You are on page 1of 19

Nesse primeiro momento vamos conversar um pouco sobre: O que Robtica? Onde encontramos robs? O que so mecanismos?

? Onde podemos encontrar mecanismos?

Observe as peas abaixo e classifique-as:

Anotaes:

Para casa: Observar onde podemos encontrar estruturas rgidas. Pesquisar no caminho da escola pra casa ou de casa pra escola. Trazer anotado ou desenhado.

Desde que o homem comeou a construir sua prpria casa, o conceito de rigidez se tornou importante. Observe as estruturas a seu redor. Pontes, torres e edifcios so estruturas rgidas. Nas estruturas (esqueletos) da maioria dessas construes podem ser vistos tringulos. Isto porque os tringulos so uma forma rgida e, portanto, mantm a forma mesmo quando puxados ou empurrados.

Conceito importante:

Rgido: que no se pode torcer ou alterar. Uma forma rgida quando no se altera pela ao de foras.

Objetivos: Compreender que tudo tem uma estrutura em seu interior ou exterior. Descobrir como as estruturas so importantes para manter as coisas em p.

Kids I
Aula 3 Estruturas (Flexveis)
Uma forma retangular no to rgida como uma triangular. Por isso, pode alterar a sua forma quando puxada ou empurrada. Algumas estruturas so projetadas para que sejam flexveis, para que alterem expressamente a sua forma num dado momento. Por exemplo, mveis ajustveis, carros conversveis, 2 pontes levadias, etc.

Conceito importante:

Flexvel: Capaz de ser torcido ou deformado. Uma forma flexvel se for alterada graas a foras impostas, e recupera a sua forma uma vez desaparecidas estas foras.

Objetivos: Compreender que tudo tem uma estrutura em seu interior ou exterior. Descobrir como as estruturas so importantes para manter as coisas em p.

Para casa: Observar onde podemos encontrar estruturas Flexveis. Pesquisar no caminho da escola pra casa ou de casa pra escola. Trazer anotado ou desenhado.

Kids I
Aula 4 Foras

Uma Fora simplesmente um puxo ou um empurro. A fora do tipo empurro conhecida tambm como compresso, enquanto que a fora tipo puxo conhecida como tenso. As foras de compresso tendem a compactar ou a esmagar as coisas. As foras de tenso tendem a desmontar ou a esticar as coisas.

Quando uma estrutura est parada, as foras que a afetam so as de equilbrio. Cada fora que a afeta est equilibrada por outra de igual intensidade em sentido contrrio. Por exemplo, no jogo de cabo-de-guerra, quando uma das equipes tem mais fora que a outra, o desequilbrio faz com que a corda e as equipes se movam no sentido da mais forte.

Objetivos: Reconhecer os tipos de foras inseridos no nosso dia-a-dia. Contextualizar sobre os tipos de foras que existem ao nosso redor.

Anotaes: Para casa: Vamos pesquisar em casa os tipos de foras existentes.

Kids I
Aula 5 Alavancas
Comearemos a estudar as Alavancas, como so construdas e como so utilizadas.
4 As Alavancas so mecanismos simples que usamos para deslocar objetos e amplificar pequenos movimentos. Uma alavanca uma barra ou brao, que se move em torno de um eixo para trabalhar ou produzir movimentos teis. A alavanca usada para criar um ou mais de um dos seguintes efeitos:

1. Alterar a direo de uma fora. 2. Aplicar uma fora distancia. 3. Amplificar (aumentar) uma fora. 4. Amplificar (aumentar) um movimento. Existem trs modos de organizar o ponto de apoio, a carga e a fora, criando trs tipos de alavancas. O Ponto de Apoio entre esforo e a carga para trabalhar ou produzir movimentos teis. Por exemplo: a Gangorra. A carga entre o ponto de apoio basicamente para fazer um trabalho. Por exemplo: o Carrinho de Mo. A fora entre carga e ponto de apoio basicamente para aumentar o movimento. Por exemplo: a Vara de Pesca. Objetivos: Reconhecer e qualificar as Alavancas nos mais diversos mecanismos. Poder criar e organizar sua prpria alavanca. Compreender que as alavancas compensam a distancia e a fora.

Para casa: Desenhar os tipos de alavancas estudados na aula de hoje.

Kids I
Aula 6 Alavancas Associadas

Chegamos fase de conhecer outro modelo de Alavanca, so as Alavancas Associadas. As Alavancas podem ser associadas atravs de um ponto de apoio comum, para fazer ferramentas de mecanismos teis. Tesouras, quebra-nozes e pinas so exemplos so exemplos de Alavancas Associadas. Utilizam-se associaes mais complexas em objetos como um limpador de pra-brisas, por exemplo: As tesouras consistem de duas alavancas ligadas por um parafuso, que o ponto fixo, ou fulcro, das alavancas. As bordas cortantes so planos inclinados. Um abridor de latas funciona como uma cunha montada sobre uma roda de um eixo. O eixo girado por uma alavanca. As manivelas so duas alavancas que prendem a lata conforme o cortador vai perfurando a tampa.

Objetivos: Ampliar o conhecimento de Alavancas, a fim de perceber como elas esto inseridas em equipamentos e como modific-los. Aplicar novas tcnicas de tecnologia.

Para casa: Pesquisar mais sobre as alavancas.

Kids I
Aula 7 Rodas e Eixos
Estamos entrando numa parte muito interessante deste curso. Vamos conhecer mais um pouco sobre as Rodas e Eixos, seus princpios, suas finalidades 6 e fundamentos. A roda provavelmente a mais importante inveno da historia do transporte. As rodas giram sobre o seu eixo e o atrito bem menor, assim menos fora necessria para mover a carga. O primeiro passo foi o uso de rolamento de troncos de rvore para transportar cargas pesadas. Rolos reduzem o atrito ao girarem, enquanto as cargas sobre eles movem. A roda mais primitiva foi provavelmente cortada a partir de um tronco circular. Um galho circular e reto serviu como eixo, e cada uma de suas extremidades se encaixaram em buracos perfurados no centro dos dois discos de madeira. Carroas usando pares de rodas presas a um eixo desenvolveram-se a partir da roda de ceramistas por volta de 5.500 anos atrs na Mesopotmia, onde hoje o Iraque.

Objetivos: Demonstrar os processos e os princpios de projetos e resoluo de problemas. Aplicar apropriadamente Cincia e Tecnologia. Avaliar a eficincia do projeto.

Para casa: Pesquisar onde podemos encontrar rodas e eixos.

Kids I
Aula 8 Rodas e Eixos
7

Hoje continuaremos falando sobre rodas, que esto por toda a parte, desde um carro at um relgio de pulso analgico. As carroas para transportar cargas pesadas foram construdas com rodas slidas. Por volta de 4.000 anos atrs, ferramentas de ferro possibilitaram os carpinteiros na Mesopotmia e no Egito a talhar pedaos de madeira para fazer rodas com raios. Esse tipo de roda consiste de uma borda de madeira circular afixa a eixo central por meio de aros. Rodas com aros so mais leves do que rodas slidas, assim carruagens velozes puxadas por cavalos tornaram-se possveis. A partir do perodo Romano, as rodas passaram a ser freqentemente construdas com uma faixa de ferro, chamada de pneu. Pneus ajudavam a reduzir o desgaste, mas no melhoravam a locomoo. Os pneus de borracha usados atualmente foram patenteados pela primeira no ano de 1.845.

Objetivos: Demonstrar os processos e os princpios de projetos e resoluo de problemas. Aplicar apropriadamente Cincia e Tecnologia. Avaliar a eficincia do projeto.

Para casa: Descobrir onde mais, alem dos carros, podemos encontrar rodas.

A combinao de uma roda e um eixo uma forma de alavanca Rodas e uma roda girada 8 pela fora sobre a sua Aula 9 rotativa. Se Eixos borda, a fora sobre a borda do eixo ser muito maior. Torque, ou fora de giro, a fora vezes a distancia entre o ponto onde a fora atua e o centro da roda. assim que um volante largo ajuda a dirigir um carro mais facilmente, a fora usada para girar o volante aplicada a uma grande distancia do centro do seu centro. Navios antigos possuam rodas maiores para girar os lemes contra a fora da gua corrente. Algumas vlvulas so acionadas girando uma larga roda sobre um eixo de transmisso que controla o escoamento de gs ou liquido. Seres humanos primitivos deslocavam cargas em trens de madeira. Esse sistema ajudava a suportar as cargas, mas ainda existia um grande problema de atrito entre o tren e o cho. Posteriormente, os humanos descobriram que rolamentos tornavam fcil a movimentao de objetos pesados como blocos de pedra. Os rolamentos giram e reduzem o atrito porque a carga no escorrega em contato com o solo enquanto a carga no transportada. Esse problema foi superado com a inveno da combinao da roda com o eixo.

Kids I

Anotaes:

Objetivos: Investir na Criatividade de projetar e construir em grupo. Por em prtica os seus conhecimentos.

Kids I
Aula 10 Engrenagens
9

Um sistema de engrenagens um conjunto de rodas, com dentes (engrenagens ou rodas dentadas) que trabalham juntas para produzir movimento. Muitos dos mecanismos de dia-a-dia contm sistemas de engrenagens. Por exemplo, bicicletas, carros, relgios. Utilizam-se transmisses para produzir os seguintes efeitos: Para alterar a posio de um movimento rotatrio. Para aumentar a direo de rotao. Para aumentar ou diminuir a velocidade do movimento. Para aumentar a fora giratria. As rodas dentadas funcionam atravs do encaixe dos seus dentes com outra roda dentada. Para que uma roda dentada transmita movimento outra, tem que estar bastante prxima para que seus dentes possam se encaixar um no outro. Assim, quando uma das rodas gira, os seus dentes empurram os da outra roda forando seu movimento.

Objetivos: Reconhecer diversos tipos de engrenagens. Construir seu prprio sistema de engrenagens.
Anotaes: Para casa: Vamos procurar em casa e na escola onde podemos

encontrar engrenagens.

Kids I
Aula 11 Engrenagens
10

Uma engrenagem possui dentes pontudos que saem de sua superfcie. Uma srie de engrenagens consiste de duas ou mais engrenagens mveis. Uma srie de engrenagens pode alterar a direo, a velocidade e a fora de rotao de um eixo receptor para um eixo produtor.

Duas engrenagens interligadas giram em direes opostas. A velocidade de rotao normalmente medida em Rotaes por Minuto, abreviado para RPM. Uma engrenagem que realiza uma volta completa em um segundo tem a velocidade de rotao de 60 RPM.

A velocidade relativa de duas engrenagens depende da quantidade de dentes sobre as rodas. Elas giram com uma mesma velocidade apenas se ambas as engrenagens possuem i mesmo nmero de dentes.

Objetivos: Reconhecer diversos tipos de engrenagens. Construir seu prprio sistema de engrenagens.

Anotaes: Para casa: Desenhar um sistema de engrenagens.

Kids I
Aula 12 Engrenagens
11

Uma engrenagem uma combinao de uma roda e de alavancas. Cada dente age como se fosse uma alavanca fixada ao centro de uma roda. Em uma srie de engrenagens, os dentes da engrenagem que esta ligada ao eixo receptor exerce uma fora de alavanca sobre a outra engrenagem. Quando uma engrenagem pequena gira uma maior (mais larga), ocorre uma vantagem mecnica. A engrenagem mais larga gira com mais torque do que a menor, mas mais vagarosamente. Algumas mquinas possuem engrenagens que esto ligadas por corrente, bicicleta um exemplo disso. Os dentes das engrenagens se encaixam em fendas na corrente. As engrenagens giram num mesmo sentido. E como as engrenagens movem-se juntas, a variao da velocidade e do esforo de rotao depende do nmero de dentes em cada engrenagem. Engrenagens em funcionamento podem mudar a direo, a velocidade ou a fora da rotao. Diferentes sries de engrenagens alteram o eixo da rotao em diversas direes. A transmisso de um carro utiliza engrenagens para combinar a velocidade e o torque do motor com a da carga. Subir montanhas exige um alto torque e uma velocidade mais baixa. Uma viagem a alta velocidade requer uma rotao mais rpida e menos torque.

Objetivos: Compreender engrenagens.


Anotaes:

funcionamento

das

Projetar e construir mecanismos tecnolgicos

Kids I
Aula 13 Polias
12

Uma polia uma roda com uma ranhura por onde passa uma correia ou uma corda. As polias so utilizadas em muitos mecanismos da vida cotidiana, tais como: mquinas de costura, guindaste, hasteadores de bandeiras, e outros. Como a maioria dos mecanismos simples, a sua origem desconhecida. No ano de 1.500 a. c. os Assrios j utilizavam polias. A primeira descrio de um guindaste que utilizava uma polia de Vitruvius, um arquiteto Romano, no primeiro sculo antes de Cristo. A polia usada para criar os seguintes efeitos: Alterar a posio de um movimento de rotao (ampliar a rotao a distancia). Alterar a direo de rotao. Aumentar ou diminuir a velocidade de rotao. Aumentar a fora giratria (tambm conhecida como torque). Alterar a direo da fora. Aumentar a fora. Objetivos: Identificar a polia em vrios mecanismos. Construir um mecanismo utilizando polias.

Para casa: Investigar onde podemos encontrar polias.


Anotaes:

Kids I
Aula 14 Polias
13

Duas Polias podem estar ligadas atravs de uma correia. Quando uma gira, a correia far com que a outra tambm gire. Um motor de automvel utiliza transmisso por correias para girar outras coisas, tais como a bomba de gua ou o ar condicionado. Uma correia que une polias pode patinar.

Uma s polia altera a direo de fora numa corda ou correia dentro da ranhura. A polia mais alta do hasteador da bandeira altera a trao da corda para baixo por trao para cima de modo a subir a bandeira. A grua utiliza uma ou mais polias para elevar objetos pesados.

As polias so utilizadas em larga escala nas indstrias. Um bom exemplo a esteira rolante, ela utiliza de polia para seu funcionamento. Podemos considerar tambm que a polia responsvel pelo crescimento das fabricas e da linha de produo de produtos industrializados. Sem duvida as polias esto por toda a parte.

Objetivos: Detectar alterao de direo do movimento. Descobrir outros modelos de polia. Aplicar tcnicas de reduo para os projetos.

Anotaes:

Kids I
Aula 15 Motores
14

Um motor um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecnica, de forma a impelir movimento a uma mquina ou veculo. O termo Motor, no contexto da Fisiologia, pode se referir aos msculos e a habilidade de movimento muscular, como em Coordenao Motora. No contexto da Informtica, em Portugal, o termo Motor muito utilizado em denominaes de vrias tecnologias computacionais Como em Motor de busca, motor de jogos, entre outros. Desde os primrdios, a humanidade utiliza fontes motoras para obter trabalho. Os primeiros motores utilizavam fora humana, trao animal, correntes de gua, o vento, e o vapor. Existem vrios tipos de motores: Movido trao animal, a gua, vento, Mquina a vapor, motor a exploso, motor radial, motor a ar comprimido, motor eltrico, motor a jato, motor hbrido so alguns deles.

Objetivos: Reconhecer no dia-a-dia os diversos tipos de motores existentes.

Para casa: Pesquisar alguns tipos de motores de trao animal.

Anotaes:

15

Kids I
Aula 16 Inveno
Chama-se inveno ao ato de criar uma nova tecnologia, processo ou objeto, ou um aperfeioamento de tecnologias, processos e objetos pr-existentes. O termo distingue-se de descoberta, que a aquisio de um conhecimento novo "por acaso" ou sem um esforo determinado; a inveno, pelo contrrio, fruto de um trabalho dirigido a se desenvolver respostas a um problema.

As invenes podem ser prticas e contribuir para o desenvolvimento de vrias tecnologias, pode aplicar-se somente a um campo muito especfico, mas a esmagadora maioria acaba por no ter qualquer aplicao prtica, por vrios motivos.

O responsvel por invenes chamado inventor. Quando o inventor deseja guardar exclusividade acerca do mecanismo ou processo do novo invento (para fins comerciais) deve patentear, ou seja, registrar uma patente do produto, que um registro legal de que ele pensou naquilo antes de qualquer outro.

No existe um consenso definido acerca do que leva a uma inveno, enquanto em alguns casos, a falta de recursos que conduz a inveno, para outros, foi o excesso que levaram concretizar a inveno, esse ultimo caso se aplica aos Estados Unidos por ocasio da corrida espacial com a Unio Sovitica.

Para casa: Crie a sua prpria inveno. Vale qualquer tipo de coisa.

Traga desenhado para que possamos construir na classe.

Anotaes: Anotaes: Para casa: Pesquisar quantos tipos de Robs existem e para que cada

um deles servem. Kids I

Aula 17 Projetar e Construir

16

Os Robs so feitos para facilitar a vida das pessoas, seja para nos ajudar nas tarefas do dia-a-dia ou parar desmontar bombas ou para desvendar os segredos de outros planetas.

Os Robs no podem fazer mal ao ser humano, isso faz parte das leis da robtica. Pensando nisso vamos projetar e construir o nosso prprio rob (que no precisa ser muito elaborado) para facilitar a vida das pessoas. Pode ser algum tipo de rob que j exista ou ento um rob que voc vai criar para fazer algo que ainda tem que ser feito pelo ser humano.

Vamos l ento, colocando a imaginao para funcionar e a criatividade para criar.

Anotaes: Para casa: Listar quantos robs voc conhece, pode ser de filmes,

Kids I ou algum de verdade que voc j tenha conhecido. desenhos


Aula 18 Robs
17

Um rob (ou robot) um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecnicos ou biomecnicos capazes realizar trabalhos de maneira autnoma, pr-programada, ou atravs de controle humano. Os robs so comumente utilizados na realizao de tarefas em locais mal iluminados, ou na realizao de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robs industriais utilizados nas linhas de produo so a forma mais comum de robs, porm esta situao esta mudando recentemente devido popularizao dos robs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicaes incluem o tratamento de lixo txico, explorao subaqutica e espacial, cirurgias, minerao, busca e resgate, e localizao de minas terrestres. Os robs tambm aparecem nas reas do entretenimento e tarefas caseiras.

O termo rob tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forado". O rob presente no imaginrio mundial teve origem numa pea do dramaturgo Karel apek, na qual existia um autmato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem.

Anotaes:

Kids I

Para casa:

Aula 19 Robs Autnomos

18

Uma rea importante da pesquisa em robtica permitir ao rob cooperar com o seu ambiente independente se este ambiente terra, gua, cavernas ou no espao. Um rob totalmente autnomo no mundo real tem a habilidade de: Receber informaes do seu ambiente. Trabalhar por meses ou anos sem nenhuma interferncia humana. Se deslocar do ponto A ao ponto B, sem assistncia de navegao humana. Evitar situaes que so perigosas para as pessoas. Reparar-se sem ajuda externa.

Um rob tambm pode ser capaz de aprender autonomamente. O aprendizado autnomo inclui a habilidade de:

Aprender ou ganhar novas capacidades sem assistncia externa. Hoje iremos projetar e construir algo que utilize todo o Ajustar suas estratgias baseados nos arredores. conhecimento que adquirimos no nosso curso.

Grande parte dos robs autnomes ainda requer manuteno Podemos construir algo que tenha alavancas, estruturas regular, assim como outras mquinas. (rgidas e flexveis), engrenagens, rodas, polias e pneus.

Montagem: Livre

Objetivos: Demonstrar todos os conhecimentos adquiridos at agora e se preparar para o prximo semestre.

Kids I
Anotaes:
19 Aula 20 Utilizando todos os conhecimentos adquiridos

20

You might also like