You are on page 1of 6

VDEOforTravel | Entidade Promotora:

Parceiros:

17-08-2011

Orientaes para Frum sobre o projecto VideoForTravel

0/1 Projecto em curso com o apoio de:

VDEOforTravel | Entidade Promotora:

Parceiros:

Introduo
O presente documento engloba a especificao dos principiais tpicos de interesse para reflexo e discusso no contexto de um frum de discusso a realizar sobre o projecto QREN VideoForTravel. O evento ser realizado em conjunto pela Viatecla e o ISCTE-IUL e contar com participantes de entidades externas de outras reas temticas relacionadas com o projecto, em particular no segmento de vdeo e de turismo. Com a realizao deste frum pretende-se por um lado a apresentao das principais concluses da actividade Estudos Preliminares e discusso das mesmas. Esta discusso e respectivo feedback apresenta-se como fundamental ao suporte conceptual da plataforma que se pretende desenvolver.

Objectivos e Pontos de reflexo


Pretende-se a realizao de um frum de discusso sobre o mbito e resultados esperados do projecto, tendo em considerao o levantamento do estado da arte do sector, com profissionais de referncia, numa dimenso alargada e representativa do conhecimento do negcio do Turismo, incorporando tanto o ponto de vista acadmico, do especialista de negcio e do consumidor final. Os aspectos gerais a serem abordados so: a. partilha de experincias e de boas prticas e tendncias na rea do vdeo e turismo; b. discusso sobre as novas tecnologias disposio do sector do turismo (em particular a utilizao do vdeo); c. novas tendncias na promoo da oferta de turismo e sua gesto: o papel do marketing nos novos canais de comunicao; d. apresentao do trabalho realizado (estudos preliminares). Os objectivos especficos a serem endereados no frum encontram-se directamente ligados com as principais tarefas desempenhadas na actividade Estudos Preliminares do projecto, nomeadamente: Levantamento do estado da arte e estudo de plataformas online especializadas na apresentao de contedos vdeo: Contempla a pesquisa e caracterizao do estado da arte para plataformas de vdeo comerciais e empresariais e plataformas acadmicas. Sero analisadas as plataformas no seu processo comunicativo de acordo com uma perspectiva comercial, levantamento da tecnologia, principais funcionalidades e modo de interaco com o utilizador. Pretende-se ainda a anlise da evoluo das aplicaes e plataformas online especializadas na apresentao de contedos vdeo e como
1/1 Projecto em curso com o apoio de:

VDEOforTravel | Entidade Promotora:

Parceiros:

iro evoluir a curto e mdio prazo. Tendo em conta, e fazendo a distino entre factores de pormenor e de evoluo continua e os factores que possam induzir alteraes abruptas e disruptivas na evoluo desta rea. Apresentam-se como questes de referncia: Qual a actual utilizao das plataformas de vdeo online? Quem as utiliza? Quais as suas vantagens e benefcios? Quais as especializaes das plataformas corporate? Quais as especializaes das plataformas acadmicas? Quais os modelos de negcio e tecnolgico de cada especializao? Que evolues podem surgir na rea das plataformas de vdeo online? Quais os pressupostos para a concretizao dos avanos previstos? Que possveis modelos de negcio podem da surgir?

Levantamento do estado da arte e estudo dos processos de comunicao com o consumidor de produtos de turismo: Pretende-se efectuar uma pesquisa e caracterizao do estado da arte na perspectiva de negcio e acadmica do modo como a comunicao com o consumidor de produtos de turismo efectuada. Sero considerados diferentes canais de comunicao: e.g. contacto directo, telefnico assim como canais digitais: sites online ou newsletters. Tambm sero analisados os papis do consumidor e fornecedor no processo comunicativo de acordo com uma perspectiva comercial. Deste tpico pretende-se ainda perspectivar o modo como a comunicao com o consumidor ir evoluir a curto e mdio prazo. Analisar as perspectivas futuras tendo em vista a concretizao econmica e comercial futura. Apresentam-se como questes de referncia: Qual o estado actual dos processos de comunicao com o consumidor de produtos de turismo? Quais as vantagens e benefcios dos diversos processos de comunicao da ptica do consumidor?

2/1 Projecto em curso com o apoio de:

VDEOforTravel | Entidade Promotora:

Parceiros:

Quais as vantagens e benefcios dos diversos processos de comunicao da ptica do fornecedor?

Que evolues podem surgir nos processos de comunicao com o consumidor de produtos de turismo?

Quais as mais-valias podem da surgir tanto para o consumidor como para o distribuidor?

Quais os pressupostos para a concretizao dos avanos previstos? Que possveis modelos de negcio podero da surgir?

Levantamento do estado da arte e estudo do modo de apresentao da oferta de turismo: Neste tpico quer-se uma pesquisa e caracterizao do estado da arte na perspectiva de negcio e acadmica do modo como a oferta de turismo (i.e. Hotel, Frias, Destinos, Avio, Rent-a-car e Servios de valor acrescentado) apresentada ao consumidor de produtos de turismo. Sero considerados diferentes canais de comunicao: e.g. contacto directo, telefnico assim como canais digitais: sites online ou newsletters. Pretende-se ainda perspectivar o modo como a oferta de turismo ser apresentada ao consumidor a curto e mdio prazo. Analisar as perspectivas futuras tendo em vista a concretizao econmica e comercial futura. Apresentam-se como questes de referncia: Qual o estado actual dos processos de apresentao de ofertas de turismo ao consumidor? Quais as suas vantagens e benefcios na experincia do utilizador? Quais as vantagens e benefcios para o modelo de negcio recorrendo a esses processos de apresentao de ofertas tursticas? Que evolues podem surgir nos modos de apresentao da oferta turstica ao consumidor de produtos de turismo? Quais as mais-valias podem da surgir para o consumidor? Quais os pressupostos para a concretizao dos avanos previstos? Que possveis modelos de negcio podem da surgir?

3/1 Projecto em curso com o apoio de:

VDEOforTravel | Entidade Promotora:

Parceiros:

Levantamento do estado da arte e estudo sobre plataformas de gesto do negcio do turismo: Neste tpico pretendido o levantamento do estado da arte e estudo das mais importantes plataformas de gesto do negcio do turismo a nvel nacional e internacional. Ser prestada ateno particular ao modo de comunicao (apresentao de contedos ao utilizador e utilizao do formato vdeo em particular). Tambm sero analisadas as potencialidades destas plataformas poderem ser estendidas com mdulos (funcionalidades desenvolvidas por terceiros), que potenciem as capacidades da plataforma de gesto de turismo. Apresentam-se como questes de referncia: Qual o estado actual das plataformas de gesto do negcio do turismo? Quais as principais plataformas e factores diferenciadores? O que trazem de valor acrescentado? Qual a sua permeabilidade e suporte a contedos de vdeo? Que evolues podem surgir nas plataformas de gesto do negcio de turismo? Quais as mais-valias podem da surgir tanto para o consumidor como para o distribuidor? Quais os pressupostos para a concretizao dos avanos previstos? Que possveis modelos de negcio podem da surgir?

Agenda Preliminar
Participantes: A convite da Viatecla e do ISCTE: representantes do meio acadmico, das TIC, de empresas do sector (e.g. agncia viagens, operador) e institucional do sector. Local de realizao: Escola de Turismo de Lisboa Durao : 1 tarde (incio s 14.15 horas). 3 hora e meia (incluindo cofee-break) Formato: apresentaes curtas (cerca de 15 a 20 min) e painel para debate com moderador Datas de realizao: data tentativa de 20 de Setembro.

4/1 Projecto em curso com o apoio de:

VDEOforTravel | Entidade Promotora:

Parceiros:

Agenda Preliminar a. Abertura: Vdeo Turismo de Portugal (5m) b. Boas vindas (Pedro Seabra Viatecla e/ou representante do QREN)(5m) c. Contextualizao de Projecto (Ricardo Raminhos - Viatecla) (10m): a. O que o projecto VideoForTravel: viso e objectivos. d. Turismo Online - O estado da arte e implicaes para a gesto empresarial (Hlia Pereira) (20m) e. Viso do futuro (Elemento a confirmar do Turismo de Portugal a convidar por parte da VIATECLA) (20m): a. A evoluo no segmento de negcio do turismo nos prximos anos: desafios e oportunidades. f. As novas tecnologias disposio do sector do turismo: a importncia e a utilizao do vdeo como contedo rico (Ricardo Raminhos ou Srgio Agostinho - Viatecla) (20m): a. Exemplos prticos da evoluo da comunicao em vdeo. Exemplos prticos de adopo numa vertente de negcio. g. Blended Marketing no Turismo: Estratgias para uma visibilidade mxima (Elemento a confirmar por parte do ISCTE) (20m): a. A evoluo na comunicao e marketing de produtos (sobretudo focado no domnio do turismo) tirando partido de novos canais de disseminao (e.g. redes sociais, aplicaes mveis, vdeo, TV e o marketing individualizado) h. Cofee-break (20m) i. Partilha de experincias e de boas prticas (Francisco S Nogueira a convidar por parte da VIATECLA) (20m): a. Partilha da viso de um especialista comercial no segmento de turismo, qual o impacto real no negcio das novas tecnologias, oportunidades e ameaas. j. Frum de discusso aberto ao pblico (Moderador Vanda Jesus - Viatecla) (45m)

5/1 Projecto em curso com o apoio de:

You might also like