You are on page 1of 14

Justia: Acesso e Descesso.

J.E Carreira Alvim Sumrio: 1. Consideraes prvias. 2. Significado de "acesso Justia". 3. Ondas que traduzem o "acesso Justia". 4. Primeira onda: "Assistncia judiciria para os pobres". 5. Segunda onda: "Representao dos interesses difusos". 6. Terceira onda: "Acesso representao em juzo, a uma concepo mais ampla de acesso Justia, e um novo enfoque de acesso Justia". 7. Primeira onda no ordenamento jurdico brasileiro: "Assistncia judiciria". 8. Segunda onda no ordenamento jurdico brasileiro: "Aes coletivas". 9. Terceira onda no ordenamento jurdico brasileiro: "Nova estrutura do Poder Judicirio e os novos procedimentos". 10. Obstculos ao acesso Justia brasileira: "A estrutura judiciria, a morosidade dos procedimentos, e o uso indiscriminado de recursos". 11. Consideraes finais.

1. Consideraes prvias O acesso Justia um produto da obra de CAPPELLETTI, e mereceu, no Brasil, uma aceitao no vista em outras partes do mundo. Falar de "acesso Justia" como que pronunciar uma palavra mgica, do tipo "abre-te Czamo", em que se descerra uma larga porta pela qual todos passam, desde os mais miserveis at os mais abastados, s que, infelizmente, pouqussimos saem num prazo razovel. Infelizmente, nem as ondas cappellettianas, que varreram o continente latinoamericano, e, em especial, o Brasil, conseguiram fazer da Justia uma instituio confivel, eliminando, ou, pelo menos, atenuando, satisfatoriamente, o sofrimento de quem se v obrigado a demandar em juzo a satisfao do seu direito. No resta a menor dvida de que a obra de CAPPELLETTI foi um marco na busca de solues para tornar a Justia uma instituio acessvel a todos, e a sua grande repercusso animou os operadores do direito a partir em busca de novos caminhos, reformulando as estruturas judicirias, e, especialmente, as legislaes processuais, com o propsito de alcanar esse objetivo.

2. Significado de "acesso Justia" Quando se fala em "acesso Justia", pensa-se logo numa Justia eficaz, acessvel aos que precisam dela e em condies de dar resposta imediata s demandas; enfim, uma Justia capaz de atender a uma sociedade em constante mudana. A expresso "acesso Justia", registram CAPPELLETTI e BRYANT GARTH reconhecidamente de difcil definio, mas serve para determinar duas finalidades bsicas do sistema jurdico, o sistema pelo qual as pessoas podem reivindicar seus direitos e/ou resolver seus litgios sob os auspcios do Estado. Primeiro, o sistema deve

ser igualmente acessvel a todos; segundo, ele deve produzir resultados que sejam individual e socialmente justos. (1) Observam, porm, que o seu enfoque sobre o acesso Justia primordialmente sobre o primeiro aspecto (acessibilidade), sem perderem de vista o segundo. E concluem: "Sem dvida, uma premissa bsica ser a de que a justia social, tal como desejada por nossas sociedades modernas, pressupe o acesso efetivo. Para HORCIO W. RODRIGUES, (2) necessrio destacar, frente vagueza do termo acesso Justia, que a ele so atribudos pela doutrina diferentes sentidos, sendo eles fundamentalmente dois: o primeiro, atribuindo ao significante justia o mesmo sentido e contedo que o de Poder Judicirio, torna sinnimas as expresses acesso Justia e acesso ao Poder Judicirio; o segundo, partindo de uma viso axiolgica da expresso justia, compreende o acesso a ela como o acesso a uma determinada ordem de valores e direitos fundamentais para o ser humano. E conclui que esse ltimo, por ser mais amplo, engloba no seu significado o primeiro. Para mim, o acesso Justia compreende o acesso aos rgos encarregados de ministr-la, instrumentalizados de acordo com a nossa geografia social, e tambm um sistema processual adequado veiculao das demandas, com procedimentos compatveis com a cultura nacional, bem assim com a representao (em juzo) a cargo das prprias partes, nas aes individuais, e de entes exponenciais, nas aes coletivas, com assistncia judiciria aos necessitados, e um sistema recursal que no transforme o processo numa busca interminvel de justia, tornando o direito da parte mais um fato virtual do que uma realidade social. Alm disso, o acesso s possvel com juzes vocacionados (ou predestinados) a fazer justia em todas as instncias, com sensibilidade e conscincia de que o processo possui tambm um lado perverso que precisa ser dominado, para que no faa, alm do necessrio, mal alma do jurisdicionado.

3. Ondas que traduzem o "acesso Justia" (3) Trs so as ondas visualizadas por seus idealizadores, e que sero consideradas no desenvolvimento deste trabalho: 1) assistncia judiciria para os pobres; 2) representao dos interesses difusos; e 3) acesso representao em juzo, a uma concepo mais ampla de acesso Justia e um novo enfoque de acesso Justia. De todas as ondas, a mais importante, para a ordem jurdica nacional, a terceira, por compreender uma srie de medidas, desde a reestruturao do prprio Poder Judicirio, passando pela simplificao do processo e dos procedimentos, e desaguando num sistema recursal que no faa da parte vencedora refm da perdedora. Tudo com vistas a agilizar a prtica judiciria, para que a parte que tem razo tenha a certeza de que receber do Estado-juiz, ainda em vida, a prestao jurisdicional que lhe garanta o gozo do seu direito.

4. Primeira onda: "Assistncia judiciria para os pobres".

A primeira onda busca os meios de facilitar o acesso das classes menos favorecidas Justia, destrinando os diversos modelos de prestao de assistncia judiciria aos necessitados. Analisam os idealizadores das ondas de acesso Justia o Sistema Judicare, que resultou das reformas levadas a efeito pela ustria, Inglaterra, Holanda, Frana e Alemanha, sistema atravs do qual a assistncia judiciria estabelecida como um direito para todas as pessoas que se enquadrem nos termos da lei, em que os advogados particulares so pagos pelo Estado. A finalidade desse sistema proporcionar aos litigantes de baixa renda a mesma representao (em juzo) que teriam se pudessem pagar um advogado. Analisam, tambm, o modelo de assistncia judiciria com advogados remunerados pelos cofres pblicos, com um objetivo diverso do sistema judicare, o que reflete sua origem no Programa de Servios Jurdicos do Office of Economic Opportunity, de 1965, em que os servios jurdicos so prestados por "escritrios de vizinhana", atendidos por advogados pagos pelo governo e encarregados de promover os interesses dos pobres, enquanto classe. (4) Alguns pases buscam combinar os dois modelos, de forma que um complementa o outro, tendo assim procedido a Sucia e a Provncia de Quebec, no Canad, oferecendo ao necessitado a escolha entre o atendimento por advogados servidores pblicos ou por advogados particulares, embora o sistema sueco penda mais para o modelo do sistema judicare, em que os advogados pblicos devem ser mantidos, essencialmente, atravs dos honorrios pagos pelo Estado em benefcio dos indivduos assistidos, enquanto em Quebec os escritrios de advocacia so mantidos diretamente pelo governo sem que se leve em conta quo bem sucedidos eles sejam na competio com sociedades de advogados particulares. (5) As vantagens apresentadas por esses modelos levaram os reformadores de muitos pases, incluindo a Austrlia, a Holanda e a Gr-Bretanha a implementar sistemas nos quais centros de atendimento jurdico suplementam os esquemas estabelecidos de judicare, sendo de registrar, pela sua importncia, os "centros de atendimento jurdico de vizinhana", da Inglaterra, localizados em reas pobres, sobretudo ao redor de Londres, onde os "solicitadores" (e alguns advogados) realizam muitas das tarefas desempenhadas pelos advogados de equipe nos Estados Unidos. (6) Tambm a Sucia foi pioneira em algumas inovaes, indo alm do que foram outros pases, inclusive a Frana, na extenso da assistncia judiciria classe mdia, em que pessoas com rendimentos de at certo valor de renda anual, automaticamente reajustado consoante o custo de vida no pas, est apto a receber auxlio jurdico subsidiado. (7) As medidas adotadas nos diversos pases tm contribudo para melhorar os sistemas de assistncia judiciria, fazendo ceder as barreiras de acesso Justia.

5. Segunda onda: "Representao dos interesses difusos". Esta onda centra o foco de preocupao especificamente nos interesses difusos, forando a reflexo sobre noes bsicas do processo civil e sobre o papel dos tribunais

(8)

nos diversos sistemas jurdicos. Numa primeira percepo, so chamados de interesses difusos os "interesses coletivos ou grupais", diversos daquele interesse dos pobres, que caracteriza a primeira onda. A preocupao com a segunda onda resultou da incapacidade de o processo civil tradicional, de cunho individualista, servir para a proteo dos direitos ou interesses difusos. que o processo civil foi sempre visto como campo de disputa entre particulares (Ticio versus Caio), tendo por objetivo a soluo de controvrsia entre eles a respeito de seus prprios direitos individuais.

De uma perspectiva equivocada, em que se pensava que se o direito ou interesse pertencia a todos porque no pertencia a ningum, percebeu-se que se o direito ou interesse no pertencia a ningum porque pertencia a todos, e, a partir desse enfoque, cuidou-se de buscar meios adequados tutela desses interesses, que no encontravam soluo confortvel na esfera do processo civil. Essa nova percepo do direito ps em relevo a transformao do papel do juiz, no processo, e de conceitos bsicos como a "citao" e o "direito de defesa", na medida em que os titulares de direitos difusos, no podendo comparecer a juzo -- por exemplo, todos os interessados na manuteno da qualidade do ar, numa determinada regio -- preciso que haja um "representante adequado" para agir em benefcio da coletividade. A deciso deve, em tais casos, ser efetiva, alcanando todos os membros do grupo, ainda que no tenham participado individualmente do processo. Tambm o conceito de coisa julgada deve ajustar-se a essa nova realidade, de modo a garantir a eficcia temporal dos interesses e direitos difusos. (9) Essa onda permitiu a mudana de postura do processo civil, que, de uma viso individualista, funde-se numa concepo social e coletiva, como forma de assegurar a realizao dos "direitos pblicos" relativos a interesses difusos. (10) O Ministrio Pblico tem sido muito prestigiado na defesa dos direitos e interesses difusos, mas, por no dispor de treinamento e experincia necessrios para tanto, o que exige, muitas vezes, qualificao tcnica em reas no jurdicas -- como contabilidade, mercadologia (marketing), medicina, urbanismo, etc. -- outras entidades tm sido legitimadas para sua tutela; alm, evidentemente, dos entes pblicos que, pela sua destinao constitucional, esto, naturalmente, comprometidos com ela. A melhor soluo para garantir a efetividade da tutela dos direitos e interesses difusos, , sem dvida, a mista (ou pluralista), em que a iniciativa privada se conjuga com a atividade pblica, neutralizando inclusive eventuais influncias polticas que possam comprometer a eficincia da tutela de interesses que pertenam a toda a sociedade ou a determinado segmento dela.

6. Terceira onda: "Acesso representao em juzo, a uma concepo mais ampla de acesso Justia, e um novo enfoque de acesso Justia." Essa onda encoraja a explorao de uma ampla variedade de reformas, incluindo alteraes das formas de procedimento, mudanas na estrutura dos tribunais

ou a criao de novos tribunais, o uso de pessoas leigas, como juzes e como defensores, modificaes no direito substantivo destinadas a evitar litgios ou facilitar sua soluo, e a utilizao de mecanismos privados ou informais de soluo dos litgios. (11) Esse enfoque no receia inovaes radicais e compreensivas, que vo muito alm da esfera de representao judicial. (12) A diversidade dos litgios recomenda que os procedimentos sejam adequados sua soluo, e que esta se d por rgos jurisdicionais e parajudiciais, sempre com vistas no custo-benefcio, que deveria ser o norte de qualquer reforma das estruturas judicirias em qualquer lugar do mundo. No tem sentido que questes altamente tcnicas sejam entregues soluo de juzes de direito, que, para solucion-las vo louvar-se em peritos, sendo mais lgico que sejam resolvidas por tcnicos, integrantes de tribunais arbitrais. A reforma dos procedimentos judiciais de suma importncia, para modificar a engrenagem judiciria, de modo a adotar procedimentos simples para demandas simples, e procedimentos complexos para demandas complexas. Alm disso, o procedimento deve contar com a presena de leigos com atividade de auxlio dos juzes, no apenas na movimentao do processo (juntada, vista, etc.), mas da prpria instruo, que toma a maior parte do tempo do juiz. (13) Os princpios configuradores da oralidade, dentre os quais o da identidade fsica, que exige a presena fsica do juiz no comando das audincias, devem ser repensados, para que entrem em cena os servidores "instrutores". A partir da, poderia cada juzo ter a seu servio um certo nmero de servidores especializados na instruo de processos, notadamente na tomada de depoimentos de partes e testemunhas, reservando-se ao juiz o poder de reinquiri-las, caso entenda necessrio para o esclarecimento dos fatos. Em face da diversidade cultural do pas, mais efetivo que, ao lado de um cdigo nacional de processo, haja procedimentos adequados a cada Estado-membro, conforme o seu desenvolvimento, pois no se pode exigir para a diligncia de arrombamento, por exemplo, a presena de dois oficiais de justia, onde, muitas vezes, no existe nenhum. Os mtodos alternativos de resoluo dos conflitos, fora da justia pblica devem ser tambm prestigiados, estimulando os jurisdicionados a buscar justia fora dos tribunais pblicos, como forma de se obter deciso mais rpida e eficaz, como a arbitragem e a mediao. Muitos pases conjugam a justia pblica com a justia privada, permitindo, por exemplo, que o juiz de direito se transforme em rbitro ou, mesmo, num amigvel compositor. A conciliao apresenta grandes vantagens na medida em que "aborta" o julgamento, um dos grandes responsveis pela lentido da justia, em face da morosidade do procedimento e da deficincia da prpria estrutura judiciria. preciso, no entanto, que os conciliadores sejam pessoas vocacionadas para conciliar, com poder de persuaso, o que no o caso dos juzes, que, acostumados a instruir processos e decidir lides, no tm pacincia para vencer a resistncia das partes na obteno da transao. Essa alternativa depende muito do perfil do jurisdicionado, residindo a a grande dificuldade em fazer com que a conciliao alcance seu real objetivo, pois o brasileiro um litigante nato, e, mesmo sabendo morosa a Justia pblica, tem por ela uma inusitada predileo.

Os juizados de pequenas causas e os juizados especiais, tanto cveis quanto criminais, so duas especiais modalidades de se fazer justia rpida, e uma no exclui a outra, podendo, ambas, conviver na soluo dos conflitos (arts. 24, X, e 98, I, CF). (14) A justia dos juizados deve ser feita em nica instncia, sem a preocupao com turmas recursais, que so um projeto mal concebido do duplo grau de jurisdio, para dar vazo ao instinto recursal das partes, e ao juiz a singular sensao de ser membro de um colegiado, verdadeira "medida provisria" de desembargador. O denominado princpio do duplo grau de jurisdio, ao contrrio do que se supe, no tem assento constitucional, e o fato de a Constituio prever a existncia de juzes e tribunais, no significa que deva o legislador infraconstitucional, ao disciplinar os procedimentos, prever sempre a possibilidade de recurso. O direito ao recurso deve ser entendido, no como direito a que a lei preveja recurso, mas como direito ao recurso que a lei prev; (15) de forma que, se a lei no prev recurso, nenhum direito tem a parte de recorrer. (16) Pela natureza e valor das causas, os juizados especiais devem ser centrados basicamente em juzes leigos, com julgamentos segundo o critrio de eqidade, alm dos conciliadores, pessoas capacitadas para "abortar", mediante acordo das partes, a grande massa de litgios que acorrem a essa justia. Alm disso, os juizados especiais devem ser uma justia adequada ao exerccio da cidadania, com as prprias partes postulando os seus direitos, sem a necessidade de patrocnio por advogado, pois o valor das causas quase sempre no compensa o trabalho desses profissionais. Nem nas turmas recursais deveria ser exigido o patrocnio de advogado, e, se com essa exigncia, o que se pretende desestimular recursos, mais razovel seria a lei no prev-los.

7.Primeira onda no ordenamento jurdico brasileiro: "Assistncia judiciria". A repercusso das idias de CAPPELLETTI tem estimulado o acesso Justia, nas modalidades da segunda e terceira ondas, na medida em que a primeira (assistncia judiciria) adquiriu consistncia jurdica entre ns com a Lei n 1.060, de 5 de fevereiro de 1950, incumbindo aos poderes pblicos federal e estadual, independentemente da colaborao que possam receber dos municpios e da Ordem dos Advogados do Brasil OAB, a concesso da assistncia judiciria aos necessitados nos termos desta Lei (art. 1). A Lei n. 1.060/50 facilita de tal forma o acesso Justia que considera necessitado, para os fins legais, todo aquele cuja situao econmica no lhe permita pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo do sustento prprio ou da famlia (art. 2, pargrafo nico). A assistncia judiciria compreende a iseno de taxas judicirias e selos; de emolumentos e custas devidos aos juzes, rgos do Ministrio Pblico e serventurios da justia; das despesas com as publicaes indispensveis no jornal encarregado da divulgao dos atos oficiais; das indenizaes devidas s testemunhas que, quando

empregados, recebero do empregador salrio integral, como se em servio estivessem, ressalvado o direito regressivo contra o poder pblico federal, no Distrito Federal, ou contra o poder pblico estadual, nos Estados; dos honorrios de advogado e peritos; e das despesas com a realizao do exame de cdigo gentico - DNA que for requisitado pela autoridade judiciria nas aes de investigao de paternidade e maternidade (art. 3, I a VI). Para gozar dos benefcios da assistncia judiciria, basta que a parte afirme, na prpria petio inicial, de que no est em condies de pagar as custas do processo e os honorrios de advogado, sem prejuzo do sustento prprio ou de sua famlia (art. 4, caput), presumindo-se pobre, at prova em contrrio, quem afirmar essa condio nos termos da Lei, sob a pena cominada de pagamento at o dcuplo das custas judiciais, e sem prejuzo de que o pedido possa ser impugnado (art. 4, 1 e 2) e at revogado (art. 7). No Brasil, quem tem condies de pagar advogado, paga e ingressa em juzo; quem no tem, pode faz-lo mediante o patrocnio de defensorias pblicas, de assistncias judicirias, de escritrios-modelo, ou de advogado por ele escolhido, ou designado pela OAB. (17) At os acadmicos de direito, a partir da 4 srie, podem ser indicados pela assistncia judiciria, ou nomeados pelo juiz para auxiliar o patrocnio das causas dos necessitados, ficando sujeitos s mesmas obrigaes impostas pela Lei n. 1.060/50 aos advogados (art. 18).

8. Segunda onda no ordenamento jurdico brasileiro: "Aes coletivas". A segunda onda chegou at ns por influncia das idias de CAPPELLETTI, embora CHIOVENDA, no incio do sculo passado, j fizesse referncia a direitos difusos, nestes termos: "H normas que regulam a atividade pblica para a consecuo de um bem pblico, ou seja, prprio de todos os cidados em conjunto, da coletividade (tal o interesse de haver uma boa administrao, um bom exrcito, boas fortificaes; o interesse pela manuteno das estradas, e semelhantes). Dessas normas derivam direitos coletivos (ou direitos cvicos gerais), em tal maneira difusos sobre um nmero indeterminado de pessoas, que no se individualizam em nenhuma delas em particular: o indivduo no os pode fazer valer, a menos que a lei lhe conceda converter-se em rgo da coletividade. O indivduo como tal s dispe de um direito para com o Estado ou outra administrao pblica no caso em que a lei reguladora da atividade pblica haja tido em mira seu interesse pessoal, imediato, direto. (18) As aes coletivas foram previstas pela Constituio de 1988 em diversos dispositivos, ora permitindo que as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tenham legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente (art. 5, XXI); ora concedendo mandado de segurana coletivo a partido poltico com representao no Congresso Nacional, ou a organizao sindical, entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados (art. 5, LXX, "a" e "b"); ora dispondo que ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses

coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questes judiciais ou administrativas; ora reconhecendo ser funo institucional do Ministrio Pblico promover o inqurito civil e a ao civil pblica, para a proteo do patrimnio pblico e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos (art. 129, III), e defender judicialmente os direitos e interesses das populaes indgenas (art. 129, V). Alm disso, diversas leis ordinrias, como a Lei n. 7.347, de 24 de julho de 1985, dispondo sobre a ao civil pblica, e a Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990, sobre a proteo do consumidor, disciplinam as aes coletivas, que compreendem inclusive os direitos e interesses difusos, projetando no direito brasileiro a segunda onda de acesso Justia.

9.Terceira onda no ordenamento jurdico brasileiro: "Nova estrutura do Poder Judicirio e os novos procedimentos". No se consegue reformar a Justia sem se reformar a estrutura do Poder Judicirio, pois a simples alterao de leis processuais, mesmo com a inteno deliberada de desfazer os pontos de estrangulamento, no produz por si s os almejados efeitos. Sob este aspecto, merece relevo a instituio dos Juizados Especiais de Pequenas Causas, pela Lei n. 7.244/84, que vieram a ser substitudos pelos Juizados Especiais Cveis e Criminais, pela Lei n. 9.099/95, embora tivessem podido conviver, por no existir entre ambos qualquer incompatibilidade. Recentemente, foram institudos os Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito da Justia Federal, pela Lei n. 10.259, de 12 de julho de 2001, facilitando o acesso Justia, em face dos entes pblicos. Tambm por fora dessa onda, tiveram lugar as minirreformas processuais, na ltima dcada do sculo passado, quando foram promulgadas diversas leis, buscando acelerar os procedimentos. (19) A conciliao foi igualmente prestigiada pelas minirreformas, tendo a recente Lei n. 10.444, de 7 de maio de 2002, institudo a audincia preliminar (art. 331, CPC), com o deliberado propsito de estimular a composio das partes, abortando, por essa forma, o litgio. Como soluo alternativa, foi promulgada a Lei n. 9.307/96, disciplinando a arbitragem, com o que se espera que as partes prefiram solucionar os seus litgios atravs da justia privada, em que todos sabem quando a demanda comea e quando termina, em vez da justia pblica, em que todos sabem quando comea, mas ningum sabe quando termina. Num Pas que tem grande dificuldade em prover seus rgos judiciais, mesmo os j existentes, com juzes togados, porquanto, nos concursos pblicos, infelizmente, so as vagas que acabam disputando os candidatos, no vejo alternativa melhor do que os juizados especiais, especialmente os estaduais, que contam, na sua estrutura, com as

figuras do juiz leigo e do rbitro; e, mesmo a arbitragem, que excelente modalidade de se fazer justia privada. (20)

10.Obstculos ao acesso Justia brasileira: "A estrutura judiciria, a morosidade dos procedimentos, e o uso indiscriminado de recursos". No Brasil, os obstculos de acesso Justia no se ligam ao problema da assistncia judiciria aos necessitados, configuradora da primeira onda de acesso, e nem defesa dos interesses da coletividade, notadamente os interesses difusos, configuradora da segunda onda, mas estrutura judiciria, inadequao dos processos e dos procedimentos, e, basicamente, dimenso que se d ao princpio do duplo grau de jurisdio, para atender nsia recursal do jurisdicionado brasileiro. A nossa estrutura judiciria sabidamente arcaica, montada no modelo francs, de inspirao napolenica, e cujo objetivo era fazer dos rgos superiores, constitudos pela vontade dos poderes executivo e legislativo, verdadeiros rgos de dominao dos rgos inferiores do Poder Judicirio. No por acaso que essa estrutura tem a forma piramidal. Ademais, embora tenha o Brasil importado um modelo francs de estrutura judiciria, infelizmente no pde importar a cultura francesa, de forma que aquele modelo concebido para um pas de primeiro mundo no funciona num mundo perifrico. Os processos e procedimentos adotados pelo Cdigo de Processo Civil desconhecem a geografia brasileira, sendo concebidos com as vistas voltadas para regies desenvolvidas, como a sul e a sudeste, pelo que no se adequam a regies de parco desenvolvimento econmico, como a norte e nordeste, sendo idnticos os prazos para a prtica de atos numa regio metropolitana, servida por metr, e naquelas em que o transporte ainda se faz em canoa, movida a remo, ou em lombo de jegue, movido a chibata; embora o art. 182 outorgue ao juiz, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de sessenta (60) dias. Por isso, essa terceira onda s cumprir o seu objetivo quando, alm de um sistema processual uniforme para todo o Pas, tivermos uma diversidade procedimental que atenda a essa diversidade geogrfica, deixando a cargo de cada Estado-membro normatizar os procedimentos judiciais, de acordo com os seus padres sociais, econmicos e culturais. No se pode pretender, por exemplo, que os juizados especiais funcionem com a colaborao de estagirios (conciliadores) e advogados (juzes leigos) em localidades situadas a centenas de quilmetros de uma Faculdade de Direito. No que tange aos recursos, parte-se da falsa suposio de que a Constituio, ao elencar os diversos rgos que compem o Poder Judicirio (art. 92, I a VII), teria consagrado de forma inarredvel o duplo grau de jurisdio, o que no , no entanto, verdadeiro. Os recursos so a grande praga que no permite que a Justia produza bons frutos, contaminando a esperana de tantos quantos a ela recorrem, que s vem satisfeito o seu direito material quando j exaustos de tanto demandar. Mesmo quando se criam juizados especiais para determinadas causas, ou causas simples at determinado valor, ou sem nenhuma complexidade, que podem ser

resolvidas pelo critrio de eqidade, por qualquer juiz leigo, o culto ao recurso faz com que, mesmo sem admitir o acesso Justia em segundo grau, se criem turmas recursais, espcie de segundo grau dentro do prprio primeiro grau, integrado por juzes de inferior instncia, para reexaminar as sentenas proferidas por juzes de igual hierarquia. No fundo, o recurso ordinrio, nos juizados especiais, no passa de uma malquista modalidade de embargos infringentes do julgado, na inferior instncia, s que, em vez de serem julgados pelo mesmo juiz que proferiu a deciso recorrida, o por uma turma recursal, composta de juzes de primeiro grau. Ainda quando a lei processual estabelece que o recurso no impede a execuo da sentena, como na previso do art. 497, primeira parte, (21)ou que o recurso ser recebido apenas no efeito devolutivo, como na previso do art. 542, 2, (22) ambos do CPC, o STJ e o STF admitem ao cautelar para dar aos recursos extraordinrio e especial um efeito que ex vi legis eles no tm, obstaculizando a execuo da sentena antes de passar materialmente em julgado. Mesmo quando no tem cabimento nenhum recurso, ou mesmo correio parcial, ou reclamao, entra em cena a tolerncia dos pretrios, admitindo, para se corrigir decises que se convencionou denominar "teratolgicas", o uso do mandado de segurana contra ato judicial, a mais inusitada teratologia que se poderia conceber para esse fim. No que os recursos no sejam necessrios, porque so, mas deveriam ser disciplinados conforme a importncia da matria decidida, de forma que nem toda causa subisse aos tribunais de segundo grau; muito menos, aos tribunais superiores, que deveriam ser os guardies da lei infraconstitucional naquilo em que tivesse transcendncia sobre a pretenso individual das partes. O mesmo se diga do STF que, sendo o guardio da Constituio, deveria proceder ao reexame apenas de matrias (questes), que pudessem, pelo fenmeno da transcendncia, interessar Nao como um todo. As brigas de vizinhos devem ficar confinadas aos juizados especiais, com direito ao arremedo recursal para as turmas recursais. As decises interlocutrias, no processo civil, exceo daquelas que antecipam a tutela ou decidem sobre a tutela cautelar, deveriam ser irrecorrveis, reservando-se ao recorrente o direito de v-las reexaminadas por ocasio do julgamento da apelao; justo como acontece no juzo arbitral e na Justia do Trabalho. Mas, mesmo quando o Cdigo de Processo Civil restringe o alcance dos recursos, por ato do relator, no tribunal, sob o pretexto de que se trata de uma deciso singular, concede, geralmente, outro recurso para o colegiado, mediante a interposio de agravo interno, tornando quase etrea a restrio. No que tange ao processo de conhecimento, deve-se admitir apenas a apelao, para corrigir eventual erro ou injustia da sentena, e, no mbito dos tribunais, apenas os embargos infringentes, desde que na sua funo de uniformizar a jurisprudncia das turmas ou cmaras isoladas, com a das turmas ou cmaras reunidas, ou sees, conforme a organizao do tribunal. um equvoco supor que os embargos infringentes se destinam a dar ao sucumbente mais um recurso, em funo do voto vencido, porque a finalidade desses embargos possibilitar que um rgo superior s turmas ou cmaras isoladas uniformize a jurisprudncia no mbito interno da corte, fazendo com que o voto vencido na turma ou cmara --, mas ajustado jurisprudncia do grupo de turmas ou

cmaras --, prevalea sobre os votos vencedores, o que, de outro modo, s seria possvel por deciso dos tribunais superiores. (23) Neste particular, as minirreformas introduziram modificaes importantes, limitando as hipteses de cabimento de embargos infringentes nos tribunais, de modo que s cabem tais embargos quando o acrdo no unnime houver reformado, em grau de apelao, a sentena de mrito, ou houver julgado procedente a ao rescisria, sendo que, se o acordo for parcial, os embargos sero restritos matria objeto da divergncia (art. 530, CPC). Desta forma, tornaram-se irrecorrveis mediante embargos infringentes as decises sobre questes processuais, mesmo havendo voto vencido, nem as sentenas de mrito que vierem a ser confirmadas pelo tribunal. (24) Um dos grandes obstculos ao gozo do direito tem sido a interposio de embargos de declarao, para os fins do art. 535 do CPC, que, apesar de cabveis apenas para dissipar obscuridade ou contradio (inciso I) ou suprir omisso do julgado (inciso II), vm sendo utilizados em doses homeopticas, s vezes quatro ou cinco vezes seguidas (embargos de embargos de embargos de embargos, etc.), chegando-se at a admitir efeitos modificativos ao ltimo dos embargos de declarao interpostos, que funcionam como uma verdadeira superapelao. Poder-se-ia at admitir os embargos de declarao nos legtimos casos em que se fizerem necessrios para integrar o julgado, mas dever-se-ia, tambm, punir os embargos improcedentes com uma multa em favor do embargado, pelo tempo de espera de julgamento desse recurso que, a final, revelouse sem fundamento; isso, independentemente da existncia de dolo ou culpa do embargante. Os recursos extraordinrio e especial foram tambm alcanados pelas minirreformas, de modo a possibilitar a sua reteno quando interpostos contra deciso interlocutria em processo de conhecimento, cautelar ou embargos execuo, sendo processados apenas se reiterado pela parte, no prazo para a interposio do recurso contra a deciso final, ou para as contra-razes (art. 542, 3). No entanto, as interlocutrias de mrito, que decidem sobre pedido de tutela antecipada, ficaram, por construo pretoriana, fora do mbito da reteno, bem assim aquelas que, no sendo decididas desde logo (versando sobre a penhora de bens, por exemplo), possam causar parte prejuzo grave e de difcil reparao. Aqui tem-se quase sempre uma "soluo de Pirro", (25) pois uma vez retido o recurso, enseja sempre o agravo interno, para o rgo do tribunal competente para o julgamento do agravo, no fosse a reteno. Esse o grande problema dos recursos, pois, em vez de se vedar agravo da deciso singular do relator, que s seria objeto de exame por ocasio do julgamento do recurso principal, concede-se novo agravo contra tal deciso (agravo interno), apenas postergando o julgamento colegiado para um momento posterior.

11. Consideraes finais Estas consideraes tm o objetivo de estimular os operadores do direito, especialmente os que militam em sede acadmica, a buscar novos rumos para o acesso Justia, surfando nessa terceira onda, que, de todas, a que melhores condies oferece de superar os obstculos a uma justia rpida e eficaz.

Como disse, o problema do acesso Justia no uma questo de "entrada", pois, pela porta gigantesca desse templo chamado Justia, entra quem quer, seja atravs de advogado pago, seja de advogado mantido pelo Poder Pblico, seja de advogado escolhido pela prpria parte, sob os auspcios da assistncia judiciria, no havendo, sob esse prisma, nenhuma dificuldade de acesso. O problema de "sada", pois todos entram, mas poucos conseguem sair num prazo razovel, e os que saem, fazem-no pelas "portas de emergncia", representadas pelas tutelas antecipatrias, pois a grande maioria fica l dentro, rezando, para conseguir sair com vida. Este o grande problema e o grande obstculo que enfrentamos, cabendo doutrina, atravs de concepes voltadas para a realidade brasileira, sem copiar modelos estrangeiros, contribuir para a formao de uma onda de "descesso" (sada) da Justia, para que o sistema judicirio se torne mais racional na entrada, mas, tambm, mais racional e humano na sada.

Notas 01. CAPPELLETTI, Mauro; e GARTH Bryant. Acesso Justia, trad. de Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 1988, p. 8. 02. RODRIGUES, Horcio Wanderley. Acesso Justia no Direito Processual Brasileiro. So Paulo: Editora Acadmica, 1994, p. 28. 03. O acesso Justia foi preconizado pelos seus autores sob a forma de ondas reformistas, falando-se amide nas ondas cappelletianas, por influncia de Mauro Cappelletti, sem atentar-se para a contribuio de Bryant Garth, sendo essas ondas, tambm, de certa forma, garthianas. 04. RODRIGUES, Horcio Wanderley. Op. cit., pp. 39-40. Observou HUBER que "O objetivo era utilizar o dinheiro dos contribuintes de modo a obter a melhor relao custo-benefcio". ("No racionars a Justia: histria e bibliografia da assistncia judiciria na Amrica, in George Washington Law Review, v. 44, 1976, pp. 754 e 760). 05. Idem, pp. 43-44 06. Idem, pp. 44-45. 07. Idem, p. 46. 08. Idem, p. 49. 09. Nos Estados Unidos, a class action permite que, em certas circunstncias, uma ao vincule os membros ausentes de determinada classe, a despeito do fato de eles no terem tido qualquer informao prvia sobre o processo. RODRIGUES, Horcio Wanderley. Op. cit.,, pp. 50-51. 10. Idem p. 51.

11. Idem, p. 71. 12. Idem, p. 71. 13. No Rio de Janeiro, a Justia Federal de Primeira Instncia j teve varas com mais de 22.000 mil processos, o que inviabilizava cada processo a elas distribudo diariamente. 14. No entanto, o legislador brasileiro no se deu conta disso, na medida em que, tendo criado os juizados de pequenas causas atravs da Lei n. 7.244/84, extinguiu-os quando da criao dos juizados especiais pela Lei n. 9.099/95. 15. ESTAGNAN, Joaquin Silguero. La tutela jurisdiccional de los interesses colectivos a travs de la legitimacion de los grupos. Madrid: Dykinson, 1995, p. 95. 16. Penso que se os recursos so, na sua maioria, desprovidos pelas turmas recursais, fica demonstrada a desnecessidade destas, e, se providos, fica demonstrada superfluidade dos juzes singulares, a recomendar o julgamento, desde logo, pelo rgo colegiado. 17. Vide a respeito o art. 14 da Lei n. 1.060/50: "Art. 14. Os profissionais liberais designados para o desempenho do cargo de defensor ou de perito, conforme o caso, salvo justo motivo previsto em lei ou, na sua omisso, a critrio da autoridade judiciria competente, so obrigados ao respectivo cumprimento, sob pena de multa de mil cruzeiros a dez mil cruzeiros, sujeita ao reajustamento estabelecido na Lei n. 6.205, de 29 de abril de 1975, sem prejuzo da sano disciplinar cabvel. 1 Na falta de indicao pela assistncia ou pela prpria parte, o juiz solicitar a do rgo de classe respectivo. 2 A multa prevista neste artigo reverter em benefcio do profissional que assumir o encargo na causa." 18. CHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de Direito Processual Civil, trad. de J. Guimares Menegale. So Paulo: Saraiva, 1969, v. 1, p. 7. 19. Leis ns. 8.455/92 (sobre a percia); 8.637/93 (sobre a identidade fsica do juiz); 8.710/93 (sobre a citao e a intimao); 8.718/93 (sobre aditamento do pedido); 8.898/94 (sobre liquidao de sentena); 8.950/94 (sobre recursos) ; 8.951/94 (sobre consignao em pagamento e usucapio); 8.952/94 (sobre os processos de conhecimento e cautelar); 8.953/94 (sobre o processo de execuo); 9.079/95 (sobre a ao monitria); 9.139/95 (sobre o agravo); 9.245/95 (sobre o procedimento sumrio); 9.668/98 (sobre a m-f processual); 9.756/98 (sobre o processamento de recursos no mbito dos tribunais); 10.352/01 (sobre recursos e reexame necessrio); 10.358/01 (sobre o processo de conhecimento); 10.444/02 (sobre o processo de conhecimento e o processo de execuo). Alm disso, a Lei n. 9.307/96 introduziu no ordenamento jurdico nacional a arbitragem. 20. possvel instalar em cada municpio (ou at distritos), um rgo judicirio estruturado pelos Estados-membros e mantido com o auxlio dos prprios municpios, com o que se permite prpria sociedade fazer justia, atravs do critrio da eqidade. Se a sociedade que gera os litgios, ela que deve solucion-los, mesmo porque a maior interessada na pacificao social entre os seus membros.

21. "Art. 497. O recurso extraordinrio e o recurso especial no impedem a execuo da sentena; a interposio do agravo de instrumento no obsta o andamento do processo, ressalvado o disposto no art. 558 desta Lei." 22. "Art. 542. (...) 2 Os recursos extraordinrio e especial sero recebidos no efeito devolutivo." 23. Esse objetivo vem sendo desvirtuado por alguns tribunais, concedendo embargos infringentes para o prprio rgo julgador, com a sua composio modificada --, melhor diria, com a participao de outros membros do mesmo rgo --, de forma que, havendo um voto vencido no julgamento da apelao (2 x 1), em que geralmente votam trs juzes (art. 555, CPC), votam os demais juzes que compem a turma ou cmara, com a possibilidade de prevalecer o voto vencido (3 x 2). No entanto, a divergncia continua existindo, na medida em que outras turmas ou cmaras votem de forma diversa, em que os fundamentos vencedores numa sejam vencidos na outra, porquanto o julgamento no remetido ao grupo de turmas ou de cmaras. No vejo muito sentido em que, havendo um voto vencido contra dois se d recurso ao sucumbente para o mesmo rgo, e havendo dois votos vencidos e trs vencedores no se d; situaes como esta esto a exigir que a doutrine entre em campo para corrigir os rumos da jurisprudncia. 24. A explicao simples: que a sentena, apesar de proferida pelo juiz inferior, tem agora a eficcia equivalente a um voto de juiz do tribunal, pelo que, se ela for por exemplo de procedncia e dois juzes do tribunal votarem pela sua confirmao, tem-se uma maioria qualificada de votos de 3 x 1, quer dizer, a sentena + dois votos do tribunal, no cabendo embargos infringentes; mas, se essa mesma sentena de procedncia vier a ser reformada por dois votos, tem-se uma maioria simples de votos de 2 x 1, mas, por ter um dos votos mantido a sentena, tem-se um como resultado 2 x 2 (dois votos vencedores de um lado e um voto vencido e a sentena de outro), tendo cabimento os embargos infringentes. 25. Vitria de Pirro a "vitria em que as perdas do vencedor so to grandes quanto as do vencido", e a soluo de Pirro aquela que no resulta em vantagem para ningum, nem para o recorrente e nem para o rgo julgador."

You might also like