You are on page 1of 2

A So Paulo que a populao quer!

29/01/2013

Pesquisa reuniu propostas de moradores para melhorias na capital paulista. Confira o ranking com as melhores ideias
SHUTTERSTOCK

A iniciativa Que So Paulo voc quer?, realizada em parceria entre o jornal O Estado de S. Paulo e o CONECTA, unidade do IBOPE Inteligncia especializada em solues online, deu espao para que populao manifestasse seus anseios e expectativas para a cidade de So Paulo. Uma verdadeira cocriao coletiva permaneceu no ar por 34 dias, resultando em 4.457 propostas para melhorar a capital paulista. As ideias mais bem avaliadas pelo pblico foram listadas em um ranking, dividido em 12 categorias: Poluio, Verde e Sustentabilidade, Segurana, Transporte Pblico, Trnsito, Convivncia, Educao, Sade, Administrao, Cultura e Lazer, Urbanismo e Paisagem Urbana. Depois, as dez melhores propostas de cada tema foram encaminhadas a um jri especializado, composto por dez pessoas selecionadas pela equipe do jornal o Estado de S. Paulo, que escolheram a melhor ideia de cada rea. Confira a seguir, as propostas campes que refletem a So Paulo que a populao quer.

Trnsito - 955 ideias: Campe: Incentivar as empresas a flexibilizar seus horrios de funcionamento (comeando e terminando uma hora mais cedo ou mais tarde, por exemplo) para diminuir o trnsito." Enviada por Luiz Claudio Ribeirinho, consultor, 36 anos, Freguesia do . Transporte pblico - 651 ideias: Campe: "Metr. Precisamos ter um sistema de transporte semelhante ao de Londres e Berlim. Moro na Alemanha h um ano e vejo como isso faz diferena na vida das pessoas". Enviada por Leandro Gomes Silva, estudante, 24 anos, Santana. Verde e sustentabilidade - 634 ideias: Campe: "Ampliar a rea verde da cidade com a criao de parques, mini-hortos, praas e plantio de rvores em todas as vias, bem como elaborar plano paisagstico para a revitalizao de todas as praas existentes, em especial na rea central". Enviada por Idrito Miguel Caldeira, administrador pblico, 59 anos, Vila Maria. Paisagem Urbana - 438 ideias:

Campe: "Um dos fatores que contribuem para a poluio visual so os postes com fios mostra. Passou da hora de a cidade ter um programa para enterramento, o que daria mais espao a rvores e caladas". Enviada por Gabriel de Toledo, estudante, 18 anos, Jd. Marajoara. Urbanismo - 397 ideias: Campe: "So Paulo precisa aproximar o morador de seu local de trabalho ou estudo. Precisamos de vrios pequenos ncleos com escolas, hospitais, creches, empregos e moradias que sejam de fcil acesso, de bicicleta ou a p". Enviada por Marcelo Carabetto Arajo, bancrio, 28 anos, Jabaquara. Convivncia - 293 ideias: Campe: Continuar o Cidade Limpa e resolver o problema da poluio sonora: motos e carros com escapes abertos, volume de msica desproporcional e festas nas ruas de madrugada". Enviada por Hauryn de Carvalho Lima, analista de sistemas, 30 anos, Limo. Cultura e Lazer - 270 ideias: Campe: "Mais opes de cultura e lazer em todos os bairros, no s no centro". Enviada por Luiz Augusto Ferreira Carneiro, economista e aturio, 41 anos, Vila Madalena. Administrao -229 ideias: Campe: "Poupatempo uma ideia genial e que tem agradado a muitos. Deveria ser ampliada a outros campos, com a criao de Poupatempos da Sade, por exemplo. Haveria complexos parecidos com o Hospital das Clnicas e especialidades diversas nas quatro regies da cidade". Enviada por Michel Oliveira, Cidade Lder. Educao - 212 ideias Campe: "Quero uma So Paulo que priorize a educao, por meio da valorizao dos professores, do oferecimento de material didtico de qualidade e de projetos de incentivo leitura e pesquisa, mesmo no ensino bsico. S assim nossa cidade formar cidados". Enviada por Daniela Gomes dos Santos, estudante, 20 anos, Graja. Segurana - 175 ideias: Campe: "Para termos mais segurana, necessrio construir mais postos policiais em cada bairro. Alm disso, mais iluminao nas ruas e praas". Enviada por Raquel Castro, consultora logstica, 34 anos, Liberdade. Sade- 108 ideias: Campe: "Instituir pronturio eletrnico dos pacientes de postos de sade da Prefeitura. No carto do SUS, seriam colocados doenas, exames atualizados e medicao do paciente". Enviada por Jos Knoplich, mdico, 77 anos, Pacaembu. Poluio - 95 ideias: Campe: "Despoluir de verdade os rios da cidade, criando reas de lazer e convivncia ao longo deles, bem como possibilitar o transporte fluvial". Enviada por Werner Paulo Iucksch, publicitrio, 33 anos, Perdizes.

You might also like