You are on page 1of 61

PROVA BRASIL: DESCRITORES DE MATEMTICA 4 SRIE/5 ANO

CSAR CLEMENTE Professor Especialista em Matemtica Aplicada, Diretor de Escola e Mestrando em Educao

Temas e seus descritores: 4 srie ou 5 ano do Ensino Fundamental


As matrizes de matemtica esto estruturadas por anos e sries avaliadas. Para cada um deles so definidos os descritores que indicam uma determinada habilidade que deve ter sido desenvolvida nessa fase de ensino. Esse descritores so agrupados por temas que relacionam um conjunto de objetivos educacionais. O que so descritores? Os contedos associados s competncias e habilidades desejveis para cada srie e ainda, para cada disciplina, foram subdivididos em partes menores, cada uma especificando o que os itens das provas devem medir estas unidades so denominadas descritores. (MEC, 2009)

Descritores na disciplina de Matemtica

Tema I Espao e Forma ( 5 descritores); Tema II Grandezas e Medidas ( 7 descritores ); Tema III Nmeros e Operaes/lgebra e Funes ( 14 descritores ) e Tema IV Tratamento da Informao ( 02 descritores).

TEMA I ESPAO E FORMA


D1 - Identificar a localizao e movimentao de objeto em mapas, croquis e outras representaes grficas. Exemplo: O brinquedo preferido de Joo est no seu lado esquerdo. Qual o brinquedo preferido do Joo?

a) Peteca

b) Pipa

c) Bola

d) Bicicleta

Com este descritor , o que se pretende avaliar? As habilidades que podem ser avaliadas por este descritor referem-se ao reconhecimento, pelo aluno, da localizao e movimentao de uma pessoa ou objeto no espao, sob diferentes pontos de vista. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Durante o trabalho em sala o professor deve partir do prprio espao fsico. Atividades como passeios programados a pontos tursticos do bairro ou da cidade, brincadeiras que permitam localizaes e movimentaes de objetivos (bolas, cadeiras, cordas...) no prprio da escola.

D2 - Identificar propriedades comuns e diferenas entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificaes.
Exemplo: Fabiana trabalha numa fbrica de caixas. Observe as caixas que Fabiana fabricou.

As caixas mais vendidas para colocar bombons tm a forma de cubos e paraleleppedos. Quais so elas? a) Tipo I e II b) Tipo I e III c) Tipo II e III d) Tipo II e IV Obs.: Utilizar os jogos como desafios.

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de diferenciar um slido com faces, arestas e vrtices (poliedros) de corpos redondos ( cilindro, cone e esfera) pelas suas car4actersticas. Essa distino feita a partir dos objetos que os representam, considerando-se tambm a forma planificada dos respectivos slidos. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? O professor pode iniciar apresentando um desafio com os principais poliedros , (paraleleppedo e cubo) e os corpos redondos (cilindro, cone e esfera).

D3 Identificar propriedades comuns e diferenas entre figuras tridimensionais pelo nmero de lados, pelos tipos de ngulos
. Exemplo: Mariana colou diferentes figuras numa pgina de seu caderno de Matemtica, como mostra o desenho abaixo.

Essas figuras tm em comum: (A) o mesmo tamanho (B) o mesmo nmero de lados (C) a forma de quadrado (D) a forma de retngulo Sugesto: Utilizar a caixa de mosaicos.

Com este descritor , o que se pretende avaliar? A habilidade de reconhecer polgonos, classificando-os pelo nmero de lados. Alm disso, o aluno deve identificar polgonos regulares pelas suas propriedades e classificar tringulos quanto aos lados e aos ngulos. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? importante que o professor ilustre a presena dos polgonos em diferentes contextos e, a partir da observao, identificao e manuseio dos materiais para construo de objetos com formas poligonais, introduza os elementos que caracterizam os polgonos.

D4 Identificar quadrilteros observando as posies relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes e perpendiculares).

Exemplo: Chegando a uma cidade, Fabiano visitou a igreja local. De l, ele se dirigiu pracinha, visitando em seguida o museu e o teatro, retornando finalmente para a igreja. Ao fazer o mapa do seu percurso, Fabiano descobriu que formava um quadriltero com dois lados paralelos e quatro ngulos diferentes.

O quadriltero que representa o percurso de Fabiano um (A) quadrado (B) losango (C) trapzio (D) retngulo

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Este descritor pretende avaliar a habilidade de perceber conceitualmente as diferenas entre quadrilteros. Essa habilidade avaliada por meio de situaes-problema contextualizadas a partir caractersticas prprias das figuras quadrilteros, de acordo com a posio e a medida dos lados ou a medida dos ngulos. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? O pensamento geomtrico desenvolve-se inicialmente pela visualizao. Os alunos conhecem o espao como algo que existe ao redor delas. importante que o professor incentive seus alunos a desenhar e construir os diferentes quadrilteros e a comparar as suas caractersticas, constatando as propriedades comuns ou especficas.

D5 Reconhecer a conservao ou modificao de medidas dos dados, do permetro, da rea em ampliao e ou reduo de figuras mais usando malha quadriculadas.
Exemplo: A figura abaixo foi dada para os alunos e algumas crianas resolveram ampli-la.

Veja as ampliaes feitas por quatro crianas

Ana

Clia

Bernardo

Diana

Quem ampliou corretamente a figura? (A) Ana (B) Diana (C) Clia (D) Bernardo

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer a manuteno ou a alterao do permetro e da rea de um polgono em amplia-es ou redues da figura, com o apoio de malhas quadriculadas. As situaes problema podem trazer, tambm, a transferncia da figura de um lugar a outro ou ainda a realizao de um giro na posio dela. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Para certas aplicaes, foram desenvolvidas medidas que, ao longo do tempo, tornaram-se convencionais. A velocidade, o tempo e a massa so exemplos de grandezas. Nessa perspectiva, os alunos devem reconhecer as diferentes situaes que os levam a aplicar as grandezas fsicas para identificar o que significa a medida e seu atributo.

TEMA II GRANDEZAS E MEDIDAS


. D6 Estimar a medida de grandezas convencionais ou no utilizando unidades de medidas

Exemplo: Todos os objetos esto cheios de gua.

Qual deles pode conter exatamente 1 litro de gua? (A) A caneca (B) A jarra (C) O garrafo (D) O tambor

Com este descritor , o que se pretende avaliar? A habilidade de lidar com unidades de medida no convencionais, como por exemplo, usar lpis como unidade de comprimento, ou um azulejo como unidade de rea e um copo como unidade de volume. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? no contexto das experincias intuitivas com a medio que o aluno constri representaes mentais que lhe permitem, por exemplo, saber que comprimentos como 10, 20 ou 30 centmetros so possveis de se visualizar numa rgua.

D7 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizados como: km/m/cm/mm; kg/g/mg e l/ml

Exemplo: Gilda comprou copos descartveis de 200 mililitros, para servir refrigerantes, em sua festa de aniversrio. Quantos copos ela encher com 1 litro de refrigerante?

(A) 3 (B) 5 (C) 7 (D) 9

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de solucionar problemas por meio do reconhecimento de unidades de medidas padronizadas . Esta habilidade por meio de problemas contextualizados que requeiram do aluno a compreenso da ordem de grandeza das unidades de medida e reconhecimento da base dez como fundamento das transformaes de unidades. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Medidas so amplamente utilizadas no cotidiano das pessoas: logo, desenvolver habilidades para trabalhar com esse contedo possibilita aos alunos resolver problemas prticos que se apresentam a todo o momento: estimar distncias entre dois pontos.

D8 Estabelecer relaes entre unidades de medida de tempo.


. Exemplo:Faltam 5 semanas e 5 dias para Antnio completar 9 anos. Quantos dias faltam para o aniversrio de Antnio? A) 10 B) 14 C) 19 D) 40 Exemplo: Uma pea de teatro teve incio s 20h30min. Sabendo que a mesma teve durao de 105 minutos, qual esse tempo da pea em horas? A) 1h 5min B) 1h 25min C) 1h 3min D) 1h 45min

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Este descritor pretende avaliar a habilidade de compreender, relacionar e utilizar as medidas de tempo realizando converses simples, como, por exemplo, horas para minutos e minutos para segundos. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? H uma grande variedade muito grande de modelos de relgio. O professor utilizar esse leque de modelos para iniciar o trabalho com unidades de medidas de tempo. interessante contextualizar cada relgio com suas respectivas pocas. Para fundamentar bem a ideia de tempo, importante que o professor utilize linguagem adequada, a ideia de acontecimentos sucessivos.

D9 Estabelecer relaes entre o horrio de incio e trmino e/ou o intervalo da durao de um evento ou acontecimento.
Exemplo: Para uma temporada curta, chegou cidade o circo Fantasia, com palhaos, mgicos e acrobatas. O circo abrir suas portas ao pblico s 9 horas e ficar aberto durante 9 horas e meia. A que horas o circo fechar? (A) 16h30 (B) 17h30 (C) 17h45 (D) 18h30 Exemplo: Uma biloga que estuda as caractersticas gerais dos seres vivos passou um perodo observando baleias em alto-mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando-se na sequncia dos meses do ano, quantos meses a biloga ficou em alto-mar estudando o comportamento das baleias? (A) 2 meses (B) 3 meses (C) 5 meses (D) 6 meses

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de estimativas do tempo de durao de um evento de durao de um evento, a partir do horrio de incio e de trmino. Tambm, de maneira inversa, a partir do conhecimento do tempo de um evento e do horrio de encerramento. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? O professor deve propor atividades prticas como: registrar o horrio de incio e do trmino das aulas e calcular a durao da permanncia dos alunos na escola; fazer o mesmo com o horrio de dormir e de acordar.

D10 Num problema, estabelecer trocas entre cdulas e moedas do sistema monetrio brasileiro, em funo de seus valores.

Exemplo: Carlos entrou em uma livraria e comprou um livro por R$ 35,00 e uma caneta por R$ 3,00. Quais cdulas que Carlos poder usar para pagar sua compra?

(A) 1 cdula de 10 reais, 4 cdulas de 5 reais e 3 cdulas de 1 real. (B) 1 cdula de 10 reais, 5 cdulas de 5 reais e 3 cdulas de 1 real. (C) 2 cdula de 10 reais, 4 cdulas de 5 reais e 3 moedas de 1 real (D) 2 cdula de 10 reais, 5 cdulas de 5 reais e 3 cdulas de 1 real

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Este descritor pretende avaliar a habilidade de realizar a troca de uma ou cdulas por outras cdulas ou por moedas de menor valor. O desenvolvimento dessa habilidade traz ao aluno a noo da conveno de valores que atribuda a certos objetos. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Diversas situaes podem ser criadas em sala de aula para trabalhar o desenvolvimento dessa habilidade. Por exemplo, por meio de representaes de supermercado, livraria, sorveteria, os alunos podem dramatizar situaes de compras e vendas, utilizando dinheiro fictcio.

D11 - Resolver problema envolvendo o clculo do permetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Exemplo: Ricardo anda de bicicleta na praa perto de sua casa, representada pela figura abaixo.

Se ele der a volta completa na praa, andar: (A) 160 m (B) 100 m (C) 80 m (D) 60 m

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de resolver problemas contextualizados que requeiram o clculo do permetro de uma figura plana, usando uma unidade especificada em uma malha quadriculada. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Algumas atividades so importantes durante o processo de construo do conceito de permetro. Atividades que mostrem como se mede uma corda, uma folha de cartolina, uma folha de papel A4 , o piso da prpria sala de aula podem ser executadas facilmente em sala.

D12 - Resolver problema envolvendo o clculo ou estimativa de reas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
Exemplo: Cludio vai colocar grama na praa perto de sua casa, representada pela figura abaixo.

Quantos metros quadrados de grama Cludio, vai utilizar para cobrir essa praa? (A) 1600 m (B) 1500 m (C) 80 m (D) 160 m

Com este descritor , o que se pretende avaliar? Este descritor pretende-se avaliar a habilidade de encontrar o valor ou fazer estimativa das reas de figuras planas a partir de seu desenho em uma malha quadriculada. Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade? Durante o trabalho com a habilidade em questo, tanto o permetro quanto a rea podem ser encadeados, possibilitando, assim, destacar-se a diferena entre os dois conceitos.

TEMA III NMEROS E OPERAES/LGEBRA E FUNES


D13 - Reconhecer e utilizar caractersticas do sistema de numerao decimal, tais como argumentos e trocas na base 10 e princpio do valor posicional Exemplo: A populao de Corumb, no Mato Grosso do Sul, de 95.704 habitantes. O nmero de pessoas que moram em Corumb escrito por extenso : a) Noventa e cinco mil setecentos e quatro habitantes b) Noventa e cinco mil e setenta e quatro habitantes c) Noventa e cinco mil, setecentos e quarenta habitantes d) Noventa e cinco mil e setenta e quarenta habitante Exemplo: Quatro amigos anotaram num quadro os pontos ganhos num jogo: Andr 2.760; Bento 2.587; Carlos 2.699; Dario 2.801. Qual menino fez mais pontos? a)Andr b)Bento c)Carlos d)Dario

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D14 Identificar a localizao de nmeros naturais na reta numrica.

Exemplo: Uma professora da 4 srie pediu que uma aluna marcasse numa linha do tempo o ano de 1940.

Que ponto a aluna deve marcar para acertar a tarefa pedida? (A)A (B)B (C)C (D)D

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D15 Reconhecer a decomposio de nmeros naturais nas suas diversas ordens.


Exemplo: Um garoto completou 1.960 bolinhas de gude em sua coleo. Esse nmero composto de: (A)1 unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades. (B)1 unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas. (C)1 unidade de milhar, 60 unidades. (D)1 unidade de milhar, 90 unidades. Exemplo: No baco abaixo, Cristina representou um nmero. Qual foi o nmero representado por Cristina?

(A) 1.314

(B) 4.131

(C) 10.314

D) 41.301

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D16 Reconhecer a composio e a decomposio de nmeros naturais em sua forma polinomial.

Exemplo: A professora de Joo pediu para ele decompor um nmero e ele fez da seguinte forma: 4 x 1000 + 3 x 10 + 5 x 1. Qual foi o nmero pedido?

(A)4035 (B)4305 (C)5034 (D)5304

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D17 Calcular o resultado de uma adio ou subtrao de nmeros naturais.

Exemplo: O nmero natural que obtido quando feita a adio de 3.415 e 295 : a)6.365 b)3.710 c)3.610 d)3.600 Exemplo: Numa adio, as parcelas so 45.099; 742; 6.918 e 88. Qual o valor da soma? a)44.357 b)47.439 c)52.847 d)114.279

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D18 Calcular o resultado de uma multiplicao ou diviso de nmeros naturais.

Exemplo: O professor Csar apresentou a seguinte conta de multiplicar para os alunos: 3 9 6 x 5 4 1 5 4 + 1 9 0 2 1 3 4 (D) 8.

O nmero correto a ser colocado no,lugar de cada (A)2. (B) 6. (C) 7.

Sugesto: Utilizar criptogramas.

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D19 - Resolver problemas com nmeros naturais, envolvendo diferentes significativos da adio ou subtrao: juntar, alterao de um estado inicial (positiva ou negativa), comparao e mais de uma transformao (positiva e negativa).

Exemplo: Um fazendeiro tinha 285 bois. Comprou mais 176 bois e depois vendeu 85 deles. Quantos bois esse fazendeiro tem agora?

(A)266 (B)376 (C)476 (D)486

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D20 Resolver problemas com nmeros naturais, envolvendo significados da multiplicao ou diviso: multiplicao comparativa, idia de proporcionalidade, configurao retangular e combinatria .
Exemplo: Num pacote de balas contendo 10 unidades, o peso lquido de 49 gramas. Em 5 pacotes teremos quantos gramas? (A)59 (B) 64 (C) 245 (D)295 Exemplo: Uma merendeira preparou 558 pes que foram distribudos igualmente em 18 cestas. Quantos pes foram colocados em cada cesta? (A)31 (B)310 (C)554 (D)783

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D21 Identificar diferentes representaes de um mesmo nmero racional.

Exemplo: Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos. Que frao da hora corresponde a 35 minutos? (A)7/4 (B)7/12 (C)35/24 (D)60/35 Exemplo: Pedro adubou 3/4 de sua horta. A parte da horta adubada por Pedro corresponde a: (A)10% (B) 30% (C) 40% (D) 75%

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D22 Identificar a localizao de nmeros racionais representados na forma decimal na reta numrica.

Exemplo: Vamos medir o parafuso?

O parafuso mede: (A) 2,1 cm (B) 2,2 cm (C) 2,3 cm (D) 2,5 cm.

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D23 Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cdulas e moedas do sistema monetrio brasileiro.

Exemplo: Vera comprou para sua filha os materiais escolares abaixo. Quanto ela gastou?

(A)R$ 22,80 (B)R$ 31,80 (C)R$ 32,80 (D)R$ 33,80

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D24 Identificar frao como representao que pode estar associada a diferentes significados.

Exemplo: A figura abaixo representa uma figura dividida em partes iguais. A parte pintada corresponde a que frao da figura?

(A) 1/2 (B) 3/7 (C) 3/8 (D) 5/3

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D25 Resolver problemas com nmeros racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adio e subtrao.

Exemplo: Joo participou de um campeonato de jud na categoria juvenil, pesando 45,350 kg. Cinco meses depois estava 3,150 kg mais pesado e precisou mudar de categoria. Quanto ele estava pesando nesse perodo? (A)14,250 kg (B) 40,850 kg (C) 48,500 kg (D) 76,450 kg

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D26 Resolver problema envolvendo noes de porcentagem (25%, 50% e 100%).

Exemplo: Um professor de Educao Fsica possui 240 alunos. Ele verifica que 25 % deles sabem jogar basquete. Quantos alunos desse grupo sabem esse jogo? (A) 100 (B) 120 (C) 60 (D) 200

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

TEMA IV TRATAMENTO DE INFORMAO


D27 Ler informaes e dados apresentados em tabelas. Exemplo: A tabela mostra o total de visitantes na cidade de Londrina durante as estaes do ano. Qual foi a estao do ano com o maior nmero de visitantes? ESTAES DO ANO VERO OUTONO INVERNO PRIMAVERA A)Inverno B)Outono C)Primavera D)Vero TOTAL DE VISITANTES 1 148 1 026 1 234 1 209

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

D28 Ler informaes e dados apresentados em grficos ( particularmente em grficos de colunas).


Exemplo: O grfico abaixo mostra a quantidade de pontos feitos pelos times A, B, C e D no campeonato de futebol da escola. De acordo com o grfico, quantos pontos o time C conquistou?

(A) 50

(B) 40

(C) 35

(D) 30

Com este descritor , o que se pretende avaliar?

Que sugestes podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?

Referncias Bibliogrficas
BRASIL. Ministrio da Educao; Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira. Qualidade da Educao: uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4 sriedoensinofundamental,Braslia:Inep,2003. http://provabrasil.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=18&Ite mid=16, acesso 18 de maro de 2011. REVISTA NOVA ESCOLA, Edio 223/Junho 2009. PDE, Prova Brasil: ensino fundamental, matrizes de referncia, tpicos e descritores; Braslia: MEC, SEB; Inep, 2008.

Avaliao da aula
Envie seu comentrio sobre a aula para: formacao.continuada@coc.com.br

You might also like