You are on page 1of 120

UFSM Universidade federal de Santa Maria CT Centro de Tecnologia DEM Departamento de Engenharia Mecnica DEM 1027 Sistemas Hidrulicos

icos e Pneumticos Prof. Paulo Barreto

Apostila de Sistemas Hidrulicos e Pneumticos

I - INTRODUO Com a constante evoluo tecnolgica, tem-se no mercado a intensa necessidade de se desenvolverem tcnicas de trabalho que possibilitem ao homem o aprimoramento nos processos produtivos e a busca da qualidade. Para se buscar a otimizao de sistemas nos processos industriais, faz-se o uso da juno dos meios de transmisso de energia, sendo estes: Mecnica; Eltrica; Eletrnica; Pneumtica; Hidrulica. Experincias tm mostrado que a hidrulica vem se destacando e ganhando espao como um meio de transmisso de energia nos mais variados segmentos do mercado, sendo a Hidrulica Industrial e Mbil as que apresentam um maior crescimento. Porm, pode-se notar que a hidrulica est presente em todos os setores industriais. Amplas reas de automatizao foram possveis com a introduo de sistemas hidrulicos para controle de movimentos. Para um conhecimento detalhado e estudo da energia hidrulica vamos inicialmente entender o termo Hidrulica. O termo Hidrulica derivou-se da raiz grega Hidro, que tem o significado de gua, por essa razo entendem-se por Hidrulica todas as leis e comportamentos relativos gua ou outro fluido, ou seja, Hidrulica o estudo das caractersticas e uso dos fluidos sob presso. Objetivo da hidrulica: P = T/t = (F x D)/t. POTNCIA - a medida de uma determinada fora, que se move atravs de uma determinada distncia, a uma determinada velocidade. Para compreender esta afirmao, precisamos definir fora.

Mtodos de Transmisso de Potncia: MECNICA: mais utilizada para curtas distncias. Ex: roda, engrenagens, polias, correntes, correias, etc... ELTRICO: mais econmico para longas distncias.

Ex: geradores, motores eltricos. FLUDICO: usa o fluido como meio transmissor de potncia (fludo sobre presso).

FORA - definida como qualquer causa que tende a produzir ou modificar movimentos. Devido inrcia, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, at ser atuado por uma fora externa. A resistncia mudana de velocidade depende do peso do objeto e da frico entre as superfcies de contato. Se quisermos movimentar um objeto, como a cabea de uma mquina-ferramenta (torno), devemos aplicar-lhe uma fora. A quantidade de fora necessria depender da inrcia do objeto. A fora pode ser expressa em qualquer das unidades de medida de peso, mas comumente expressa em quilos ou libras. PRESSO uma quantidade de fora aplicada numa unidade de rea. P=F/A. Os sistemas hidrulicos e pneumticos tm como medida de presso o quilograma-fora por centmetro quadrado (kgf/cm2), a libra-fora por polegada quadrada (PSI = do ingls Pounds per Square Inch) e tambm bar (N/m2 x 1000) do sistema francs ou ainda pascal (Pa) que igual a fora de 1 Newton por metro quadrado. Unidades: 1 bar = 1kgf/cm2 = 1 ATM 1 bar = 0,998 kgf/cm2 1 ATM = 1,083 kgf/cm2 BLAISE PASCAL fsico e matemtico Francs, viveu no sculo XVII, estudou as propriedades fsicas dos lquidos e formulou a lei bsica da hidrulica. A lei de Pascal estabelece que: a presso exercida em um ponto qualquer de um fluido (lquido ou gs) esttico a mesma em todas as direes e perpendicular s paredes do recipiente onde ela est encerrada.

DANIEL BERNOULLI - cientista Holands do sculo XVIII, estudando a relao da velocidade de um fluido e a presso exercida neste, descobriu um fenmeno interessante no qual hoje leva seu nome, ou seja, o princpio de Bernoulli que diz: Quando a velocidade de um fluido aumenta, a presso deste fluido diminui. Ou seja, para qualquer fluido em movimento a presso menor onde a velocidade maior. OBS Quando no h movimento de fluido, aplicamos o princpio de Pascal (presso a mesma em todos os sentidos) e quando h movimento de fluido aplicamos o princpio de Bernoulli (o aumento da velocidade do fluido acarreta uma queda de presso).

II CONCEITOS BSICOS HIDRULICA cincia que estuda os fludos em escoamento e/ou sob presso. FLUDO qualquer substncia que escoa, capaz de assumir a forma do recipiente onde ele se encontra. SISTEMA LEO HIDRULICO ESTTICO energia potencial com o fludo a alta presso e baixas velocidades. SISTEMA LEO HIDRULICO CINTICO energia cintica do fludo a altas velocidades. 2.1-PRESSO EM CANALIZAO PT = Pesttica + Pdinmica PRESSO ESTTICA: fludo sob presso sem que haja movimento e sim somente acomodamento (conforme a compressibilidade).

PRESSO DINMICA: com o aumento da velocidade de escoamento, diminui a presso esttica, aumenta a dinmica.

DEPRESSO OU SUCO: medida que aumenta a presso dinmica, reduz tanto a presso esttica at um valor de n mnimo ou negativo, onde pelo orifcio haver uma suco.

2.2-CLASSIFICAO DOS S.H. de acordo com a presso: baixa presso mdia presso mdia alta presso alta presso extra alta presso de acordo com a aplicao: presso contnua presso intermitente de acordo com o tipo de bomba: vazo constante vazo varivel 0 14 bar 14 35 bar 35 84 bar 84 210 bar > 210 bar

2.3-ESQUEMA GERAL DE UM SISTEMA HIDRULICO

1 - Sistema de aplicao de energia 2 - Sistema de distribuio e controle 3 - Sistema gerador de energia

atuador; vlvulas A,B,C;

bomba, motor eltrico, filtros.

2.4-VANTAGENS E DESVANTAGENS DE UM SISTEMA HIDRULICO VANTAGENS: grande flexibilidade em espaos reduzidos; rpida e suave inverso de movimentos; variaes micromtricas na velocidade; sistema autolubrificante; pouco peso em relao potncia; o leo hidrulico um bom condutor de calor.

DESVANTAGENS: custo elevado; baixo rendimento devido a 3 fatores; transformao de energia; vazamento interno em todos os componentes; atrito interno e externo.

2.5-COMPARAO COM O SISTEMA PNEUMTICO Sistema hidrulico possui controle de fora (presso) e velocidade (vazo), bem mais apurados que o sistema pneumtico, alm de poderem trabalhar com presses bem mais elevadas.

PRINCPIOS BSICOS

1-LEI DE PASCAL - princpio fundamental da hidrulica Toda a presso aplicada em um fludo num recipiente fechado, age igualmente em todas as direes na massa fludica e perpendicular as paredes do recipiente. F = fora A = rea P = presso 1. Suponhamos uma garrafa cheia de um lquido imcompressvel 2. Se aplicarmos uma fora de 10kgf numa rolha de 1cm2 de rea... 3. ...o resultado ser uma fora de 10kgf em cada centmetro quadrado da garrafa. 4. Se o fundo da garrafa tiver uma rea de 20cm2 e cada centmetro quadrado tiver uma fora de 10kgf, teremos como resultante uma fora de 200kgf aplicada ao fundo da garrafa.

2-LEI DE LAVOUSIER conservao de energia Na natureza no se pode criar ou destruir energia, pode-se apenas transform-la. 3-PRESSO HIDROSTTICA a presso existente em qualquer ponto da massa fluda ser igual soma da presso atmosfrica com a presso exercida pela coluna de fludo sobre esse ponto.

EXPERINCIA DO MANMETRO - Alturas iguais

P= .h P = 0,001 kg/cm3 . 1000 cm Y= densidade da gua =1000Kg/m3 - Alturas diferentes

P = 1 kg/cm2

Pela experincia do manmetro conclui-se que presso esttica medida depende da altura estando sujeita a lei de Pascal do contrrio teremos presso dinmica que no medida pelo manmetro.

4-FORA E PRESSO: Fora: qualquer agente capaz de realizar um trabalho Presso: toda fora aplicada em relao a uma rea. Princpio da Alavanca: 1) Mecnico:

2) Hidrulico:

P=

F 50 = = 20bar A 2,5

F = P A = 20 5 = 100kgf

Em hidrulica podemos equilibrar dois pesos distintos desde que haja uma relao entre as reas envolvidas, ou seja, um pequeno esforo um grande deslocamento consegue-se grandes esforos representando trabalhos iguais (F x D).
P= F A Q =V D A= Q V

P=

F V Q

Em leo hidrulico diz-se que existe presso em determinada parte do circuito quando existir resistncia ao fluxo de leo gerado pela bomba portanto a bomba no gera presso, mas sim vazo. 5-PRINCPIO DE BERNOULLI: A soma da presso e energia cintica nos vrios pontos de um sistema constante para uma vazo constante.

Portanto a presso em C ser menor devido a maior velocidade de fludos, pois a presso esttica de um fludo em movimento varia em relao inversa a sua velocidade. 6-ESCOAMENTO DO FLUDO EM CANALIZAO: O leo sempre percorre o caminho mais fcil (menor perda de carga). Tipos de escoamento: depende do nmero de Reynolds (v, dimetro interno, viscosidade cinemtica e tambm da rugosidade interna do tubo). V D v Velocidade do fludo [cm/s] Dimetro interno [cm] Viscosidade cinemtica [cm2/s]

Re =

V D

Re = 0 2000 Re > 3000

- laminar - turbulento

O ideal em circuitos hidrulicos trabalhar sempre com regime laminar, pois regime turbulento altera as caractersticas do circuito hidrulico e do fludo.

7-VAZO EM DUTOS: Nos sistemas dinmicos, o fluido que passa pela tubulao se desloca a certa velocidade. Esta a velocidade do fluido, que de modo geral medida em centmetros por segundo (cm/seg.). O volume do fluido passando pela tubulao em um determinado perodo de tempo a vazo (Q = V.A), em litros por segundo (l/s). A relao entre velocidade e vazo pode ser vista na ilustrao.

Para encher um recipiente de 20 litros em um minuto, o volume de fluido em um cano de grande dimetro deve passar a uma velocidade de 300 cm/s. No tubo de pequeno dimetro, o volume deve passar a uma velocidade de 600 cm/s para encher o recipiente no tempo de um minuto. Em ambos os casos a vazo de 20 litros/minuto, mas as velocidades do fluido so diferentes. Q = volume = V tempo t Q=v.A 8-VELOCIDADE DE ESCOAMENTO RECOMENDADO EM SISTEMA HIDRULICOS para suco para retorno retorno aps vlvula de alvio presso abaixo de 210 bar presso acima de 210 bar V = 60,96 - 121,92cm/s V = 304,8 - 457,2cm/s V = 457,2 - 762,2cm/s V = 762,2 - 914,4cm/s V = 457,2 - 509,6cm/s

Observando essas velocidades teremos: - menor perda de cargas atravs de um provvel escoamento laminar. - o dimetro calculando dever resultar prximo de um dimetro comercial. 9-PERDA DE CARGA NA LINHA DE PRESSO:
P = f L V 2 1 D 9266 215915

P = perda de carga [bar] f = fator de frico [cm] L = comprimento da canalizao [cm] D = dimetro interno [cm] V = velocidade (recomendada) [cm/s] = densidade de fludo [kg/cm3] Clculo: 1.Fator de frico f: X = 64 X = 75 X = 90
V D

f = X/Re tubos rgidos e temperatura constante. tubos rgidos e temperatura varivel. tubos flexveis e temperatura constante. tubos flexveis e temperaturas variveis.

Re =

v = SAE 10

0,45 - 0,50

[cm2/s]

2.Comprimento total L: LT = Lc + Le Lc Le comprimento da canalizao comprimento equivalente aos acessrios

3.Dimetro D:

A=

D2
4

D=

(4 A )

D = 1,128 A

4.Densidade do fluido [kg/m3] SAE 10 881,1 kg/m3

5.Clculo da espessura da parede da tubulao:


t= S P Di 2( S P )

t S P Di

espessura da parede [cm] coeficiente de segurana presso [bar] dimetro interno [cm] resistncia do material = 3500 - 5000kgf/cm2

6.Potncia:

Pot[cv] =

P[bar ] Q[l / min] 456

Pot[hp ] =

P[ psi ] Q[ gpm] 1714

Hp = 1,0138 cv rendimento da bomba

7.Perda de Potncia:
Hp perda =

PT [bar ] Q[l / min] 447,19

8.Potncia Disponvel: Hpdispon = Hp Hpperda 9.Eficincia do Sistema:


Hp dispon Hp

=
10.Calor Gerado Q = Hpperdido . 642 [kcal/h] Aps determinar

P, efetuar a soma deste clculo com as perdas de carga

localizadas nos componentes hidrulicos (catlogo do fabricante) para se obter a perda de carga total ( PT) determinando-se o PT verificar se suficiente.

III - FLUIDOS HIDRULICOS Devido ao custo elevado de um Sistema Hidrulico, deve-se obter dele: mximo rendimento com mnimo de manuteno. Para isso, fundamental a escolha e utilizao correta dos fluidos hidrulicos. 3.1 - Finalidades Bsicas Transmisso de Potncia: Transmitir com eficincia a potncia que lhe fornecida. Para isso, a compressibilidade dever variar de 0,5 a 2%. Para um aumento de 70 bar (depende da temperatura e do tipo do fluido). Lubrificao: A viscosidade e o ndice de viscosidade devero ser os ideais para um melhor efeito lubrificante. Vedar as folgas entre peas mveis: Depende tambm da viscosidade e do ndice de viscosidade. Resfriar ou dissipar calor: Depende de caractersticas de condutividade trmica (capacidade de trocar calor). Fluidos utilizados nos sistemas hidrulicos: A leo Mineral (SAE 10); B Fluidos Sintticos. leo Mineral (SAE 10): Derivado de petrleo, devendo possuir uma srie de caractersticas ou qualidades naturais e outras adicionadas que assegurem as utilidades bsicas de um sistema hidrulico. 3.2 - Qualidades Naturais: 1- Viscosidade: a capacidade de evitar o contato entre a superfcie, bem como sua resistncia ao escoamento (100 a 250 SSU). SSU (Segundo Saybolt Universal) Uma das medidas de viscosidade dos fluidos o SSU - abreviatura de Segundo Saybolt Universal. O professor Saybolt aqueceu um lquido com volume predeterminado a uma dada temperatura e fez o lquido passar por uma abertura de tamanho tambm especificado. Ele cronometrou o fluxo (em segundos), at que o

lquido enchesse um recipiente com capacidade de 60 mililitros. O resultado foi a medio da viscosidade em SSU.

Valores da Viscosidade em S.S.U.: Viscosidade Mnima de Operao Bomba Engrenagens Pistes Radiais 60 100 250 300 750 40 SSU 100 - 250 1000 4000 Viscosidade Viscosidade Ideal de Operao Mxima Viscosidade Mxima para incio de Operao

2- ndice de Viscosidade: a variao de viscosidade de acordo com a variao de temperatura. Quanto maior o ndice de viscosidade, melhor a qualidade do leo, ou seja, menos varia a viscosidade com o aumento da temperatura.

3- Anti-Emulsificao: a capacidade que o leo deve possuir de separar-se da gua, principalmente por condensao. 4- Nmero de Neutralizao: (mxima) 1g de hidrxido de potssio. a medida de acidez ou alcalinidade do leo, pois este em excesso acarreta corroso dos metais e dos elementos de vedao. 5- Ponto de Anilina: 200 = 93,3C. a temperatura na qual o leo e a anilina F assumem uma nica colocao em soluo bifsica (200 F). Valores Diferentes {BPA < 200 Ao solvente nas vedaes; F: {APA > 200 Resseca as vedaes. F: 3.4 - Qualidades Aditivas 1) A) Antioxidao: Os agentes anti-oxidantes neutralizam o cido e a escria resultante da reao qumica entre o leo e o oxignio. B) Antiespumante: Neutraliza as bolhas de ar que origina a espuma evitando a cavitao que devida alta compressibilidade do ar.

C) Antidesgastante: Reduz o desgaste principalmente de bombas que giram a alta rotao. D) Detergentes: No so recomendados, pois dissolvem as impurezas, tornando difcil a sua filtragem. 2) Fluidos Resistentes ao Fogo: Caractersticas que os difere do leo mineral. Desvantagens: - Aumento do desgaste do equipamento; - Deteriorao de pinturas, vedaes e isolantes trmicos; - Reduo ou aumento da viscosidade com o uso. Vantagens: - No propagao ao fogo. A) Fluidos Sintticos: Base de fosfatos, steres e cloridratos de hidrocarbonetos. Devido as suas estruturas qumicas oferece resistncia a propagao do fogo com as seguintes desvantagens: 1 Alto custo de aquisio; ) 2 temperatura elevada ataca sistemas eltricos; ) 3 Decrscimo acentuado de viscosidade com o uso. ) B) Fluidos No Sintticos: gua Glicol: 25 a 50% de gua + etileno ou propileno de glicol + aditivo lubrificante. Anlises constantes, pois devido evaporao da gua a viscosidade tende a aumentar. Emulses de gua em leo: Solues de leo e gua at 40% de gua + agente emulsificador. Reduzem bastante a vida til do componente hidrulico. Obs.: O fabricante da bomba o que recomenda o tipo de leo a ser utilizado.

IV - RESERVATRIO HIDRULICO

A funo de um reservatrio hidrulico conter ou armazenar o fluido hidrulico de um sistema.

4.1 - Acessrios do Reservatrio 1)Bocal de Enchimento: Dever ser acompanhado de um filtro de tela na ordem de 200 microns. 2)Respiro: Dever possuir a forma de um capacete para evitar a entrada de impurezas, sendo que em grandes reservatrios deve-se utilizar mais de um respiro.

3)Indicadores de Nvel: Visor utilizado para medir o nvel mnimo e mximo. Geralmente vem acoplado a um termmetro, localizando a tampa lateral que serve para inspeo e limpeza. 4)Bujo Magntico: Por onde se esvazia o reservatrio. Consta de um im para captar limalhas provenientes de desgaste do material da canalizao. 5)Fundo Especial: Com caimento, para facilitar o dreno, e ps com o mnimo de 150mm de fundo. 4.2 - Funes 1)Armazenamento do leo: a) Nvel: No constante, pois existe uma flutuao devido s vazes induzidas que esto sujeitas os cilindros. b) Dimensionamento: 1)Regra Prtica: QB = 60L/MIN = Reservatrio 180 litros. Volume do reservatrio igual a 3 vezes mais a vazo da(s) bomba(s). 2)Caso de mais de 5 cilindros: (volume mdio) VReservatrio = VMx. + VMn. + Volume de Canalizao mais a profundidade do filtro de Suco. VMx. = Cilindro Retrado; VMn. = Cilindro Avanado. Obs.: O reservatrio deve estar apto a suprir o Sistema durante 3 minutos sem haver retorno. c) Altura do Filtro de Suco:

h = 3 ou 1 de dimetro dentro da suco. h1 = 2 do fundo do reservatrio. Obs.: Usar sempre o critrio que resulte em maior segurana, sendo que para evitar o perigo de vrtices, pode-se utilizar chicanas horizontais. 2)Resfriamento do Fluido: A gerao de calor em um sistema hidrulico poder ocorrer atravs dos seguintes fatores: - Perdas mecnicas na bomba e motor eltrico; - Restries na linha devido curvas ou vlvulas mal dimensionadas; - Frico ou atrito nas vedaes internas do cilindro; - Blocos manifolos com excesso de vlvulas. Est quantidade de calor gerada levada ao reservatrio pelo fluxo de fluido e no interior deste trocado por conduo, conveco ou radiao.

Nunca um duto de retorno deve estar perto do de suco. Para isso, pode-se utilizar chicanas. Se mesmo assim a temperatura ultrapassar 65C, dever usar trocadores de calor. O reservatrio dever ser pintado e impermeabilizado interiormente, exceto no caso de utilizao de fluido sinttico. 3)Decantao de Impurezas: (caimento do fundo e bujo magntico). Dever o reservatrio ser pintado e impermeabilizado internamente, exceto no caso de utilizao de fluidos sintticos ou resistentes ao fogo (jato de areia). A durao do leo depende: 1) Ciclo de trabalho 2) Esforo do equipamento;

4.3 - Contaminao do ambiente 1500 - 2000hs 1000 - 1500hs 1000 - 15000hs 500 - 1000hs ciclo de trabalho leve, sem contaminao; ciclo de trabalho leve, com contaminao; ciclo de trabalho pesado, sem contaminao; ciclo de trabalho pesado, com contaminao.

Obs.: Para grandes volumes de leo, recorrer a uma filtragem mais apurada. * No momento da troca do leo, drenar os dois lados do cilindro do tanque, limpando o reservatrio com alta presso de leo diesel, sec-lo trocando o filtro de suco. Encher o reservatrio ao nvel mximo, efetuando a partida, fazendo assim, o leo circular da bomba diretamente para o tanque durante 20 minutos. Preencher o sistema com leo novo, completar o nvel ao mximo. Fazer o leo circular por todo o circuito sem carga durante 30minutos. Instalar novo filtro de retorno, recomeando a operar normalmente. Filtros Hidrulicos Todos os fluidos hidrulicos contm certa quantidade de contaminantes. A necessidade do filtro, no entanto, no reconhecida na maioria das vezes, pois o acrscimo deste componente particular no aumenta, de forma aparente, a ao da mquina. Mas o pessoal experiente de manuteno concorda que a grande maioria dos casos de mau funcionamento de componentes e sistemas causada por contaminao. As partculas de sujeira podem fazer com que mquinas caras e grandes falhem.

A Contaminao Interfere nos Fluidos Hidrulicos A contaminao causa problemas nos sistemas hidrulicos porque interfere no fluido, que tem quatro funes. 1. Transmitir energia. 2. Lubrificar peas internas que esto em movimento. 3. Transferir calor. 4. Vedar folgas entre peas em movimento.

A contaminao interfere em trs destas funes. Interfere com a transmisso de energia vedando pequenos orifcios nos componentes hidrulicos. Nesta condio, a ao das vlvulas no apenas imprevisvel e improdutiva, mas tambm insegura. Devido viscosidade, atrito e mudanas de direo, o fluido hidrulico gera calor durante a operao do sistema. Quando o lquido retorna ao reservatrio, transfere calor s suas paredes. As partculas contaminantes interferem no esfriamento do lquido, por formar um sedimento que torna difcil a transferncia de calor para as paredes do reservatrio. Provavelmente, o maior problema com a contaminao num sistema hidrulico que ela interfere na lubrificao. A falta de lubrificao causa desgaste excessivo, resposta lenta, operaes no-sequenciadas, queima da bobina do solenide e falha prematura do componente.

A Escala Micromtrica

Um mcron igual a um milionsimo de um metro, ou trinta e nove milionsimos de uma polegada. Um nico mcron invisvel a olho nu e to pequeno que extremamente difcil imagin-lo. Para trazer o seu tamanho mais prximo da realidade, alguns objetos de uso dirio sero medidos com o uso da escala micromtrica. Um simples gro de sal refinado mede 100 mcron. O dimetro mdio de um fio de cabelo humano mede 70 micra. 25 micra correspondem a aproximadamente um milsimo de polegada.

Limite de Visibilidade

O menor limite de visibilidade para o olho de 40 micra. Em outras palavras, uma pessoa normal pode enxergar uma partcula que mede 40 micra, no mnimo. Isto significa que, embora uma amostra de fluido hidrulico parea estar limpa, ela no est necessariamente limpa. Muito da contaminao prejudicial em um sistema hidrulico est abaixo de 40 mcron.

Elementos Filtrantes

A funo de um filtro remover impurezas do fluido hidrulico. Isto feito forando o fluxo do fluido a passar por um elemento filtrante que retm a contaminao. Os elementos filtrantes so divididos em tipos de profundidade e de superfcie.

4.4 Tipos Filtro Mecnico: mais utilizado, sendo constitudo de um elemento que pode ser uma srie de malhas com poros de ao ou papel. Filtro Qumico: filtro especial para a chamada limpeza absoluta. Constam de um reator que anula o efeito cido ou bsico do leo resultante da oxidao, transformando a substncia nociva normalmente gua e cloreto de sdio, refinando novamente o leo filtrado. Filtros Utilizados em Sistemas Hidrulicos Convencionais: Filtro na linha de presso: Normalmente no utilizado somente para componentes especiais, devendo ser incorporado com uma instalao em paralelo que funcione como proteo.

Filtro na Linha de Suco: Tem a funo de impedir que corpos slidos sejam succionados pela bomba.

Dimensionamento: Vazo Mnima: 3 . QBomba . O dimensionamento mnimo do filtro igual a trs vezes a vazo da bomba, caso esta no comporte, deve-se associar outros filtros em paralelo.

Obs.: 1) Caso a bomba no comporte um nico filtro, pode-se associar outros em paralelo. 2) Entupimento: Quando isso ocorre, alm da perda de carga, poder ocorrer a cavitao.

Filtro de Retorno:

Troca de filtros em um Sistema Hidrulico Sempre que trocarmos o leo: Em S.H. novos aps 50h de uso; 2000h; 500h. Em servios moderados Em servios Pesados Troca de leo A durao do leo depende: - ciclo de trabalho; - esforo do equipamento; - contaminao do ambiente. DE 1500 - 2000 horas - ciclo de trabalho leve sem contaminao. DE 1000 - 1500 horas - ciclo de trabalho leve com contaminao ou pesado sem contaminao. DE 500 - 1000 horas - ciclo de trabalho pesado com contaminao. OBS: Para grandes volumes de leos dever ser utilizado filtros qumicos.

Procedimento na hora da troca de leo: - drenar os dois canos do cilindro, o tanque limpando-o com um jato de leo diesel, secando e trocando o filtro de suco; - encher o reservatrio com leo novo, efetuando a partida, fazendo o leo novo circular da bomba diretamente para o tanque durante 20 minutos. Preenchendo o sistema ao nvel; - fazer o leo circular por todo o circuito sem carga durante 30 minutos; - instalar um novo filtro de retorno, recomeando a operar a mquina normalmente.

V - ATUADORES HIDRULICOS 5.1 Tipos Lineares: Cilindros Hidrulicos. Rotativos: Motores Hidrulicos. Cilindros Hidrulicos um atuador linear, ou seja, o movimento e esforo a ele transmitido retilneo. Sua funo bsica transformar fora (potncia) ou energia hidrulica em fora, potncia e energia mecnica. 5.2 - Componentes

5.3 - Tipos de Cilindros: 1- Simples Ao ou Simples Efeito: Possui em um sentido movimento por efeito de vazo hidrulica e, em outro, por agente qualquer que no o leo hidrulico.

2- Duplo Efeito ou Dupla Ao: Neste caso, o movimento do pisto efetuado pela vazo hidrulica em qualquer uma das tomadas, ou seja, o leo hidrulico faz o movimento de vai-e-vem (avano e retorno).

Outros Tipos Haste Dupla: Geralmente de duplo efeito e utilizado quando se quer efetuar trabalho tanto no avano, quanto no retorno com a mesma fora e velocidade.

Telescpios: Quando o curso do cilindro deve ser grande e que ocupe o menor espao possvel quando retrado (depende do nmero de estgios).

Posicional ou Tanden: Possui dois mbolos e, normalmente recebe fluido em duas tomadas consecutivas. Com isto, aumenta-se a fora, tanto no avano quanto no retorno.

Macaco Hidrulico:

5.4 - Vedaes nos cilindros: A vedao necessria porque, no cilindro tem-se duas cmaras trabalhando presses diferentes. Tipos de Vedaes: Varia de acordo com o esforo do equipamento, pois quanto melhor a vedao, maior ser a segurana, o atrito e a perda de carga. 1) Anis de Segmento: Aumenta o rendimento devido ao baixo atrito. Utilizado mais para altas velocidades e baixas presses.

2) Anis do tipo O RING: Tipo de vedao mais utilizada, podendo vir junto um sistema de encosto (back up), que evita a mordedura do anel quando o sistema apresentar folga.

3) Anis em V: Usado sempre em nmeros pares de acordo com a presso de trabalho, sendo que para cada 50bar a mais, utiliza-se um jogo de anis.

4) Anis em U e block V: Utilizado para altas presses e baixssimas velocidades.

5) Vedaes da Tampa do Lado da Haste: Normalmente utilizam-se retentores, gachetas, ou anis do tipo teflon ou chevron.

5.5 - Vazamentos Internos Ocorrem sempre, porm devem ser minimizados e por isso: 1) Utiliza-se vedao correta; 2) No exceder a temperatura; 3) Utilizar o fluido recomendado.

Conseqncias: 1) Perda de presso Depende do local de vazamento 2) Perda de velocidade Vazo induzida Quando se fornece uma vazo a um cilindro de duplo efeito, na tomada de sada teremos uma vazo que poder ser maior ou menor que a inicial. 1) Vazo induzida de avano - Qia:

QiA = v1 Ac
QiA = QB r

QiB < QB

r=

AP AC

2) Vazo induzida de retorno - Qir:

Qir = v 2 AP

Qir = QB r

Portanto filtros, dutos e vlvulas em geral que recebem fluido provenientes de cilindros, devem ser sempre dimensionados a partir da mxima vazo, ou seja, da vazo induzida de retorno (Qir), pois do contrrio estaremos criando uma presso. Presso Induzida: Ocorre devido resistncia passagem ao fluxo de fluido e poder ser maior ou menor que a inicial fornecida.

1) PRESSO INDUZIDO DE AVANO: Pia = F1/Ac Pia>Pb r = Ap/Ac Pia = Pb . r

2) PRESSO INDUZIDA DE RETORNO: Pir = F2/Ap Pir<Pb Pir = Pb/r

Choques Hidrulicos

1) Choque hidrulico por compresso: conforme o esquema, com a vlvula na posio (1), o fluido tende a descer pela ao do peso e a bomba cuja vazo inicial zero tende a gerar presso para impulsionar o fluido e estender o cilindro, gerando assim o choque. 2) Choque hidrulico por descompresso: se acionarmos a alavanca no sentido contrrio (2), originamos um choque hidrulico por descompresso que danificar o filtro de retorno principalmente. Ora, devem-se evitar presses induzidas para evitarse ainda mais os choques hidrulicos.

Sincronismo de Cilindros

Para cargas ou foras distintas o leo sempre percorre o caminho mais fcil, ou seja, a subida em sincronismo o de 2 ou mais cilindros, s ser igual se alm da mesma carga, ambos os cilindros tiverem dimenses idnticas e atritos internos iguais, o que muito difcil de ocorrer na prtica. Alternativas para que ocorra o sincronismo: 1) Vlvulas de controle de vazo - Utilizando-se duas vlvulas e que atravs da sua regulagem se consiga manter o mesmo diferencial de presso entre os pontos AB e AC. OBS: Mesmo assim difcil a sua regulagem na prtica. Na prtica o elemento mais utilizado a unio entre os cilindros denominado parelha.

Flambagem de Hastes:

Poder ocorrer quando o curso for muito grande e o dimetro da haste muito inferior ao dimetro no cilindro. Para isto existem valores tabelados que nos do o dimetro mnimo de haste a ser usado para um determinado curso e carga aplicada.

Observaes Gerais sobre os Atuadores: 1) Tipos de montagens (fixao): a fixao do cilindro deve ser tal a fim de que se aproveite toda a energia fornecida pelo equipamento, bem como evite vibraes, para isso o fabricante possui diversos tipos de fixao ou montagens: M1, M2, M3...

2) Amortecimento de princpio e fim de curso: em altas velocidades (a partir de 10 cm/s), ocorre o baque do pisto no fim de curso provocando vibraes no sistema. Para se evitar utilizam-se amortecedores que podem ser fixos ou regulveis.

3) Tubo de parada: necessrio em cilindros que possuem um grande curso e/ou sofre a ao de uma carga perpendicular haste, a sua no utilizao acarreta desgaste excessivo nas vibraes da haste, do mbolo e na camisa interna.

1- Localizar na fig. qual o estilo correto para montagem. 2- Calcular a dimenso M e L com a haste completa. 3- Se o valor de L exceder a 40, dever possuir um tubo de parada. 4- Somar 1 para cada 10 que L exceder a 40.

4) Sistema regenerativo:

F = P A F1 = 20 6 = 120kgf F2 = 20 4 = 80kgf

FR = 40kgf

Portanto, teremos uma vazo da bomba somada a outra vazo resultando um aumento na velocidade (conseqentemente fora menor).

Circuito regenerativo posicional. Em determinado ponto do curso do cilindro, aciona o limitador LS, que liga o solenide S1, que por sua vez, aciona o correspondente, desligando o sistema regenerativo.

Circuito regenerativo. Quando ligados, os solenides S1 e S2, no avano do cilindro acionamos o sistema regenerativo.

Circuito regenerativo seqencial. Quando a haste do cilindro encontra a presso aumenta e a vlvula de seqncia A acionada desligando o circuito regenerativo.

VI - BOMBAS 6.1 - Conceito A bomba de um sistema hidrulico o rgo que gera vazo dentro de um sistema hidrulico. Sendo responsvel pelo acionamento dos atuadores. So utilizadas para converter energia mecnica em energia hidrulica. So divididos em dois grupos: Classificao Geral: 6.1.1.- Bombas de deslocamento no-positivo Hidrodinmicas, Bombas Dgua, Pelton, Francis, Kaplan.

Caractersticas: - Um pequeno aumento na presso reduz consideravelmente sua capacidade de vazo. Durante a operao, o nico tipo de resistncia encontrada a causada pelo peso do prprio lquido ou pelo atrito de escoamento ou acessrios.

- No existe boa vedao ocorrendo vazamentos internos. - Podem operar com lquidos contaminados ou de baixa viscosidade. - No necessita proteo contra sobrecargas (p. MX = 7 bar). - Somente a fora centrfuga a responsvel pela gerao de vazo. 6.1.2.- Bombas de deslocamento positivo Uma vedao mecnica separa a entrada e a sada da bomba, e o volume succionado transferido para a sada e fornecido integralmente ao sistema. A sucesso de pequenos volumes proporciona uma yazo bem uniforme independente do aumento de presso no sistema tendo-se assim uma quantidade de fluido positiva que transferida ao sistema por unidade de revoluo ou curso. Como permitem a transmisso de potncias essas bombas so aplicadas em circuitos leohidrulicos. 6.1.3.Rendimento Volumtrico nas Bombas de Deslocamento Positivo:
vol

deslocamento real deslocamento terico

Por exemplo: Se a vazo nominal da bomba: 38l/min e na realidade ela fornece 34l/min, ou seja, UOL = 90 = 90%. UOL depende: 1. Tolerncia de ajuste; 2. Rotao da Bomba; 3. Tipo de construo. O maior ou menor rendimento volumtrico funo de vrios fatores envolvidos na fabricao e utilizao de uma bomba. O projeto da bomba, tipo, cuidados na aplicao, etc. tm grande influncia no seu valor alto ou baixo. 6.2 - Tipos de Bombas de Deslocamento Positivo J que estamos estudando os sistemas leo-hidrulicos, demonstraremos os tipos de bombas de deslocamento positivo.

A) Vazo Fixa 1 - manuais 2 - engrenagens 3 - parafusos 4 - palhetas 5 - pistes { radiais { axiais Os dois tipos de Bombas:

B) Vazo Varivel 1 - manuais 2 - palhetas 3 - pistes { radiais { axiais

- Tipos de Bombas de Vazo Fixa: 6.2.1. Bombas Manuais: So aquelas acionadas pela fora muscular do operador. Um exemplo corriqueiro o freio hidrulico de um automvel.

Figura do Princpio de Freio Hidrulico de um Automvel Quando pressionamos o pedal, o cilindro mestre empurra o fluido atravs da canalizao, acionando os cilindros das rodas e freando o carro. Ao soltar o pedal, a mola de retorno traciona as sapatas e o fluido volta para o reservatrio. Para o clculo do deslocamento unitrio (deslocamento = ida e volta do pisto), supomos que a bomba de duplo efeito.

V = A.l
V = Ap . l + Ac + l Ap = rea do Pisto; Ac = rea da Coroa; Ah = rea da Haste; l = Curso; A = rea; V = Volume. 6.2.2. Bombas de Engrenagens: uma bomba que cria vazo devido ao constante engrenamento de duas ou mais rodas dentadas. V = (Ap + Ac). l; Ac = Ap - Ah. V = Volume ou deslocamento unitrio;

O constante desengrenamento dos dentes cria uma descompresso na cmara de suco, fazendo com que o fluido seja succionado do reservatrio. Ele ento, conduzido pelos vos (periferia) das rodas que formam uma cmara fechada com a carcaa da bomba e vedaes laterais. O engrenamento constante expulsa o fluido dos vos e o fora para fora da bomba. Usada para circuitos de baixa ou mdia vazo (at 660l/min) e alta presso (210bar). Como funciona uma Bomba de Engrenagem No lado da entrada, os dentes das engrenagens desengrenam, o fluido entra na bomba, sendo conduzido pelo espao existente entre os dentes e a carcaa, para o lado da sada onde os dentes das engrenagens engrenam e foram o fluido para fora do sistema.

Uma vedao positiva neste tipo de bomba realizada entre os dentes e a carcaa, e entre os prprios dentes de engrenamento. As bombas de engrenagem tm geralmente um projeto no compensado.

As tolerncias de ajuste entre os lados das engrenagens e a carcaa, assim como a periferia e a carcaa devem ser mnimas, a fim de se reduzir vazamentos aumentando seu rendimento volumtrico. Vantagens: Grande robustez, custo baixo devido ao pequeno nmero de peas mveis. Desvantagens: Alto rudo, vazo fixa necessitando vlvula de alvio e segurana, esforo constante nos mancais. Clculo de vazo por rotao:

Litros / Rotao =

(L C ) (e C )
282,63

Onde: L = largura da engrenagem (cm); C = distncia entre centros (cm);


e

= dimetro externo (cm);

282,63 = fator de converso.

Exemplo: Para que um par de engrenagens tenha: L = 254mm = 2,54cm; C = 1,91cm.

6.2.2.1.Bombas de Engrenagens Internas crescente C

Neste caso, as engrenagens movem-se para a mesma direo. Por sua construo ser mais compacta, a vazo mais suave e menos ruidosa, porm, mais cara. O fluido sugado levado pelas engrenagens em volta de um anel crescente c at a sada, quando empurrado para fora com o engrenamento dos dentes do outro lado. 6.2.2.2. Bomba de Engrenagem Externa

A bomba de engrenagem que foi descrita acima uma bomba de engrenagem externa, isto , ambas as engrenagens tm dentes em suas circunferncias externas. Estas bombas so s vezes chamadas de bombas de dentes-sobre-dentes. H basicamente trs tipos de engrenagens usadas em bombas de engrenagem externa; as de engrenagens de dentes retos, as helicoidais e as que tm forma de espinha de peixe. Visto que as bombas de engrenagem de dentes retos so as mais fceis de fabricar, este tipo de bomba o mais comum.

6.2.2.3.Bombas de Excntrico Interno (tipo gerotor) - no possui crescente C

Apresentam baixssimo nvel de rudo devido sua construo complexa (o que significa grande preciso de usinagem) e, com custo elevado. O elemento interior tem sempre um nmero de dentes menor que o externo. Difere das bombas de engrenamento interno por no ter crescente de separao. Os elementos giram na mesma direo. Quando o espao entre eles aumenta no momento da passagem sobre a entrada, o fluido impelido para o interior da bomba. Na seqncia do movimento, o espao vai diminuindo e o fluido expelido para a sada.

6.2.2.4.Bombas de Rotores Lobulares Seu funcionamento idntico ao das bombas de engrenagens, mas as engrenagens so substitudas por rotores (tipo roots), chamados de lbulos. No h contato direto entre os lbulos. Os rotores so acionados por duas engrenagens externas bomba. Vazo menos suave, com nvel de rudo mais elevado e custo mais elevado.

6.2.3.Bombas de Parafuso (vazo uniforme sem pulsao)

120 bar 112 l/min


As engrenagens so substitudas por parafusos que agem como dois pares de engrenagens, sendo que o parafuso central o motriz e os laterais so movidos. So usados em circuitos que exigem vazo uniforme, sem pulsao. Permite valores elevados de rotao (5000rpm), fornecendo altos e baixos de vazo. Permite: - Alta Rotao (5000 rpm); - Pequenas e grandes vazes. Para duas bombas com parafusos iguais, porm, com passos diferentes, teremos maior resistncia presso na bomba em que o passo menor.

6.2.4.Bombas de Palhetas 70 bar 114 l/min

{ balanceadas ou no { deslocamento fixo ou varivel { possuir um sistema interno de compensao de presso

Constitudas por uma carcaa que encerra um rotor com ranhuras normalmente radiais ou ligeiramente inclinadas, nas quais se encontram as palhetas. O acionamento feito por um eixo ligado a um motor. O eixo transmite uma alta rotao ao rotor. Assim, as palhetas tendem a se afastar do centro do rotor pela ao da fora centrfuga. Com isso, elas se mantm em contato com o anel que excntrico com relao ao eixo sistema. Com o aumento progressivo das cmaras, o fluido succionado para seu interior e para os rasgos do rotor. Completando o giro, as cmaras vo diminuindo de tamanho (volume) e as palhetas vo se introduzindo novamente no rotor. Como o volume desses espaos agora est diminuindo, o fluido expelido para fora da bomba. Para isso o prato de presso possui 4 rasgos dos quais: suco: maior {canal por onde entra o fluido seccionado para as cma2 maiores ras. menor : presso { por onde sai o fluido para o sistema.

maior : suco {entra o fluido succionado para os canais das palhetas 2 menores do rotor. menor: presso { por onde sai o fluido para o sistema.

As bombas de palhetas podem ser balanceadas ou no, de deslocamento fixo ou varivel e ainda possurem ou no um sistema interno de compensao de presso.
So divididas em: 2.4.1. Bombas de Palhetas no balanceadas ou Simples; 2.4.2. Bombas de Palhetas Balanceadas; 2.4.3. Bombas de Palhetas de Desbalanceamento Varivel (compensao de presso).

6.2.4.1 Bomba de Palhetas No Balanceadas ou Simples (perigos em picos de presso) No lado da descarga existir sempre a formao de uma fora que atuar sobre o eixo do rotor. Se ocorrer uma presso maior do que a bomba pode suportar, poder causar a ruptura por flexo (picos de presso, choques hidrulicos)

Picos Presso { Mto toror no eixo { Trincamento da carcaa 6.2.4.2 Bombas de Palhetas Balanceadas (Ao e Reao) Possuem sadas opostas em relao ao eixo efetuando um balanceamento automtico evitando danos bomba quando sujeita a Picos de Presso.

6.2.4.3 Bomba de Palhetas de Deslocamento (Varivel com Compensao de Presso) A bomba consta dos seguintes rgos: Eixo, Rotor e Carcaa. Prato de presso e de suco. Bloco de alinhamento e os componentes do compensador que so alm da mola, o parafuso de controle de presso que controla a vazo. O parafuso de controle da vazo movimenta o anel independente da ao ou do compensador, ou seja, quanto maior o seu aperto mais centralizado ficar o anel e menor ser a vazo fornecida ao sistema, pois no havendo excentricidade no existe suco do fluido.

Quando ocorrer a elevao da presso do sistema o anel aciona automaticamente a mola do compensador, centralizando-se ao rotor cessando ou diminuindo a vazo. Quanto menor o aperto no parafuso compensador de Presso, menor ser a presso mxima regulada no sistema, pois qualquer aumento de presso j faz com que o rotor centralize-se. Vantagens a) maior resistncia a picos elevados de presso no ocorrendo o perigo de haver choques hidrulicos; b) no necessita Vlvula de Alvio e segurana; c) menor aquecimento do fluido; OBS: 6.2.4.3 - Quando a vazo for mxima a presso ser zero e quando a vazo for zero a presso no sistema ser mxima.

Montagem de Conjunto da Bomba O mecanismo de bombeamento das bombas de palheta industriais geralmente uma unidade integral a que se d o nome de montagem de conjunto da bomba. O conjunto montado consiste de palhetas, rotor e um anel elptico colocado entre as duas placas de orifcio (observe que as placas de entrada da montagem do conjunto so algo diferente em seu projeto das placas de entrada previamente ilustradas). Uma das vantagens de se usar um conjunto montado a de fcil manuteno da bomba. Depois de certo tempo, quando as peas da bomba naturalmente se gastam, o mecanismo de bombeamento pode ser facilmente removido e substitudo por uma nova montagem. Tambm, se por alguma razo o volume da bomba precisar ser aumentado ou diminudo, um conjunto de bombas com as mesmas dimenses externas, mas com volume adequado, pode rapidamente substituir o mecanismo de bombeamento original.

6.2.5. Bombas de Pistes 700 bar 42 l/min As bombas de pisto geram uma ao de bombeamento, fazendo com que os pistes se alterem dentro de um tambor cilndrico. O mecanismo de bombeamento de uma bomba de pisto consiste basicamente de um tambor de cilindro, pistes com sapatas, placa de deslizamento, sapata, mola de sapata e placa de orifcio.

Bomba de Pisto

6.2.5.1 Bomba de Pistes Radiais { Bloco estacionrio { Bloco rotativo (palhetas) Na bomba de pistes radiais de bloco estacionrio, um eixo excntrico em forma de heptgono realiza um movimento de translao em tomo do eixo da bomba ocasionando o movimento de vai-e-vem dos pistes. Normalmente possui um nmero mpar de pistes sendo que para mais pistes tem-se uma vazo menos pulsante.

A principal vantagem a possibilidade de se desviar a vazo fornecida por um ou mais pistes, aumentando assim, a presso do sistema. Nas bombas de pistes radiais de blocos rotativos, o princpio de funcionamento semelhante ao de uma bomba de palhetas onde o bloco rotativo excntrico a um anel e as palhetas so substitudas pelos pistes. A vazo pode ser varivel ou fixa. Esse tipo de bomba tem a vantagem de poder desviar a vazo fornecida por um ou mais pistes, ou seja, o sistema funcionaria semelhante a um circuito de bombas em paralelo.

6.2.5.2 Bombas de Pistes Axiais

Diferem na posio de trabalho dos pistes (pistes paralelos ao eixo). O giro do eixo provoca a rotao do bloco que por sua vez arrasta os pistes consigo.

A partir desse movimento de rotao transmitido um movimento retilneo recproco aos pistes atravs do prato guia, succionando o fluido na ascendente e descarregando-o na descendente. Tudo gira menos a carcaa e o prato guia. Neste tipo de bomba possvel a variao de vazo, apenas controlando a inclinao do prato guia, variando-se assim o curso de pistes.

Figura de Bombas de Pistes Axiais.

Vantagens das Bombas de Pistes a) resistem melhor as presses elevadas (700 bar) b) alto rendimento volumtrico (95%) c) bomba P.R.B.E - possibilita o desvio de um ou mais pistes - menor vazo - maior presso Desvantagens a) Baixo poder de suco obrigando a utilizao de componentes adequados para garantir sua constante alimentao (ou Reservatrio Pressurizado).

6.3 - Cuidados nas Instalaes de Bombas 6.3.1 Alinhamento das Bombas (Desalinhamento Axial e angular) Uma das primeiras preocupaes que deve ser tomada na instalao de uma bomba a do alinhamento na unio da bomba com o motor de acionamento. Desalinhamento Axial e Angular. Geralmente o prprio fabricante de bomba recomenda qual o acoplamento a ser usado para um determinado servio. 6.3.2 Sentido de Rotao Se for montado virado, a bomba no ir succionar girando o seco, portanto o nvel de rudo e desgaste ser bem maior do que quando em funcionamento normal. 6.3.3 Cavitao suco olear agente anti-espumante Ocorre com a formao de bolhas de ar que implodem e removem material internamente bomba, ou seja, bolhas de gs aparecem quando se atinge a presso de vaporizao do fluido, liberando o gs que se encontra dissolvido no fluido. Cavitao a evaporao de leo a baixa presso na linha de suco. 1. Interfere na lubrificao. 2. Destri a superfcie dos metais. No lado de suco da bomba, as bolhas se formam por todo o lquido. Isso resulta num grau reduzido de lubrificao e num conseqente aumento de desgaste.

Procedimento quando a Bomba estiver cativando 1) Verificar se o filtro de suco est totalmente submerso e se o respiro est livre; 2) Verificar se a viscosidade do fluido o recomendado pelo fabricante; 3) Escorvar a bomba quando no princpio do funcionamento; 4) Verificar se as unies esto bem vedadas; 5) Verificar se as dimenses da linha de suco esto corretas. 6.4 - Bombas em Srie e em Paralelos { Baixo poder de Suco { Baixo poder de Recalque Existem casos em que a bomba de um circuito hidrulico, no consegue succionar fluido do reservatrio por possuir baixo poder de suco, e existem outros, em que, por maior que seja a vazo fornecida por uma bomba, no consegue suprir satisfatoriamente o sistema. Como soluo tem: 6.4.1 Bombas em Sries: presso no se soma (quando queremos isto se utiliza Boester). Uma das bombas com alto poder de suco tem a funo somente de alimentar a outra, e entre as duas coloca-se uma vlvula de controle de vazo.

Bombas em Srie

6.4.2 Bombas em Paralelo: (Alta Vazo e Alta Presso) Substituem o Sistema Regenerativo - Alta Vazo e Baixa presso; - Alta Presso e Baixa Vazo. Utilizadas quando queremos que a aproximao do cilindro seja rpida e que a execuo do trabalho seja lenta, porm plena carga. Dimensionamento do Cilindro: A partir de uma fora necessria, adota-se uma presso que depende do tipo de bomba escolhida (70, 140, 210 bar) e, calcula-se a rea, determinando-se o dimetro, procura-se o dimetro comercial mais prximo, recalculando uma nova presso a fim de verificar se o sistema ir ou no trabalhar com folga. A seguir, recalcular para uma nova presso caso o dimetro do pisto calculado for maior que 10, divide-se a fora por 2 ou 3 cilindros cuja soma total ser igual ao que se necessita.

Bombas em Paralelo

VII - VLVULAS HIDRULICAS

Direcionais Reguladoras de fluxo. Reguladoras de presso.

7.1- Vlvulas de Controle Direcional Controlam direo e sentido de fluxo para se obter os movimentos desejados nos atuadores. Podem ser vlvulas de registro manuais e demoradas ou automticas. 7.1.1- Vlvulas Direcionais do Tipo Pisto ou Esfera: Reteno Simples: permite o fluxo livre em um sentido (contrao da mola) e impede no sentido oposto.

4,42 bar Presso de abertura da mola Aplicao a) Reteno integral

0,2 bar

b) By Pass

Vlvula de Reteno Pilotada

Usadas em circuitos onde se deseja que o fluxo seja livre em um sentido e impedido no outro at parte do ciclo de trabalho, onde se quer que neste ltimo sentido o fluxo se torne livre tambm. Caractersticas (Evitar o choque hidrulico): A inverso de fluxo (sentido de fluxo) poder ocasionar choque hidrulico, para isto este tipo de vlvula possui sua abertura atravs de 2 poppets com as seguintes caractersticas: 1.Relao de descompresso Permite calcular o nvel da presso piloto em funo da presso mxima (presso de trabalho) tornando possvel uma descompresso controlada (abre 1 o poppet piloto despressurizando o sistema. 2.Relao de abertura Permite calcular a abertura do poppet maior, permitindo o fluxo reverso livre com vazo mxima sem que ocorra choque hidrulico. PP = Pt/Rd Pt presso de trabalho

PQ presso de abertura PQ = PP x RQ Rd relao de descompresso RQ relao de abertura PQ presso piloto 7.1.2- Vlvula direcional tipo carretel deslizante (SPOOL): Utilizada para controlar direo e sentido de fluxo, consta de um spool que se desloca do corpo da vlvula liberando os orifcios para as diferentes tomadas: A, B, P, T. 1. posio

2. vias

3 vias

4 vias

O n.de vias contado a partir do nmero de tomadas, observando-se a seguinte regra: o n.de vias deve ser igual em cada posio, devendo existir uma correspondncia lgica entre elas.

3. Tipos de centro

a posio central, considerando-se vlvula de 3 posies podendo ter diversas configuraes. Obs.: Solenide - um comando eltrico que auxilia na automatizao de um circuito hidrulico, utilizado normalmente para vlvulas de at , para vlvulas maiores utiliza-se o sistema sanduche de vlvulas.

7.1.3 Vlvula direcional do tipo carretel rotativo: Neste caso o carretel gira em uma cavidade cilndrica no corpo da vlvula, intercomunicando as diversas tomadas.

7.2 Vlvulas reguladoras de vazo (Fluxo) Permite uma regulagem na velocidade de deslocamento do cilindro, atravs de imitao da vazo do fluxo que entra ou sai do atuador. Restries:

Maior velocidade; Maior temperatura; Maior perda de carga; Menor presso de sada.

Princpio de Funcionamento

1) Princpios que regem a vazo em canalizaes A vazo proporcional ao diferencial de presso, ou seja, cresce com a raiz quadrada do diferencial de presso (Q = (P1 P2)). A vazo inversamente proporcional a viscosidade, ou seja ela varia com a temperatura. Tipos de vlvulas reguladoras de vazo: 7.2.1- Comum (sem compensao de temperatura e presso) Tipo mais comum em que a regulagem feita aumentando ou reduzindo o fluxo no seu interior ( torneira, registro, vlvula globo). 7.2.2- Vlvula Reguladora de Vazo com Compensao de Temperatura.

utilizado duas peas com coeficientes de dilatao diferentes, que regula entrada e sada por estrangulamento conforme a temperatura.

Sharp Edge

Experimentalmente este sistema demostrou ser insensvel a variao na viscosidade, mantendo o mesmo fluxo desde que a relao entre o comprimento de seu orifcio pelo seu dimetro seja menor que 1.

7.2.3- Vlvula Reguladora de Vazo com Compensao de Presso.

A funo do compensador de presso manter constante a diferena de presso entre as camadas de entrada e sada, mantendo assim o diferencial de presso constante no estrangulamento. Aplicao das vlvulas reguladoras de vazo 1.Controle de vazo na entrada ( antes do cilindro) a. Antes da direcional.

b. Aps a direcional.

2.Controle de vazo na sada ( aps cilindro).

a. Aps o atuador, antes da direcional.

b. Aps a direcional.

3.Regulagem por sangria.

7.3 Vlvulas reguladoras de presso Limitar ou determinar a presso do S.H. controlando a fora ou o torque nos atuadores. Tipos: 7.3.1- Vlvula de alvio e segurana 7.3.2- Vlvula de descarga 7.3.3- Vlvula de contrabalano 7.3.4- Vlvula de seqncia 7.3.5- Vlvula redutora de presso 7.3.6- Vlvula supressora de choque Situao em que podem trabalhar: A. Limitando a presso mxima: sempre que a bomba de deslocamento fixo B. ira necessitar de uma vlvula de alvio e segurana, pois o atuador chegar ao fim do curso, a presso subir ao nvel mximo. C. Determinando um nvel de presso de trabalho: controla a fora ou o torque mximo de um atuador mantendo a presso a um nvel uniforme. D. Determinando dois nveis de presso de trabalho: quando necessrio presses mais elevadas em determinadas partes do ciclo de trabalho e inferiores em outro (sistemas com mais de um atuador). E. Determinando dois nveis de presso ao mesmo tempo: uma reguladora do tipo alvio determina a alta presso e uma reguladora determina a baixa presso. F. Descarregando a bomba: quando toda potncia no necessria (potncia em excesso transforma-se em calor) pode-se aliviar a presso atravs da descarga para tanque.

7.3.1- Vlvula de Alvio e Segurana: Funo: Limitar a presso mxima no circuito, protegendo o sistema contra choques hidrulicos. Tipos: 7.3.1.a. Vlvula de Alvio e Segurana de Operao Direta. 7.3.1.b. Vlvula de Alvio e Segurana Diferencial. 7.3.1.c. Vlvula de Alvio e Segurana de Operao Indireta. 7.3.1.a. Vlvula de Alvio e Segurana de Operao Direta.

Consta de uma entrada, uma sada (despressurizado) e uma esfera ou poppet com mola pr-regulado ou regulvel, ou seja quando a presso ultrapassa a ao da mola abre a vlvula e descarrega vazo para o reservatrio aliviando a presso no sistema. Diagrama Presso Vazo

Desvantagens: Grande diferena de presso entre presso de abertura e presso de mxima vazo. No possui boa repetibilidade e estabilidade em altas presses, devido a isto, utilizada como controladora piloto de vlvula de alvio e segurana de operao indireta. Flutuao de esfera gera rudo.

7.3.1.b. Vlvula de Alvio e Segurana Diferencial

uma variao da anterior, cuja finalidade expor uma rea menor do poppet a ao de presso do sistema permitindo a utilizao de mola mais fraca e de menor dimenso. 7.3.1.c. Vlvula de Alvio e Segurana de Operao Indireta (pilotada).

quando uma vlvula de operao direta comanda a abertura de uma vlvula direcional de duas vias, permitindo assim a passagem de vazo maior com menor tempo de abertura.

Caractersticas: 1) Linha de Presso a) Piloto Interno: quando a vlvula comandada pela presso da mesma linha na qual est localizada. b) Piloto Externo ou controle remoto: quando uma abertura da vlvula comandada por outra linha de presso e no aquela em que a vlvula est localizada. c) Linha de Vantagem: quando a sada do piloto externo ligada em srie com uma vlvula direcional permitindo uma combinao de presso.

2) Linha de Descarga as duas so despressurizadas. a) Dreno Interno: quando a sada entre a vlvula piloto e a vlvula principal feito pelo interior da vlvula. b) Dreno Externo: quando a ligao para o tanque ocorre por fora. Obs. O dreno normalmente interno at a descarga, porm sempre que se tenha presso na sada da vlvula, deve-se utilizar dreno externo. Vantagens: Tempo de resposta (abertura) bem mais rpido (30x10-3s) dificultando o choque hidrulico. Regulagem mais precisa (repetibilidade). Permite, mesmo em baixas presses, passagem de vazo bem maior.

7.3.2- Vlvula de Descarga:

quando a vlvula est localizada em uma linha, porm sua abertura comandada pela presso de outra linha. Para isso possui piloto externo e normalmente utilizada em circuito de alta e baixa presso.

Vlvula de Descarga Diferencial.

Utilizada quando a presso mxima do sistema est muito prxima da presso de trabalho. Sua abertura atravs do pisto piloto (presso piloto) maior com rea maior ser sempre antes da abertura do poppet principal. Diferenas Dupla pilotagem interna e externa para assegurar efeito diferencial A regulagem principal interna e externa para assegurar efeito diferencial (no vale!!!). A regulagem principal feita somente para o fechamento da vlvula. 7.3.3- Vlvula de contrabalano:

Vlvula de Contrabalano no Circuito

Quando no se quer que o elemento acionado hidraulicamente. Inicie sem movimento antes de se aplicar presses sobre ele (geralmente para evitar a descida pela centro da gravidade). Possui uma vlvula de reteno integral (dentro do corpo se no bypass). Para permitir fluxo reverso livre.

Diferena de Acordo com o Circuito 1 S piloto externo quando a fora da vlvula apenas garantir a permanncia do peso no PMS e sua descida no necessita ser controlada. 2 Piloto interno e externo quando alm da necessidade de manter o peso na posio superior deve-se controlar seu movimento de descida.

7.3.4- Vlvula de Seqncia

Furadeira Hidrulica, 2 Cilindros 1 A Fixa a pea.

2 B Furo a pea.

Quando temos 2 ou mais cilindros movidos pela mesma fonte de presso e quer se garantir que um cilindro atinja o fim do curso antes que o outro inicie o seu. Teremos que ter dreno externo, pois ao invs de descarga para tanque devemos ter dreno externo e vlvula de reduo para retorno livre. 7.3.4- Vlvula redutora de presso:

Quando temos circuitos hidrulicos com ramificaes que devem trabalhar a nvel de presses diferentes. Diferena: o SPOOL montado invertido para tornar a vlvula normalmente aberta e para entrada e sada possui posies inversas. 7.3.5- Vlvula supressora de choque: A funo da supressora absorver a elevao de presso antes da abertura completa da vlvula de alivio e segurana, esta resposta de abertura de 30 milisegundos.

VIII - PNEUMTICA

8.1- Introduo 1 Caracterstica do ar comprimido. POSITIVAS - Quantidade - Transporte - Armazenagem - Segurana - Limpeza - Velocidade NEGATIVAS - Preparao - Compressibilidade - Fora - Escape de ar

8.2 Princpios Bsicos 1 PRESSO

LM linha varivel conforme 1- Situao geogrfica 2- Condies atmosfricas a) Depresso atmosfrica: a presso que a coluna de ar atmosfrico exerce sobre a superfcie da terra.

b) Sobrepresso: presso delativa a presso acusada pelos aparelhos de medio na prtica. Consideram-se como presso atmosfrica absoluta desde o ponto zero, como sendo a soma da presso relativa mais depende a depresso ou presso atmosfrica.

8.3 - Lei de Boyle e Meriotte O ar compressvel, mas sempre tende a expandir-se P1.V1= P2.V2 = P3.V3 =CTe Desde que a temperatura seja constante. O volume de um gs a temperatura constante inversamente proporcional a sua presso absoluta. Ou seja: PXV = CTe 8.4 - Lei de Gay Lussac Vto = Vt + Vt1/273.(T2-T1) Para elevao de temperatura de 1K. A presso constante o ar expande-se 1/273 de seu volume.

8.5 Conceito Tcnico e Fsico de uma Substncia de uso na pneumtica, relacionar todos os dados referentes ao volume de ar com o seu estado normal, ou seja, o estado de uma substancia gasosa sob condies de presso e temperatura normal; Conceito tcnico TM = 20 c PM = 0,98 bar

Conceito fsico

TM = 0 C PM = 1,073 bar

8.6 - Produo de Ar Comprimido So necessrios compressores que comprimam o ar para a presso do trabalho desejado (gestao central de distribuio do ar comprimido). Para isto importante alm do grau de pureza do ar (tratamento) o emprego correto dos diversos tipos de compressores. 8.7 - Tipos de Compressores Sempre conforme as necessidades fabris, em relao a presso de trabalho e ao volume, sero empregados compressores de diversos tipos de construo. Sero diferenciados dois tipos de compressores: No primeiro se trata de um tipo baseado no princpio de reduo de volume. Aqui se consegue a compresso sugando o ar para um ambiente fechado, diminuindo posteriormente o tamanho deste ambiente. Este tipo de construo denomina-se compresso de mbolo ou pisto (compressores de mbolo de movimento linear). Outro tipo de construo funciona segundo o princpio de fluxo. Suco do ar de um lado e compresso no outro por acelerao de massa (turbina).

a) Compressor de mbolo: Compressor de mbolo com movimento Linear Este compressor hoje o mais usado. Ele apropriado no s para a compresso a presses baixas e mdias, mas tambm para presses altas. O campo de presso de 1 bar at milhares de bar.

Compressor de mbolo com moviment o linear Compressor de mbolo com movimento linear.

Para a compresso a presses mais elevadas, so necessrios compressores de vrios estgios. O ar aspirado ser comprimido pelo primeiro mbolo (pisto), refrigerado intermediariamente e novamente comprimido pelo prximo mbolo. Na compresso a altas presses, faz-se necessria uma refrigerao intermediria, pois se cria auto aquecimento. Os compressores de mbolo e outros so fabricados em execues refrigeradas a gua ou a ar. Os compressores de mbolo com movimento linear so de grande vantagem: At At Acima 4 bar 15 bar 15 bar Possvel, mas nem sempre econmico: At At Acima 12 bar 30 bar 220 bar Um estgio Dois estgios Trs estgios Um estgio Dois estgios Trs ou mais estgios

O volume de ar fornecido vide diagrama de volume e presso fornecido abaixo:

Neste diagrama esto indicadas as capacidades, em quantidade aspirada e presso alcanada, para cada modelo de compressor.

Compressor de dois estgios com refrigerao intermediria.

Compressor de Membrana (diafragma) Este tipo pertence ao grupo dos compressores de mbolo. Mediante uma membrana, o mbolo fica separado da cmara de suco e compresso, quer dizer, o ar no ter contato com as partes deslizantes. O ar, portanto, ficar sempre livre de resduos de leo. Estes compressores so os preferidos e mais empregados na indstria alimentcia, farmacutica e qumica.

Compressor de membrana (diafragma).

Compressor de mbolo Rotativo Este um compressor com mbolo rotativo. Neste tipo se estreitam (diminuem) os compartimentos, comprimindo ento o ar nos mesmos.

Compressor Rotativo Multicelular Em um compartimento cilndrico, com aberturas de entrada e sada, gira um rotor alojado excentricamente. O rotor tem, nos rasgos, palhetas que em conjunto com a parede, formam pequenos compartimentos (clula). Quando em rotao, as palhetas sero, pela fora centrfuga, acertadas contra a parede. Devido a excentricidade de localizao do rotor h uma diminuio e aumento das clulas. As vantagens destes compressores esto em sua construo um tanto econmica em espao, bem como em seu funcionamento contnuo e equilibrado, e no uniforme fornecimento de ar livre de qualquer pulsao. Volume de ar fornecido vide diagrama de volume e presso.

Compressor rotativo multicelular.

Compressor de Duplo Parafuso Dois parafusos helicoidais, os quais, pelos perfis cncavo e convexo comprimem o ar que conduzido axialmente. Presso e volume fornecido vide diagrama de volume e presso.

Compressor de duplo parafuso.

Compressor Root Nestes compressores, o ar transportado de um lado para o outro, sem alterao de volume. A compresso (vedao) efetua-se no lado da presso pelos cantos dos mbolos.

Compressor root.

b) Turbo-compressores Estes compressores trabalham segundo o princpio de fluxo e so adequados para o fornecimento de grandes vazes. Os turbo-compressores so construdos em duas verses, axial e radial. Em ambas as execues o ar colocado em movimento por uma ou mais turbinas, a esta energia de movimento ento transformada em energia de presso. Volume fornecido vide diagrama de volume e presso.

Compressor axial.

Compressor radial.

A compresso, neste tipo de compressor, se processa pela acelerao do ar aspirado de cmara para cmara, em direo sada. O ar impelido axialmente para as paredes da cmara e, posteriormente em direo ao eixo e da no sentido radial para outra cmara sucessivamente. 8.8 - Critrio para a Escolha dos Compressores 1 Volume de ar fornecido vazo de ar do compressor A Volume fornecido terico: volume calculado que depende do deslocamento volumtrico e as rotaes do motor. B Volume fornecido efetivo indicado atravs de grficos sendo normalmente utilizado.

O produto do volume cilndrico x rotao o volume fornecido terico. Volume fornecido efetivo depende da construo do compressor. Um papel importante desempenhado pela eficincia volumtrica.

2 presso: A Presso de regime: a presso fornecida na sada do compressor do reservatrio, bem como na rede distribuidora at o consumidor (ferramenta pneumtica). B Presso de trabalho a presso necessria no ponto de trabalho (ferramenta pneumtica) sendo que os elementos de trabalho so constitudos para esta faixa (presso econmica ou normalizado). OBS: presso de trabalho sempre constante, sendo uma exigncia para o funcionamento correto da instalao pneumtica, pois na dependncia desta presso esto: a velocidade, fora, movimento dos temporizadores, 3 Acionamento A Motor eltrico B Motor combusto 4 Regulagem Tipo de Regulagem Para combinar o volume de fornecimento com o consumo de ar, cujos limites pr-estabelecidos iro influenciar na presso e vazo de sistema. A Regulagem de marcha em vazio o motor do compressor permanece funcionando, porm corta o fornecimento de ar. A1 - Regulagem por descarga:

Regulagem por descarga.

Quando alcanar a presso pr-regulada na sada do compressor ou reservatrio, abre a vlvula de alivio e segurana e em seguida corta o fornecimento do ar. A2 - Regulagem por fechamento

Regulagem por fechamento.

Fecha-se o lado da suco pelo acionamento piloto de uma vlvula direcional. A3 - Regulagem por garras regulagem mais antiga que mantm abertura a vlvula de suco.

Regulagem por garras.

B - Regulagem de carga parcial compressor permanece funcionando, porm varia a quantidade de ar fornecido.

B1 - Rotao motor combusto, motor eltrico de plos comutveis B2 - Estrangulamento funil de suco

C - Regulagem intermitente pressostato funcionamento em dois tempos, ou seja, presso mxima, o motor do compressor desligado e presso mnima religa automaticamente. Para isso necessrio um grande reservatrio de ar comprimido.

Regulagem intermitente.

8.9 - Reservatrio Funes: - Armazenar o ar comprimido; - Eliminar as constantes oscilaes de presso; - Refrigerar o ar separado o da gua. Dimensionamento: atravs de diagrama depende dos fatores seguintes: - consumo de ar - tipo de regulagem (n de interrupes / h) - diferena de presso desejada na rede

Diagrama

Dimetro de canalizao:

Dever ser escolhido de maneira que, mesmo com um consumo de ar crescente, a queda de presso do reservatrio ao consumidor no ultrapasse 0,2 bar. Normalmente seu dimetro obtido em grficos e depende de: - volume aspirado - comprimento de rede - queda de presso admissvel

- presso de trabalho Preparao do ar comprimido: consiste na eliminao de: - impurezas so eliminadas atravs de filtrao do ar aspirado antes do compressor e tambm pela utilizao de compressor livre de leo - umidade penetra na rede pelo prprio ar aspirado pelo compressor e depende da umidade relativa do ar, da temperatura e condies atmosfricas Umidade relativa = umidade absoluta x 100% Quantidade de saturao

8.10 - Processo de secagem 1) Secagem por absoro - um processo qumico no qual gua ou o vapor de gua que entre em contato com elemento secador separa-se do ar,

Secagem por absoro.

2) Secagem por adsoro o elemento secador formado de Dixido de Silcio que retm a umidade do ar comprimido. Dever ser acoplado em paralelo outra instalao para regenerar a umidade acumulada (ar quente).

Secagem por adsorso.

3) Secagem por Resfriamento funciona pelo princpio da reduo da temperatura de orvalho (T.P.O.) que a temperatura que deve ser resfriado o gs para se obter a condensao do vapor de gua nele contido.

Secagem por adsorso.

Etapa 1 O ar comprimido passa pelo trocador de calor ar-ar, ocorrendo a primeira separao. Etapa 2 Decrscimo da temperatura a 1,7C havendo a segunda separao. Etapa 3 Retorno ao trocador de calor ar-ar para equalizar a temperatura. 8.11 - Unidade De Conservao

1 Filtro de Ar Comprimido: uma combinao de filtro de ar comprimido que retm as impurezas bem como a gua condensada presente no ar (a maioria possui dreno automtico) 2 - Regulador De Presso: funo de manter constante a presso de trabalho independente a presso da rede. 3 - Lubrificador de Ar Comprimido: localizado antes de ferramenta pneumtica, e, a funo lubrificar e reduzir o atrito entre os elementos mveis e protege os aparelhos contra corroso. Consumo de Ar nos Cilindros importante para o dimensionamento de seus rgos e clculo com despesas de energia. 1 Cilindros de simples ao:

Q = S n

D2 rel.comp 4

2 Cilindros de dupla ao:

Q= S

D2
4

+S

(D

d 2 n rel.comp 4

Q vazo de ar (l/min) (cm2/min) S Curso (cm) D Dimetro do cilindro (cm) d Dimetro da haste do cilindro (cm)
Re l.comp = 1,013 + PTRAB (bar ) 1,013

Frmula para calcular o consumo de ar: Cilindro de ao simples: Q = s.n.q em L/min Cilindro de dupla ao: Q = 2 . ( s.n.q) em L/min Q = volume de ar (L/min); s = comprimento de curso (cm); n = n. de cursos por minuto; q = consumo de ar por cm de curso.

Diagrama do consumo de ar.

8. 12 Vlvulas Pneumticas Classificao Geral: 1 Vlvulas direcionais 2 Vlvulas de bloqueio 3 Vlvulas de presso 4 Vlvulas de fluxo 5 Vlvulas de fechamento 1 Vlvula direcionais: controlam a direo e o sentido do fluxo pneumtico. Consideram se: - Linha de sada: A, B, C. - Linha de entrada: P - Linha de escape: R, S, T. - Linha piloto: Z, Y, X. Meios de acionamento: Boto Pedal Alavanca Rolete Gatilho

2/2 vias NF (normalmente fechada)

2/2 vias NA (normalmente aberta)

Comando direto:

3/2 vias NF Acionado por boto Retorno autom. p/ mola

4/2 vias NA Acionado por pedal Retorno autom. p/ mola

4/3 vias Acionado por alanvanca Retorno por alavanca

Comando Indireto Acionamento a qualquer distncia

2 Vlvula de Bloqueio: fecha a passagem numa direo dando livre passagem em sentido oposto. Tipos: 1) Vlvula de reteno:

2) Vlvula alternadora OU:

3)Vlvula de duas presses E:

S permite presso na sada se tivermos presses iguais nas duas entradas simultneas.

3 Vlvulas de presso: 1) Vlvula redutora de presso:

Mantm constante a presso de trabalho mesmo com uma presso oscilante na rede. 2) Vlvula limitadora de presso:

Empregada com vlvula de alvio e segurana e estipulam a presso mxima admissvel no sistema. 3) Vlvula de seqncia:

Utilizada como sinal de pilotagem em circuitos seqenciais.

4 Vlvulas de fluxo: a) Estrangulamento regulvel

b) Estrangulamento fixo

c) Unidirecional

d) Bidirecional

5 Vlvulas de Fechamento: abre e fecha a passagem de fluxo normalmente manual: registro, gaveta... Temporizador ou vlvula de retorno esta unidade consiste em: uma vlvula direcional 3/2 vias NF com acionamento pneumtico (6 bar), de uma vlvula reguladora de fluxo unidirecional e de um pequeno reservatrio de ar. O tempo que leva para o aumento de presso neste reservatrio o tempo necessrio para o retardamento do comando de vlvula (0 a 30 segundos).

SIMBOLOGIA

You might also like