You are on page 1of 3

Aspectos Conceituais da Adolescncia

Adolescncia: ...etapa que se estende, a grosso modo, dos 12-13 anos at aproximadamente o final da segunda dcada de vida. Trata-se de uma etapa de transio, na qual no se mais criana, mas ainda no se tem o status de adulto. Adolescncia x Puberdade: Chamamos de puberdade o conjunto de modificaes fsicas que transformam o corpo infantil em corpo adulto, capacitado para a reproduo. Adolescncia por sua vez , um perodo psicossociolgico que se prolonga por vrios anos, caracterizado pela transio entre a infncia e adultez. A Puberdade um fenmeno universal. A adolescncia um fato psicosociolgico, que no adota necessariamente, em todas as culturas o mesmo padro de caractersticas adotados em nossa cultura. Coll, Csar et ali. Desenvolvimento Psicolgico e Educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. Vol 1. MUDANAS/CRISES DA ADOLESCENCIA: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Redefinio da imagem corporal em paralelo a perda do corpo infantil e aquisio do corpo adulto; Culminao do processo de separao/individuao e substituio do vnculo de dependncia simbitica com os pais da infncia por relaes objetais de autonomia plena; Elaborao do luto referente perda da condio infantil; Estabelecimento de uma escala de valores ou cdigo de tica prprio; Busca de pautas de identificao no grupo de iguais; Estabelecimento de uma padro de luta/fuga com a gerao precedente; Aceitao tcita dos ritos de iniciao como condio de ingresso ao status adulto; Assuno de funes ou papeis sexuais auto-outorgados, ou seja, consoante inclinaes pessoais, independentemente das expectativas familiares. Dilemas comuns na adolescncia (em nossa cultura): 1. DILEMA EXISTENCIAL:

Como fazer um projeto de vida num mundo paradoxalmente comprometido com um projeto de morte, isto , como desenvolver-se e arquitetar seu futuro em uma sociedade que valoriza as questes econmicas e se aniquila a pretexto de assegurar sua prpria sobrevivncia? 2. DILEMA VOCACIONAL:

Como realizar-se profissionalmente em uma sociedade que considera o trabalho apenas como forma de adquirir poder econmico?

3.

DILEMA SEXUAL:

Como dar seqncia revoluo dos costumes sexuais desencadeada pela gerao precedente, agora temerosa de ter sido a responsvel pela abolio dos valores morais que lhe foram transmitidos e at mesmo pela extino da famlia em seus moldes tradicionais? 4. DILEMA TXICO: Drogadico:

Como renunciar ao prazer substitutivo proporcionado pelas drogas em uma sociedade que induz seu consumo? Osrio, Luiz Carlos. Adolescente Hoje. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1989.

O Desenvolvimento Aps a Adolescncia Vida Adulta Com a entrada de conceitos referentes ao ciclo vital, a Psicologia do desenvolvimento passou a considerar a adultez e a senilidade como etapas do desenvolvimento humano, por muito tempo deixadas de lado. Com esta concepo a Psicologia passou a observar a premissa de que o desenvolvimento psicolgico um processo que dura a vida toda. Na vida adulta podemos percebem as caractersticas abaixo descritas: Fsicas - Perda da elasticidade muscular; - Redues perceptivas (ex. Viso); - Envelhecimento do crebro; Presenas de infermidades; Menopausa/Andropausa. Cognitivas - Decrssimo em processos cognitivos, tais como ateno, memria, resoluo de problemas; - Diminuio do rendimento em determinadas tarefas. Personalidade - Existncia de uma crise na metade da vida; - Estabilidade dos traos de personalidade. Sociais - Vida familiar: estabelecimento de relaes amorosas , relaes e vinculao marcadas por traos como entregar-se , compartilhar, comprometer-se, fazer sacrifcios pessoais pelo bem da reao e da outra pessoa, desfrutar desta relao. - Experincias laborais: insero no mundo profissional, com implicao cada vez maior em um trabalho no qual adquire-se conhecimento e experincia.

COLL, Csar et alii. Desenvolvimento Psicolgico e Educao. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1995. Vol 1.

You might also like