You are on page 1of 3

A produo de alimentos um dos maiores desafios do mundo moderno.

. O crescimento populacional excessivo tem feito com que o ser humano consuma quase tudo aquilo que o planeta tem para oferecer. Com uma populao to grande, quase utpico imaginarmos uma produo de alimentos suficiente e sem impacto algum. Os impactos causados pelo ser humano so muitos, mas possvel reduzi-los. O ideal que daqui a algum tempo, os nossos estudos e pesquisas consigam descobrir uma forma de produzir alimentos de forma eficiente e sem impactos no meio ambiente.

Impactos gerados pela agricultura:


Para que possamos buscar soluo aos problemas do mundo moderno, precisamos conhecer ao menos os maiores impactos causados pela atividade de maior impacto no meio-ambiente: a agricultura. Desmatamento a derrubada de matas originais vem sendo a causa dos maiores impactos ambientais. Eroso a perda de solo causada pela associao do uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos. Essa perda est retirando todas as camadas superiores do solo, chegando at as rochas, tornando o solo no-agricultvel. Alm disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprometendo sua vazo e qualidade da gua. Perda de biodiversidade as espcies formadas durante muitos milhares de anos esto simplesmente desaparecendo com o desmatamento. Essas espcies podem ser necessrias para a produo de medicamentos no futuro. Esgotamento da gua doce muito se enganam os que pensam que o consumo domstico gera os maiores gastos de gua. Mais de 60% da gua doce utilizada na irrigao de campos agrcolas. Poluio atmosfrica por mais que a produo de material vegetal capture carbono da atmosfera, o carbono liberado por atividades relacionadas supera a quantidade capturada. Esse carbono liberado pela queima de diesel dos tratores, produo de fertilizantes e defensivos agrcolas, alm da decomposio de restos de cultura. Poluio de guas o uso descontrolado de adubos e defensivos agrcolas vem causando srios problemas de contaminao de guas por resduos e materiais lixiviados no solo, que podem causar problemas inclusive com a eutrofizao e contaminao de guas potveis. Desertificao O uso inadequado do solo, hoje liderado pela produo de gado e outros animais, vem desgastando os solos de forma espantosa, tornando-os quase totalmente infrteis. Isso vem fazendo com que quase nenhuma planta consiga sobreviver em muitas dessas reas, tornando-as desertas. Esse processo, infelizmente, irreversvel. Destruio de mananciais o avano da agricultura sobre as matas nativas causa destruio das nascentes, por soterramento, impermeabilizao, entre outros fatores. Gerao de resduos a produo animal uma das maiores causas da gerao de resduos, principalmente devido s fezes animais geradas em animais criados em confinamento. As fezes dos porcos (chamadas de chorume de porco), as fezes de frango (chamadas de cama de frango), entre outras, esto dentre as principais poluidoras de ambientes rurais.

Problemas ambientais da pecuria O rebanho bovino do Brasil estimado em cerca de 170 milhes de cabeas de gado ocupando pouco mais de 172 milhes de hectares. Diante desses nmeros, a pecuria tem sido apontada como uma das atividades que mais prejudicam o meio ambiente. As externalidades negativas causadas pela bovinocultura esto correlacionadas com o principal meio de produo adotado no Brasil, o sistema extensivo. Este se caracteriza pelo baixo investimento em formao (principalmente quando a terra adquirida j contm algum tipo de pasto) e manuteno de pastagem. Este sistema pode gerar: - Destruio de ecossistemas ambientais: uma vez que o esgotamento ou a baixa produtividade de determinadas reas incentiva a expandir seus domnios sobre biomas naturais, destruindo os habitats naturais de vrias espcies. Juntamente com outras atividades agrcolas e madeireiras, a pecuria apontada como um dos principais vetores de expanso da fronteira agrcola, ameaando biomas como Cerrado e Amaznia; - Degradao do solo: resultante do baixo investimento na manuteno de pastagens, podendo inclusive provocar compactao e eroso do solo; - Poluio dos recursos hdricos: atravs da carga de nutrientes (nitrognio, fsforo, potssio do esterco), hormnios, metais pesados e patgenos carregados para o leito dos rios pela lixiviao do solo.

Agropecuria e desenvolvimento sustentvel

. Para que se promova o desenvolvimento de uma agropecuria sustentvel necessrio conscientizar o agricultor e o pecuarista sobre a conservao do ambiente, alm de a ele oferecer os meios e mtodos para alcanar esse desenvolvimento sustentvel. Os impactos ambientais decorrentes das atividades agropecurias so inevitveis. Contudo, a explorao agrcola se devidamente planejada e tomada s providncias necessrias para a otimizao dos impactos positivos e a minimizao dos impactos negativos ter-se- ganhos efetivos tanto para o meio biofsico como para a dimenso socioeconmica.

Em 2010, a quantidade comercializada de fertilizantes foi de 155Kg/h O Sudeste apresentou a maior comercializao de fertilizantes por unidade de rea (208,1kg/ha), acima da mdia brasileira. Em 2010, a rea plantada total do Brasil a 7,7% da superfcie total Os sistemas de explorao adotados (extensivo e intensivo) exercem influncias distintas, com nveis diferentes de degradao do meio ambiente.

sistema de explorao extensivo Os recursos naturais so aproveitados ao mximo, com pequeno dispndio de capital e de mo-de-obra.. Sistema de explorao intensivo- associado a cuidado, maior insero de capital num determinado sistema- aumenta a produo por unidade de rea-aumenta a produo animal com o aumento da taxa de lotao.

O sistema capitalista , de forma direta, influencia a super-explorao Com o consumismo a populao, principalmente de pases desenvolvidos, passa a comprar mais e exigir mais do que a capacidade natural de produo do meio. Surgiram no final do sculo XX os ecomalthusianos com a teoria de que o crescimento populacional exagerado pressionava os recursos naturais, podendo representar riscos para um futuro prximo em razo dos impactos ambientais. , o desenvolvimento sustentvel, definido como um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades atuais, de forma a no comprometer a capacidade de atender os anseios das futuras geraes. O que vale ressaltar que incompatvel ajustar o modelo econmico neoliberal com o principio do desenvolvimento sustentvel, tendo em vista o modelo capitalista ser excludente, que acentua a desigualdade social e que certamente no prioriza o uso sistmico dos recursos naturais.

You might also like