You are on page 1of 8

Templo de Gelo

por Michael LaBossiere adaptado por H. P. Almeida

Introduo
Esta aventura se passa na Antrtica, por volta do ano 2000, mas pode ser adaptada para outras pocas com algumas modificaes.

Histria Real
Esta a histria real que precede a aventura. Os PCs podem ter acesso a parte ou toda essa informao no decorrer da aventura em anotaes ou com os NPCs. 1919: quando fazia pesquisa no Canad, o Dr. Henry Pierce encontrou um culto de Itaqua formado por pescadores. De acordo com a lenda, o templo tinha meios de transformar um ser humano num ser imortal. A lenda tambm mencionava que o templo possua portais para outros mundos. Cheio de desejo por imortalidade, Pierce estava determinado a achar o templo. 1920: na busca pelo templo, Pierce encontrou um artefato antigo, semelhante a um compasso, que o guiaria at a localizao do templo. Pierce tambm achou um mapa que indicaria aproximadamente a localizao do templo. 1921: Pierce comeou a organizar sua expedio pra Antrtica. No podendo custear toda a expedio sozinho, ele chamou o Dr. John Taylor para se juntar a expedio. 22 de Junho, 1923: a expedio PierceTaylor parte para a Antrtica a bordo do navio Westward. 23 de Junho a 7 de Julho, 1923: A expedio segue pela Antrtica, guiados pelo mapa e o artefato de Pierce. Eles fazem algum progresso. Durante a viagem,

quatro membros da expedio morrem por acidentes bizarros. Na verdade, elas foram sacrificadas por Pierce para alimentar o artefato, que funciona a base de sangue humano. 8 de Julho, 1923: Dr. Pierce localiza o templo e seus homens comeam a escavar o gelo em busca da entrada. 13 de Julho, 1923: A expedio encontra a entrada e a escavam. Pierce entra no templo e comea a decifrar seus hierglifos. 14 de Julho, 1923: Pierce continua a traduzir os hierglifos do que parece ser o ritual para transformar um ser humano em um servo de Itaqua. Ele comea a preparar o ritual para si mesmo. 21 de Julho, 1923: Pierce pede para Taylor voltar para o Westward para pegar suprimentos. Taylor suspeita daquilo e deixa para trs alguns homens leais ele. 22 de Julho, 1923: Ajudado por seus seguidores, Pierce aprisiona os homens leais a Taylor para utiliz-los no ritual. Um dos homens escapa e avisa Taylor. 23 de Julho, 1923: Taylor e seus homens retornam para o templo e lutam contra Pierce e seus seguidores. Durante a batalha todos so mortos, exceto Taylor e Pierce. Pouco antes de quase completar o ritual, Pierce aprisionado no templo, que soterrado por toneladas de gelo por Taylor. Taylor volta para o Westward. 27 de Julho, 1923: O Westward encontrado e Taylor resgatado. 1924: Aps recuperar-se da experincia, Taylor escreve um livro sobre a expedio. Ele tambm deixa muito dos fatos reais de fora da narrativa e, ironicamente, Pierce colocado como o heri da expedio.

-1-

4 de Maio, 1990: A Base Antrtica Pierce, renomeada em homenagem ao ilustre explorador dos anos 20, estabelecida pela Inglaterra. 4 de Maio, 1992: A Inglaterra faz da base um posto internacional. Presente 5 dias atrs: O degelo antrtico expe parte do templo. Presente 4 dias atrs: O degelo parte e expe a entrada do templo. Pierce acorda de uma hibernao sobrenatural. Presente 3 dias atrs: Um satlite de vigilncia detecta a estrutura do templo. Um helicptero enviado da base para investigar. A equipe enviada reporta a existncia do templo. Presente 2 dias atrs: A equipe examina o templo cuidadosamente. Eles encontram Pierce, mas julgam ser apenas um corpo congelado. Pierce alimenta-se da essncia dos membros da equipe at estar forte o suficiente para agir. Presente 1 dia atrs: A equipe retorna para o acampamento, tarde da noite. Pierce mata dois membros da equipe e completa o ritual, transformando-se num Servo de Itaqua, um ser monstruoso e inumano. Pierce mata mais trs membros da equipe, mas dois deles escapam com o helicptero, somente para serem derrubados por ventos mgicos conjurados por Pierce. Presente: a aventura comea.

narrando que seu pai morrera e deixaralhe aquilo, cujo qual lembrou-se que ele gostava dessas coisas estranhas e envioulhe aquele material. O parente chama-se Leonard, e seu pai Ronald, ambos no possuem nenhuma ligao com o resto da histria. Se os personagens verificarem as anotaes de Beck e compararem com as ltimas coordenadas no compasso, eles vo encontrar um ponto localizado na Antrtica. Se os personagens investigarem, eles vero que o filho de John Taylor mora em Londres e podero encontr-lo.

Encontro com Taylor


Aps contatar Taylor, ele concordar em encontr-los. Ele no saber nada sobre o estranho compasso, mas dir que as informaes no livro de seu pai no so completamente exatas. Aps informaes passadas pelo seu pai, ele estava procurando um antigo templo cujo qual poderia transform-lo em outro ser. De acordo com Taylor, Pierce j comeara sua mudana, mas Taylor o selara no templo antes que ocorresse algo pior. Taylor disse que, de acordo com a famlia de Pierce, ele sempre tivera um estranho interesse pela Antrtica, o que o levou a impressionantes descobertas que o levaram at a expedio que fizeram. Taylor ir oferecer para juntarem esforos numa nova expedio at a Antrtica.

Envolvendo os Personagens
A seguir algumas idias para envolver os personagens na aventura. Um dos personagens recebe uma encomenda, um pacote via FedEx. O pacote contm: um telescpio, uma cpia do livro A Expedio Pierce-Taylor, um bloco de anotaes escritas mo e um estranho objeto semelhante um compasso. O pacote tambm vinha com uma carta escrita mo por um parente distante,

Investigao
Abaixo segue-se algumas informaes que os personagens podem descobrir enquanto fazem suas investigaes. O Livro de Taylor Abaixo segue-se um resumo do livro A Expedio Pierce-Taylor, 1924 do Dr. Jonathan Taylor.

-2-

22 de Junho, 1923: A Expedio PierceTaylor parte para a Antrtica a bordo do navio Westward. Dr. Henry Pierce era um renomado arquelogo e explorador do rtico. Partiu junto de Dr. John Taylor, o autor do livro e tambm um excelente explorador. 23 de Junho-7 de Julho, 1923: A expedio parte do navio para explorar os confins da Antrtica. No decorrer da expedio, quatro membros morrem por acidentes. 21 de Julho, 1923: Taylor retorna para o Westward com alguns homens para pegar suprimentos. 23 de Julho, 1923: Taylor e seus homens retornam simplesmente para ver que a expedio pereceu numa violenta tempestade. H indcios de que Pierce resistiu heroicamente para salvar seus homens. O livro termina com a seguinte passagem: E todos aqueles homens sofreram o bravo final de Pierce. Talvez hajam alguns lugares em que os homens devam ter cuidado ao adentrar, ou talvez no devam ir de modo algum. Pierce descansa em paz, no vasto reino de gelo da Antrtica. Que seu corpo descanse eternamente em paz.

das Estepes Geladas encontrar em mim um servo ideal. (...) Os textos ancies falam de criaturas ancestrais, de mundos de sombras. H referncias de pesadelos em forma material. Entretanto, esse o poder que desejo, e ousarei tudo para obt-lo.

Informaes do Mapa
Segue-se abaixo os detalhes do mapa desta aventura. Mapa regional Esse mapa indica as redondezas da base. Mapa da Base Antrtica Pierce Esse o mapa da base cientfica dedicada ao estudo da Antrtica. A base comporta at 20 indivduos incluindo cientistas e equipes de apoio, possuindo tambm um heliporto. Barracas: para diminuir o stress, cada barraca comporta dois indivduos. Elas tambm possuem camas, guarda-roupas com tranca, equipamentos de entretenimento, exerccios e uma cozinha. Centro: o centro cientfico. Aqui existem computadores, laboratrios, salas de pesquisa e rdios de comunicao. Garagem: a garagem possui 3 snowmobiles e um trator-de-neve. Cada snowmobile pode levar at 3 adultos, bem como o trator de neve tambm comporta trs. Heliporto: o heliporto possui dois helicpteros Boeing Artic Hawnk. Sala de Combustveis: aqui guarda-se os combustveis e baterias da base. O cmodo equipado com alarmes e extintores automticos anti-incndio. Sala de Fora: aqui h um gerador de alta tecnologia que supre toda a base com energia eltrica.

Anotaes de Pierce Pierce escreveu uma srie de anotaes incuas sobre a expedio. Entretanto, existem algumas partes que podem interessar aos personagens: (...) O compasso claramente de origem ancestral e aliengena. Ele ajudou bastante em minha pesquisa. Descobri que ele ativado pelo sangue de um corao humano. Quando ativado, ele indica o caminho ser seguido. (...) Eu tenho seguido diferentes rumos, mas eu imagino que aqui encontrei as respostas. Os textos falam de um templo ancestral onde a transformao assume seu lugar. O Andarilho

-3-

A Viagem
Taylor far todos os arranjos da viagem. Primeiramente eles fretaro um avio at a Amrica do Sul. Dali, eles pegaro um navio russo que estar levando ricos turistas para a Antrtica. Quando aportarem na Antrtica, eles seguiro por helicpteros at a base, e durante a viagem descobriro que j existe uma expedio financiada pela ONU no local do redescobrimento. O Rufar das Sirenes, o Uivo dos Ventos A aventura comea com o rufar estridente de sirenes no complexo s 12:01AM, e eles iro automaticamente querer saber o que aquele barulho ensurdecedor. Eles so informados que 11:45AM um helicptero da expedio caiu tentando retornar base, provavelmente por causa das ms condies do tempo. Comenta-se tambm que provavelmente o piloto estava seriamente perturbado, por causa da sua ltima e estranha transmisso. Isso ajuda a explicar por qu ele voaria no helicptero em to pssimas condies de tempo. Como j esto ali, os Personagens sero convencidos a participarem de uma misso de resgate ao helicptero e seu piloto, bem como continuarem at o local da expedio. Harnst, Armstrong e Gupta se juntaro aos Personagens na misso de resgate. Claro que ningum iria sair da base com uma tempestade to forte, mas ela se dissipou to rapidamente quanto surgiu. Assim, o time parte s 12:15PM. Descongelando o helicptero, inimigos glidos O local do acidente no difcil de encontrar. Por causa da tempestade e do tempo glido, o helicptero est coberto de uma camada de gelo e neve. Normalmente o procedimento ser ligar algumas lmpadas de calor prximas ao helicptero

para derreter o suficiente do gelo e da neve para que a equipe possa extra-los da nave. Se os personagens investigarem, o helicptero sofreu pouco dano, mas o rotor das hlices est esmagado e o helicptero no poder voar sem o devido conserto. A estrutura geral do helicptero parece ter sofrido pouco dano e parece bastante provvel que qualquer tripulante tenha sobrevivido. As portas do helicptero estaro abertas, e no h nenhum corpo visvel dentro dele. Caso investiguem as proximidades do helicptero, percebero uma pistola 9mm cada na neve, bem como 4 cpsulas vazias de bala, e mais distante, um corpo congelado semi-coberto de neve. o sargento Daniel Jones. No ltimo instante, ele ainda se mexe um pouco. Caso se aproximem, o sargento (que est transformado em um Zumbi do Gelo) atacar os Personagens ensandecidamente. Enquanto isso, a cientista Rachel Tsung saltar debaixo da neve, tambm com suas carnes necrosadas pela neve, totalmente enlouquecida, atacando os Personagens. Caso os Personagens reportem aquilo para a base, eles no aceitaro desculpas, e sugeriro que os tripulantes enlouqueceram. A base ir pedir para eles darem prosseguimento misso e procurarem outros sobreviventes. O Templo de Itaqua Seguindo at o local da expedio, iro encontrar uma tenda rtica. A tenda bastante grande, feita de um material isolante e possui um pequeno gerador. No interior da tenda, parece que a expedio abandonou aquele local s pressas. Um dos lados da tenda est rasgado, aparentemente por garras, e h alguns rastros de sangue. Caso os Personagens investiguem a tenda, iro encontrar equipamento rtico tpico e dois notebooks. Tudo na tenda est parcialmente coberto de neve e finas camadas de gelo, mas os notebooks

-4-

parecem ter sido especialmente construdos para o clima rtico, e ainda esto funcionais. Um deles pertence a Rachel Tsung, o outro ao Dr. Daniel Jones. Tsung, a biloga da expedio, fez extensas notas sobre o material orgnico encontrado dentro do templo. A maioria das notas eram mundanas, exceto por duas: em uma ela descrevia o assustador estado de preservao do corpo de Pierce, e nomeou as amostras colhidas do corpo de Clulas de Pierce, que encontravam-se funcionando num estado metablico incrivelmente lento, mas ainda vivas. A segunda que o corpo de Pierce parecia hospedeiro de um estranho e desconhecido microorganismo. Tsung reporta que estaria surpresa com a resistncia daquele microorganismo destruio das amostras, que pareciam ceder apenas a alto grau de calor ou luz ultravioleta. No notebook do Dr. Jones, especialista em arqueologia, reportava, ainda curioso, pois ningum na base, incluindo ele, sabia por qu os oficiais do governo haviam enviado-o e imaginavam por qu e como ali teria estruturas pr-humanas na Antrtica. Em suas notas, ele prioriza o templo. Reporta que aquela construo no possui nenhum estilo de civilizao conhecida, bem como construda por um material desconhecido. Em suas notas ele menciona que as inscries encontradas no altar so semelhantes algumas encontradas no Alaska. H vrias referncias ao Andarilho das Estepes Glidas, que um dos ttulos de Itaqua. De acordo com as notas, Itaqua um colossal monstro de gelo que vaga pelos reinos glidos eternamente com fome. Alm dos dois notebooks, no h nada de interessante na tenda. O Templo de Itaqua foi construdo originalmente por seres ancestrais a aproximadamente 25 milhes de anos para servir como continer para substncias que

possibilitam a mutao de corpos em servos leais eles. Uma vez que o continer foi abandonado, alguns milhes de anos depois uma tribo antiga encontrou o continer e transformou-o em um templo. Durante suas buscas por mais estruturas do templo, eles depararam-se com um aparato, que na verdade era um portal para dimenses sombrias. O aparato foi alocado at o altar do templo. Infelizmente para aquela tribo antiga, o aparato ainda continha substncias mutagnicas, o que transformou boa parte deles em servos monstruosos de Itaqua. Milhares de anos depois, os servos de Itaqua pereceram no templo, que fora encontrado por um mago humano, que assimilou aquele conhecimento e sabiamente selou o templo. O templo fora aberto incontveis anos depois pelo Dr. Pierce, que lera e interpretara os conhecimentos deixados por aquele mago, o que o levou a encontrar o templo. O Interior do Templo Caso os Personagens adentrem o interior do templo, eles encontraro o corpo de um dos membros da expedio sobre o altar, no que parece ser um sacrifcio sangrento: seu corpo est com um corte do pescoo virilha, e o topo de seu crnio est arrancado. Muitos rgos esto faltando, inclusive o crebro e os olhos, e outros esto sobre o altar. H muito sangue. Se algum com percia mdica investigar o corpo, ele ter sido cortado por uma faca de sobrevivncia, provavelmente do equipamento da prprio expedio. No cho havero diversos papis, as mesmas notas encontradas nos notebooks. H tambm um corpo de outro membro da expedio no cho, ambos extremamente congelados, e haver uma amostra de pele humana na mo do corpo. A amostra est infectada com o mesmo microorganismo presente no corpo de Pierce, e caso algum

-5-

Personagem seja tolo o suficiente para toc-lo, ele tambm ser infectado. Crnios e ossos: h diversos ossos empilhados em uma parte do templo. Caso algum com percia mdica investigue, os ossos no so todos de humanos. Os ossos humanos so, claro, da expedio PierceTaylor, mas h tambm diversos ossos no-humanos, das criaturas Servas de Itaqua que existiram ali milnios atrs. Altar: o altar est repleto de sangue congelado, o corpo sacrificado, a faca de sobrevivncia, uma estatueta de Itaqua e anotaes com diversos rituais, incluindo o de Conjurao de Itaqua para se tornar seu Servo, bem como um artefato em forma de colar com um olho com pupila em forma de ampulheta no meio, o Olho de Cthulhu, um artefato mgico poderosssimo. Os dois corpos congelados iro se levantar e atacar os Personagens como Zumbis do Gelo. Fuga e sadismo Enquanto os Personagens examinam o templo, Pierce estar retornando para l. Uma vez que detectar a presena deles, ele ir mostrar a si mesmo. No entanto, logo que vir o Dr. Taylor, ele ir acreditar que aquele John Taylor, e ir querer faz-lo sofrer antes de sacrific-lo Itaqua por tlo aprisionado ali. Pierce no ir mat-los durante seus ataques, mas espera que eles fujam. Ele pretende atorment-los bastante, sem que eles saibam. Provavelmente os Personagens iro fugir para seus veculos e sair dali. A Jornada no Gelo Pierce no atacar os Personagens diretamente, mas os atormentar o mximo que puder. Eles no se perdero pois seus veculos possuem equipamento GPS que os levar para a base, no entretanto, no possuem comunicadores. A

viagem ir demorar 7 horas. Apesar de ser um Servo de Itaqua, Pierce ainda teme a morte, mas conseguiu juntar coragem e partir para atacar a base. Chegada Base Quando chegarem na base, os Personagens no iro encontrar nada de anormal, a no ser um silncio ensurdecedor. Enquanto vo adentrando, eles comeam a perceber os sinais: buracos de bala nas paredes, corpos congelados, marcas de garras e sangue em diversas superfcies. Quando presenciarem todo o horror da situao, os Personagens ouviro um bater de asas sobre suas cabeas, um pouso detrs de si, e uma voz sepulcral: Bem-vindo de volta, Taylor. Espero que tenha gostado do que fiz com este lugar. Voc provavelmente nunca esperaria me ver de novo. Voc me aprisionou no templo, mas nunca foi suficientemente esperto. Eu fiquei imaginando o que fazer com voc quando meu intelecto e minhas habilidades me libertassem novamente. uma doce vingana, Taylor. Depois de matar seus amigos e reanimar seus corpos, eu vou deix-lo aqui, num estado lmbico entre a vida e a morte. Para sempre. Lutando contra Pierce O egocentrismo de Pierce ir faz-lo atacar os Personagens sem ajuda. Ele no espera que meros humanos consigam ser desafio para ele, mas Pierce no conhece armas de fogo, e isso pode ser uma vantagem contra ele. Existem duas maneiras de vencer Pierce: a primeira partir para o combate. A segunda, usando o conhecimento que adquiriram: eles sabem que o corpo de Pierce est infectado com o microorganismo aliengena que destrudo por calor intenso e luz ultravioleta. Os Personagens lembraro que as lmpadas solares que usaram para descongelar o helicptero so de luz UV. O difcil ser conduzir Pierce at uma

-6-

armadilha. Eles podero faz-lo se utilizarem Taylor como isca, conduzindo-o algum lugar onde ele poder ficar trancado com as lmpadas. Aps exp-lo s lmpadas, o mircroorganismo em Pierce que o fez mutar at a forma de um Servo de Itaqua ir morrer. Isso ser extremamente doloroso para ele, fazendo com que seu corpo se deforme de um modo horrvel, porm, ele no ir reverter sua forma. A terrvel mutao ir exigir um teste de Autocontrole dos Personagens. A exposio far Pierce receber um ponto de dano agravado por turno por at 5 turnos. Caso os Personagens matem Pierce, ele ir se decompor numa massa disforme de carne estranha. Caso Pierce mate os Personagens, ele ir trazer todos vida na forma de Zumbis do Gelo, ir conjurar Itaqua e este ir transformar Taylor, pedido de Pierce, em uma criatura monstruosa, sempre faminta, que ir guardar o Templo de Gelo. Concluso Caso os Personagens sobrevivam, eles podero tentar contatar a base via rdio, mas descobriro que Pierce destruiu todos. Eles iro se ver sozinhos e abandonados na Antrtica, em meio uma carnificina, sem expectativa de quando algum vir resgat-los...

Major Janice Reed Dr. David Taylor, Cientista

Daemon
Atributos: FOR 11 DEX 13 CON 13 AGI 14 INT 14 PER 15 WILL 13 CAR 12 Percias Principais: Arqueologia 40%, Histria 40%, Operao de Computadores 44%, Briga 43/43, Oculto 35%. Aprimoramentos: Recursos 3, Contatos e Aliados 2, Pontos Hericos 1, Biblioteca 1, Biblioteca Mstica 1.

Mundo das Trevas


Atributos: Fora 2, Destreza 2, Vigor 2, Inteligncia 3. Habilidades: Cincia 4, Ocultismo 2, Arma de Fogo 1. Vitalidade: 7 Observaes: Dr. Taylor sabia que seu pai era um estudioso do oculto e que ele e Pierce se envolveram num imenso problema naquela poca. Depois de ler as anotaes de seu pai, ele comeou a interessar-se por descobrir os mistrios do mundo e est mais que motivado a entrar em qualquer situao que envolva a descoberta de tais mistrios. Taylor j enfrentou estranhos terrores no passado, e est pronto para futuras descobertas.

NPCs
Capito Carl Harnst, Exrcito Alemo, Chefe de Segurana da Base Antrtica Sargento Janet Armstrong, Fora Area Australiana Dr. Neraj Gupta, Mdico Militar Dr. Karl West Dr. Blake Lansing

Criaturas
Zumbis do Gelo

Daemon
O Zumbi de Gelo possui as mesmas caractersticas de um Zumbi tpico.

Mundo das Trevas


Atributos: Poder Resistncia 4. Vitalidade: 5 Iniciativa: 1 3, Refinamento 3,

-7-

Integridade Fsica: 10 Tamanho: 5 Deslocamento: 1 Aspectos: Ataque Especial (Esmagamento, Mordida), Fora Sobrenatural, Mordida Ferina, Preservao (Ausncia de Decomposio), Sensibilidade (Servos de Itaqua, Seres vivos). Fraqueza: Impiedade, Vulnerabilidade (Fogo). Dr. Henry Pierce, Apostle of the Dark One

Daemon
Atributos: FOR 20 DEX 12 AGI 13 CON 20 PER 14 INT 17 WILL 18 CAR 7 IP [4], #Ataques [1], PVs 20+10 Pierce possui 9 Pontos de Magia. Percias: Oculto 60%, Teoria da Magia 50%, Rituais 80%. Aprimoramentos: Poderes Mgicos 3, Pontos de F 3. Magia: Criar 2, Controlar 3, Entender 3, Trevas 2, Arkanun 1, Ar 2, gua 1.

O Olho de Cthulhu Um colar dourado com um pingente em formato circular com uma fenda horizontal. Ele possui inmeros poderes, que, quando utilizados, a fenda abre-se, deixando a mostra um olho monstruoso, amarelado, leitoso, com uma pupila em forma de ampulheta. Para aprend-los, o usurio deve possuir uma quantidade inexata de sucessos em testes de Ocultismo estudando-o, bem como sempre fazer gasto de Fora de Vontade para ativar o item (em Daemon, somente um teste Mdio de WILL necessrio. Adoradores de Cthulhu podem optar pelo uso automtico gastando um Ponto de F). O uso de cada poder a primeira vez por cada usurio no remete ao gasto do poder, mas nas sucessivas vezes, sim. O colar estava incrustado em gelo no altar a Itaqua de Pierce.

Mundo das Trevas


Atributos: Fora 5, Destreza 2, Vigor 5, Inteligncia 4. Habilidades: Briga 2, Ocultismo 4. Vitalidade: 10 Iniciativa: 2 Fora de Vontade: 8 Poderes: Garras: Pierce pode atacar com suas garras, causando dano agravado +2. Tentculos: considerada uma arma de dano letal +1. Elder Tongue: falando palavras antigas, profanas e proibidas sobre danao, Pierce pode fragilizar e at destruir mentes mortais, que precisam fazer um teste de Autocontrole para no enlouquecerem.

Item
O Compasso de Pierce

-8-

You might also like