You are on page 1of 3

Qumica

1. (UEG GO) - A estrutura abaixo representa um carboction tercirio, o qual


pode ser formado em reaes de substituio de haletos de alquila com espcies qumica nucleoflicas e na presena de solventes adequados.

A anlise de sua estrutura permite concluir que essa espcie qumica apresenta uma geometria a) linear. b) piramidal. c) tetradrica. d) trigonal planar. e) quadrado planar.

2. (UCS RS) - Quando um vulco entra em erupo com fora explosiva


suficiente, as cinzas vulcnicas, contendo dixido de enxofre, podem atingir a estratosfera. L, fenmenos fsico-qumicos criam uma fina camada de partculas esbranquiadas que, durante meses ou anos, circundam a Terra e refletem parte dos raios solares, impedindo que a radiao atinja o solo. Como resultado desse fenmeno, pode ocorrer um resfriamento do planeta. O dixido de enxofre eliminado pelos vulces a) uma molcula apolar. b) um xido anftero. c) forma uma base ao reagir com a gua. d) possui duas ligaes covalentes coordenadas em sua estrutura. e) apresenta geometria angular.

3. (UFMA) - So exemplos de estruturas lineares:


Dados: 1H1, 4Be9, 6C12, 7N14, 8O16, 9F19, a) N2, H2O b) BeCl2, SO2 c) CO2, Cl2O d) HCN, N2O e) N2O, OF2 4. As guas submetidas a tratamento vm de rios, lagos ou reservatrios e podem conter microorganismos patognicos. Para se obter gua potvel, necessrio garantir a no existncia desses micoorganismos, utilizando-se produtos que os exterminem e no prejudiquem a potabilidade. Portanto, o bactericida a ser usado, no tratamento da gua, dever agir sem prejudicar a qualidade da gua. Trs substncias largamente usadas como bactericidas para gua so
16

S32,

17

Cl35,5

(A) cloro, iodo e sulfato de brio. (B) cloro, oznio e hipoclorito de sdio. (C) cloro, sulfato de brio e hipoclorito de clcio. (D) cloro, gua oxigenada e sulfato de sdio. (E) cloro, sulfato de alumnio e iodo.

5. A figura representa o ciclo da gua na natureza, que envolve um conjunto de processos cclicos, como o da evaporao e o da condensao.

A anlise da figura, com base nos estados fsicos da matria, permite concluir a nica alternativa correta (A)A evaporao da gua tem como conseqncia o aumento do volume de rios e de mares. (B)As guas superficiais, na biosfera, so consideradas minerais porque contm uma variedade muito grande de sais. (C)O processo de formao de nuvens constitui uma transformao qumica. (D)A gua pura, ao atingir o ponto de ebulio, entra em decomposio. (E)A formao da gua de chuva o resultado do fenmeno de condensao.

6. (ACAFE) Considerando-se um elemento M genrico qualquer, que apresenta


configurao eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d5, pode-se afirmar que: I. seu nmero atmico 25; II. possui 7 eltrons na ltima camada; III. apresenta 5 eltrons desemparelhados; IV. pertencem a famlia 7A. Esto corretas as afirmaes: a) I, II e III somente b) I e III somente c) II e IV somente

d) I e IV somente e) II, III e IV somente

7. (IMES) Assinalar a afirmao correta:


a) A ligao dativa igual ligao inica. b) O hidrognio no pode participar de ligao dativa. c) As substncias inicas nas condies ambientes so slidas. d) As substncias moleculares nas condies ambientes so lquidas. e) N.d.a.

8. (ABC) O deutrio um:


a) Isbaro de hidrognio. b) Istopo de hidrognio. c) Radioistono do hidrognio. d) Ismero do hidrognio. e) Altropo do hidrognio.

9. (ITA) cido uma substncia capaz de receber 1 par de eltrons.


A definio acima corresponde proposta de: a) Arrhenius b) Brnsted c) Lavoisier d) Lewis e) Ostwald

10. NH3 uma base:


a) de Arrhenius b) de Brnsted c) de Lewis d) nas trs teorias e) NH3 no uma base

Gabaritos: 1 D 2 E 3 B 4 E 5 E 6 B 7 C 8 B 9 D 10 C

You might also like