You are on page 1of 2

O AMBIENTE AFECTADO: Pelo AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA Os gases naturais que existem na atmosfera formam uma cobertura que

e permite que a luz do sol que chega Terra no se perca toda para o exterior. Esta cobertura de gs mantm o calor junto superfcie e aquece a atmosfera, funcionando como uma estufa. este efeito de estufa que, quando funciona normalmente, mantm o nosso planeta com uma temperatura mdia de cerca de 15C.

DESCRIO

CAUSAS

CONSEQUNCIAS

Os gases da atmosfera ABSORVEM a irradiao terrestre, destacando-se, para alm do vapor de gua, o dixido de carbono (60%), o metano (15%), o xido nitroso (5%), o ozono da baixa atmosfera (8%), os clorofluorometanos (12%).

o consumo de combustveis fsseis na indstria e transportes (petrleo, carvo, gs,), e os incndios levam progressiva concentrao de gases que absorvem o calor libertado pela Terra. Os principais emissores de dixido de carbono: EUA: 25 % - Europa: 19,6 % - China: 13,5 % - Ex-URSS: 10,2 % Japo: 5,6 % - ndia: 3,6 % - Reino Unido: 2,5 % Coreia do Sul: 2,2 % - Canad: 2,1 % - Austrlia: 1,3 %

Aumento da temperatura mdia da superfcie terrestre (e por sua vez mais Vapor de gua, por evaporao). Diminuio das reservas de gua doce. Alteraes climticas. Degelo dos glaciares e subida do nvel mdio das guas do mar. Soluo: eliminar ou reduzir as causas.

Pela REDUO DA CAMADA DE OZONO

A camada de ozono tem um papel crucial para a vida na Terra. por este motivo que a sua destruio encarada como um dos maiores problemas ambientais deste sculo e dos vindouros. Sem a camada de ozono, as radiaes ultravioleta no teriam nenhuma barreira entre a sua fonte de emisso e a superfcie da Terra e nenhuma forma de vida, pelo menos das que actualmente conhecemos, poderia sobreviver.

O ozono um gs que existe na atmosfera, constitudo por trs atmos de oxignio (O3). produzido pela energia das descargas elctricas, que quebra as ligaes entre os dois tomos do oxignio molecular (O2), libertando o oxignio atmico (O) que fica livre para se ligar com o O2, formando-se, deste modo, a molcula triatmica de ozono. A radiao Ultravioleta perigosa para quem a ela se expe por perodos prolongados. Em quantidades adequadas (muito pequenas), as radiaes ultravioleta so salutares, contribuindo para a produo de vitamina D, indispensvel ao normal desenvolvimento dos ossos.

Nas ltimas dcadas tm-se assistido sua rpida degradao, com o consequente aparecimento dos designados "buracos de ozono", zonas da estratosfera onde esta camada se apresenta extremamente fina, com reduo bvia dos seus efeitos protectores. O MAIOR RESPONSVEL por esta situao O CLORO, presente nos clorofluorcarbonetos (CFC - um gs formado por cloro, flor e carbono), utilizados em sprays, embalagens de plstico, chips de computador, solventes para a indstria electrnica e, especialmente, aparelhos de refrigerao (frigorficos) e de ar condicionado.

Aumento do nmero de casos de cancro de pele. Reduo das defesas imunolgicas do Homem e de outros animais, permitindo o desenvolvimento de doenas infecciosas. Alteraes genticas no fitoplncton. Aumento do Efeito de Estufa e do aquecimento global Soluo: eliminar ou reduzir as causas.

O AMBIENTE AFECTADO: Pela POLUIO ATMOSFRICA A poluio atmosfrica a modificao da composio qumica da atmosfera devido introduo de substncias nocivas, que resultam da actividade Humana. As reas mais poludas so os centros Urbanos. Este facto resulta da localizao da Indstria e do trfego de veculos nas cidades.

DESCRIO Os veculos motorizados so responsveis por 50% da contaminao da atmosfera que se regista nas cidades (poeiras, constitudas por gases, nocivos aos seres vivos), prevendo-se um aumento na ordem dos 20% at 2010, devido ao aumento constante do parque automvel. O SMOG surge da combinao de dixidos de azoto e hidrocarbonetos luz solar. Quando se forma ao nvel do solo fatal.

CAUSAS

CONSEQUNCIAS

A DESFLORESTAO e a DEGRADAO DOS SOLOS A desertificao ameaa da superfcie terrestre, afectando 850 milhes de pessoas. A situao dramtica na faixa subsariana, atingindo pases muito povoados mas com escassos recursos econmicos. Actualmente na margem norte do Mediterrneo que a eroso e a desertificao mais acentuada, com especial incidncia em Portugal e Espanha. Pela POLUIO DA GUA

A desertificao o processo pelo qual um territrio adquire as condies climticas dos desertos, em consequncia da destruio da sua cobertura vegetal e tambm devido a uma forte eroso sofrida pelo seu solo.

Apenas 1% do total da gua do mundo pode ser utilizada para o consumo. EnNo nosso planeta apenas 3% da gua contra-se ou nos rios e lagos superfdoce e destes 2% esto congelados estan- cie ou nos lenis de gua subterrneos. do os restantes 97% nos oceanos. Mais de 90% das reservas de gua potvel est no subsolo, no chamado lenol fretico. Uma parte importante d como consequncia da actividade humana na terra.

Chuvas Acidas, Aumento do Efeito do Estufa, SMOG Riscos para a Sade Humana: Distrbios Respiratrios, Alergias, Irritaes nos olhos, Leses, Cancro. Efeitos poluio sonora: Psicolgicos: Perda de concenNo entanto existem outras fontes poluentes trao/reflexos; Irritao permacomo por exemplo a Agricultura e a activi- nente. Fisiolgicos: Perda audidade domstica tiva at surdez; Dores de cabea/fadiga/loucura; Distrbios cardiovasculares causas naturais: a alternncia de secas prolongadas com chuvas breves e vio- Degradao das populaes anilentas. causas humanas: crescimento mais e vegetais de vastas reas demogrfico e expanso urbana (res- semi-ridas duos urbanos e industriais), o desenvol- Solues: reciclagem de papel de vimento das vias de comunicao, o modo a evitar a desflorestao; turismo, a sobreexplorao dos solos melhor aproveitamento da gua pela agricultura (adubos, pesticidas e para a irrigao dos campos, herbicidas); o pastoreio excessivo; o antes que a desertificao atacorte indiscriminado de rvores; a que e se torne irreversvel, insobreexplorao dos recursos hdricos; centivos arborizao em zonas os incndios; a desflorestao e o uso de em vias de desertificao. guas de rega com elevado teor de sais. A maior parte das guas continentais Intensificao da eutrofizao e esto contaminadas devido s activida- morte de seres vivos nestes ecosdes agrcolas, industriais e domsticas. sistemas. A gua do subsolo poluda pelos pes- Solues: Reteno da gua por ticidas e efluentes industriais arrastados infiltrao (Florestao - manter pelas guas das regas e das chuvas. o coberto vegetal, Multi-usos Muitos de ns despejamos produtos agro-florestais) qumicos pelo cano abaixo... ou para a Reteno da gua em superfcie terra. As povoaes e as cidades lanam (barragens e mini-hdricas) para as guas residuais para os rios e para o redes de irrigao mar. Transferncia de gua dos rios As principais fontes de poluio do ar so as indstrias e os transportes que lanam para a atmosfera enormes quantidades de poluentes, tais como xidos de carbono. xido de enxofre, xidos de nitrognio, xidos de azoto, Hidrocarbonetos e partculas slidas.

You might also like