You are on page 1of 19

A DITADURA MILITAR NO BRASIL (1964-1985) E SUA POLTICA EDUCACIONAL: CONTEXTO, REFORMAS E LEGADO

Bruno Pedroso Lima Silva Mestrando em Educao Faculdade de Educao/UFG brunoplsilva@yahoo.com.br RESUMO

Esse artigo prope-se a discutir a educao brasileira durante a ditadura militar (1964-1985), debatendo a poltica educacional dos governos militares a partir do contexto histrico da poca, e buscando refletir sobre os elementos que ainda fazem parte da educao atual que tm suas bases na poltica educacional dos militares. Com isso, proponho a reflexo sobre o conceito de reforma, buscando mostrar que para conseguirmos uma real mudana no contexto educacional brasileiro, precisamos deixar esse conceito de lado e lutar por transformaes reais, estruturais, didticas e polticas.

INTRODUO

Autonomia: do grego, auto significa si mesmo, prprio. Nomia, que vem do termo grego nomos, significa a lei, a norma, a regra. Autonomia seria ento, etimologicamente, a regra de si mesmo, a prpria lei, a capacidade de agir por si s, seguindo a sua prpria regra, seu prprio pensamento. Acho importante iniciar esse artigo com a discusso desse termo, que tantas vezes aparecer nesse texto e que tanto aparece nas discusses sobre a universidade no Brasil, desde o surgimento da primeira universidade oficial em 1920, passando por uma grande discusso durante o perodo da ditadura militar. At hoje tentamos compreender e apreender o seu sentido essencial, o sentido da autonomia em si mesma, a compreenso do que e do que pode ser autonomia. Mas essa infinita busca no deve nos desanimar e sim nos incentivar a cada vez mais nos mantermos na busca da apreenso desse sentido, para que possamos chegar ao ponto de considerarmos a ns mesmos e a nossa universidade como autnomos. O que pretendo mostrar nesse texto que a distncia a percorrer em busca desse sentido ainda grande. Houveram, desde 1920, muitas discusses, intelectuais,

legais ou polticas, do sentido desse termo na concepo da universidade brasileira. Mas acredito ainda estarmos longe da apreenso de seu sentido essencial. A criao das primeiras universidades no Brasil resulta de um contexto colonial, onde toda e qualquer iniciativa idealizadora de uma universidade realmente brasileira era reprimida, pois o colonizador tinha medo das possibilidades de independncia poltica, econmica e cultural de sua colnia. Mesmo a partir da instituio da Repblica, onde na constituio de 1891 o ensino superior mantido como atribuio central (FVERO, 1999, p. 21), a concepo de ensino superior no Brasil sempre prev o controle do regime poltico institudo, aparecendo o conceito de autonomia universitria apenas no discurso. A primeira universidade federal oficial surge em 1920, a Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Apesar de ter sido importante para a evoluo dos debates sobre ensino superior no Brasil, a URJ j demonstra em seu nascimento as dificuldades que a universidade brasileira ter em sua histria: resultado de uma simples justaposio de trs faculdades j existentes, que, mesmo oficializadas como universidade, no se integram, no dialogam entre si, demonstrando segmentao; a autonomia conferida URJ didtica e administrativa, no sendo nem citadas ou discutidas as autonomias poltica e financeira. Ainda assim, na perspectiva de ser uma discusso nova e do contexto poltico brasileiro na poca se encontrar descentralizado, a criao da URJ foi importante no surgimento dos debates e discusses sobre concepo e modelo de universidade no Brasil. (FVERO, 1999, p. 23). A partir de 1930, com a Nova Repblica, o poder poltico se centraliza e a mentalidade do desenvolvimento a qualquer custo comea a crescer. As universidades ento passam a sofrer um controle poltico ainda maior, alm de sofrerem uma quase imposio de um modelo que oferecesse ao pas chances de se modernizar, voltado para a capacitao profissional e para o trabalho. A pesquisa, a filosofia e a formao cultural desinteressada foram atribudas para as faculdades de Educao e de Letras, mas mesmo assim no ocorrem na prtica. (FVERO, 1999, p. 24) A pequena abertura que a Revoluo de 1930 parecia oferecer passa a ser reprimida pelos governos, principalmente a partir de 1935 e autoritariamente a partir do Estado Novo, em 1937. A tendncia centralizadora e controladora cresce ainda mais, e

as discusses sobre uma real autonomia universitria e sobre uma formao superior que transcendesse a formao profissional e institusse uma formao humana foram deixadas de lado. Apesar de todo esse contexto poltico controlador, surgem duas interessantes iniciativas: A Universidade de So Paulo (USP), em 1934, que trazia em seu programa, mesmo que timidamente, a iniciao ao mundo da cultura e das artes; e a Universidade do Distrito Federal (UDF), em 1935, fruto das lutas do grande educador brasileiro Ansio Teixeira, que propunha a formao cultural desinteressada e uma atividade cientfica livre. (ALMEIDA, 1989, apud FVERO, 1999, p. 25). Apesar de ter sido extinta pela ditadura do Estado Novo quatro anos aps sua criao, Fvero (1999) acredita que a UDF foi muito importante para a histria da universidade no Brasil, pela experincia criadora e inovadora que foi. A universidade, ento, no Estado Novo, se caracteriza como uma ferramenta poltica, sendo controlada, dirigida e mantida pelo governo, devendo ento servir sua manuteno e mentalidade nacionalista crescente no perodo. Aps o fim do Estado Novo e a redemocratizao do pas, a constituio de 1946 demonstra um discurso liberal e que valoriza a autonomia universitria. H o surgimento de vrias universidades, alm da discusso cada vez mais presente sobre o ensino superior, sua modernizao, sua concepo e sua legislao. Surge a Universidade de Braslia (UnB), que mostrava transformaes estruturais e modernizao em suas ideias e concepes. Entra em cena tambm o movimento estudantil, representado pela Unio Nacional dos Estudantes (UNE), que age e se manifesta contra a m vontade dos governos com o ensino superior, alm de levar as discusses sobre autonomia, elitismo, educao pblica e concepo de universidade para o mbito dos estudantes. Mas, mesmo com essas iniciativas, Fvero (1999) nos alerta de que o predomnio ainda da mentalidade prtica, imediata, profissional e desenvolvimentista, alm da questo da autonomia, sobre a qual diz a autora:

(...) a autonomia administrativa, financeira, didtica e disciplinar, outorgada Universidade, no chegou a ser implementada. Tal inferncia leva a reconhecer que, ontem como hoje, a autonomia outorgada s universidades no passa muitas vezes de uma iluso, embora se apresente, por vezes, como um avano. (FVERO, 1999, p. 28).

J no incio dos anos 60, com o contexto poltico da democracia populista de Joo Goulart, onde as discusses sobre educao popular, formao cultural e educao pblica so efervescentes, surgem iniciativas interessantes em relao universidade no Brasil. A UNE, em seus seminrios, amplia a esfera de suas discusses e passa a ter participao importante no contexto poltico e na defesa da educao pblica. De acordo com Fvero (1999), algumas universidades elaboram planos de reestruturao, mas essas iniciativas so reprimidas e destrudas pelo golpe militar de 1964. Creio ser importante essa introduo sobre o surgimento do ensino superior no Brasil, mesmo que pequena, simples e reduzida, para que possamos pensar na poltica educacional do governo militar no somente a partir de si mesma, mas numa perspectiva histrica e originria. O que pretendo compreender ento nesse artigo : o que representa na histria do ensino superior brasileiro a poltica educacional do governo militar? Como se deu, como se instituiu, a que interesses estava aliada e qual o legado que ainda se v dessa poltica, 27 anos aps o fim do regime? Pretendo com isso oferecer ao leitor a possibilidade de pensar que o contexto atual da universidade brasileira resultado de suas origens e ainda influenciado de forma impactante pela poltica educacional dos governos militares, principalmente com bases na reforma universitria de 1968. Tendo isso posto, convido o leitor a pensar: seriam as reformas mesmo o melhor caminho? Uma compreenso de educao superior que tem suas bases e foi balizada por uma reforma executada por um governo ditatorial no precisa ser repensada e transformada estruturalmente, didaticamente, politicamente? Reformas do conta disso? No seria o momento de lutar por transformaes reais? No busco nesse texto responder a essas perguntas, mas sim oferecer ao leitor elementos que o faam pensar de forma mais radical na histria e desenvolvimento do ensino superior brasileiro.

O CONTEXTO POLTICO BRASILEIRO DOS ANOS 60

O contexto poltico e social do incio dos anos 60, principalmente no governo de Joo Goulart (1961-1964), era o que estava sendo chamado de democracia populista, repblica liberal ou nova repblica. Os movimentos sociais ganhavam

espao no meio social brasileiro. Centros de educao popular, iniciativas polticas populares e comunitrias, movimentos estudantis, movimentos a favor da reforma agrria, entre outros, surgiam e ocupavam um espao, tanto terico quanto prtico, antes inexistente ou ocupado predominantemente pelas elites intelectuais. Por outro lado, esses movimentos contriburam tambm para que houvesse a percepo militar no Brasil e tambm internacionalmente, principalmente nos Estados Unidos, de que o Brasil corria o risco de ser o terreno frtil para mais uma revoluo comunista, como havia acontecido havia pouco tempo em Cuba, em 1959. Diz Germano:

Com efeito, em todo o perodo 1937-1964, as Foras Armadas clamaram por um Estado forte e ditatorial. Em nome do anticomunismo, combateram o subversivismo espordico das massas populares (Gramsci) e, aps a Segunda Guerra Mundial, aliaram-se mais poderosa nao americana, convertida em defensora da civilizao ocidental e crist. (GERMANO, 2005, p. 47)

O incio dos anos 60 se mostravam ento como uma poca de crise econmica e poltica na percepo das elites brasileiras, pois o Estado no conseguia estabilizar os processos polticos que garantiam a dominao burguesa, e no conseguia manter o nvel de investimentos econmicos, caindo assim as taxas de lucro e aumentando a inflao. (GERMANO, 2005). Essa crise contribuiu para o surgimento dos movimentos da cultura popular, da reforma agrria, dos camponeses e da educao, o que assustava as elites e tambm setores da Igreja Catlica. Germano lembra-nos tambm que a revoluo em Cuba aconteceu tambm nesse contexto, o que desferiu um golpe forte contra o prestgio estadounidense, alm de servir como um tipo de incentivo para revolues populares em outros pases. De certa forma, Cuba mostrou que a transformao era possvel. Nesse contexto, o golpe se arquitetava. Germano (2005) busca as origens do golpe militar tambm na crescente significatividade que vai conseguindo o exrcito na histria brasileira a partir da Guerra do Paraguai. O autor diz que, a partir dali, o exrcito participa de forma significativa: na abolio da escravatura, em 1888; na instaurao da Repblica em 1889; na chamada Revoluo de 1930, o fim da repblica oligrquica; na implantao do Estado Novo e tambm no fim do mesmo com a deposio de Getlio Vargas, respectivamente em 1937 e 1945; tudo isso culminando no golpe militar de 1964. A passagem do exrcito de

uma posio coadjuvante na esfera social brasileira para uma posio pomposa a partir do Estado burgus e a credibilidade que a instituio consegue principalmente entre as elites so o alicerce estrutural que sustenta o golpe militar O golpe militar, ocorrido entre os dias 31 de maro e 01 de abril de 1964 depe o presidente Joo Goulart, pondo fim ento chamada democracia populista, que havia se iniciado em 1946. Ao contrrio do que muitas vezes se pensa, o golpe no foi idealizado e apoiado apenas pelos militares. As classes mdias e altas brasileiras, de forma quase geral conservadoras e reacionrias, em sua maioria, alm dos representantes da burguesia industrial e financeira tambm fizeram parte da construo e da execuo do golpe contra a democracia, fazendo, ento, parte tambm do bloco que assume o poder poltico, do qual foi retirado qualquer tipo de controle social. sim, ento, concordando com Germano (2005, p. 17), possvel qualificar o golpe de 1964 no somente como um golpe militar, mas sim um golpe das elites brasileiras, referindo-se burguesia recm-formada no pas. Germano caracteriza o Estado brasileiro a partir de 1964 como claramente autoritrio e ditatorial, mas que no deixou de buscar a criao de representaes e demagogias democrticas. Entre alguns militares, alis, at hoje, o golpe chamado de Revoluo Democrtica de 1964. Os governos tentavam justificar suas aes repressivas e controladoras a partir do argumento de que o povo, como diz Couto e Silva, intelectual do regime, no sujeito da histria da nao, mas objeto da ao estatal. (Quartim de Moraes, 1987, apud Germano, 2005, p. 56). Ou seja, os militares estavam fazendo um bem, controlando o povo e indo com a nao rumo ao desenvolvimento. Um claro caso onde os fins justificavam os meios. Germano, concordando com isso, caracteriza o Estado, a partir de 1964:

(...) o estado caracteriza-se pelo elevado grau de autoritarismo e violncia. Alm disso, pela manuteno de uma aparncia democrtico-representativa, uma vez que o Congresso no foi fechado definitivamente (embora tenha sido mutilado) e o Judicirio continuou a funcionar, ainda que como apndice do Executivo. O autoritarismo traduz-se, igualmente, pela tentativa de controlar e sufocar amplos setores da sociedade civil, intervindo em sindicatos, reprimindo e fechando instituies representativas de trabalhadores e estudantes (...). (GERMANO, 2005, p. 55).

Com o poder poltico ocupado indeterminadamente por um grupo militar, que no abria espao algum para o debate ou a participao da sociedade nos processos polticos, Germano (2005) pensa ser correto e importante afirmar que, sendo o governo ditatorial implantador de um regime poltico autoritrio, quem age durante a ditadura no somente o governo ou um regime, e sim o Estado brasileiro. Como a durao do governo no predeterminada, no so homens ou governos que agem, e sim uma ideologia, que independe dos indivduos ou dos cargos. Isso fica claro quando Germano nos mostra que, mesmo entre os militares existiam faces divergentes, porm no contraditrias, como a linha dura, os sorbonistas, a direita nacionalista, etc (GERMANO, 2005, p. 21), mas que, mesmo discutindo entre si, seguiam uma mesma ideia central hegemnica, que dava ao Estado a sua forma, a saber:

O Estado Militar assim encarado em sua historicidade, enquanto expresso de uma fase do desenvolvimento do capitalismo no Brasil, que ocorre sob a gide dos monoplios e que expressa, sobretudo, os interesses dos conglomerados internacionais, de grandes grupos econmicos nacionais e das empresas estatais, formando um bloco cuja direo recrutada nas Foras Armadas e que conta com o decidido apoio dos setores tecnocrticos. (GERMANO, 2005, p.21)

Ferreira & Bittar tambm concordam com Germano:

No lugar dos polticos, os tecnocratas; no proscnio da poltica nacional, as eleies controladas e fraudadas; no mbito do mundo do trabalho, a prevalncia do arrocho salarial; na lgica do crescimento econmico, a ausncia de distribuio da renda nacional; na demanda oposicionista pela volta do Estado de direito democrtico, a atuao sistemtica dos rgos de represso mantidos pelas Foras Armadas: eis como a ditadura militar executou o seu modelo econmico de acelerao modernizadora e autoritria do capitalismo no Brasil. (FERREIRA & BITTAR, 2008, p.3)

importante analisar essa questo para que consigamos ter a ideia do por que de aes, ideais e pensamentos da ditadura militar, principalmente no que tange educao, persistirem at hoje no cotidiano educacional, nas instituies formais. Isso deve ser entendido, alm, claro, do percurso histrico, como fruto dessas polticas de Estado que os governos militares conseguiram firmar ideologicamente nos seus 21 anos de governo, procurando manter seu ideal de sociedade e sua hegemonia, no se

importando com prazos de mandato, pelo menos at o fim de dcada de 70. Compreender isso essencial, afinal, polticas de Estado, firmadas num contexto to forte de transio socioeconmica, no so fceis de transformar, sendo necessria muita vontade poltica aliada com a presso popular, o que no vemos com muita frequncia no nosso pas, ainda, queiramos ou no, controlado politicamente por elites.

A POLTICA EDUCACIONAL DOS GOVERNOS MILITARES

Com o Estado agindo segundo essa ideologia central, era esperado que a poltica educacional no fosse diferente. Ela ento entendida como uma estratgia poltica, que apoia os interesses desse conjunto de ideias central, sendo ento os poucos investimentos na rea da educao revertidos para: a tendncia da privatizao; para privilgios das classes altas frente aos setores populares; para a priorizao da represso em detrimento do dilogo e da discusso; para o estmulo concentrao de renda e para a compreenso do homem como produtor de capital, segundo a teoria do capital humano. A teoria do capital humano, formulada a partir do pensamento de economistas educacionais estadounidenses, principalmente nos estudos de Theodore Schultz, uma concepo que, basicamente, tenta explicar os ganhos de produtividade que acontecem quando se inclui o fator humano no processo. Defendiam ento que o trabalho humano, qualificado pela educao, devia ser o mais importante meio para o aumento da produtividade econmica e das taxas de lucro do capitalismo ascendente da poca. Os estudos dessa teoria, ento, buscam legitimar a concepo de que os investimentos em educao deveriam ser prioritariamente revertidos para o que fosse importante para a ascenso do capitalismo e para a qualificao de produtores de capital. Com todo o contexto da necessidade, dos militares, da consolidao do capitalismo e da ordem burguesa no Brasil, a poltica educacional , como disse anteriormente, considerada uma estratgia ideolgica primordial para que o objetivo seja atingido. A partir de um discurso de valorizao da educao, aliado paradoxalmente escassez de verbas pblicas para a mesma, o Estado baseia suas polticas educacionais na questo das privatizaes. Era preciso oferecer mais acesso,

mas no se tinha dinheiro. Ora, a abertura para o capital privado na educao era extremamente conveniente e essa ideia foi ento vendida como a clara soluo para vrios dos problemas da educao brasileira, como o acesso, a questo dos excedentes do vestibular, entre outros. Alm dessa mentalidade privatista, e mantendo-se no mesmo sentido, a educao, devendo concordar com a ideologia vigente do Estado anticomunismo, segurana nacional, desvalorizao cultural se mostra completamente alienante e censurada, oferecendo ento um acesso demaggico, enganoso, pois era um acesso nica e exclusivamente fsico-estrutural, no existindo acesso cultura, racionalidade, filosofia, entre outros conhecimentos, que no s fazem parte da educao, e sim so seu sentido, a sua razo de ser. ento uma educao amputada, manipulada, mas que ao mesmo tempo em que esse acesso oferecido, convence as pessoas de que as coisas esto melhorando ou esto num bom caminho. O tpico estado de bem-estar social prometido pelo discurso capitalista. Por isso, uma poltica educacional que se baseia em reformas, pois as presses e demandas vm no sentido de mudar especificidades ou conseguir alguns objetivos pequenos e simples, e nisso os governos militares concedem em alguns pontos, desde que a ideologia no esteja em risco. Isso serve para pensarmos, como defendo nesse texto, que, tendo ainda em nossa realidade educacional tantos legados da educao do perodo militar, as reformas no so o melhor caminho. At hoje, quase 30 anos aps o fim do regime ditatorial, ainda vemos as lutas da educao focadas basicamente em reformas, em incluir textos ou especificidades na legislao, ou conseguir um aumento de salrio aqui e um direito trabalhista ali. No seria o momento de comearmos a pensar em uma revoluo da educao brasileira? Em mudar caminhos, em buscar utopias, em uma real transformao, tanto terica, prtica e didtica, quanto estrutural? A poltica educacional dos governos militares ento assim entendida por Cunha:

o conjunto de medidas tomadas (ou apenas formuladas) pela sociedade poltica que dizem respeito ao aparelho de ensino (propriamente escolar ou no) visando reproduo da fora de trabalho e dos intelectuais (em sentido amplo), regulao dos requisitos educacionais e inculcao da ideologia

dominante. (...) certa forma de interveno do Estado com vistas a assegurar a dominao poltica existente, a manuteno do processo de acumulao de capital e, por vezes, afastar focos de tenso e conflito. (Cunha, 1983, apud Germano, 2005, p. 32)

A poltica educacional dos governos militares, basicamente, entendia a educao como uma preparao para a vida, um ajuste das pessoas ao trabalho, para a nao e rumo ao desenvolvimento econmico e produtivo. As instituies educativas, de maneira geral, tornam-se ento profissionalizantes, uma simples preparao para o mundo do trabalho, uma qualificao para que cada indivduo pudesse atuar em uma profisso ao completar sua escolarizao. Alm disso, como suporte acrtico e alienante, os militares acreditavam, de acordo com a teoria do capital humano, que deveria ser divulgada, nas escolas, a ideologia dominante, o tipo de sociedade instituda e o mundo da vida, como coisas prontas, impostas, enfim, impossveis de serem transformadas. Germano diz, sobre a poltica educacional dos militares:

Ela visa, essencialmente, reproduo da fora de trabalho (mediante a escolarizao e qualificao); formao dos intelectuais (em diferentes nveis); disseminao da concepo de mundo dominante (com vistas a contribuir para a legitimao do sistema poltico e da sociedade estabelecida); substituio de tarefas afetas a outras atividades sociais, cujas funes foram prejudicadas pelo desenvolvimento capitalista (...) (GERMANO, 2005, p. 101).

O que se conclui, de acordo com Germano (2005, p. 28) que o governo buscava, com a poltica educacional, realmente criar uma hegemonia, conquistar uma identificao entre opressores e oprimidos, populares e governantes, construir esse consenso a partir da imposio de ideias e pensamentos, fazendo concesses at o ponto onde a ideologia no fosse desrespeitada, e, quando estivesse em risco essa ideologia, o silncio viesse atravs de violncia, represso ou expulso do pas. Dizem Ferreira & Bittar:

Em sntese, eis o que foi a educao brasileira durante a ditadura militar: uma poltica social instrumentalizada pela ideologia tecnicista, com o objetivo de impulsionar o projeto de Brasil Grande Potncia, lema que correspondia, no mbito poltico-ideolgico, ao autoritrio Brasil, ame-o ou deixo-o. (FERREIRA & BITTAR, 2008, p. 5)

Nesse contexto, aparece o que aqui chamo de golpe de mestre dos militares no campo da educao: a reforma universitria de 1968.

A REFORMA UNIVERSITRIA DE 1968: O GOLPE DE MESTRE DA POLTICA EDUCACIONAL MILITAR

A Lei da Reforma Universitria, nmero 5.540, de 1968, surge ento nesse contexto de incio de governo militar como uma grande ao de solidificao ideolgica. A reforma, apresar de ter sido demandada tambm por classes populares e estudantis, teve, claramente, carter mantenedor do ideal e do pensamento poltico militar. Ferreira & Bittar (2008) diz que o objetivo era estabelecer uma ligao orgnica entre o aumento da eficincia produtiva do trabalho e a modernizao autoritria das relaes capitalistas de produo, sendo a reforma mais um instrumento a servio da racionalidade tecnocrtica, com o objetivo de se viabilizar o slogan Brasil Grande Potncia. (FERREIRA & BITTAR, 2008, p. 4). A reforma universitria foi viabilizada principalmente atravs de acordos do Estado brasileiro com a United States Agency for International Development (USAID), uma agncia estadounidense que se dizia defensora do desenvolvimento mundial, o que resultou nos conhecidos acordos MEC/USAID. Foram ento convocados assessores e consultores estadounidenses para analisar o contexto da educao brasileira e pensar e sugerir mudanas que eles considerassem adequadas. Os relatrios, ento, concordavam inteiramente com a ideologia tecnicista, repressiva e autoritria dos governos militares, sugerindo a organizao da universidade em moldes empresariais, a privatizao, a disciplina na vida acadmica e a proibio de protestos e manifestaes. Houve tambm uma comisso brasileira, formada no governo Costa e Silva, em 1967, designada para analisar e sugerir solues para a crise estudantil os estudantes estavam em um movimento forte pela reforma universitria, principalmente pela questo dos excedentes do vestibular, ou seja, candidatos aprovados, mas no que tinham acesso por falta de vagas e para o sistema de ensino universitrio. Essa comisso, presidida pelo general Meira Mattos, elaborou o relatrio que ficou conhecido como Relatrio Meira Mattos, que sugeria claramente que o caminho era a

manuteno da hegemonia a partir de desmobilizao e de represso oposio do regime. Para isso, o relatrio sugeria que o governo fizesse algumas concesses concretas s demandas estudantis, mas que tivesse como cerne a manuteno da ideologia vigente e a defesa do ensino que tivesse como referncia a formao profissional para o mercado. Essas concesses eram friamente calculadas de forma que no prejudicassem a ideologia do regime, ao mesmo tempo em que atendesse, mesmo que especificamente e de forma segmentada, algumas demandas do movimento estudantil, com o intuito de desmobilizar o movimento, fazendo-os aceitar a reforma como um por conta das pequenas conquistas. Isso, aliado a outras aes de desmobilizao estudantil, considerado por Germano (2005) como prticas de cooptao de lideranas estudantis, que resultavam num processo que Gramsci chamou de transformismo, onde estudantes, principalmente lideranas, eram convidados a participar de programas do governo que, atravs de um discurso de canalizar as energias dos jovens e possibilitar um contato direto com os problemas do pas (GERMANO, 2005, p. 136), e que pareciam atrativos para as jovens lideranas, na verdade no estimulavam a crtica social e tinham o objetivo de combater a subverso e de estimular a prtica do assistencialismo (GERMANO, 2005, p. 136). O grande exemplo desses programas foi o Projeto Rondon, controlado pelo regime militar. importante lembrar ento que a reforma universitria de 1968 no foi executada apenas pelos conselhos e sugestes dos assessores estadounidenses. Cunha fala sobre isso:

(...) a concepo de universidade calcada nos modelos norte-americanos no foi imposta pela USAID, com a conivncia da burocracia da ditadura, mas, antes de tudo, foi buscada desde fins da dcada de 40, por administradores educacionais, professores e estudantes, principalmente aqueles como um imperativo da modernizao e, at mesmo, da democratizao do ensino superior em nosso pas. (...) Diria mais, que a modernizao do ensino superior foi posta em prtica por ramificaes do aparelho de Estado entre as quais instituies militares e reivindicada por setores da sociedade civil, como a UNE. (CUNHA, apud Germano, 2005, p.117-8).

De fato, as presses populares existiam. A partir de 1930, a demanda por educao no Brasil cresceu muito, em todos os nveis. Isso, consequentemente,

desaguava na demanda ao ensino superior. No perodo de 1945 a 1965, as matrculas no ensino superior subiram de 21 mil para 182 mil. (MARTINS, 2009), sem efetivos investimentos na questo estrutural, fsica e pessoal. Ao mesmo tempo em que crescia o acesso ao ensino mdio, a poltica econmica, principalmente a partir de 1964, no milagre brasileiro, levava as classes mdias a colocarem o ensino superior em seus objetivos, como forma de ascender socialmente (MARTINS, 2009). Essa demanda por acesso levou, ento, at mesmo s classes estudantis e populares a clamarem por uma reforma do ensino superior. Exigia-se principalmente a extino da ctedra vitalcia de professores, a incorporao dos excedentes universidade e a adoo dos concursos pblicos. A partir dessas exigncias, o regime militar executou ento o que chamo de golpe de mestre. Aliou essas exigncias estudantis sua ideologia e criou uma reforma que, ao mesmo tempo em que concedia aos estudantes em alguns pontos, mantinha no cerne do projeto o seu ideal de manuteno do status quo e o seu ideal de ensino superior. O regime concordou que a questo do acesso era um problema, mas ao mesmo tempo entrava com o discurso de que no havia verba pblica suficiente para a educao, pois a industrializao e a economia eram prioridade. Por isso, abriram o campo da educao superior para a iniciativa privada. Concordaram tambm que a questo dos excedentes era um problema grave: resolveram parcialmente a questo dividindo o currculo dos cursos em um ciclo bsico e um ciclo profissionalizante, abrindo espao para esses alunos. Concordaram tambm que o sistema de ctedra era arcaico e precisava ser modernizado: ora, nada mais conveniente que extinguir esse sistema e passar a organizar a universidade em departamentos, segmentando as reas do conhecimento e aplicando universidade moldes empresariais. Eis aqui, basicamente, o golpe de mestre que foi a reforma de 1968. As matrculas no ensino superior pblico tambm cresceram, verdade. De acordo com Martins (2009), entre 1967 e 1980, passaram-se de 88 mil para 500 mil matrculas nas universidades federais. Mas a participao da rede privada ainda mais impressionante. Ainda de acordo com Martins, entre 1965 e 1980, as matrculas em universidades privadas saltaram de 142 mil para 885 mil. As universidades privadas, em 1980, portanto, eram responsveis por 64% das matrculas do ensino superior brasileiro. Percebe-se, claramente, uma atribuio de uma funo do Estado entregue para a iniciativa privada, j que a rea da educao no era considerada pelos militares como

prioridade, mas apenas como mais uma estratgia poltica de manuteno ideolgica e hegemnica. Enfim, conseguiu-se ento atender as demandas de acesso, mas sempre a partir de privatizaes, trazendo o ensino superior cada vez mais para a ideologia e os interesses do regime ditatorial. De forma prtica, ento, a reforma se constituiu, segundo Germano:

Com efeito, a reforma assimilou certas demandas e reivindicaes oriundas do movimento estudantil e do professorado. Ao mesmo tempo, incorporou, embora de forma desfigurada, experincias tidas como renovadoras, como a desenvolvida na UnB. Ela introduziu a estrutura departamental e extinguiu a ctedra; adotou o sistema de crdito por disciplina e periodicidade semestral; dividiu o curso de graduao em duas partes, um ciclo bsico e um ciclo profissional; modificou o regime dos professores com a introduo da dedicao exclusiva; estabeleceu que as instituies de ensino superior deveriam se organizar preferencialmente sob a forma de universidade (...). (GERMANO, 2005, p. 145).

A indissociabilidade entre ensino e pesquisa na universidade tambm foi contemplada na reforma, mas ficou somente no discurso. Na prtica, a reforma implantou efetivamente a ps-graduao no Brasil, tornando-se esta o espao nico de pesquisa na universidade brasileira, j que os cursos de graduao se preocupavam, de forma geral, em formar profissionais. A pesquisa, ento, deixada exclusivamente para a ps-graduao, que efetivamente fortalecida e incentivada, claro que com limites e com um interesse claro: desenvolver recursos humanos qualificados para a pesquisa tecnolgica (GERMANO, 2005), na busca da formao dos novos lderes tecnocrticos. Ferreira & Bittar analisam a reforma a partir desse ponto de vista, da necessidade da formao dos novos tecnocratas:

Era necessrio apetrechar o Estado nacional da capacidade de planejar a educao de acordo com os interesses socioeconmicos do mercado capitalista. Para tanto, impunha-se a universalizao da escola primria e mdia e, particularmente, a nfase na questo curricular referente ao ensino de matemtica e cincias naturais. Quanto ao ensino superior, previa-se a ampliao das vagas no mbito dos cursos de graduao voltados para as profisses tecnolgicas. Alm disso, privilegia-se a estruturao dos programas de ps-graduao com a dupla funo de produzir conhecimentos exigidos pela demanda do crescimento acelerado da produo econmica e, ao mesmo tempo, de formar novos quadros capacitados para a gerao de cincia e tecnologia. (FERREIRA & BITTAR, 2008, p. 14)

tambm importante lembrar que a reforma instaurou a extenso como instrumento para melhoria das condies de vida da comunidade, atravs da participao de estudantes e professores no planejamento e execuo de projetos comunitrios, alm, tambm, de garantir a representao estudantil nos rgos colegiados da universidade. Nesse sentido, basta lembrar de outra ao do governo militar, que tambm fez parte dessa estratgia autoritria da poltica educacional: a instaurao do Ato Institucional nmero 5, o AI-5. A reforma universitria foi promulgada em 28 de novembro de 1968, e o AI-5 em 13 de dezembro do mesmo ano, ou seja, apenas 15 dias depois, aumentando a represso e a censura e sufocando ainda mais a autonomia universitria. Com efeito, se em 1964, os militares deram um golpe no Estado, em 1968, o golpe foi especificamente na educao brasileira.

CONSIDERAES FINAIS - O LEGADO DA DITADURA: SERIAM REFORMAS MESMO O MELHOR CAMINHO?

A partir da exposio feita, acho que no difcil, principalmente para quem estuda ou trabalha na rea da educao, perceber a semelhana entre a realidade da reforma universitria de 1968 e a realidade da universidade no Brasil hoje. Ferreira & Bittar vem essa semelhana principalmente a partir de dois pontos relacionados ao ensino bsico:

Para alm da ideologia tecnicista que caracterizou a educao, h de se considerar ainda que a herana deixada pela ditadura militar repercute at hoje no sistema educacional brasileiro. Vrios elementos que estrangulam, por exemplo, a qualidade de ensino da escola pblica so remanescentes das reformas educacionais executadas pelos governos dos generais-presidentes. Destacamos, a ttulo de ilustrao, dois aspectos significativos da condio de ser professor do ensino bsico, na atual realidade brasileira, que deitam liames profundos na poltica educacional legada pelo regime militar: o processo aligeirado de formao cientfico-pedaggico e a poltica de arrocho salarial a que so submetidos. A combinao desses dois elementos constitutivos da vida cotidiana dos professores brasileiros representa, at hoje, um n grdio que estrangula a qualidade de ensino da escola pblica brasileira. E esse n tem uma origem: a poltica educacional herdada da ditadura militar. (FERREIRA & BITTAR, 2008, p.19)

Para alm da questo do ensino bsico, que tem suas origens tambm no sistema universitrio e na concepo corrente de universidade, vrios pontos da reforma so facilmente visualizados na nossa realidade atual. Martins (2009) nos lembra, sobre a questo da mentalidade privatizante, que aps o fim da ditadura, os governos do final da dcada de 80 e da dcada de 90 priorizam tambm a mentalidade privatista na sua poltica universitria. Entre 1995 e 2002, por exemplo, apesar do tmido crescimento das matrculas do ensino pblico, o setor privado, de 60%, passou a responder por 70% das matrculas no ensino superior brasileiro, com o nmero de universidades pblicas ficando estagnado. (MARTINS, 2009, p. 11). A mudana de governo, em 2003, buscou a reestruturao do ensino pblico, seu reavivamento financeiro e a contratao de muitos docentes e funcionrios administrativos. Mas seus projetos tambm no foram, pelo menos por enquanto, bem-sucedidos. O Programa de Reestruturao e Expanso das Universidades Federais (REUNI) no foi bem aceito em vrios setores acadmicos, pois o montante de verbas destinadas s universidades no correspondiam s mudanas estruturais e pessoais que seriam necessrias. Alm disso, o governo instituiu programas como o Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Investimento Estudantil (FIES), que tem como objetivo final, claramente, incentivar o acesso ao ensino privado, em busca de nmeros quantitativos e na busca desesperada do cumprimento de metas do Plano Nacional de Educao, oferecendo, inclusive, verbas pblicas para incentivo s universidades privadas que contemplem os programas. De fato, dados de 2006 apontam que 74% dos estudantes universitrios brasileiros esto em instituies privadas. O setor privado, em 2006, correspondia a 89% do total de instituies de ensino superior no Brasil (MARTINS, 2009). Isso demonstra que a mentalidade privatista ainda est em alta quando o assunto ensino superior no Brasil. Para alm disso, o sistema de seleo para as universidades pblicas favorecem aqueles que podem pagar por uma preparao adequada e pelo acesso aos contedos que so cobrados nas provas, fazendo assim com que haja uma clara inverso de valores no ensino superior brasileiro: as classes mdias e altas esto no ensino pblico, enquanto as classes trabalhadoras e provenientes do ensino bsico pblico, acabam tendo espao apenas nas instituies privadas, que os oferecem, em sua grande maioria, uma formao de qualidade duvidosa, voltada para a profissionalizao e a formao para o mercado do capital. Martins, aps expor esses dados, conclui:

A democratizao do acesso ao ensino superior passa necessariamente pela recuperao da centralidade das universidades pblicas, onde as instituies federais devem ser revigoradas, dotadas de efetiva autonomia administrativofinanceira e decididamente apoiadas pelo poder central, de modo a resgatar sua capacidade de funcionamento e expanso. Torna-se tambm de fundamental importncia reverter a lgica de funcionamento do ensino privado movido pelo anseio frentico de acumulao de ganhos materiais , de forma que assuma uma efetiva dimenso de bem pblico. (MARTINS, 2009, p. 16)

Alm dessa realidade mais social, podemos ver tambm, de forma clara, a influncia da reforma de 1968 nas questes internas da universidade. O plano de carreira do professor, por exemplo, continua praticamente o mesmo. Carreira dividida em nveis e com exigncias produtivistas para a passagem de um nvel para outro, o que, de acordo com uma mentalidade empresarial e capitalista, estimula a concorrncia entre pares, a briga por vagas, por salrios e por cargos internos. A questo do sistema de crditos e de disciplinas, em periodicidade semestral, ainda continua vigente. Disciplinas segmentadas, que no dialogam entre si, no interagem, alm de professores que no tem o conhecimento necessrio sobre os saberes prvios dos alunos, apenas entrando e saindo de salas e mais salas sem criar vnculos, sem ter tempo de se preocupar com o seu prprio conhecimento e com sua formao continuada. Cursos de graduao com ciclos, tambm ainda vemos em nossas universidades. No com os nomes bsico e profissionalizante, mas com os mesmos objetivos. No difcil encontrarmos nas matrizes dos cursos de graduao expresses como tronco comum de disciplinas, disciplinas especializadas ou disciplinas obrigatrias. Tambm no precisamos procurar muito para achar cursos onde se estuda algumas disciplinas comuns no incio e depois parte-se para a especializao em alguma rea do conhecimento, alguma profisso ou rea de servios. Nessa perspectiva, diz Saviani:

Com a introduo da programao semestral agravada pelo regime da matrcula por disciplina, o professor toma conhecimento dos alunos que comporo sua turma no incio do semestre, digamos, em maro. Somente por volta do final desse ms ou no incio de abril que ele estar conhecendo melhor seus alunos. Mas at que ele ganhe condies de prover orientaes especficas para as dificuldades diferenciadas de seus alunos, individualmente considerados, j se estar avanado no ms de maio, findo o qual j preciso pensar na avaliao final do aproveitamento dos alunos na disciplina por ele ministrada. Assim, o semestre se encerra, no tendo havido tempo para se efetivar os encaminhamentos tendentes a corrigir as

deficincias constatadas. A avaliao feita com a atribuio das notas ou conceitos e a turma se desfaz, dispersando-se os alunos que partem para as frias de julho destinadas totalmente ao lazer, sem nenhuma atividade acadmica prevista para esse perodo. Em agosto, novas turmas se formam e repete-se o mesmo ritual com as mesmas deficincias que atestam a precariedade, sob o aspecto qualitativo, da formao provida pela universidade aos alunos a ela confiados. (SAVIANI, 2008, p. 17)

Para alm de tudo isso, necessrio falar sobre o sistema departamental que foi institudo pela reforma de 1968, e que est no s mantido nos nossos dias, mas em crescente desenvolvimento e consolidao. Professores se dividem e segmentam cada vez mais, e isso incentivado atravs de verbas especficas para novos departamentos e laboratrios. O saber, que em si mesmo, filosoficamente, incapaz de ser dividido e segmentado, esquartejado justamente na instituio onde deveria ser difundido. Sobre isso, diz Fvero:

Apesar de ter sido bastante enfatizado que o sistema departamental constitui a base da organizao universitria, no seria exagero observar que, entendido o departamento como unidade de ensino e pesquisa, a implantao dessa estrutura, at certo ponto, teve apenas carter nominal. Por sua vez, embora a ctedra tenha sido legalmente extinta, em muitos casos foi apenas reduzida sua autonomia. A departamentalizao encontra resistncias desde o incio da implantao da Reforma Universitria. Passadas mais de trs dcadas, observa-se ser o departamento, freqentemente, um espao de alocao burocrtico-administrativa de professores, tornando-se, em alguns casos, elemento limitador e at inibidor de um trabalho de produo de conhecimento coletivo. (FVERO, 1999, p.34).

A ps-graduao, por sua vez, continua sendo, geralmente, o nico espao de pesquisa dentro da universidade. Esse outro legado da poltica educacional ditatorial. Concordando com Saviani (2008), a ps-graduao brasileira seguiu um modelo estrutural estadounidense, que se divide, no mbito stricto sensu, em dois nveis hierarquizados (mestrado e doutorado), alm de estimular cada candidato a escolher uma rea de concentrao, uma linha de pesquisa e um objeto a ser pesquisado. Segmenta-se, no mesmo sentido da graduao, o conhecimento, tendo cada universidade uma infinidade de diferentes programas, o que muitas vezes colocado como um valor nos discursos e nas propagandas. O que serve de esperana, concordando ainda com Saviani (2008), que, apesar de seguir o modelo estrutural estadounidense, a ps-graduao brasileira, especialmente nas cincias humanas, se

implantou, teoricamente, por conta da formao de seus intelectuais e criadores, a partir da experincia europeia, que enfatiza especialmente a teoria. (SAVIANI, 2008). Apesar ento de ter uma estrutura tambm departamentalizada e segmentada, a ps-graduao brasileira, enfaticamente as cincias humanas, se caracterizam por dar uma nfase grande ao aspecto terico, o que culmina em seu carter mais crtico, contestador, inquiridor e filosfico. Fica aqui o meu convite reflexo: diante do exposto e diante de todo conhecimento disponvel em relao histria e ao desenvolvimento do ensino superior no Brasil, sero mesmo as reformas o melhor caminho? No chegada a hora da luta, pensada principalmente nesse carter crtico e contestador das cincias humanas, por uma transformao total, estrutural, didtica e poltica da universidade brasileira? No chegada a hora de reconstruir o pensamento sobre a universidade, entendendo-a como instituio dinmica, como locus das lutas sociais, como difusora e criadora de cultura, como instituio de luta contra atitudes dominantes, repressivas e autoritrias? No seria o momento, nas condies polticas e econmicas, das lutas pela educao se desviarem do caminho das reformas, caminho esse j excessivamente trilhado e com resultados prticos ainda praticamente invisveis? Seria o momento da luta pela real transformao na educao brasileira? Eu, em meu pensamento, acredito e toro para que seja. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS CUNHA, A. L. A universidade reformanda: o golpe de 1964 e a modernizao do ensino superior. Rio de Janeiro: Francisco, 1988. ___________. Qual universidade? So Paulo: Cortez, 1989. FVERO, M. de L. de A. A Universidade do Brasil: das origens Reforma Universitria de 1968. Revista Brasileira de Educao, SP, n.10, p.16-32, 1999. FERREIRA J.; BITTAR, M. Educao e ideologia tecnocrtica na Ditadura Militar. Caderno CEDES. Campinas, vol. 28, n.76, set./dez., p. 333-355, 2008 GERMANO, J. W. Estado militar e educao no Brasil. So Paulo: Cortez, 2005. MARTINS, C. B. A Reforma Universitria de 1968 e a Abertura para o Ensino. Superior Privado no Brasil. Educao & Sociedade. Campinas, vol. 30, n. 106, p. 1535, 2009. SAVIANI, D. O legado educacional do regime militar. Cadernos CEDES, v. 28, p. 291-312, 2008.

You might also like