You are on page 1of 8

O misterioso selo de D.

Afonso Henriques

O primeiro selo real de D. Afonso Henriques parece ocultar uma mensagem destinada aos Cavaleiros Templrios. Efectivamente, podemos observar que a disposio das letras que formam a palavra "Portugal" pode ser decomposta em "Por Tuo Gral": De cima para baixo, seguindo o eixo vertical da cruz, podemos ler POR, no sentido de "a favor de" ou de "por meio de". Em seguida, na parte superior do selo, trs letras formam o tringulo TUO. A traduo lgica seria TEU, mas porque no THUOT (THT), na verdade, a gramtica portuguesa no permite a colocao de um H aps um T, nem a colocao de um T em fim de palavra. Finalmente, na parte inferior, podemos ler GRAL, se incluirmos o R desviado. Tambm aqui temos um duplo significado: pode tratar-se de um almofariz (GRAL), utilizado para esmagar medicamentos, ou do famoso GRAAL, o vaso sagrado que recolheu o sangue de Cristo. Ambos so recipientes. Outro selo mais conhecido deste rei retoma a mesma decomposio da palavra PORTUGAL em trs partes: POR TU G[R]AL, sempre divididas pela famosa cruz templria. Foi este selo o escolhido para ilustrar as moedas de 1, 2 e 5 cntimos de euro de Portugal. Conhecendo o pronunciado gosto dos Cavaleiros Templrios pelas mensagens codificadas, possvel que o rei D. Afonso Henriques tenha utilizado este meio para transformar o nome do seu reino numa divisa que lhe era cara: POR TUO GRAL! Por teu Graal!

Primeiro selo real de Dom Afonso Henriques de 1134 enquadrado por castelos e quinas. Desenho de Victor Manuel Fernandes dos Santos.

Selo real de Dom Afonso Henriques de 1142 enquadrado por castelos e quinas. Desenho de Victor Manuel Fernandes dos Santos.

Selo real de Dom Afonso Henriques de 1144 enquadrado por castelos e quinas. Desenho de Victor Manuel Fernandes dos Santos.

Moedas do Euro
Todas as moedas do euro tm uma face comum, com desenho do belga Luc Luyckx, na frente e no verso uma face nacional. Cada Estado-membro do Ecossistema concebeu a face nacional das moedas metlicas de euro do seu pas, representando motivos nacionais relevantes e bem conhecidos. As faces nacionais das moedas metlicas cunhadas em Portugal foram desenhadas por Vtor Manuel Fernandes, que se inspirou em smbolos baseados na Histria de Portugal, e representam os 3 selos reais de D. Afonso Henriques. A criao de uma moeda nica foi um momento histrico de capital importncia para o futuro da Unio Europeia e de Portugal. A sua cunhagem constituiu um desafio industrial e tcnico s ao alcance das casas de moeda de reconhecido nvel internacional, entre as quais se inclui a INCM. Luc Luycx, da Real Casa da Moeda da Blgica, foi o vencedor deste concurso e os desenhos da sua autoria representam um mapa da Unio Europeia sobre um fundo de linhas paralelas que ligam as 12 estrelas da bandeira da Unio Europeia. Em Portugal, o escultor Vitor Santos foi o vencedor do concurso nacional e os seus desenhos tm como tema central os selos do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Os castelos e escudos de Portugal, rodeados pelas estrelas da Unio Europeia, presentes nas oito moedas, simbolizam o dilogo, a troca de valores e a dinmica da construo europeia. Os cinco escudos e sete castelos esto tambm presentes na inscri A criao de uma moeda nica foi um momento histrico de capital importncia para o futuro da Unio Europeia e de Portugal.

Os cinco escudos e sete castelos esto tambm presentes na inscrio que faz parte do bordo das moedas de 2 Euro portuguesas. o que faz parte do bordo das moedas de 2 Euro portuguesas.

Denominao

Significado

Denominao

Significado Contm o primeiro selo real de 1134 com a epgrafe Portugal.

Representa a UE em relao ao Mundo como um todo.

Representa a UE como um fruto de naes individuais.

Contm o selo real de 1142.

Nestas, dado nfase unidade, Unio Europeia como um todo.

A rea central contm o selo real de 1144.

As 8 moedas metlicas variam em dimetro, massa, cor e composio, o que contribui para facilitar o seu reconhecimento pelos cegos e deficientes visuais. Alm disso, o bordo das moedas diferente de moeda para moeda.

Desenho da face comum: a localizao da Europa no mundo. Desenho da face nacional: 1. selo real, de 1134, e a epgrafe Portugal.

1 cntimo de euro ( 0,01) Dimetro: 16,25mm Peso: 2,30g Composio: ao de baixo teor em carbono cobreado Apresentao: forma circular e bordo liso.

2 cntimos de euro ( 0,02) Dimetro: 18,75mm Peso: 3,06g Composio: ao de baixo teor em carbono cobreado Apresentao: forma circular e bordo liso com entalhe a meia altura.

5 cntimos de euro ( 0,05) Dimetro: 21,25mm Peso: 3,92g Composio: ao de baixo teor em carbono cobreado Apresentao: forma circular e bordo liso. Desenho da face comum: a localizao da Europa no mundo. Desenho da face nacional: 1. selo real, de 1142, e a epgrafe Portugal.

10 cntimos de euro ( 0,10) Dimetro: 19,75mm Peso: 4,10g

Composio: ouro nrdico (Cu 89%; Al 5%; Zn 5%; Sn 1%) Apresentao: forma circular e bordo ondulado.

20 cntimos de euro ( 0,20) Dimetro: 22,25mm Peso: 5,74g Composio: ouro nrdico (Cu 89%; Al 5%; Zn 5%; Sn 1%) Apresentao: flor espanhola.

50 cntimos de euro ( 0,50) Dimetro: 24,25mm Peso: 7,80g Composio: ouro nrdico (Cu 89%; Al 5%; Zn 5%; Sn 1%) Apresentao: forma circular e bordo ondulado. Desenho da face comum: uma Europa unida e sem fronteiras. Desenho da face nacional: o elemento central o selo real de 1144. Os castelos e escudos de Portugal, rodeados pelas estrelas da Europa, simbolizam o dilogo, a troca de valores e a dinmica da construo europeia.

1 euro ( 1,00) Dimetro: 23,25mm Peso: 7,50g Composio: coroa (3,79g): lato nquelado (Cu 75%; Zn 20%; Ni 5%) Apresentao: nquel revestido com cupronquel (Cu 75%; Ni 25%). Apresentao: forma circular, bicolor, e bordo liso e serrilhado.

2 euros ( 2,00) Dimetro: 25,75mm Peso: 8,50g Composio: coroa (4,39g): cupronquel (Cu 75%; Ni 25%); ncleo (4,11g): nquel revestido com lato nquelado (Cu 75%; Zn 20%; Ni 5%) Apresentao: forma circular, bicolor, e bordo serrilhado com inscrio. (As cinco quinas e os sete castelos do escudo nacional. Para ser vista corretamente, a moeda tem de ser colocada ao alto, no privilegiando, deste modo, qualquer das faces, nem a nacional nem a europeia.) Em 2008 a face comum das moedas de euro foi redesenhada devido ao alargamento da Unio Europeia. O desenho das moedas emitidas no perodo de 2002 a 2008 era o seguinte:

Visitar a pgina de Moedas na lo

You might also like