You are on page 1of 28

RESUMO Desde o desenvolvimento do primeiro explosivo a t nossos dias atuais, houve grande a avano em sua fabricao.

Os explosivos usados atualmente so mais eficientes, potentes e muito mais seguros de se manusear. Mas embora sejam mais seguros que os primeiros explosivos criados, o seu uso sem os devidos cuidados pode gerar acidentes com propores inimaginaveis. H uma grande variedade de explosivos, com caracteristicas distinta uma das outras, sendo mais ou menos eficiente, viavel ou inviavel, tudo dependendo do local onde ser utilizado. Em uma poca que se busca corte de custo ao mesmo tempo que se quer aumentar a produo, a escolha do explosivo ideal ja ser um grande pao em direo ao sucesso de um empreendimento.

ABSTRACT Since the development of the first explosive ntil our present day, there was great progress in its manufacture. The explosives used today are more efficient, powerful and much safer to handle. But although they are safer than the first set explosives, their use without due care can cause accidents with unimaginable proportions. A wide range of explosives, with characteristics different from each other, being more or less effective, feasible or not feasible, depending on where it is used. In a 'poca we are seeking cost cutting at the same time it wants to increase production, the choice of ideal explosive is already a large space toward the success of an enterprise.

1.TIPOS DE EXPLOSIVOS

1.1Breve Histrico
A plvora foi, sem dvida, o primeiro passo para o desenvolvimento dos produtos conhecidos hoje como explosivos. Inicialmente utilizada pelos chineses como pirotcnico passou com algumas modificaes a propelente de projeteis e armamentos em geral. No fim da idade mdia (por volta de 1354 d.C.), na Europa, o monge Shwartz obteve mistura explosiva semelhante a dos chineses, que foi em seguida sendo adotada e aplicada, em suas diversas formas e variaes, para fins blicos. O segundo passo foi dado em 1847 com a descoberta da Nitroglicerina pelo italiano Ascanio Sobreno. Foi uma verdadeira revoluo, pois este preparado oferecia um poder de exploso muitas vezes maior que o da plvora. Porm era muito perigoso quando submetido a movimentos bruscos ou atrito, fato eu limitava as condies de segurana em seu manuseio. Em 1863 o Sueco Alfred Nobel superou este inconveniente adicionando diatomcea a Nitroglicerina. Produzindo desta forma a Dinamite: explosivo potente que oferecia ao mesmo tempo boas condies de segurana. A casualidade por outro lado, em 1923, na cidade alem de Oppau, deu existncia industrial a outro membro da famlia dos explosivos, quando ao tentar-se dinamitar uma partida de Nitrato de Amnio que havia empedrado pela ao da umidade provocou-se enorme exploso. De outro acidente nasceu o ANFO (Amonium Nitrate and Fuel Oil) mistura de Nitrato de Amnio e leo Diesel, quando o choque entre dois navios, carregando os dois produtos, resultou em incndio seguido de violenta exploso que arrasou o Porto de Texas. Completando a famlia dos explosivos nasceram em 1958 as Lamas Explosivas: misturas em proporo adequada de Nitrato de Amnio, leo Diesel, gua e outros produtos tais como p de Alumnio, Goma, Brax... que pela enorme quantidade de energia til desenvolvida, apresentam grande capacidade de trabalho na ruptura de rocha e materiais duros em geral.

1.2 - Introduo
3

Comercialmente, h 4 tipos de explosivos, sendo um deles utilizado como iniciador (acessrios: cordel detonante, estopim, espoletas, nonel, etc...). A seleo de um explosivo para uma dada tarefa na engenharia, tal como o desmonte de rocha, pode ser classificada de 3 maneiras: a) Altos explosivos (TNT, dinamites); b) Baixos explosivos (plvora); c) Agentes detonantes (Anfo, Anfoa, Anfo pesado, Slurry, emulses)

1.3 Mecanismos
O explosivo utiliza a energia para arrancar o macio rochoso que est adiante dele, no sentido da face livre ou linha de menor resistncia. Em furo suficientemente adensado, um explosivo pode produzir presses de at 100.000 atmosferas. uma soma fabulosa de energia que deve ser bem aproveitada devido ao seu curto espao de durao, pois ela provm do grande volume de gases liberados pela exploso. Durante a exploso a temperatura pode alcanar de 2500 a 4000oC. A nitroglicerina, principal substncia explosiva, aumenta de 18000 a 19000 vezes o seu volume original. A detonao de um explosivo ocorre uma srie de fenmenos tanto de natureza dinmica como de natureza esttica, que so: a). A onda de choque percorre a rocha a uma velocidade de 3000 a 5000 m/s causando fissuras na rocha. b). O dimetro inicial do furo alargado para o dobro por deformaes plsticas c). A onda de choque produz tenses radiais e tangenciais na rocha ao se deslocar do centro para a periferia. d). Ao chegar frente livre da bancada a onda de choque tende a projetar o

material da superfcie (lanamento do material a grandes distncias). Este lanamento to mais acentuado quanto mais fraturada for a rocha.

2 - Explosivos iniciadores Graas ao seu alto custo, os iniciadores so utilizados somente para

iniciar altos explosivos. Aps a iniciao,

eles

produzem

um

choque

intenso, capaz de iniciar uma onda de detonao na carga explosiva. 3 - Altos explosivos (explosivos detonantes) Os altos explosivos ou explosivos detonantes, se decompem com velocidades na faixa de 1500 a 9000 m/s e produzem grandes volumes de gases e considervel calor presses extremamente altas. O desempenho de tais explosivos depende principalmente do volume e da temperatura dos gases produzidos e da velocidade de detonao. 4 - Baixos explosivos (explosivos deflagrantes)
5

So explosivos de baixa velocidade de decomposio e que, mesmo quando confinados, queimam-se, progressivamente, em um intervalo de tempo muito longo (at 1000 m/s). Os explosivos deflagrantes correspondem s plvoras, compostos pirotcnicos e compostos propulsores para artilharia e fogos de artifcio, sem nenhuma aplicao na minerao ou na engenharia, exceto no caso de rochas ornamentais. 5 - Agentes detonantes So misturas consistindo de um combustvel e um oxidante. O produto final, misturado ou encarchutado, no pode ser detonado pela espoleta nmero 8. O agente detonante consiste primariamente de nitratos inorgnicos e carbonaceos e pode conter substncias adicionais no explosivas, tal como alumnio em p ou ferrosilcio. A reao tpica do Anfo : 3 NH4NO3 + CH2 - 7 H2O + CO2 + 3 N2 Os explosivos industriais de uso civil se dividem por sua vez em dois grandes grupos, em ordem de importncia por nvel de consumo e no de apario no mercado, so: 5.a) Agentes explosivos - os principais so: - Anfo; - Alanfo; - Hidrogel; Essas misturas no levam, salvo algum caso, ingredientes intrinsecamente explosivos. - Emulses; - Anfo pesado.

5.b) Explosivos convencionais - necessitam para a sua fabricao de substncias intrinsecamente explosivas que atuam como sensibilizadores das misturas. Os mais conhecidos so; - Gelatinosos; - De segurana (permissvel). - Pulverulentos;

6-Agentes Explosivos:
6.a) Anfo Qualquer substncia combustvel pode ser usada com o nitrato de amnio para produzir um agente explosivo. Nos EUA no final da dcada de 50 se utilizava o carvo em p, que foi substitudo por combustvel lquido que permitia misturas mais ntimas e homogneas com o nitrato de amnio. O produto mais utilizado o leo diesel, que frente a outros lquidos como a gasolina, querosene e outros, apresenta a vantagem de ter um ponto de volatilidade to baixo e, por conseguinte, menor risco de exploses de vapor. A reao de decomposio do sistema equilibrado em oxignio : 3 NH4NO3 + CH2 - 3 N2 + 7 H2O + CO2 920 Kcal/g A mistura estequiomtrica corresponde a 94,3% de nitrato de amnio e 5,7% de leo diesel, que equivale a 3,7 litros de leo diesel para cada 50 Kg de nitrato de amnio. A quantidade do combustvel afeta a quantidade de gases nocivos emanados na exploso (CO + NO). Quando nos desmontes os fumos produzidos tem a cor laranja, um indicativo de uma percentagem insuficiente de leo diesel, decorrente do Anfo ter absorvido gua do furo ou no ter sido iniciado corretamente. O dimetro da carga influencia no velocidade do Anfo: Dimetro 1 4 6 Velocidade de detonao (m/s) falha 2710 3500
7

8 12 14

3810 3960 4180

A densidade do Anfo de 0,85 g/cm3 Velocidade terica: 5140 m/s Composio: Anfo, 94,6% por peso O dimetro crtico do Anfo influenciado pelo confinamento e pela densidade de carga. Usado dentro de um furo a uma densidade de 0,8 g/cm3, o dimetro crtico de 25 mm, enquanto que com 1,15 g/cm3 se eleva a 75 mm. A sensibilidade de iniciao do Anfo diminui conforme aumenta o dimetro do furo. Na prtica os reforadores de 150 g so efetivos em dimetro de carga inferiores aos 150 mm, e acima desse calibre se recomenda reforadores de 400 a 500 g. O Anfo apresenta as seguintes vantagens: - Ocupa inteiramente o volume da furao; - Possui grande sensibilidade aos choques mesmo aps misturado; - Reduo do preo global de explosivo. As desvantagens do ANFO so: - Falta de resistncia gua; - Baixa densidade; - Necessidade de um iniciador especial. 6.b) Alanfo Como a densidade do Anfo muito baixa, a energia que resulta por unidade de longitude de coluna pequena. Para se elevar essa energia, desde 1968 que se vem acrescentando Al (aluminio) ao Anfo com bons resultados tcnicos e econmicos, sobretudo quando as rochas so massivas e os custos de perfurao so altos.
8

Quando se mistura o nitrato de amnio com uma pequena quantidade de Al (aluminio) a reao que se tem a seguinte: 2 Al + 3 NH4NO3 - 3 N2 + 6 H2O + Al2O + 1650 cal/g Se a percentagem do alumnio maior, tem lugar a seguinte reao: 2 Al + 3 NH4NO3 - 3 N2 + 6 H2O + Al2O + 2300 cal/g O limite prtico, por questes de rendimento e economia se encontra entre 13 e 15%. Percentagens superiores a 25% fazem diminuir a eficincia energtica. 6.c) Hidrogis (pastas, lamas ou slurrys) Os Hidrogis so agentes explosivos constitudos por solues aquosas saturadas de nitrato de amnio, em menor uso com outros oxidantes como o nitrato de sdio e/ou de clcio, em que se encontram dispersos os combustveis, sensibilizantes, agentes espessantes e gelatinizantes que evitam a segregao dos produtos slidos. O desenvolvimento destes explosivos ocorreu no final da dcada de 50 quando Cook e Farnam, conseguiram os primeiros ensaios positivos com uma mistura de 65% de Nitrato de Amnio, 20% de alumnio e 15% de gua. Aps esses primeiros resultados, Cook utilizou TNT como sensibilizante e assim comeou no Canad a fabricao comercial patenteada, estendendo-se depois aos EUA. J em 1969 a Dupont desenvolveu os Hidrogis (aquagel) que se caracterizavam por no conter os explosivos tradicionais, nem metais particulares com sensibilizantes fundamentais, sendo que incorporavam como combustveis substncias orgnicas como os derivados das aminas, parafinas, aucares e outros. A soluo de oxidantes est constituda por gua, nitrato de amnio e nitrato de sdio, a qual se adiciona tioureia e parte de gomas que permitem conseguir uma viscosidade para reter as bolhas de gs. O nitrato de sdio tem a vantagem de dispor de uma grande quantidade de oxignio e de diminuir o ponto de cristalizao das solues salinas.

Por outro lado, como a percentagem de gua utilizada no suficiente para dissolver todos os nitratos, certas quantidades destes so acrescentados no estado slido formando parte da fase dispersa. Para modificar a densidade e se proceder a gaseificao qumica, geralmente com nitrito de sdio, adio de produtos de baixa densidade ou microesferas de vidro. A densidade varia de 0,8 a 1,6 g/cm3. As energias desenvolvidas oscilam entre 700 e 1500 cal/g. Apresentam menor quantidade de fumos em relao aos explosivos convencionais. A velocidade de detonao dos slurrys varia entre 3350 e 5500 m/s. 6.d) Emulses Este grupo de explosivos, que o mais recente no mercado, mantm as propriedades dos Hidrogis j citados, porm com melhor potncia e resistncia gua. O interesse deste explosivo surgiu no comeo da dcada de 60. Dentro de um ponto de vista qumico, uma emulso um sistema bifsico em forma de uma disperso estvel de um lquido imiscvel em outro. As emulses explosivas so do tipo denominado "gua em leo" em que a fase aquosa est composta por sais inorgnicos oxidantes dissolvidos em gua e a fase oleosa est composta por um combustvel lquido imiscvel com a gua do tipo hidrocarbonato. O desenvolvimento dos explosivos tem levado reduo progressiva das partculas, passando desde os slidos s solues salinas com slidos e por ltimo, s microgotas de uma emulso explosiva. Para conseguir uma sensibilizao adequada, os explosivos, quando estes no contm sensibilizantes qumicos slidos ou lquidos, precisam de um mecanismo fsico como o das bolhas de gs, que ao serem comprimidas adiabaticamente produzem o fenmeno de "pontos quentes" (hot spots) que favorecem tanto a iniciao como a propagao da detonao. Os agentes gaseificantes utilizados so constitudos por poliestireno expandido ou microesferas de vidro.

10

A tendncia atual pelo emprego das emulses nas operaes de arranque com explosivos em virtude das numerosas vantagens apresentadas pelas emulses: - Menor preo, j que sua fabricao no requer as gomas e fculas, de alto custo; - Excelente resistncia gua; - Possibilidade de se conseguir produtos com densidades entre 1 e 1,45 g/cm3; - Elevadas velocidades de detonao - 4000 a 7000 m/s - com pouco efeito do dimetro do cartucho; - Grande segurana na fabricao e manipulao; - Possibilidade de mecanizar a carga e preparar misturas de Anfo. 6.e) Anfo pesado (heavy Anfo) Na tecnologia atual de desmonte de rochas inquestionvel que o Anfo constitui o explosivo bsico. O Anfo pesado, que uma mistura de emulso base com Anfo, abriu uma nova perspectiva no campo dos explosivos. O Anfo apresenta uns interstcios ocos que podem ser ocupados por um explosivo lquido como a emulso que atua como uma matriz energtica. Algumas das propriedades deste explosivo dependem das percentagens da mistura e as vantagens principais que apresentam so: - Maior energia; - Melhores caractersticas de sensibilidade; - Grande resistncia gua; - Possibilidade de efetuar cargas com variao de energia ao longo do furo. 6.f) Altos explosivos Alfred Nobel, qumico sueco, em 1875 descobriu que uma grande quantidade de Nitroglicerina (NG), que foi descoberta em 1846 pelo qumico italiano Ascanio Sobrero, podia dissolver-se e ficar retida na Nitrocelulose (NC),
11

obtendo-se um produto com consistncia plstica de fcil uso e manipulao naquela poca. Essa gelatina explosiva formada por 92% de NG e 8% de NC tinha um balano de oxignio nulo e desenvolvia uma energia superior a NG pura. Posteriormente, com inteno de reduzir a potncia da mistura explosiva, se adicionou substncias oxidantes e combustveis, em propores adequadas para manter um balano de oxignio, afim de reduzir consideravelmente o custo de fabricao. Assim, a percentagem de NC-NG atualmente oscila entre 30 e 35%, o resto corresponde aos oxidantes como o nitrato de amnio, aos combustveis e a outros produtos especiais que servem para corrigir a higroscopilidade dos nitratos. As vantagens desse explosivo so: - Potncias elevadas; - Altas densidades, desde 1,2 at 1,5 g/cm3; - Elevadas velocidades de detonao, entre 5000 e 6000 m/s; - Grande resistncia gua e estabilidade qumica; Os inconvenientes mais importantes so: - Risco de acidentes na fabricao e transporte; - Sensveis a estmulos subsnicos e por conseguinte elevado perigo da maquinaria golpear os tocos com restos de explosivos; - Produz dores de cabea, pois a NG dilata os vasos sanguneos; - Reduzida flexibilidade para a utilizao em condies ambientais extremas. As principais aplicaes destes explosivos ocorrem no arranque de rochas duras, como carga de fundo, em desmontes de baixa presso de gua e em furos midos. 6.g) Dinamites So explosivos que resultam da mistura de trinitroglicerina com outras substncias que a absorvem e a retm; substncias estas que vo fazer parte do explosivo, comunicando-lhe propriedades ou protegendo-o.

12

As dinamites diferem em tipo e graduao conforme o fabricante, podendo, contudo, serem classificadas segundo os seguintes grupos principais: 6.g.1) Dinamites guhr; De interesse puramente histrico (Nobel - 1866), resulta da mistura de NG, Kieselguhr (farinha de diatomceas - SiO2) e estabilizantes. No mais usada. C3H5 x 3 (NO3) + SiO2 = dinamite guhr 6.g.2) Dinamites simples; NE + serragem + oxidante + estabilizante. A serragem substitui o Kieselguhr como absorvente e o nitrato de sdio , em geral, o oxidante usado. Como estabilizante ou anticido, usa-se o carbonato de clcio com cerca de 1%. A dinamite simples produz boa fragmentao e empregada em servios a cu aberto. 6.g.3) Dinamites amoniacais; So dinamites em que parte do nitrato de sdio (oxidante) ou mesmo da base explosiva, substituda por NH4NO3 (nitrato de amnio). mais barata que a dinamite simples, menos sensvel ao choque, bem como tem menor resistncia gua. 6.g.4) Gelatinas; A "blasting" gelatina ou gelatina explosiva foi descoberta por Nobel em 1875. obtida pela adio de Nitrocelulose [C4H7(NO3)2] Nitroglicerina e fica com textura de uma goma de mascar. Um anticido adicionado para aumentar a resistncia estocagem. Usualmente acrescentada serragem mistura, com a inteno de estabilizar e aumentar a segurana ao manuseio. A composio tpica da "blasting" 91% de NE, 8% de NC, 0,9% de anticido e 0,1% de absorvente. Tem como propriedades mais importantes: - Altssima velocidade de detonao ( 8000 m/s);
13

- Excelente resistncia gua; - Produz boa fragmentao e timo adensamento no furo; - um dos mais fortes explosivos comerciais, porm de alto custo e liberador de gases txicos.

6.g.5) Gelatinas amoniacais; Essas gelatinas, assim como as dinamites especiais, foram desenvolvidas para substituir as gelatinas puras, com maior segurana no manuseio e custo menor de produo, porm menos resistente gua. As gelatinas amoniacais tm fora de 30 a 90%, gases excelentes at 80% e regulares, acima desta percentagem. 6.g.6) Semi-gelatinas Constituem um tipo intermedirio entre as gelatinas e as dinamites amoniacais, combinando a baixa densidade das dinamites amoniacais com a resistncia gua e coeso das gelatinas, em graus mais atenuados. Os gases variam de excelentes a pouco txicos.

6.g.7) Explosivos granulados (pulverulentos) Os explosivos granulados, tambm conhecidos em alguns pases como agentes detonantes, geralmente consistem em misturas de nitratos inorgnicos e leo combustvel, formando um Nitrocarbonitrato (NCN) e podendo sofrer adio ou no de substncias no explosivas (alumnio e ferro-silcio) ou explosivas como o Trinitrotolueno (TNT). Outro explosivos granulados, fabricados por diferentes fabricantes, nada mais so do que formulaes similares do Anfo, com adio de outros ingredientes , explosivos ou sensibilizantes, oxidantes e absorventes.
14

6.g.8) Explosivos de segurana ou permissveis So aqueles especialmente preparados para o uso em minas de carvo com ambientes inflamveis de poeira e grisu. Sua caracterstica principal a baixa temperatura de exploso. Atualmente os explosivos permissveis se classificam em dois grupos. O primeiro possui um aditivo que faz o papel de inibidor da exploso; geralmente o sal comum (NaCl) um depressor de chamas. O segundo grupo, de mais recente apario chamado de seguridade reforada ou de intercmbio inico, conseguem rebaixar a temperatura de exploso mediante diversos ingredientes que ao reagirem no momento da detonao formam um inibidor nesse mesmo instante. NaNO3 + NH4Cl - NaCl + NH4NO3 As caractersticas prticas desses explosivos so: - Potncia mdia-baixa; - Velocidade de detonao entre 2000 e 4500 m/s; - Baixa resistncia gua, salvo em algum composto. No Brasil, o explosivo de segurana foi especialmente desenvolvido para ser usado pela Petromisa, em Sergipe, onde ocorrem emanaes de grisu. 6.h) Plvora negra O primeiro explosivo conhecido foi a plvora negra, derivada de "fogo de guerra grego", descoberta em 671. Por muito tempo a plvora negra serviu apenas para fins militares, tendo sido utilizada para fins civis apenas em 1627, pelo mineiro Tiroles Kaspar Weindl, na Hungria. Logo aps teve uso generalizado na extrao de carvo mineral. Originalmente consistia em uma mistura de nitrato de potssio (KNO3), carvo e enxofre, nas propores de 75, 15 e 10%, respectivamente. Mais tarde o nitrato de potssio foi substitudo por nitrato de sdio (NaNO3), em menor proporo, e as percentagens de enxofre e carvo foram aumentadas.
15

A plvora negra extremamente propensa auto-deflagrao por causa de sua sensibilidade ignio por chama ou fasca. Com densidade de 1,6 g/cm3 e velocidade de detonao de 450 m/s, s tem aplicao nos desmontes de rochas extremamente macias e em condies em que a ao de choque praticamente indesejvel, como por exemplo, no corte de blocos macios de mrmore ou em minas de carvo, visando a produo de carvo grosso. Especialmente formulada e contendo materiais inertes como aditivos, utilizada em ncleos de estopins. Neste caso, finamente granulada e convenientemente compactada de forma a apresentar uma velocidade constante de queima. O tamanho, o calor (2000-25000C) e a durao da chama da plvora, tornam proibitivo seu uso em carvoeiras grisuosas ou poeirentas. As aplicaes da plvora so limitadas, porque no pode ser usada em servios midos e, alm disso, produz mais fumaa e gases nocivos do que explosivos. O seu consumo tem cado continuamente.

7-PROPRIEDADES DOS EXPLOSIVOS 7.1 - Densidade A densidade de um explosivo pode ser expressa em termos de peso especfico ou contagem de cartuchos. O peso especfico a razo entre a densidade da massa explosiva e a densidade da gua em condies normais de temperatura e presso; normalmente expressa em g/cm3. O peso especfico dos explosivos comerciais varia entre 0,5 e 1,7 g/cm3. Com raras excees, os explosivos com altas densidades tambm apresentam altas velocidades e altas presses de detonao.

16

A densidade de um explosivo determina o peso da carga por unidade de comprimento do furo, e consequentemente pode influenciar na razo linear de carregamento: massa da carga / m = densidade x 0,785 x 2 sendo o expresso em metros e a densidade em kg/cm3. Geralmente, a energia do explosivo aumenta com a densidade, contudo no pode ser aplicado para algumas emulses ou aquagis. Frequentemente, os explosivos com alta densidade e energia so usados nas cargas de fundo onde o confinamento maior e onde os espaamentos so frequentemente maiores (Ex.: furos verticais e faces inclinadas). Para detonaes difceis em que uma fina fragmentao desejada, recomenda-se um explosivo denso. Para rochas fragmentadas "in situ", ou onde no requerida uma fragmentao demasiada, um explosivo pouco denso ser suficiente. Os explosivos de baixa densidade so os mais utilizados na produo de carvo ou outros minerais macios. A densidade de um explosivo deveras importante em condies de trabalho com gua. Um explosivo com densidade menor ou igual a 1,0 no deve ser utilizado em furos cheios de gua. 7.2 - Velocidade de detonao (VOD) A velocidade de detonao de um explosivo a taxa em que a onda de detonao move-se atravs da carga explosiva, e um fator importante no desempenho de um explosivo. A velocidade de detonao de um explosivo influenciada pela densidade, tamanho da partcula e grau de confinamento da carga. A maioria dos explosivos granulares exibem uma velocidade de detonao que dependente do dimetro da carga, e so denominados de no ideal. O ideal o explosivo que no varia a velocidade de detonao quando o dimetro aumenta.

17

A velocidade de detonao pode ser expressa para detonao confinada ou no confinada, e geralmente medida em m/s. A velocidade de detonao confinada a medida da velocidade de deslocamento da onda de choque atravs da coluna de explosivo confinada em um furo ou em outro espao qualquer. A velocidade de detonao no confinada indica a velocidade de deslocamento da onda quando o explosivo est ao ar livre ou em um espao no confinado. Como geralmente os explosivos so utilizados confinados, a velocidade de detonao confinada mais significativa. A velocidade de detonao de um explosivo controla a taxa de liberao da energia total do explosivo. Explosivos com alta velocidade de detonao exibem alta deformao ou onda de choque, e so mais relevantes para os tipos de rocha que exibem a mnima fratura natural e altos mdulos de young. Explosivos com baixa velocidade de detonao (Anfo) so mais apropriados para o desmonte de rochas altamente fraturadas, produzindo energia para executar o deslocamento da pilha, empolamento e escavibilidade. Bauer, em 1984, declarou que a real velocidade de detonao pode ser usada para calcular a frao do volume de um explosivo envolvido na reao da frente de detonao, de acordo com a equao: % de explosivo reagido = (VODreal / VODideal) 7.3 - Presso de detonao A presso de detonao de um explosivo, uma funo da velocidade de detonao e da densidade do explosivo, a medida da presso gerada pela onda de detonao. No mecanismo do desmonte, principalmente nas rochas duras, a reflexo das ondas de choque na face livre essencial. A seguir apresentamos a frmula prtica para o clculo da presso de detonao: P = (4,55 x 10-6 x d x V)/(1 + 0,8d)
18

P = presso de detonao (Kbar) d = densidade do explosivo (g/cm) V = velocidade de detonao (m/s) Uma alta presso de detonao prefervel para o desmonte de rochas duras ou muito densas. Para rochas macias, uma presso baixa suficiente. Os explosivos comerciais apresentam presses de detonao variveis entre 70 e 140 Kbar. A presso de detonao a propriedade mais difcel de ser medida, mas pode ser medida atravs do teste de aqurio. 7.4 - Energia relativa Existem diferentes formas de expressar a energia de um explosivo. Nas antigas dinamites (straight dynamites) era a percentagem de NG, o parmetro de medida da "fora". Posteriormente, com a substituio parcial da NG por outras substncias e a realizao de testes comparativos de laboratrio, se passou a chamar de Energia Relativa por Peso (Relative Weight Strength RWS) e Energia Relativa por Volume (Relative Bulk Strength - RBS). Assim, frequente referir a potncia de um explosivo em tantos por cento de outro que se toma por padro, dinamite, Anfo e outros, ao qual se estabelece o valor 1 ou 100. 7.4.1 - Energia Relativa por Peso (RWS) RWSx = ETx / ETo RWSx = energia relativa por peso de um explosivo x ETx = energia termoqumica de um explosivo x (cal/g) ETo (cal/g) RWSx = [( x x VODx) / ( o x VODo)]1/3 x = densidade do explosivo x (g/cm) o = densidade do explosivo padro (g/cm) VODx = velocidade de detonao do explosivo x (m/s) VODo= velocidade de detonao do explosivo padro (m/s)
19

= energia termoqumica de um explosivo tomado como padro

Exemplo 1: Considere o Anfo como padro, o qual apresenta as seguintes propriedades: anfo = 0,85 g/cm ETanfo = 900 cal/g - Clculo da Energia Relativa por Peso (RWS) do explosivo Powergel (emulso da Explo-ICI), o qual apresenta as seguintes propriedades: x = 1,15 g/cm ETx = 1014 cal/g RWS = ETx / ETo = (1014 cal/g) / (900 cal/g) RWS = 1,127 ou 112,7% 7.4.2 - Energia Relativa por Vomule (RBS) RBS = (ETx / ETo) x ( x / o) Exemplo 2: Utilizando os dados do exemplo 1: - Clculo da Energia Relativa por Volume (RBS): RBS = (1014 / 900) x (1,15 / 0,85) RBS = RWS x ( x / RBS = 1,52 = 152% 7.5 - Dimetro crtico medida que o dimetro do explosivo reduzido, o dimetro crtico atingido, no qual o grau de reao produzido apresenta energia e presso insuficiente para manter a detonao. o) = 1,127 x (1,15 / 0,85)

8- A QUMICA DOS EXPLOSIVOS 8.1 - Geral


20

Basicamente um explosivo um composto de hidrognio (H), nitrognio (N) e carbono (C), e a exploso uma reao exotrmica que procede de uma maneira extremamente rpida. Na reao geralmente N2 formado e o oxignio combina com o carbono e/ou o hidrognio (e/ou com o enxofrre se este presente). As reaes explosivas so realizadas em um intervalo da ordem de 1 microsegundo, por isso quase impossvel descobrir exatamente o que ocorre. A situao complicada ainda mais por causa do fato de que as reaes e, consequentemente, os produtos formados, variam com a temperatura e presso. 8.2 - Termoqumica da exploso Cada substncia tem eneergia interna que reside na forma potencial dentro das molculas. Em uma reao qumica a energia interna das substncias reagindo no igual energia interna dos produtos formados e, consequentemente, a diferena deve ser absorvida durante a reao (energia interna dos produtos maior do que a energia interna das substncias). Quase sempre a diferena das energias internas aparece na forma de calor e uma das caractersticas mais importantes dos explosivos a grande quantidade de calor liberado pela exploso. Os produtos de uma exploso sempre incluem gases, e a energia liberada na forma de calor causa uma expanso dos gases, transformando grande parte do calor em trabalho mecnico, dado pela integral W = consumida ao esquentar os produtos e os arredores. Podemos levar em conta o trabalho W feito durante a reao e a mudana de energia interna usando a entalpia que definida como: H = E + PV H = entalpia por mol (cal/mol) E = energia interna por mol P = presso por mol V = volume por mol
21

P dV,

sendo V1 e V2 os volumes original e final. Alm disso, uma parte da energia

Ento em uma reao qumica: H = E + (PV) onde H representa a soma da mudana de energia interna e o trabalho realizado por causa das diferena de presso e volume entre os produtos e as substncias originais. Valores negativos de H correspondem emisso de calor (diminuio Hf, a mudana da da energia interna) e valores positivos significam que o calor absorvido. A entalpia de formao (ou calor de formao) entalpia quando 1 mol de um composto formado dos seus elementos, os elementos e o composto encontrando-se em um estado padro (P = 1 atm e T = 298K). A entalpia de formao tabelada para todos os compostos comuns. O valor da entalpia de formao independente da maneira de combinar os elementos, dependendo somente do composto. Pela definio, Hf = 0 para cada elemento. Como Hf no depende da maneira de formao, podemos usar valores tabelados para calcular o valor emitido ou absorvido em uma reao. Entalpia de formao Composto H2O CO CO2 CH2 (leo diesel) 14.0 Hf PM 18.0 28.0 44.0 - 7,0 - 87.3 40.0 14.0 30.0 + 8,1 - 82,7 -123,0 227.1 - 13,0
22

Hf (kcal/mol) - 57,8 - 26,4 - 94,1

NH4NO3 (nitrato de amnio) 80.1 NaOH N NO (xido de nitragnio) NO2 (dixido de nitrognio) 46.0 C3H5O9N3 (nitroglicerina) 227.1 C5H8O12N4 (nitropenta) C7H5O6N3 (TNT) 316.1

-101,9 0,0 + 21.6

Exemplo 1: Considere a mistura do nitrato de amnio (NH4NO3) com o leo diesel (CH2). Rearrumando a frmula teremos N2H4O3 e escrevendo-a verticalmente: Elementos Produtos desej. da reao Necessidade de O2 N2 H4 O3 C H2 H2O N2 2 H2O nenhum nenhuma 2 nenhuma

deficincia ou excesso: 3 - 2 = 1 excesso de O. CO2 1 2

deficincia ou excesso: 3 - 2 = 1 excesso de 0. O resultado a deficincia de oxignio para cada unidade de CH2. Desde que cada AN tem um oxignio em excesso, trs unidades de AN so necessrias para balancear uma unidade de FO na mistura do Anfo: AN + FO - CO2 + H2O + N2 3 NH4NO3 + 1 CH2 - CO2 + 7 H2O + 3 N2 - Clculos do balano de oxignio e do calor liberado Como foi dito antes, o gs txico mais importante o CO, e este gs produzido quando no existe oxignio suficiente para oxidar o carbono completamente, quer dizer, para formar CO2. O termo "balano de energia" se refere quantidade de oxignio presente em relao quantidade exata necessria para oxidar todo o carbono presente no dixido. Um balano de -5% significa que a quantidade de oxignio de 95% do mnimo necessrio e um valor de +8% corresponde 108% da quantidade mnima. Usando os pesos atmicos: H = 1, C = 12, N = 14 e O = 16, podemos calcular os pesos moleculares: NH4NO3 = 80 e CH2 = 14

23

Ento sabemos que 3 x 80 = 240 g de NA reagem com 14 g de carbono quando o balano perfeito, quer dizer, o leo deve ser (14 / 254) x 100% = 5,5% por peso de mistura AN/FO. - Clculo da percentagem do NA ser: (240 / 254) x 100% = 94,5% por peso de mistura AN/FO. - Clculo do calor da exploso (Hf) para o nitrato de amnio e leo diesel: 3 AN + 1 FO = CO2 + 7 H2O + 3 N2 3 AN + 1 = reagentes 3(-87.3) + (-7) = calor de formao dos reagentes (Hr) CO2 + 7 H2O + 3 N2 = produtos (-94.1) + 7(-57.8) + 3(0) = calor de formao dos produtos (Hp) - Ento: Hr = -268 kcal e Hp = -498.7 kcal - Calor de exploso: Hf = Hp - Hr Hf = -498.7 - (-268) = -297.8 kcal - Clculo de kcal por kg: [kcal/kg = (-229.8 kcal / 254g) x (1000 g/kg)] - Calor de exploso: Hf = -904.7 kcal/kg A pesquisa de BO de um explosivo, apresenta uma grande importncia prtica, no s do ponto de vista da formao de gases txicos, mas porque ela est correlacionada com a energia da exploso, o poder de ruptura e outras propriedades do explosivo usado. O mximo de energia conseguido quando o BO zero. Na prtica, esta condio utpica.

9-Referncias Bibliograficas ABNT, Associao Brasileira de Normas Tcnicas (2006). Coletnea de normas de NBR 13029. Rio de Janeiro, p. 2 5. ABRAMSON, L.W., LEE, T.S., SHARMA, S., BOYCE, G.M. Slope Stability and ation Methods: New York:
24

John Materiais para Infra-estrutura de Transportes- Prof. Rinaldo Pinheiro http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_minas http://pt.scribd.com/bdangelo_1/d/55131990-Desmonte-de-rochas-comexplosivos
http://pt.scribd.com/doc/55122469/TIPOS-DE-EXPLOSIVOS

25

INDICE
RESUMO......................................................................................................1 ABSTRACT..................................................................................................2 1- TIPOS DE EXPLOSIVOS........................................................................3 1.1- BREVE HISTRICO.............................................................................3 1.2- INTRODUO......................................................................................4 1.3- MECANISMOS......................................................................................4 2- EXPLOSIVOS INICIADORES..................................................................5 3- ALTOS EXPLOSIVOS.............................................................................5 4- BAIXOS EXPLOSIVOS............................................................................6 5- AGENTES DETONANTES......................................................................6 5.a- AGENTES EXPLOSIVOS: PRINCIPAIS..............................................6 5.b- EXPLOSIVOS CONVENCIONAIS........................................................7 6- AGENTES EXPLOSIVOS........................................................................7 6.a- ANFO....................................................................................................7-8 6.b- ALANFO................................................................................................9 6.c- HIDROGEIS (pastas, lamas ou slurrys)...............................................9-10 6.d- EMULSES..........................................................................................10-11 6.e- ANFO PESADO (heavy Anfo)..............................................................11-12 6.f- ALTOS EXPLOSIVOS...........................................................................12-13 6.g- DINAMITES...........................................................................................13 6.g.1- DINAMITES GUHR............................................................................13 6.g.2- DINAMITES SIMPLES.......................................................................13 6.g.3- DINAMITES AMONIACAIS................................................................13 6.g.4- GELATINAS.......................................................................................14 6.g.5- GELATINAS AMONIACAIS...............................................................14 6.g.6- SEMI-GELATINAS.............................................................................14 6.g.7- EXPLOSIVOS GRANULADOS (Pulverulentos)................................15 6.G.8- EXPLOSIVOS DE SEGURANA OU PERMISSIVEIS....................15 6.h- PLVORA NEGRA...............................................................................16 7- PROPRIEDADES DOS EXPLOSIVOS....................................................17 7.1- DENSIDADE.........................................................................................17 7.2- VELOCIDADE DE DETONAO.........................................................18-19 7.3- PRESSO DE DETONAO...............................................................19 7.4- ENERGIA RELATIVA...........................................................................19-20 7.4.1- ENERGIA RELATIVA POR PESO....................................................20 7.4.2- ENERGIA RELATIVA POR VOLUME...............................................20-21 7.5- DIAMETRO CRITICO...........................................................................21 8- A QUIMICA DOS EXPLOSIVOS.............................................................21 8.1- GERAL..................................................................................................21 8.2- TERMOQUIMICA DA EXPLOSO.......................................................21-22 ..................................................................................................... 23-24-25 9- REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS.....................................................25

EDIMAR RIBEIRO DA CUNHA ELIESON BATISTA DAS NEVES MARCELO SILVA NOVAES SEBASTIO MIGUEL DA SILVA VALDEMIR DE AGUIAR RIBEIRO

TIPOS DE EXPLOSIVOS

Trabalho para obteno de nota na matria de Perfurao e Desmonte apresentado no curso de Tecnico de Minerao, no Instituto Sorocabano, Cajati/SP.

CAJATI 2012

INSTITUTO SOROCABANO
2

You might also like