You are on page 1of 4

TRABALHO INDIVIDUAL AMBIENTE REGULATRIO EM SEGUROS

Escola Superior Nacional de Seguros


MBA Executivos em Seguros e Resseguro 7 Turma

SUSEP E SUA INFLUENCIA NO MERCADO SEGURADOR

KARINA FURTADO MARINATE - karina.marinate@gmail.com

Trabalho apresentado para avaliao na disciplina de Ambiente Regulatrio em Seguros do curso de MBA Executivos em Seguros e Resseguro, turno Noite, da Escola Superior Nacional de Seguros Funenseg ministrado pelo professor Gustavo Caldas.

Escola Superior Nacional de Seguros


MBA Executivos em Seguros e Resseguro 7 Turma

A SUSEP E SUA INFLUENCIA NO MERCADO SEGURADOR

Inicialmente, faz-se importante mencionar a relevncia de rgos reguladores na fiscalizao do cumprimento pelos setores privados das polticas determinadas pelo Estado, impondo, aos entes regulados, normas de conduta que visem obriga-los a atingir o bem estar da comunidade. Nesse contexto, a seguir abordarei aspectos da atuao e influencia da SUSEP como rgo regulador e fiscalizador no mercado nacional de seguros, mencionando minha opinio sobre o tema. Verifica-se com o passar do tempo que, no somente o modelo de regulao do mercado segurador, mas a economia como um todo, sofreu significativas transformaes em decorrncia das diferentes polticas econmicas adotadas pelos diversos governantes que assumiram o poder durante esse perodo. Desse modo, a SUSEP foi alvo de constante evoluo ao longo dos anos, especialmente aps a implantao do Plano Real, quando alcanou significativo crescimento de sua capacidade, tanto em recursos como em mo de obra qualificada, realizando concursos para a admisso de funcionrios, atraindo assim, jovens profissionais com excelente formao acadmica. Fatores estes, que acabaram por propici-la um reconhecimento mundial, equiparando-a as melhores entidades reguladoras do mundo. A SUSEP, a meu ver, um rgo de suma importncia na manuteno e no crescimento do setor nacional de seguros, tendo em vista suas importantes atribuies que, juntamente aos controles por ela implantados, lhe possibilita o acesso full time a uma enorme gama de informaes a cerca de todas as seguradoras operantes no Brasil. Entretanto, sobretudo por possuir acesso a todos esses dados, penso que a SUSEP devese restringir-se sua funo reguladora/fiscalizadora e em hiptese alguma assumir a funo de normatizar, pois caso o fizesse, estaria influenciando negativamente o mercado de seguros, implantando condies obrigatrias e tarifas nicas em plena conjuntura de resseguro livre, por exemplo.

Escola Superior Nacional de Seguros


MBA Executivos em Seguros e Resseguro 7 Turma

Ademais, na qualidade de Corretora de Seguros, creio que a minha profisso e, de maneira geral, as questes a cerca da comercializao de seguros, no tm recebido a devida importncia pela SUSEP, j que a maior parte de sua ateno voltada para a atividade e para os interesses das seguradoras. Um ponto positivo e no menos importante a ser destacado de sua atuao no mercado o cumprimento funo fundamental de disseminar informaes aos consumidores de seguros; em seu site possvel ter fcil acesso a atos normativos, estatsticas mercadolgicas, consulta integridade financeira e legal de corretores e seguradoras, dentre milhares de outros tpicos, alm de disponibilizar a sociedade um canal direto de atendimento o Disque-SUSEP. Por meio de sua ao regulatria, respeitando, sobretudo, o principio do interesse pblico, concluo que a SUSEP tem, de maneira geral, contribudo positivamente ao mercado de seguros, por meio da adoo de medidas que buscam sempre a harmonia entre os principais players (seguradoras, corretoras, clientes, e etc.), atendendo assim aos interesses da sociedade.

You might also like