You are on page 1of 3

O tratamento de efluentes na cervejaria

O tratamento de efluentes na cervejaria necessrio para a manuteno e segurana de um meio ambiente limpo e intacto. Especialmente os fabricantes de cerveja e refrigerantes, que utilizam a gua como matria-prima, devem possuir essa conscincia. A maioria das indstrias de bebidas requer algum grau de tratamento de efluentes, j que so descartados em guas pblicas (como rios), em estaes de tratamento municipais, em seus prprios tratamentos aerbios ou anaerbios, ou em aplicaes no campo. Efluentes na cervejaria Na fabricao de cerveja a gua utilizada tambm para a limpeza e desinfeco e com isto transforma-se em efluente. Vrias substncias orgnicas so responsveis por isso: restos de produto, cola de rtulos, produtos de limpeza e desinfeco, anti-espumantes, lubrificantes de esteira etc., que diludos em gua transformam-se em efluente. Em pequenas quantidades a poluio da natureza com essas matrias orgnicas no to grave. As bactrias presentes em guas naturais utilizam essas substncias para a sua alimentao, transformando-as em CO2 e substncias minerais. Mas para que isso ocorra, as bactrias necessitam de oxignio. Havendo uma elevada concentrao de substncias orgnicas poluidoras na gua, as bactrias se multiplicam e consomem, nessas circunstncias, todo o oxignio, que reposto pelo ar sobre a superfcie da gua, mas de modo limitado. Isto significa que seres mais elevados, como os peixes, no recebem mais oxignio para respirar e o lago ou curso dgua morre. Uma medida para a poluio das guas a Demanda Qumica de Oxignio (DQO). A DQO mede a quantidade de oxignio necessria (em mg/l) para transformar, por oxidao, as matrias orgnicas presentes na gua do efluente. O tratamento do efluente realizado em escala industrial imita o processo natural de transformao por microrganismos, onde ocorre uma queima a frio ou oxidao. Tratamento dos efluentes Para o tratamento biolgico dos efluentes temos disposio dois mtodos diferentes: de um lado o tratamento de efluentes anaerbio, com microrganismos que independem de oxignio e, por outro lado, o tratamento de efluentes aerbio, ao qual se fornece oxignio para os microrganismos atravs de aerao. Pr-tratamento Muitas vezes apenas o pr-tratamento pode ser suficiente para atender legislao local. O pr-tratamento feito por meio de mtodos fsicos, qumicos ou biolgicos, ou por uma combinao destes. O primeiro passo o uso de peneiras para eliminar substncias slidas, como rtulos, rolhas, fragmentos de vidro, plstico e outros materiais e partculas granuladas. Aps a peneira, o efluente passa por uma cmara retangular para a sedimentao de slidos, equipada com um raspador contnuo. Estas cmaras podem tambm ser utilizadas como cmaras de mistura para sistemas de controle de pH e como unidade de pr-aerao para prevenir condies anaerbias no clarificador primrio.

Um tanque de equalizao importante para misturar os efluentes, equalizar o pH e as concentraes de DBO. Uma aerao por meio de rotores ou injeo de ar comprimido podem ser necessrios para prevenir produo microbiolgica de odores sulfdricos. O pr-tratamento qumico utilizado em uma srie de empresas pela neutralizao por meio de CO2 de efluentes custicos do CIP e lavadoras de garrafas. Sistemas de pr-tratamento biolgico incluem sistemas aerbios com curto tempo de residncia ou sistemas anaerbios. A DBO pode ser reduzida em at 60% ou 70%, que pode significar todo o tratamento requerido ou o estgio inicial de um tratamento completo. Tratamento anaerbio O tratamento anaerbio dos efluentes com elevadas cargas realizvel at atingir uma carga reduzida, mas que ainda sensivelmente superior ao permitido para lanamento em cursos dgua. Por isso, utilizado para pr-tratamento e para o tratamento final deve ser utilizado um estgio aerbio posterior. As vantagens do tratamento anaerbio esto no baixo consumo de energia e na pequena gerao de lodo excedente, em comparao com o tratamento aerbio. Alis, a demanda tcnica e a operao so mais complexas no sistema anaerbio, que se deve ao fato de que o processo biolgico comparativamente mais complexo, onde diferentes microrganismos agem em diferentes meios (faixa de pH etc). Por este motivo, pr-requisito que o envio de efluentes estao de tratamento seja feita sem grandes oscilaes (efluente estvel), o que nem sempre possvel em pequenas e mdias fbricas. Por isso, a limpeza ocorre quase sempre em sistemas de tratamento aerbios. O sistema de tratamento anaerbio demanda longo perodo de tempo para reincio aps parada e necessidade de pessoal mais qualificado para a operao do mesmo. As bactrias utilizadas no sistema anaerbio so geralmente agrupadas em trs tipos bsicos: as bactrias que formam cidos (acidognicas), as que formam cido actico, hidrognio e CO2 (acetognicas) e as que formam metano (metanognicas). Nos sistemas anaerbios, a fermentao com produo de gs metano possui duplo interesse: 1. A fermentao permite despoluir por reduo do volume de material orgnico e estabiliz-lo; 2. A fermentao produz o biogs, que contm de 50% a 70% de metano (CH 4). Ocorre que um metro cbico de biogs a 70% de metano e 30% de CO 2 libera cerca de 6.000 kcal (25,1 MJ). Tratamento aerbio A maioria dos tratamentos em cervejarias so sistemas aerbios de lodo ativado, apesar da tendncia desde os anos 80 para os sistemas anaerbios. Novos sistemas aerbios utilizam suportes plsticos que suportam o crescimento biolgico. Estes meios podem ser lminas rotativas como no contator biolgico rotativo, material de suporte autoportante como nas bio-torres ou material de baixa densidade mantido em suspenso por movimentao de fluido (sistemas de leito fluido). Todos necessitam de menos espao do que os sistemas convencionais de lodo ativado, por promoverem um contato mais eficiente entre a gua de efluente e o lodo.

No contator biolgico rotativo uma srie de lminas plsticas so montadas num eixo. As lminas pouco espaadas entre si (cerca de 20 mm), giram na gua de efluente a cerca de 1,5 r.p.m e permanecem 40% submersas. O crescimento biolgico nas lminas degrada o efluente e aerado quando as lminas emergem da gua. O excesso de biomassa formada arrastado pelo efluente para um clarificador. A bio-torre basicamente um leito envolto com material plstico com elevada rea de superfcie especfica e porosidade. A biomassa cresce como um fino filme no revestimento enquanto que a gua de efluente flui sobre a biomassa. A gua de efluente normalmente reciclada para obter um fluxo suficiente para um umidecimento uniforme. Odores desagradveis podem ser um problema nestes sistemas. O sistema de leito fluido provavelmente o sistema mais eficiente para crescimento biolgico, j que uma elevada densidade de biomassa pode ser mantida em suspenso. Um exemplo de sistema de leito fluido o processo Captor, no qual a biomassa mantida cativa dentro de pequenos blocos plsticos semelhantes a esponjas, que so mantidos em suspenso por correntes de circulao provocadas por um sistema de aerao submerso. Uma outra vantagem deste sistema que no necessrio um decantador; o excesso de lodo recuperado diretamente por meio de remoo mecnica do tanque das esponjas carregadas de lodo, seu esvaziamento e retorno para o tanque. Um outro novo sistema aerbio que requer uma pequena rea de terra o sistema de poo profundo aerbio, que opera com sucesso em uma cervejaria canadense. Neste processo, a gua de efluente colocada em contato com biomassa e ar comprimido em um poo subterrneo com 152 metros de profundidade, que promove uma oxidao biolgica acelerada. O sistema de tratamento aerbio de operao mais simples, verstil ( flexvel), pode-se estender o efeito de degradao (limpeza) e possui boa segurana operacional. Tratamento do lodo O manuseio e desidratao do lodo em excesso uma das etapas mais caras no tratamento de efluentes lquidos. Isto particularmente verdadeiro para sistemas de tratamento aerbios que produzem grandes quantidades de lodo. O lodo deve ser desidratado para reduzir custos com transporte e custos com energia caso ele seja seco ou incinerado. O lodo seco pode ser utilizado como fertilizante conforme testes realizados na dcada de 80 nos Estados Unidos. A reduo de efluentes lquidos deve fazer parte de uma poltica de gesto ambiental, preconizada pela ISO 14000 (Sistema de Gesto Ambiental). A abrangncia deste sistema atinge a reduo de efluentes gasosos, coleta de resduos slidos, coleta de materiais perigosos, reduo da poluio sonora, reduo do consumo de energia, reduo do uso de matrias-primas, entre outros. Fonte: Matthias Mestre Cervejeiro Diplomado Rembert Reinold

http://www.cervesia.com.br/tratamento-de-efluentes.html

You might also like