You are on page 1of 9

I Seminrio de Integrao PFRHCampus Salvador

Fontes de Energia Renovveis: Energia Geotrmica: Histrico, Utilizao, Potencialidade e Pontos Positivos e Negativos
Fernanda Nascimento, Jason Levy Reis de Souza, Tamires Gregrio Meneses, Victor Said S. Sousa
Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia da Bahia IFBA.

Resumo: O presente artigo tem por objetivo explicar de forma sucinta a Energia Geotrmica, seus benefcios, malefcios, aplicaes e histrico. Utilizando da Reviso Bibliogrfica foi possvel efetuar anlise e discusso propostas. Artigos cientficos, livros, documentrios, dicionrios tcnicos e outros foram as principais fontes utilizadas para a elaborao da, j citada, discusso e anlise. Por definio, a Energia Geotrmica toda energia contida no ncleo terrestre, tal energia possui diversas utilizaes sendo, a principal delas, para a produo de Energia Eltrica. Ao longo da histria a geotermia foi principalmente utilizada na medicina, agricultura e sobrevivncia, afinal as guas termais provenientes desta energia sempre foram muito utilizadas na Antiguidade. A fim de esclarecer a utilizao desta na atualidade, foi feita uma abordagem de sua utilizao na contemporaneidade, assim como nos principais mtodos de extrao do calor no interior do planeta. Baseando-se em tal metodologia foi possvel efetuar a anlise de tal tema, enriquecendo assim o debate sobre to propcia energia. Palavraschave: Energia geotrmica, aplicao, benefcios e malefcios, contemporaneidade

1. INTRODUO
A partir das Revolues Industriais, iniciou-se a intensa utilizao da eletricidade, afinal a maior parte das tecnologias desenvolvidas neste perodo, assim como em perodos futuros, iriam utilizar a eletricidade como fonte energtica. Porm, os mtodos tradicionais de produo desta energia geram altos nveis de poluio natureza, visando encontrar mtodos menos poluentes ao meio ambiente encontrou-se como uma das solues a utilizao da fora do prprio planeta, tal fora denominada: Energia Geotrmica. Esta fonte uma excelente soluo para este grave problema, pois, apesar de no ser renovvel, limpa e abundante. Analisada as possibilidades de utilizao deste recurso, calculou-se que sua explorao seria suficiente para suprir as necessidades da sociedade por milhes de anos, devido sua alta concentrao. O Termo Geotermia vem do grego geo e therme e significam, respectivamente, terra e temperatura, sendo que Wicander (2009) pontua em sua obra Fundamentos da Geologia que esta energia qualquer energia produzida pelo calor interno da Terra. A anlise da concentrao energtica de nosso planeta abre um leque bastante extenso de possibilidades, porm sua explorao um grande e caro problema. Os mtodos para a extrao desta fonte limpa so complexos e em sua maioria insatisfatrios, j que para esta apresentar uma relao de custo-benefcio satisfatrio, o local explorado deve estar situado em uma das reas com caractersticas ideias, ou deve-se realizar perfuraes em locais com uma potencialidade mnima, porm tais perfuraes devem ser to profundas e com equipamentos de custo to elevado que o investimento no iria trazer benefcios, no compensando, assim, o investimento. Buscando ressaltar as principais formas de utilizao, assim como a potencialidade, pontos positivos e negativos e o funcionamento dessa energia, este artigo foi elaborado. Possibilidades. justamente isso que esta energia trs, e que a torna to atraente. Apesar de incidentes passados que levaram a um quase abandono total desta energia, agora o mundo volta-se mais uma vez para esta, buscando, agora, utilizar todo o seu potencial e benefcios.

2. MATERIAL E MTODOS
Para elaborao deste artigo utilizou-se o mtodo da reviso bibliogrfica, sendo principalmente consultados livros, artigos cientficos, documentrios, dicionrios tcnicos, entre outros, sendo a consulta realizada tanto em lngua nacional, quanto em estrangeira. A anlise e discusso do tema baseou-se neste material, assim como em informaes em fontes diversas, como o caso dos websites das principais empresas envolvidas na utilizao de energia geotrmica no planeta.

3. ENTENDENDO O INTERIOR DA TERRA


A Terra possui diversas camadas rochosas at o seu ncleo, estas camadas em conjunto denomina-se Manto Terrestre. Neste manto h uma camada localizada entre 15 e 150 quilmetros de profundidade, em relao superfcie terrestre, que possui magma (rochas fundidas no interior da terra) em abundncia. O Magma em condies ideais de temperatura e presso capaz de alcanar uma temperatura mxima de aproximadamente 1.560 graus centgrados (C), esta temperatura, como nota-se, extremamente alta, sendo alta o suficiente para aquecer os lenis freticos. Ressaltando que lenis freticos so reservatrios de gua localizados nas fraturas produzidas pelo movimento constante das placas tectnicas. A alta temperatura qual aqueles lenis esto submetidos gera, por sua vez, presses altssimas, o que ocasionam na transformao fsica da gua lquida, para seu estado gasoso, atravs do processo de ebulio da gua. Mas este fenmeno, de evaporao da gua, s ir ocorrer em situaes ideais, o que diminui drasticamente sua probabilidade. Quando ocorrido, este fenmeno fsico acabar resultando na formao de grandes reservatrios de vapor seco e gua fervente, as ditas guas termais. H situaes em que a temperatura do magma acaba sendo insuficiente para a gerao do vapor, isto ocorre na maioria dos casos e deve-se, em sua maioria, a distncia entre este e os lenis freticos. E justamente por isso, em quase sua totalidade so formados reservatrios de H 20 com temperatura superior a 70C, sendo o limite mximo 150C. H casos extremos em que a presso to alta (o que significa a presena de altssimas temperaturas) que acaba ocasionando exploses de gua e vapor do interior da Terra para a sua superfcie atravs de fissuras na crosta terrestre, este fenmeno conhecido como: geyser. Alguns exemplos deste fenmeno so os encontrados nos Estados Unidos da Amrica. Os jatos de guas so to quentes que ao entrar em contato com a pele gera queimaduras, sendo o limite que estes jatos quentes podem alcanar de 30 metros de altura. A Energia Geotrmica baseia-se justamente neste principio de funcionamento interno do planeta, o aquecimento dos lenis freticos a partir do magma, porm o homem a utiliza para processos especficos. Estes iro utilizar a gua aquecida em prol de tratamentos mdicos, usos cotidianos, aquecedores naturais, e, quando a temperatura for alta o suficiente, seu vapor quando em quantidade suficiente, principalmente, ser utilizado para a gerao de energia eltrica e na indstria. Mas como possvel que o calor do magma contido no ncleo da Terra e separado dos lenis freticos por rochas extremamente densas, consiga chega at esses reservatrios de H 20? Isso ocorre atravs de trs formas, mas para entender estes trs conceitos, necessrio entender o funcionamento do Gradiente Geotrmico.

4. GRADIENTE GEOTRMICO
De forma simples, o gradiente geotrmico a diferena de temperatura entre duas superfcies. No caso da energia geotrmica, a diferena de temperatura entre o magma do ncleo externo e os lenis freticos, sendo que sempre que h um gradiente geotrmico entre dois pontos, haver um processo dinmico de equilbrio trmico, resultando em uma reduo do gradiente entre as superfcies, no caso, entre o magma e os lenis freticos. Quando o processo anteriormente descrito ocorre, havendo transferncia trmica do ponto mais quente para o ponto mais frio com o objetivo de reduzir o gradiente, ocorrer o denominado fluxo trmico, contudo este fluxo depende diretamente das caractersticas do material, ou seja, da condutividade trmica. importante salientar que existem trs formas de transferncias de calor utilizadas por nosso planeta. So elas: Conduo: Esta forma de transferncia d-se pela conduo trmica entre molculas, ou seja, atravs do contato. Este processo ocorre na geotermia atravs do seguinte mtodo: as rochas, que so ametais, naturalmente so pssimos condutores trmicos, diferentes dos metais que so excelentes condutores trmicos. Porm mesmo dentre esses pssimo condutores h alguns que se destacam por uma conduo trmica relativamente melhor, ordenando-se da seguinte forma: Rochas bsicas e ultrabsicas so melhores condutores trmicos que as rochas alcalinas e cidas. Ressaltando ainda que a conduo tambm depende diretamente organizao molecular do material. Conveco: Esta consiste na transferncia de calor atravs do deslocamento de um fludo, sendo muito mais eficiente que a conveco.

Radiao: Forma de transferncia que, diferente das anteriores, no necessita de contato de contato, j que a radiao oc7orre em todos os corpos. Essa tcnica bastante eficiente, especialmente em corpos com mais de 1.000C. Sendo esta a principal forma de transferncia de calor no interior do planeta.

5. HISTRICO E MTODOS DE EXPLORAO


Desde os tempos antigos a Geotermia utilizada. Seu uso no princpio deu-se principalmente pela utilizao das fontes termais de guas termais, principalmente por suas propriedades de cura. Os romanos utilizavam as guas termais que fluam da superfcie terrestre para o tratamento de doenas dos olhos e da pele, enquanto alguns povos indgenas utilizavam para cozinhar e para tratamentos diversos tratamentos medicinais, j outros povos utilizavam tambm para obter gua potvel atravs da condensao do vapor. Alm destas utilizaes, os antigos utilizavam de fontes termais e de reservatrio hidrotrmicos para atividades cotidianas, como tomar banho, cozinhar, lavar roupas, etc. Alguns desses reservatrios hidrotrmicos podem ser aproveitados de forma direta, porm isto s possvel quando a temperatura deste for relativamente baixa. Um exemplo disso a utilizao direta da gua quente que oscila entre 50C a 150C para relaxar os msculos em termas, para ajudar a cultivar flores, verduras, frutas no inverno rigoroso e em pases onde nevam, para diminuir o tempo necessrio para cultivar peixes, camares e at mesmo crocodilos, no caso dos ltimos at que eles alcanassem a maturidade, para pasteurizar leite, secar madeira e lavar l, sendo que todas essas possibilidades j eram exploradas h muitos sculos atrs. Hoje se tem a utilizao da gua aquecida atravs da Geotermia na indstria, balneologia (rea que estuda os banhos e suas propriedades medicinais), na prpria medicina, e como j citado, na produo de energia eltrica. As pesquisas sobre a energia Geotrmica iniciaram-se, de fato, no sculo 20, apesar de povos antigos j utilizarem a geotermia de diversos modos, como para a cura de diversas doenas, devido a propriedades qumicas da gua (que no composta apenas por H20), porm estes aspectos que envolvem sua utilizao sero discutidos nos prximos tpicos. A primeira tentativa de gerar eletricidade atravs das fontes termais ocorreu entre os anos de 1904-1913 na Itlia em Larderello. Foi acionado um gerador de 250 quilo watts (KW) numa profundidade de aproximadamente 980,5 metros, encontrando vapores a temperatura de 240C. Durante a Segunda Guerra Mundial a produo chegou a 100 mega watts (MW), porm essa usina foi destruda durante a guerra. As exploraes dos geysers continuaram apesar dos pesquisadores fazerem-no com bastantes dificuldades, j que as empresas que se instalaram naquela regio levaram ao esgotamento do vapor produzido gerando altos nveis de escassez, foi ento que uma possibilidade outrora ignorava veio tona: o esgotamento deste recurso energtico. Isto acabou levando desistncia dos investimentos para a pesquisa nesta rea, apesar de todas as outras empresas envolvidas neste mercado terem desistido da rea, uma delas se manteve. E esta uma sobrando desenvolveu uma nova tcnica. Esta tcnica consistia na insero de gua da superfcie nas aberturas deixadas pelas rocha com o objetivo de estimular o aquecimento dos mesmos pelo calor fornecido no interior da Terra. Seu aquecimento poderia resultar em gua aquecida ou vapor, porm esta tcnica mostrou-se falha. As suas produes em 1960 chegaram a somente 12MW e em 1963 a 25MW, estes resultaram no foram o suficiente, no atingindo as metas estabelecidas. Embora a quantidade que estava sendo produzida seria suficiente para alimentar diversas casas, j que 3 MW so suficientes para alimentar mais de 3.000 residncias. Existem ainda duas formas de extrao dessa energia, o vapor seco, dificilmente encontrado, pois para que seja formado necessria uma srie de condies ideais e que na prtica dificilmente ocorrem. As fontes de vapor seco esto submetidas a altas presses, sendo estas fortes o suficiente para movimentar as turbinas de forma excepcional, sendo assim as condies perfeitas para a produo de energia eltrica. Alguns exemplos de locais que possuam vapor seco: Landerello na Itlia e em Cierro Preto no Mxico. E o outro mtodo o denominado: zonas geotrmicas. Em geral so locais que possuem uma quantidade considervel de aquferos. Dentro deste existe as zonas com gradientes estveis, que so reas com temperaturas consideradas normais, sua temperatura deve ser superior a 50C e inferior a 150C, sendo principalmente utilizada na medicina e agricultura, sua profundidade mxima de 1500 metros. J as zonas instveis possuem altas temperaturas, para que esta seja considerada de alta

entalpia as temperaturas precisam estar acima de 150C e o aqufero deve possuir uma profundidade de 2500 metros para a armazenagem do fluido. A medio do gradiente proporcional pois quanto maior a profundidade, maior tambm ser seu calor.

6. TECNOLOGIAS E POTENCIALIDADE
A Energia geotrmica possui muitas aplicaes, podendo servir no aquecimento de residncias, piscinas, estufas, secagem de madeira, frutos e vegetais e ainda sendo utilizada para gerao de energia eltrica, que uma de suas principais utilizaes. Esta energia uma das fontes de energia renovvel menos conhecidas, sua energia obtida do calor proveniente do ncleo terrestre, calor este resultante da desintegrao de istopos radiativos e de movimentos diferenciais das diversas camadas tectnicas que constituem o planeta. O aproveitamento da energia geotrmica est relacionado existncia de um reservatrio hidrotrmico, ou seja, a existncia de uma fonte de calor que poder ser til para que esse aproveitamento seja realizado, alm da necessidade de estudos para localizar os reservatrios subterrneos. Para tal necessrio localizar um reservatrio geotrmico com uma quantidade significativa de energia til. Validado este quesito, so feitos poos com uma profundidade adequada para que seja possvel realizar a extrao de gua e/ou vapor geotrmico, estando estes a elevadas temperaturas e presso. Estes fluidos extrados so levados at as centrais nas superfcies, local onde ocorre o processamento do calor e o aproveitamento da energia. Sendo as principais aplicaes voltadas para as reas domsticas, industriais, medicinais e quando a temperatura alta o suficiente, na produo de energia eltrica. Porm esse aproveitamento necessita de uma infraestrutura bem planejada seja com os poos, seja com as centrais, com isso o uso da energia geotrmica reservado a locais especficos e no pode ser aproveitado igualmente ao redor do mundo, pois as principais fontes de extrao de energia geotrmica esto localizadas prximas s juntas das placas tectnicas. Alguns reservatrios geotrmicos se localizam to prximos da superfcie que podem ser utilizados de forma Direta, estes esto localizados em trs reas principais: As Zonas de Diviso, rea onde as gigantescas placas da crosta terrestre se encontram e situam-se sobrepostas umas as outras; Nos locais onde as placas da crosta terrestre se separam; Em locais com vulces, nestes essas placas esto em constante movimento, o que acarreta em constante atividades vulcnicas e em locais com cadeias vulcnicas. Nestes locais a possibilidade de obteno da energia geotrmica bem maior, assim como seu melhor aproveitamento, j que no necessrio efetuar grandes perfuraes. Uma das formas de extrao desta energia atravs das bombas de calor geotrmico (GHPs). Est constituda basicamente por trs componentes: um permutador de calor, um sistema de dutos atravs do qual o ar quente circular e o terceiro, a bomba de calor que transfere o calor entre o circuito e os dutos. O GHPs utilizado mundialmente para este tipo de sistema, pois a temperatura da superfcie terrestre apresenta-se, de certa forma, constante, variando aproximadamente entre 50 a 150C. Com isso as bombas de calor geotrmico podem ser usadas sem muitas complicaes para aquecer ambientes. Enquanto, para a produo de energia eltrica necessrio temperaturas elevadas e profundidades enormes, o que varia com o local. Um breve parntese, as explicaes seguintes apresentam-se superficiais, pois o tema ser abordado de forma mais detalhada no prximo tpico. Essencialmente possui trs sistemas que so utilizados nas usinas geotrmicas para que seja gerada energia eltrica. E a seleo de um desses sistemas est relacionada com o principio da fonte geotrmica disponvel. O primeiro, so os conhecidos como geysers, com nome cientifico de Dry Steam, utilizado como uma fonte geotrmica que produz inteiramente vapor direto do poo, possuindo temperatura altssima. J as guas com temperaturas elevadas ou uma combinao de gua aquecida e vapor resultam no segundo mtodo conhecido como Single Flash, onde o vapor ser separado e o fluido geotrmico utilizado para os geradores eltricos. O terceiro mtodo conhecido como ciclo binrio diferente dos outros dois primeiros mtodos, pode trabalhar com temperaturas medias ou at mesmo, baixas. Nesse mtodo o vapor que movimenta a turbina no o fluido geotrmico e sim um fluido intermedirio que circula num ciclo fechado. Porm, observaes so aplicadas sobre a produo de energia eltrica atravs da energia geotrmica, devido ao elevado custo inicial com a construo da central, do parque de poos de produo e de injeo, alm de custos elevados na aplicao de novas tecnologias. Entretanto

importante realar que h um baixo rendimento comparado com as produes convencionais de energia. Apesar de ter o mnimo de impactos ambientais, esse fator, altos investimentos e pouco lucro, gera um impasse para que a energia geotrmica venha a ser mais utilizada e torne-se mais acessvel. Tem que se desenvolver novas tecnologias de perfurao em grandes profundidades, submetidos ainda a altssimas presses e temperaturas. Apesar de o dano ambiental ser mnimo, quando comparado com as alternativas de obteno da energia tradicional. Pensar em formas de preservao ambiental indispensvel, pois exceto pelo uso do ciclo fechado os demais de certa forma, poluem o meio ambiente, apesar de danos mnimos. Outra possibilidade o esgotamento do campo geotrmico quando extrado de forma incorreta, sendo que o esgotamento pode acontecer em algumas dcadas, enquanto a recuperao pode levar sculos. Havendo a necessidade de salientar que em alguns casos a extrao de energia geotrmica, leva emisso de cido sulfrico, que possui pigmentao incolor e odor desagradvel, lembrando o odor de ovos podres. E como se sabe, este cido extremamente corrosiva e nociva sade. E devido a estes fatores e a outros j explicados, a energia geotrmica acaba por ser uma energia muito cara e rentvel, que necessita de altos investimentos estruturais e possui baixa eficincia. Porm, se bem estudada mostra-se como sendo uma excelente soluo para a produo de energia eltrica e podendo ser aplicada de forma abundante e livre.

7. PRODUO DE ENERGIA ELETRICA


Atualmente vem ocorrendo um relativo aumento na produo de eletricidade gerada atravs da Energia geotrmica. Desde que a primeira usina geotrmica foi construda em Londerello na Itlia em 1904, pesquisadores vem buscando uma forma mais produtiva, para o uso de vapor de fumarolas (fissuras na superfcie terrestre), geysers, e rochas puras e duras que ficam nas profundezas, onde est localizada a maior parte do calor. E justamente neste ponto que se encontra um dos maiores obstculos da geotermia: a perfurao da crosta terrestre. Na maior parte dos projetos, os engenheiros buscam no fraturar as rochas, pois fraturas nestas resulta na perda do fluido que se est contido nos poos, no sendo este o objetivo, mas sim obter locais mais acessveis e mais profundos para que assim possam perfurar as rochas sem gerar fraturas, assim encontrando locais com maiores concentraes de calor. Alm do calor a produo de energia eltrica por meio da geotermia, depende diretamente da gua e do vapor. Existem trs sistemas que so utilizados nas usinas geotrmicas para obter energia eltrica, o primeiro mais conhecido como usina de vapor direto ou vapor seco tambm conhecido Dry Steam, uma instalao construda perto das fontes geotrmicas, ou seja, dos poos de vapor, com isso capturado o vapor pressurizado passa pelas tubulaes, seguido de um filtro pra que no danifique a turbina e em seguida enviado para turbinas. O vapor pressurizado entra por dois lados e se propaga por um conjunto de laminas rotatrias estacionarias que extrai toda energia do vapor, alimentando assim os geradores. E quando a gua esfria ela devolvida ao solo. O segundo conhecido como usina de vapor flash ou Single Flash, consiste em uma tcnica que retira gua quente das profundezas terrestres, em alta presso e a pulveriza em tanques de baixa presso. O que leva a gua h voltar rapidamente ao estado de vapor, como em um flash, o que origina seu nome, Sigle flash. Esse vapor movimenta as turbinas, que alimenta os geradores produzindo assim eletricidade. Por fim, tem-se a usina de ciclo binrio que utiliza gua geotrmica. Essa gua entra em um trocador de calor, onde ir passar por um fluido secundrio com um ponto de ebulio muito mais baixo do que o da gua. O calor geotrmico faz com que o fluido secundrio torne-se vapor, onde o mesmo ir movimentar as turbinas. importante resaltar que em todos esses sistemas a gua geotrmica geralmente injetada novamente no solo, para que no ocorra o mesmo que na dcada de 80, onde as usinas geotrmicas utilizaram de todas as fontes de energia geotrmica, ou seja, utilizaram de toda a gua e isso resultou na falta de fontes geotrmicas, o que na poca resultou em uma desistncia em massa no investimento desta tecnologia.

8. ENERGIA GEOTRMICA E O BRASIL


A Islndia foi considerada um dos pases mais limpos do mundo, pois 90% das residncias aproveitam da geotrmica e apenas 10% utilizam outras fontes de energia, alm da utilizao de uma energia totalmente limpa, foi comprovado atravs de pesquisas que os moradores chegam a pagar cinco vezes menos em energia em comparao com as pessoas que utilizam eletricidade pelo mtodo tradicional, das termeltricas e hidreltricas. Um dos elementos para a reduo deste custo a no

utilizao de equipamentos de aquecimento movidos energia eltrica, como o caso do chuveiro eltrico e dos aquecedores, uma vez que suas residncias so aquecidas diretamente da fonte. As aplicaes nos ltimos anos no se resumem apenas a Islndia, mas tambm a Frana, Portugal, Mxico, Japo, Filipinas e os Estados Unidos, alm de outros pases. O Brasil tem iniciado pesquisas para esta energia usando o Aqufero Guarani que faz parte do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo este o maior aqufero do mundo, no entanto esta fonte chega a apenas 60C, porm as pesquisas iniciadas em 1984 na Bahia, acabaram no prosperando, ao menos, no foram divulgadas. As ltimas notcias sobre essa pesquisa apontam que ela encontra-se em modo exploratrio, apesar do material necessrio para este tipo de pesquisa e perfuraes ser muito caro podendo chegar a 3600 euros/dia, o que provavelmente pode ter inviabilizado a pesquisa, mas estas so apenas especulaes.

9. ENERGIA GEOTRMICA: O FUTURO?


A energia geotrmica acaba sendo um tipo de energia extremamente restrita, pois, como j falado, alm de ser de difcil acessibilidade, uma tecnologia cara e de certa forma limitada, afinal a incluso de novos projetos exige avanado de pesquisa, para um melhor aproveitamento, pelo fato de ter alto custo de implantao, manuteno e baixo rendimento. Apesar dos desafios complicados, a tecnologia geotrmica, funciona onde existe, rocha quente, gua e acesso para essas fontes, entretanto pelo fato de menos de 10% do planeta Terra possuir esses trs fatores, a energia geotrmica pode no dar resultados negativos. Mais de centenas de megawatts de energia poderiam ser extrados dessas fontes assim que foram identificados os recursos geotrmicos, mas por falta de tecnologia, investimentos e estudos na rea como a tecnologia houve um aproveitamento mnimo, levando ao desinteresse dos investidores por esta. Porm com os devidos estudos e desenvolvimento tecnolgico haver uma gama de resultados positivos. medida que as tecnologias de perfurao, extrao e instrumentao perfeioarem-se ser possvel realizar perfuraes de grande porte, elevando o nvel de aproveitamento da energia, explorando assim seus potenciais ao mximo. O grande problema da geotermia o aproveitamento de suas fontes energticas, porm alguns projetos esto sendo pensados para que no futuro possa haver esse maior aproveitamento. O HDR (Tcnica da rocha quente e seca), por exemplo, um projeto que est sendo estudado com o objetivo de mostrar que a geotermia tem futuro enquanto soluo no-poluente, onde explora um baixo numero de sistemas, contudo possui custo bastante elevado, este basicamente a extrao da energia por meio de rochas permeveis, mas a maioria das partes que compem a superfcie terrestre formada por rochas impermeveis, o que um ponto negativo. A extrao pelo mtodo do HDR seria realizada pela perfurao de poos nas rochas, que torna isso sua maior dificuldade com alguns quilmetros de profundidade em dois locais, onde seria injetada gua fria em um poo e aps a gua circular pela rocha permevel seria retirada gua agora aquecida pelo segundo poo. Se realizado com sucesso o HDR poderia diminuir em boa escala a quantidades de sistemas de um lugar transformando em um nico sistema. A Geotermia poderia expandir muito se o calor de rochas como as permeveis fossem utilizadas. O desenvolvimento da energia geotrmica de suma importncia pra o futuro das energias renovveis. H tambm alguns projetos estudados pelo CREGE (do francs, Laboratoire Suisse de Gothermie), onde a Sua dispe do maior nmero de usinas geotrmicas, porm apesar de dispor de quase todas as tecnologias necessrias para a extrao desta energia, ainda no as utiliza, tanto pelas tecnologias ainda estarem incompleta, tanto por necessitar de mais estudos das possibilidades. Existem tambm alguns projetos em andamento, cidades que anunciaram ter planos para investir na geotermia, como Sankt Gallen, no norte da Sua, anunciou investir na construo de centrais geotrmicas, em Zurique, foi anunciado investir no uso da energia geotrmica para utiliza-la em hospitais pblicos, em Genebra anunciou ter planos para fornecer calor e eletricidade geotrmica pra 10.000 residncias at o ano de 2022. E por fim h projetos de retirar energia diretamente de rochas fundidas existentes sob a crosta terrestre, mas isso no passa de uma possibilidade futura, pois para que isso se torne realidade necessrio que seja realizado pesquisas e testes, e se de fato isso acontecer possvel que possamos ter acesso energia praticamente ilimitada, afinal so mais de 13.000 de Zeta Joule (ZJ), com a possibilidade de aproveitamento .

10. ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS


A energia geotrmica apresenta vrios aspectos positivos que reforam sua utilizao, porm alm dos aspectos positivos, h tambm os aspectos negativos. Estes, assim como o de diversas outras fontes energticas, apresentam caractersticas prejudiciais natureza, e em caso de acidentes, a toda populao local. Sabe-se que para uma localidade possuir energia geotrmica necessrio apresentar alguns dos seguintes requisitos: possuir encontro de placas tectnicas, vulces, geyesers, lenis freticos sobre uma fonte intensa de calor, reservas de vapor subterrneo, etc. Devido a essas propriedades a utilizao, assim como a sua explorao, torna-se inacessvel, especialmente pela dificuldade de localizao deste tipo de fonte de calor. Outro fator so as inviabilidades de perfurao. Apesar desta energia possuir tais pontos negativos, h um benefcio que tornar sua utilizao vivel: a produo de energia eltrica. Contudo, o que mais chama a ateno nesta energia o fato de ser um dos mtodos de produo eltricos mais limpos, j que ele mais sustentvel, menos poluente e emite menor concentrao de CO2 e SO2 do que as usinas Hidreltricas, Termeltricas e diversas outras formas de obteno de eletricidade. Outro ponto positivo deve-se ao investimento tecnologia, pois a cada nova instalao h a necessidade de estudos precisos e de um corpo eficiente de pesquisadores, habilitando assim o desenvolvimento de novas tecnologias e tcnicas. Porm estas pesquisas, apesar de incentivarem a pesquisa cientfica, so excessivamente caras, tendo um custo-benefcio insatisfatrio. Investir neste tipo de tecnologia requer alto capital e um nmero, na maioria das vezes, insignificante de benefcios para o investidor, a menos que a rea seja extremamente propicia explorao dessa energia. Suas estruturas so caras, e, salientando mais uma vez, a eficincia das usinas so, em sua maioria, baixas e no rentvel, alm do custo de manuteno ser altssimo. A energia geotrmica considerada inesgotvel, apesar de em contexto prtico esta constatao no ser verossmil, ao menos no em um ponto limitado, ou seja, em um local especfico. Se falado de sua totalidade enquanto energia contida no ncleo terrestre, sim, ela , em teoria, inesgotvel. Mas isso, como j dito, no um fato quando aplicado a locais especficos, uma vez que com a explorao excessiva ela ir se esgotar. Outra caracterstica negativa nesta fonte energtica a presena de H2S, o cido sulfdrico. Este cido quando em altas concentraes pode at matar por asfixia. H ainda necessidade de tratamento da gua, j que h uma srie de substncias qumicas contidas nelas e que podem vir a prejudicar a sade quando em excesso, contudo so estas mesmas guas utilizadas pela medicina para uma srie de tratamentos, como por exemplo, doenas de pele, digestivas, sseas e entre outras. Outro aspecto positivo em relao geotrmica o espao utilizado para a produo desta energia. Se compararmos o espao ocupado pelas usinas hidreltricas e o espao que as usinas geotrmicas ocupam, haver uma grande diferena, j que para produzir essa energia no necessria a construo de grandes usinas; bastando construir uma usina na regio que possui as caractersticas propicias a obteno da mesma, sendo que a construo desta no prejudica as reas em nenhuma questo. Poluio sonora, este um aspecto negativo. Proveniente das perfuraes realizadas para identificar se a regio tem possibilidades de obteno da gua vaporizada ou aquecida. Como so realizadas vrias perfuraes de teste, o barulho se torna prejudicial sade, j que a nossa audio possui limites de sonoros, ressaltando que estes rudos exacerbados ocorrem tanto no momento dos testes, quanto no momento das perfuraes para futuras extraes. Um dos principais pontos negativos se no os principais so: acidentes com os equipamentos envolvidos e manuteno destes. Em caso de acidentes, estes podem tomar propores catastrficas. Em caso do rompimento ou vazamento das tubulaes, haveria um acidente a nvel regional, pois como a gua utilizada possui diversos componentes qumicos como o, j citado, H 2S. Esta substncia quando lanada na atmosfera extremamente txica, em quantidades leves causa nuseas e mal estar, porm em quantidade abundante pode levar a morte, como j dito. Outro risco o: vapor. Este vapor est em altas temperaturas, chegando a ficar com 300 C e pode provocar queimaduras ou at a morte caso entre em contato com este. H tambm, nas regies prximas a essas usinas, poluio de gua, pois esse tipo de energia no utiliza somente gua, tambm h a utilizao de elementos qumicos provenientes do manto da Terra,

como mercrio, boro ou arsnio, e estes elementos so de alta periculosidade. Quando um destes entra em contato com o ser humano pode causar danos irreversveis devido radiao. A questo de custo um dos fatores que torna essa energia invivel devido s tecnologias utilizadas para a sua extrao e os estudos realizados antes de se construir uma usina geotrmica. Sua mo de obra cara, j que especializada, pois por se trabalhar com vapor necessrio apresentar a seus colaboradores esquemas de segurana para prevenir acidentes. Em relao ao calor perdido, j que no se utiliza todo o calor retirado da Terra, este quando entra em contato com a atmosfera pode causar uma elevao na temperatura provocando queimaduras para aqueles que ficarem expostos a essa temperatura. Um aspecto importante que refora a utilizao da energia geotrmica e que se torna um ponto positivo para a mesma o estimulo dado aos negcios regionais atravs dela. Com o aumento da energia, h o aumento da economia e do seu investimento em relao a ela. Outro aspecto negativo que se deve colocar nfase a possibilidade de haver um aluimento, este pode ser causado quando feito as perfuraes para que seja retirado o calor do manto da Terra. Esse aluimento pode ocasionar at mesmo abalos ssmicos. Para que isso no ocorra necessrio que aps a retirada de calor do manto da Terra seja injetado gua para suprir aquela retirada. Portanto, apresentando esses aspectos positivos e negativos percebemos que a Energia geotrmica, em relao aos outros tipos de energia, realmente limpa, porm no renovvel, mas quando bem utilizadas e aplicadas s devidas medidas de segurana e preveno no representa danos ao meio ambiente e os habitantes que moram nas regies que coletam e trabalham com esse tipo de energia, mas em casos de acidentes, estes podem ser trgicos.

11. CONCLUSES
Conclui-se desta forma, que a Energia Geotrmica toda energia proveniente do calor interno do planeta. Ao longo da histria, tal energia foi utilizada por diversos povos tanto na sobrevivncia, quanto na medicina e agricultura. Visto sua utilizao por diversos povos da Antiguidade, percebeu-se que esta energia possua um alto potencial, enquanto fonte limpa, o que levou, consequentemente, uma srie de estudos sobre a mesma. Tal fonte energtica, inegavelmente, possua um dos maiores potenciais energticos do mundo, porm apesar de uma excelente alternativa, h um ponto preocupante: o alto custo estrutural, de desenvolvimento e manuteno, alm de planejamento. Esta uma energia, que apesar de estudada, ainda pouco conhecido e isto impossibilita o investimento por partes de empresas de pequeno e mdio porte, limitando este mercado as empresas de grande porte e as gigantes da atualidade. Para efetuar a extrao e mximo aproveitamento dos 2.000 Zeta Joules extraveis, so necessrias altas tecnologias e investimentos ainda mais elevados. Alm dos mtodos de perfurao semelhantes ao de extrao do petrleo, h ainda os que utilizam de mtodos que no necessitam de perfuraes grandiosas, so os mtodos diretos e de explorao do vapor seco e rocha quente. Para a gerao de energia eltrica, indispensavelmente, necessria a utilizao do vapor seco, j que este o nico que consegue efetuar o funcionamento das bobinas com perfeio. Sendo os outros mtodos utilizados principalmente na agricultura, medicina e lazer. Sendo que para que a energia Geotrmica seja utilizada necessrio avaliar a potencialidade do local o qual pretende se implementar tal usina. Pases como Nova Zelndia, que possuem um alto potencial geotrmico, tem 90% de sua energia eltrica sendo produzida por geotermia, sendo que apenas 10% proveniente de outras fontes energticas, sendo que no Brasil tais fontes no podem ser utilizadas, devido a baixa potencialidade no pas. Desta forma, a energia geotrmica apresenta-se como sendo uma excelente soluo limpa, porm, a menos que se efetue altos investimento que em sua maioria no resultaro em um bom custobenefcio, esta energia deve ser utilizada em locais com alto potencial, afinal seus pontos positivos, nvel ecolgico, so dos mais eficientes, apesar de economicamente ser, como j citado, invivel. Sendo assim, tal fonte energtica pode, com os devidos estudos e melhor desenvolvimento, ser uma das mais eficientes solues para suprir os, provveis, problemas energticos futuros. REFERNCIAS A energia do futuro. Atlas de Energia eltrica no Brasil (3 edio). Acesso em: <www.aneel.gov.br>. Acesso em: 20/08/2012.

ALVES, Juliana T. Geotrmica: energia sob <www.planetasustentavel.abril.br>. Acesso em: 20/08/2012.

nossos

ps.

Disponvel

em:

DACHERY, Joiris M. Islndia: Geotermia cria vero no inverno. 2009. Disponvel em: <www.energiasrenovavel.org>. Acesso em: 24/08/2012. DIPIPPO, Ronald. Geothermal energy: Electricity generation and environmental impact. Energy Policy, 1991, Butterworth-Heinemann. FREITAS, Vitor R.; FREITAS, Tiago R. Aproveitamento da energia geotrmica. Disponvel em: <www.fem.unicamp.br>. Acesso em: 25/08/2012. LAVADO, Ana L. C. Os actuais desafios da energia: implementao e utilizao da energia. 2009. Dissertao (Mestrado em Cincias e Tecnologia do Ambiente) - Universidade de Lisboa. NATIONAL GEOGRAPHIC CHANNEL. Obras incrveis: o poder da energia geotrmica. 2008. Disponvel em: <www.youtube.com.br>. Acesso em: 20/08/ REIS, Flvio. Energia geotrmica. Disponvel em: <pt.scribd.com>. Acesso em: 20/08/2012. SOUZA, Cludio Reynaldo B; Org. Dicionrio tcnico industrial: definies e aplicaes. Salvador, EDUNEB, 2012. TEIXEIRA, Wilson; Org. Decifrando a Terra. So Paulo, Oficina de Textos, 2009 WINCADER, Reed. Fundamentos de geologia. Traduo por Harue O. Avritcher. So Paulo, cemcage Learning, 2009.

You might also like