You are on page 1of 3

FAA SEU PRPRIO PERFUME

Perfume um item muito pessoal, cada pessoa tem o seu preferido. Cada fragrncia sozinha, ou a mistura de vrias fragrncias, se torna um perfume nico. E principalmente, em cada pessoa, a mesma fragrncia acaba tendo cheiros diferentes, pois cada pele tem o seu prprio cheiro.

Vamos aprender a fazer um perfume nico, s seu, assim, voc pode fazer vrias esperincias, e descobrir o que melhor combina com a sua pele e sua vida.

Muito se fala sobre perfumes: como macerar, como calcular as quantidades, concentrao, etc.

Algumas coisas so mitos, outras muito verdadeiras.

Abaixo, 10 dicas muito importantes, para voc comear a fazer perfumes ou Colnias.

1) o que mais influi em um perfume a qualidade da essncia que voc est utilizando; 2) o lcool pr-fixado melhor pois tem cheiro mais suave e embora custe mais caro, acho que vale a pena; 3) o material usado deve ser de vidro e limpo com lcool de cereais. Materiais de plstico absorvem cheiros; 4) a ordem dos produtos adicionados altera a qualidade do perfume, isto , voc deve sempre comear diluindo a essncia no lcool prefixado (lcool para perfumes); 5) voc pode aumentar a concentrao de essncia o quanto quiser (recomenda-se at 35% para se fazer um extrato), sempre respeitando as propores:

lcool e essncia- cerca de 60 a 80% propileno e fixador - aproximadamente 3% gua deionizada - cerca de 10a a 12%

Algumas frmulas no usam gua, isto vai depender da sua essncia.

6) O tipo de fixador que for usado tambm tem influncia no resultado final.

Existe no mercado fixadores "musk" e "almiscarado". interessante, quando se trabalha com contratipos, saber se a fragrncia tem fundo musk ou almiscar e usar o fixador correspondente; 7) Quanto macerao, prefiro a alternncia de temperatura, sempre abrindo e fechando os vidros, aps agitao para liberar o oxignio; o que faz com que o cheiro de lcool se dissipe mais facilmente. A macerao contnua no freezer tambm d resultado, mas no para todas as essncias. Quanto mais tempo voc puder macerar, melhor; 8) Aumentar a concentrao de essncia no turva o seu produto. O que pode causar isso a qualidade da gua. Use sempre gua deionizada. A gua pode ficar turva pela liberao de carbonato de clcio e isto ocorre com gua de fonte; 9) O tipo de essncia tem mais influencia que o fixador. Se a essncia for pura pode-se at dispensar o fixador ou us-lo em quantidade mnima. O contrrio no verdadeiro, ou seja, uma essncia fraca no ficar melhor aumentando a quantidade de fixador. Se voc aumentar a quantidade de fixador alm da recomendada seu perfume ficar sem cheiro e pior, oleoso; 10) Qualquer produto qumico pode causar alergia, porm observando-se sempre a esterilizao da vidraria e a procedncia e validade dos componentes utilizados, este risco, com relao a perfumes, pequeno. Pode-se ainda usar o triclosan (irgasan) que um agente antimicrobiano. Boa sorte

Receita de Perfume Fcil e Bom

Materiais: 660 ML de lcool de cereal200 ml de essncia30 ml de fixador30 ml de propilenoglicol

Como fazer:

1 - Mexa bem a medida em que estes vo sendo introduzidos

2 - Acrescente 80 ML de gua deionizada

3 - Transfira para um vidro mbar e macere por 10 dias em resfriamento.

4 - Alterne 5 dias na geladeira e 05 dias em temperatura ambiente

5 - Passe o perfume por um filtro de papel a fim de eliminar as impurezas.

6 - Envase em frascos limpos e secos.

espero que gostem... Fonte: Momento da arte

You might also like