You are on page 1of 10

Jos Saramago: fico inovadora e criativa

Maria Luiza Ritzel Remdios*

RESUMO:
Este ensaio compreende trs momentos distintos a fim de caracterizar a fico literria de Jos Saramago. No primeiro, apresenta-se, numa rpida viso, sua produo desde a publicao de seu primeiro livro Terra do pecado (1947) at 1977, quando volta novamente ao romance, publicando Manual de pintura e caligrafia; o segundo aponta a inovao e criatividade do autor pela leitura de dois textos, Memorial do convento e Histria do cerco de Lisboa; o terceiro momento mostra a seduo e o prazer que se fruem da prosa saramaguiana, tambm pela leitura dos dois romances mencionados. Palavras-chave: Jos Saramago. Histria e fico. Construo trangressiva. Leitura e seduo.

Trajetria
A trajetria literria de Jos Saramago bastante interessante pelos diferentes gneros que desenvolve: da poesia ao teatro, ao jornalismo e fico. Estreou literariamente em 1947 com a narrativa Terra do pecado, cuja temtica centrava-se na relao amorosa entre uma viva ribatejana e seu cunhado. Com laivos do realismo-naturalismo, seu modelo era Ea de Queirs. Entre 1947-1953, o autor portugus escreveu contos, peas de teatro e poemas publicados em jornais e revistas portugueses como Vrtice, Seara Nova ou Dirio de Lisboa. Desse perodo, destaca-se o cronista, o jornalista, e tambm a sua primeira coletnea de poesias, Os poemas possveis (1966), ainda tributria de uma esttica neoclssica voltada para um vocabulrio elaborado, uma certa sobriedade e um ritmo equilibrado dentro de representaes ancoradas no real(LOPES, 2010, p.52). Essa poca de seu percurso literrio foi marcada, sobretudo, pela poesia, com o livro Provavelmente Alegria (1970), na qual, segundo Maria Alzira Seixo, v-se
o prolongamento da problemtica potica enunciada anteriormente, com algumas modificaes estruturais: as 98 composies que constituem o livro sucedem-se como um nico e longo poema, de andamentos vrios e motivao diversificada, mas de certo modo catalisada na j conhecida dinmica amor/mar, a que se junta uma terceira componente, a do fogo... (SEIXO, 1997, p.10-12).

Outro livro publicado por Saramago, O ano de 1993, uma coletnea de trinta (30) textos alegricos, unidos pelo discurso disfrico, mescla de prosa e poesia, lanado em 1975, caracteriza-se pela dificuldade que a crtica encontra em defini-lo seja como poesia ou como prosa. Ao contrrio do que se veria na sua produo romanesca aps essa data, sua escrita, em O ano de 1993, sinttica, plena de elipses e sugestes. Comea, aqui, o estilo saramaguiano em que os textos so compostos por longas frases, sem vrgula, sem ponto. O conjunto desses textos permite o estudo de uma potica geral de Jos Saramago. A crnica, gnero que cultivou enquanto jornalista e que lhe deu notoriedade atravs dos jornais onde colaborou, carregada de humor, autoironia e perplexidade. Foi publicada em volumes como:
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

Deste Mundo e do Outro (1971); A Bagagem do Viajante (1973); As Opinies que o DL Teve (1974); Os apontamentos (1976). Tambm seus contos, publicados pela primeira vez em 1978, Objecto quase, evidenciam esses elementos j presentes em suas crnicas, oscilando do humor sarcstico ao lirismo romntico, narrando, atravs de painis, a histria do homem. Nas suas crnicas e contos destaca-se a linguagem que revela o poder de crtica desses escritos, capazes de fundir, com extrema habilidade e conhecimento de causa, o potico, o poltico (CHINARELLI, 2010). Aps a publicao de Os apontamentos (1976), volta ao romance, editando Manual de pintura e caligrafia (1977). Ao combinar a histria do pintor H com aspectos da sua histria de vida e a histria de Portugal, Saramago no atingiu a crtica e o pblico leitor, que no alcanam as pginas de rara beleza nas quais esto ao mesmo tempo em jogo a aprendizagem de outra maneira de fazer arte, tanto visual quanto escrita, o amor por M e a revoluo antifascista (LOPES, 2010, p.91). O rpido trnsito pela obra de Jos Saramago at 1977 permite que j se avalie sua fora inovadora e criativa, ao escrever a histria do homem que duvida, critica e posiciona-se ideologicamente. Nos romances, Saramago trabalha a relao mimtica dialeticamente, sendo que a histria que os perpassa, o outro tempo que vem ativar a conscincia do presente (SEIXO, 1997, p.56). E ele recorre aos mecanismos da alteridade, da intertextualidade e da metafico para desvelar a literariedade do texto, transformando-o em trabalho potico. Narrar e poetar fundem-se, ento, na fico saramaguiana, realizando de maneira superior e particular o mais importante modo de escrita contemporneo portugus.

Inovao e fora criativa


Desde a publicao de Levantado do cho (1980), o autor portugus tem procurado textualizar a memria que confronta o homem e o tempo. Filtrando o passado por uma tica do presente, segundo Maria Alzira Seixo (1997, p.22), produz uma linguagem em que o passado objetual contamina-se pelo presente crtico e perspectivante, utilizando, desse modo, um processo de autonmia pela sinalizao textual que pratica no discurso romanesco. Esta que, em Memorial do convento (1982), assumida pelo narrador enquanto produtor desse discurso misto (SEIXO, 19197, p.23), em O ano da morte de Ricardo Reis (1984), alarga-se temtica, medida em que se ocupa de uma personalidade literria e, mais que literria, textual - Ricardo Reis apenas um texto (SEIXO, 1997, p.24). A jangada de pedra (1986) confirma a recorrncia a diferentes recursos, como o fantstico, por exemplo, na construo de uma linguagem prpria. A Pennsula Ibrica, transformada em ilha e desgarrada da Europa, navega pelo oceano Atlntico, enquanto quatro personagens investem, apocalptica e utopicamente, pelos caminhos da linguagem, da arte e da cultura peninsular. Assim sendo, os romances de Jos Saramago, balizados pelo lirismo, pela capacidade de irradiao semntica que multiplica temas e situaes, pelo recurso a formas evasivas do transcendente, como todo produto literrio voltado para a problemtica scio-histrico-poltica, exigem que se complemente a leitura intrnseca com outra em que os valores escritos tornam-se plenamente significativos quando so enriquecidos por valores transcritos e por valores dispersos na realidade. Histria do cerco de Lisboa (1989) revela a clara aproximao e o entrecruzar da Histria e da Fico conhecidas sempre como gneros permeveis. A discusso sobre o relacionamento entre arte literria e histria tradicional e vem ocorrendo desde o sculo VI a.C quando Aristteles, na Potica, afirma que o historiador s poderia falar sobre o que aconteceu e o poeta sobre o que poderia acontecer, lidando, esse ltimo, com elementos universais. Assim tambm pensa o narrador de Histria do cerco de Lisboa que, ao apresentar o dilogo entre o revisor/ escritor Raimundo Silva e o senhor doutor, o historiador, estabelece distino entre histria e fico:

IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

164

O meu livro, recordo-lhe eu, de histria. Assim realmente o designariam segundo a classificao tradicional dos gneros, porm, no sendo propsito meu apontar outras contradies, em minha discreta opinio, senhor doutor, tudo quanto no for vida, literatura, A histria tambm, A histria sobretudo, sem querer ofender (...) O senhor doutor um humorista de finssimo esprito, cultiva magistralmente a ironia, chego a perguntar-me como se dedicou histria sendo ela grave e profunda cincia, Sou irnico apenas na vida real, Bem me queria parecer que a histria no a vida real, literatura, sim, e nada mais, Mas a histria foi vida real no tempo em que ainda no poderia chamar-se-lhe histria (SARAMAGO, 1989, p.15-16).

A partir da proposio aristotlica, pode-se considerar a fico1 no apenas distinta, mas superior histria2. A diferena entre os dois gneros parece bastante tnue no romance de Saramago, pois a literatura vida e a histria foi vida real no tempo em que no era histria(SARAMAGO, 1989, p.16). comum admitir-se, por isso, que o romance, hoje, assume uma postura de confrontar os paradoxos da representao fictcia/histrica, do particular/geral e do presente/passado. E, por si s, essa confrontao contraditria, pois se recusa a recuperar ou desintegrar qualquer um dos lados da dicotomia, e mesmo assim est mais do que disposta a explorar os dois (HUTCHEON, 1991, p.142). Detendo o olhar crtico nos dois romances de Jos Saramago, Memorial do convento e Histria do cerco de Lisboa, constata-se que alguns crticos classificam-nos como romances histricos, por apresentarem fatos verdicos (a construo do convento, o cerco de Lisboa pelos mouros). Entretanto, sabe-se que isso no verdadeiro e que o narrador saramaguiano trabalha no sentido de conscientizar duplamente seus leitores da natureza fictcia e de uma base no real nos textos de sua autoria. Portanto, sem desintegrar nenhum dos lados da dicotomia histria/fico, sonda os dois. Esses romances, que apresentam uma oposio binria entre a fico e o fato, instalam, e depois indefinem, a linha de separao entre a arte literria e a histria; afirmam e depois rompem as fronteiras, de maneira simultnea e declarada. Eles so mais ps-modernos (HUTCHEON, 1991, p.150) e so considerados como metafico historiogrfica3, pois privilegiam duas formas de narrao: os mltiplos pontos de vista ou um narrador declaradamente onipotente. Na fico de Jos Saramago, fica explcita no apenas a metaficcionalidade histrica, mas tambm os recursos ao intertexto e alteridade. Essas estratgias particularizam a romancstica do autor, como tambm a universalizam. Na verdade, os romances Memorial do convento e Histria do cerco de Lisboa, ao abordarem a questo da relao da escrita da fico e da histria com a verdade, revelam que, se o ficcionista procura desvelar o mistrio de existir atravs da emoo e da razo, o historiador moderno recorre a relatos escritos por terceiros, tomando cuidado para no se deixar mistificar por esses documentos. Se, por um lado, nesses romances, atesta-se a relao intertextual, principalmente, com a histria, uma vez que o texto procura reelaborar a memria da construo do convento e do cerco de Lisboa, para refletir sobre a relatividade da Histria; por outro lado, eles se inscrevem na fico ps-moderna porque sugerem que reescrever ou reapresentar o passado na fico e na histria - em ambos os casos - revel-lo ao presente, impedi-lo de ser conclusivo e teleolgico (HUTCHEON, 1991, p.147). Reescrevendo o passado e desvelando-o ao presente, Memorial do convento e Histria do cerco de Lisboa constituem-se por diversos fios narrativos que se entrecruzam, confirmando que uma histria feita da articulao de muitas histrias paralelas: o caso de amor de Raimundo Silva e Maria Sara, o caso de amor entre Ouroana e Mogueime, as diferentes verses sobre o cerco de Lisboa (a da editora, a dos compndios oficiais, a do revisor). Torna-se, por conseguinte, a intertextualidade uma manifestao formal de um desejo de reduzir a distncia entre o passado e o presente do leitor e tambm um desejo de re-situar o passado dentro de um novo contexto (HUTCHEON, 1991, p.157).
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

165

o que faz o revisor/escritor. Reduz a distncia entre o fato passado e o presente, reescrevendo esse passado num novo contexto. A histria que ele cria refere-se a outros textos com os quais se comunica; refere-se a textualizaes anteriores s quais o revisor/escritor remete; refere-se a vozes diferentes que se presentificam no texto. Saramago nega, em consequncia, a concepo de texto regido pela voz autoritria do narrador, recusando-se a projetar o mundo ficcional e a histria a partir de uma conscincia individual nica. Destaca-se, no romance, a plurivocalidade e o narrador permite transitar nas vozes das personagens a histria e a sociedade como textos em que se inscreve, ao reescrev-los. A aventura de Raimundo Silva o revisor que altera um texto histrico; que se envolve em um caso amoroso com Maria Sara, sua chefe na editora; que escreve um romance em que reconta o cerco da capital lusa, no sculo XII, pelos mouros permite que a histria seja lida em seus claros, naquilo que foi calado, cabendo ao narrador preencher-lhe os vazios e os silncios. O revisor/escritor tem conscincia da mistificao que relatos de terceiros podem proporcionar, por isso prope a reconstituio (mais fiel) do discurso que Afonso Henriques fez aos cruzados. Atesta que a repetio do discurso de outros cria o equvoco histrico, pois em quatrocentos e trinta e sete pginas no se encontrou um fato novo, uma interpretao polmica, um documento indito, sequer uma releitura. Apenas a repetio das mil vezes contadas e exaustas histrias do cerco (SARAMAGO, 1989, p.39). Ento, o revisor, diante da mesmice da Histria, da repetio sem novas perspectivas, prope algo novo e com
a mo firme, segura a esferogrfica e acrescenta uma palavra pgina, uma palavra que o historiador no escreveu, que, em nome da verdade histrica, no poderia ter escrito, a palavra NO, agora o que o livro passa a dizer que os cruzados NO auxiliaro os portugueses a conquistar Lisboa, assim est escrito e portanto passa a ser verdade, ainda que diferente, o que chamamos falso prevaleceu sobre o verdadeiro, tomou seu lugar, algum teria de vir a contar a histria nova, e como (SARAMAGO, 1989, p.50).

Raimundo Silva elabora o desmascaramento ideolgico, atravs do qual se alcana o real significado da Histria. A histria do cerco de Lisboa que o revisor/escritor constri a partir do NO visa a questionar dogmas, a revisar preceitos e a convidar para um novo tempo, para a marcao de uma nova histria portuguesa. Ao escrever NO, o revisor/escritor Raimundo Silva nega a histria oficial. Trata-se, entretanto, de um negar para ir mais alm. Com a evocao de um novo discurso, resultado necessrio de cada um dos momentos particulares que formam a rede narrativa, completa-se a intertextualidade. De resto desvela-se e confirma-se em sua particularidade que, conforme foi dito, tem a forma de uma nova histria de Portugal: uma histria que possa contar a ousadia de Raimundo, o destemor de Mogueime, a resignao de Ouroana e o desenvolvimento de Maria Sara. A leitura dos romances de Jos Saramago permite entender por que ele recebeu o prmio Nobel de Literatura, porque suas estratgias narrativas, a construo de suas personagens transgressiva e com isso ele seduz o leitor. Quando ele recorre, em seus romances, Histria, sua finalidade no de aproveitar fielmente os inabalveis factos da Histria, mas, pelo contrrio, de aproveitar acontecimentos e figuras que, mesclados com a imaginao (re) criadora do autor, viabilizam a construo de uma Histria marginal verso oficial (ARNAUT, 1996, p.58-59). Pode-se dizer que O No que Raimundo Silva enuncia na Histria do cerco de Lisboa no aparece no Memorial de forma explcita e directamente aplicado a um determinado acontecimento. Vem, antes, de forma velada, aplicado a todo o contexto histrico e aos seus protagonistas oficiais (ARNAUT, 1996, p.58-59). A histria que Jos Saramago revela a histria de homens e mulheres do povo que tambm construram Portugal, seja rompendo com as
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

166

normas determinadas, ou com os interditos morais, ticos, religiosos. Nesse intento, a transgresso se torna elemento de seduo para o leitor.

Seduo e prazer
Considerando a fruio e o prazer, pode-se fazer uma leitura da seduo nos dois romances de Jos Saramago, Memorial do convento e Histria do cerco de Lisboa. Pensar em um texto no qual predomine a seduo implica considerar a heterogeneidade de conceitos e situar-se num terreno em que o assunto abordado a partir de determinados pontos de vista. Ao se procurar o significado da palavra seduo, observa-se que, em todas as definies recolhidas, perpassa o mesmo sentido de encantamento, de atrao, de fascnio que uma pessoa ou um objeto exerce sobre outra pessoa. Mas, rejeitando-se as definies prescritivas e pragmticas e entendendo a relatividade cultural do conceito, considera-se a seduo, em seu sentido subjacente, no s ligada ao erotismo, como tambm transgresso aos interditos culturais. A seduo, compreendida como fato cultural, apresenta-se como discurso inserido na poca, nos valores, nos grupos sociais, nas particularidades do escritor, nas caractersticas da cultura em que foi elaborada4. Por v-la, portanto, como erotismo e fora que emana do homem, concorda-se, ento, com Georges Bataille (1987), cuja posio conceitual dilata os limites do sentido do termo erotismo. Levando-o a ser considerado como vertente cultural do homem e identificando-o experincia interior, insere-o na cultura e situa-o como elemento diferenciador entre o homem e o animal. Revela-se, pois, o carter singular dessa experincia, o qual pode ser entendido como uma modalidade epistmica que possibilita ao sujeito vencer os limites do possvel. Assim, enquanto vontade de rompimento dos limites socialmente ontolgicos que se situa, de modo geral, o desejo ontolgico, e, de modo particular, o desejo ertico. Na sociedade ocidental, vive-se o momento no de identificao do ertico, mas de divulgao do sexo, por isso ultrapassam-se certos preconceitos, o que abre caminho para a percepo do sentido mais profundo subjacente ao erotismo: uma das formas de emanao energtica do ser. Seduo e erotismo encontram-se, no homem, na evidncia dos seus contrrios, na interseco da sua humanidade com sua animalidade. Por causa disso bastante difcil verbaliz-los: sua verbalizao implica afirmaes que podem negar-se entre si. Por consequncia, na arte e na literatura, atravs da representao, que se encontra o caminho epistmico da experincia da seduo e do erotismo para alm de si mesma. Os romances de Jos Saramago, Memorial do convento e Histria do cerco de Lisboa representam literariamente o erotismo e a seduo e, por isso, suas personagens atingem a percepo do extraordinrio. Novo saber, inerente experincia ertica, apreendido por Baltasar e Blimunda como por Raimundo Silva e Maria Sara. Interessa observar que, ao iniciar a leitura tanto de Memorial do convento, quanto de Histria do cerco de Lisboa, o leitor situado num cenrio e num tempo histrico bem delimitados: no primeiro romance, sculo XVIII, perodo do reinado de D. Joo V, o Magnnimo; no segundo romance, a contemporaneidade que remete ao sculo XII, perodo de domnio muulmano na Pennsula Ibrica. Pode-se pensar, ento, que os dois textos saramaguianos so romances histricos que pretendem relatar a histria da construo do convento de Mafra, o primeiro, e a histria do cerco de Lisboa, em 1147, o segundo. De fato ocorre o aproveitamento desse contexto histrico real que se desdobra, ab initio, num outro caminho de aproveitamento da Histria que, segundo Carlos Reis (1986), consiste em trivializar as aes de figuras histricas. A situao inicial do romance Memorial do convento (SARAMAGO, 1986) apresenta a Histria revestida de elementos prosaicos, ou seja, apresenta o rei e a rainha de uma forma bastante trivial. A relao conjugal dos reis, ou melhor, a obrigao real resume-se em dar um herdeiro coroa. No h entre D. Joo e D. Maria Ana amor, envolvimento, seduo ou erotismo. O rei vai ao quarto da rainha,
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

167

conferindo a essa visita o carter reprodutor. Deve-se levar em conta que, no sculo XVIII portugus, a questo da sexualidade era reprimida por regras constritivas construdas pela sociedade setecentista, como tambm pelas normas estabelecidas pela Igreja. Nessa poca, o espao do sexo foi absorvido pela famlia, pelo casal legtimo e pela funo de reproduzir (FOUCAULT, 1984). A relao sexual torna-se uma atividade no prazerosa, como a relao conjugal dos reis, apenas utilitria; na sexualidade, ento, a esterilidade ser punida. Esse, o carter de represso que se encontra em Memorial do convento. O relato impulsionado, de incio, por duas linhas de fora: a primeira, a esterilidade de D. Maria Ana; a segunda, a promessa de construir um convento na vila de Mafra se ela engravidasse. Essas linhas que servem para construir o ambiente mstico-histrico do romance, tambm desenvolvem papel importante na construo das personagens que emergem na narrativa e vo-se tornando elementos fundamentais para sua compreenso: Blimunda, Baltasar, Sebastiana, Manuel Milho, Francisco Marques, Bartolomeu Loureno, Scarlatti etc. Blimunda e Baltasar, desde o momento em que aparecem na narrativa, surgem como par antinmico quele constitudo pelo rei e pela rainha. Personagens marginais Histria, porque no interagem na histria real e porque tambm no agem em outro cenrio que a construo do convento, so transgressores, pois rompem com as regras que dirigem seu mundo, quer o social, quer o de trabalho. Rompem, portanto, com equilbrio de suas vidas e procuram alcanar um novo tipo de saber. Entende-se aqui por ato transgressor aquele que impulsiona a seduo e o erotismo, implicando um novo tipo de saber, ou seja: o desenvolvimento de um processo que altera a relao eu/mundo, levando a personagem a romper com os limites de uma vida marcada pela mediocridade, pela solido, pela anulao do potencial criador, pela descontinuidade existencial. Quando Baltasar e Blimunda revertem a situao inicial instalada pelo prazer castrado e reprimido, marcado pelos interditos, que as relaes entre o rei e a rainha revelam, eles adquirem novo tipo de saber que os levar a atingir o prazer revelador. Enquanto o narrador apresenta o casal real, castrado, recorrendo para isso linguagem pardica que transforma o rei em homem insensvel e a rainha em dbil e beata, Baltasar e Blimunda constituem um casal inteiro, que em tudo se completa, at mesmo nos nomes, pois o nome de Baltasar Sete-Sis circundado por Blimunda Sete-Luas, marcando o sol e a lua, o dia e a noite de que so feitas todas as vidas; a clareza e o mistrio que cada uma delas preside (ARNAUT, 1996, p.102). O discurso romanesco apresenta, pois, atravs dos dois casais - rei e rainha, Baltasar e Blimunda - dois tipos de unio, duas formas de encontro, destinos unidos por sapincia mgica ou exigncia protocolar e poltica, resultando da a harmonia ou a frustrao (SILVA, 1989, p.83). Se h, entretanto, modos de juntar um homem e uma mulher, como diz o texto, revelando a diferena entre a simplicidade e a sinceridade da relao de Baltasar e Blimunda e a artificialidade do casamento real; tambm h modos no discurso narrativo de apontar a diferena entre as mulheres que constituem esses pares: D. Maria Ana, beata, envergonhada, cumprindo seu papel passivo na relao sexual e que, quando em sonhos tem vises que excitam seu corpo, atormentada pelo medo de pecar; Blimunda, livre, sem pecados a confessar (SARAMAGO, 1986, p.88), realizando-se plenamente em sua relao sexual, sem culpas e sem remorsos. Se os homens so anjos nascidos sem asas (SARAMAGO, 1986, p.137), Blimunda ser o impulso para que Baltasar as faa crescer. Os seus olhos claros de cinzento, ou verde, ou azul (SARAMAGO, 1986, p.55), seus espessos cabelos cor de mel sombrio (SARAMAGO, 1986, p.89) seduzem Baltasar e entre eles ressalta o amor, a paixo, o gozo, a identidade, a complementaridade. Baltasar e Blimunda opem seus corpos nus como suas mes os tinham parido (SARAMAGO, 1986, p.75), obrigao semanal dos reis para dar conta de um herdeiro. No h preocupao por parte deles com a sua continuidade, interessa o prazer. Seus corpos fazem-nos reencontrar a epifania, vencendo a obscuridade do cotidiano, e tornarem-se sujeitos de seus atos, a partir da transgresso. A integrao perfeita entre Baltasar e Blimunda revela-se no decorrer dos anos de trabalho junto ao Padre Bartolomeu Loureno na construo
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

168

da passarola. Nesse tempo, aprendem a desenvolver capacidades anmicas essenciais sua transformao. No so mais o pedinte maneta ou a mulher com poderes estranhos e extraordinrios, mstica e fascinante, que v o que est dentro dos corpos (SARAMAGO, 1986, p.79-80), mas seres que apresentam vontade de aprender e coragem para buscar o desconhecido. A convivncia ntima com essa mulher que tem uma viso mais atilada e que consegue ver muito mais longe que os outros, faz com que Baltasar absorva a capacidade de ver e no de simplesmente olhar. com o auxlio dela que ele, com pacincia, firmeza, intencionalidade, apesar de todas as adversidades, comea a desenvolver disciplina emocional, autodeterminao e autonomia. Baltasar Sete-Sis e Blimunda Sete-Luas trabalharam junto com Bartolomeu Loureno na construo do sonho quimrico do padre, mas, ao lado deste e de todas as personagens marginais como Sebastiana Maria de Jesus, degredada para Angola em nome de um ideal religioso; Manuel Milho, contador de histrias de final sucessivamente adiado como se, dessa forma, se esquecesse da misria da vida e adiasse a prpria morte; Francisco Marques, que morre embaixo de uma pedra destinada construo do convento, viabilizam a construo de uma nova Histria de Portugal, marginal verso oficial. Baltasar e Blimunda no se apresentam como meras reprodues de personagens existentes, eles so personagens, eles veem, e por isso resgatam a Histria dos pequenos, chegando sua transformao existencial e plenitude do encontro. Depois de nove anos a procurar por Baltasar, em todos os lugares, andando milhares de lguas, finalmente Blimunda encontra-o nas fogueiras da Inquisio, junto aos acusados por culpas de judasmo e com o homem que fazia comdias de bonifrates e se chamava Antnio Jos da Silva (p. 357). E mais uma vez o fascnio e o encanto dessa mulher do povo submete a vontade de Baltasar, que no subiu para as estrelas, porque terra pertencia e Blimunda (p. 357). Transformados, porque romperam com muitas regras e revolucionaram, a seu modo, o mundo, escrevendo a sua histria, realizam-se na plenitude do encontro. A transformao pelo rompimento com o status quo das normas editoriais que torna Raimundo Silva um heri indubitvel. No incio do romance Histria do cerco de Lisboa (SARAMAGO, 1989), ele apenas tratado como o revisor; s no terceiro captulo, quando comea a manifestar sua insatisfao com os fatos da Histria, que passa a ser designado por seu nome: e vai captando o interesse do leitor e tornando-se uma personagem excepcionalmente interessante, como se pode constatar a partir do dilogo que leva a cabo com o historiador, autor do livro que lhe cumpre rever (ARNAUT, 1996, p.29). do dilogo com o historiador que Raimundo Silva chega constatao melanclica do Que seria de ns se no fosse o deleatur (SARAMAGO, 1989, p.16) e que toma impulso o seu ato transgressor, responsvel pelo rompimento do equilbrio de sua vida. Esse ato que consiste na deciso tomada de alterar o contedo do livro, tambm impulsiona o erotismo, por ser eminentemente transformador, pois o desenvolvimento da narrativa revela que a alterao do texto histrico reverteu a relao de Raimundo Silva com o mundo, levou-o a um novo tipo de saber e, tambm, ao prazer revelador. Ao inserir o NO no texto do historiador, Raimundo Silva dessacralizou a verdade histrica, a verdade autoral como tambm subverteu todo o conjunto de regras que determinam o trabalho de um revisor, pois
um revisor uma pessoa sria no seu trabalho, no prestidigitador, respeita o que est estabelecido em gramticas e pronturios, guia-se pelas regras e no as modifica, obedece a um cdigo deontolgico no escrito, mas imperioso, um conservador obrigado pelas convenincias a esconder as suas voluptuosidades, dvidas, se alguma vez as tem, guarda-as para si (SARAMAGO, 1989, p.49).

De forma consciente e deliberada, o revisor subverte o princpio da realidade responsvel pelo ser organizado que o homem , agindo em funo da razo social, repressora das necessidades humanas instintivas. Ostensivamente, Raimundo Silva envereda por um percurso atribulado que o colocar em
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

169

conflito com os seus superiores e, tendo assumido a responsabilidade da falta cometida, julgado e condenado s podendo continuar seu trabalho se for supervisionado por uma mulher: Maria Sara. Mesmo assim, sendo vigiado por uma mulher, ele se abre aos primeiros gozos que sua transgresso lhe propicia, e o incio de sua erotizao, da transformao na relao eu-mundo em busca de novos referenciais, revela ainda o sentimento de segurana de quem conseguiu construir uma nova verdade histrica, de quem sabe da fora das palavras e de quem tem conscincia lingustica. Desse modo coloca abaixo os interditos todos e desenvolve-se enquanto sujeito ertico capaz de ver, de reparar no mundo, de sentir a materialidade das coisas e transcend-la, produzindo um novo significado para a vida (VALENA, 1993). Da transgresso nasce, pois, uma nova condio existencial que perspicazmente percebida por Maria Sara, a qual, em seu primeiro encontro com o revisor, no escritrio da editora, afirma de maneira clara seu interesse ao dar a Raimundo Silva o nico exemplar do texto histrico sem a errata e ao apresentar a proposta de que ele faa nova redao da Histria do Cerco em que o No seja justificado. No s esse encontro, como outros encontros com Maria Sara, fazem-no ver o mundo que se esconde sob os interditos da racionalidade (VALENA, 1993, p.104). Ela desempenha, pois, papel fundamental no desenvolvimento do processo de erotizao, porque ela quem lhe proporciona a paixo e a possibilidade de escrever o seu texto histrico. Nos encontros com Maria Sara, desenvolve-se a satisfao do desejo ertico pelo exerccio da sexualidade e as duas personagens verbalizam o amor e o desejo. Declarando que se encontra livre para a realizao amorosa, Maria Sara possibilita ao revisor extravasar suas emoes. O ato sexual que se d entre os amantes equivale liberao e ao rompimento dos limites impostos pelos interditos, vencendo o medo e alcanando o prazer. Raimundo Silva, transgredindo, atinge o que est fora de si prprio, rompe com o cotidiano, com o habitual, para alcanar a emoo. Pode-se, pois, afirmar que em Histria do cerco de Lisboa no se relata a histria do Cerco, mas o processo discursivo-evolutivo de Raimundo Silva, que, da adulterao do texto histrico, transgride e, com o auxlio de Maria Sara, atravs do conhecimento ertico, alcana a transformao existencial. Pelos laos afetivos que se criam entre os dois, o romance escrito e o descontnuo da vida d lugar continuidade, apontando para o sentido profundamente humano do erotismo e da seduo. Em consequncia, os textos ficcionais de Jos Saramago, publicados aps 1980, revelam-se sedutores pela abordagem da representao atravs da transgresso e do conhecimento. Apontam para a transformao existencial e apresentam-se como via plausvel para a felicidade humana. Eles nos permitem alcanar o sentido profundamente humano do prazer e da fruio, porque satisfazem o desejo de saber. A seduo que se arma nos textos saramaguianos se erige por meio da relao histria e fico, das estratgias narrativas, da caracterizao de suas personagens, da linguagem usada. Os romances saramaguianos so construdos a partir da transgresso do cdigo moral pelo heri e pela afirmao do erotismo. O narrador joga com o leitor para seduzi-lo, como se v, por exemplo, em A viagem do elefante (SARAMAGO, 2008) e em Caim (SARAMAGO, 2009), ltimos livros publicados pelo autor portugus antes dos seus 87 anos e em vida. Jos Saramago objetiva seduzir o leitor e para isso recorre linguagem adequada s diversas situaes de comunicao, dando fora a determinadas palavras, matizando-as com contedo ideolgico e tornando-a, a linguagem, uma verso do mundo. Seu discurso transgressor, tanto no plano do contedo quanto no da expresso, torna-se motivo de estranheza e por isso seduz (BAUDRILLARD, 1992). O jogo que as personagens criadas por Jos Saramago realizam, em que uma requer a presena da outra para ambas transgredirem, o mesmo jogo que o autor-narrador estabelece com o leitor, exigindo a contribuio deste para concretizao do prazer do texto. Conforme Roland Barthes, o lugar mais ertico (do prazer) aquele que fica entre duas margens, a intermitncia que ertica, a encenao de um aparecimento-desaparecimento (BARTHES, s.d., p.47-48). A tmese, fonte do prazer, que se
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

170

estabelecia de uma forma to perfeitamente descrita entre as personagens como Baltasar e Blimunda, Raimundo e Maria Sara, Caim e Lilith, no texto saramaguiano no se produz sobre a estrutura das linguagens, mas apenas no seu consumo (BARTHES, s.d., p.46), fazendo vacilar as bases histricas, culturais, psicolgicas do leitor, a consistncia de seus gostos, de seus valores e das suas recordaes, e fazendo entrar em crise a relao do seu leitor com a linguagem. O texto torna-se, ento, um corpo de fruio composto por relaes erticas; ele se humaniza e, assim como o prazer do corpo humano est intimamente ligado necessidade fisiolgica, ele, o texto, segundo Barthes, encontra-se irredutivelmente unido ao seu funcionamento gramatical (feno-textual) (BARTHES, s.d., p. 53). Dessa forma, o prazer causado pelo texto saramaguiano desnuda-se no momento em que se prope a seguir as prprias ideias; a revelar sua ideologia; a jogar com o excepcional; a mostrar cultura, inteligncia, ironia, arte de viver, a construir um discurso inovador e criativo, assegurando a fruio e o prazer.

Jos Saramago: creative and innovative fiction


ABSTRACT:
The essay comprehends three different moments in order to characterize Jose Saramagos literary fiction. In the first one, it is presented, in a swift view, his production since his first published book, Land of Sin (1947) until 1977, when he comes back to the novel, with Manual of Painting and Calligraphy; the second one points out the authors innovation and creativity by means of a reading of two texts, Baltasar and Blimunda and The History of the Siege of Lisboa; the third moment shows the seduction and pleasure of Saramaguian prose, also by a reading of the two aforementioned novels. Keywords: Jose Saramago. History and fiction. Transgressive construction. Reading and seduction.

Notas explicativas
*
1 2 3

Professora Titular do Programa de Ps-Graduao em Letras da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Coordenadora do Ncleo de Pesquisas de Literaturas Lusfonas (NEL), da PUCRS. Pesquisadora 1B do CNPq. Entende-se Histria como discurso sobre a verdade, cujo resultado parcial, pois comprometido com o sujeito do enunciado. Entende-se Fico como a busca da verdade atravs do imaginrio e da viso mgica. Para Linda Hutcheon, metafico historiogrfica a narrativa que, identificando no passado causas para o que veio depois e investigando o processo pelo qual essas causas comearam a produzir seus efeitos, apresenta intensa autoconscincia em relao maneira como tudo isso realizado (HUTCHEON,1991,p.150). Antnio Jesus Durigan faz essas afirmativas referindo-se ao ertico, principalmente ao texto ertico. (DURIGNAN, 1985).

Referncias
ARNAUT, Ana Paula. Memorial do Convento: histria, fico e ideologia. Coimbra: Fora do Texto, 1996. 135 p. BARTHES, Roland. O prazer do texto. Trad. Maria Margarida Barahona. Lisboa: Ed. 70, s.d. (Coleo Signos). 119 p.
IPOTESI, Juiz de Fora, v. 15, n. 1, p. 163-172, jan./jun. 2011

171

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Antnio Carlos Viana. 2. ed. Porto Alegre: L&PM, 1987. 256 p. BAUDRILLARD, Jean. Da seduo. Trad. Tnia Pellegrini. 2. ed. Campinas: Papirus, 1992. 207 p. DURIGAN, Antnio Jesus. Erotismo e literatura. So Paulo: tica, 1985. (Srie Princpios, 7). 96 p. CHINARELLI. Objeto quase: resenha. Disponvel em: http://www.passeiweb.com.br. Acesso em: 25 out. 2010. FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualit. Paris: Gallimard, 1976-1984. 3 v. 780 p. HUTCHEON, Linda. Potica do ps-modernismo: Histria. Teoria. Fico. Trad. R. Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991. 331 p. LOPES, Joo Marques. Saramago: biografia. So Paulo: Leya, 2010. 248 p. REIS, Carlos. Memorial do Convento ou A emergncia da histria. Revista Crtica de Cincias Sociais, n. 18/19/20, fev. 1986. p. 91-103. SARAMAGO, Jos. Memorial do convento. 16. ed. Lisboa: Caminho, 1986. 496 p. ______. Histria do cerco de Lisboa. 6. ed. So Paulo: Companhia das Letras, 1989. 352 p. ______. A viagem do elefante. So Paulo: Companhia das Letras, 2008. 264 p. ______. Caim. So Paulo: Companhia das Letras, 2009. 176 p. SEIXO, Maria Alzira. O essencial sobre Jos Saramago. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1987. 64 p. ______. A palavra do romance: ensaios de genologia e anlise. Lisboa: Livros Horizonte, 1986. 244 p. SILVA, Teresa Cristina Cerdeira da. Jos Saramago entre a histria e a fico: uma saga de portugueses. Lisboa: Dom Quixote, 1989. 278 p. VALENA, Ana Maria. O amor o fim do cerco: o erotismo em Histria do cerco de Lisboa, de Jos Saramago. 1993. Dissertao (Mestrado em Letras) Orientador Dr. Maria Luza Ritzel Remdios Programa de Ps-Graduao em Letras, Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1993. 109 p.

172

You might also like