You are on page 1of 19

Prefeitura Municipal de Volta Redonda Secretaria Municipal de Educao

E. M. Prof. Marizinha Flix Teixeira

EJA

Aluno (a): ____________________________________ N: _________ Turma: ______

Simulado EJA 4 Bimestre 1 de novembro de 2012


INSTRUES: 1. Preencha o carto resposta com seu nome, nmero e turma; 2. O tempo mnimo para realizao da prova 1 hora e o tempo mximo 1 hora e 40 minutos; 3. Cada questo tem cinco alternativas e apenas uma delas correta; 4. Para cada questo marque a alternativa escolhida no carto resposta usando caneta azul ou preta; 5. Marque apenas uma alternativa para cada questo. ATENO: se voc marcar mais de uma alternativa, perder os pontos da questo, mesmo que uma das alternativas marcadas seja correta; 6. No permitido o uso de instrumentos de desenho, calculadoras ou quaisquer fontes de consulta; 7. Os espaos em branco na prova podem ser usados para rascunho; 8. Ao final da prova, entregue-a ao professor junto com o carto resposta. .........................................................................................................................................................

CARTO RESPOSTA
Nome: _____________________________________________n: ________ Turma: ________ 01 A B C D E 19 A B C D E 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18

Lngua Portuguesa
1)

No terceiro quadrinho da tira, observe o trecho da fala do personagem Verdugo ...NO POSSO COMPRAR PORQUE ME CUSTAM OS OLHOS DA CARA.... A expresso destacada significa que o personagem deseja coisas que so (A) desprezveis. (B) dispensveis. (C) impossveis de se comprar. (D) bastante populares. (E) muito caras.

2)

O texto publicitrio acima composto da repetio da palavra "bom". Esse recurso utilizado para:

(a) provocar uma sensao de relaxamento dos sentidos. (b) imitar uma conhecida cano de natal com o bombom. (c) enfatizar que o bombom gostoso. (d) reproduzir a sonoridade de tambores batendo. (e) informar que comer bombom bom. 3) O NAMORO NA ADOLESCNCIA Um namoro para acontecer de forma positiva, precisa de vrios ingredientes: a comear pela famlia, que no seja muito rgida e atrasada nos seus valores, seja conversvel e, ao mesmo tempo, tenha limites muito claros de comportamento. O adolescente precisa disto, para se sentir seguro. O outro aspecto tem a ver com o prprio adolescente e suas condies internas que determinaro suas necessidades e a prpria escolha. So fatores inconscientes, que fazem que a Mariazinha se encante com o jeito tmido do Joo e no d pelota para o heri da turma, o Mrio. Aspectos situacionais como a relao harmoniosa ou no entre os pais do adolescente, tambm influenciaro no seu namoro. Um relacionamento onde um dos parceiros vem de um lar em crise , de sada, dose de leo para o outro que passa a ser utilizado como anteparo de todas as dores e frustraes. Geralmente, esta carga demais para o outro parceiro, que tambm enfrenta suas crises pelas prprias condies de adolescente. Entrar em contato com outra pessoa sent-la, ouvi-la, depender dela afetivamente e, ao mesmo tempo, no massacr-la de exigncias, e no ter medo de se entregar, tarefa difcil em qualquer idade. Mas assim que comea este aprendizado de relacionar-se afetivamente e que vai durar a vida toda. (Marta Suplicy) Vocabulrio: Anteparo s.m. Objeto que serve para proteger, resguardar. De acordo com o texto, a frase: Mas assim que comea este aprendizado de relacionar-se afetivamente e que vai durar a vida toda. Refere-se seguinte fase do aprendizado: (a) As fases do namoro: comeo, meio e fim. (b) A forma positiva de como o namoro deve acontecer. (c) Ao namoro que inicia na adolescncia. (d) Aos ingredientes necessrios ao namoro. (e) Ao casamento dos pais.

4) TEXTO 1

Deveria existir uma revista teen para os meninos?

Sim. Quando a gente vai s bancas, percebe que s existem revistas para as meninas, e com assuntos que s interessam a elas. Ns, meninos, se quisermos ler sobre assuntos do nosso interesse, precisamos comprar vrias revistas: de rock, de surfe, de esportes, de carros e at de mulher (em revistas idealizadas para os coroas e no para ns, jovens...). Por isso acho que devia haver uma revista para os meninos. Exclusiva, voltada para assuntos referentes a adolescentes e interessantes para eles. Quem sabe um tipo de Capricho para o sexo oposto? Com seo de cartas, gatinhas (vestidas), testes interessantes e que inclussem tambm matrias sobre msica, esportes, carros... Claro que teria que ter mais que isso, mas j seria um comeo... Poderia ter guia de lugares interessantes para frequentarmos, incluindo vrias cidades do pas, com dicas de desconto e programas essas bobeiras que revistas para garotas mostram. Tenho certeza de que uma revista assim para ns, meninos, despertaria grande interesse. Desde que o ttulo no fosse Querido, claro, nem TodoTeen nomes que certamente afetariam o arrogante ego masculino. Com um nome bem bolado e contedo que abrangesse vrios assuntos, para vrios tipos de cabeas, provavelmente faria um grande sucesso para ambos os sexos. [...[ Concluindo: uma revista teen masculina e inteligente o que falta nas bancas e livrarias de nosso pas.
(Thiago Pereira Majolo, 15 anos. Pais e Teens, nov./dez./jan./97/98.)

TEXTO 2 Deveria ter uma revista Teen para meninos? No. Com essa inveno de revistas destinadas ao jovem pblico feminino (Capricho, Carcia, Atrevida, TodaTeen, Ana Maria, Querida, entre outras), fico imaginando se houvesse publicaes desse tipo tendo como alvo o pblico masculino. J pensou entre revistas como Placar, Playboy ou Bizz encontrar algumas com o nome Querido, Todo Teen, Joo Carlos? Ser que no temos coisas demais para alienar nossos jovens? Como seria entrar em um quarto de um jovem de 14 anos e topar com (em vez de revistas esportivas de mulheres nuas) revistas falando Voc conhece sua namorada? ou Coisas que vocs garotos devem saber sobre elas? Na minha humilde opinio, devemos nos preocupar com publicaes que nos deem maior instruo, maior bagagem cultural para enfrentarmos os obstculos que a vida nos impe, entre eles o vestibular. Ento, vamos tentar incentivar a criao de revistas mais srias, destinadas formao, que nos proporcionem mais conhecimento e que combatam a alienao do jovem de hoje.
(Felipe Tobias Marcondes Pinheiro, 18 anos. Pais e teens, nov./dez./jan./97/98.)

Quanto criao de uma revista especializada para meninos: (a) o texto 1 d apoio criao da revista; o texto 2 no v vantagens no assunto. (b) o texto 1 preocupa-se com o contedo cultural de sua revista; o texto 2 aposta no interesse dos meninos por este tipo de publicao. (c) o texto 1 aponta a falta de uma revista Teen masculina nas bancas de jornais; o texto 2 acredita que a revista deve ter testes interessantes e matrias sobre automveis. (d) o texto 1 defende que a nova revista deve se chamar Querido; o texto 2 gostaria que a revista se chamasse Atrevido. (e) Os dois textos so contrrios publicao de uma revista destinada aos adolescentes do sexo masculino 5)

(Coleo Novo Dilogo Lngua Portuguesa 7 ano Ed. FTD So Paulo 2007.)

No texto, o que causa alterao no programa de frias do casal


(a) a saudade que Bernardo sente dos amigos Ana e Paulo.

(b) o mergulho e a observao de espcies exticas no santurio de Bubali. (c) a descoberta da fonte da juventude que de gua salgada. (d) os passeios noite, como dois adolescentes nos velhos tempos. (e) o azul do mar. 6) Na tirinha que voc vai ler, os personagens Helga e Hagar retratam, de forma bemhumorada, o relacionamento de um casal.

Helga, ao refletir sobre o modo de ser do marido, vai descrevendo as aes de Hagar. Helga pensa em seis aes. Marque a alternativa que a agradaria: a- ( ) Ele come (demais). b- ( ) Leva o lixo para fora. c- ( ) Chega tarde. d- ( ) Desarruma tudo. e- ( ) Suja a casa de lama.

7) O trecho abaixo um fragmento de um conto. Leia. Estevo chegou casa e atirou-se cama. Ningum o soube nunca, s as paredes do quarto foram testemunhas; mas a verdade que Estevo chorou lgrimas amargas. Enfim que lhe dissera Madalena e que exigira dele?
Machado de Assis. A mulher de preto. Disponvel em http://dominiopublico.gov.br.Acesso em:10 dez.2007.

Mesmo sem conhecer o conto na ntegra, o leitor dessas quatro linhas pode saber bastante sobre Estevo. Relacione as colunas abaixo, reconhecendo quais so os estados de esprito que as expresses do texto nos permitem reconhecer na personagem. I. II. III. atirou-se cama s as paredes do quarto foram testemunhas chorou lgrimas margas a. sofrimento profundo b. solido c. abatimento

Marque a alternativa correta para as relaes estabelecidas: a- ( ) I.c , II b, III a . b- ( ) I.b , II b, III a . c- ( ) I.a , II b, III c . d- ( ) I.b , II a, III c . e- ( )N.d.a 8) Leia a crnica abaixo : Chego janela de minha casa e vejo que umas coisas mudaram. Ainda est ali a longa casa das Martins, a casa surpreendente de Dona Branquinha. Relembro os bigodes do coronel, e as moas que estavam sempre brigando porque nossa bola batia nas vidraas. Jogvamos descalos na rua de pedras irregulares e tnhamos os dedos e unhas dos ps escalavrados e fortes.
Rubem Braga.200 crnicas escolhidas:as melhores de Rubem Braga. Rio de Janeiro: Record,2002.p.82.

Leia as alternativas abaixo e marque a alternativa correta para o que o narrador v ao olhar pela janela a- ( )Ps escalavrados e fortes.. b- ( ) A casa das Martins, e de Dona Branquinha . c- ( ) Os bigodes do coronel. d- ( )As bolas que batiam na vidraa. e- ( )Rua de pedras irregulares. 9) Leia o incio da crnica Ela, de Luis Fernando Verssimo. Ainda me lembro do dia em que ela chegou l em casa. To pequenininha! Foi uma festa. Botamos ela num quartinho dos fundos. Nosso filho naquele tempo s tnhamos o mais velho- ficou maravilhado com ela. Era um custo tir-lo da frente dela para dormir. Combinamos que s poderia ir para o quarto dos fundos depois de fazer todas as lies. - Certo, certo. - Eu no ligava muito para ela. [...]
Luis Fernando Verssimo. O nariz & outras crnicas. So Paulo: tica,1994.p.21.

O narrador no informa precisamente quem chegou, mas d algumas pistas. Leia. I. Era pequenininha. II. Foi colocada no quarto dos fundos.. III. Era estudiosa. IV. Fazia as lies. V. O filho ficou maravilhado com ela. Marque as alternativas corretas que definem quem Ela: a- ( b- ( c- ( d- ( e- ( )I, e II )II e III )I,II,III, IV e V )I,II e III )I,II, e V.

10) Leia outro trecho da mesma crnica.:

-[...]Decidi que para as transmisses da Copa do Mundo ela deveria ser maior, bem maior. E colorida. Foi a minha runa. Perdemos a Copa, mas ela continua l, no meio da sala. Gigantesca. o mvel mais importante da casa. Minha mulher mudou a decorao da sala para combinar com ela. Antigamente ela ficava na copa para acompanhar o jantar. Agora todos jantam na sala para acompanh-la.[...]
Luis Fernando Verssimo. O nariz & outras crnicas. So Paulo: tica,1994.p.22.

Nesse trecho aparecem outras informaes que permitem identificar a que se refere o narrador. Leia algumas informaes: I. II. III. IV. V. o mvel mais importante da sala. um dos mveis mais importantes da sala. Ela deveria ser maior e colorida. Ela era uma runa. A decorao no precisou ser mudada.

Marque as alternativas corretas que permitem tal identificao a que se refere o narrador: a- ( b- ( c- ( d- ( e- ( )I, e II )I e III )I,II,III, IV e V )I,II e III )I,II, e V.

Matemtica
11) Diego possui um lbum que deve completar com 240 figurinhas. Ele j tem 75% dessas figurinhas. Podemos afirmar que Diego j possui: a) 220 figurinhas b) 200 figurinhas c) 180 figurinhas d) 160 figurinhas e) nenhuma das alternativas acima 12) Observe o dilogo abaixo:

Das equaes abaixo, qual a que representa a situao acima? a) 2x = 6 b) 2x 6 = 40 c) x + 6 = 40 d) 2x + 6 = 40 e) x 6 = 40 13) Observe a balana.

Qual o valor de x na situao de equilbrio da balana acima? a) x = 5 b) x = 3 c) x = 6 d) x = 2 e) x = 4

14) Qual a letra que est representando o nmero decimal 1,2 na reta numrica abaixo?

a) A b) B c) C d) D e) nenhum dos pontos representados na reta numrica acima. 15) A expresso 4y ( 3x 2) equivalente a: a)12xy 2 b) 4xy c) 12xy 8y d) 3x 8y e) 4y 2 16) O valor de x que satisfaz a equao abaixo :
x -5=5 5

a) 0 b) 5 c) 10 d) 20 e) 50 17) Qual das equaes abaixo representa uma equao de 2 grau? a) x - x = 10 b) 3x + 4 = 20 c) x + 3x = x + 6 + x d) 2x 4 - 8 = 0 e) x - 5x + 6 = 0 18) Quantas razes reais tem a equao x - 4x + 3 = 0? a) 3 b) 4 c) 0 d) 1 e) 2

19) Quantas razes reais tem a equao 2x - 2x + 1 = 0? a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4 20) Janine desenhou dois tringulos, sendo que o tringulo DEF uma reduo do tringulo ABC.

A medida x do lado DF igual a: a) 4 cm b) 6 cm c) 8 cm d) 12 cm e) nenhuma das alternativas acima.

Histria
21) Observe a imagem e marque a opo que se refere corrida armamentista entre Estados Unidos e Unio Sovitica que lutavam pelo poder mundial. Esse conflito ocorreu logo aps a Segunda Guerra.

a) ( b) ( c) ( d) ( e) (

) guerra da Coria. ) Guerra Fria. ) guerra do Golfo. ) guerra das Malvinas. ) guerra dos Farrapos.

22) Alguns historiadores afirmam que o nazi-fascismo representava uma reao nacionalista frustrao de alguns pases decorridas da Primeira Guerra Mundial. A doutrina nazifascista tinha em comum as seguintes caractersticas: a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) totalitarismo, nacionalismo, militarismo e unipartidarismo. ) totalitarismo, liberalismo, anticomunismo e idealismo. ) idealismo, romantismo, nacionalismo e liberalismo. ) democracia, nacionalismo, anticomunismo e romantismo. ) idealismo, militarismo, nacionalismo e democracia.

23) Observe a charge e marque a opo que marca um momento importante da relao dos Estados Unidos e o governo brasileiro: a) ( ) o governo americano via no Brasil como parte da segurana de suas fronteiras. b) ( ) o claro descaso dos norte-americanos com o Brasil, c) ( ) o medo que os norte-americanos tinham do sucesso brasileiro. d) ( ) o projeto de expanso territorial norte americana sobre o Mxico. e) ( ) o governo americano promoveu a poltica da Boa Vizinhana para cativar o governo brasileiro. 24) A respeito da Segunda Guerra correto afirmar que: a) ( ) ocorreu o surgimento de governos totalitrios com fortes objetivos militaristas e expansionistas. b) ( ) o marco inicial ocorreu quando o exrcito brasileiro invadiu o Japo. c) ( ) dois grupos foram formados: os socialistas e os comunistas. d) ( ) o Brasil no participou da Segunda Guerra. e) ( ) em 1941 o Japo ataca a base militar alem. 25) Perodo da histria poltica do Brasil em que o houve grandes transformaes econmicas e sociais. Uma das marcas dessa poca foi o crescimento das indstrias e a transformao da economia do pas, que deixou de ser rural para ter tambm riquezas produzidas nas cidades. Apesar de todo desenvolvimento, o povo estava insatisfeito devido ao aumento da inflao; e mesmo com grandes investimentos no pas a populao pobre ainda no havia conquistado seu espao no mercado consumidor. O perodo citado no texto refere-se : a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( ) Repblica legislativa. ) Repblica populista. ) Repblica comunista. ) Repblica socialista. ) Repblica democrtica.

Geografia
26) Leia as frases abaixo e responda corretamente: (0,6 pts) I O BIRD (banco mundial) tem como objetivo o financiamento para promover o desenvolvimento do pases. Ex: Obras de infraestruturas como pontes, estradas, hidreltricas etc... II A OMC tem como objetivo impedir o livre comrcio mundial. III - A velocidade da informao o nico benefcio apresentado pela Internet para a globalizao. IV Um dos objetivos do FMI cuidar da disciplina econmica dos pases. Assinale a alternativa que contempla a combinao correta. a) Somente I, e IV esto corretas. b) Somente I, II e III esto corretas. c) Somente I, e III esto corretas. d) Somente II, III e IV esto corretas. e) Todas esto corretas. 27) Observe a figura e responda:

A grande circulao de informaes, mercadorias e pessoas fizeram surgir uma sociedade em que determinados valores so globais, caracterizando o que chamamos de sociedade global. Todas as alternativas abaixo podem ser consideradas como caractersticas desta sociedade global, exceto: a) Milhares de pessoas de todo o mundo alimentam-se nas mesmas redes de restaurante. b) Milhares de pessoas de todo o mundo bebem os mesmos refrigerantes. c) Milhares de pessoas de todo o mundo assistem os mesmos filmes. d) Milhares de pessoas de todo mundo consomem somente o que produzido em seus pases de origem. e) Milhares de pessoas de todo o mundo ouvem as mesmas msicas.

28) Aps a derrocada do socialismo, a internacionalizao do capitalismo atinge praticamente todo o planeta e se intensifica a tal ponto que merece uma denominao especial: Globalizao. (Moreira, Igor. O Espao Geogrfico, 47 ed. P. 50, 2006) Sobre o processo de globalizao no mundo correto afirmar que: a) homogneo (igual), ou seja, est presente em todos os lugares do mundo, sem exceo. b) heterogneo (diferente), ou seja, seletiva e atua somente em regies do seu interesse. c) um processo igualitrio, j que, iguala a economia de todo o planeta. d) um processo antigo, que se intensificou principalmente no perodo da guerra fria. e) um processo presente somente nos pases desenvolvidos. 29) Para que o processo de globalizao no mundo possa se tornar eficaz, necessrio que ocorra uma srie de fatores, entre eles podemos citar: a) A criao de taxas de importao, a fim de proteger as indstrias menores. b) A diminuio da mo de obra e da produtividade, a fim de diminuir o lucro. c) Na eliminao de barreiras entre as naes, a fim de que o capital e as mercadorias possam fluir sem obstculos. d) No aumento da produtividade e na queda da inflao, principalmente nos pases mais pobres. e) Todas as afirmativas esto corretas. 30) Competir numa economia globalizada uma (guerra) permanente, em que o objetivo eliminar o concorrente ou neutraliza-lo... (Lucci, Elian Alabi. Geografia Geral e do Brasil, 2 ed. P. 45, 2004). Tambm no mbito dos pases tm ocorrido a busca por alianas, com o objetivo de: a) Fortalecer posies na economia mundial formando blocos de interesse comum, ou para intensificar as relaes comerciais entre os aliados. b) Aumentar a rivalidade entre naes vizinhas, como o caso do Brasil x Argentina. c) Diminuir a dependncia financeira, principalmente em relao aos E.U.A, Segunda maior economia do mundo. d) Competir em termos de igualdade com o maior e mais potente bloco econmico do planeta: A APEC. e) Criar um bloco somente com a presena dos Estados Unidos e do Japo

Cincias
31) "Os peixes esto morrendo porque a gua do rio est sem oxignio, mas, nos trechos de maior corredeira, a quantidade de oxignio aumenta". Ao ler esta informao em um artigo de uma revista ambiental, um estudante, ao passar pela margem de um rio, em seu caminho para escola, ficou confuso e fez a seguinte reflexo: - "Estou vendo a gua no rio e sei que a gua contm, em suas molculas, oxignio; ento, como pode ter acabado o oxignio do rio?" Qual a confuso cometida pelo estudante em sua reflexo? (a) O estudante confundiu a substncia oxignio com o elemento oxignio do ar atmosfrico. (b) O gs dissolvido pode acabar, mas o oxignio do tomo de gua faz parte de sua constituio. (c) O estudante confundiu a substncia oxignio dissolvida na gua com o elemento oxignio componente da gua. (d) No houve confuso, pois os dois tomos so iguais. (e) Nenhumas das alternativas anteriores. 32) No vinagre e no limo aparecem substncias pertencentes funo: (a) base ou hidrxido. (b) sal. (c) xido. (d) cido. (e) on. 33) A cidade de So Paulo tem em suas ruas e estradas uma frota estimada em 5,5 milhes de veculos. Uma das medidas para diminuir o caos da circulao de automveis ampliar a rede de metr da cidade. Considere um trem do metr que se desloca da estao A at B, percorrendo uma distncia de 20 km, durante 2 horas. A velocidade mdia desse trem no percurso : (A) 25 km/h (B) 20 km/h (C) 15 km/h (D) 10 km/h (E) 0 km/h

34) A figura ilustra uma cena em que operrio e patro brigam pela mesma corda, cada um puxando para o seu lado.

Suponha a seguinte sequncia de situaes. Situao 1 Tanto o operrio quanto o patro aplicam a mesma intensidade de fora na corda e ambos no se deslocam de suas posies iniciais. Como resultado, a soma das foras aplicadas pelo operrio e pelo patro sobre a corda vale zero. Situao 2 Um segundo operrio aproxima-se do primeiro e o auxilia a puxar a corda. Ele aplica a mesma intensidade de fora, na mesma direo e sentido que seu amigo conseguindo enfim, puxar a corda para o lado do operrio. vlido afirmar que na situao 2, a intensidade da fora aplicada na corda pelo patro: (a) diminuiu, j que o operrio recebeu ajuda. (b) tornou-se o triplo da intensidade de fora dos operrios. (c) permaneceu a mesma, tanto na situao 1 quanto na situao 2. (d) aumentou no instante em que os dois operrios puxaram a corda. (e) Nenhuma das alternativas anteriores.

35) Observe a tirinha:

Assinale a alternativa que define corretamente o que se diz a 1 Lei de Newton: (a) A toda ao corresponde uma reao de mesma intensidade e direo, mas de sentido contrrio. (b) Se nenhuma fora atuar sobre um corpo, ele permanece em repouso ou em movimento retilneo e uniforme (com velocidade constante). (c) a fora de atrito atuando sobre um corpo. (d) Quanto maior a massa de um corpo , menor a acelerao que determinada fora imprime nele; e, quanto maior a massa , maior a fora necessria para imprimir determinada acelerao. (e) Nenhuma das alternativas anteriores.

You might also like