou o cumprimento lento das Clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos estabelecidos;

b) O cumprimento irregular de clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos; c) A lentido do seu cumprimento, levando o TCE a comprovar a impossibilidade da concluso da obra, no prazo estipulado;

d) O atraso injustificado no incio da obra; e) f) A paralisao da obra, sem justa causa e prvia comunicao ao TCE; A subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, bem como a fuso, ciso ou incorporao, no admitidas no Edital e no contrato, exceto com a anuncia do TCE;

g) O desatendimento das determinaes regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execuo, assim como as de seus superiores; h) O cometimento reiterado de faltas na sua execuo, anotadas na forma do 1 do art. 67 da Lei n 8.666/93; i) j) k) l) A decretao de falncia ou a instaurao de insolvncia civil; A dissoluo da sociedade ou falecimento do contratado; A alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execuo do contrato; Razes de interesse pblico.

12
20.3. Decretada a resciso contratual, pelos motivos delineados no subitem 20.2 do Edital, a CONTRATADA, alm da perda da cauo de execuo em favor do TCE, ficar sujeita aplicao das sanes previstas no subitem 21.1, letras b, c e d do Edital de Licitao, com exceo do caso previsto no item 20.2, letra m do Edital. 20.4. O no cumprimento das clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos, acarretar CONTRATADA as seguintes conseqncias, sem prejuzo de quaisquer sanes previstas: a) Suspenso imediata pelo TCE dos trabalhos no estgio em que se encontram;

b) Execuo de garantia contratual, para ressarcimento dos prejuzos causados ao TCE; c) Reteno dos crditos decorrentes do CONTRATO, at o limite dos prejuzos causados ao TCE e no cobertos pela garantia contratual.

21. DAS PENALIDADES 21.1. Diante da recusa injustificada execuo total ou parcial do CONTRATO pela CONTRATADA, o Tribunal aplicar as seguintes sanes: a) Advertncia;

b) Multa de 1% (um por cento) sobre o valor da proposta; c) Suspenso temporria da participao em licitao e/ou impedimento de contratar com o TCE, por prazo no superior a 02 (dois) anos;

d) Declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a ADMINISTRAO PBLICA, emitida pelo Presidente do TCE, enquanto perdurarem os motivos da punio; e) Por atraso na concluso das diversas etapas de servios fixadas no cronograma fsico, ser aplicada multa diria relativa etapa que apresentar maior atraso, calculada pela frmula a seguir: M = V/ (100.P) onde: M = Multa em Reais V = Valor da etapa, na poca da infrao, em Reais P = Prazo da etapa em meses f) A concluso de uma ou mais etapas antes do prazo previsto no cronograma no isentar a contratada da multa por atraso em outras etapas.

22. DO RECEBIMENTO DA OBRA E SERVIOS 22.1. Aps a concluso dos servios, a CONTRATADA, mediante requerimento ao Presidente do TCE, poder solicitar o recebimento dos mesmos. 22.2. Os servios concludos podero ser recebidos provisoriamente, a juzo do TCE. 22.3. Para o recebimento dos servios, o Presidente designar uma Comisso com, no mnimo, 03 (trs) Tcnicos, que vistoriar a obra e emitir TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO ou PROVISRIO, a seu critrio. 22.4. O TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO da obra e servios no isenta a CONTRATADA das responsabilidades cominadas no Art. 618 do Cdigo Civil Brasileiro. 22.5. Aps a assinatura do Termo de Recebimento Definitivo, a garantia prestada pela CONTRATADA ser liberada e, se em dinheiro, corrigida monetariamente. 23. DAS CONDIES GERAIS 23.1. A CONTRATADA assumir integral responsabilidade pelos danos causados ao TCE, ou a terceiros, por si ou por seus representantes, na execuo dos servios contratados, isentando o TCE de todas e quaisquer reclamaes que possam surgir, decorrentes de acidentes, mortes, perdas ou destruies. 23.2. Nos preos unitrios propostos devero estar includos todos os custos de materiais, transportes, cargas, descargas, sinalizao, mo-de-obra, tributos, leis sociais, lucros e quaisquer outros encargos que incidam sobre os servios previstos, ou no, neste Edital. Devero estar inclusos nos preos unitrios, quaisquer incidncia no custo da mo-de-obra em decorrncia do prazo de entrega da obra. 23.3. Quaisquer instrues, alteraes e demais providncias que a fiscalizao julgar necessrias, para melhor desempenho da CONTRATADA e andamento da obra, devero ser registradas no Livro de Ocorrncia, no cabendo CONTRATADA o atendimento de nenhuma reclamao decorrente de entendimentos verbais.

13
23.4. No podero participar da licitao os concorrentes que se encontrarem impedidos por fora do disposto no Estatuto dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Paraba, combinado com o Artigo 9, inciso III, da Lei 8.666/93, ficando sujeitos s penalidades ali previstas. 23.5. Para as Certides que no contiverem prazo de validade expressamente mencionado, ser considerado o prazo de 30 (trinta) dias, contados da data de sua expedio. 23.6. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital, excluir-se- o dia de incio e incluir-se- o do vencimento, e considerar-se-o os dias consecutivos, exceto quando houver disposio em contrrio. 23.7. Os servios contratados podero ser subcontratados at o limite de 50%, desde que haja autorizao expressa do TCE, sem prejuzo das responsabilidades contratuais e legais da primeira contratada. 23.8. Ser inabilitada ou desclassificada a licitante que deixar de apresentar qualquer documento exigido neste Edital. 23.9. Os casos omissos neste Edital sero regulados em observncia Lei 8.666, de 21/06/93, com modificaes posteriores. 23.10. No caso de acrscimo, a CONTRATADA se obriga a fazer um esforo da cauo de execuo correspondente a 3% (trs por cento) do valor acrescido, obedecendo ao estabelecido no item 12.2 do Edital de Concorrncia n 001/2012.

Joo Pessoa, 14 de novembro de 2012.

Atamilde Alves do Nascimento Silva - Presidente da CPL -

14
TERMO DE CONTRATO DE EMPREITADA TCE N XXX/2012 DO TIPO MENOR PREO SOB O REGIME DE EMPREITADA POR PREO UNITRIO, QUE ENTRE SI CPLEBRAM O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO (TCE) E A FIRMA........................................................ PARA AMPLIAO, ADEQUAO E REFORMA DO TRIBUNAL DE CONTAS, NESTE ESTADO, NA FORMA ABAIXO:

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO-TCE, localizado na Rua Prof. Geraldo Von Sohsten s/n, Bairro de Jaguaribe, na Cidade de Joo Pessoa, Capital do Estado da Paraba, a partir de agora denominado simplesmente TCE, e neste ato representado pelo seu Presidente, Conselheiro FERNANDO RODRIGUES CATO, cdula de identidade n ........... e CIC n ..........., de um lado e de outro, a firma ------------------------------------------------------------------------------------------, com sede -----------------------------------------------------------------------------------------------, inscrita no CNPJ sob o n ............................, aqui denominada CONTRATADA, representada neste ato pelo seu Responsvel legal, ------------------------------------------------- -----------------------------------------, considerando haver a CONTRATADA sido proclamada vencedora da Licitao objeto do EDITAL DE CONCORRNCIA PUBLICA N 001/2012, constante do Processo TC n 15914/12, devidamente homologada pelo Presidente do TCE, decidiram as partes contratantes assinar o presente contrato, o qual ser redigido pela clusulas e condies que mutuamente acordam e aceitam: CLUSULA PRIMEIRA - FUNDAMENTO LEGAL DO CONTRATO: Este contrato decorre da licitao objeto do Edital de Concorrncia n 001/2012, processada com fulcro na Lei Federal 8.666 de 21/06/93, alterada pela Lei 8.883 de 08/06/94 e Lei 9.648 de 27/05/98, no que no as contrarie, que ficam fazendo parte integrante deste contrato, independentemente de transcrio. CLUSULA SEGUNDA - OBJETO DO CONTRATO: O presente contrato tem por objetivo a execuo pela CONTRATADA dos servios destinados a AMPLIAO, ADEQUAO E REFORMA DO TRIBUNAL DE CONTAS, neste Estado. Dita obra dever ser executada de acordo com as condies e clusulas expressas neste instrumento, especificaes tcnicas, proposta, cronograma fsico-financeiro, projetos e instrues do TCE, do Edital de CONCORRNCIA N 001/2012, documentos esses que passaro a integrar o presente contrato, independentemente de transcrio. CLUSULA TERCEIRA - PREOS, VALOR, PAGAMENTO E PROPENE: 1. Preos: Os preos a serem aplicados para execuo da obra e servios objeto deste CONTRATO, sero unitrios, especificados na PLANILHA DO TCE, nos termos da proposta apresentada e aprovada, que passar a integr-lo este Contrato, independentemente de transcrio.. Fica expressamente estabelecido que os preos referidos incluem todos os custos diretos e indiretos requeridos para execuo da obra e quaisquer encargos que nela possam incidir, inclusive os servios. Valor: O valor deste Contrato, base dos preos propostos e aprovados de R$ _____________ (-------------------------------------------------------------------------------------------------------------) Pagamento: O pagamento da obra e/ou servios ser efetuado atravs de crdito em conta corrente, mediante Autorizao de Pagamento (AP), no prazo mximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data final do adimplemento de cada parcela, mediante processo regular com base nas medies realizadas e aceitas pela Fiscalizao, lanadas em Boletim de Medio, que aps conferido ser assinado pelo Engenheiro Fiscal, pelo Diretor Executivo Geral e pelo responsvel da CONTRATADA. As medies sero mensais, com intervalos nunca inferior a 30 (trinta) dias, excetuando-se as medies inicial e final, devendo ser realizadas entre os dias 25 e 30 de cada ms. O pagamento da 1 medio s dever ser efetivado quando da comprovao, pela CONTRATADA, da Anotao de Responsabilidade Tcnica - ART., sobre a execuo da obra junto ao CREA/ PB, nos termos da resoluo n 425, de 18. 12. 98, do CONFEA, sob pena do no recebimento da medio requerida. PROPENE: A CONTRATADA reter, no ato do pagamento da medio, uma alquota referente ao TPDP; No ato do pagamento de cada medio, a CONTRATADA fica obrigada a apresentar cpia autenticada da Folha de Pagamento de Pessoal e respectivas Guia de Recolhimento Prvio devidamente quitada, das contribuies Providenciarias e do FGTS, incidentes sobre a remunerao dos segurados includa em Nota Fiscal ou Fatura, correspondente aos servios executados, na forma prevista na Lei 8.212/91, alterada pela Lei 9.032, de 28.04.95, e regulamentos institudos pelo Regime Geral de Previdncia Social - RGPS. Igualmente dever ser apresentado o CEI - Cadastro Especifico do INSS para a obra objeto deste contrato e o CMA - Certificado de Matricula e Alterao, com a indicao do nmero do contrato correspondente.

2.

3.

4. 5.

6.

15
7. Fica tambm obrigada a CONTRATADA a apresentar no encerramento do CONTRATO, quando da expedio do TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO da obra, a CND - Certido Negativa de Dbito correspondente. E demais condies estabelecidos no item 15 do edital.

8.

CLUSULA QUARTA - DOS SERVIOS NO PREVISTOS NO CONTRATO: 1. Os preos unitrios para execuo de novos servios surgidos quando da execuo, sero propostos pela CONTRATADA e submetidos apreciao do TCE. A execuo dos servios no previstos ser regulada pelas mesmas condies estabelecidas no Contrato, ficando sua execuo condicionada a assinatura do Termo Aditivo no qual figuraro os novos preos e prazos ajustados.

2.

CLAUSULA QUINTA - DAS CAUES: 1. A CONTRATADA, no ato da assinatura do Contrato, recolher Tesouraria do TCE uma cauo de execuo correspondente a 3% (trs por cento) do valor global da proposta que poder ser feita em Dinheiro, Ttulo da Dvida Pblica Federal ou do Estado da Paraba, Fiana Bancaria, ou Seguro Garantia. 2. No caso de acrscimo, a CONTRATADA se obriga a fazer um reforo da cauo de execuo correspondente a 3% (trs por cento) do valor acrescido, obedecendo ao estabelecido no item 12.2 do Edital de Concorrncia n 001/2012. 3. A cauo de execuo, de que trata o item primeiro desta Clusula, responder pelo inadimplemento das obrigaes contratuais, por multa que venham a ser impostas CONTRATADA, e ressarcimento de despesas efetuadas pelo TCE para reparos de qualquer servio de obrigao da CONTRATADA. 4. A garantia de execuo feita sob a modalidade de Ttulos da Dvida Pblica, s ser considerada valida se comprovada pelo proprietrio quanto liquidez, validade e registro do ttulo junto ao Banco Central ou Banco do Brasil ou Caixa Econmica Federal. CLUSULA SEXTA - DA ALTERAO CONTRATUAL: O Contrato poder ser alterado nos casos previstos no item 14.0 e subitens do Edital de Concorrncia N 001/2012. CLUSULA STIMA - DOS PRAZOS: Os servios devero ser executados no prazo de 360 (trezentos e sessenta dias) dias, contados da data da Assinatura da Ordem de Servios. Este prazo poder ser alterado, nos casos previstos em Lei. O no cumprimento dos prazos aqui previstos, acarretar na aplicao das penalidades determinadas na Clusula Dcima Segunda do presente instrumento. Os prazos de incio de etapas de execuo, de concluso e de entrega da obra admitiro alteraes a critrio do TCE, fundadas em convenincia administrativa, mantidas as demais Clusulas do Contrato, desde que ocorra algum dos seguintes motivos: 1) Paralisaes por motivo de fora maior (#) ou casos fortuitos. 2) Alterao do projeto e/ou especificaes tcnicas pelo TCE. 3) Aumento ou diminuio dos servios, previstos na planilha de quantitativos, devendo a prorrogao ou antecipao do prazo ser proporcional variao dos servios. 4) Supervenincia de fato excepcional e imprevisvel, inclusive ocorrncia de chuvas fortes, que altere fundamentalmente as condies de execuo. 5) Impedimento da execuo do contrato, por fato ou ato de terceiros, reconhecido pelo TCE, em documento contemporneo sua ocorrncia. (#) Definem-se como circunstncias de fora maior acontecimentos imprevistos tais como: greve, atos de sabotagem, guerras, bloqueios, tumultos, comoes pblicas, epidemias, terremotos, tempestades, inundaes, exploses e quaisquer outras ocorrncias similares ou equivalentes, que fiquem alm do controle de qualquer das partes. Toda alterao de prazo dever ser justificada por escrito e previamente autorizada pelo TCE. CLUSULA OITAVA - DA DOTAO: Os recursos para execuo das obras objeto deste Contrato correro conta da seguinte dotao: 2012/2013 02.101.01.032.5072.1864 449051 FONTE 00.

16
CLUSULA NONA - Da Paralisao: 1. O TCE por convenincia administrativa ou tcnica, se reserva o direito de paralisar, a qualquer tempo, a execuo dos servios, cientificando devidamente a CONTRATADA, por escrito de tal deciso. Se a CONTRATADA, por circunstncia de fora maior, for impedida de cumprir, total ou parcialmente o Contrato, dever comunicar o fato imediatamente por escrito ao TCE. Entende-se por circunstncia de fora maior o definido na Clusula Stima. Caso as paralisaes referidas nos itens anteriores ocorram uma ou mais vezes e perdurarem por 10 (dez) dias ou mais, o TCE poder suspender o contrato pelo perodo necessrio soluo do impasse, cessando, nestes perodos obrigaes da CONTRATADA perante o TCE, excetuando-se ao estabelecido no item 18.1, letras b, h, e j do EDITAL DE CONCORRNCIA n 001/2012. Se a suspenso do contrato perdurar por 120 (Cento e vinte) dias, qualquer das partes poder solicitar a resciso do Contrato.

2.

3. 4.

5.

CLUSULA DCIMA - DAS OBRIGAES DA CONTRATADA a) Constituem obrigaes da CONTRATADA: Executar com percia os servios contratados obedecendo aos projetos, especificaes tcnicas, instrues adotadas pelo TCE e determinaes por escrito da fiscalizao;

b) Assegurar durante a execuo da obra, a proteo e conservao dos servios executados, bem como fazer a sinalizao e manter a vigilncia necessria segurana de pessoas e dos bens mveis e imveis; c) Executar com idoneidade os reparos que se fizerem necessrios aos servios de sua responsabilidade ou pagar em dobro os custos destes servios, devidamente atualizados, se o TCE os fizer, independentemente das penalidades cabveis;

d) Adquirir e manter permanentemente no escritrio da obra, um LIVRO DE OCORRNCIAS, autenticado pelo TCE, no qual a Fiscalizao e a CONTRATADA anotaro todas e quaisquer ocorrncias que merecem registro, devendo ser entregue ao TCE, quando da medio final e entrega da obra; e) f) Retirar da obra qualquer pessoa julgada inconveniente pela fiscalizao; Manter frente dos servios pessoal habilitado e equipamento, obedecendo a quantidade necessria, a critrio do TCE;

g) Manter preposto, aceito pelo TCE no local da obra, para represent-la na execuo do contrato; h) Permitir ou facilitar a fiscalizao, inspeo ao local da obra, em qualquer dia e hora, devendo prestar todos os esclarecimentos solicitados; i) Reparar, corrigir, remover, reconstruir ou substituir, s suas expensas, no total ou em parte, o objeto do contrato em que se verifiquem vcios, defeitos ou incorrees resultantes da execuo ou dos materiais empregados; Responder pelos danos causados diretamente ao TCE ou a terceiros, decorrentes de sua culpa ou de dolo na execuo do contrato; Responder pelos encargos trabalhistas, previdencirios, fiscais, comerciais ou qualquer outro no previsto neste Edital resultante da execuo do contrato; Colocar disposio da Fiscalizao do TCE, durante a vigncia do contrato 01 (um) escritrio com ar condicionado, mesa de trabalho com cadeiras, prancheta para desenho e um armrio com duas portas e chave.

j)

k)

l)

m) Manter durante toda a execuo, em compatibilidade com as obrigaes por ela assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao. n) adotar praticas compatveis com a sustentabilidade.

CLUSULA DCIMA PRIMEIRA - DA RESCISO DO CONTRATO: 1. O Contrato poder ser rescindido amigavelmente, a critrio do TCE, por acordo entre as partes ou por razes de ordem administrativa; O TCE poder rescindir unilateralmente o Contrato de pleno direito, independente de qualquer interposio judicial ou extrajudicial e do pagamento de qualquer indenizao pelos seguintes motivos:

2.

17
a) O no cumprimento, o cumprimento irregular ou lento e Clusulas contratuais, especificaes, projetos e prazos estabelecidos; b) A lentido do cumprimento do contrato levando o TCE a comprovar a impossibilidade da concluso da obra no prazo estipulado; c) O atraso injustificado no incio da obra; d) A paralisao da obra, sem justa causa e prvia comunicao ao TCE; e) A subcontratao total ou parcial do seu objeto, a associao do contratado com outrem, a cesso ou transferncia, total ou parcial, bem como a fuso, ciso ou incorporao, no admitidas no edital e no contrato, exceto com a anuncia do TCE f) O desentendimento das determinaes regulares da autoridade designada para acompanhar e fiscalizar a sua execuo, assim como as de seus superiores; g) O cometimento reiterado de faltas na sua execuo, anotadas na forma do 1 do art. 67 da Lei n 8.666/93; h) A decretao de falncia ou a instaurao de insolvncia civil; i) A dissoluo da sociedade ou falecimento do contratado; j) A alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, que prejudique a execuo do contrato; k) Razes de interesse pblico. 3. Decretada a resciso contratual, pelos motivos delineados no subitem 20.2 do edital, a CONTRATADA, alm da perda da cauo de execuo em favor do TCE, ficar sujeita a aplicao das sanes previstas no subitem 21.1 letras b, c e d do Edital de Licitao, com exceo do caso previsto no item 20.2, letra m do Edital. 4. Pelo no cumprimento das clusulas contratuais, especificaes, projetos ou prazos, acarretar a CONTRATADA as seguintes conseqncias, sem prejuzo de quaisquer sanes previstas: a) Suspenso imediata pelo TCE, dos trabalhos no estado em que se encontrem; b) Execuo de garantia contratual para ressarcimento dos prejuzos causados ao TCE; c) Reteno dos crditos decorrentes do contrato at o limite dos prejuzos causados o TCE e no cobertos pela garantia contratual. CLUSULA DCIMA SEGUNDA - DAS PENALIDADES 1. Diante da recusa injustificada execuo total ou parcial do contrato pela CONTRATADA, o Tribunal aplicar as seguintes sanes: a) Advertncia; b) Multa de 1% (um por cento) sobre o valor da proposta; c) Suspenso temporria da participao em licitao e/ou impedimento de contratar com o TCE, por prazo no superior a 02 (dois) anos; d) Declarao de inidoneidade para licitar ou contratar com a ADMINISTRAO PBLICA, emitida pelo Presidente do TCE, enquanto perdurarem os motivos da punio; e) Por atraso na concluso das diversas etapas de servios fixadas no cronograma fsico, ser aplicada multa diria relativa etapa que apresentar maior atraso, calculada pela frmula a seguir: M = V/ (100.P) onde: M = Multa em Reais V = Valor da etapa, na poca da infrao, em Reais P = Prazo da etapa em meses 2. A concluso de uma ou mais etapas antes do prazo previsto no cronograma no isentar a contratada da multa por atraso em outras etapas. CLUSULA DCIMA TERCEIRA - DO REAJUSTAMENTO: No haver reajustamento nos valores do presente contrato, exceto para os casos previstos em lei.

18
CLUSULA DCIMA QUARTA - RECEBIMENTO DA OBRA E SERVIOS: 1. Aps a concluso dos servios, a CONTRATADA, mediante requerimento ao Presidente do TCE, poder solicitar o recebimento dos mesmos. Os servios concludos, podero ser recebidos provisoriamente, a juzo do TCE. Para o recebimento dos servios o Presidente designar uma Comisso composta de no mnimo 03 (trs) Tcnicos, que vistoriar a obra e emitir TERMO DE RECEBIMENTO DEFINITIVO ou PROVISRIO, a seu critrio. O Termo de Recebimento Definitivo da obra e servios, no responsabilidades cominadas no Art. 618 do Cdigo Civil Brasileiro. isenta a CONTRATADA das

2. 3.

4.

5.

Aps a assinatura do Termo de Recebimento Definitivo a garantia prestada pela CONTRATADA ser liberada e se em Dinheiro, corrigida monetariamente.

CLUSULA DCIMA QUINTA - DAS DISPOSIES GERAIS: 1. A CONTRATADA assumir integral responsabilidade pelos danos causados ao TCE, ou a terceiros, por si ou por seus representantes, na execuo dos servios contratados, isentando o TCE de todas e quaisquer reclamaes que possam surgir, decorrentes de acidentes, mortes, perdas ou destruies. 2. Nos preos unitrios propostos, devero estar includos todos os custos de materiais, transportes, cargas, descargas, sinalizao, mo-de-obra, tributos, leis sociais, lucros e quaisquer outros encargos que incidam sobre os servios previstos, ou no, neste Edital. Devero estar inclusos nos preos unitrios, qualquer incidncia na mo-de-obra decorrente do prazo de entrega da obra. 3. O controle tecnolgico dos servios a executar e dos materiais a utilizar ser efetuado pela CONTRATADA, ou por terceiros devidamente autorizados. 4. Quaisquer instrues, alteraes, liberaes e demais providencias que a fiscalizao julgar necessrias para melhor desempenho da firma e andamento da obra, devero ser registradas no livro de ocorrncia, no cabendo CONTRATADA nenhuma reclamao decorrente de entendimentos verbais. 5. Na contagem dos prazos aqui estabelecidos, excluir-se- o dia do comeo e incluir-se- o do trmino, e considerar-se-o os dias consecutivos, exceto quando for explicitamente disposto em contrrio. 6. A CONTRATADA sujeita-se integralmente aos termos do presente Contrato objeto da Licitao do Edital de Concorrncia n 001/2012. 7. Os casos omissos neste Contrato sero regulados em observncia a Lei n 8.666/93 e suas alteraes posteriores. CLUSULA DCIMA SEXTA - DO FRO: Para dirimir as questes decorrentes deste Contrato as partes elegem o Foro da Capital, do Estado da Paraba, renunciando a qualquer outro por mais privilegiado que seja. E por estarem de pleno acordo foi lavrado o presente Termo em 04 (quatro) vias de igual teor e forma para um s efeito, que as partes c contratantes assinam na presena das testemunhas abaixo. Joo Pessoa, ___ de___________ de 2012

_________________________________________________ Pela Contratante

_________________________________________________ Pela Contratada

Testemunhas: _____________________________________________ _____________________________________________

19

PROPOSTA PARA EXECUO DE OBRA

A Empresa signatria, participante da licitao, na modalidade CONCORRNCIA de n 001/2012 para ampliao, adequao e reforma do Tribunal de Contas, neste Estado, prope-se a executar a obra objeto da Licitao em referncia no prazo mximo de ( ) dias a partir da data do recebimento da 1 ordem de servios. Os preos unitrios propostos multiplicados pelos quantitativos de servios previstos na Planilha de Quantitativos e Preos resultam no valor global de R$ __________________. ( ), pelo qual a firma se prope a executar todos os servios constantes no EDITAL. A proponente declara, ainda, que tem conhecimento e aceita todas as condies e exigncias estabelecidas no EDITAL, e que se obriga a cumpri-las rigorosamente.

Joo Pessoa,

OBSERVAO: A proposta dever ser carimbada indicando de maneira legvel a denominao da firma, nomes e funes das pessoas que a assinaram.

You might also like