You are on page 1of 19

DIREITO CIVIL 1 AULA 1 O CDIGO CIVIL BRASILEIRO Representa a consolidao das mudanas sociais e legislativas, incorporando novos avanos

na tcnica jurdica. Traz trs princpios fundamentais: a) ETICIDADE superar o apego ao rigor formal, aliando valores tcnicos aos ticos. Fortalece as relaes do homem com os seus, e do Estado com os seus administrados. Delimita o comportamento humano com a realidade e influenciando os fatos e atos. Vincula o eixo central e um sistema aberto, dando eficcia e efetividade aos princpios constitucionais da dignidade humana, cidadania, personalidade, confiana, probidade, lealdade, boa-f e honestidade nas relaes jurdicas de direito privado. b) A SOCIALIDADE em detrimento do carter individualista do antigo. Predomina o social sobre o individual. c) OPERABILIDADE Diversas solues normativas para possibilitar uma compreenso maior e mais simplificada na interpretao e aplicao. A CONSTITUCIONALIZAO DO DIREITO CIVIL a anlise do direito privado, com base nos fundamentos constitucionais e aplicao, dos mandamentos constitucionais, no direito privado. A Constituio Federal dotada de coercibilidade e imperatividade e veio dar um novo perfil aos institutos do direito de famlia. O novo Cdigo Civil teve que adaptar-se a ela aprofundando-os: Unio Estvel - reconhecida; Maioridade Civil aos 18 anos; Regime de bens pode ser alterado por acordo entre os cnjuges; Exames de DNA para comprovao de paternidade a recusa implica em reconhecimento da filiao. Filhos nascidos fora do casamento no h mais distino entre filhos; Guarda dos filhos em caso de separao - os filhos podem ficar com o pai ou a me; Testamento no mais precisa ser feito mo pelo testador; Sucesso - o cnjuge passa a ser herdeiro necessrio. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ DIREITO CIVIL 1 AULA 2 OS SUJEITOS DE DIREITO ESPCIES DE SUJEITOS DE DIREITO So classificados em: 1) personificados o direito atribui a qualidade de pessoa, autorizando a praticar atos e negcios jurdicos que no estejam proibidas. 2) despersonificados no so pessoas, so criados para praticar atos inerentes sua finalidade, autorizados por lei. 3) humanos o nascituro, no tero, sem personalidade jurdica mas com alguns direitos. Seu estatuto jurdico se altera se nasce com vida, adquirindo personalidade. 4) no-humanos - so os demais. Conceitos criados pelo direito, como: a pessoa jurdica, a massa falida, o condomnio edilcio, a conta de participao etc. O surgimento de um sujeito no humano sempre ocorre com uma finalidade particular.

SUJEITOS PERSONIFICADOS Dotados de personalidade jurdica, titularizam direitos e obrigaes. So as pessoas fsicas ou jurdicas, autorizadas a praticar atos e negcios jurdicos pelo princpio constitucional da legalidade. Para algumas o conceito de personificao no apropriado, como as de direito publico. Tambm, mesmo no havendo proibio, a pessoa jurdica inapta prtica de certos atos. Pessoas jurdicas de direto privado, personificadas, esto aptas prtica de quaisquer negcios jurdicos, no necessitando de expressa autorizao. J as pessoas jurdicas de direito pblico, s podem praticar aqueles que a lei autoriza. SUJEITO DESPERSONIFICADO HUMANO: O NASCITURO O homem e a mulher, em gestao, so sujeitos de direito, embora no sejam ainda pessoas. O art. 2o do CC diz que a personalidade civil da pessoa, comea do nascimento com vida, mas a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro. Se nascer com vida (respirar) ser pessoa. NATUREZA JURDICA DO EMBRIO IN VITRO bem de propriedade. Direitos do embrio in tero o nascituro. Se for fertilizado, no corpo da me ou in vitro, sua fixao no tero pode resultar num ser humano. O fato decisivo a sua implantao in tero. Verificado, ele sujeito de direito; no verificado, objeto de direito, um bem. SUJEITOS DESPERSONIFICADOS NO HUMANOS So entidades, criadas pelo direito, para disciplinar os interesses humanos. So tcnicas de separao patrimonial, destinadas a uma finalidade. Sua personificao uma autorizao genrica para praticar atos e negcios jurdicos. So eles: 1. esplio pendncias obrigacionais deixadas pela morto. Dvidas, crditos, bens etc.. representado pelo inventariante. 2. Condomnio edilcio responsvel pela administrao de interesses comuns das unidades autnomas de uma edificao residencial ou comercial. Seu representante o sndico. 3. Massa falida a convergncia de interesses dos credores do falido. titular dos crditos, podendo cobrar os devedores inadimplentes. representada pelo administrador judicial. 4. Sociedade em comum a sociedade sem registro, no personificada. 5. Conta de participao um contrato de investimento celebrado entre empresrios. PESSOA FSICA CAPACIDADE Atributo da personalidade, que autoriza, a pessoa fsica, a praticar qualquer ato jurdico, salvo se houver proibio expressa. Nem toda pessoa fsica ostenta esse atributo. Elas se dividem em: CAPAZES Podem praticar atos e negcios jurdicos sem o auxilio ou a interveno de outra.

INCAPAZES S pode praticar ato ou negcio, por meio de seu representante ou assistente, nas hipteses em lei. H duas espcies: 1. absoluta pessoa sem nenhuma condio psquico-fsica para decidir sobre ato ou negocio jurdico. Sua opinio irrelevante. Deve ser representada. 2. Relativa se reconhece alguma aptido psquico-fisica para decidir sobre o que lhe interessa. Sua opinio relevante. Deve ser assistida. So absolutamente incapazes: menores de 16 anos; os que, por enfermidade ou deficincia mental no tem discernimento necessrio para praticar atos da vida civil; os que no puderem exprimir sua vontade, temporria ou permanentemente. So relativamente incapazes maiores de 16 e menores de 18; os brios habituais e os viciados em txicos; os que, por deficincia mental, tem reduzido discernimento e os excepcionais sem desenvolvimento mental completo, e os prdigos. Os negcios jurdicos, praticados pelo absolutamente incapaz, sem a devida representao, so nulos e os praticados pelo relativamente incapaz, no assistido, so anulveis. Incapacidade em razo da idade Maior aquele com 18 anos ou mais. Menor aquele com menos de 18 anos (impberes at 16) e pberes (entre 16 e 18). OS SUJEITOS DE DIREITO Menor impbere At alcanar 16 anos, so absolutamente incapazes para decidir sozinhos sobre o que lhes interessa ou no. Precisam de representante (pais ou tutor). Menor Pbere Entre 16 e 18 anos, relativamente incapaz. Sua opinio j tem alguma relevncia. Precisam de assistente (pais ou tutor). EMANCIPAO Ato ou fato jurdico que extingue a incapacidade do menor. As causas so: 1. concesso dos pais exige-se 16 anos completos. O absolutamente incapaz no pode ser emancipado. Deve ser por instrumento publico. 2. Sentena judicial quando ambos os pais so falecidos ou ausentes, ou se decaram do exerccio do poder familiar. 3. Casamento mnimo de 16 anos, exigida a autorizao dos pais para os menores de 18(idade nbil). 4. Emprego publico efetivo se o menor nomeado para cargo ou funo efetiva. 5. Colao de grau em curso superior hiptese rarssima. 6. Estabelecimento civil ou comercial se o menor se estabelecer como explorador de atividade econmica, civil ou comercial. Deve ter idade mnima de 16 anos e obteno de economia prpria. 7. Emprego mnimo de 16 anos e obter economia prpria. A emancipao, qualquer que tenha sido a causa, sempre irreversvel.

INCAPACIDADE COM INTERDIO Supresso ou limitao por considerar a pessoa incapaz, por enfermidades, deficincias ou vcios. Se d por processo judicial. Fundamentos da interdio: 1. prodigalidade gasta sem critrios. 2. Viciado em dois casos: a. Embriaguez habitual quando perturba o cotidiano b. Consumo de txicos o viciado tem reduzidas as suas habilidades mentais. 3. deficiente mental no tem discernimento necessrio prtica de atos da vida civil. Ser avaliado por perito. 4. Mentalmente enfermo uma leso sade. 5. Impedido de expressar a vontade por qualquer razo deve ser interditado, para que outra pessoa o curador fale por ele. Negcios jurdicos anteriores interdio Os atos do incapaz, anteriores interdio, j estavam viciados, por nulidade ou anulabilidade, desde o momento em que se verificou o fato. O negocio jurdico praticado deve ser avaliado se til ou proveitoso para o incapaz. Se for, deve-se considerar o outro contratante movido pela boa-fe. Caso contrrio, reputa-se de ma-fe o outro e invalido o negocio. ALGUMAS SITUAES ESPECFICAS Velho A incapacidade pela reduo ou perda do discernimento. Deficientes fsicos No so incapazes pela deficincia. ndios Aplicam-se as normas civis, sem ateno particular sua origem, ascendncia e cultura. So classificados como: a) isolados vivem em grupos desconhecidos pela civilizao ou com poucos e eventuais contatos b) em vias de integrao mantem, algum contato com a civilizao, aceitando prticas e modos de existncia estranhos c) integrados vivem na civilizao, ainda com alguns usos, costumes e tradies de sua cultura. Os integrados tm capacidade jurdica igual das demais pessoas. Alcanando a maioridade, tornam-se capazes. J os no integrados, esto sujeitos a tutela especfica. Os negcios jurdicos, entre eles e pessoa estranha s podem ser praticados com a assistncia da FUNAI, sendo nulos se praticados diretamente. Deixam o regime de tutela e adquirem a plena capacidade quando: a) emancipao de sua comunidade b) reconhecimento da condio de integrado pela FUNAI c) requerimento ao juiz de liberao do regime tutelar Nas trs hipteses deve ter, no mnimo, 21 anos, conhecimento da lngua portuguesa, habilitao para o exerccio de atividade til civilizao e razovel compreenso dos usos e costumes desta.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ AULA 3 PESSOA FSICA A MORTE Fato jurdico que importa o trmino da pessoa fsica, deixando de ser pessoa e sujeito de direito. Depois de pagas as dvidas, seus bens sero transmitidos aos sucessores, herdeiros ou legatrios. A morte presumida sempre declarada pelo juiz aps se convencer que esto presentes os requisitos legais. Presume-se em 3 hipoteses: a) abertura da sucesso definitiva b) extrema probabilidade de morte de quem se encontrava em perigo de vida c) desaparecimento em campanha ou aprisionamento, se no for encontrada a pessoa at 2 anos aps o termino da guerra Em circunstncias excepcionais, a morte pode ser reconhecida diretamente pela lei, como o caso de pessoas que participaram ou foram acusadas de participar de atividades polticas. COMORIENTES So os que falecem na mesma ocasio. a soluo do direito brasileiro para as pessoas que faleceram simultaneamente. Direitos do falecido a proteo, post mortem, de determinados interesses extrapatrimoniais que a pessoa tinha enquanto vivia. Alguns se projetam para alm da morte, como honra. A lei legitima algumas pessoas para sua defesa: o cnjuge sobrevivente e qualquer parente em linha reta ou colateral, at o quarto grau. Se a ofensa alcana o direito imagem s o cnjuge, ascendentes e descendentes esto legitimados. Se for pessoa famosa sua imagem pode ter contedo patrimonial e, nesse caso, transmissvel. Se a leso alcana o direito de explor-la economicamente, sua defesa cabe, exclusivamente, ao sucessor. AUSNCIA Quando uma pessoa desaparece, o direito se preocupa com seus interesses. Aps algum tempo, em ateno aos direitos de terceiros, a lei autoriza a presuno da morte, para resolver as pendncias obrigacionais e a transmisso dos bens, continuando atenta aos interesses dela. So 3 etapas sucessivas: a) curadoria dos bens do ausente privilegiam-se os interesses do desaparecido sobre o de terceiros b) sucesso provisria equiparam-se esses interesses, atendendo-se ao direito dos credores e imitindo os sucessores na posse dos bens do ausente c) sucesso definitiva os interesses privilegiados so os de sucessores, herdeiros ou legatrios. Apenas depois de transcorridos 10 anos da sucesso definitiva, os sucessores adquirem, incondicionalmente, seus direitos sobre os bens. O tipo do desaparecimento importante para a definio dos direitos dos sucessores, na hiptese de reaparecimento. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

AULA 3 PESSOA FISICA CURADORIA DOS BENS DO AUSENTE necessrio que o desaparecido no tenha representante ou procurador. No exige a lei prazo mnimo. Alguns fatos so suficientes para o juiz declarar a ausncia. A primeira conseqncia a arrecadao dos bens. Depois nomear um curador. A nomeao deve recair, em principio, sobre o cnjuge. S no se legitima se estiver separado judicialmente ou de fato, por mais de 2 anos. A nomeao de parente irrecusvel, exceto em situaes excepcionais, a critrio do juiz. Na falta dos parentes, o juiz pode escolher qualquer pessoa. SUCESSO PROVISRIA E DEFINITIVA Transcorrido um ano da arrecadao dos bens do ausente, os interessados podem requerer a provisria. Tambm pode ser requerida de quem possua representante ou procurador, se o desaparecimento j dura 3 anos. Passado esse perodo, outros interesses passam a ter maior proteo da lei. O representante ou procurador sero dispensados e os sucessores entram na posse dos bens. declarada a ausncia e aberta a provisria, em vista de 3 fatos: a) retorno do ausente a situao se desfaz porque no houve o fim da pessoa b) descoberta de que est vivo a situao se desfaz porque no houve o fim da pessoa c) descoberta da data exata da sua morte a situao pode se desfazer, na data da abertura e na da morte Encontrando-se vivo quem se tinha por morto, no h razes para continuarem os sucessores, na posse de bens que no lhes pertencem. Esto legitimados para requerer a provisria do ausente, aps um ano da arrecadao, ou de desaparecida com representante ou procurador, depois de 3 anos: a) cnjuge, no separado judicialmente b) herdeiros presumidos c) os que tiverem sobre os bens do ausente direito condicionado sua morte d) credores de obrigaes vencidas e no pagas e) ministrio publico, se no houver interessados O principal efeito da sucesso a imisso na posse dos bens. Durante a provisria no se transmite a propriedade, pois continuam pertencendo a ele. O curador e o representante ou mandatrio so desligados de suas funes. Nenhum bem imvel pode ser alienado ou hipotecado, a fim de impedir sua perda, pois no transcorreu tempo suficiente para a presuno da sua morte. H duas excees: para bens imveis, desapropriao, alienao ou hipoteca, mediante autorizao judicial, para evitar sua runa. Para bens mveis sujeitos a deteriorao ou extravio, o juiz pode ordenar sua venda e investimento do valor. Decorridos 10 anos da abertura da provisria, os interessados podem requerer a definitiva, que pode ser aberta independentemente de abertura da provisria, quando o desaparecido, conta com 80 anos e h pelo menos 5 no d noticias. A abertura, da definitiva, importa presuno da morte. Pagam-se as dvidas pendentes e transmitem-se os bens aos sucessores. O retorno do ausente De acordo com o momento, variam os direitos que titulariza.

Se antes da provisria, encontrar seus bens, negcios e interesses sob os cuidados do curador e ter direito de receber os frutos e rendimentos. Se depois da provisria e antes da definitiva, os frutos e rendimentos dos bens pertencem ao titular do direito posse provisria. Depende da natureza do vnculo de parentesco entre eles. O cnjuge, ascendentes e descendentes, faro seus, todos os frutos e rendimentos dos bens, mas os demais devem capitalizar a metade. Se nos 10 anos seguintes definitiva, devem ser restitudos os bens no estado em que se encontrarem. Se um ou mais tiverem sido vendidos, aps a partilha na definitiva, ter direito ao preo da venda. Em caso de sub-rogao, ficar com o bem sub-rogado. Em nenhuma hiptese ter direito a fruto ou rendimento, relativo ao tempo da sua ausncia. Aps o decurso de 10 anos seguintes definitiva, no ter nenhum direito sobre os bens que titularizava anteriormente ao seu desaparecimento. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ AULA 03 PESSOA FISICA DOMICLIO DA PESSOA FSICA Lugar onde pode ser encontrada para exercer direitos e responder por obrigaes. Se fsica, o lugar em que reside com animo definitivo. Quem possui mais de uma residncia, alternadamente, tem em qualquer delas seu domiclio. Quem no tiver residncia habitual, tem no lugar em que for encontrada. Nas relaes pertinentes profisso, a pessoa fsica domiciliada onde a exerce. As pessoas so, em principio, inteiramente livres para decidir o lugar em que fixaro o domiclio e, por isso, o elemento mais relevante, a inteno. Exceto nas hipteses de domicilio necessrio, o lugar declarado como tal, pela pessoa, serve de domiclio. Querendo, a pessoa pode mudar a qualquer tempo. Tambm podem, ao celebrar um contrato escrito, eleger o lugar em que sero exercidos os direitos e cumpridas as obrigaes. As hipteses de domicilio necessrio, que limitam a liberdade de escolha, so cinco: a) o incapaz, tem o mesmo domicilio de seu representante ou assistente b) servidor publico domiciliado no lugar em que exerce suas funes permanentemente c) domicilio do militar depende da fora a que pertence d) o martimo domicilia-se no navio em que for matriculado e) preso, onde estiver cumprindo pena

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ AULA 03 PESSOA FISICA DIREITOS DA PERSONALIDADE Tm razes na constituio. So inviolveis, absolutos, oponveis erga omnes, podendo seu titular escudar-se neles perante qualquer pessoa, mas no so ilimitados. Cedem lugar a outros, de maior envergadura (difusos, coletivos e pblicos). So vitalcios, imprescritveis e extrapatrimoniais. Dependendo do titular, alguns so patrimoniais, quantificveis em dinheiro. O melhor entendimento o da distino entre patrimoniais e extrapatrimoniais. So indisponveis, no podendo ced-los, onerosa ou gratuitamente,

nem limitar o seu exerccio. No so transmissveis, seja entre vivos, seja em sucesso por morte. So impenhorveis e irrenunciveis. DIREITO AO NOME a identificao da pessoa natural. Principal elemento de individuao. Tem importncia jurdica e psicolgica: a base para a construo da personalidade. Toda pessoa tem direito ao nome, composto de prenome, que indique a famlia e sobrenome, que indica um membro dela. Quem atribui o prenome so os pais, em conjunto, ou qualquer um deles, quando falecido o outro. Sendo desconhecido ou ausente o pai, cabe me. H plena liberdade de escolha. Vedam-se apenas prenomes suscetveis de expor ao ridculo a pessoa. A mesma liberdade no existe para o sobrenome. Alterao do nome A escolha do prenome e a composio do sobrenome so, em principio, definitivos. No podem ser alterados a no ser nas hipteses legais. A retificao por erro pode ser feita a qualquer tempo. A mutao diz respeito substituio ou acrscimo de expresses. Em casos especficos, possvel sua mudana, como: a) vontade do titular, no primeiro ano seguinte ao da maioridade civil Pode alterar por qualquer outro do agrado, preservando o sobrenome. Admite-se o acrscimo, de expresses componentes do sobrenome de antecedentes remotos b) deciso judicial que reconhea motivo justificvel Embora a lei no condicione, a qualquer justificativa, a jurisprudncia afirma que a mudana deve ser excepcional e motivada. Tambm bastante comum a alterao para evitar os dissabores e prejuzos da homonimia. Outra hiptese a dos transexuais, que tem direito a prenome compatvel com a aparncia sexual. Tambm deve ser reconhecido, o mesmo direito, queles que optam pela inverso do sexo. c) substituio do prenome por apelido notrio A lei permite, quando til aos interesses da pessoa, a substituio do prenome pelo apelido notrio, ou mesmo o seu acrscimo. d) substituio do prenome de testemunha de crime Por autorizao judicial, para proteger a testemunha. e) adio ao nome do sobrenome do cnjuge Autoriza a lei, com o casamento, para mudar o nome, agregando-lhe o sobrenome do cnjuge. Independe da anuncia do outro cnjuge ou seus familiares. f) acrscimo do sobrenome do padrasto ou madrasta O enteado pode requerer, ao juiz, a averbao, ao seu assentamento de nascimento, o sobrenome de seu padrasto ou madrasta. g) adoo O adotado passa a ter, no nome, o sobrenome do adotante. PROTEO DO NOME Confunde-se com a da imagem. So indissociveis: quem diz o nome invoca a imagem associada, existente ou por construir. Se j conhecida, ela pode ser comprometida pelo que se est ligando ao nome; se desconhecida, construda a partir das informaes transmitidas junto com o nome.

A primeira regra cobe sua meno por terceiros, em publicaes ou representaes, sempre que expuser a pessoa nomeada ao desprezo pblico. . A segunda regra impede o seu uso, em propaganda comercial, sem autorizao do titular. A mesma proteo estendida, ao pseudnimo adotado, ou ao apelido notrio, para atividades lcitas. O valor prestigiado o da prpria identidade de uma pessoa, propiciada pelo nome. DIREITO PRIVACIDADE o conjunto de informaes, dados que estimulam a composio da imagem da pessoa. Algumas so publicas. Outras, embora no publicas, podem ser acessadas por qualquer interessado legitimado, como num processo judicial. Por fim, aquelas ligadas pessoa no so publicas. Tem direito de acesso apenas algumas pessoas, em razo de contrato ou de faculdade legal expressa. Especial meno deve ser feita s informaes relacionadas aos hbitos de consumo da pessoa. A lei protege, como direito da personalidade, a sua no divulgao. Inviolabilidade da vida privada e seus limites o conjunto, de informaes privadas, s quais ela deseja, no ver divulgadas, a ningum. um direito da personalidade, absoluto e limitado, que assegura a faculdade de selecionar quais podem ou no, ser divulgadas, e por que meios. Esse direito no prevalece, em prejuzo de interesses maiores como os difusos, coletivos ou pblicos. Ele no oponvel perante ordem judicial. Tambm no existe quando o acesso atende aos imperativos de segurana publica ou represso penal. A tendncia a da crescente reduo dessa privacidade, em funo da preservao da segurana da sociedade e da efetivao da punibilidade. Tambm no considerada violao, a transmisso, para a Receita Federal, de informaes sobre movimentao bancria e compras por cartes de crdito, acima de determinado valor, como medida de combate sonegao. O direito constitucional do Estado, de cobrar tributos, se sobrepe ao constitucional do individuo, j que o primeiro, atende a interesse de natureza pblica, e este, privada. Privacidade na internet Procura identificar hbitos de consumo. O objetivo localizar pessoas dispostas a adquirir os produtos ou servios de determinada empresa. Essas informaes atendem tanto aos interesses dos fornecedores como dos consumidores, que so beneficiados medida que passam a receber mensagens publicitrias, direcionadas, de acordo com seus hbitos de consumo. Assim, essa publicidade direcionada no representa, necessariamente, uma violao da vida privada. DIREITO SOBRE O CORPO A ordem jurdica restringe os efeitos, da vontade da pessoa sobre ele, com proibies genricas, e abre poucas excees. A comear pela proibio de comercializao de rgos, tecidos e substncias humanas, podendo ser feita, apenas, de modo gratuito. Tambm probe, quando resulta diminuio permanente da integridade fsica ou contrria aos bons costumes, salvo, por exigncia mdica. Por fim, limita os atos de disposio, segundo a finalidade, podendo apenas para fins cientficos ou altrustas. Transplantes a disposio de rgos, tecidos ou partes do corpo como doao. H duas hipteses: 1) retirada post mortem o doador sofreu morte enceflica e os rgos que conservam a funcionalidade podem ser aproveitados no tratamento de outras pessoas.

2) doao para retirada em vida - a autorizao compete ao cnjuge. Se menor, a ambos os pais, ou a qualquer um deles, se falecido o outro. Falecidos os dois ou decados do poder familiar, compete ao tutor. Se sujeita a quatro requisitos: a) capacidade do doador S a pessoa capaz pode doar. O menor relativamente incapaz deve ser emancipado. b) autorizao judicial Por meio de advogado. c) justificativa mdica S pode ser feita de rgos duplos ou de partes de rgos, tecidos ou partes do corpo cuja retirada no cause a morte ou qualquer prejuzo sade do doador. Impede a lei, a doao, se o organismo do doador no puder continuar vivendo sem risco para as suas aptides vitais ou da sua sade mental. d) vinculo familiar especfico entre doador e receptor Visa a impedir a comercializao de partes do corpo. Permite a lei, apenas, se o receptor for cnjuge ou parente consangneo at o 4 grau, inclusive, do doador. Esterilizao A voluntria uma forma de exercer o direito sobre o corpo. A ordem jurdica, reconhece como legtimo, o interesse de a pessoa tratar, separadamente, duas dimenses da funo sexual: a reproduo e o prazer, com o objetivo de neutralizar uma e otimizar a outra. A exemplo das demais normas atinentes ao direito sobre o corpo, tambm se restringem, legalmente, as hipteses de esterilizao voluntria. Em primeiro lugar, a pessoa deve ser capaz ou, se incapaz, ter a incapacidade restrita aos atos de contedo material. A esterilizao cirrgica, em pessoas absolutamente incapazes, depende de autorizao judicial. Alm de capaz, deve ter, no mnimo, 25 anos ou pelo menos dois filhos vivos. A vontade de se tornar infrtil deve ser manifestada por escrito. Se for casada, obrigatria tambm a autorizao do cnjuge. Finalmente, entre a manifestao da vontade e a realizao do ato cirrgico, devem transcorrer sessenta dias, no mnimo, quando a pessoa interessada pode ter acesso ao servio de regulao da fecundidade, incluindo o aconselhamento destinado a desencoraja-la. Mudana de sexo Ligada proibio de disposio voluntria do corpo, com diminuio permanente da integridade fsica, ou atentado aos bons costumes, a dos transexuais. So duas situaes: de um lado, pessoas com distrbio psicolgico. No h dvidas quanto legalidade da operao, j que decorre de exigncia medica. De outro lado, aqueles que simplesmente tem vontade de mudar de sexo. A operao no est proibida na lei, j que no compromete a integridade fsica, nem ofende os bons costumes. A lei s probe a castrao. A questo deve ser resolvida pela aplicao do princpio in dbio pro libertatis, ou seja, deve-se deixar, a cada um, a livre disposio de si mesmo. DIREITO IMAGEM assegurado, ao retratado, impedir a reproduo ou veiculao de sua imagem, dentro de certos limites. Esse direito tem sido alargado para abarcar o conjunto de idias e conceitos de vida, associado s pessoas, notadamente as famosas. A tecnologia passou a distinguir imagem-retrato e imagem-atributo. A imagem-retrato a representao do corpo por uma das partes, j a imagem-atributo, o conjunto de caractersticas

associadas pessoa, pelos seus conhecidos. Se for famosa, o direito imagem pode ser patrimonial, quantificvel em dinheiro, pois fonte de receita proporcional fama e aos atributos associados a ela pelo imaginrio popular. Direito extrapatrimonial imagem-retrato A titularidade no depende da fama. Todos tm protegido o interesse de no ver sua imagem impressa contra a vontade, pois ela a sua representao, sua expanso. Para ser objeto de proteo deve possibilitar a imediata identificao do titular. O retrato do rosto, de frente ou de perfil, est sob a tutela do direito imagem, assim como de outras partes do corpo. Porm, essa proteo tem limites na primazia de interesses de maior envergadura. No h proteo imagem quando a exposio do retrato for necessria administrao da justia ou manuteno da ordem pblica. Tambm no h bice exposio, quando participar de evento de alcance jornalstico que desperte o interesse de muitas pessoas. O interesse de todos em ser notcia desses acontecimentos se sobrepe ao do indivduo retratado. Se a pessoa est participando de evento social, tornado pblico pelos seus organizadores, no pode opor-se aos registros e sua divulgao, desde que no prejudiciais ao seu direito da personalidade. Se no foi tornado pblico, a divulgao no autorizada, onde ela possa ser identificada, significa violao a esse direito. Nos mais elevados nveis de notoriedade, fotgrafos perseguem a pessoa, onde quer que ela v, espera de oportunidades para registrarem situaes ou encontros que possam repercutir nos meios de comunicao em massa. Menciona a lei que, a imagem no pode ser publicada, exposta ou utilizada se atingir a honra, a boa fama ou a respeitabilidade da pessoa retratada. No se deve interpret-la, entretanto, restritivamente. Direito extrapatrimonial imagem-atributo Conjunto de caractersticas associadas, pelos seus conhecidos, tendo o direito de preserv-las, pois a sua reputao, sua honra objetiva. A imagem, atributo dos famosos, tem contornos especiais, que transcendem a proteo honra, em razo de sua natureza patrimonial. Se o titular pessoa annima, a proteo de seu interesse, em preservar a imagem-atributo, a tutela da honra objetiva. Se famosa, alm desse mbito, tambm tutelado o seu interesse patrimonial. Direito Patrimonial imagem Por seu valor de mercado, a imagem, da pessoa famosa, alm de protegida como extrapatrimonial, tambm objeto de direito patrimonial. Tem uma proteo especfica, como bem do patrimnio. Pode, assim, ser objeto de negocio jurdico ou renuncia eficaz e transmissvel por ato entre vivos ou falecimento. Em razo da natureza patrimonial, deve a pessoa famosa, administra-la com alguns cuidados, ao contratar sua participao em campanhas publicitrias, negociar clusulas que a protejam dos riscos de contaminao da imagem. Direito honra Conceitos positivos, que cada um se atribui, ou reconhecidos socialmente. Desdobramse em duas dimenses: 1. Subjetiva - conceitos que a pessoa tem de si mesma. a sua estima. 2. Objetiva conceitos que dela fazem, os que a conhecem. a reputao. A narrao de fatos, s do interesse pblico, quando pertinentes a delito, que a lei tipifica como crime. Nessa hiptese, o agravo honra da pessoa desconsiderado e se privilegia o interesse publico na efetivao da represso penal. Esse interesse, na apurao de fatos criminosos e na punio do agente, limita o direito personalidade.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ AULA 4 DIREITOS DA PERSONALIDADE NO CD.CIV.BRASILEIRO 1. O CDIGO CIVIL E A PESSOA Estrutura-se em grandes categorias cientficas de pessoas, bens e situaes jurdicas. Comea pelas pessoas, preocupando-se com o sujeito das situaes jurdicas. Tambm declara que: a lei pe a salvo, desde a concepo, os direitos do nascituro, afirmando a personalidade ontolgica do embrio. 2. A AUSNCIA DE PREVISO DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE O cdigo brasileiro no abre espao para esta categoria de direitos. Ele preferiu a frmula ampla do art. 159: basta violar direito, ou causar prejuzo a outrem. Qualquer enumerao seria assim deslocada. 3. A EXPLICAO PELOS ANTECEDENTES Razes pragmticas, na sua elaborao, acreditavam que j estariam regulados na Constituio. Tambm consideraram a tutela penal de alguns direitos da personalidade. 4. A EVOLUO POSTERIOR A importancia da personalidade impe que todos os seus aspectos encontrem defesa. Interessa o reconhecimento de que a personalidade se deve impor por si, no podendo ficar na dependncia de qualquer previso positiva. com esta base que chegaram ao Novo Cdigo Civil brasileiro. Ele tem regras especiais, como os atos de disposio sobre o prprio corpo, o direito ao nome ou o direito imagem. Temos, assim, a Constituio como a sede desses direitos e o Cdigo Civil se limitando aos demais. 5. A DISTINO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS E DIREITOS DE PERSONALIDADE Os direitos da personalidade exigem absoluto reconhecimento, pois exprimem aspectos que no podem ser desconhecidos sem afet-la. J os direitos fundamentais, alm das pessoas fsicas, tambm se preocupam com a estruturao constitucional. Demarcam, muito em particular, a situao dos cidados perante o Estado. Desta forma, h muitos direitos fundamentais que no so da personalidade. A preocupao que traduzem diferente. Inversamente, tambm, haver muitos direitos de personalidade que no so fundamentais. 6. A AMBIGUIDADE DA MULTIPLICAO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Aparentemente, esse crescimento representaria o reconhecimento dos direitos da personalidade, na sua realizao histrica. A multiplicao dos direitos fundamentais corresponde, rigorosamente, sua banalizao e enfraquecimento. Observou-se que a proclamao generalizada dos direitos do homem coincidiu com o processo do esvaziamento do seu contedo, pois eles entram em conflito, entre si, limitando-se reciprocamente, de modo que os novos, de justificao duvidosa, acabam por limitar os antigos, verdadeiramente fundamentais. 7. DIREITOS DA PERSONALIDADE E DIREITOS PESSOAIS O aumento dos termos levou a integrar, nos direitos da personalidade, todos os direitos pessoais; e estes, seriam definidos, pela negativa, como no patrimoniais. Assim, o mbito da categoria fica distorcido. Esta confuso instalou-se no plano civil, desnaturando o significado da categoria. Fenmeno igual se verificou nos direitos

fundamentais. A evoluo levou a encontrar, na categoria, albergue para puros interesses econmicos. Na realidade, h um lobby que se imps e que conseguiu que, a nvel constitucional, os seus interesses fossem salvaguardados. Eles nada tem a ver com os direitos fundamentais, pois poderiam constar de lei ordinria. Com isto, a categoria constitucional de direitos humanos descaracterizada, porque abandona o fundamento na personalidade, cabendo, por conseguinte, lei civil retom-la, no seu autntico sentido. S pode ser considerado direito da personalidade, aquele direito que encontrar fundamento tico na personalidade humana. 8. O REGIME DOS DIREITOS DE PERSONALIDADE No se confunde com o dos direitos fundamentais. certo que os da personalidade, que forem correspondentes a um fundamental, se beneficiam do regime especfico destes. A regra tem grande extenso, porque o elenco dos direitos fundamentais aberto, admitindo-se outros resultantes do regime e dos princpios constitucionais. Pertence, assim, ao regime desses direitos: 1) a aplicao imediata 2) as restries admitidas na ocorrncia de estado de defesa e de estado de stio 3) o limite reviso constitucional 4) a defesa penal contra qualquer discriminao atentatria dos direitos e liberdades fundamentais O que nos interessa o regime dos direitos de personalidade. Ele dever ser obra da lei civil. Aqui esto os aspectos em que os direitos de personalidade reclamam o regime civilstico especial: I Numerus apertus So direitos absolutos. Deveriam ser tpicos, para defesa de terceiros. Mas em matria de direitos da personalidade no pode ser assim, porque a defesa da personalidade no pode depender de previso legal. O que for emanao da personalidade humana tem de ser reconhecido por todos, porque a personalidade a prpria base comum do dilogo social. Pode, por isso, ser atuado um direito, no tipificado por lei, mas que se reconhea ser imposto pelo respeito personalidade humana. Devem ser incondicionalmente protegidos, independentemente da correspondncia a formas prestabelecidas de tutela. Isso implica duas manifestaes: 1) Possibilidade de serem, judicialmente decretadas, providncias atpicas de qualquer espcie, mesmo que em geral no admissveis. 2) Possibilidade, de serem intentados procedimentos e decretadas providncias, que vo alm das cautelares, nomeadamente por no dependerem de processo definitivo a instaurar posteriormente. II Ofensas a pessoas j falecidas Impe-se um regime especial, em que se tenha presente, que ainda a personalidade do falecido que est em causa, embora, obviamente, os direitos deste tenham cessado, se concedendo legitimidade a pessoas prximas para atuarem funcionalmente, defendendo a sua memria. III Irrenunciabilidade, intransmissibilidade e imprescritibilidade Deve estabelecer-se a caracterizao fundamental destes direitos, resultante da sua indefectvel ligao personalidade humana.

IV Restries negociais Esto sujeitos a limites que podem ser tambm negociais. O art. 11 do Novo Cdigo Civil brasileiro exagera, ao dispor que o exerccio dos direitos de personalidade no pode sofrer limitao voluntria. Assim, lcito que algum consinta em submeter-se a uma experincia cientfica, de encarceramento, muito embora isso atinja a sua liberdade de locomoo. Mas o regime destas restries tem de estar precisamente demarcado, especialmente no que respeita: 1) Ao mbito em que so admissveis 2) legitimao para a autorizao quando a pessoa for j falecida 3) revogabilidade unilateral 4) Ao dever de indenizar os prejuzos causados pela revogao. V Prevalncia sobre outras categorias de direitos Em caso de conflito com outros direitos, os de personalidade prevalecem, dada a sua superioridade intrnseca. Este , porm, um princpio muito geral. S em concreto, perante s situaes individuais de conflito, se poder determinar como ele se compor. 9. O FUNDAMENTO TICO INDECLINVEL Os direitos de personalidade exigem um regime excepcional que s tem razo de ser quando estiver em causa a personalidade humana. Us-lo, para outros fins, criaria uma desproporo incompreensvel. A confuso com a categoria dos direitos pessoais inadmissvel. Para demarcar o que representa direito de personalidade, podemos distingui-los nestes trs ncleos: 1) em sentido estrito - os direitos personalidade, asseguram a base da personalidade, como os direitos existncia e integridade fsica. 2) so direitos pelos quais o homem se demarca socialmente. Mas compreende-se, tambm, a esfera to importante da privacidade, dando ao homem as condies para realizao do seu projeto pessoal. 3) os direitos ao desenvolvimento da personalidade Todo o direito da personalidade desemboca na garantia do desenvolvimento da personalidade de cada um. Propicia a aventura pessoal de cada um, no podendo deixar de ser o da comunho e da solidariedade. 10. DIREITO DA PERSONALIDADE E DIREITO DOS EGOSMOS INDIVIDUAIS A crise, desse Direito, to grande que leva a inverter o sinal a este ramo. O que deveria ser o direito, da pessoa ontolgica, transformou-se no puro direito dos egosmos individuais. Esses direitos ganham carisma anti-social, perdendo o sentido de comunho e solidariedade que lhes constitutivo. Nada to elucidativo como o que se passa com o direito de privacidade, ou de reserva da intimidade da vida privada. A transformao desse direito, numa grandeza meramente negativa, descaracteriza-o. O elemento personalstico perdeu-se. Espelha a sociedade desumanizada, que se generaliza, e a definio do outro, como o inimigo. Contra esta adulterao, tarefa indispensvel trabalhar o seu ncleo fundamental, e o da pessoa humana que est na sua base. Todos aceitam o fundamento da sociedade na dignidade de pessoa humana, mas necessrio tirar as consequncias dessa afirmao. Tambm, por invocao desses direitos, probem-se referncias laudatrias do nome ou da imagem alheias, com finalidades publicitrias. Os direitos humanos so aqui invocados como maneira de fazer dinheiro. Pode, a regra que o estabelea, ser justificada; no isso que est em causa. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

AULA 5 PESSOA JURDICA CONCEITO DE PESSOA JURDICA sujeito de direito personificado ou pessoa moral, no humano. Pode titularizar direitos e obrigaes e praticar os atos, em geral, da vida civil, independente de especficas autorizaes da lei. Por no ser humana, est excluda dos atos que exigem o atributo da humanidade. Em geral, constituda por uma ou mais pessoas e comea a existir, em decorrncia de sua vontade. Tambm o so, os entes da Federao (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), derivados, da organizao poltica independente, da sociedade brasileira. As demais sempre tero um ou mais membros, sujeitos de direito, podendo ser fsicas ou jurdicas, pois, pelo princpio da autonomia, elas no se confundem com as pessoas que as integram, pois so sujeitos de direito autnomos, distintos, inconfundveis. Faz-se presente, evidentemente, por meio de uma pessoa fsica, que por ela assina o instrumento. Mas ela que est manifestando a vontade, vinculando-se ao contrato, assumindo direitos e contraindo obrigaes. Tambm, em decorrncia desse princpio, ela, e no os seus integrantes, a parte legitima para demandar e ser demandada em juzo, em razo dos direitos e obrigaes que titulariza. Finalmente e mais relevante, o princpio da autonomia patrimonial, importa a impossibilidade de se cobrarem, dos seus integrantes, as dvidas e obrigaes da pessoa jurdica. Esse princpio estabelece que os seus integrantes no respondem por dvidas dela. Apenas em situaes excepcionais, a lei autoriza, a imputao da obrigao da pessoa jurdica, a alguns ou todos os seus integrantes. Mesmo nessas situaes, essa responsabilidade sempre subsidiria; ou seja, pressupe o prvio exaurimento dos recursos patrimoniais dela. CLASSIFICAO DAS PESSOAS JURDICAS Trs so os critrios de maior interesse: a) Legal Subdividem-se em pblicas ou privadas, de acordo com o regime jurdico. Cada uma est sujeita a um regime especfico. As pblicas caracterizam-se pela supremacia dos interesses titularizados pelas pessoas a ele sujeitas. o regime da desigualdade jurdica, que outorga prerrogativas, subtradas das de direito privado, como instrumentos para tutela dos interesses gerais (pblicos), os quais, sempre devem prevalecer sobre os individuais. As privadas submetem-se ao regime da igualdade jurdica. Se a lei tratar, diferentemente, duas iguais, ela inconstitucional, por afronta ao princpio da isonomia. Essa prerrogativa s tem validade se for o meio de estabelecer a igualdade na relao, como entre uma empresa e um consumidor. O nus da prova se inverte, pois, cabe pessoa jurdica privada e no ao consumidor, provar que o produto ou servio no est a contento. As publicas so classificadas em internas e externas. So internas a Unio, Estados, Distrito Federal, Territrios, Municpios, autarquias (OAB, INSS, INPI etc), inclusive as associaes pblicas e demais entidades publicas criadas por lei, como as agencias reguladoras ANATEL, ANP, ANEEL, etc. Salvo disposio diversa da lei, a pblica interna se submete ao direito civil se tiver a estrutura de direito privado. O seu estudo, prerrogativas, direitos e obrigaes feito pelo direito administrativo. J as publicas externas so os Estados estrangeiros e todas as pessoas regidas pelo direito internacional pblico (Igreja Catlica, ONU, OMC, Comunidade Europia, etc). As de direito privado so: fundao, associao, sociedade, organizaes religiosas e partidos polticos.

b) Quantidade de fundadores e de membros Podem ser singulares ou coletivas. Singulares so as constitudas por uma s pessoa; coletivas, as constitudas por duas ou mais. As associaes e demais sociedades so coletivas. As fundaes, resultantes da afetao de patrimnio, costumam ser institudas por uma pessoa, mas h aquelas criadas por dois ou mais instituidores. Por possurem integrantes ou membros, no podem ser qualificadas como unipessoais ou pluripessoais. c) Modo De Constituio Classificam-se em contratuais ou institucionais. As contratuais so constitudas por um contrato entre os seus fundadores, onde se criam vnculos. So a maioria dos tipos de sociedades (simples, nome coletivo, comandita simples e limitada). As institucionais so constitudas por manifestao de vontade de seus fundadores, mas sem que se vinculem contratualmente. So as sociedades por aes(annima ou comandita por aes), as associaes, as organizaes religiosas, os partidos polticos e as fundaes. Note-se que as pessoas jurdicas singulares so sempre institucionais. INICIO E TERMINO DA PERSONIFICAO Inicia-se com o registro do ato constitutivo no rgo prprio. As associaes, fundaes e sociedades simples, no Registro Civil das Pessoas Jurdicas, enquanto as sociedades empresrias, nas Juntas Comerciais. Sem o registro, no consegue cadastrar-se no Cadastro Nacional das Pessoas Jurdicas, condio inafastvel para participar da economia formal. Expe-se, ademais, imposio de multa pela falta de matrcula no INSS, que pressupe o registro dos atos constitutivos. Termina com o cancelamento de sua inscrio no registro prprio. DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA Pelo princpio da autonomia patrimonial, as obrigaes da pessoa jurdica no so, em princpio, imputveis aos seus membros, pois eles no respondem, em regra, pelas obrigaes dela, por serem sujeitos de direito distintos, autnomos, inconfundveis. Isso pode ser manipulado na realizao de fraudes, principalmente em caso de sociedade, a fim de praticar atos ilegais ou no cumprir obrigaes. Transfere-se, sua titularidade, a obrigao que seria da fsica, que a integra, ou de outra jurdica. Para evitar isso, desenvolveu-se a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica. Sempre que ocorrerem atos ilcitos, o juiz pode ignor-la e imputar, a obrigao, diretamente pessoa do scio. Assim, a pessoa jurdica desconsiderada no extinta, liquidada, dissolvida, invalidada ou desfeita. Apenas determinados efeitos, de seus atos constitutivos, deixam de se produzir episodicamente. A separao patrimonial, decorrente da constituio da pessoa jurdica, no ser eficaz no episdio da represso fraude. Para todos os demais efeitos, a constituio da pessoa jurdica existente, vlida e plenamente eficaz. FORMAO DA VONTADE DAS PESSOAS JURDICAS Est regulada na lei e no respectivo ato constitutivo (estatuto ou contrato social). Depende de decises e manifestaes de algumas pessoas, agindo isolada ou conjuntamente. Ela deve estruturar-se em rgos destinados formao e expresso de sua vontade. Impera o princpio majoritrio, sendo a sua vontade, a da maioria dos membros do rgo competente. Esse princpio a conquista da organizao democrtica. PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PRIVADO Se submetem ao regime jurdico de direito privado, pautado na igualdade dos sujeitos e autonomia da vontade. Algumas so constitudas por recursos pblicos. De fato, se qualquer um dos entes da Federao, associando-se, ou no, a outro ente ou mesmo a particulares, constitui uma pessoa jurdica, ao dot-la de capital ou patrimnio, emprega

nela, necessariamente, recursos pblicos. So pessoas jurdicas, de direito privado, constitudas no todo ou em parte, por recursos pblicos: as empresas publicas, as sociedades de economia mista e as fundaes governamentais. So as chamadas estatais. Elas, embora resultantes de recursos pblicos, submetem-se ao regime jurdico de direito privado. Seu estudo feito no mbito do direito administrativo. O direito privado ocupa-se das constitudas exclusivamente por recursos de particulares. Associaes a pessoa jurdica com objetivos de natureza no econmica. Constituio e dissoluo Esto expressas no estatuto. A lei regular o destino do patrimonio remanescente da liquidao. Direitos e deveres dos associados direito constitucionalmente assegurado o da liberdade de associao. Assemblia geral dos associados o rgo de deliberao mximo da associao, sujeita a diversas formalidades. Sociedades Sao pessoas jurdicas de fins economicos. Fundaes a pessoa jurdica, resultante da afetao de um patrimnio, a determinada finalidade. No possui membros ou integrantes. O instituidor, pessoa fsica ou jurdica, destaca de seu patrimnio alguns bens, e vincula, a administrao e os seus frutos, realizao de objetivos. Essa vontade agrega-se fundao, mesmo aps sua morte(pessoa fsica) ou dissoluo(pessoa jurdica). Os fins so sempre no econmicos, como: religioso, moral, cultural ou de assistncia. Isso no significa que no podem ter lucro com as atividades que desenvolvem. Sempre que no for possvel, cumprir sua finalidade no econmica, sem se valer do lucro como meio, nada impede que ela explore, atividade lucrativa, compatvel com seus objetivos. A vontade do instituidor a acompanhar, por toda a sua existncia, sendo preservada pela lei e pelo Ministrio Publico. Instituio da fundao Por escritura publica ou por testamento. Se forem insuficientes os bens dotados, eles sero incorporados em outra fundao de finalidade igual ou semelhante, a menos que o instituidor tenha disposto, de maneira diversa. Fiscalizao do Ministrio Pblico Velar pelas fundaes, fiscalizando o respeito vontade do instituidor. alterao no estatuto depende de sua aprovao. Qualquer

ORGANIZAES NO GOVERNAMENTAIS: ONGs Produto da articulao do terceiro setor, pelo distanciamento, de iniciativas da sociedade civil, tanto em relao ao estado como ao mercado. Se consideram entidades organizadas por particulares para atendimento de interesse publico. DIREITOS DA PERSONALIDADE DA PESSOA JURDICA Se aplica, no que couber, s pessoas jurdicas. Eles tm por objeto o nome, imagem, vida privada e honra. O nome est protegido contra imitaes. O registro na Junta

Comercial assegura-lhe o uso exclusivo do nome nos limites do respectivo Estado, admitida a extenso, perante as Juntas dos demais Estados, para assegurar a exclusividade em mbito nacional. As marcas so bens industriais, sujeitas proteo especfica da Lei de Propriedade Intelectual. O direito imagem, tambm, extensvel proteo, como direito da personalidade; tanto da imagem-retrato como da imagematributo. Quanto privacidade, tem direito de no ver difundidas, as informaes no pblicas, a seu respeito. As opinies negativas, e as narrativas, de fatos que depreciam a sua reputao, no podem ser externados, ainda que verdadeiros. Devem ser observados os mesmos limites, apontados em relao pessoa fsica. O interesse privado, com relao ao nome, imagem, privacidade e honra no prevalece, sobre interesses de maior envergadura, difusos, coletivos e pblicos. DOMICILIO DA PESSOA JURDICA Onde exercem seus direitos e respondem por suas obrigaes. Se de direito privado, chamado tambm de sede. Deve ser mencionado no respectivo ato constitutivo. Pode ser tambm o lugar do seu rgo de representao. Se uma associao mudou-se do escritrio mas no atualizou seu domicilio no Registro Civil das Pessoas Jurdicas, considera-se domiciliada tanto no mencionado em seu estatuto quanto naquele onde funciona sua diretoria. Se for estrangeira, porque tem a sede no exterior, considera-se domiciliada no lugar em que estabeleceu, no territrio nacional, sua agencia ou escritrio. A Unio considera-se domiciliada em qualquer de suas reparties situadas no Distrito Federal e os Estados e Territrios consideram-se domiciliados em qualquer de seus rgos estabelecidos nas respectivas capitais. Quem demanda uma autoridade federal ou a prpria Unio deve observar as regras de competncia fixadas nas normas, constitucionais e legais, de processo civil. ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ AULA 6 BENS BENS E COISAS Bem tudo o que pode ser pecuniariamente estimvel, precificado, avaliado em dinheiro, traduzido em quantia monetria: casa, automvel, informaes, segredos de empresa, direitos creditcios, obrigacionais, participaes societrias. Coisa tudo o que existe alm dos sujeitos de direito. Nada possui valor por si mesmo. A atribuio de valor sempre expresso de relaes sociais. Os valores atribudos aos bens so a medida da sua escassez. Quanto maior a escassez, maior o valor. A escassez de recursos e o aumento vertiginoso das querncias na sociedade consumista transformam coisa em bens e vice-versa. As coisas sem expresso pecuniria podem ou no ser objeto de direito: as estrelas, os animais, o ar atmosfrico. BENS CONSIDERADOS EM SI MESMOS a) imveis e moveis imveis so os bens que no podem ser transportados sem comprometer sua integridade e mveis, os que se podem transportar ntegros. O art. 79, CC, considera imveis: o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente e mveis, os bens suscetveis de movimento prprio, ou de remoo por fora alheia, sem alterao da substancia ou da destinao econmico-social. b) corpreos e incorpreos classificao doutrinaria apenas. Os corpreos so dotados de existncia fsica, os incorpreos so meros conceitos. c) Fungveis e infungveis fungveis so os bens que se podem substituir por outros da mesma espcie, qualidade e quantidade, infungveis so os demais

d) Consumveis e inconsumveis. Consumveis so aqueles que se destroem ao primeiro uso e inconsumiveis os que se podem usar mais de uma vez. e) Divisveis e indivisveis. Se a sua diviso no comprometer sua substancia, no diminuir seu valor, nem prejudicar o uso a que se destina, ser divisvel. f) Singulares e coletivos. Singulares so os que se podem considerar independentes, ainda que reunidos a outros bens, os demais, so coletivos. Eles so classificados em: a. universalidades de fato - singulares, pertencentes mesma pessoa, com destinao unitria, b. universalidades de direito - so o complexo de relaes jurdicas dotadas de valor econmico referente a certa pessoa. g) Comercializveis ou fora do comrcio. uma classificao doutrinria. Bens fora do comrcio so os inalienveis por fora da lei ou da vontade de quem deles dispe. BENS RECIPROCAMENTE CONSIDERADOS Se classificam em: a) Principais Sua existncia no depende de outro. Ex.: direito ao credito do aluguel de locao. b) Acessrios existe em funo de outro, do qual depende. Sua existncia supe a do principal. Ex.: direito multa prevista na locao, pelo atraso no pagamento. BENS PUBLICOS So classificados em: a) Pblicos so os pertencentes s pessoas jurdicas de direito publico interno e os afetados prestao de servios pblicos a. Uso comum do povo rios, mares, estradas, ruas e praas. So inalienveis. b. Uso especial edifcios ou terrenos destinados a servio publico ou estabelecimento da administrao publica. So inalienaveis c. Dominicais no possuem ainda especificada qualquer destinao b) Particulares so os de propriedade de pessoas jurdicas de direito privado ou fsicas

You might also like