You are on page 1of 4

DCC - RESPONDENDO AS DVIDAS

22.

PINTURAS E ENVERNIZAMENTO PARA PEAS DE MADEIRA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND


Av. Torres de Oliveira, 76 - Jaguar CEP 05347-902 - So Paulo/SP

1 22/05/2001 REV.2

No deixe que o sol, a umidade, os fungos e os cupins destruam a madeira usada na sua construo. Para proteger e embelezar a casa, voc pode aproveitar as curiosas receitas da sabedoria popular (ver abaixo) ou recorrer aos produtos indicados a seguir. So fundos (massa a leo e seladoras) e acabamentos (vernizes, stains e esmaltes) que garantem vida longa a assoalhos, portas, janelas e decks.
|

Amazonas Em casa de mulher no entra cupim. o que se v nas aldeias indgenas do Amazonas, onde a fumaa do fogo usado para cozinhar imuniza a estrutura de madeira das coberturas. Como os homens no se dedicam culinria, os cupins atacam sua cabanas. Pernambuco Para fugir da umidade das cidades litorneas do Nordeste, um truque usado na regio: passar uma camada asfltica no cho das casas trreas antes de colocar assoalho de madeira. Bahia Fs do azeite de dend, os baianos usam o ingrediente at nas receitas dos mestres saveiristas: dend com sebo animal prolonga a vida das embarcaes. Distrito Federal Uma mistura caseira de cera de carnaba com cera de abelha e parafina protege a madeira do clima seco de Braslia e ainda d um acabamento caprichado. Minas Gerais Madeira enterrada no cho prato cheio para o ataque de cupins. Precavidos, os mineiros cobrem com piche a parte da coluna que entra em contato com a terra. So Paulo A maresia a grande vil dos parafusos que fixam pilares de madeira da construo. Soluo adotada pelos caiaras paulistas: embutir as peas metlicas e passar leo de linhaa por cima. Santa Catarina Para proteger madeira de demolio, os sulistas aproveitam o leo queimado de caminho. Mas cuidado: o produto escurece bastante a madeira; para graduar a cor preciso misturar com leo diesel novo. Rio Grande do Sul Para os gachos, no h maneira mais resistente que a retirada do fundo dos rios. As toras ficam anos na gua at que, saturadas de umidade, no sofrem ataque de insetos nem infiltrao.

2 22/05/2001 REV.2

De Norte a Sul, receitas caseiras convivem com produtos da indstria Diz a sabedoria popular que azeite de dend, leo queimado de caminho e fumaa so armas eficazes contra a deteriorao de pilares e estruturas de teto. Mas a indstria tambm oferece solues para proteger e embelezar as casas, j que a escassez das madeiras de lei, como o ip, maaranduba e aroeira - mais resistentes aos agentes naturais - leva ao uso crescente das reflorestadas - entre elas, o pinus e o eucalipto. Cresce, assim, a oferta de cupinicidas, fungicidas, vernizes, stains e esmaltes para tratar madeira. Melhor ainda; muitos produtos tm ao mltipla, servindo de preservativo e acabamento. Quais os principais inimigos da madeira usada em construo? Ao receber continuamente os raios ultravioleta do Sol, a madeira desprotegida pode trincar ou empenar, alm de perder sua colorao original para ganhar um tom acinzentado. O ressecamento tambm favorece o ataque de cupins. Ao comprar madeira, verifique se ela est seca, pois assim que deve ser usada na construo. Depois de instalada, continue protegendo-a da gua, j que a umidade atrai o mofo e altera a cor, a textura e a rigidez da madeira. Com apetite insacivel pela celulose, os cupins literalmente devoram a madeira. Os casos mais simples so de infestao por cupim de madeira seca (nascidos dos siriris, os insetos que voam ao redor da luz nos dias quentes), mas os estragos so enormes quando o ataque por cupim subterrneo, habitante de uma grande colnia no solo. A matria orgnica da madeira tambm agrada em cheio aos fungos. As manchas de mofo, reveladoras da presena desses micro-organismos so mais comuns nas peas atingidas por umidade. Quais os critrios para saber que tipo de produto comprar? Ao escolher um produto, avalie os inimigos a que a madeira estar sujeita. Nunca demais aplicar preservantes para afastar cupins. Dentro de casa, vernizes simples apenas embelezam e os com impermeabilizantes evitam a umidade. No caso de madeiras que ficam no exterior da casa, tome ainda mais cuidado: use acabamentos com filtro solar e impermeabilizantes. Com preparar a madeira para o tratamento? A madeira deve estar seca, lixada e limpa: retire toda a poeira, mofo, manchas de gordura ou leo. Se voc for apenas retocar um acabamento ainda em bom estado, basta lixar a cobertura anterior. Caso contrrio, o tratamento antigo deve ser totalmente removido.

3 22/05/2001 REV.2

Quais os fundos indicados para cada acabamento? As seladoras tapam os poros da superfcie, antes da aplicao de verniz, e tambm podem ser usadas como acabamento em ambientes internos. J os esmaltes pedem massa a leo como base. Consulte a embalagem para escolher produtos compatveis. Como escolher entre tantas ofertas de vernizes? Compre produtos permeveis, que evitam as bolhas. Para a madeira da parte externa da casa, como janelas, decks e varandas, prefira os que tenham filtro solar e impermeabilizantes. J os assoalhos pedem vernizes com resistncia ao atrito. Todas as caractersticas so indicadas na embalagem. Uma dica: vernizes brilhantes so mais resistentes que os foscos. As casas de praia pedem proteo extra devido maresia? Ao construir no litoral, siga duas orientaes: use impermeabilizantes para evitar o excesso de umidade e no deixe parafusos de fixao ou outras peas metlicas expostas. Os arquitetos recomendam que todo material sujeito a ferrugem seja embutido na madeira. Os produtos para madeira exigem cuidado especial no manuseio? Esmaltes, vernizes e fundos geralmente so inflamveis e txicos. Tome os cuidados comuns no trato com produtos qumicos; mantenha longe das crianas e animais, evite contato com os olhos e, em caso de ingesto, procure imediatamente um mdico. Quando reaplicar os preservativos e acabamentos? A durabilidade do tratamento depende das condies a que a madeira est exposta. Usando um produto adequado s intempries que atingem a construo, a reaplicao deve ser feita a cada trs anos, em mdia. As embalagens trazem as explicaes para cada caso e os servios de atendimento ao consumidor tambm orientam sobre a manuteno. A madeira usada em casa precisa receber tratamento industrial? Se voc tiver madeira reflorestada exposta a muita agressividade, como dentro da gua ou em contato direto com o solo, importante que ela tenha recebido preservantes em autoclave (mquina que impregna profundamente os fungicidas e inseticidas na madeira).

Fonte: Revista Arquitetura & Construo

4 22/05/2001 REV.2

You might also like