You are on page 1of 2

CIDO CLORDRICO O cido clordrico (HC) uma soluo aquosa, cida e queimativa, devendo ser manuseado apenas com

m as devidas precaues. Ele normalmente utilizado como reagente qumico, e um dos cidos que se ioniza completamente em soluo aquosa. Uma soluo aquosa de HC na concentrao de 1 mol/L tem pH = 0. Em sua forma pura, HC um gs, conhecido como cloreto de hidrognio. cido Ciandrico Tambm conhecido como cido prssico ou, ainda, cianureto de hidrognio, o cido ciandrico um cido fracorepresentado pela frmula qumica HCN, encontrado naturalmente tanto no estado lquido quanto no estado gasoso (altamente voltil), de odor semelhante ao de amndoas amargas, solvel em gua, lcoois e teres, com baixos pontos de fuso e ebulio, baixo peso molecular e de altssimo grau de toxidez e inflamabilidade. O cido ciandrico foi descoberto pelo qumico Scheele em 1782 na Prssia, que o sintetizou a partir do azul da Prssia, da o nome cido prssico, muito utilizado antigamente. Cerca de 30 anos mais tarde, o qumico francs Louis Joseph Gay-Lussac obteve esse cido na sua forma pura, permitindo determinar sua frmula com exatido, desde ento, o cido recebeu o nome de cido ciandrico. sintetizado principalmente pela reao de metano com amnia e oxignio, a altas temperaturas, tendo a platina como agente catalisador da reao, produzindo gua, alm do prprio cido. cido Sulfrico Por Luiz Molina Luz cido sulfrico H2SO4: Lquido incolor, viscoso e oxidante. Densidade de 1,84g/cm3. Ao diluir o cido sfurico, no se deve adicionar gua, porque o calor liberado vaporiza a gua rapidamente, medida que ela vai sendo adicionada. uma das substncias mais utilizadas nas indstrias. O maior consumo de cido sulfrico se d na fabricao defertilizantes, como os superfosfatos e o sulfato de amnio. ainda utilizado nas indstrias petroqumicas, de papel, de corantes etc. e nas baterias de chumbo (baterias de automveis). Preparao: Obteno S + 4 FeS2 + 11 O2 2 Fe2O3 + 8 SO2 Oxidacao de 2 SO2 + O2 2 SO3 cido carbnico O2 SO2 a do SO2 SO2 SO3:

Representado pela frmula qumica H2CO3, o cido carbnico um composto considerado como fraco, instvel, dicido (apresenta dois hidrognios ionizveis na sua estrutura), produzido por meio da diluio de gs carbnico em gua, por isso, no pode ser isolado em sua forma pura. CO2 + H2O > H2CO3 possvel encontrar o cido carbnico na gua das chuvas, formado por meio da dissoluo do gs carbnico presente na atmosfera pela gua precipitada. Essa formao do cido carbnico altera o pH da chuva, o tornado levemente cido, por isso no existe gua de chuva com pH neutro. Todavia, por ser um cido fraco, a presena do cido carbnico na gua das chuvas no provoca efeitos prejudiciais ao meio ambiente. cido Actico O cido actico vem da famlia dos cidos carboxlicos e possui dois carbonos na sua estrutura. Podendo assim ser chamado tambm de cido etanico. Ns o encontramos no dia a dia mais comumente na sua forma impura, chamada de vinagre. Quando ele est completamente livre de gua conhecido como cido actico glacial. Possui essa nomenclatura j que o frasco fica com um aspecto esbranquiado, como se estivesse congelado. Aplicado em diversos ramos da industrial como na produo de acetato de celulose (conhecido como simplesmenteacetato), na produo de PET (politereftalato de etileno, um polmero impermevel a gases e por isso utilizado na fabricao de garrafas para refrigerantes) e tambm utilizado para limpeza e desinfeco.

cido Ntrico O cido ntrico um composto qumico representado pela frmula HNO3, lquido viscoso, inodoro e incolor, muito voltil, forte oxidante, corrosivo, imiscvel em gua. o segundo cido mais fabricado e mais consumido na indstria, perdendo apenas para o cido sulfrico. Trata-se de um cido incompatvel com a maioria dos compostos orgnicos. Quimicamente, o cido ntrico reage de trs maneiras: como cido forte, como agente oxidante, como agente de nitrao. Como cido forte, provoca reao com produtos alcalinos e xidos, formando sais denominados nitratos; oxida produtos orgnicos como a anilina e o lcool furfurlico, sendo usado em combustveis para foguetes; j as reaes de nitrao envolvem a nitrao comum (com hidrocarbonetos) e a esterificao (com lcoois), o que possibilita a sntese de explosivos orgnicos.

You might also like