You are on page 1of 10

A ESCRAVIDO DO NDIO BRASILEIRO I

Tupinambs, o massacre de um povo

O SEGREDO, herana de Portugal "Potncia mais fraca, de todos os pontos de vista, Portugal s tinha um caminho a seguir: ESCONDER SUAS ATIVIDADES. Regras terrveis, obedecidas e postas em prtica irremissivelmente, permitiram aos portuguses conservar SEGREDO sobre suas descobertas ocenicas. Sabedores conscientes de que no poderiam resistir aos golpes de reinos mais fortes, os soberanos de Avis haviam adotado em suas peregrinaes atlnticas uma poltica de constante defesa: O SEGREDO" J. Pandi Calgeras - Formao Histrica do Brasil

O PECADO ORIGINAL: o segredo A Escravido do ndio Brasileiro vem sendo tratada em segredo, por toda a vida da Nao: da Ocupao Colnia; desta ao Principado; chegando ao Imprio e desaguando na Repblica. Usado pela realeza, ora por simpatia do Cristianismo; ora para agradar ao colonato; no raro, as duas. A Repblica vem mantendo o segredo para no mostrar as tantas fraquezas da Metrpole, nem a banda avara

do Cristianismo; de outro lado, para no mexer na terra grilada; e assim, ir prolongando o desterro - quer do ndio e quer do negro brasileiro. A escravido do ndio em segredo; a escravido do negro transformada em obra de fico.

Este roteiro, se assim se pode dizer, est dividido em trs partes: I) A CRONOLOGIA DO CRIME II) A VOZ DO ALGZ III) A ESCRAVIDO DO INDIO E O TRATADO DE GRAND BASSAM, 1842

I - A CRONOLOGIA DO CRIME "No entanto havia expressa recomendao do Rei para que se tratasse bem aos naturais da terra...." Esta a forma que os soberanos encontraram, sempre, para serem donos do ato e isentos das aes.

1504, Espanha legitima a escravido dos carabas, o que deu lugar a que nas partes do norte do Brasil aparecesse navios a carregar escravos"; 1532, Carta Rgia (CR) d poderes a Martin Afonso de Souza para delegar a colonos a faculdade de cativarem os gntios. Est criada a legalidade da escravido do indgena. 28-05-1537, Breve do Papa Paulo III, que se estende ao Brasil por Bula do Papa Urbano VIII, declarando que os indgenas "entes humanos como os demais homens, no podiam ser reduzidos a cativeiro"

29-03-1549, O Gov. Thom de Souza. Consigo o prprio Regimento determinando rigor nos cuidados com o indgena: "atra-los paz para a propagao da f, aumento da povoao e do comrcio" No entanto: "Que se fizesse guerra aos que se mostrassem inimigos... destruindo-lhes as aldeias e povoaes matando e cativando... e fazendo executar nas prprias aldeias alguns Chefes que pudesse aprisionar enquanto negociasse as pazes"

CR de 1557, legaliza o cativeiro dos Caets. 1558, CR d a Mem de S o 3 Gov. Geral, poderes para criar as Misses; estruturar o conselho para humanizar a escravido do ndio 1560, os acontecimentos do Rio de Janeiro, (expulso dos franceses), deram margem a que os colonos alegassem um pretenso medo do indio.

Apelam Mesa de Conscincia e Ordens. SM toma novas providncias permitindo a volta da escravido do ndio. (nunca havia cessado)

1568, sobe ao Trono El-Rei D. Sebastio - "monarca religioso, justo e bom" Lei de 20-03-1570, com a influncia da Bula Papal de 1537. No entanto a fora do colonato arrasta El-Rei a fazer concesses. E elas foram de tal ordem que piorou a sorte do ndigena. 6-10-1574, o Brasil dividido em dois governos. Estes se reuniram antes na Bahia com o Ouvidor Geral e padres da Cia. para regular a execuo do j extenso rol de Leis, CR, Regulamentos e Regimentos sobre a escravido do ndio. Continuou o direito nos casos das "Guerras Justas". E foi criada a "ESCRAVIDO VOLUNTRIA", "quele que se oferecesse para ser escravo. 1580 - A Espanha anexa Portugal. (Regime que dura at 1640)

22-08-1587 Lei que, em tese, restabelecia a Lei de D. Sebastio, de 1570, e que deu bases para que os padres da Cia. se (auto) constituissem em protetores dos ndios. Graves perturbaes entre padres e Governadores. Vencem os ltimos. Lei de 11-11-1595 acompanhada da Proviso de 26-11-1596 (de Madri), criando entendimento sobre "a guerra justa", e dando diretrizes para o trato entre padres e ndios. "Guerra justa ser somente aquela ordenada por proviso do real punho". Proviso de 5-06-1605 e outra de 4-03-1608, indeferem a tantos pedidos, quer do Gov. Diogo Botelho, por si mesmo, quer a pleito dos colonos. "Foi este um primeiro raio fulminado contra a escravido, antes tolerada e legitimada", engana-se um douto da poca.

Lei de 30-07-1609 indefere novamente enxurrada de peties oriunda do colonato pela escravizao do ndio, sob a permanente alegao da falta de mo de obra. "...Para se atalharem os grandes excessos que poder haver se o cativeiro em algum caso se permitir..." E mantm a confiana nos jesutas, "pelo largo conhecimento que tm..."

bom lembrar - Palmares j era fato preocupante, em torno de duas dcadas. Palmares desenvolvia-se sem molestar aos ndios, nem ser atacada.

Lei de 10-09-1611, Art. 2 - "Todavia era reputado legitimo o cativeiro no s dos aprisionados em guerra justa..." Madri restabelece a legalidade do cativeiro do ndio. Decreto de 13-06-1621, a rea hoje de Cear, Maranho e Par foi constituda em Estado (provincial), sem a presena dos Jesutas. Porm em 1622 foram ali admitidos sob a obrigao de no se ocuparem da proteo do indgena. E criadas as tais administrao de ndios. Alvar de 8-06-1625, SM volta a proibir a escravizao do ndio. O colonato sublevou-se como nunca. A Cmara "fez suspender a vigncia, at que as Cortes mandaram o Gov. Francisco Coelho de Carvalho. Os Jesutas queixavam-se. A Holanda havia dado a si o direito de celebrar acordos com o indgena. No sul as atrocidades eram piores e sem leis.

Decreto de 18-09-1628, o Rei manda punir os culpados, tantas eram as notcias de maus tratos, perseguio e morte do indgena. Os colonos se rebelaram. 1635-1641, a Holanda domina vasta rea: de Pernambuco ao Maranho. Difcil era se estabelecer sob qual regime, de qual Lei, regia o convvio de ndios e colonos. A priori a Lei de 1611 era a mais evocada. Acuados os Padres apelam, ao mesmo tempo, diretamente, a Madri e ao Sumo Pontfice. A Madri foi feito emissrio o Pe. Rui de Montoya; a Roma o prelado Francisco Dias Tano.

22-04-1639, Bula do Papa Urbano VIII publicada e dada a conhecer no Brasil. Em vo. Os colonos e Cmara do Rio de Janeiro se opem execuo da Bula. 22-06-1640: I Carta do Rio de Janeiro. Os padres assinam acordo com o Estado Colonial Brasileiro declarando no se intrometerem nas administraes particulares do indgena, somente nas aldeias sob suas responsabilidades. 13-06-1640 - I Carta de S. Paulo, expulso dos Jesutas do territrio paulista. 03-10-1643. Alvar e Carta Rgia restituem os Jesutas a So Paulo, at deliberao posterior. (Portugal no estava mais anexada Espanha).

Bahia, CR de 23-06-1655. confirma Assento local de 6-4-1643 que delibera fazer guerra aos ndios, sob comando de Gaspar Rodrigues. 1653, Pe. Antonio Vieira chega ao Maranho com Carta Rgia de 21-10-1652, com

poderes para tratar a seu juzo das questes do ndio. Proviso de 17-10-1653, a trpega Corte Portuguesa no s restabelece todos os casos possveis de escravido, como cria outros. Lei de 9-04-1655, por interferncia de Pe. Vieira Sua Alteza ameniza os rigores contra o ndio. (Pela proviso de 1653, mantinha os quatro casos antigos, a exemplo da guerra justa.). 11-02-1660 - O lado avaro atinge a Pe. Vieira. Em carta desta data ele faz entrega de "240 prisioneiros que conforme as leis de S.M., foram julgados por escravos e entregues aos soldados, por terem impedido a pregao do evangelho..."

Lei de 12-09-1663 - SM proibiu aos padres da Cia. e a todos os outros, toda e qualquer jurisdio temporal sobre os indgenas. 9-04-1667 - SM reafirma a Lei de 1663 e aduzia mais duas proibies: a) proibia aos padres tomar parte na repartio dos ndios prisioneiros; b)dando ao Juiz mais velho aquela antiga atribuio, conforme lei local, (isto , lei da colnia) Lei de abril de 1680, restabelece algum benefcio da Lei de 30-06-1609. Grande inovao, determina "seja distribuda terra aos ndios"

Alvar de 12-02-1682 cria a Cia. Comercio do Gro-Par e d a esta Cia. poderes de empreender no serto as entradas que quisesse. Lei de 2-09-1684, CR, depois da Revolta de "Bequimo", no Maranho, restabelece as administraes particulares de ndios. Extingue a Cia. do GroPar. 21-12-1686. CR trazidas pelos padres, em face da chamada "Rebelio dos Padres". Os padres voltam vitoriosos de Lisboa. Esta dava aos padres poderes, para sempre, alm da direo espiritual, tambm o governo temporal e poltico dos ndios. (Ledo engano)

6-02-1691, Atnito com tantas rebelies dos colonos, SM D. Pedro II (o rei), edita o Alvar do Perdo. Ao que se torna recorrente da por diante. (Perdo aos colonos que se rebelam contra as Leis da Coroa, na questes indgenas). O Caos se estabelece. Diz Pe. Vieira em cartas de 20-5-1653 e 4-04-1654 - "A ttulo de resgates, no havia seno extorso e impiedade, a Majestade era nomeada, mas no

obedecida"

CR de 15-03-1696 e CR de 20-11-1699, cada uma, verdadeiro apelo ao cumprimento das normas legais. Em vo!!! Quase todos os moradores se achavam incursos nelas por cativarem ndios contra as normas rgias. D. Pedro II socorre-se do Alvar do Perdo, isenta os incursos. Cria a figura da multa para quitao daquelas penalidades. CR de 20-11-1699, atendendo s "reclamaes da Cmara do Maranho, apelando contra a misria em que se encontrava os moradores na falta de escravos" autorizando as entradas para o resgate do ndio, "observando-se a as leis a tal respeito"

CR de 26-02-1696, autorizando "em a Capitania de S. Paulo a criao de novas administraes particulares de ndios".... observadas as leis. 4-03-1700 e de 11-04-1713, Tratados com a Frana proibindo, dos dois lados, a entrada de sditos dos dois reinos no territrio abrangido para o resgate do indgena. Em vo. (os da Frana j haviam sado). C.R de 20-04-1708, autoriza os colonos do Cear, Piau e Rio Grande do Norte promoverem toda a sorte de perseguio ao indgena.

Proviso de 5-06-1715, SM D. Joo V repreende o Capito-mor Jos da Cunha d'Ea por ter mandado encarcerar o procurador dos ndios por ter se pronunciado em favor destes. Proviso de 9-03-1718. Art. 2, declara "estes homens (indios) so livres e isentos da minha jurisdio, que os no pode obrigar a sarem de suas terras para tomarem um modo de vida de que eles se no agradam..." Mas que com duas limitaes 2 "... e no se entendendo cativos os que voluntariamente tornarem" CR de 30-05-1718, autorizou o resgate de 200 ndios para, com o produto da venda dos mesmos, "auxiliar-se na construo da nova Igreja Catedral do Maranho".

CR de 5-07-1715, Sua Alteza, D. Joo V, "proibindo escravizar injustamente", enquanto a CR de 12-10-1719, autoriza "se fosse para os servios" C.R de 27-03-1721, El-Rei reafirma a validade da CR de 20-02-1693, concluindo

que a supresso de tal poder aos missionrios seria a runa das aldeias".

Resoluo de 13-04-1734, dispondo que no podia fazer guerra ao ndio sem o voto favorvel do Governador, dos ministros das Juntas das Misses e que estes fossem homologados pelo Conselho Ultramarino. Novos protestos se seguem. Diante dos protestos El-Rei tenta o auxilio de Sua Santidade. Bula Papal, 20-12-1741, SS Benedicto XIV, suscitando todos os documentos de seus antecessores, probe sumariamente que qualquer pessoa, secular ou eclesistica cativasse o indgena. Resoluo de 1748, j enfermo El-Rei D. Joo V probe que o governador mandasse tropas a resgatar ndios, (fora da Lei de 1688)

Regimento de 13-10-1751, falecido D. Joo, sobe ao trono D. Jos I, por este regimento recomenda toda proteo aos ndios "questo que trouxe constantemente a colnia e a Metrpole verdadeiro tormento" Alvar de 4-04-1755, facilita o casamento dos colonos com as ndias, em proveito reciproco, diz. Lei de 6-06, Marques de Pombal), reconhece a debilidade do Estado assentado no trip: Poder Imperial, poder dos Jesutas e os interesses da Colnia: 1"Que os ndios so livres em tudo e por tudo, conforme Lei de 1-04-1680". Talvez o mais longo e minucioso documento sobre o assunto.

Alvar de 7-06-1755, complementando e disciplinando a Lei anterior. Extingue inteiramente o poder temporal dos missionrios de qualquer religio. Noutra Lei de mesma data estabelece as formas de pagar salrio aos ndios. - Estavam derrotados os Jesutas. Alvar de 7-06-1755 e a pretexto dele foi expedida uma infinidade de diplomas legais quer seja pela metrpole, ou pela colnia. Alvar de 8-05-1758, tenta a tudo disciplinar, na parte 6 "fica proibido a que aos ndios sejam chamados de negros"

CRs de 15, 19 e 20-04-1759, o Rei, por recomendao de SS, o Papa, e este atendendo a representao de prelados diocesanos, tomava providncias contra os jesutas, quanto ao espiritual.

CR de 19-01-1759, j havia tomado providncias quanto ao temporal os prendendo e sequestrando-lhes o bens. CR de 28-06-1759, tirando dos envolvidos (jesutas) o direito de ensinar. Lei de 3-09-1759 - Expulsa, declara proscritos, desnaturalizados e expulsos do Reino e seus domnios. Alvar de 25-02-1761 leva a efeito a venda dos bens, em leilo. - Comea como nunca nova srie de guerras contra os ndios.

CR de 12-05-1798, declara novamente a liberdade do indgena, eabolindo os diretrios de ndios. 1806, com lei ou sem lei, foi feita a guerra contra os ndios na Bahia

1808, CR de 13-05, D. Joo VI, j no Brasil, ordena a guerra aos botocudos, onde se l: "... guerra ofensiva, que continuareis sempre em todos os anos..." 1808, CR de 5-11, manda proceder a guerra aos bugres, em SP e cercanias: "Que no h meio algum de civilizar povos brbaros, se no ligando-os a uma escola severa... e que qualquer morador que segurar algum destes ndios poder consideralos por 15 anos como prisioneiro..."

1808, CR de 2-12-1808, d nova forma de distribuio dos ndios aprisionados entre os fazendeiros. Oficializa o terror, restaura as Bandeiras, a escravido retoma em dois conceitos "temporria ou indefinida", 1809, CR de 1-04, reafirma os 15 anos de cativeiro, comeando nos homens de 14 anos e nas mulhers com idade de 12. Manda ainda"fazer ofensiva para aterrar e subjugar os ndios..." 1809, CR de 28-06, dispe sobre aldeamento de vrias tribos, tais como: Puris, Samixumas; a reduo de tantas, como Canajs, Apinajs, Xavantes, Xerentes, Canoeiros... De um lado declara que"os ndios so livres" e depois reafirma que "sejam os mesmos destrudos..."; recomenda-se "cuidados" e ordena-se o "emprego da fora...".

18011, CR (talvez,arquivo particular) - L-se: "Acontecendo que este meio no corresponda ao que se espera e que a nao Canaj continue nas suas correrias ser indispensvel usar contra ela a fora armada... Assim tambm contra a Apinaj,

Xavante, Xerente e Canoeira" 1811, Aviso de 11-12-1811, declara a guerra sem fim... "que se consiga com os meios fortes acompanhados dos de brandura... continuando a fazer-se-lhe uma dura guerra, para viver debaixo da proteo das Leis". Encerra! Por algumas vezes o Monarca apiedara-se, tivera projeo de futuro, num dado instante quis restaurar a Lei de D. Sebastio de 1570 (Reg. de 13-05-1812), assim como retomar a inicitiva de D. Jos, (Alvar de 6-12-1821). Certamente no pode (j haviam politcos/arrozeiros e vice/versa).

A volta de El-Rei. A Regncia. A Independncia. O rebulio da Constituinte/Constituio.(es).

Portaria de 18-04-1822, trata do "injusto cativeiro dos ndios do Rio das Mortes, e Proviso de 9-05 e 30-6-1823 tratam de conceder auxlio ao Governo de Minas Gerais pela civilizao dos Botocudos, e na Portaria de 21-08-1823, que no lhes fizesse mal.

A Constituio. Na Primeira Constituio do Brasil, (elaborada por Assemblia constituinte, a breve) revogada em 12-11-1823, continha um artigo que aventava tratar da questo indgena. A segunda Constituio elaborada por uma Comisso, promulgada em 25-03-1824, nem uma meno. Nem salva o passado nem vislumbra o futuro.

Lei de 20-10-1823 incumbia aos presidentes (das provncias) em conselho promover as misses e catequeses dos ndios. Portaria de 26-09-1825, declara que aos Presidente e Comandantes das Armas pertencia a escolha e nomeao e Comandante e fora das Bandeiras contra os ndios. Lei de 27-10-1831, revoga uma srie de CRs, (cartas rgias), as que mandavam fazer guerra a tantas tribos. Na prtica comea ai o fim legal da escravido indgena, tida como tal. "Art. 3 - Os ndios tidos at aqui em servido sero dela desonerados". Art. 4 - "... SENDO CONSIDERADOS COMO RFOS..."

Por fim, o Ato Adcional Constituio do Imprio, Lei de 12-08- de 1834 remete para a Marinha, de ento, no hoje - para as Foras Armadas - as Foras Armadas do Brasil.

Procurando cuidar da questo espao; zelando pelo tempo do leitor; abstive-me de inserir comentrios e explicaes. Explicaes valiosas, contidas nos poucos manuais em que consultei. Poucos manuais - por serem poucos mesmo. Poucos e esparsos. Mas, fica assim apresentada aquilo a que poderemos chamar literalmente - de "ESTAS MAL TRAADAS LINHAS"

You might also like