You are on page 1of 4

I - LEI n 4.

119
de 27-08-1962

Dispe sobre os cursos de formao em Psicologia e regulamenta a profisso de Psiclogo

CAPTULO I
Dos Cursos
Art. 1- A formao em Psicologia far-se- nas Faculdades de Filosofia, em cursos de bacharelado, licenciado e Psiclogo. Art. 2- (Vetado) . Art. 3- (Vetado). Pargrafo nico - (Vetado). Art. 4- (Vetado). 1- (Vetado). 2- (Vetado). 3- (Vetado). 4- (Vetado). 5- (Vetado). 6- (Vetado).

CAPTULO II
Da vida escolar
Art. 5- Do candidato matrcula no curso de bacharelado exigir-se- idade mnima de 18 anos, apresentao do certificado de concluso do ciclo secundrio, ou curso correspondente, na forma da lei de exames vestibulares. Pargrafo nico - Ao aluno que concluir o curso de bacharelado ser conferido o diploma de Bacharel em Psicologia. Art. 6- Do candidato matrcula nos cursos de licenciado e Psiclogo se exigir a apresentao do diploma de Bacharel em Psicologia. 1- Ao aluno que concluir o curso de licenciado se conferir o diploma de Licenciado em Psicologia. 2 - Ao aluno que concluir o curso de Psiclogo ser conferido o diploma de Psiclogo. Art. 7- Do regimento de cada escola podero constar outras condies para matrcula nos diversos cursos de que trata esta lei. Art. 8- Por proposta e a critrio do Conselho Tcnico Administrativo (C.T.A.) e com aprovao do Conselho Universitrio da Universidade, podero os alunos, nos vrios cursos

de que trata esta lei, ser dispensados das disciplinas em que tiverem sido aprovados em cursos superiores, anteriormente realizados, cursos esses oficiais ou devidamente reconhecidos. 1 - No caso de Faculdades isoladas, a dispensa referida neste artigo depende de aprovao do rgo competente do Ministrio da Educao e Cultura. 2 - A dispensa poder ser de, no mximo, seis disciplinas do curso de bacharelado, duas do curso de licenciado e cinco do curso de Psiclogo. 3 - Concedida a dispensa do nmero mximo de disciplinas previstas no pargrafo anterior, o aluno poder realizar o curso de bacharelado em dois anos e, em igual tempo, o curso de Psiclogo. Art. 9- Reger-se-o os demais casos da vida escolar pelos preceitos da legislao do ensino superior.

CAPTULO III
Dos direitos conferidos aos diplomados
Art.10 - Para o exerccio profissional obrigatrio o registro dos diplomas no rgo competente do Ministrio da Educao e Cultura. Art.11 - Ao portador do diploma de Bacharel em Psicologia, conferido o direito de ensinar Psicologia em cursos de grau mdio, nos termos da legislao em vigor. Art.12 - Ao portador do diploma de Licenciado em Psicologia conferido o direito de lecionar Psicologia, atendidas as exigncias legais devidas. Art.13 - Ao portador do diploma de psiclogo conferido o direito de ensinar Psicologia nos vrios cursos de que trata esta lei, observadas as exigncias legais especficas, e a exercer a profisso de Psiclogo. 1- Constitui funo privativa do Psiclogo a utilizao de mtodos e tcnicas psicolgicas com os seguintes objetivos: a) diagnstico psicolgico; b) orientao e seleo profissional; c) orientao psicopedaggica; d) soluo de problemas de ajustamento. 2- da competncia do Psiclogo a colaborao em assuntos psicolgicos ligados a outras cincias. Art.14 - (Vetado).

CAPTULO IV
Das condies para funcionamento dos cursos
Art.15 - Os cursos de que trata a presente lei sero autorizados a funcionar em Faculdades de Filosofia, Cincias e Letras, mediante decreto do Governo Federal, atendidas as exigncias legais do ensino superior. Pargrafo nico - As escolas provaro a possibilidade de manter corpo docente habilitado nas disciplinas dos vrios cursos. Art.16 - As Faculdades que mantiverem cursos de Psiclogo devero organizar servios clnicos e de aplicao educao e ao trabalho orientados e dirigidos pelo Conselho dos Professores do curso, abertos ao pblico, gratuitos ou remunerados. Pargrafo nico - Os estgios e observaes prticas dos alunos podero ser realizados em outras Instituies da localidade, a critrio dos Professores do curso.

CAPTULO V
Da revalidao de diplomas
Art.17 - assegurada, nos termos da legislao em vigor, a revalidao de diplomas expedidos por Faculdades estrangeiras que mantenham cursos equivalentes aos previstos na presente lei. Pargrafo nico - Podero ser complementados cursos no equivalentes, atendendo-se aos termos do art. 8 e de acordo com instrues baixadas pelo Ministrio da Educao e Cultura.

CAPTULO VI
Disposies Gerais e Transitrias
Art.18 - Os atuais cursos de Psicologia, legalmente autorizados, devero adaptar-se s exigncias estabelecidas nesta lei, dentro de um ano aps sua publicao. Art.19 - Os atuais portadores de diploma ou certificado de especialista em Psicologia Educacional, Psicologia Clnica ou Psicologia Aplicada ao Trabalho expedidos por estabelecimento de ensino superior oficial ou reconhecido, aps estudos em cursos regulares de formao de Psiclogos, com durao mnima de quatro anos ou estudos regulares em cursos de ps-graduao com durao mnima de dois anos, tero direito ao registro daqueles ttulos, como Psiclogos, e ao exerccio profissional. 1- O registro dever ser requerido dentro de 180 dias, a contar da publicao desta lei. 2- Aos alunos matriculados em cursos de especializao a que se refere este artigo, anteriormente publicao desta lei, sero conferidos aps a concluso dos cursos, idnticos direitos desde que requeiram o registro profissional no prazo de 180 dias.

Art.20 - Fica assegurado aos funcionrios pblicos efetivos o exerccio dos cargos e funes, sob as denominaes de Psiclogo, Psicologista ou Psicotcnico, em que j tenham sido providos na data de entrada em vigor desta lei. Art.21 - As pessoas que, na data da publicao desta lei, j venham exercendo ou tenham exercido, por mais de cinco anos, atividades profissionais de Psicologia Aplicada, devero requerer no prazo de 180 dias, aps a publicao desta lei, registro profissional de Psiclogo. Art.22 - Para os efeitos do artigo anterior, ao requerimento em que solicita registro, na repartio competente do Ministrio da Educao e Cultura, dever o interessado juntar seus ttulos de formao, comprovantes de exerccio profissional e trabalhos publicados. Art.23 - A fim de opinar sobre os pedidos de registro, o Ministrio da Educao e Cultura designar uma comisso de cinco membros, constituda de dois professores universitrios de Psicologia Educacional e trs especialistas em Psicologia Aplicada. (vetado). Pargrafo nico - Em cada caso, vista dos ttulos de formao, obtidos no Pas ou no estrangeiro, comprovao do exerccio profissional e mais documentos, emitir a comisso parecer justificado, o qual poder concluir pela concesso pura e simples do registro, pela sua denegao, ou pelo registro condicionado aprovao do interessado em provas tericoprticas. Art.24 - O Ministrio da Educao e Cultura expedir, no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da publicao desta lei, as instrues para sua execuo. Art.25 - Esta lei entrar em vigor na data de sua publicao, revogadas as disposies em contrrio. Braslia, 27 de agosto de 1962; 141 da Independncia e 74 da Repblica. Joo Goulart F. Brochado da Rocha Roberto Lyra

You might also like