You are on page 1of 6

1 Criptografia

A Criptografia considerada a cincia e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em cdigo, de forma que apenas o destinatrio possa obt-la. O termo Criptografia surgiu da fuso das palavras gregas Kryptos, que significa oculto e grphein, que significa escrever, logo criptografia significa escrita oculta. A Criptografia tem como objetivo ocultar o significado de uma mensagem, sendo capaz de ser entendida apenas pelo receptor desejado. Quando uma informao no cifrada enviada de uma pessoa (ou organizao) para outra chamada de texto claro. Quando um texto claro convertido em um cdigo cifrado, chamamos de cifragem, quando feito o processo contrrio, chamamos de decrifagem. Quando terceiros tentam ter acesso a mensagem cifrada com o propsito de determinar o texto original ou mesmo a chave, chamamos de criptonanlise (do grego analisys, que significa decomposio). O estudo da criptografia e criptoanlise denominado criptologia.

1.2 Criptografia no passado


Antes de surgir a criptografia, culturas como a do Egito, China, ndia e da Mesopotmia desenvolveram a esteganografia, comunicao secreta de ocultar uma mensagem. Por exemplo, os antigos chineses usavam seda fina para escrever uma mensagem, depois amassavam esse papel at formar uma pequena bola, que eram cobertas com cera e o mensageiro engolia. Outro exemplo do uso dessa tcnica foi dado durante a Segunda Guerra Mundial, a esteganografia era usada para comunicar estratgias de movimentao a tropas distantes, espionagem, etc. Alguns agentes reduziam fotograficamente uma pgina de texto at transform-la num ponto com menos de um milmetro de dimetro. O microponto era oculto sobre o ponto-final de uma carta. As vezes, as mensagens eram escritas com tinta invisvel, apenas visvel quando o papel era aquecido. Apesar da esteganografia e a criptografia serem cincias independentes, uma originou a outra e para que se possa obter segurana mxima possvel misturar as duas ao mesmo tempo.

1.3 Criptografia atualmente


Atualmente, usa-se a criptografia na computao, para garantir a segurana em todo o ambiente que necessite de sigilo em relao s informaes que manipuladas. A criptografia na computao no usada apenas para embaralhar e desembaralhar informaes, seu uso feito para garantir segurana nos meios de transmisso e armazenamento. Por meio da criptografia podemos: Proteger dados sigilosos em nosso computador; Criar uma partio em nosso computador que faa com que todas as mensagens l gravadas sejam automaticamente criptografdas; Proteger backups contra acesso indevido; Proteger aes realizadas na internet como acesso de e-mail, transaes bancrias e comerciais. A tcnica usada na computao a de chaves, que consiste em um conjunto de bits baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informaes. No caso, se o receptor da mensagem usar a chave errada, no consegue receber a informao. 1.3.1 Chave Criptogrfica Uma chave criptogrfica um valor secreto que torna possvel a decifragem de um cdigo. Para tornar o entendimento deste item mais fcil, observe a ilustrao a seguir: para abrir a porta da sua casa, necessrio que destranque a fechadura com uma chave. Nessa fechadura existe uma srie de pinos e cada um desses pinos possu mltiplas posies possveis. Quando a chave introduzida na fechadura, os pinos se movem em uma posio especfica, e se essa posies forem as que a fechadura precisa para ser aberta, ela abrir, caso contrrio, permanecer trancada.

2 Tipos de Critografia
Neste tpico veremos os tipos de criptografia mais comuns atualmente, bem como seus usos e aplicaes. 2.1 Chave simtrica A criptografia de chave simtrica usa a mesma chave para cifrar e decifrar informaes. O algoritmo para criptografia simtrica mais simples, e por conta disso o processo mais rpido. Abaixo podemos observar o processo de criptografar mensagens com chaves simtricas:

Retirado do site da USP

Uma das desvantagens desses algoritmos que todas as partes que enviam e recebem dados com criptografia de chave simtrica devem fazer uso da mesma chave, gerando um problema com segurana. Outros problemas com a chave simtrica so a necessidade de troca constante das chaves e a impossibilidade de serem usados com fins de autenticao. Alguns algoritmos que usam chave simtrica so: DES (Data Encryption Standard)

Criado pela IBM em 1977, usa criptografia de 56 bits, o que corresponde a cerca de 72 quadrilhes de chaves diferentes. Apesar de ser um valor bastante alto, foi quebrado por em 1997 por fora bruta (tentativa e erro), em um desafio feito na Internet. IDEA (Internacional Data Encryption Algorithm)

Criado em 1991 por Massey e Xuejia Lai, utiliza chaves de 128 bits com uma estrutura semelhante ao anteriormente citado DES, porm, possui uma implementao mais simples. RC (Rons Code ou Rivest Cipher)

Desenvolvido por Ron Rivest, largamente utilizado em e- mails. Possui diversas verses (RC2, RC4, RC5 e RC6), com chaves que vo de 8 1024 bits Podemos citar ainda o 3DES, o Twofish e o Blowfish, entre outros. 2.2 Chave assimtrica O mtodo de criptografia assimtrica utiliza um par de chaves: uma chave pblica e uma chave privada. A chave pblica enviada para quem quiser mandar informaes para o criador da mesma, j a chave privada s reconhecida pelo criador. Nesse tipo de criptografia nem mesmo o criador da mensagem criptografada pode decifr-la, somente quem est com a outra chave. Esse tipo de criptografia geralmente usado para distribuio de chaves simtricas, mas tambm podem ser usados para: Confidencialidade: A chave pblica usada para cifrar mensagens, com isso apenas o dono da chave privada pode decifr-la. Autenticidade: A chave privada usada para cifrar mensagens, com isso garante-se que apenas o dono da chave privada poderia ter cifrado a mensagem que foi decifrada com a 'chave pblica', e que a mensagem no foi forjada. Abaixo podemos observar o processo de criptografar mensagens com chaves assimtricas:

Passo 1: Alice envia sua chave pblica para Bob

Passo 2: Bob cifra a mensagem com a chave pblica de Alice e envia para Alice, que recebe e decifra o texto utilizando sua chave privada

Um dos problemas com a chave assimtrica o longo tempo que se pode levar para descriptografar as mensagens, tornando-se invivel para

comunicao intensa. Alguns algoritmos que usam chave simtrica so: RSA (Rivest, Chamir e Adleman)

Criado em 1977 por Ron Rivest, Adi Shamir e Len Adleman, um dos algoritmos de chave assimtrica mais utilizados. Seu funcionamento consiste na multiplicao de 2 nmeros primos muito grandes para a gerao de um terceiro nmero. Para quebrar essa cripografia, seria necessrio a fatorao desse nmero para encontrar os 2 nmeros primos que o geraram, porm, para isso necessrio um poder muito alto de processamento, o que acaba inviabilizando a tarefa. A chave privada so os dois nmeros primos e a pblica o terceiro nmero. ElGamal

Desenvolvido por Taher ElGamal, faz uso de um algoritmo conhecido como logaritmo discreto para se tornar seguro. frequente seu uso em assinaturas digitais. Podemos citar ainda o DSS (Digital Signature Standard), entre outros. 2.3 Hash 2.4 Assinatura Digital 3.5 Certificado Digital

You might also like