You are on page 1of 12

CURSO DE AVICULTURA BSICA EM SISTEMA ALTERNATIVO DE PRODUO MATERIAL TERICO (FONTE: EMBRAPA).

AVICULTURA BSICA

REALIZAO ONG CACTUS

COMUNIDADE LAJEDO GRANDE, NOVA RUSSAS CEAR.

Apresentao A galinha caipira por meio da qualidade e palatabilidade dos seus produtos se tornou um dos pratos mais apreciados no Brasil. Ela criada na quase totalidade dos ncleos agrcolas familiares, alimentando famlias e gerando renda.
Por ser uma ave rstica e capaz de suportar adversidades climticas e resistir a algumas doenas, se torna uma alternativa principalmente para locais com menor infra-estrutura produtiva. Este trabalho apresenta recomendaes tcnicas e inovaes tecnolgicas que viabilizam a criao da galinha caipira, tornando-a uma ave competitiva, inserindoa no mercado de produtos agroecologicamente corretos, uma vez que pode ser criada com o uso racional dos recursos naturais renovveis, inclusive com agregao de valor produo agrcola, agroindustrial e extrativista, j que pode ser perfeitamente integrada com as mais variadas atividades. importante salientar que a conservao desses recursos genticos sero de bom uso no futuro da agropecuria nacional, tendo em vista que novos trabalhos podero ser realizados em prol do desenvolvimento tcnico-cientifico.

Introduo
O Sistema Alternativo de Criao de Galinhas Caipiras (SACAC), ao mesmo tempo em que resgata a tradio de criao de galinhas caipiras, tem como objetivo o aumento do padro econmico da agricultura familiar, melhorando a qualidade e aumentando a quantidade da produo. O sistema minimiza os danos ao meio ambiente, adotando adequaes necessrias a cada ecossistema onde implantado, seja com relao s suas instalaes e equipamentos, seja na forma de alimentar ou de medicar alternativamente as aves (BARBOSA et al., 2004). Outro importante fato a ser observado no SACAC a capacidade de integrao de criao de galinhas com outras atividades agrcolas, agroindustriais, extrativistas, pecurias, que so costumeiramente desenvolvidas pelo agricultor familiar, o que resulta na agregao de valor e maior remunerao por produto acabado (SAGRILO, 2002). As aves criadas em sistemas mais naturais so submetidas a menos estresse do que aquelas nos sistemas de criao intensiva, em galpes com elevada populao, e sua carne considerada de melhor sabor e menor teor de colesterol. Desenvolver uma tecnologia que impulsione a criao de uma ave domstica, atividade que encontrada em 99,9 % dos ncleos agrcolas familiares (RAMOS et al., 2001), a forma que a pesquisa tem de inserir a galinha caipira nos diversos mercados consumidores, principalmente porque a mesma pode ser tratada de forma que se utilize racionalmente os recursos naturais renovveis, o que indubitavelmente a torna agroecologicamente correta. Embora seja reconhecida como uma fonte de alimentos de alta qualidade protica (carne e ovos), e tenha se transformado ao longo desse perodo em um dos pratos tpicos conhecidos em todo o territrio brasileiro, a criao de galinhas caipiras precria em termos zootcnicos (Fig. 1), com prejuzos para a sua produtividade.

Fig.1.Animais de vrias espcies domsticas criados juntos de forma desordenada.


No SACAC, de acordo com o planejamento e a estrutura de produo, o agricultor familiar poder optar pelo avirio completo ou juntar-se a outros criadores e instalarem um ncleo de multiplicao de galinhas caipiras. No primeiro caso, o agricultor familiar vai desenvolver todas as prticas de manejo nas mais diversas fases de criao. No segundo, o criador adquirir os ovos j fertilizados para uma posterior incubao sob sua responsabilidade ou receber pintos recmnascidos, e sua estrutura de criao ser um galpo de crescimento. A aquisio de insumos e a comercializao dos produtos podero ser realizadas de forma coletiva nos dois casos. Nos segmentos que tratam de origem genealgica e raas, reproduo, alimentao, instalaes e equipamentos, sanidade e comercializao, o agricultor familiar ter uma viso ampla da proposta do sistema de criao e com isso poder fazer as adequaes que lhe convier, desde que sejam mantidas as caractersticas desejveis dos produtos, com o mnimo de danos natureza.

Origem genealgica e raas


A galinha, Gallus gallus domesticus, pertence ao grupo de aves galiformes e fasiandeas, sendo encontrada em todos os continentes do planeta, com mais de 24 bilhes de cabeas (FUMIHITO et al., 1996; PERRINS, 2003). Introduzida na poca do descobrimento do Brasil, originria de quatro ramos genealgicos distintos, o americano, o mediterrneo, o ingls e o asitico, a galinha caipira, no recebendo as prticas de manejo adequadas, adquiriu resistncia a algumas doenas e se tornou adaptada ao clima local. Atravs de acasalamentos de todas as formas, inclusive consangneos, as galinhas caipiras atuais apresentam semelhanas com as principais raas que as originaram (Andalusian, Buff Plymouth Rock, Silver-Spangled Hamburgs, Australorp, Columbian Wyandottes, Assel, Partridge Plymouth Rock e Brown Leghor). As semelhanas se refletem no somente em termos de plumagem e porte (Fig. 1 a 8), mas tambm em caractersticas de carcaa. O conhecimento da origem genealgica e das raas de galinhas introduzidas no Brasil permitir que o criador mantenha as caractersticas desejveis da sua criao, assim como introduzir de maneira ordenada genes capazes de responder positivamente ao manejo e ao planejamento de criao.

Fig.1. Raa Andalusian (espanhola, ornamental de ovos brancos).

Fig.2. Raa Buff Plymouth Rock (americana, mista de ovos marrom).

Fig.3. Raa Silver-Spangled Hamburgs (poedeira alem, ornamental de ovos brancos).

Fig.4. Raa Australorp corpo intermedirio e ovos marrons).

(australiana,

Fig.5. Raa Columbian Wyandottes (americana, mista de ovos marrons).

Fig.6. Raa Assel (oriental e musculosa, ovos brancos e azuis).

Fig.7. Raa Partridge Plymouth Rock (americana, mista, de ovos marrons).

Fig.8. Brown Leghorn (inglesa, poedeira de ovos brancos).

Instalaes e Fases de Criao das Aves O sistema alternativo de criao de


galinhas caipiras preconiza a construo de instalaes simples e funcionais, a partir dos recursos naturais disponveis nas propriedades dos agricultores, tais como madeira redonda, estacas, palha de babau, etc. (Figura 10). O principal objetivo dessa instalao oferecer um ambiente higinico e protegido, que no permita a entrada de predadores e que ajude a amenizar os impactos de variaes extremas de temperatura e umidade, alm de assegurar o acesso das aves ao alimento e gua.

Figura 10. Instalaes recomendadas para o sistema alternativo de criao de galinhas caipiras. Tais instalaes consistem em um galinheiro com rea til de 32,0 m2 e divises internas destinadas a cada fase de criao das aves: reproduo (postura e incubao), cria, recria e terminao (Figura 11). A rea do galinheiro deve ser dimensionada de modo a proporcionar boa ventilao, luminosidade, drenagem, facilidade de acesso e disponibilidade de gua. O piso deve ser revestido com uma camada de palha (cama) de 5 a 8 cm de espessura, distribuda de forma homognea, podendo-se utilizar vrios materiais como maravalha ou serragem, palha, sabugo de milho triturado ou casca de cereais (arroz). A remoo e substituio da cama, bem como, a desinfeco do avirio com cal virgem devem ser peridicas.

Figura 11. Planta baixa das instalaes para o sistema alternativo de criao de galinhas caipiras. Com exceo da rea destinada incubao e cria, as demais divises internas devem permitir o acesso a piquetes de pastejo, com dimenses variveis, capazes de atender s necessidades das aves e de abrigar todo o plantel de cada fase de criao (Figura 12). Os piquetes devem ser cercados de material semelhante ao utilizado no galinheiro e que seja capaz de evitar a entrada de predadores.

Figura 12. Esquema da disposio das reas de pastejo do sistema alternativo de criao de galinhas caipiras. A fase de reproduo se caracteriza por apresentar uma relao macho/fmea de 1:12, cujas aves devem possuir idade entre 6 e 24 meses. O peso vivo estabelecido para os machos deve ser de 2,0 a 3,5 kg, enquanto que, para as fmeas, de 1,6 a 2,5 kg. A substituio dos reprodutores deve ser semestral, tendo em vista que,

tambm, a cada semestre, ocorrer a reposio das matrizes, que so oriundas do mesmo plantel e, portanto, filhas do reprodutor em servio. Nessa fase de criao, a instalao deve ter subdivises destinadas postura e incubao. Esse artifcio permite um maior controle sobre a postura, evita perdas com a quebra de ovos, proporcionando-lhes maior higiene e manuteno de sua viabilidade. Na subdiviso de postura, as aves permanecem em regime semi-aberto, na qual a rea coberta de 3,75 m2, equipada com 2 a 4 ninhos de 0,35 m x 0,35 m, 1 bebedouro de presso e 1 comedouro em forma de calha. O enchimento dos ninhos deve ser feito com o mesmo material utilizado na cama do avirio. A rea de pastejo destinada a essa fase de 40,0 m2, onde as aves complementam sua alimentao. A fase de postura dura aproximadamente 15 dias, ao longo da qual o nmero de ovos por matriz varia de 10 a 14. Por sua vez, na subdiviso de incubao, as aves que estiverem incubando seus ovos (chocando) permanecem em regime fechado, em uma rea de 2,25 m2, equipada com 3 a 4 ninhos de 0,35m X 0,35 m (Figura 13), 1 bebedouro de presso e 1 comedouro em forma de calha. O perodo de incubao dura 21 dias, aps o qual, as matrizes devem retornar imediatamente para a diviso de postura onde, aps 11 dias de descanso, iniciaro um novo ciclo de postura.

Figura 13. rea destinada postura, no sistema alternativo de criao de galinhas caipiras. No sistema de incubao natural, em que a prpria galinha quem choca os ovos, um ciclo reprodutivo dura 47 dias. O nmero de ovos a ser chocado por cada matriz pode variar de 12 a 15, de acordo com o tamanho da mesma. Entretanto, possvel se utilizar chocadeiras eltricas as quais, embora representem um custo adicional ao sistema de produo, podem ser adquiridas de forma coletiva. Seu maior benefcio, porm, consiste na reduo do ciclo reprodutivo das matrizes para 26 dias, visto que, aps a fase de postura, as mesmas entram diretamente no perodo de descanso.Tal fato resulta em um aumento do nmero de ciclos anuais por matriz, passando de 7 para 13.

Na fase de cria, os pintos permanecem desde o seu nascimento at os 30 dias de idade, em uma rea coberta de 2,25 m2, equipada com 1 comedouro tipo bandeja e 1 bebedouro de presso. Essa diviso d acesso a um solrio de 2,0 m2. Torna-se imprescindvel nesta fase a proteo trmica dos pintos, alm do fornecimento de gua e alimento. Nesta fase, tambm, se d incio aos procedimentos para imunizao do plantel. A fase de recria inicia-se na quarta semana (aos 31 dias de idade dos pintos) e se estende at os 60 dias de idade, com os pintos permanecendo em regime semiaberto, em uma rea coberta de 3,75 m2, equipada com 2 bebedouros de presso e 2 comedouros em forma de calha. Nessa fase, embora a fonte principal de alimento seja a rao devidamente balanceada, a alimentao das aves pode ser complementada mediante uso de um piquete de pastejo com dimenso de 20,0 m2. O reforo na imunizao do plantel torna-se muito importante. A fase de terminao inicia-se aos 61 dias e estende-se at os 120 dias de idade, quando as aves apresentam peso vivo de aproximadamente 1,8 kg, estando prontas para o abate. A rea coberta destinada a essa fase de 20,0 m2, equipada com poleiros, 4 bebedouros de presso e 4 comedouros em forma de calha (Figura 14). Nesta fase, as aves tm acesso a um piquete de pastejo de 1.800,0 m2, o qual pode conter gramneas como a Brachiaria humidicola, alm de fruteiras como goiabeira, cajueiro e mangueira, que serviro como uma importante fonte de alimento, em complementao rao fornecida.

Figura 14. Diviso da rea de terminao no sistema alternativo de criao de galinhas caipiras

Manejo Sanitrio
Tem por objetivo manter as condies de higiene no sistema de criao que permitam minimizar a ocorrncia de doenas, obter boa performance e bem-estar das aves, alm de assegurar ao consumidor um produto de boa qualidade. Uma das formas de controlar as doenas no plantel por meio da higienizao das instalaes, controle de vetores de doenas e remoo de carcaas de aves mortas. Essas medidas visam a diminuir os riscos de infeces e aumentar o controle sanitrio do plantel, resguardando a sade do consumidor.

O manejo sanitrio deve ser estabelecido levando-se em conta dois pontos principais: 1) Assepsia de instalaes e equipamentos: A remoo peridica dos excrementos e pulverizao de toda a instalao com produtos naturais como fumo e sabo, cuja calda pode ser obtida a partir da desagregao de 200 gramas de fumo e sabo na proporo de (1:1) em um litro d'gua durante 1 dia e posterior diluio e cinco litros d'gua. Limpeza diria dos comedouros e bebedouros. Renovao, a cada ciclo de incubao, do enchimento dos ninhos.

2) Controle de doenas fisiolgicas, patognicas e parasitrias: O controle de doenas fisiolgicas realizado mediante o uso de prticas de manejo que evitam situaes estressantes. Deve ser efetuado levando-se em conta a taxa de lotao adequada, o suprimento protico e mineral de acordo com a exigncia para cada fase de criao, ventilao das instalaes, fornecimento de gua e comida nas horas adequadas, etc; As doenas patognicas so transmitidas por meio de vrus e bactrias. As principais doenas que ocorrem na regio Meio-Norte do Brasil so a Bronquite infecciosa, Newcastle, Gumboro e Varola aviria (Bouba). Alm da limpeza dos equipamentos e instalaes, tambm deve ser estabelecida uma cobertura vacinal, alm do uso de antibiticos (Tabela 12). Para o controle das doenas parasitrias, alm da limpeza de equipamentos e instalaes deve-se, tambm, estabelecer um plano de controle de endo e ectoparasitas, que depender do monitoramento das condies das aves (Tabela 12).

Tabela 12. Esquema de controle de doenas patognicos e parasitrias nas diferentes fases do desenvolvimento das aves.

Manejo Alimentar Tem como objetivo principal suprir as necessidades nutricionais


das aves em todos os seus estgios de desenvolvimento e produo, otimizando o crescimento, a eficincia produtiva e a lucratividade da explorao, j que o custo com alimentos representa 75% do custo total de produo. O manejo alimentar proposto para o sistema alternativo de criao de galinhas caipiras prev a integrao das atividades agropecurias, com o aproveitamento de resduos oriundos da atividade agrcola. Tal fato no s permite a reduo dos custos de produo, como tambm, a agregao de valores aos produtos, pois utiliza resduos agrcolas, como a parte area da mandioca (folhas), que normalmente so abandonados no campo, transformando-os em protena animal. Alm da parte area da mandioca, que rica em protena, possvel se utilizar as

razes de mandioca, suas cascas e crueiras, que so subprodutos da fabricao da farinha e da goma de mandioca (Figura 15).

Figura 15. Fontes alternativas de alimento para a criao de galinhas caipiras. Outra fonte de alimento rico em protena que normalmente pouco aproveitada, embora apresente enorme potencial para a alimentao de galinhas caipiras, o farelo de arroz, cujos teores de protena bruta so de aproximadamente 15%. Este produto resulta do processo de beneficiamento dos gros de arroz para consumo, sendo relativamente fcil de ser obtido, principalmente nas unidades agrcolas familiares que adotam o sistema de cultivo do arroz. Por serem animais no ruminantes, as aves exigem que os alimentos contenham pouca fibra vegetal e sejam fornecidos de forma balanceada e devidamente triturados, a fim de facilitar a digesto. Alimentos fibrosos apresentam baixa digestibilidade, elevam os custos e atrasam o desenvolvimento das aves. Dessa forma, a dieta deve ser estabelecida de acordo com a exigncia nutricional de cada fase do seu desenvolvimento, sendo que a formulao da rao deve ser feita com base nos teores de protena apresentados por cada um de seus componentes, na sua eficincia alimentar (Tabela 13). Tabela 13. Exemplo de uma rao formulada a partir de vrios ingredientes e considerando-se as diferentes fases de desenvolvimento das aves.

Alm dos produtos indicados, podem-se utilizar vrios outros produtos, como fonte alternativa de alimentos para as aves, tais como fenos de feijo-guandu ou leucena, ou vagens modas de faveira (Parkia platicephala), que uma espcie abundante no Piau. No caso de se utilizar qualquer uma dessas fontes de alimento, os seus teores de protena devem ser considerados, a fim de permitir a formulao correta das raes e proporcionar um desempenho adequado das aves, conforme Tabela 14.

Tabela 14. Desempenho esperado para as aves no sistema alternativo de criao de galinhas caipiras.

Os clculos para estimativa de desempenho advm da evoluo zootcnica da espcie, onde com base no consumo de rao (CR) e do ganho de peso (GP) de cada fase ou de todo o ciclo reprodutivo estima-se, tambm, a converso alimentar (CA), que a razo entre as duas variveis inicialmente citadas.

Manejo Reprodutivo
Consiste em uma srie de prticas que visam melhorar a eficincia do plantel, mediante cuidados com as aves (matrizes e reprodutores) e com os ovos. Algumas recomendaes relacionadas seleo e ao acondicionamento dos ovos devem ser feitas aos criadores, a fim de orientar e gerar subsdios para a implementao dessa atividade de forma mais eficiente. medida que ocorre a postura dos ovos, os mesmos devem ser recolhidos, limpos com pano mido e receber a inscrio do dia da postura. Em seguida, so selecionados de acordo com o tamanho e qualidade da casca. Os de tamanho mdio devem ser destinados incubao e os de tamanho grande e pequeno, ao consumo e/ou comercializao. Recomenda-se o seu acondicionamento em temperatura ambiente por no mximo sete dias, desde que estejam em local arejado. J em geladeiras, podem ser acondicionados por um perodo de at trinta dias. A posio de acondicionamento dos ovos deve ser alterada constantemente, para que no ocorra aderncia da gema casca.

Tanto na incubao natural como artificial, os critrios de seleo e acondicionamento dos ovos so muito importantes. O procedimento de analisar os ovos durante a incubao (ovoscopia) possibilita, aps os primeiros dez dias de incubao, o recolhimento dos ovos no galados. A ovoscopia consiste em observar o interior do ovo atravs de uma fonte de luz em ambiente escuro. Neste procedimento, percebe-se defeitos da casca (rachaduras e despigmentao), duplicidade de gema e presena de elementos estranhos. No caso da incubao, observa-se o desenvolvimento do embrio.

You might also like