You are on page 1of 2

AVALIAO DE GEOGRAFIA III Unidade

VALOR: 06 PONTOS

NOTA:________

COLGIO MUNICIPAL ELVIRA DA COSTA PINTO DIAS PIRES PROFESSOR: ETEVALDO OLIVEIRA LIMA SRIE: 5 ano TURMA: A TURNO: VESPERTINO DATA: 26.10.2012 ALUNO(A) ___________________________________________________________

A Terra, os anos, os dias.


Dizem que o mundo uma bola. E mesmo. A Terra uma imensa bola solta, girando no espao. S no despenca porque a fora de atrao do Sol mantm presa, rodando ao redor dele, como se estivesse presa por uma corda. Alm da Terra, o sol mantm diversos planetas atados nele, como Mercrio, Marte, Vnus e outros. Visto daqui da Terra, eles so estrelas. Ns tambm, para eles, somos apenas uma estrela que vemos ao entardecer, grandota; aquela que no pisca. Foi um astronauta russo, Yuri Gagarin, quem viu primeiro a Terra do espao. Achou linda. Era mesmo, disse ele, uma imensa bola azul. Decreto, pelas guas do mar que cobrem a maior parte da Terra. Antigamente, se pensava que a Terra era plana e fixa, com o Sol, a Lua e as estrelas rodando ao redor. At parecia verdade. Ainda parece, porque todo dia a gente v o Sol nascer de madrugada, dar sua volta no alto do cu e se pr ao anoitecer. Aparentemente a Terra fixa, o Sol que gira. Mas isto o que se v, e uma iluso. A Terra que, girando sobre si mesma, d a impresso de que o sol desponta, roda no cu e se pe. Iluso. At parece que Deus quer enganar a gente com esse espetculo dirio, mentiroso. Foram preciso muitos sculos e muita luta e sofrimento dos cientistas para convencer os homens de que a Terra que gira. No para menos. Se ela est solta no espao, os moradores do lado de baixo vivem de cabea para baixo. Sim ou no? E o agual todo dos mares, por que no derrama, se a Terra gira mesmo no Espao feito doida? Como ? A explicao que l fora no Universo, onde a Terra bia, no tem norte, nem sul, nem direita, nem esquerda. No tem, nem mesmo, lado de cima, ou lado de baixo. tudo uma confuso amplssima. Hoje, porque ningum contesta, todos dizem assim mesmo e desconversam. A verdade que a Terra gira mesmo ao redor do Sol, dando uma volta completa por ano. Os meses em que recebemos mais calor solar so de vero. Os meses menos ensolarados e frios so de invernos. Em outros pases h duas estaes mais bem diferenciadas, que mal conhecemos aqui. A primeira a passagem do tempo frio, o inverno, em que as rvores perdem as folhas e toda a vida parece morrer, para o vero, quando a vida renasce. Aqui, felizmente, no h disso. Estamos sempre no vero. A outra estao deles o outono, que a passagem do vero par os meses de inverno, em que a vida vai morrendo devagar, outra vez, com a chegada do frio. Aqui, felizmente, no temos essas frialdades horrorosas. Todo tempo para ns bom tempo. Uma beleza! Darcy Ribeiro. Trecho de Noes de coisas.

CONVERSA SOBRE O TEXTO 1. Quem foi a primeira pessoa a ver a Terra como uma imensa bola azul solta no espao?

2. Por que o planeta Terra no fica perdido no cu, girando em diferentes direes?

3. Como o astronauta Yuri Gagarin descreveu a Terra quando a viu no espao?

4. O que fazia com que, antigamente, as pessoas acreditassem que a terra era plana?

5. Leia os fragmentos depois responda: Movimento de rotao: o movimento da Terra girando em torno de si mesma, como um pio. Para fazer a rotao, a Terra leva 24 horas; por causa deste movimento acontecem os dias e as noites. a) Localize no texto o trecho que fala do movimento de rotao da Terra e escreva-o.

Movimento de translao: o movimento da Terra girando em volta do Sol. Para fazer a translao, a Terra leva 365 dias, ou um ano. b) Agora localize o trecho que fala do movimento de translao da Terra e escreva-o.

6. Por que o autor diz que, no Brasil, estamos sempre no vero?

You might also like