You are on page 1of 4

lo pimentel 2012 -omarei a pea teatral o limiar, de susan glaspell como um tratado sobre o que chamarei de artificialismo insurgente:

: sendo, de modo geral, o teatro uma arte do dilogo, fcil entrever/entreouvir o monlogo que o sistematiza. nesta pea, em particular, um monlogo libertrio que emerge. tratado libertrio que tem claire, a personagem principal, como o que d sentido ao artificialismo insurgente de susan. claire flecha lanada que visa: (1) situarmos no sistema existencial urbano-ocidental no qual estamos conectados/as, o apequenamento dos interesses; (2) participar de uma existncia que atravessa seu contexto histrico se nutrindo de um tempo passional, pulsional e pattico; e (3), nos capacitar ao trnsito insurgente pelas msticas da falsificao (o conservadorismo), da represso (o revolucionrio) e da transgresso (o perverso). aqui elegi as falas que mais me interessaram no momento de minha leitura da pea, cujo critrio de eleio foi o poder ideativo delas sobre mim. e isto o que est presente em meu texto: o que entrevi/entreouvi nas palavras de susan glaspell no me impuseram um pensamento cuja forma, formatao, foi o artificialismo insurgente, mas sim foi isto o que ela me ps em forma.

1. vocs pensam que a vida no pode ser estilhaada e vir a ser algo que nunca foi?
a vida, em sua gerao, preservao, expanso e fim respondem a um mesmo princpio: natumortaleza, destruio|construo como atos indiferenciados. princpio que aponta condio de que vivemos em um mundo-acidente onde um criador divino no s uma hiptese desnecessria, mas sim, uma hiptese falsa.

2. h formas mais interessantes de autodestruio.


autodestruir-se situao de jogador/a que brinca com as runas disponveis de informao de todas as coisas. o ato absurdo e, portanto real, de que toda inveno no o da inspirao, criao (sempre divinas ou anti-divinas), mas o dilogo entre runas.

3. voc no percebe que seria melhor no ter voltado do que voltar o mesmo homem que partiu?
salta-me esta pergunta, pois nela contm o para qu; contm o deliberadamente, o artificial, o mistrio da liberdade onde sabemos que nascemos geneticamente determinados/as e que no h nada escondido dentro de nossa mente que nos possibilite de sermos especiais, a no ser pelo o que podemos fazer na vertigem da queda (vida|morte).

4. uma filha chegar a mim essa manh. eu sinto que ser mais doloroso do que quando ela chegou pela primeira vez. ela foi educada, preparada para seu lugar na vida.
duas perspectivas, uma interna e outra externa. a interna memria fantasmtica da imoralidade na tica negativa anti-procriao: o jogo fechado onde jamais se consegue modificar suas prprias regras em todo lance cada nascituro/a o mesmo imperativo. a perspectiva externa o voltar regressivo (moralidade) da vertigem da aventura: nada h de orgnico, de natural, de espontneo, ou se est em prol do deliberado improvvel e contra o acaso, ou se est em prol do deliberado provvel e contra as virtualidades.

5. preciso enlouquecer, romper-se em pedaos para que a vida no seja aprisionada.


a deliberao do improvvel se d no resgate dos elementos subversivos da imaginao, dado o carter racionalista e formatador da sociedade vigente. manter a vida livre somente pode se dar no mbito privado, como amostra da convico de que a misria humana no pode ser solucionada social e racionalmente, ou como uma mostra de autonomia imaginativa com valor de utopia.

6. elizabeth (filha de claire): eu no fao nada de interessante, ento tenho que ter bons modos.
inverso radical do estar-no-mundo onde a moralidade se d como prmio de consolao ao no criativo: pois de repente se v eliminado/a do processo de inventar e destruir valores (avaliar), reduzido/a a consumidor/a das moralidades produzidas.

7. voc por favor quer tirar de sua cabea a ideia de que eu estou aumentando a riqueza do mundo.
o mundo no um ba de tesouros libidinosamente vivencivel. o fascnio pelo mundo no deve estar reduzido s infraestruturas econmicas e sexuais. a situao de fascnio, existencial por excelncia, uma espcie de fazer seu prprio ser em um mundo em constante desfazer.

8. talvez elas sejam menos bonitas, menos sadias, mas elas encontram a alteridade.
a prxis humana sempre pobre se no desenvolvida em um horizonte de indeterminao, incerteza e desembarao. a homogeneizao realizada por valores estticos e sanitrios da sociedade vigente vem sendo historicamente se instituindo como uma dimenso fundamental

da dominao, um dever-ser. a alteridade insurgncia contra qualquer tipo de homogeneizao.

9. no lhe parece certo! isso tudo o que voc sabe sobre aventura e sobre angstia.
certo|errado dispositivo bidimensional incapaz de liberdade: regio limiar de aventuras, de situaes imprevistas, de situaes criadas deliberadamente; e que reduz a angstia a uma patologia ocultando-a como forma e tomada de posio diante as exigncias inevitveis da existncia.

1. adelaide (irm de claire): voc uma pessoa extremamente inteligente, competente, e est na hora de parar com essa bobagem e ser a mulher que voc foi destinada a ser.
destino: a miragem naturalista, anti-artificialista por excelncia; lugar da ordem e da necessidade; zona de certeza entre o acaso do cosmos e as vicissitudes do agir humano (insurgncia artificial); ordenamento que visa transcender a ordem das necessidades factuais e arbitrrias oriundas do humor crepuscular e do pensamento sem qualidades elevadas que somente a pessoa livre pode cultivar sem se condenar falsa alegria do otimismo.

2. nunca eu gostei do que precisava.


gosto pelo alm do que necessrio: preciso cultivar e deixar florescer as necessidades especiais vindas da melancolia do saber, da lucidez crepuscular, e da conscincia artificial (indiferente a se ela foi herdada, adquirida ou desalienada);

3. voc no tem nenhuma energia. por isso que voc vive to ocupada.
a mediocridade a prpria exacerbao do comportamento sonmbulo (esgotamento da conservao energtica) em um circuito fechado de projees de sentidos (injeo de valores) e modelos (sacralizaes) para o comportamento; autoesquecimento precipitado pelo constante entretenimento (cobia de sensaes) pelo trabalho (atividade que programa) e pela ocupao (disperso e distrao permanente);

4. arranca as palavras da vida que as criou para decorar suas mentes estagnadas.
duas expresses possveis dessa intuio: (1) o discreto charme da burguesia que tende a denunciar a decadncia chutando cachorros mortos como o machismo, a luta de classes e o nacionalismo e, assim o fazendo, banaliza tudo o que um dia j foi expresso direta de rebeldia e contestao; e (2), o/a revolucionrio/a gritalho/ona que quer uma revoluo sem o nus de uma que, assim o fazendo, se ope tendncia emergente dessacralizada (nada fazer que seja espetacular, j que o espetculo o grande inimigo) e entra em consenso afirmador com as atitudes reacionrias naquilo que est a como sendo irreversvel

e insupervel, a disperso (educao para todos - monoculturalizao) e o divertimento (consumo e multiculturalismo sem interculturalidade).

5. pelo menos isso me livra de ser uma mulher natural. vamos correr esse risco. arriscar tudo. deixar viver ou deixar morrer.
lanar-se ao proibido: ser pessoa antinatural, ser pessoa artificial, aquela que imagina e elimina coisas antigas; que imagina e elimina o tecido social no qual vivemos (famlia, nao e cultura); que imagina e elimina artefatos, obras, instituies, sejam estas estatais ou privadas; que imagina e elimina qualquer coisa deliberada e conscientemente. no ser mulher paralisada nem pelo futuro, nem pelo o no haver futuro. preciso simplesmente passar.

1. a destruio me interessa demais para reduzi-la a um tiro.


a destruio, ou seja, a terminalidade mesma, no se reduz ao seu trmino pontual (morte ou ruina) nem mesmo a um gesto ou a um ato passvel de ser apropriado (suicdio e assassinato); a destruio uma dimenso destituda do totalitarismo, da banalidade e da redundncia. no admite autor nem autoridade. algo aberto para todas as coisas. a prpria vertigem de criatividade.

2. vocs est tentando me trazer de volta para o que eu queria? voc est aqui para me fazer desistir?
preciso seguir. herdada, adquirida ou inventada, uma virtualidade se pe como entrpica. vontade que se pe como um lanar-se contra o voltar dela mesma. vontade suicida invertida em direo prpria liberdade. preciso aproveitar as aberturas, as angstias restantes. depois ser tarde. preciso se afastar de qualquer contexto mitificador.

3. voc que sufoca o sopro da vida.


reduzir tudo ao objetivo alcanado uma viso muito pobre da vida. viver tambm uma reao clara e definida que atua como sucesso difuso, indeterminado, informulado, impossvel.

You might also like