You are on page 1of 14

Dicas de Dana para Professores Aula de Ballet: Ordenao dos Exerccios na Barra: Battement Tendu (frente a barra) - Plis

s - Grand Plie - Battement Tendu - Battement Jet - Rond de Jambe Terre - Battement Fondu - Rond de Jambe En Lair - Battement Frapp - Adgio Ordenao dos Exerccios na Barra: 1 Battement tendu em 1 posio frente barra Este o primeiro exerccio de aquecimento e colocao do corpo. O exerccio desenvolve-se trabalhando lentamente as articulaes, colo e arco do p, tringulo de sustentao do p, abrindo e alongando os dedos. Aquece e alonga a musculatura internam desenvolvendo simultaneamente a extenso do tendo de Aquiles e o fortalecimento da posio de em dehors, est ligado ao trabalho dirio da posio ao constante trabalho de alongamento muscular das pernas e do tronco (retirando o peso de sobre as pernas, ou de sobre a perna de apoio facilitando a posio aberta); o calcanhar mantido sempre para frente, tornozelos para cima, joelho perpendicular ao 2 e 3 dedo do p completa a sustentao do em dehors. Eixo de base atravs dele que os movimentos se articulam sucessivamente, com simetria, segurana e desenvoltura. O eixo estando colocado, fixo e constantemente alongado, dar a estabilidade necessria aos membros e ao corpo todo, estabelecendo uma perfeita integrao no conjunto. O tronco dever formar com o quadril um nico bloco, mantendo entre ambos um espao constante para que o tronco no descanse sobre o quadril, estando completamente alongado e sustentando as costelas fechadas.

Ordenao dos Exerccios na Barra: 2- Plis (Demi-Pli) Este movimento feito em todas as posies aberta, dos ps: 1, 2 e 3 (para iniciantes), 4 (pode ser feito em combinao com o battement endu ou mesmo com o rond de jambe terre) e 5 posio. Os plis so combinados, geralmente, com o souplesse. Demi-pli este movimento de extrema e fundamental importncia para o bailarino, por ser um movimento de ligao entre um passo e outro. usado na preparao da maioria dos passos, como: antes das pirouettes, releves, em demi point, em todo trabalho de pontas, antes dos saltos (preparando o impulso) e na finalizao dos saltos (amortecendo o impulso). O Demi-Pli trabalhado em: 1 posio: o movimento feito pela flexo dos joelhos, mantendo os ps completamente sobre o cho. O movimento aprofundado at a metade do Pli. Observao: A rotao de em dehors feita pela musculatura interna, do topo da perna (da virilha), ao calcanhar. Este, dever estar para frente, pressionando o cho. Tendo de Aquiles completamente alongado, tornozelos ara cima sustentando o arco dos ps e dedos abertos sobre o cho. Ao iniciar o movimento, a flexo dos joelhos feita suave e gradativamente, num movimento constante e na mesma velocidade, na ida e na volta, pressionando-o. No Demi-Pli, os joelhos devem permanecer abertos mantendo a rotao de em dehors, estes estaro perpendiculares aos 2 e 3 dedos do p sobre o cho pressionando-o e mantendo os dedos abertos, ser grampe-los, pois isto eliminar o contato e o equilbrio sobre o cho. O tronco, completamente alongado, eliminando o peso sobre o quadril. O peso dever estar distribudo, igualmente sobre as pernas. 2 posio: posio em dehors, os ps mantendo distncia de 1 p entre ambos. Observao: O movimento desenvolvido da mesma forma que em 1 posio.

3 posio: posio preparatria da 5 posio, usada no incio do aprendizado do Ballet Clssico. Posio em dehors, pernas esticadas sendo que a perna da frente estar cruzada levemente diante da perna de trs, at a altura do tornozelo. Observaes: O Demi-Pli desenvolvido da mesma forma que em 1 posio, guardando as mesmas observaes e cuidando para que uma perna no descanse sobre a outra ao flexionar os joelhos, mantendo-os sempre na rotao de em dehors. Calcanhares para frente, tornozelos para cima (sustentando o arco p, no possibilitando assim que o peso caia sobre o dedo). O quadril dever estar sempre para baixo, e o peso distribudo sobre as penas. 4 posio: posio em dehors, pernas esticadas e cruzadas paralelamente uma diante da outra, mantendo uma distncia de 1 p entre ambas. O calcanhar de uma perna estar mesma altura e paralelo aos dedos da outra perna e vice-versa. Observaes: Ao desenvolver o movimento de Demi-Pli, manter os joelhos abertos, calcanhares para frente, ps paralelamente cruzados, tornozelos para cima, ps pressionando o cho, em dehors sustentado. No permitir que o p de trs caia sobre o dedo, desestabilizando o peso e o apoio. O peso distribudo sobre as pernas, lembrando ainda, que o Demi-Pli em 4 posio uma preparao importantssima para a pirouette. 5 posio: posio em dehors, pernas completamente esticadas e cruzadas, uma na frente da outra, sem distncia entre ambas. O calcanhar de um p, encostado paralelamente aos dedos do outro p e vice-versa. Observao: O movimento de Demi-Pli em 5 posio feito da mesma forma que em 1 posio. Ao iniciar o Demi-Pli, no deixar que uma perna descanse sobre a outra tornozelos para cima sustentando o arco dos ps, para que o p de trs no venha a cair sobre o dedo, cedendo assim o peso sobre a perna da frente. Funo do Demi-Pli Aquecimento da musculatura interna das pernas, flexibilidade, elasticidade, extenso do tendo de Aquiles, embasamento da musculatura das pernas, fortalecimento da rotao de em dehors, sustentao e alongamento do tronco, intercostais (todo eixo de base), pois o tronco estar desenvolvendo uma fora exatamente contrria flexo do DemiPli. Trabalho de impulso e amortecimento.

Ordenao dos Exerccios na Barra: 3- Grand Pli No Grand Pli, o objetivo do movimento a flexo total das pernas, em uma ou outra das 5 posies dos ps, sem resistncia, tenso ao cansao da musculatura, mas conservando o tnus muscular. Joelhos para fora flexionam perpendicularmente sobre o 2 e o 3 dedo do p correspondente, at o mximo da elasticidade e extenso do tendo de Aquiles e da musculatura das pernas: O movimento passa por Demi-Pli (sustentando os calcanhares sobre o cho at o mximo da capacidade de extenso do Demi-Pli e tambm np parando na posio), continuando simultaneamente o movimento de Grand Pli, at que as coxas estejam em posio horizontal. Nas posies fechadas (1, 3 e 5) e tambm na 4 posio, para se poder aprofundar o Grand Pli at a capacidade total (conseguindo assim a posio horizontal das coxas) da extenso muscular, deixa-se os calcanhares sarem levemente do cho (sem alterar a rotao de em dehors e aumentando a extenso muscular e do tendo de Aquiles). Em 2 posio, os calcanhares permanecem no cho e o Grand Pli aprofunda-se at o limite da elasticidade muscular das pernas e do tendo de Aquiles, sustentando a rotao de em dehors (do topo das pernas ao calcanhar), joelhos para fora, quadril para baixo e glteos fechados. Ao iniciar-se movimento, o bailarino est completamente alongado. A coluna est totalmente ereta e bem estendida. Os joelhos comeam a flexionar, no existindo tenso muscular nas pernas, o movimento lento e cuidadoso. A velocidade a mesma, no se alterando, tanto na ida como na volta, no parando em baixo, para no interromper a continuidade do movimento. Ao voltar o movimento, nas posies fechadas (1, 3 e 5) e na 4 posio, os calcanhares so rolados sobre o cho, simultaneamente, passando por Demi-Pli. As costas permanecem completamente eretas e alongadas, quadril para baixo; ao iniciar a volta o bailarino no pode se esquecer de continuar o trabalho de sustentao do em dehors, fortalecendo a rotao atravs do lento trabalho desenvolvido. Tambm, ao mesmo tempo do movimento de Grand Pli, no devemos esquecer da coordenao de todo corpo. Braos, mos, cabea, olhar, desenvolvem um trabalho definido. Braos, da segunda posio, descem para bras bas, sobem por 1 e voltam a

abrir em 2. O movimento contnuo, simultneo ao movimento do Grand Pli; o brao em movimento, acompanha a simetria do corpo, no cruzando na frente do corpo (ao passar por 1), mantendo-se exatamente na sua metade. A cabea acompanha o movimento da mo, mantendo o olhar na palma da mo. Observaes: Todas as consideraes feitas para o movimento de Demi-Pli. Acrescentando ainda, as observaes feitas sobre o desenvolvimento do Grand Pli nas posies fechadas (1, 3 e 5) na 4 posio e em 2 posio. Funo do Grand Pli O objetivo do movimento de Grand PLi a complexa extenso do tendo de Aquiles e musculatura das pernas. Embasamento das pernas e fortalecimento da rotao de em dehors.

Ordenao dos Exerccios na Barra: 4- Battement Tendu O battement tendu inicia-se na 5 posio podendo ser trabalhado em croix (devant- La seconde derrire), e tambm alternando o trabalho com a perna de base. O que servir para certificar-se da correta colocao do corpo, no seu eixo de base com a perna suporte, trabalhando simultaneamente, a transferncia de peso de uma perna para outra. O battement tendu uma pequena batida realizada terre no battement tendu, o corpo dever estar sustentado, ereto e alongado, cuidando para que a 5 posio esteja perfeitamente cruzada e estabilizada com comodidade (rotao de em dehors, do topo da perna no calcanhar; calcanhares e dedos pressionando o cho; joelhos perpendiculares ao 2 e 3 dedos do respectivo p; tornozelos para cima sustentando o arco do p; ps alongados completamente sobre o cho, tronco alongado, retirando o peso de sobre o quadril, o que permitir um alongamento maior das pernas, facilitando a sada e a volta da perna em movimento, cruzando e encaixando claramente a 5 posio).

O battement tendu o alongamento das pernas (musculatura interna, tendo de Aquiles, musculatura posterior) e ps (arrastando calcanhar. ponta, ponta, sobre o cho, alongando o arco, o colo e os dedos do p), La seconde, derrire, sem tirar os dedos do cho. O peso do corpo estar na perna suporte mantendo toda estrutura, uma perfeita linha de alongamento. O movimento inicia-se pelo calcanhar e finaliza com a continuao dos dedos. O trabalho de alongamento feito com continuidade, sem grampear ou resumir a elasticidade da musculatura, mantendo no entanto, a posio fixa do quadril, desenvolvendo o alongamento do topo da perna aos dedos do p. importante considerar sempre o trabalho dos ps, observando em cada movimento dos ps, a passagem e cada posio, desalongando-os, pois os nossos ps so nosso contato de apoio, equilbrio e impulso sobre o cho. O bailarino necessita sentir um consistente alongamento do tronco, pernas, ps, sentindo-os como uma continuao da perna, alongando-os debaixo dos dedos, sem precisar crisp-los no cho, tentando apoio ou mesmo equilbrio. Observaes: Battement tendu devant: o movimento levado pelo calcanhar, meia ponta, ponta (dedos alongados arco do p sustentando calcanhar para cima, sustentando rotao de em dehors), voltando pela ponta, calcanhar. Battement tendu la seconde: o movimento levado pelo calcanhar, meia ponta, ponta (sustentando a rotao de em dehors), volta pela meia ponta, calcanhar. Battement tendu derrire: o movimento levado pela meia ponta, ponta (sustentando a rotao de en dehors, de toda perna ao calcanhar quadril para baixo, tronco alongado) voltando pelo calcanhar. O battement tendu pode desenvolver-se com uma dinmica lenta e com dinmica rpida. Sendo que a primeira facilitar o alongamento e fortalecimento dos ps e das pernas, trabalhando com calma, clareza e preciso a continuidade do movimento, o controle do impulso empregado na ida e na volta. Possibilita ainda um cuidadoso trabalho de eixo suporte e transferncia de peso. O movimento desenvolvido com dinmica rpida, testar a vitallidade, o embasamento, o alongamento e a rapidez das pernas e dos ps, assim como a clareza das posies, transferncias de peso, eixo e a acentuao do movimento. O movimento no deve ser preso tensionado, mas ao contrrio, gil e vivo. Funo do Battement Tendu Trabalho de embasamento muscular da pernas e ps, alongamento dos mesmos, trabalho de rotao de em dehors, clareza no deslocamento dos ps pelo cho, controle e continuidade do movimento, clareza na acentuao rtmica do movimento, trabalho de eixo, perna de base e transferncia de peso.

Ordenao dos Exerccios na Barra: 5- Battement Jet Como o battement tendu, o battement jet inicia-se na 5 posio, podendo ser trabalhado em croix (devant, La seconde, derrire) e alternadamente, ou seja, alternando o trabalho da perna em movimento com a perna de base. As consideraes feitas no battement tendu, so tambm necessrias no battement jet. O desenvolvimento o mesmo, sendo que no battement jet o p deslizado, elevandose acima do cho, um ou 2 palmos. Nesta pequena batida, destacada do cho, o p deve manter a sensao de estar empurrando constantemente o ar, com preciso e controle isto garantir, toda vez que voltar, tocando o cho que o movimento seja feito com meticulosa preciso, suavidade e controle. A inteno desenvolver nos ps, reaes rpidas, ativas e vivas, as quais so essncias na preparao do trabalho de allegros. Observaes: Battement jet devant: o p segue pelo calcanhar, meia ponta, ponta (empurrando o ar calcanhar para cima, sustentando a rotao de em dehors dedos para baixo) e volta pela ponta, meia ponta, calcanhar. Battement jet derrire: o p segue pela meia ponta, ponta, (quadril para baixo rotao de en dehors, desde o topo da perna at o calcanhar ponta do p, para cima). Volta pelo calcanhar. O battement jet tambm desenvolvido em dinmica lenta e rpida, guardando as mesmas consideraes feitas para o battement tendu. Funo do Battement Jet Essencial preparao para allegros, alongamento, continuidade do movimento, trabalho de eixo, suporte, equilbrio, desenvolvimento da dinmica de acentuao rtmica do movimento, clareza no deslocamento dos ps pelo cho, preciso, controle, agilidade e vivacidade das pernas e ps, transferncia de peso.

Ordenao dos Exerccios na Barra: 7- Battement Fondu Nesta altura do trabalho de barra, a musculatura j vem sendo gradualmente preparada para o trabalho de elevao dos ps e das pernas, pois a musculatura j estar aquecida suficientemente (os ps elevam-se pelo alongamento do tendo de Aquiles, como se fossem puxados pela cabea, numa s linha de eixo, trazendo cada vez mais, os calcanhares para cima numa linha de eixo, trazendo cada vez mais, os calcanhares para cima, sem alterar, contudo, a rotao de em dehors, encaixe e eixo. Quanto a elevao das pernas, o trabalho desenvolve-se com total alongamento do corpo retirando o peso de sobre o quadril, conseqentemente de sobre as pernas sendo que a sustentao e a subida gradual feita pela musculatura posterior. O fondu um movimento muito importante nos exerccios de barra, uma vez que desenvolve decididamente o alongamento consistente, a maleabilidade da perna de sustentao, atravs da qual todo peso do corpo ser conduzido durante o movimento. O maior trabalho estar concentrado na perna de sustentao, que desenvolver desde treino, uma consistncia slida e estvel de eixo e embasamento muscular, capazes de suportar o peso do corpo, atuando como mola propulsora para o impulso necessrio elevao e tambm como base de amortecimento. Isto atravs da flexo do joelho (um movimento felino, gradual, contnuo e elstico) voltando novamente a estic-lo em seguida (mantendo a mesma velocidade; tnus muscular e elasticidade). Este exerccio insubstituvel para o bailarino, na preparao dos saltos, quando este pretende elevar-se do cho, saindo do impulso da perna suporte, (atravs da flexo do joelho, alongamento-o em seguida, para alar-se ao ar, no salto) voltando a aterrizar gentilmente sobre o cho, rolando todo o p da perna suporte, flexionando-o at o ponto de amortecimento do impulso empregado. Ningum pode saltar (preparar um salto) e voltar de um salto com as pernas esticadas. No haveria impulso suficiente, sendo que, principalmente a volta de um salto sem

amortecimento, seria fatal preservao e a sade, tanto da musculatura como da estrutura ssea. O battement fondu deve ser feito suave e levemente. Seu desenvolvimento consiste no trabalho de flexo e alongamento simultneo das duas pernas. Sua dinmica marcada pela continuidade suave e pela elevao. O movimento macio e flexvel. Normalmente inicia-se o exerccio atravs de uma preparao La seconde. No battement fondu devant, a perna suporte, flexiona simultaneamente com o movimento desenvolvido pela outra perna, que flexiona-se passando por coup devant (p completamente esticado rotao de em dehors sustentanda pela calcanhar e pelo joelho os dedos encostam logo acima do tornozelo da perna suporte, mantendo o colo do p esticado, calcanhar para cima sem encostar na perna de base). Ao atingir o mximo da flexo do joelho da perna suporte, as duas pernas se alongam simultaneamente. Sendo que a perna que estiver em coup devant ser alongada devant, em lair. O movimento desenvolvido pela musculatura posterior, sendo levado pelo p (calcanhar para cima, dedos para baixo) como se este, empurrasse o ar, sustentando sempre a altura e a posio aberta do joelho. O fondu desenvolvido sempre ascendentemente (ou seja, da posio do joelho para cima), sendo tambm aconselhvel, para melhor aproveitamento e fortalecimento do exerccio, trabalhar a 60 ou 90 graus pois acima de 90 graus a perna perde todo o seu peso, no sendo um trabalho especfico do fondu. O battement fondu La seconde se desenvolve da mesma forma, saindo por coup devant. No battement fondu derrire, o desenvolvimento tambm o mesmo, no entanto a passagem feita por coup derrire (manter o quadril encaixado e para baixo o joelho mantido aberto, calcanhar encostado atrs da perna de base acima do ponto do tornozelo, p completamente alongado, dedos sempre para cima, sem tocar a perna de base). Observaes: Ao se desenvolver o exerccio de battement fondu devemos certificar-nos sempre de manter o eixo e o peso sobre a perna de base, no cedendo para a barra, nem para fora da perna de sustentao. A movimentao da mo deve ser observada, pousando-a suavemente sobre a barra de forma a mover-se com facilidade, segundo a necessidade do movimento, estando tambm sempre frente do corpo. O tronco mantm-se completamente alongado, retirando o peso de sobre o quadril O retngulo de base (tronco-quadril) no altera sua posio no decorrer do exerccio, permanecendo completamente de frente e bem sustentado. * muito importante diferenciar a dinmica do battement fondu da dinmica do developp e do ballonn.

Funo do Battement Fondu O exerccio desenvolvido visando a maleabilidade, elasticidade e consistncia das pernas, possibilitando a preparao para o impulso e amortecimento dos saltos, sobre a perna de base; tambm como a sustentao do peso e equilbrio sobre ela. Possibilita a preparao para movimentos contnuos, suaves e alongados.

Aula de Ballet Ordenao dos Exerccios na Barra: 8- Rond de Jambe En Lair O rond de jambe en lair um exerccio que se caracteriza pelo movimento semicircular, descrito pela perna, no ar. Ele pode ser executado simples ou duplo, em dedans e em dehors. importante notar aqui, nesta altura do desenvolvimento dos exerccios na barra, a preparao dos diferentes msculos da perna, a elevao, a sustentao, e o alongamento necessrio para o trabalho en lair. O rond de jambe en lair pode ser desenvolvido na barra, em combinao com o battement fondu. Mantendo o alongamento do corpo numa s linha de eixo com a perna de sustentao, a outra perna levada la seconde, en lair. O exerccio desenvolvido a 90 graus.

A perna la seconde deve manter o encaixe do quadril aberto. rotao de em dehors, sustentada pelo calcanhar, musculatura das pernas e tendo de Aquiles, completamente alongados joelho e p, bastante esticados, formando uma s linha de continuao da perna. Desenvolvimento do rond de jambe en lair en dehors O exerccio executado en lair a 90 graus, mantendo a coxa e o joelho, da perna la seconde sustentados. Todo movimento desenvolvido pela perna e pelo p, abaixo do joelho (a coxa deve permanecer imvel, quadril para baixo, encaixado e aberto). O p vem rapidamente marcando uma trajetria reta, at a altura do joelho da perna de base, tocando-a suavemente, continuando o movimento de forma a descrever um semi-crculo, pela frente at voltar la seconde. A dinmica rpida e lenta. Ao abrir o semi-crculo, o movimento feito lentamente como se o colo do p empurrasse o ar, amortecendo o impulso empregado no incio. Desenvolvimento do rond de jambe en lair en dedans O exerccio executado en lair, a 90 graus, mantendo a coxa e o joelho da perna la seconde sustentados. Todo movimento desenvolvido pela perna e pelo p, abaixo do joelho (a coxa deve permanecer imvel, o quadril para baixo, encaixado e aberto). O p vem rapidamente, descrevendo um semi-crculo pela frente at a altura do joelho da perna de base, tocando-a suavemente, continuando o movimento numa trajetria reta e lenta at la seconde. O movimento aberto la seconde, lentamente, empurrando o ar pelo colo do p, sem solavancos. A dinmica rpida e lenta. Observaes A finalizao do rond de jambe en lair sempre marcada por uma breve sustentao la seconde antes de iniciar-se novamente. No Double rond de jambe en lair, a dupla rotao do semi-crculo descrita na altura do joelho, abrindo-se em seguida la seconde. O exerccio de rond de jambe en lair simples desenvolvido decomposto a partir do III grau. A perna la seconde en lair deve estar a uma altura de 45 graus ou 60 graus. Funo do Rond de Jambe en lair Este um exerccio obrigatrio para preparao de movimentos rpidos em passos batidos. O exerccio de rond de jambe en lair no importante somente por ajudar o bailarino a fortalecer a sustentao, elevao e imobilidade da coxa, numa posio aberta e encaixada, mantendo o quadril em plano uniforme e parte superior do corpo alongada, mas principalmente por propiciar o desenvolvimento do movimento de rotao semi-circular feito pela perna e pelo p, abaixo do joelho, sem alterao destes outros requisitos.

Aula de Ballet: Ordenao dos Exerccios na Barra: 9- Battement Frapp Este exerccio feito atravs de uma preparao inicial la seconde, trazendo em seguida o p, para sur Le cou-de-pied devant. Trata-se de um movimento brilhante executado vigorosamente, com a dinmica dos acentos bem delineados, vivos, compassados afinadamente e com clareza. O movimento pode ser simples ou duplo (abrindo e marcado claramente as batidas) podendo ser desenvolvido devant, la seconde e derrire. Battement Frapp Devant O p e movimento, aps a preparao, marca a batida no tornozelo da perna de apoio, rpido e vigorosamente, mantendo o calcanhar para frente, o p bastante esticado (envolvendo o tornozelo) os dedos alongados para trs (em volta do tornozelo), sempre para cima, continuando a linha do p. Em seguida, a perna estendida devant (podendo ser en lair num movimento ascendentes 45 graus ou point, (desenvolvido primeiramente). O movimento levado pelo p (calcanhar para cima, dedos para baixo, colo de p bastante esticado, abertura do joelho: sustentada) empurrando o ar, para amortecer o vigoroso impulso da batida. Battement Frapp la seconde O p em movimento marca a batida devant (sur le cou-de-pied devant) e em seguida abre o movimento la seconde. O quadril deve ser mantido encaixado, aberto e para baixo. O en dehors deve ser sustentado tanto pela perna de base (extremamente importante), com pela perna que desenvolve o movimento. Battement Frapp Derrire O p, em movimento marca a batida, sur le cou-de-pied derrire (o calcanhar encosta atrs da perna de base na altura do tornozelo, o colo de p e dos dedos permanecem bastante esticados, mantendo os dedos em linha ascendente quadril encaixado, aberto e para baixo, joelho aberto), em seguida o movimento aberto derrire, tambm podendo ser en lair ou em point.

Observaes O battement frapp double desenvolvido sustentando a coxa imvel e na mesma altura, executando a batida pela perna e pelo p, abaixo do joelho. O p em movimento desenvolve as batidas pela perna e pelo p, abaixo do joelho. O p em movimento desenvolve as batidas na posio sur le cou-depied. As batidas devem ser definidas, abrindo-se claramente em cada movimento. Funo do Battement Frapp um exerccio essencial para preparao de movimentos geis, vigorosos e definidos, com acentuao viva e precisa, executados em allegros e batterias

Aula de Ballet: Ordenao dos Exerccios na Barra: 10- Adgio Os movimentos executados no Adgio so desenvolvidos em tempo lento, de forma (redonda), extremamente alongados, ligando-se com sutileza e preciso, observando os acentos e a utilizao musical com clareza e harmonia. Este exerccio desenvolvido somente quando o corpo do bailarino estiver devidamente preparado e aquecido. Seu desenvolvimento consiste na sucesso de movimentos lentos e alongados, estendidos com a maior elevao possvel, podendo ser movimentos simples ou de carter complexo, executados com fluidez, sustentao e aparente facilidade. Observaes Determinados movimentos so executados no Adgio, tais como dvelopps (trabalhando pela musculatura posterior, sustentando a rotao de en dehors, pela posio aberta do joelho e calcanhar, sendo desenvolvido da altura do joelho, para cima), atitudes, arabesques, grand fouetts en tournant, piouettes ou preparao para pirouettes, promenades, pench, utilizando ainda todas as

posies do corpo (quarrime devant e derrire, crois devant e derrire, effac devant e derrire, cart devant e derrire). Todos os movimentos sustentados devem permanecer em constante alongamento, realando a linha do corpo, dando vida posio. Funo do Adgio A proposta deste exerccio desenvolver a capacidade e controle na sustentao das posies, o alongamento constante, o equilbrio, a esttica e coordenao harmoniosa das linhas do corpo, a extenso e elevao das pernas (necessitando o alongamento e a perfeita colocao do tronco e uma consiste sustentao dos msculos abdominais), permitindo ao bailarino a execuo clara, fluida e precisa dos movimentos.

You might also like