You are on page 1of 2

Auxiliar de Educao Infantil

O curso de Auxiliar de Educao Infantil prepara os formandos para serem profissionais no cuidado, segurana, entretenimento, ocupao e alimentao das crianas. Existem diversas ofertas e oportunidades de trabalho nos servios de apoio a crianas. Nesta formao so abordadas as necessidades de cada etapa de desenvolvimento das crianas e quais as tcnicas de apoio respectivas. OBJECTIVOS DO CURSO:

Adquirir conhecimentos bsicos de Psicologia Evolutiva e do desenvolvimento geral da criana (dos 0 aos 6 anos). Saber que condies ou factores influenciam o desenvolvimento fsico da criana. Ter conhecimentos das doenas mais comuns nas crianas, das suas manifestaes clnicas, tratamentos e do plano de vacinao. Saber quais so as diferentes etapas de alimentao da criana durante a infncia. Diferenciar os alimentos e saber elaborar dietas equilibradas e adaptadas a diferentes situaes. Conhecer os utenslios necessrios para a higiene corporal da criana, de forma a conseguir uma higiene correta de todas as partes do seu corpo. Compreender a importncia da higiene pessoal e ambiental, e aprender de que forma se poder ensinar a criana a adquirir os principais hbitos de higiene, de acordo com a sua idade e grau de maturidade. Conhecer os acidentes mais comuns nas crianas. Conhecer o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e moral da criana. Conhecer a importncia do desenvolvimento sensorial e motor no desenvolvimento geral da criana. Aprender quais so as regras de atuao e as atividades apropriadas para o desenvolvimento motor da criana. Reconhecer a importncia da linguagem para o desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criana. Conhecer as regras corretas de atuao para favorecer a aquisio da linguagem e o seu desenvolvimento, de acordo com a idade da criana e o seu desenvolvimento lingustico. Conhecer os aspectos bsicos dos tipos de expresso plstica, musical, corporal. Perceber a importncia do espao, do tempo e materiais, para o ensinoaprendizagem. Conhecer a organizao da Educao Infantil no pas.

SADAS PROFISSIONAIS:

Estabelecimentos de ensino escolar pblicos ou privados, empresas relacionadas com o sector da educao, ATLs (atividades de tempos livres, complementares e extracurriculares) e colnias de frias

Creches, jardins-de-infncia e estabelecimentos de ensino de educao especial Instituies da rea da assistncia social, e de acolhimento, de menores em situao de risco, e de apoio familiar

Com o acesso ao nosso campus virtual, a materiais complementares, e com o apoio formativo dado pelos tutores e preparadores, os nossos formandos podem tornar-se profissionais competentes nesta rea.

You might also like