You are on page 1of 4

SEGUNDA AULA

MATRIA PATOLOGIA PROF. DUARTE


LESO ISQUMICA E HIPOXIA LESO CELULAR : 1- Leso Isqumica e Hipxia. 2- Leso Induzida por Radicais livres. 3- Leso Txica LESO ISQUMICA E HIPXICA Na hipxia a produo glicoltica de energia mantida, J na isquemia o transporte de substratos para a gliclise interrompido. A isquemia tende ento a lesar os tecidos mais rapidamente que a hipxia, uma vez que alm do transporte de substratos, o fluxo sanguneo remove os metablitos resultantes da reao glicoltica. LESO ISQUMICA a leso por privao de oxignio, que envolvem a ocluso completa de artrias finais de um rgo. ( ex. artria coronariana ) A leso pode ser passvel de reparo, se as clulas afetadas recuperarem o oxignio e substratos bloqueados anteriormente, metablitos forem de novo oferecidos por restaurao do fluxo sanguneo, isto chamado de leso reversvel. Na persistncia da isquemia, a usina oxidativa mitocondrial e via glicoltica tornam-se irreparveis, devido a depleo de ATP, isto ir garantir uma isquemia irreversvel. TUMEFAO CELULAR PELA ISQUEMIA Com a diminuio do oxignio, a respirao aerbica prejudicada, com a queda do oxignio intracelular, cai a fosforilao oxidativa e diminui a produo de ATP. A bomba de sdio depende de energia gerada, a falha no sistema resulta em aumento da atividade de ATPase, levando ao acmulo de Na+ intracelular e K +para fora, com isto aumenta a gua intracelular por aumento do soluto e tumefao. PH INTRACELULAR Quando diminui o aporte de oxignio, a fosforilao cessa e dependem da gliclise para produzir energia, a gliclise resulta em acmulo de cido lctico e fosfatos orgnicos da hidrlise de fosfatos. Isso provocar uma diminuio do PH intracelular

LESO CELULAR IRREVERSVEL Se a isquemia persistir, sobrevm uma leso irreversvel e esta associada a tumefao intensa das mitocndrias, leso da membrana plasmtica. No miocrdio elas so encontradas 30 a 40 minutos aps a isquemia, com influxo macio de Ca2+ para o interior da clula. Aps a morte, os componentes celulares so progressivamente degradados. A clula morta pode ser substituda por grandes massas compostas de fosfolipdios. Essas massa so fagocitadas por outras clulas ou degradadas em cidos graxos. Dois fenmenos caracteriza a passagem da clula de reversvel para irreversvel: 1- Incapacidade de reverter a disfuno mitocondrial que causa depleo de ATP. 2- Pertubaes profunda na funo da membrana. ( o aumento do Ca2+ intracelular mais a depleo de ATP aumenta ainda mais o Ca2+ intracelular. Na isquemia ocorre o aumento do Ca2+ citoslico intracelular associado a depleo de ATP, resultando em maior captao de clcio pelas mitocndrias ativando as fosfolipases, resultando em acmulo de cidos graxos livres lesa a membrana mitocondrial interna. LESO DE PERFUSO Este processo ocorre muito em infarto do miocrdio e acidente vascular cerebral (AVE), apesar da restaurao do fluxo sanguneo, tecidos afetados ainda continuam morrendo por necrose ou apoptose, estes tecidos apresentam infiltrados neutroflicos, isto poder ocorrer aps a reoxigenao, devido a : Aumento da gerao de radicais livres de oxignio, devido ao comprometimento de mecanismos de defesa antioxidante celulares.

Espcies reativas de oxignio podem promover transio da permeabilidade mitocondrial. A leso isqumica produz citocinas, que recrutam leuccitos polimorfonucleares ( provido de ncleo lobado ) circulantes para o tecido, resultando em inflamao.

Radicais Livres : So espcies qumicas que possuem um nico eltron no-pareado em uma rbita externa, isto promove reaes com protenas, lipdios, carboidratos e cidos nuclicos, na presena de oxignio. Eles desencadeiam tambm reaes autocatalticas, que reagem com as clulas e propagam a leso. Exemplo: Luz ultra violeta / raio X / ( hidrolisa a gua em radicais livres hidroxila ( OH ) e hidrognio ( H. ). Tetracloreto de carbono ccl4 que pode gerar ccl3. A interao lipdio- radical, geram perxidos, que so instveis e reativos e sobrevm uma reao em cadeia autocataltica que resulta em leso externa das membranas. A Vitamina E e a A e o A.A.S. so removedores ( antioxidante ). LESES DE DNA Reaes com a timina no DNA nuclear e mitocondrial, implicam no envelhecimento celular e na transformao maligna das clulas. LESO QUMICA Intoxicao por Cloreto Mercrio: Ele aumenta a permeabilidade da membrana celular e inibe o transporte de ATPases.

O Cianeto: Envenena o citocromo oxidase mitocondrial e bloqueia a fosforilalao oxidativa. Tetracloreto de Carbono CCL4 : Usado na lavagem a seco, as clulas hepticas o convertem em um radical livre altamente txico e reativo, causando leso mitocondrial e tumefao das clulas por aumentar a permeabilidade da membrana plasmtica.

Paracetamol : Em doses altas produz um elemento txico que se acumula na clula, levando a necrose macia dos hepatcitos, em 3 a 5 dias.

You might also like