You are on page 1of 2

1-Justia A definio clssica de Justia diz que ela como virtude humana, apresenta a seguinte idia nuclear desse

valor: Dar a cada um o que seu. Este seu esquema lgico que comporta diferentes contedos e no atinge apenas a diviso das riquezas. O seu representa algo que deve ser prprio da pessoa. A justia algo inteiramente subjetivo e as medidas do justo seriam variveis de grupo para grupo ou at mesmo de pessoa para pessoa. Pode-se falar analogamente, em justia como sendo o equilbrio na distribuio dos bens nas relaes sociais. Assim o principio da igualdade ofereceria a medida racional para essa repartio do que cabe a cada um nas relaes bilaterais. Como principio da justia a igualdade trabalha com dois valores: ou h ou no h igualdade. No existe o mais ou menos igual. A equidade traz assim para a justia um sentido de vaguidade e ambiguidade.

2- Critrios de Justia a) Critrios Formais da justia (Igualdade e Proporcionalidade): a idia de justia exige tratamento igual para situaes iguais. No direito a igualdade esta consagrada pelo principio da isonomia, segundo o qual todos so iguais perante alei. Sendo a proporcionalidade o elemento essencial nos diversos tipos de repartio. b). Critrios Materiais da Justia (Mrito, Capacidade e Necessidade): estes critrios esto divididos em mrito, capacidade e necessidade: O Mrito o valor individual, a qualidade particular da pessoa, a onde cada individuo deve receber de acordo com seu grau de intensidade tanto para o mrito quanto para o demrito; A Capacidade corresponde s obras realizadas, ao trabalho produzido pelo homem. E ao estabelecer a contribuio de cada individuo para coletividade, deve ser observada a capacidade de todos; E por fim a Necessidade que correspondem a justia social. No qual devem ser essenciais ao homem seguindo uma hierarquia para que se possa identificar quais devem ser atendidos primeiramente.

3- Tipos de Justia Os tipos de justia segundo Miguel Reale esto divididos em quatro espcies distributiva, comutativa, geral e Social: a) Justia Distributiva: Esta espcie apresenta o Estado como agente, a quem compete repartio dos bens e dos encargos aos membros da sociedade. Orienta-se de acordo com a igualdade proporcional, aplicada aos diferentes graus de necessidade.

b) Justia Comutativa: A forma de justia que organiza as relaes de troca entre os particulares. O critrio que adota o da igualdade quantitativa, para que haja correspondncia entre a parcela que uma parte d e o que recebe. Inclui as relaes de coordenao e o seu contexto o do direito privado. Por particular devemos entender: a pessoa fsica, a pessoa jurdica, o Estado como particular e o Estado nas comunidades internacionais. Portanto a finalidade desta justia estabelecer igualdade entre as partes. c) Justia Geral: Consiste na contribuio dos membros da comunidade para o bem comum. Os indivduos colaboram na medida se suas possibilidades, pagando impostos, prestando o servio militar, etc. chamada legal por alguns, pois geralmente vem expressa em leis. d) Justia Social: Consiste na proteo aos mais pobres e aos desamparados, mediante a adoo de critrios que favoream uma repartio equilibrada das riquezas. A justia social observa os princpios da igualdade proporcional e considera a necessidade de uns e a capacidade de outros.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS DINIZ, Maria Helena. Compndio de introduo cincia do direito. 20. ed. So Paulo: Saraiva, 2009. p. 408. NADER, Paulo. Introduo ao Estudo do Direito, 24 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. p. 123.

You might also like