You are on page 1of 8

Centro Universitrio Leonardo Da Vinci Educacional Leonardo Da Vinci

LUS FERNANDO MARTINS


T TURMA:

PED 0367

MEIO AMBIENTE UM DESAFIO

PORTO ALEGRE 2012

CIDADE ANO

ii

SUMRIO

1 DELIMITAO DO TEMA: REA DE CONCENTRAO E JUSTIFICATIVA DA PESQUISA..................................................................................................................3 2 OBJETIVOS DA PESQUISA........................................................................................3 3 FUNDAMENTAO TERICA DA PESQUISA.....................................................3 4 METODOLOGIA DO ESTGIO................................................................................5 5 CRONOGRAMA DO ESTGIO..................................................................................5 REFERNCIAS DO PROJETO......................................................................................6 ANEXOS DO ESTGIO..................................................................................................6

REA DE CONCENTRAO A rea de concentrao deste projeto ser desenvolvida dentro da metodologia de ensino,focando o meio ambiente que faz parte dos temas transversais. A questo do meio ambiente para o ser humano, parece que foi deixado de lado e o homem d prioridade para o crescimento das indstrias e econmico, e seu bem estar, onde o meio ambiente que foi prejudicado por este crescimento Nosso meio ambiente vem sendo sufocado pela poluio dos rios, desmatamento, entre outros; a conscientizao dos cidados, de que o meio ambiente deve ser preservado, com uma preveno e saber qual a importncia do meio ambiente nas nossas vidas, e que o homem fundamental para esse desafio, que a preservao e continuidade da nossa espcie por mais alguns anos na terra.

2 OBJETIVO DA PESQUISA

3 FUNDAMENTAO TERICA DA PESQUISA

Segundo CRUZ (2008,p.81) temas transversais so temas complexos e relevantes que so de interesse social pois eles atingem vrias reas do nosso conhecimento, esses temas sociais que vo desenvolver a aprendizagem dos alunos e as suas reflexes que vo entender a sua vida, seus direitos e responsabilidades.

Por tratarem de questes sociais, os temas transversais tm Natureza diferente das reas convencionais. Assim a proposta trabalh los no como disciplinas isoladas, mas articuladas aos contedos dos blocos temticos , fazendo uma ponte entre a escola e as questes do cotidiano do aluno, no sentido de relacion los com os temas da atualidades .( Cruz,Christiane Gioppo Marques da . et al.2008,p.81)

O progresso maravilhoso o crescimento das cidades, a extrao que no para, e as indstrias crescendo cada vez mais; Dias enlouquecedores esto sendo mais freqentes em grandes capitais, as cidades no acompanham o crescimento desenfreado da populao, bosques, banhados envolta das cidades que hoje do dia para noite so tomados por grandes empreiteiras de construo que em minutos com suas mquinas poderosas levantam condomnios luxuosos, e destroem o que a natureza levou anos ou at mesmo sculos para criar,o homem explora nossas jazidas desenfreada mente e as industria cada vez mais com o prprio subsdio do governo ganha a sua carta em branco para a destruio do meio ambiente .

A demanda global dos recursos naturais deriva de uma formao econmica cuja a base a produo e o consumo em larga escala .A lgica , associada a essa formao, que rege o processo de explorao da natureza ,hoje responsvel por boa parte da destruio dos recursos naturais e criadora de necessidades que exigem , para sua prpria manuteno ,um crescimento sem fim das demandas quantitativas e qualitativas desses recursos.(Cruz,Christiane Gioppo Marques da.et al.2008,p83)

Vivemos em um pas rico em gua, e ar, temos uma das maiores fauna e flora do planeta, devemos ter a conscincia de que a preservao do meio ambiente e fundamental para a nossa sobrevivncia e que podemos viver em um mundo ainda melhor ,nos educando, e cuidando do meio ambiente que um comprometimento com a vida .

As pessoas vivem e interagem em um espao e em um tempo determinado, em um meio formado por indivduos, relaes e normas sociais, como tambm por outros elementos e condies impostas pela prpria natureza. Um objetivo mais importante na atividade da criana nesse momento, a adaptao ao seu meio, que compreende tanto as pessoas que a envolvem e que gozam de um papel privilegiado nesse processo,como o meio fsico em que se desenvolve.(BASSEDAS,1999, p.70)

Desejo por meio deste projeto consiga despertar a conscientizao e preservao do meio ambientes e maiores qualidades de vida para a sociedade em geral.

4 METODOLOGIA DO ESTGIO

O presente estgio ser realizado E. M. E .F.Monteiro Lobato,localizado na rua,Monte Negro,294 no bairro Rio Branco.A escola tem 28 anos de fundao, so 38 professores , 12 de currculo e 26 de rea onde sero observadas duas turmas uma de 2 ano turma 21 com alunos de 7 a 8 anos e a turma de 3 ano turma 32. Aps feita a observao foi aplicado uma entrevista para cada professor referente ao tema meio ambiente.Feitas as observaes e entrevistas ser feito um paper com o material coletado.
.

5 CRONOGRAMA DO ESTGIO

Data turno _30_/08_/_12tarde _10_/09__/_12__ tarde _05_/_09_/__12__ tarde _10_/_09_/__12__ tarde

horrio 13 h s 17:15 13h s 14:30 13 h s 17:15 14:30 s 16:00

Atividade
Observao Tuma 21 Entrevista com professor turma 21 Observao turma 32

Entrevista com professor turma 32

REFERNCIAS BASSEDAS, Eullia Aprender e ensinar na Educao Infantil. Porto Alegre, Artes Mdicas Sul, 1999.

CRUZ, Christiane Gioppo Marques da.et Naturais.Curitiba,IESDE Brasil S.A.,2008.

al.Fundamentos

Tericos

das

Cincias

ANEXOS

ESTE QUESTIONPRIO SER APLICADO AOS PROFESSORES DAS TURMAS 21 E 32 DA E.NE.F.MONTEIRO LOBATO APS OBSERVAO DE 8 HORAS.

01-A escola tem um projeto de preservao ambiental a ser desenvolvido com toda a comunidade escolar?02-Existe um processo de coleta seletiva de lixo na escola? 03-Existe um cuidado com o desperdcio de gua potvel dentro da rotina escolar? 04-Como os temas relacionados ao meio ambiente so trabalhados em sala de aula? 05-Em que momento do ano voc comea a conversar com os com os alunos sobre o meio ambiente? 05-Como voc imagina que as crianas compreendam o ciclo da gua? 06-Voc acha que a secretaria de educao incentiva as escolas e a comunidade a desenvolverem trabalhos relacionados com a temtica ambiental? 07-Dentro da questo ambiental, quais so os itens que voc considera mais interessantes de serem trabalhados em sala de aula e por qu? 08- Qual a relevncia deste tema no processo de alfabetizao dos seus alunos? 09- Existe um trabalho que envolva a comunidade escolar no processo de conscientizao ambiental?

10- Como trabalha os temas transversais em sala de aula?.

You might also like